Último dia para inscrições no Asces Portas Abertas 2025

Nesta quarta-feira (01), o Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) realiza a edição 2025 do Asces-Unita Portas Abertas, e você ainda pode garantir sua participação nessa experiência única. Mas atenção: hoje é o último dia para se inscrever antes do grande encontro!

Durante o evento, estudantes do ensino médio terão a oportunidade de vivenciar de perto a vida universitária em um dia repleto de descobertas. Todos os cursos da instituição estarão envolvidos em atividades interativas, permitindo que os visitantes explorem as diversas possibilidades que o conhecimento acadêmico pode oferecer.

São mais de 20 opções de graduação, entre elas Medicina, Direito, Odontologia, Educação Física, Farmácia, Relações Internacionais e Psicologia. Além disso, os participantes poderão conversar com professores e universitários, tirar dúvidas e conhecer de forma prática como funciona a realidade do ensino superior.

O Portas Abertas 2025 será realizado em um ambiente acolhedor, dinâmico e inspirador, que une aprendizado, inovação e diversão. Entre os espaços disponíveis para visitação estão laboratórios de anatomia e de simulação realística, a Academia-Escola, a Clínica-Escola de Fisioterapia e a Clínica de Especialidades Odontológicas (CEO).

Para o pró-reitor acadêmico da Asces-Unita, professor Darci Cintra Filho, o evento é uma oportunidade única para auxiliar os jovens na escolha da carreira: “Estamos preparando uma programação para que o estudante tenha uma experiência completa e significativa, capaz de ajudá-lo a tomar essa decisão tão importante sobre seu futuro profissional. Nossos professores, profissionais da área, e laboratórios estarão disponíveis para mostrar como se dá a trajetória da formação na graduação e entender também a dinâmica da atividade profissional”.

As inscrições são gratuitas, mas as vagas são limitadas. O Portas Abertas acontece no Campus II da Asces-Unita, em Caruaru. Para participar, basta acessar: asces.edu.br.

Curso de Técnico de Enfermagem está com inscrições abertas no Senac em Caruaru

Em Pernambuco, fiscalizações realizadas, este ano, pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren-PE) apontam déficit de técnicos de enfermagem em unidades hospitalares. Para atuar na área, é preciso estar preparado para processos seletivos e a qualidade na formação é fundamental. Diante desse cenário, o Senac está com inscrições abertas para o curso de Técnico de Enfermagem, com aulas iniciando em outubro. As inscrições podem ser feitas no site www.pe.senac.br/cursos-2/ .

Jadson Freitas é enfermeiro e está fazendo mestrado em Saúde Pública. Sua carreira começou com o curso Técnico de Enfermagem no Senac, em 2014, e hoje, retorna à instituição como professor. “A partir dessa base sólida, busquei crescer profissionalmente e trilhar novos caminhos. Voltar agora como docente é motivo de muito orgulho e estar do outro lado da sala de aula, principalmente ajudando a formar novos profissionais, me faz perceber o quanto o Senac transformou e continua transformando a minha vida”, declarou.

Daiane França também viu sua vida passar por grandes mudanças depois de concluir o curso em 2009. “Foi através dessa formação que eu encontrei minha verdadeira vocação e a minha porta de entrada para a Enfermagem. Hoje, atuo como técnica de enfermagem e também tenho a honra de ser docente no Senac. Cada aprendizado que eu adquiri no curso técnico foi fundamental para que eu chegasse até aqui. Por isso, carrego comigo esse sentimento de gratidão e orgulho, porque essa formação foi o alicerce que me permitiu crescer, conquistar meu espaço e agora compartilhar todo o conhecimento”, afirmou.

Diferencial – O curso Técnico de Enfermagem do Senac em Caruaru oferece um Laboratório de Simulação Realística na área da Saúde, em que um Simulador de Cuidados Adultos de Alta Fidelidade, na forma de um manequim, reproduz cenários clínicos realistas, com sinais clínicos e fisiológicos de um paciente real. O laboratório conta, ainda, com materiais e equipamentos hospitalares, como o desfibrilador e monitor multiparâmetros.

A carga horária do curso de Técnico de Enfermagem no Senac é de 1700 horas/aula. Cuidados de Enfermagem de Higiene, Assistência de Enfermagem no Período Gestacional e Administrar Medicamentos, Soluções e Imunobiológicos são algumas das unidades curriculares que os alunos terão ao longo do curso. Eles ainda são submetidos ao Estágio Profissional Supervisionado em áreas diferentes, ficando mais próximo do mercado de trabalho. Ao concluir o curso, é possível atuar em hospitais, clínicas, maternidades, casas de repouso, consultórios, centros de reabilitação e home care.

Além do site, os interessados podem ter mais informações na própria unidade, que fica na Avenida Maria José Lyra, 140, no bairro de Indianópolis, ou nos telefones (81) 3727-8259 / 8260 ou (81) 9 8491-7379.

Serviço

Técnico em Enfermagem – Senac em Caruaru
Endereço: Avenida Maria José Lyra, 140. Indianópolis.
Carga horária: 1700h
Período: 27.10.2025 a 30.05.2027 – Seg a Sex – 18h às 22h
Investimento: R$ 10.950,00 (parcelamento em até 30x no boleto bancário)

Inscrições e mais informações:
https://www.pe.senac.br/cursos-2/
Contatos: 37278259 / 8260

Estudo aponta relação entre bruxismo de vigília e enxaqueca crônica

Um estudo realizado por um cirurgião-dentista brasileiro reforça a ligação entre o bruxismo de vigília — quando a pessoa, durante o dia, tem o hábito de apertar ou encostar os dentes sem perceber — e a enxaqueca crônica. A pesquisa aponta que os dois problemas podem estar relacionados a mecanismos do sistema nervoso que aumentam a sensibilidade à dor e afetam vasos sanguíneos ligados ao cérebro. Essa descoberta abre caminho para tratamentos mais eficazes e personalizados, com atenção especial ao controle de comportamentos involuntários que, mesmo parecendo inofensivos, podem prejudicar a saúde bucal.

O cirurgião-dentista e pesquisador Alain Haggiag, criador do método LIVA, explica que as disfunções temporomandibulares (DTMs) — problemas que afetam a articulação responsável por movimentar a mandíbula — estão entre as principais causas de dor na face e na boca. Esses quadros costumam estar associados a hábitos como apertar os dentes ou manter a mandíbula contraída durante o dia. “As terapias convencionais, como placas e medicamentos, costumam focar nos sintomas noturnos e ignoram os comportamentos diurnos, que são igualmente relevantes”, explica o pesquisador.

Nesse contexto, Haggiag desenvolveu o DIVA, uma miniplaca de acrílico patenteada que cobre apenas quatro dentes de um dos lados da boca, podendo ser colocada na parte superior ou inferior. O dispositivo funciona como um alerta em tempo real: quando o paciente encosta os dentes, recebe o lembrete de relaxar, promovendo a conscientização do paciente com a simples orientação: “Você toca, você solta”. Dessa forma, o aparelho ajuda a reduzir a tensão dos músculos usados na mastigação e a controlar hábitos involuntários que prejudicam a boca. O mecanismo se baseia tanto na percepção corporal — a capacidade do corpo de identificar movimentos e posições — quanto na conscientização do próprio paciente. Segundo o pesquisador, estudos clínicos já mostraram que o uso do DIVA pode trazer reduções importantes na dor muscular da face.

Os dados fazem parte do estudo intitulado “Rapid and effective treatment of myofascial pain: A large-scale multicenter study” (“Tratamento rápido e eficaz da dor miofascial: Um estudo multicêntrico em larga escala”), conduzido por Haggiag e apresentado (na Língua Inglesa), recentemente, pelo cirurgião-dentista Pedro Miranda, no International Headache Congress (IHC). Miranda afirma que “os resultados demonstram que o tratamento com o método LIVA promoveu uma rápida e significativa redução da dor na maioria dos pacientes com dor nos músculos e nas articulações das mandíbulas.

Segundo os pesquisadores, os protocolos padronizados de uso do DIVA preveem a utilização do dispositivo durante a vigília, ou seja, manhã, tarde e inclusive a noite enquanto acordado, e sua suspensão em casos de instabilidade mandibular. Os pacientes incluídos no estudo utilizaram a terapia DIVA isoladamente ou em combinação com outros tratamentos. Entre os resultados observados, destaca-se a redução significativa do uso de analgésicos ao longo do tempo.

Para a paciente do cirurgião-dentista Pedro Miranda, Fabiana Guimarães, de 44 anos, a experiência dela com o tratamento foi excelente. “Tenho DTM e fazia seis meses que estava passando por dias e noites de dores, à base de muito remédio, e nada resolvia. O médico que faz meu acompanhamento, me indicou Dr. Pedro, que, através da consulta, me apresentou o Diva. Foram três meses de tratamento com muita eficácia hoje não sinto dores e nem faço uso de remédios. Um excelente profissional e um tratamento rápido e eficaz”, relata.

Sobre o Congresso – O IHC (Congresso Internacional de Cefaleia) foi realizado pela primeira vez na América Latina, com a participação de especialistas em cefaleia da América do Sul e Central, bem como de neurologistas, cientistas e profissionais de Saúde e áreas afins de todo o mundo. Na ocasião, foram compartilhados conhecimento, pesquisas e experiências, além dos últimos avanços na área. “Durante o Congresso, evidenciamos a importância da inclusão do estudo da dor como disciplina obrigatória nos diversos cursos de Saúde e áreas afins, para que cada vez mais a atuação multidisciplinar se expanda e se especialize, neste sentido”, compartilha o cirurgião-dentista Pedro Miranda.

Pedro Miranda é cirurgião-dentista com 30 anos de experiência, especialista em Ortodontia (aparelho fixo e aparelho estético – porcelana e alinhadores Invisalign e Uniclin), Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial, tendo vasta experiência em Odontologia do Sono (Ronco e Apneia) e Bruxismo. É membro da Sociedade Brasileira para Estudo da Dor (SBED), da Sociedade Brasileira de Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial (SBDOF) e da Comissão de Odontologia do Sono do Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO/PE). Possui certificações internacionais, com cursos em universidades de Minnesota, Colorado, nos Estados Unidos, e de Londres, na Inglaterra, nas áreas de prevenção de dor crônica, saúde e bem-estar e coaching em saúde.

Inovação, prática e aprendizado: mergulhe no universo da engenharia no Portas Abertas

A engenharia é a força motriz do progresso social e tecnológico. Civil, de Produção, Química ou Ambiental, cada especialidade desempenha um papel essencial no desenvolvimento de soluções que transformam o dia a dia da sociedade e garantem grandes oportunidades de carreira.

E para mostrar de perto como esse futuro pode ser promissor, os cursos de Engenharia da Asces-Unita prepararam uma programação especial para os estudantes do ensino médio durante o Asces Portas Abertas 2025, que acontece nesta quarta-feira (01).

Quem participar vai mergulhar em experiências práticas e interativas:

– Engenharia de Produção: exposição de uma startup criada por estudantes.
– Engenharia Química: demonstração de experimentos em laboratório.
– Engenharia Civil: apresentação de equipamentos e materiais, exposição de trabalhos, demonstrações na área de estruturas, utilização de drones e até a simulação de um canteiro de obras.

Mais do que teoria, o evento oferece a chance de vivenciar o dia a dia das engenharias, entendendo como cada área atua — desde a inovação tecnológica até os processos mais tradicionais da profissão.

O coordenador dos cursos, prof. Jeferson Mendonça, reforça: “As atividades aproximam os estudantes do ensino médio da prática da engenharia, mostrando como a profissão acontece no cotidiano e quais os campos de atuação no mercado.”

Na Asces-Unita, o aprendizado vai além da sala de aula, com professores engajados, laboratórios modernos, visitas técnicas e uma formação comprometida com o desenvolvimento sustentável da região.

Garanta sua vaga no Asces Portas Abertas e viva, na prática, o universo das engenharias. Inscreva-se em Asces.edu.br

Pernambuco investiga três casos suspeitos de intoxicação por metanol no Hospital Mestre Vitalino

O estado de Pernambuco investiga três casos suspeitos de intoxicação por metanol. Dois homens morreram e um perdeu parte da visão. O Instituto de Medicina Legal (IML) ficará responsável por confirmar a causa das mortes.

A Secretaria de Saúde do estado informou nesta terça-feira que o caso foi notificado à Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) pelo Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru, que atendeu as vítimas.

“Assim que recebeu a notificação, a Apevisa iniciou a preparação de ações de fiscalização em distribuidoras de bebidas alcoólicas”, diz a nota.

Dois deles moravam em Lajedo e um de João Alfredo, ambos no Agreste pernambucano.

Em São Paulo, epicentro da crise de bebidas adulteradas por metanol, já são cinco mortes e 22 casos suspeitos. A informação foi confirmada nesta sexta-feira pelo governador, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

 

Unicamp rompe com instituto israelense e cita genocídio de palestinos

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) anunciou nesta terça-feira (30) a rescisão unilateral do acordo de cooperação acadêmica com o Instituto Tecnológico Technion, de Israel.

“A situação se deteriorou de tal forma que as violações aos direitos humanos e à dignidade da população palestina se transformaram em uma constante inaceitável”, diz o documento que justifica o rompimento.

O reitor da universidade, Paulo Cesar Montagner, disse que a Unicamp já havia se manifestado contra a situação na Faixa de Gaza em duas outras oportunidades e que o rompimento é a reafirmação do “posicionamento contrário ao genocídio da população palestina”.

De acordo com Montagner, a decisão de rompimento segue na mesma linha do posicionamento do governo brasileiro – que condena as ações israelenses na região – e de outras universidades do mundo que se mostraram contrárias à situação imposta à Faixa de Gaza.

O convênio previa parceria em projetos de pesquisa e intercâmbio de docentes, pesquisadores e alunos de pós-graduação e graduação.

A Embaixada de Israel no Brasil foi procurada pela reportagem, mas ainda não se manifestou. O espaço segue aberto para manifestações.

Concurso 2921: Mega-Sena não tem ganhador; prêmio vai a R$ 7,5 milhões

Bilhetes de aposta da mega-sena

O concurso 2921 da Mega-Sena não teve ganhador nesta terça-feira (30) e o prêmio acumulou para R$ 7,5 milhões.

Os números sorteados foram: 09 -12 – 14 – 16 – 26 – 36

A quina teve 32 apostas ganhadoras e cada uma receberá R$ 32.378,25. Outras 2.240 apostas fizeram a quadra e irão ganhar um prêmio de R$ 762,43 cada.

O próximo sorteio será na quinta-feira (2).

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa em todo o país ou pela internet.

Vacina contra a covid-19 protege gestantes de complicações

São Paulo (SP), 02/05/2023 - Aplicação da vacina bivalente contra a covid-19 no posto móvel de vacinação da Unidade Básica de Saúde - UBS República na galeria subterrânea da praça do Patriarca. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil/Arquivo

Além de proteger contra a infecção pela covid-19, a vacinação em gestantes também diminui os riscos de partos prematuros, morte fetal e anomalias congênitas. Essa é a conclusão de um estudo do tipo guarda-chuva, o maior em nível de confiança, apresentado no Congresso da Sociedade Americana de Pediatria.

Conduzido pela pesquisadora Nikan Zargarzadeh, da Universidade de Harvard e do Hospital Infantil de Boston, nos Estados Unidos, o trabalho analisou mais de 200 estudos primários, realizados entre 2021 e 2023, reunindo dados de cerca de 1,2 milhão de gestantes.

A conclusão é que a vacina diminui em 58% o risco de infecção pela covid-19. Além disso, diversas complicações ocorreram em menor quantidade entre as mulheres vacinadas:

34% menos partos prematuros antes das 28 semanas de gestação;
25% menos bebês natimortos;
17% menos anomalias congênitas;
9% menos admissões em unidade de terapia intensiva neonatal.

A presidente da Comissão Nacional de Vacinas da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), Susana Fialho, ressalta que esse efeito protetivo é muito importante, considerando os riscos que a infecção de covid-19 representa durante a gravidez.

“A gestante tem alterações fisiológicas em vários sistemas. Por exemplo, há uma modulação do sistema imune para permitir a tolerância ao feto, e essa adaptação faz com que infecções sejam mais graves. A gestante também consome mais oxigênio e tem uma diminuição da reserva respiratória. Ela tem hipoxia mais rápido e é naturalmente hipercoagulável. Por conta dessas alterações, ela é um grupo de risco para a covid-19 e deve se vacinar.”

Susana lembra ainda que desde a pandemia já se sabe que a covid-19 aumentou as internações hospitalares de gestantes e também os partos prematuros e as mortes maternas. Além disso, tanto o benefício quanto a segurança das vacinas já estão comprovados.

Dados oficiais apontam uma baixa cobertura na vacinação contra a covid-19 no Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, este ano foram aplicadas apenas 191 mil doses nesse público, o que é menos do que 10% das cerca de 2,3 milhões aplicadas no ano passado.

A pasta informou ainda que 20,1 milhões de vacinas foram distribuídas para estados e municípios este ano, para uso em todos os públicos-alvo, e apenas 6,8 milhões foram aplicadas até o momento.

O pediatra e diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações, Juarez Cunha, acrescenta que a vacinação das gestantes também ajuda a proteger um dos públicos mais vulneráveis à doença: os bebês recém-nascidos.

“Dados do Ministério da Saúde até 20 de setembro mostram que nós tivemos 1.125 óbitos por covid-19 este ano no Brasil, sendo 39 em crianças menores de 2 anos. E o bebê não pode ser vacinado antes dos 6 meses. Então, a forma de protegê-lo é vacinar a mãe na gestação, que vai fabricar anticorpos e proteger o nenê também.”

Os dois especialistas reforçam a importância de os profissionais de saúde que acompanham as gestantes recomendarem a vacinação. “Estudos mostram que, quando o profissional recomenda a vacinação e o paciente já estava com a ideia de se vacinar, a taxa de sucesso chega a 90%. Agora, se o profissional de saúde contraindica ou coloca dúvida, mesmo que a paciente estivesse pensando em se vacinar, ela não se vacina”, afirma Juarez Cunha.

“Uma das principais causas de hesitação vacinal, que é aquele adiamento ou a recusa da vacinação, é a falta de informação ou a informação incorreta. Essa história do autismo ser causado por vacinas, por exemplo, é uma história antiga, que a pessoa que inventou já foi desmascarada e foi totalmente retratado, porque não havia essa relação. A gente tem o objetivo de levar informações de qualidade científica para os nossos ginecologistas e obstetras, para que eles possam passar isso de uma forma bem tranquila para as pacientes, para que elas se sintam mais seguras para fazerem as suas vacinas”, complementa Susana Fialho, da Febrasgo.

Milei autoriza entrada de militares dos EUA na Argentina

Presidente da Argentina, Javier Milei 26/01/2024 REUTERS/Agustin Marcarian

O presidente da Argentina, Javier Milei, autorizou a entrada de militares norte-americanos no país. A autorização foi concedida por meio de um decreto presidencial.

De acordo com a agência de notícias Telesur, as tropas irão participar de exercícios militares em parceria com Chile e Argentina.

O primeiro, chamado “Solidariedade”, será realizado entre 6 e 10 de outubro, em Puerto Varas, no Chile. O objetivo é treinamento para situações de desastres naturais, conforme prevê acordo de cooperação entre os países, firmado em 1997.

O outro exercício, denominado “Trident”, ocorrerá na Argentina, no período de 20 de outubro e 15 de novembro, nas bases navais de Mar del Plata, Usuaia e Puerto Belgrano, para simulações de defesa naval e assistência humanitária.

A decisão de autorizar a entrada dos militares dos Estados Unidos causou divergências. Já que a Constituição exige aval do Congresso para entrada de tropas estrangeiras no país.

O governo argentino alega ter recorrido ao decreto, de forma excepcional, pois o projeto de lei que trata da medida está no Parlamento, mas não foi apreciado até o momento.

A Comissão Bicameral Permanente deve analisar a validade do decreto nos próximos dias, conforme a Telesur.

A medida foi adotada após o governo de Donald Trump ter anunciado que irá fornecer auxílio financeiro a Milei.

Governo define regras para pensão a filhos de vítimas de feminicídio

Brasília (DF) 11/02/2025 – O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) assinou, nesta terça-feira (11), acordo de cooperação com a plataforma de entregas iFood para combater a violência contra a mulher.
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

O decreto que cria a pensão especial para filhos e dependentes menores de 18 anos órfãos em razão do crime de feminicídio foi publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira (30).

A pensão especial garante um salário mínimo mensal – atualmente R$ 1.518 – aos órfãos.

A ministra das Mulheres, Márcia Lopes, afirmou que a pensão especial representa proteção e segurança aos filhos e aos dependentes órfãos dessas mulheres mortas por feminicídio.

“O Estado tem a responsabilidade de assegurar a transferência de renda para que essa criança tenha suas necessidades básicas garantidas, mesmo vivendo com seus familiares, ou para uma criança que será adotada ou uma criança que vai viver, provisoriamente, em um abrigo”, disse durante a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM), em Brasília.

O 19º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado este ano, registra 1.492 vítimas de feminicídio em 2024, um aumento de 0,7% em relação ao ano anterior e o maior número desde 2015, quando a Lei do Feminicídio entrou em vigor.

Márcia Lopes lamentou a estatística, que representa uma média de quatro mulheres assassinadas por dia por esse crime.

“Nós queremos eliminar os feminicídios. Nós temos que trabalhar para isso. Nenhuma mulher pode ser morta por ser mulher”, defendeu.

Quem tem direito

O decreto define que o principal requisito para a concessão do benefício, a manutenção e a revisão da pensão especial é que a renda familiar mensal por pessoa seja igual ou inferior a 25% do salário mínimo.

No caso de a vítima ter mais de um filho ou dependente, a pensão será dividida em partes iguais entre aqueles que têm direito ao benefício.

Os beneficiários devem ter inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico), atualizado a cada 24 meses.

Os filhos e dependentes de mulher transgênero vítima de feminicídio e os órfãos pelo feminicídio que estejam sob tutela do Estado também têm direito à pensão especial.

A pensão não pode ser acumulada com benefícios previdenciários do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) ou dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) ou do sistema de proteção social dos militares.

O pagamento da cota individual da pensão especial será encerrado quando o filho ou o dependente completar 18 anos.

O filho ou o dependente com mais de 18 anos na data de publicação da Lei nº 14.717, de 31 de outubro de 2023, não terá direito à pensão.

Documentação

O solicitante da pensão especial deve apresentar o documento pessoal de identificação oficial com foto da criança ou do adolescente ou, na impossibilidade deste, a certidão de nascimento.

Para os filhos menores de idade nesta situação deve ser apresentado um dos seguintes documentos que relacionem o fato a um feminicídio:

auto de prisão em flagrante;
denúncia, conclusão do inquérito policial; ou decisão judicial.
Se a pensão for devida a um dependente da mulher vítima de feminicídio, deverá ser apresentado o termo de guarda ou de tutela provisória ou definitiva.

Requerimento

O requerimento da pensão especial deve ser feito pelo representante legal dos filhos e dependentes da vítima do crime. Porém, é vedado que as crianças e adolescentes sejam representadas pelo autor, coautor ou participante do crime de feminicídio tanto para requerer quanto para administrar o benefício mensal.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é o responsável por receber, processar e decidir sobre a concessão.

As equipes das unidades socioassistenciais deverão orientar as famílias para atualizarem as informações do CadÚnico sobre a nova composição familiar, com a ausência da mulher vítima de feminicídio.

A pensão especial deverá ser revisada a cada 2 anos para avaliação da continuidade das condições que lhe deram origem.

O pagamento da pensão especial será devido a partir da data do requerimento. Portanto, não tem efeito financeiro retroativo à data de morte da vítima.