Festival Pernambuco Meu País transforma Pesqueira em palco de mistura de arte e cidadania

A cidade de Pesqueira, no Agreste do Estado, se transformou em um grande palco de celebração da arte e da identidade pernambucana durante a abertura da edição local do Festival Pernambuco Meu País 2025, que ocorreu na noite desta sexta-feira (15). A governadora Raquel Lyra prestigiou o evento, marcado por um espetáculo que reuniu música, dança, diversas outras linguagens artísticas e o compromisso da interiorização das políticas culturais estaduais.

“É lindo demais andar pelas ruas de Pesqueira e ver a alegria das pessoas, a oportunidade de gente de cada região ter acesso a movimentos de cultura popular, a uma festa gratuita de qualidade. Estamos fortalecendo o calendário cultural de Pernambuco como um todo, Carnaval, Semana Santa, São João e emendando com o Festival Pernambuco Meu País. Vemos hotéis lotados, restaurantes, bares, as pessoas vendendo roupas, é uma forma de movimentar a economia num momento em que talvez não houvesse essa oportunidade de geração de emprego e renda nessa região”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Ao longo do fim de semana, mais de 140 ações gratuitas movimentam Pesqueira e distritos como Cimbres, Mimoso e Mutuca, com apresentações de música, circo, teatro, gastronomia, moda, economia criativa e culturas populares.

No palco principal, a noite de sexta foi aberta pela cantora Doralyce, que misturou poesia, ritmo e presença cênica para celebrar a força da música pernambucana. Teto levou o seu rap vibrante para Pesqueira, seguido pela emoção do brega romântico de Raphaela Santos. O encerramento ficou por conta de Matuê, que transformou o trap em espetáculo de luz e energia.

A secretária estadual de Cultura, Cacau de Paula, ressaltou o papel do Pernambuco Meu País como um símbolo de democratização do acesso à cultura. “Esse festival é de uma importância gigante não só para Pesqueira, mas para todas as cidades ao redor. A gente está aqui com os hotéis lotados, restaurantes, todo mundo que vive de eventos trabalhando em empregos formais e informais. São muitas linguagens e em diversos territórios da cidade”, pontuou a secretária.

O festival também contou com o Rede PE, iniciativa que levou serviços, formações e orientações de órgãos do Estado diretamente para o público, unindo arte, cidadania e desenvolvimento social. Entre os dias 22 e 24 de agosto, o palco do Pernambuco Meu País segue para Gravatá, no Agreste.

O prefeito de Pesqueira, Marcos Cacique, celebrou os impactos do festival no município, que recebe a festa pelo segundo ano. “Nós estamos em festa, literalmente. O povo vem o tempo todo mandando mensagem, agradecendo ao Governo de Pernambuco. Ao fazer a cultura circular, também circula a economia”, afirmou o gestor.

Presente na abertura, o deputado estadual Luciano Duque destacou o papel do festival como instrumento de fomento à produção artística do Estado. “Esses investimentos fortalecem muito a nossa cultura. A gente sabe que mais de 90% dos artistas contratados aqui são do Estado, trabalham e recebem, não acontece mais o que acontecia no passado. Isso nos encanta e nos faz acreditar que esse festival chegou no momento certo para fortalecer os nossos artistas”, disse o parlamentar.

*SEGURANÇA REFORÇADA* — Durante os dias de festa, Pesqueira contará com um esquema especial de segurança montado pela Secretaria de Defesa Social para garantir que o público aproveite as festas com tranquilidade. Com um efetivo de 494 agentes, o esquema de segurança reúne policiamento ostensivo, plantão da Polícia Civil, equipes do Corpo de Bombeiros e monitoramento aéreo por drones.

Acompanharam a governadora no evento os prefeitos Mano Medeiros (Jaboatão dos Guararapes), César Freitas (Sanharó), Guilherme Vasconcelos (Poção) e os secretários Túlio Vilaça (Casa Civil) e André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura).

No Sertão de Itaparica, governadora Raquel Lyra destina mais de R$ 300 milhões em investimentos dentro do Ouvir para Mudar

Depois de passar pelos Sertões do São Francisco, Araripe e Central, a governadora Raquel Lyra encerrou, nesta sexta-feira (15), a primeira semana do Ouvir para Mudar 2025, no município de Floresta, no Sertão de Itaparica. Para essa região, foram destinados mais de R$ 300 milhões para a reforma e ampliação de 115 escolas estaduais, manutenção de vias urbanas em Floresta e Carnaubeira da Penha, além da construção da 5ª Seção do 3º Grupamento de Bombeiros.

“As obras que a gente tem feito aqui no Sertão de Itaparica, que foram fruto da nossa primeira ouvida lá no Ouvir para Mudar em 2023, já viraram realidade. Durante esses dois dias, estivemos em Petrolina, Ouricuri, Salgueiro e Floresta, e já temos um balanço positivo de entrega de obras, anúncio de novas obras, mas, sobretudo, de escuta da população para a elaboração da nossa Lei Orçamentária para que a gente possa encaminhar para a Assembleia Legislativa no comecinho de outubro”, destacou a governadora Raquel Lyra.

O secretário de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional, Fabrício Marques, reforçou o caráter democrático do Ouvir para Mudar. “Estamos prestando contas das ações já realizadas e, ao mesmo tempo, atualizando as prioridades da população, com foco no que ela quer ver priorizado nas políticas públicas do governo estadual”, reforçou.

*Juntos pela Educação -* Na área da Educação, a chefe do Executivo estadual anunciou a autorização do projeto para requalificação, reforma e ampliação das 115 escolas estaduais vinculadas à GRE Floresta, abrangendo os municípios de Belém de São Francisco, Carnaubeira da Penha, Floresta, Itacuruba, Jatobá, Petrolândia e Tacaratu. O investimento previsto é de cerca de R$ 300 milhões, com obras a serem concluídas em até 180 dias após a assinatura da ordem de serviço.

“Ao reformar e ampliar essas unidades, estamos criando condições para que os estudantes aprendam em espaços confortáveis e equipados, onde professores possam desenvolver todo o seu potencial e as famílias sintam orgulho de ver seus filhos estudando”, afirmou o secretário de Educação, Gilson Monteiro.

*Urbanização -* No eixo de Desenvolvimento Urbano, foram assinadas duas ordens de serviço. A primeira para a execução de obras de conservação e manutenção de vias urbanas em Carnaubeira da Penha, contemplando recomposição de pavimentação, recuperação e limpeza de dispositivos de drenagem e controle de vegetação, no valor de R$ 170 mil.

A segunda ordem de serviço autoriza o capeamento asfáltico em diversas ruas de Floresta, com investimentos de R$ 2,4 milhões. O projeto contempla a recuperação de 3.780 metros lineares de vias nos bairros DNER, Santa Rosa, Caraibeiras e Centro.

“São obras que vão melhorar as condições de tráfego, reforçando a segurança viária e revitalizando espaços de convivência, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social dessas cidades”, pontuou a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Simone Nunes.

*Juntos pela Segurança -* Já na Segurança, foi autorizada a licitação para construção da 5ª Seção do 3º Grupamento de Bombeiros, com recursos no valor de R$ 4,8 milhões, ampliando a capacidade de atendimento emergencial na região. A nova unidade contará com nove blocos, distribuídos de forma planejada para atender às funções de atendimento ao público, administração, vivência, alojamento, apoio operacional e treinamento da corporação.

“Em 2026, teremos 660 novos bombeiros entre praças e oficiais e, com essa ação, a corporação também chegará a Floresta, sendo a 11ª unidade construída no Estado”, enfatizou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

Moradora de Floresta, Eveline Ramos comemorou a conquista. “Recentemente, a loja da minha mãe teve um incêndio e sofremos muito tendo que esperar o Corpo de Bombeiros que veio de Serra Talhada. Essa conquista não vai servir apenas para mim, mas para toda a população”, agradeceu.

*Parceria -* A prefeita de Floresta, Rorró Maniçoba, destacou a importância da presença do Governo do Estado no município e o olhar especial voltado ao Sertão. “A gestão estadual tem visto e ouvido muitos sertanejos, em especial os de Floresta. Só temos que agradecer o olhar carinhoso que tem sido dado ao interior de Pernambuco”, celebrou.

O secretário de Turismo e Lazer, Kaio Maniçoba, endossou o apoio do Estado ao Sertão de Itaparica. “Por muitos anos, a população de Floresta esteve desacreditada de receber tantas ações como as que estamos vendo hoje. Estamos vivendo um momento histórico”, disse.

Estiveram presentes no evento os secretários estaduais Carlos Braga (Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas); Ana Maraiza (Administração); Rodrigo Ribeiro (Projetos Estratégicos); Érika Lacet (Controladoria Geral); Ivete Lacerda (Esportes); Paulo Paes (Administração Penitenciária e Ressocialização); Túlio Vilaça (Casa Civil); André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura); Cícero Moraes (Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca), Almir Cirilo (Recursos Hídricos e Saneamento); Joanna Figueirêdo (Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência); e Juliana Gouveia (Mulher); além de outros integrantes do governo estadual. Também compareceram os prefeitos Pollyanna Abreu (Sertânia), Fabinho Lisandro (Salgueiro), Elizinho (Carnaubeira da Penha), Juninho Cantarelli (Itacuruba), Washington (Tacaratu) e Welliton Siqueira (Ibimirim), além de outras autoridades políticas locais.

Fotos: Miva Filho/Secom

Padilha diz ser “ato covarde” cancelamento de vistos da filha e esposa

Brasília (DF), 17/03/2025 - O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anuncia a expansão do programa mais médicos com a oferta de novas vagas no primeiro edital de 2025.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, classificou como “ato covarde” o cancelamento dos vistos de sua esposa e filha pelos Estados Unidos. O ministro está com o visto vencido desde 2024, portanto, não é passível de cancelamento.

De acordo com Padilha, ele soube da sanção a partir de uma mensagem enviada pela esposa, já que o ministro cumpria nesta sexta-feira (15), agenda de compromissos em Pernambuco ao lado do presidente Lula.

Padilha questiona o fato de o governo de Trump ter aplicado uma sanção a sua filha, de 10 anos, e critica Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, que está vivendo nos Estados Unidos. Eduardo têm articulado com integrantes do governo norte-americano sanções ao Brasil, como forma de pressionar o país, em especial o Supremo Tribunal Federal (STF), para que seu pai não seja julgado por tentativa de golpe de Estado.

“As pessoas que fazem isso e o clã Bolsonaro, que orquestra isso, têm que explicar. Não para mim, nem só para o Brasil, mas para o mundo inteiro: qual o risco de uma criança de 10 anos de idade pode ter para o governo americano?”, disse em entrevista nesta sexta-feira (15) à Globonews.

“Estou absolutamente indignado. É uma atitude de covardia”, acrescentou.

Padilha afirmou ainda que o filho de Bolsonaro e aliados montaram “um verdadeiro escritório do lobby da traição nos Estados Unidos”.

Nesta semana, o Departamento de Estado dos Estados Unidos revogou os vistos de funcionários do governo brasileiro ligados à implementação do programa Mais Médicos. Foram cancelados os vistos de Mozart Julio Tabosa Sales, secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, e Alberto Kleiman, ex-assessor de Relações Internacionais da pasta e atual coordenador-geral para 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30).

Em comunicado, o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, justifica que os servidores teriam contribuído para um “esquema de exportação de trabalho forçado do regime cubano” por meio do Mais Médicos.

Padilha era ministro da Saúde quando o Mais Médicos foi criado, no governo da ex-presidente Dilma Rousseff, em 2013. O programa atende regiões remotas e com escassez desses profissionais. De 2013 até 2018, médicos cubanos participaram do programa por meio de cooperação com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

“Minha filha sequer tinha nascido quando eu criei o programa Mais Médicos, com muito orgulho. Eu criei com muito orgulho”, afirmou.

O ministro disse que atualmente não há nenhuma parceria do Brasil com médicos cubanos. Porém, outros países mantêm parcerias com esses profissionais e citou a Itália, ressaltando que a primeira-ministra Giorgia Meloni é aliada de Trump.

“Qual é a explicação para não ter qualquer tipo de sanção, qualquer crítica a esses outros países [que continuam com a parceria com os médicos cubanos]. Vem fazer uma sanção aqui no Brasil contra servidores brasileiros, contra a família do ministro da Saúde, contra uma criança de 10 anos, sendo que a gente não tem mais parceria com médicos cubanos”, questionou Padilha.

Mesmo com tarifaço dos EUA, Fiesp mantém projeção de alta do PIB em 2,4%

São Paulo (SP) - Sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo - FIESPE, na Avenida Paulista. Foto: Egil Fujikawa/Wikimedia

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiespe) atualizou seu boletim de estatísticas e expectativas em índices econômicos e manteve a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2,4% para 2025. A entidade pretendia revisar o índice para 2,6%, mas manteve a expectativa anterior.

A manutenção se deveu a uma piora em condições internacionais, com o início do tarifaço do governo dos Estados Unidos.

Nesta semana, o mercado financeiro reviu para baixo as expectativas de crescimento da economia, projetando, para o final de 2025, um PIB de 2,21%.

“A gente antes estava trabalhando com uma perspectiva de viés de alta que por hora se dissipou, até levando em conta a questão das tarifas, mas também é importante destacar que quanto à questão das tarifas, a gente fez um cálculo que o impacto potencial no PIB para 2025 é de 0,2, então na verdade esse 0,2 era o possível viés de alta que a gente podia ter. A gente não fez nenhum tipo de revisão para baixo por enquanto”, explicou Igor Rocha, economista-chefe da Fiesp e um dos responsáveis pelo Fiesp Data Tracker, à Agência Brasil.

Embora a perspectiva ainda seja positiva, a análise da Federação é de queda em alguns setores pontuais, com recuo de 0,6% para a agropecuária e de 0,7% para a indústria de transformação. É esperada ainda uma queda moderada do consumo dos governos, de 0,4%, e do nível de investimentos, com recuo de 0,7% nos recursos mobilizados.

“De uma maneira geral, para o segundo semestre, como já antecipado, era esperada essa desaceleração. Nessa acomodação com redução de atividade, os investimentos e o consumo do governo também figuram como variáveis que estão desacelerando. Esse é um movimento de acomodação natural”, ponderou o analista.

No caso da indústria de transformação, essa variação está ligada principalmente ao desaquecimento da economia previsto para o segundo semestre. “É importante destacar que uma das questões que estão colocando empecilhos e deixando o ambiente econômico mais desafiador para o setor são as restrições financeiras internas e externas”, completa Rocha, se referindo ao cenário de crédito, ou seja, aos juros nos mercados externo e interno.

Essa restrição financeira em âmbito internacional é um dos fatores decisivos também para a queda nos investimentos, e se soma com a incerteza natural em anos eleitorais, com a aproximação da sucessão presidencial e nos estados em 2026, e com o aumento de tarifas ao Brasil e a diversos outros parceiros comerciais dos Estados Unidos. As importações também tendem a cair, refletindo a diminuição do ritmo da atividade, recuando em 1,5%.

Consumo das famílias e serviços

Entre os indicadores que continuam aquecidos, o monitoramento apontou uma tendência de crescimento moderado de 0,4% para o setor industrial como um todo e de avanço de 0,3% para o setor de serviços.

O consumo das famílias também tende a aumentar, com expansão da demanda em 0,6%. Mesmo com a incerteza internacional a entidade mantém expectativa de crescimento das exportações, com um discreto avanço de 0,2%.

Saiba como é o novo teste do SUS para detectar câncer de colo do útero

Brasília (DF), 15/08/2025 - Ministério da Saúde oferta tecnologia inovadora 100% nacional para detectar câncer do colo do útero no SUS. Medida do programa Agora Tem Especialistas, novo teste molecular de DNA-HPV será implementado de forma gradativa em 12 estados. Por ser mais moderno e eficaz, substituirá o Papanicolau. Foto: João Risi/MS

Desde esta sexta-feira (15), o Ministério da Saúde passou a oferecer, via Sistema Único de Saúde (SUS), o teste de biologia molecular DNA-HPV, indicado para o rastreamento organizado do câncer de colo do útero.

A tecnologia detecta 14 genótipos do papilomavírus humano (HPV), identificando a presença do vírus no organismo antes da ocorrência de lesões ou de câncer em estágios iniciais, mesmo em mulheres assintomáticas.

Além de conferir maior sensibilidade diagnóstica, o teste reduz a necessidade de exames e intervenções desnecessárias, com intervalos maiores entre as coletas quando o resultado for negativo.

“Por ser mais eficaz, a nova tecnologia permite ampliar os intervalos de rastreamento para até cinco anos, aumentando a eficiência e reduzindo custos”, explica o Ministério da Saúde.

Outra vantagem do teste, de acordo com a pasta, é o rastreamento equitativo e de alta performance, que permite alcançar mulheres em áreas remotas ou onde há menor oferta de serviços em saúde.

Coleta

Produzida pelo Instituto de Biologia Molecular do Paraná, ligado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a tecnologia vai substituir o exame citopatológico popularmente conhecido como papanicolau, que passará a ser realizado apenas para confirmação de casos em que o teste molecular der positivo.

No teste de DNA, a coleta é similar à do papanicolau e envolve a secreção do colo do útero, portanto, a mulher ainda precisa passar por um exame ginecológico. No entanto, ao invés de colocar a secreção em uma lâmina, ela é colocada em um tubo com líquido conservante, que vai para o laboratório, onde é feita a pesquisa do DNA do vírus.

Implementação

A incorporação do teste na rede pública, no início de 2024, passou pela avaliação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), que considerou a tecnologia mais precisa que a atualmente ofertada no SUS.

A tecnologia, 100% nacional, será ofertada inicialmente nos seguintes estados: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Bahia, Pará, Rondônia, Goiás, Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco e no Distrito Federal.

Essas localidades, segundo o ministério, foram contempladas por contarem com serviços de referência para colposcopia e biópsia, garantindo fluxo assistencial completo para mulheres que apresentarem resultados alterados no teste.

A implementação começa com um município em cada estado e será ampliada conforme a finalização da substituição do método. A meta é que, até dezembro de 2026, o rastreio esteja presente na rede pública em todo o território nacional, beneficiando 7 milhões de mulheres com idade entre 25 a 64 anos todos os anos.

HPV

De acordo com o ministério, o HPV é a principal causa do câncer do colo do útero, terceiro tipo de câncer mais incidente em mulheres, com 17 mil novos casos estimados por ano no triênio 2023-2025.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontam 15 casos da doença para cada grupo de 100 mil mulheres no Brasil. “Por isso, a oferta do novo modelo de rastreamento é considerada um marco para a saúde da mulher”, destacou a pasta.

O câncer do colo do útero, segundo a pasta, segue como o que mais mata mulheres no Nordeste brasileiro. No Brasil, são 20 mortes por dia — até seis vezes mais que os casos de feminicídio em alguns estados.

Testagem

Recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a testagem de HPV é considerada padrão ouro para a detecção de casos de câncer de colo de útero e integra as estratégias propostas pela entidade para a eliminação da doença como problema de saúde pública até 2030.

Nunes vota por absolvição, mas maioria do STF condena Carla Zambelli

Brasília (DF) 23/04/2024  Deputada Carla Zambelli durante coletiva na Câmara dos Deputados. Foto Lula Marques/ Agência Brasil

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta sexta-feira (15) o julgamento do processo em que a deputada federal licenciada Carla Zambelli (foto) (PL-SP) é ré por porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal com emprego de arma de fogo.

O julgamento foi retomado com o voto do ministro Kassio Nunes Marques, que havia pedido vista (mais tempo para análise) do caso em março e, até o momento, foi o único a votar pela absolvição da parlamentar. Ele não divulgou o voto escrito.

Em março, contudo, quando o caso foi a julgamento pela primeira vez, já havia sido alcançada maioria pela condenação da parlamentar a cinco anos e três meses de prisão em regime semiaberto.

Seis ministros votaram pela condenação: o relator, Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Flávio Dino, Cristiano Zanin e Dias Tofolli.

Todos seguiram o entendimento de Mendes, que votou também pela perda do mandato em função da condenação criminal.

O caso é julgado no plenário virtual, e os demais ministros têm até as 23h59 da próxima sexta-feira (22) para votar. Restam os votos dos ministros Luís Roberto Barroso, André Mendonça, Luiz Fux e Edson Fachin.

Relembre o caso
A ação penal julgada agora pelo Supremo Tribunal Federal está relacionada ao episódio em que Zambelli sacou uma arma de fogo numa via pública de São Paulo e apontou para o jornalista Luan Araújo, que perseguiu até uma lanchonete onde ele tentou se proteger.

O caso ocorreu às vésperas do segundo turno das eleições de 2022. A perseguição começou após Zambelli e Luan trocarem provocações durante um ato político no bairro dos Jardins, em São Paulo.

Em seu voto, Gilmar Mendes afirmou que a reação armada diante de ofensas não encontra amparo no Estado Democrático de Direito.

“Ao adentrar no estabelecimento comercial com a arma em punho apontada para Luan, determinando repetidas vezes que o mesmo deitasse no chão, a ré claramente forçou-o a fazer ato contrário à sua vontade, utilizando-se da arma de fogo para subjugá-lo, mediante grave ameaça, restringindo sua liberdade momentaneamente”, afirmou o relator.

Segunda condenação

Caso confirmada, essa será a segunda condenação de Carla Zambelli pelo STF, após ela ter sido condenada, em maio, a 10 anos de prisão pela invasão aos sistemas eletrônicos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Antes de ser presa, contudo, Zambelli fugiu para a Itália, país do qual também possui cidadania. No fim de julho, ela foi localizada e presa pelas autoridades italianas, depois de ter sido incluída na difusão vermelha da Interpol.

Em seguida, a Justiça italiana decidiu mantê-la presa após ela ter sido apresentada a um juiz, procedimento similar à audiência de custódia realizada no Brasil.

Após a fuga para a Itália, o governo brasileiro solicitou a extradição da deputada para o Brasil. Não há prazo para decisão final sobre a extradição, que será avaliada pela justiça italiana.

Rito do julgamento de Bolsonaro e aliados no STF deve durar cinco dias

Brasília (DF) 11/04/2023 Fachada do palácio do Supremo Tribunal Federal (STF) Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil/Arquivo

O Supremo Tribunal Federal (STF) definiu nesta sexta-feira (15) as datas do julgamento que pode condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete aliados pela trama golpista ocorrida para tentar reverter o resultado das eleições de 2022. As sessões foram marcadas para os dias 2, 3, 9, 10 e 12 de setembro.

A ação penal que trata do caso se refere ao núcleo crucial da trama e será julgada pela Primeira Turma da Corte. O colegiado é responsável pela análise do caso porque o ministro Alexandre de Moraes, relator do processo, pertence à Primeira Turma.

São réus do núcleo crucial da trama golpista:

Jair Bolsonaro – ex-presidente da República;
Alexandre Ramagem – ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin);
Almir Garnier- ex-comandante da Marinha;
Anderson Torres – ex-ministro da Justiça e ex-secretário de segurança do Distrito Federal;
Augusto Heleno – ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI);
Paulo Sérgio Nogueira – ex-ministro da Defesa;
Walter Braga Netto – ex-ministro de Bolsonaro e candidato à vice na chapa de 2022;
Mauro Cid – ex-ajudante de ordens de Bolsonaro
Todos os réus respondem no Supremo pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.

A exceção é o caso do ex-diretor da Abin Alexandre Ramagem, que, atualmente, é deputado federal. Ele foi beneficiado com a suspensão de parte das acusações e responde somente a três dos cinco crimes. A regra está prevista na Constituição.

Rito

No dia 2 de setembro, às 9h, primeiro dia de julgamento, a sessão será aberta pelo presidente da Primeira Turma, ministro Cristiano Zanin. Em seguida, o ministro dará a palavra a Alexandre de Moraes, que fará a leitura do relatório. Após a leitura do documento, Zanin passará a palavra para a acusação e as defesas dos réus.

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, será responsável pela acusação. Ele terá a palavra pelo prazo de até uma hora para defender a condenação dos réus.

Depois da PGR, os advogados dos réus serão convidados a subir à tribuna para as sustentações orais em favor dos réus. Eles também terão prazo de até uma hora para suas considerações.

O primeiro a votar será Alexandre de Moraes, relator da ação penal. Depois dele, os demais integrantes da turma vão proferir seus votos na seguinte sequência: Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin.

A condenação ou absolvição ocorrerá com o voto da maioria de três dos cinco ministros da turma.

Um pedido de vista do processo não está descartado. Pelo regimento interno, qualquer integrante da Corte pode pedir mais tempo para analisar o caso e suspender o julgamento. Contudo, o processo deve ser devolvido para julgamento em 90 dias.

Prisão

A eventual prisão dos réus que forem condenados não vai ocorrer de forma automática e só poderá ser efetivada após julgamento dos recursos contra a condenação.

Em caso de condenação, os réus não devem ficar em presídios comuns. Oficiais do Exército têm direito à prisão especial, de acordo com o Código de Processo Penal (CPP). O núcleo 1 tem cinco militares do Exército, um da Marinha e dois delegados da Polícia Federal, que também podem ser beneficiados pela restrição.

Motta envia pedido para cassar Eduardo Bolsonaro ao Conselho de Ética

Brasília (DF) 19/11/2024 Deputado Eduardo Bolsonaro durante entrevista a imprensa.  Foto Lula Marques/ Agência Brasil

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), enviou ao Conselho de Ética, nesta sexta-feira (15), 20 pedidos para abertura de processos por quebra de decoro parlamentar contra 11 deputados, incluindo quatro representações que solicitam a cassação do mandato do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

No mesmo despacho, Motta enviou representações contra outros 10 deputados por quebra de decoro parlamentar: André Janones (Avante-MG); Gustavo Gayer (PL-GO); Lindbergh Farias (PT-RJ); Gilvan da Federal (PL-ES); delegado Éder Mauro (PL-PA); Guilherme Boulos (PSOL-SP); José Medeiros (PL-MT); Sargento Fahur (PSD-PR); Kim Kataguiri (União-SP) e Célia Xakriabá (PSOL-MG).

Eduardo Bolsonaro

Filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, Eduardo é investigado por obstrução à Justiça e coação no curso de processo judicial no âmbito do Supremo Tribunal Federal (STF). O parlamentar se licenciou do cargo e foi para os Estados Unidos, de onde passou a defender sanções contra a economia brasileira e autoridades do país.

O filho do ex-presidente é denunciado por atentar contra a soberania do país ao articular “sanções ao Brasil”, em três representações do PT e uma do PSOL.

“O representado, em total dissintonia com a realidade, atentando contra os interesses nacionais, patrocina, em Estado estrangeiro, retaliações contra o seu próprio país e também contra um dos integrantes do Supremo Tribunal Federal”, diz a representação do PT.

O PT sustenta que as ações do parlamentar são articuladas para “coagir, intimidar ou retaliar membros do Poder Judiciário brasileiro, em especial o relator da ação penal contra Jair Bolsonaro e do inquérito da tentativa de golpe de Estado em curso no STF, o ministro Alexandre de Moraes.

Eduardo Bolsonaro, no entanto, alega que é “perseguido político”. Ele afirma que a taxação comercial imposta pelos Estados Unidos contra a economia do Brasil só será revista com “anistia geral e irrestrita” a todos os condenados pela tentativa de golpe de Estado para anular as eleições presidenciais de 2022.

Motim
A pauta da anistia foi uma das reivindicações da oposição durante o motim de parlamentares na primeira semana de agosto, quando deputados impediram os trabalhos legislativos.

Em entrevista à GloboNews nesta quinta-feira (14), o presidente da Câmara, Hugo Motta, informou que não irá ceder à chantagem de pautar o projeto enquanto não houver maioria do colégio de líderes para votar o tema.

Segundo Motta, não é razoável anistiar quem planejou matar pessoas.

“Não há ambiente na Casa para uma anistia ampla, geral e irrestrita”, afirmou.

O pai de Eduardo Bolsonaro, o ex-presidente Jair Bolsonaro, é acusado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) de liderar uma tentativa de golpe de Estado ao pressionar comandantes militares para anular a eleição presidencial de 2022.

Nas investigações, a Polícia Federal (PF) encontrou planos para matar e prender autoridades do país. Os acusados negam e o STF marcou o julgamento contra o ex-presidente para o dia 2 de setembro.

Maurício Manieri traz a turnê ‘Classics Super Hits’ ao Teatro Guararapes

No próximo dia 30 agosto, o artista apresenta seus maiores sucessos como também clássicos internacionais que marcaram gerações

Em comemoração aos seus 25 anos de carreira, Maurício Manieri desembarca no Recife no dia 30 de agosto e se propõe a levar o público a uma jornada emocional por meio de suas canções icônicas e sucessos atemporais com o novo show da turnê 2025: Classics Super Hits. O espetáculo, que será realizado no Teatro Guararapes, não apenas captura a essência dos anos 1970, 1980 e 1990, mas também se destaca por uma moderna produção.

A singular mistura de pop, soul e romantismo de Maurício Manieri bem como a sua voz marcante, grave e rouca devem encantar o público pernambucano de várias idades. “É uma grande alegria levar para o Recife a Classics Super Hits. Uma turnê que me emociona e revela o melhor de mim no palco. As músicas desse repertório marcaram épocas, gerações, vidas… Esse show traz tudo isso à tona”, declarou Maurício Manieri. “É uma apresentação muito especial, há uma interatividade muito divertida com o público. A gente canta, dança e se envolve em um super espetáculo, que celebra o melhor dos anos 1970, 1980 e 1990. Estou muito feliz pela nova temporada dessa turnê incrível. Tenho certeza que vamos nos divertir bastante, meus amores”, acrescentou ele.

Com habilidade para transitar entre diversos estilos musicais, o cantor promete colocar todo mundo para dançar e se divertir em aproximadamente duas horas de apresentação. O setlist é composto pelos seus maiores sucessos e outros hits, como “Minha Menina”, “Bem Querer”, “Se Quer Saber”, além de clássicos do universo pop romântico nacional e internacional como “Cheia de Charme”, “Eu Juro”, “All Night Long”, “Can’t Help Falling in Love”, “Love Is In The Air” e “Classic”.

Depois de passar pelos estados de São Paulo e Pernambuco, a turnê ainda vai atravessar Minas Gerais, Piauí, Sergipe, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Paraíba, Ceará, Maranhão, Paraná e São Paulo novamente. A agenda completa está disponível em: mauriciomanierioficial.com.br.

Os valores dos ingressos do show do Teatro Guararapes variam entre R$ 110,00 e R$ 320,00, dependendo se é meia entrada, social ou inteira; balcão ou plateia. As entradas podem ser adquiridas pelo site: cecontickets.com.br.

Serviço

Data: Sábado, 30 de agosto de 2025

Horário: 21h

Local: Centro de Convenções – Teatro Guararapes – Olinda-PE

Classificação: Livre. Menores de 14 anos, somente poderão entrar acompanhados dos pais ou responsáveis

Ingressos: De R$ 110,00 a R$ 320,00. Disponíveis no cecontickets.com.br

Responsável: Vidaliere Music e Eventos Ltda 33.784.445/0001-69

Rodrigo Pinheiro já começou a ler ‘Os Leões do Norte’, livro de Magno Martins e destaca capítulo de João Lyra Neto