Criador e apresentador do Flow Podcast, Igor Coelho é presença confirmada no Rolê REC’n’Play em Caruaru

Uma das principais personalidades do cenário digital brasileiro estará na capital do Agreste para um bate-papo especial durante a programação do festival; inscrições são gratuitas e já estão abertas

Ícone das plataformas digitais, símbolo de popularidade no cenário nacional e voz de um canal com mais de 5 milhões de inscritos no YouTube, *Igor Coelho*, criador e apresentador do Flow Podcast e um dos fundadores dos Estúdios Flow, é presença confirmada no *Rolê REC’n’Play*, que acontece em Caruaru nos dias *28, 29 e 30 de agosto*. Reconhecido por sua habilidade em abordar temas diversos de forma descontraída e transformar conversas em experiências autênticas, Igor participará de um bate-papo sobre comunicação digital, internet e conexões genuínas no universo da inovação.

O Flow Podcast reúne *5,9 milhões de inscritos* no YouTube e se consolida como um dos maiores públicos da modalidade no Brasil. Com entrevistas que recebem influenciadores, artistas, personalidades da mídia e políticos, o programa se destaca por unir entretenimento e informação, promovendo discussões relevantes a partir de múltiplos pontos de vista.

Com o tema *“O Futuro Nos Conecta”* e mais de *150 horas de programação*, o Rolê REC’n’Play reforça seu compromisso de gerar conexões inspiradoras ao trazer Igor Coelho como uma das principais atrações do evento. O festival contará com debates sobre comunicação, tecnologia, empreendedorismo e inovação, além de marcar um novo capítulo para o futuro da cidade com a inauguração da nova sede do *Armazém da Criatividade – Porto Digital Caruaru*, instalada no prédio histórico da antiga Fábrica Caroá.

Conhecido como o “Carnaval do Conhecimento”, o REC’n’Play é o maior festival tecnológico e criativo do calendário pernambucano. Em Caruaru, é realizado pela Ampla e pelo Porto Digital, e chega à capital do Agreste com um investimento de R$1,5 milhão e patrocínio do Governo do Estado de Pernambuco, representando um novo ecossistema de ciência, cultura e oportunidades. Com uma programação que une entretenimento, cultura e inovação, o Rolê REC’n’Play é uma oportunidade gratuita e aberta para que todos tenham acesso ao conhecimento tecnológico e criativo.

As inscrições podem ser feitas pelo site http://role.recnplay.pe. A inscrição é única e válida para todos os dias do evento, mas a participação em cada atividade dependerá da lotação dos espaços, respeitando a ordem de chegada.

*O REC’N’PLAY*

Idealizado pelo Porto Digital e pela Ampla Comunicação, o REC’n’Play nasceu da necessidade de aproximar a população do Recife das temáticas de tecnologia, inovação e empreendedorismo — para além dos círculos técnicos e especializados. Até então, os eventos da área não deixavam um legado perceptível para a cidade. Foi nesse contexto que, em 2017, surgiu o REC’n’Play: o Carnaval do Conhecimento. Desde então, o evento se consolidou como um dos maiores do país no setor, promovendo debates sobre o presente e o futuro em um ambiente interativo, que também reúne diversas atividades artísticas e culturais.

*SERVIÇO*

Rolê REC’n’Play Caruaru

Quando: 28, 29 e 30 de agosto

Onde: Porto Digital Caruaru (Armazém da Criatividade)

Endereço: R. Jorn. Aníbal Fernandes, Centro, Caruaru – PE

Governo de Pernambuco anuncia início das obras de recuperação e conclusão da Barragem Poço Grande, em Serrita

Nesta sexta-feira (15), a governadora Raquel Lyra anunciou, durante a plenária realizada em Salgueiro – no Sertão Central do estado – da caravana Ouvir para Mudar, a ordem de serviço para o início da obra de recuperação da Barragem Poço Grande.

Localizada na bacia do rio Terranova, sobre o riacho Traíras, no município de Serrita, também no Sertão Central, a Barragem Poço Grande teve sua construção iniciada em 1990. No entanto, a obra nunca foi plenamente concluída. Ao longo dos seus 35 anos de existência, sem passar pela manutenção adequada, vem apresentando graves problemas estruturais que a colocam, segundo parâmetros do Sistema Nacional de Segurança de Barragens, classificada num Nível de Perigo Global de Emergência.

“As obras que hoje anunciamos para o reservatório de Poço Grande irão, não só reparar os problemas estruturais que essa barragem enfrenta hoje, mas também iremos finalmente concluir sua fundação, ampliando sua capacidade de acumulação, que passará de 1,3 para 3,9 milhões de metros cúbicos de água. Ou seja, vamos triplicar sua reservação, finalizando-a e entregando-a à população na sua plenitude, 35 anos depois do início de sua construção. Este é o compromisso do governo Raquel Lyra: garantir segurança e eficiência a um equipamento que passou três décadas e meia inconcluso, levando, com isso, mais água, para o consumo e para a produção agrícola de quem vive no nosso Sertão Central”, explicou Almir Cirilo, secretário de recursos hídricos e saneamento de Pernambuco.

Serão investidos nesta obra R$ 11,8 milhões em recursos do próprio poder estadual, beneficiando quase 20 mil pessoas, moradoras de Serrita e entorno. A previsão é de que as intervenções, que serão executadas pela Concretisa Construtora Ltda – vencedora da licitação da obra, durem o prazo de 18 meses.

Águas de Pernambuco – O Governo de Pernambuco vem empenhando esforços nunca antes registrados na história da gestão dos recursos hídricos do estado, visando adequar-se à Política Nacional de Segurança de Barragens, através de ações de manutenção e recuperação da infraestrutura hídrica, sob responsabilidade da Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento. Só no âmbito do Programa Águas de Pernambuco, estão destinados mais de R$ 37 milhões para a realização de obras de recuperação de importantes barragens, tais como: Jazigo, Poço Grande, Nilo Coelho, Ipanema I e Inhumas, respectivamente nos municípios de Serra Talhada, Serrita, Terra Nova, Águas Belas e Garanhuns.

Rodrigo Pinheiro oficializa para o seu grupo que Anderson Luiz e Fernando Monteiro são seus pré-candidatos para eleição de 2026

Nesta sexta-feira (15), em uma confraternização de aniversário restrita a amigos e integrantes do secretariado, o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, reforçou um gesto político importante para 2026: oficializou aos presentes o apoio ao atual secretário de Articulação, Anderson Luiz, como pré-candidato a deputado estadual, e à reeleição do deputado federal Fernando Monteiro.

“Nossa gestão depende diretamente do empenho de cada um de vocês e tem recebido aprovação da população, como mostram pesquisas recentes. Caruaru vive um momento de crescimento acelerado e conta com a dedicação do secretário Anderson Luiz e do trabalho do deputado federal Fernando Monteiro”, ressaltou Rodrigo ao seu time.

Durante o evento, Anderson relembrou sua trajetória ao lado do prefeito, desde antes da vida pública, atuando como fiel escudeiro e sendo um dos pilares da vitória histórica de 2024. “É uma honra seguir ao lado de Rodrigo e do nosso grupo, trabalhando para que Caruaru e Pernambuco sigam no caminho certo”, declarou.

Fernando Monteiro, por sua vez, destacou a proximidade com o gestor. “Rodrigo é hoje um líder regional que vai muito além de Caruaru. Esta cidade está no meu coração e venho trabalhando para transformar, de verdade, a vida das pessoas”, disse.

A vice-prefeita Dayse Silva lembrou com gratidão da oportunidade recebida na última eleição e reafirmou seu apoio aos dois pré-candidatos. “Juntos, sempre conseguimos ir mais longe”, destacou.

Rodrigo Pinheiro oficializa para o seu grupo que Anderson Luiz e Fernando Monteiro são seus pré-candidatos para eleição de 2026

Nesta sexta-feira (15), em uma confraternização de aniversário restrita a amigos e integrantes do secretariado, o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, reforçou um gesto político importante para 2026: oficializou aos presentes o apoio ao atual secretário de Articulação, Anderson Luiz, como pré-candidato a deputado estadual, e à reeleição do deputado federal Fernando Monteiro.

“Nossa gestão depende diretamente do empenho de cada um de vocês e tem recebido aprovação da população, como mostram pesquisas recentes. Caruaru vive um momento de crescimento acelerado e conta com a dedicação do secretário Anderson Luiz e do trabalho do deputado federal Fernando Monteiro”, ressaltou Rodrigo ao seu time.

Durante o evento, Anderson relembrou sua trajetória ao lado do prefeito, desde antes da vida pública, atuando como fiel escudeiro e sendo um dos pilares da vitória histórica de 2024. “É uma honra seguir ao lado de Rodrigo e do nosso grupo, trabalhando para que Caruaru e Pernambuco sigam no caminho certo”, declarou.

Fernando Monteiro, por sua vez, destacou a proximidade com o gestor. “Rodrigo é hoje um líder regional que vai muito além de Caruaru. Esta cidade está no meu coração e venho trabalhando para transformar, de verdade, a vida das pessoas”, disse.

A vice-prefeita Dayse Silva lembrou com gratidão da oportunidade recebida na última eleição e reafirmou seu apoio aos dois pré-candidatos. “Juntos, sempre conseguimos ir mais longe”, destacou.

Miguel Coelho recebe o apoio do deputado Romero Albuquerque na disputa pelo Senado Federal

O presidente do União Brasil Pernambuco, Miguel Coelho, recebeu o apoio do deputado estadual Romero Albuquerque (União) na disputa pelo Senado Federal para as eleições do ano que vem. Miguel confirmou sua pré-candidatura ao cargo no começo do ano e tem mantido agendas políticas, ouvindo demandas e debatendo com lideranças de todo o Estado.

“Romero é um deputado da nossa base, extremamente atuante e que tem entre suas bandeiras a causa animal e a segurança pública. Certamente terá muito a acrescentar para a formulação das nossas propostas”, disse Miguel.

O deputado ressaltou a experiência administrativa e liderança do presidente do UBPE. “Miguel Coelho foi prefeito por dois mandatos e conhece de perto as necessidades da gestão. É uma liderança jovem, preparada e que pode renovar a representação do Senado de Pernambuco”, afirmou. Ele defendeu o alinhamento da federação, formada entre União Brasil e Progressistas, ao projeto que deverá ter João Campos como candidato a governador. O atual prefeito do Recife lidera todas as pesquisas de intenções de voto. Na mais recente, divulgada esta semana pelo instituto Paraná, João aparece com 57%, contra 24% da governadora Raquel Lyra e 6% do ex-ministro Gilson Machado.

Serra Talhada avança nos procedimentos para entrega das 902 casas do Residencial Vanete Almeida

A secretária de Planejamento de Serra Talhada, Joana Alves, esteve em Recife, no dia 14 de agosto, para participar de reunião com representantes do Ministério das Cidades, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Empresa Telesil e Governo de Pernambuco. O encontro tratou dos últimos procedimentos para a futura entrega das 902 unidades habitacionais do Residencial Vanete Almeida.

Na ocasião, as instituições presentes assumiram o compromisso de contribuir para a agilidade na conclusão vc da obra, que se encontra com 99,5% dos serviços executados. Foi definido que o Banco do Brasil realizará vistoria no empreendimento no dia 29 de agosto, com o objetivo de que a construtora faça a entrega formal ao banco. Também ficou acordado que, nos próximos dias, será publicado edital com o resultado prévio dos beneficiários selecionados e os procedimentos a serem adotados.

Além da reunião, Joana Alves participou de evento com o ministro das Cidades, Jader Filho, que lançou mais uma edição do programa “Bota Pra Andar” em Pernambuco. Na mesma agenda, foram anunciados novos investimentos do programa Minha Casa, Minha Vida para o Estado.

“O município de Serra Talhada, por determinação da prefeita Márcia Conrado, tem buscado constantemente ampliar parcerias e viabilizar investimentos como este. A Secretaria de Planejamento atenta aos direcionamentos da prefeita está empenhada em trazer avanços importantes para a população”, concluiu a secretária de Planejamento e Gestão.

Waldemar Borges entrega à Comissão de Justica relatório do projeto que autoriza o Governo de Pernambuco a contrair empréstimo de R$ 1,5 bilhão

O deputado estadual Waldemar Borges (PSB) apresentou, nesta sexta-feira (15), à Comissão de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ) da Assembleia Legislativa de Pernambuco, o parecer do Substitutivo nº 01/2025 da Comissão de Finanças, Orçamento e Tributação ao Projeto de Lei Ordinária (PLO) nº 2692/2025, que autoriza o Governo do Estado a contratar operação de crédito, junto a instituições financeiras nacionais, no valor de R$ 1,5 bilhão.

O parlamentar promoveu três mudanças significativas no texto original, com foco na valorização dos municípios e no aumento do controle e da transparência no uso dos recursos. A primeira alteração determina que pelo menos metade do montante do empréstimo seja aplicada nas áreas previstas no próprio pedido de crédito, mas por meio de projetos executados diretamente pelos municípios pernambucanos. “A escolha das cidades beneficiadas deverá obedecer a critérios objetivos, definidos em regulamento próprio, levando em consideração as necessidades locais”, explica o relator.

A segunda modificação amplia o controle da Assembleia Legislativa sobre a destinação dos recursos. Hoje, a abertura de crédito correspondente ao empréstimo é feita por decreto do Executivo. Pelo novo texto, a relação detalhada das ações orçamentárias a serem executadas com os recursos da operação de crédito autorizada pela Lei deverá ser previamente comunicada ao Poder Legislativo. “O Governo deverá mandar o detalhamento específico de quais programas receberão os investimentos, sempre dentro das áreas previstas no PLO”, complementa.

Por fim, o relatório inclui a obrigação de disponibilizar, no Portal da Transparência, uma área específica com dados detalhados sobre toda a operação de crédito que vier a ser contratada incluindo, entre outras coisas, o valor integral do empréstimo contratado, a instituição financeira credora e as condições pactuadas, a destinação dos recursos por programa, ação, projeto ou obra e o demonstrativo das amortizações, dos encargos e do saldo devedor da operação de crédito. Além disso, a cada quatro meses, o Governo deverá enviar à Alepe um relatório com a execução orçamentária e financeira detalhada das despesas.

Segundo Waldemar Borges, as mudanças garantem “mais protagonismo para os municípios, mais clareza na destinação dos recursos e mais fiscalização por parte da sociedade e do Legislativo”.

Exato Santa Cruz do Capibaribe celebra Dia dos Pais fortalecendo as memórias afetivas

O Exato da unidade de Santa Cruz do Capibaribe festejou o Dia dos Pais com uma celebração linda no Parque Florestal. O evento aconteceu no dia 13 de agosto e foi marcado por muita emoção.

A comemoração contou com belas apresentações dos alunos para os pais, música ao vivo, atividades físicas e um piquenique maravilhoso, fortalecendo ainda mais as memórias afetivas.

“Os pais, bastante emocionados, participaram efetivamente da programação, que foi pensada com muito amor e carinho por toda a nossa equipe”, disse a coordenadora geral do Exato Prime, Maysa Alcântara.

“O Exato Prime agradece a presença e parceria de todos que abraçaram o projeto e fizeram desse dia um momento inesquecível”, concluiu doutora Amélia Vidigal, representante
da gestão do colégio.

Serviço

A unidade em Santa Cruz do Capibaribe funciona na Rua Vereador José de Araújo, 292, Bairro Novo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (81) 98141-0913.

Aprovação de Raquel Lyra em Caruaru é de 75,3%, aponta pesquisa Mercatus

A parceria entre Raquel Lyra e Rodrigo Pinheiro tem rendido boas ações e obras em Caruaru

O Blog do Wagner Gil em parceria com o Instituto Mercatus, trazem uma pesquisa de avaliação dos governos Federal, Estadual e Municipal. Os números apontam uma aprovação de 75.3% para a governadora Raquel Lyra, quando somados Ótima, Boa e Regular.

Foram ouvidas 400 pessoas – perímetro Urbano e Zona Rural, com uma margem de confiança de 95%, entre os dias oito e 12 de agosto. A margem de erro é de 3%.

Vale lembrar que a parceria entre o Blog do Wagner Gil e o Instituto Mercatus, cravou o resultado das últimas eleições municipais em Caruaru, com três pesquisas registradas na Justiça Eleitoral e apontando vitória de Rodrigo Pinheiro (PSDB), já no primeiro turno.

Veja os números de Raquel Lyra:

De acordo com Instituto Mercatus, 12% dos cararuenses avaliam à gestão de Raquel Lyra como Ótima. Já para 34% dos entrevistados, a gestão é Boa, enquanto 29,3% apontaram como Regular.

 

Anderson Correia solicita implantação do Hospital Público Veterinário 24h do Agreste em Caruaru

O vereador e pré-candidato a deputado estadual Anderson Correia (PP) segue reforçando sua atuação em defesa da causa animal e na busca por políticas públicas efetivas para Caruaru e região. Pioneiro na luta pela construção de um hospital veterinário no município, o parlamentar ampliou a pauta e, desta vez, apresentou solicitação ao Governo do Estado para a implantação do Hospital Público Veterinário 24h do Agreste. A demanda foi formalizada por meio de Indicação enviada à Secretaria Executiva da Causa Animal de Pernambuco.

O projeto tem como objetivo oferecer atendimento gratuito e especializado não apenas para Caruaru, mas também para cidades circunvizinhas, contemplando serviços como leitos de internamento, cirurgias complexas e ortopédicas, castrações, exames de imagem, além de atendimentos clínicos gerais, funcionando em regime integral, 24 horas por dia.

“Sempre lutei pela implantação de um Hospital Público Veterinário em Caruaru e, agora, tenho ainda mais vontade de ampliar essa luta para o âmbito regional. Queremos trazer um hospital que atenda gratuitamente os protetores independentes, as famílias de baixa renda com seus animais, e também os animais em situação de rua, não apenas de Caruaru, mas das cidades vizinhas. Esse espaço poderá oferecer serviços essenciais e especializados, funcionando 24 horas por dia. Caruaru é uma cidade estratégica, bem localizada, por onde passam diversas outras cidades, e um Hospital Público Veterinário do Agreste traria benefícios imensuráveis para toda a região”, destacou Anderson Correia.