Encontro com gestores escolares de Caruaru fortalece a política de formação continuada da Rede Municipal de Ensino

Foto: Rafael Moreira

Abrindo o cronograma de formações do segundo semestre educacional, foi realizado, na quarta-feira (13), no auditório da Secretaria de Educação e Esportes, mais um encontro do programa de Formação de Gestores Escolares da Rede Municipal de Ensino de Caruaru (GESTAR).

O objetivo do encontro foi pautar as avaliações internas e externas da aprendizagem, com uma palestra do especialista em Avaliação pela UFPE, Marinaldo Alves.

“Participar de momentos como estes, além de fortalecer a relação e vínculos entre tantos profissionais da educação, serve também para muita troca de ideias e, de forma leve, passar novas estratégias para uma boa condução na gestão de cada unidade escolar”, afirmou Marinaldo.

O encontro acontece todos os meses e inclui a participação de todos os gestores escolares do município.

“Nosso foco principal é estreitar os laços com os gestores escolares, trazendo sempre uma linguagem leve e dinâmica, para que o objetivo principal de ampliar e melhorar o ambiente escolar seja alcançado e avançado cada vez mais, mantendo a qualidade de nossa educação com resultados significativos para a rede”, pontuou o secretário executivo de Educação e Esportes, Lúcio Farias.

Abertura do Seminário e Fórum Pernambucano de Arborização Urbana é marcada pelo anúncio de parcerias para construção do Plano de Arborização de Caruaru

Foto: Rafael Moreira/ Prefeitura de Caruaru

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Sustentabilidade e Bem-Estar Animal (SSB), deu início, nesta quinta-feira (14), ao V Seminário e III Fórum Pernambucano de Arborização Urbana, realizado na sede da Secretaria de Educação (SEDUC). O evento segue até esta sexta-feira (15) e reúne cerca de 300 participantes.

Durante a abertura, foram assinados dois protocolos de intenções pela vice-prefeita de Caruaru, Dayse Silva, a presidenta da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU), Ana Lícia, e o Diretor do Campus do Agreste da UFPE, Dilson Cavalcanti. Os documentos são resultado da parceria entre as instituições e o município para construção do Plano de Arborização da cidade.

A realização do evento reforça o protagonismo de Caruaru nas políticas ambientais e seu papel como polo de diálogo e inovação na área de sustentabilidade, alinhado ao compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento sustentável e a preservação ambiental.

“Este evento é um marco para Caruaru, onde podemos nos reunir para compartilhar conhecimento, discutir soluções e fortalecer parcerias em prol da arborização urbana. Essa troca é essencial para promovermos cidades mais verdes”, destacou Renato Lyra, Secretário de Sustentabilidade e Bem-Estar Animal.

Nesta sexta-feira (15), o foco será a capacitação técnica, com oficinas sobre poda, manejo arbóreo, solos urbanos e tecnologias aplicadas, além da apresentação do programa Tree Cities of the World. Para finalizar o evento, haverá o plantio do Pau d’arco roxo, árvore símbolo de Caruaru.

O Cabo Eleitoral Gigante das Eleições 2026!

Pedro Augusto
Do Blog Capital e do Wagner Gil

No último mês de junho, durante entrevista à CBN, o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, já havia confirmado quem apoiará para deputado estadual e federal nas Eleições 2026. E nessa sexta-feira (15), durante evento realizado em casa de recepção, ainda pelas comemorações de seu aniversário, ocorrido no último dia (12), o gestor municipal reiterou ao seu grupo o apoio cravado a Anderson Luiz (Podemos) e Fernando Monteiro (Republicanos), respectivamente, pré-candidatos para Alepe e Câmara Federal.

Já apontado por especialistas, como uma das mais promissoras lideranças políticas da região Agreste, Rodrigo terá a missão de direcionar aos aliados Anderson e Fernando, a esmagadora votação que obteve nas eleições municipais do ano passado, quando foi reeleito ainda no primeiro turno com mais de 100 mil votos e mais de 52% do total dos votos válidos, declinando os desejos dos Queiroz e dos Gel – dois dos grupos políticos tradicionais da cidade – de retornarem ao Palácio Jaime Nejaim.

Se depender da validação do eleitorado, Rodrigo Pinheiro tem tudo para atrair expressivas votações aos pré-candidatos apoiados por ele, conforme apontou a pesquisa do Instituto Mercatus, em parceria com o Blog do Wagner Gil, que foi divulgada nessa quinta-feira (14), colocando o gestor com 83% de aprovação de seu segundo governo, perante aos caruaruenses consultados.

Com entregas relevantes neste primeiro semestre de mandato renovado, a exemplos da Escola Santos Anjos, no bairro Kennedy, dos dois novos CMEIs nos bairros Nova Caruaru e Juá, além da requalificação da Avenida José Rodrigues de Jesus, e com diversas melhorias protagonizadas no mandato anterior e atualmente também em execução, Rodrigo Pinheiro se encaminha habitualmente para ser um cabo eleitoral gigante em 2026!

Importância do Grupo

Na sua fala, durante o evento, Rodrigo enfatizou a importância de todos que integram ao seu grupo também para o êxito eleitoral de 2026. “Nossa gestão depende diretamente do empenho de cada um de vocês e tem recebido aprovação da população, como mostram pesquisas recentes. Caruaru vive um momento de crescimento acelerado e conta com a dedicação do secretário Anderson Luiz e do trabalho do deputado federal Fernando Monteiro”.

Ouvir para Mudar

Em mais uma rodada do Ouvir para Mudar, a governadora Raquel Lyra autorizou, nesta sexta-feira (15), em Salgueiro, ações que somam mais de R$ 124 milhões de investimentos em benefício da população do Sertão Central. “Chegamos com o Ouvir para Mudar em Salgueiro, fazendo a escuta ativa da população, para que o nosso governo seja cada vez mais eficiente na entrega dos serviços que as pessoas mais precisam”, ressaltou a governadora.

Apoio

O presidente do União Brasil Pernambuco, Miguel Coelho, recebeu o apoio do deputado estadual Romero Albuquerque (União) na disputa pelo Senado Federal para as eleições do ano que vem. Miguel confirmou sua pré-candidatura ao cargo no começo do ano e tem mantido agendas políticas, ouvindo demandas e debatendo com lideranças de todo o Estado.

Cassação

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), enviou ao Conselho de Ética, nesta sexta-feira (15), 20 pedidos para abertura de processos por quebra de decoro parlamentar contra 11 deputados, incluindo quatro representações que solicitam a cassação do mandato do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

Polícia Federal apreende 112 toneladas de maconha em Salgueiro

A Polícia Federal por meio de sua Delegacia em Salgueiro/PE vem promovendo ações de identificação e consequente erradicação de plantios de maconha no sertão pernambucano. Tais medidas fazem parte das estratégias adotadas pela Coordenação-Geral de Repressão a Drogas, Armas, Crimes Contra o Patrimônio, e Facções Criminosas-CGPRE, Órgão Central da Polícia Federal em Brasília/DF e Superintendência Regional em Pernambuco, com o objetivo de extinguir a produção e oferta de maconha no sertão Pernambucano.

Desta vez foram erradicados e destruídos entre os dias 31/07 a 08/08/2025 (09 dias) cerca de 335 mil pés de maconha que estavam em 59 plantios. Caso os 335 mil pés de maconha fossem colhidos, prensados e colocados no mercado consumidor daria para se produzir 112 toneladas de maconha!

Os plantios foram localizados através de levantamentos feitos pela Polícia Federal em Salgueiro/PE, Cabrobó/PE, Orocó/PE, Belém do São Francisco/PE, Ibimirim/PE e Serra Talhada/PE e Manaíra/PB e Piaui. *A ação contou também com a participação da Secretaria de Defesa Social/PB, através de Policiais Civis/PB e Secretaria de Defesa Social/PE através de policiais civis, militares, bombeiros e penais e com uma aeronave do Grupo Tático Aéreo/SDS. Os policiais trabalharam com incursões terrestres e fluviais, com o emprego de botes infláveis

O ciclo produtivo da cannabis é acompanhado para obstar a secagem e comercialização da droga. As constantes operações policiais de erradicação de maconha no sertão de Pernambuco, coíbem a produção da droga, o que tem levado a importação da droga do Paraguai. Isto também está demonstrado pelo aumento das apreensões feitas pela Polícia Federal de maconha vinda daquele país vizinho. Assim com essas operações consecutivas, a Polícia Federal contribui significativamente para o desabastecimento dos pontos de venda de droga em nosso estado como também em outros estados da região Nordeste, evitando assim a escalada da violência tais como: roubos, furtos, homicídios, latrocínios, guerra pelo domínio dos territórios de drogas dentre outros crimes violentos que giram em torno do tráfico de drogas. Cada ponto de venda de droga desabastecido, significa menos um foco de violência.

RESULTADOS 2022:
1 milhão 604 mil pés de maconha foram erradicados
320 toneladas de maconha deixaram de ser produzidas
5 toneladas de maconha pronta para o consumo foram apreendidas
320 plantios destruídos

RESULTADOS 2023:
618 mil pés de maconha foram erradicados
124 toneladas de maconha deixaram de ser produzidas
168 plantios destruídos

RESULTADOS 2024:
1 milhão e 372 mil pés de maconha foram erradicados
475 toneladas de maconha deixaram de ser produzidas
260 plantios destruídos

Downtown Aldeia Festival chega à 5ª edição com Barão Vermelho e Raimundos

No sábado, 18 de outubro, a charmosa Aldeia recebe mais uma edição do Downtown Aldeia Festival, evento premium que já se consolidou como um dos principais encontros musicais de Pernambuco. Serão 10 horas de programação ininterrupta, reunindo atrações nacionais consagradas, covers de alto nível e as melhores bandas da cena local.

Ao todo, oito bandas se apresentarão em dois palcos equipados com som e iluminação de ponta, muito LED e cenografia caprichada, em um espaço ao ar livre, cercado de verde e com estrutura inspirada nos festivais europeus Open Air.

Entre as atrações confirmadas, dois nomes de peso da música brasileira: Barão Vermelho e Raimundos, que prometem levantar o público com seus grandes sucessos. O festival também contará com um show especial de São Paulo: Elton John by Rafael Dentini, cover que impressiona pela semelhança vocal, aparência e performance de palco. Completam o line-up cinco bandas locais, garantindo representatividade e diversidade sonora.

Mais do que música, o Downtown Aldeia Festival oferece experiências sensoriais completas: gastronomia variada, beer garden, wine bar, brechó, lojinhas, espaço kids, estúdio rock experience e muito mais. Um evento para todas as idades, unindo rock, natureza e família em um ambiente único.

Downtown Aldeia Festival – 5ª edição

Data: sábado, 18 de outubro de 2025
Local: Aldeia – espaço ao ar livre cercado de natureza
Atrações: Barão Vermelho, Raimundos, Elton John by Rafael Dentini e cinco bandas locais
Duração: 10 horas de música e experiências

Vereador Jorge Quintino propõe regulamentação do transporte por aplicativos em Caruaru

Caruaru pode dar um passo importante na modernização da mobilidade urbana. Nesta quinta-feira (14), o vereador Jorge Quintino (PODE), apresentou um anteprojeto de lei que regulamenta o transporte remunerado privado individual de passageiros, incluindo motoristas e motociclistas que atuam por meio de aplicativos.

Baseada na Política Nacional de Mobilidade Urbana, a proposta define critérios para garantir segurança, qualidade e equilíbrio com o sistema público de transporte. Entre as medidas previstas estão: vistoria veicular, seguro obrigatório, identificação visual padronizada e exigências específicas de segurança para motocicletas.

Para o vereador, a iniciativa vai trazer mais segurança, organização e qualidade para motoristas e usuários. “Caruaru precisa estar alinhada às mudanças na mobilidade urbana. Este projeto não apenas protege motoristas e passageiros, mas também pode servir como exemplo para outras cidades brasileiras”, destacou Jorge Quintino.

O anteprojeto segue agora para análise e votação na Câmara Municipal.

Projeto de Lei combate erotização infantil em Pernambuco

O Projeto de Lei 3162/2025, de autoria do deputado estadual Coronel Alberto Feitosa, foi publicado hoje no Diário Oficial e inicia tramitação nas comissões da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) antes de seguir ao Plenário. A iniciativa coloca o Estado no debate sobre medidas de proteção à infância ao propor regras específicas para coibir a erotização de crianças.

O texto proíbe a produção, exibição, divulgação, disponibilização, promoção ou patrocínio de conteúdos que contenham erotização infantil, incentivem a adultização de crianças ou estimulem conotação sexual envolvendo menores de idade. Também veda a realização, o patrocínio ou o apoio a festas, eventos, apresentações artísticas, desfiles, concursos e atividades que promovam estímulo sexual envolvendo menores.

Em caso de descumprimento, o PL estabelece multa de até 10 salários mínimos, cassação de alvará e licença de funcionamento e comunicação ao Ministério Público para apuração de eventuais crimes previstos no Código Penal e no Estatuto da Criança e do Adolescente. “Temos que combater qualquer tipo de ação que incentive essa prática. Estou certo que os parlamentares dessa Casa Legislativa irão aprovar este Projeto de Lei”, afirmou Feitosa.

Lula entrega 599 títulos de terra em antiga área de palafitas em Pernambuco

Recife (PE), 14/08/2025 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, fala com familiares antes de cerimônia de anúncio de investimentos do Governo Federal em regularização fundiária e entrega de títulos de propriedade para famílias da comunidade Brasília Teimosa. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Ao microfone, Clodoaldo José da Silva, de 45 anos, morador do bairro de Brasília Teimosa, no Recife (PE), buscava na memória relatar as cenas que ficaram no passado. O tempo em que a família dele, de pescadores, não conseguia dormir na palafita nos dias de vento forte e sempre que a maré enchia.

Nesta-quinta-feira (14), ele participou do evento do governo federal para entrega de títulos de regularização fundiária de interesse social a moradores da comunidade de Brasília Teimosa, no Recife (PE).

A família dele foi uma das 599 da localidade a ter o documento nessa primeira fase de entrega. Ao final do seu rápido discurso, cantou com os vizinhos: “daqui não saio, daqui ninguém me tira”.

“Nós somos uma comunidade de resistência. A gente vem resgatando as nossas histórias, as dos nossos pais, e dos nossos avós”, ressaltou o morador, que lembrou a “teimosia” da comunidade ao reerguer palafitas mesmo depois de agressões da polícia.

Silva se emocionou diante do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “A nossa história é muito grande. Vivíamos sem dignidade. Foi uma terra que a gente lutou e a gente tinha medo da especulação imobiliária”.

Verdadeiros donos

Lula lembrou, em discurso, diante dos beneficiários da ação, que, em 2003, havia pressão imobiliária para construir imóveis à beira do mar.

“Tinha muita gente que achava que a gente tinha que tirar vocês, derrubar as palafitas e mandar vocês embora (…) Mas os verdadeiros donos dessa terra são vocês”.

Lula visitou Brasília Teimosa com ministros no início de seu primeiro governo, em 2003, para “mostrar a realidade” para os integrantes do primeiro escalão do Executivo.

O presidente afirmou que pretende entregar até janeiro do ano que vem todos os 6,7 mil lotes regularizados. Lula lamentou haver excesso de burocracia e demora na regularização das terras para os mais pobres.

Regularização fundiária

O presidente lamentou que moradores morreram sem receber o título que tanto esperavam.

“Eu voltarei em janeiro (para entregar todos os títulos). Eu assumo esse compromisso. Preparem a festa”.

Segundo o governo, o processo de regularização fundiária em Brasília Teimosa foi dividido em três etapas. Ao todo, serão 6.759 lotes regularizados, sendo 1.006 na primeira fase e outros 5.753 nas fases seguintes.

Além da regularização fundiária de Brasília Teimosa, é prevista a urbanização de áreas ocupadas por famílias de baixa renda, no programa Periferia Viva.

O presidente pediu também aos moradores da região que levem os documentos necessários nos cartórios para a regularização. “O título vai dar segurança. O título diz que vocês são donos e que ninguém vai poder mexer com vocês”, explicou Lula.

Semana de Moda Sustentável movimenta o Sebrae de 18 a 22 de agosto

A indústria da moda tem um grande impacto ambiental, mas este cenário tem mudado com a adoção de medidas voltadas ao consumo consciente. E para mostrar como esse universo pode ser um aliado das práticas responsáveis, o Sebrae Pernambuco promove, de 18 a 22 de agosto, a Semana de Moda Sustentável. Entre os destaques do evento, aberto ao público, estão palestras, capacitações, desfile e o Brechó Reciclô – que, neste ano, contará com mais de 5 mil peças à venda, com parte da renda destinada para causas sociais. Todas as ações acontecem na sede da instituição, no bairro Ilha do Retiro, no Recife, das 9h às 18h.

O analista do Sebrae Pernambuco Arthur Tavares aponta os principais objetivos da mobilização. “Queremos promover a sustentabilidade no setor de moda, incentivando tanto a geração de negócios como o consumo consciente e a economia circular. Também pretendemos fomentar o espírito empresarial no que se refere à inovação e à sustentabilidade, por isso vamos capacitar empreendedores, especialmente do segmento de brechós e moda sustentável, com ferramentas práticas para gestão, marketing, vendas e imagem”, detalha.

BRECHÓ RECICLÔ

Um dos grandes atrativos da iniciativa, o Brechó Reciclô chega renovado e vai funcionar durante todo o evento. “Vamos oferecer a oportunidade de um novo ciclo para mais de 5,2 mil peças de roupas, calçados, bolsas e acessórios com preços super acessíveis para todos os bolsos, estilos e gostos. Melhor, com parte da renda obtida com a venda dos itens destinada a ações sociais com a comunidade Caranguejo Tabaiares, vizinha à nossa sede, reforçando ainda mais a atuação responsável e de impacto social da instituição”, reforça o analista de Sustentabilidade do Sebrae/PE, Ricardo Arruda. No ano passado, mais de 4,2 mil peças foram disponibilizadas na ação.

O brechó tem produtos para os públicos masculino, feminino e infantil, de tamanhos pequenos ao plus size. A variedade é grande também quanto à categoria: há desde peças para o dia a dia até itens de moda fitness e beach wear, vestidos de festa e, uma das novidades da edição, roupinhas para pets. Os preços são a partir de R$ 5, valor que já garante a aquisição de mercadorias como blusas, camisas e saias.

Outra estreia do Reciclô em 2025 é a criação de um espaço de atendimento por costureiras, mais uma comodidade que vai aprimorar a experiência de compra para o público. As profissionais estarão no local oferecendo serviços de reparo de roupas, como ajustes de bainha, substituição de botões e afins durante toda a Semana de Moda.

“A ideia do evento é trazer sempre uma abordagem mais reflexiva, promovendo a conscientização sobre o impacto ambiental da indústria da moda e apresentando alternativas sustentáveis, como a reutilização, a customização e a oportunidade de gerar renda com baixo custo e alto impacto”, ressalta Ricardo Arruda. Os indicadores ambientais apontam que a montagem do brechó temporário em 2024 poupou a emissão de mais de 30 toneladas de gás carbônico (CO₂); evitou a produção de mais de uma tonelada de resíduos; e descartou o gasto de 8,3 milhões de litros de água.

“A realização da Semana de Moda Sustentável reflete o compromisso do Sebrae Pernambuco com o desenvolvimento socioeconômico local, mobilizando colaboradores da instituição como fornecedores das peças do Brechó Reciclô, gerando renda solidária para a comunidade Caranguejo Tabaiares, promovendo educação empreendedora e reforçando a cultura da responsabilidade ambiental entre todos os envolvidos, incluindo o público participante e visitante do evento”, completa Ricardo Arruda.

Serviço

Semana de Moda Sustentável do Sebrae Pernambuco

Quando: de 18 a 22 de agosto de 2025, sempre das 9h às 18h

Onde: sede do Sebrae Pernambuco (Rua Tabaiares, 360, Ilha do Retiro, Recife)

*A participação nas atividades é gratuita e aberta a empreendedores e ao público em geral.

Programação:

De 18 a 22/08, das 9h às 18h

Brechó Reciclô

18/08

Das 14h às 17h: Palestra Como montar um brechó lucrativo

19/08

Das 9h às 12h: Palestra Gestão de brechó

Das 15h às 17h: Desfile de moda sustentável

20/08

Das 9h às 12h: Palestra Estou no brechó e agora? Estratégias para brechó

Das 14h às 18h: Palestra Estratégias de venda para a nova moda

21/08 (Dia Internacional da Moda)

Das 9h às 12h: Palestra Consultoria de imagem

Das 14h às 18h: Palestra Marketing digital para moda

22/08

Das 9h às 12h: Palestra Visual Merchandising

Bolsa Atleta tem maior número de beneficiários desde que foi criado

24.08.03 - Jogos Olímpicos Paris 2024 - Judô por equipe - Brasil enfrenta conquista a medalha de bronze. - Foto: Miriam Jeske/COB

O Programa Bolsa Atleta alcançou o maior número de beneficiários desde sua criação. São 9.207 atletas registrados, conforme os números divulgados pelo Ministério do Esporte.

Todos os participantes do programa recebem auxílio financeiro, o que garante apoio direto à preparação dos esportistas para os jogos Olímpicos e Paralímpicos Los Angeles 2028.

O total de atletas apoiados alcança uma marca inédita. Na comparação com 2022, quando 7.236 esportistas receberam o benefício, o aumento foi de 27,2%. Já em relação a 2024, que teve 8.739 contemplados, o crescimento é de 5,36%. O ano de 2025 é o de maior alcance do programa.

Somando o Bolsa Atleta e o Bolsa Pódio, programa destinado para atletas com chances de medalhas e de disputar finais em Jogos Olímpicos e Paralímpicos, o número total de esportistas apoiados chega a 9.673, o que representa um crescimento de 6,6%, na comparação com 2024.

Criado em 2005, o Bolsa Atleta é considerado o maior programa de patrocínio individual de atletas do mundo, contemplando esportistas de modalidades olímpicas e paralímpicas em diferentes categorias.