PF prende funcionário da Caixa que fraudava benefícios previdenciários

Brasília (DF) 01/04/2025 - Polícia aponta triplo homicídio em caso de indígenas carbonizadas
Crime ocorreu em área de retomada no município de Dourados (MS).
Foto: Polícia Federal/Divulgação

A Polícia Federal prendeu nesta quinta-feira (14) um funcionário público da Caixa Econômica Federal integrante de uma organização criminosa que fraudava benefícios previdenciários e assistenciais, mediante inserção de dados falsos nos sistemas integrados do banco e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A ação ocorreu no município de Nilópolis, na Baixada Fluminense, e é desdobramento da Operação Recupera, deflagrada com o objetivo de desarticular o grupo criminoso investigado. As apurações indicam que a organização causou um prejuízo superior a R$ 3 milhões, com benefícios fraudulentos ativos desde 2022.

O investigado foi preso, após a expedição do mandado de prisão preventiva na noite passada. Ele havia sido flagrado por câmeras de segurança realizando saques reiterados na própria agência bancária onde atuava, relativos aos benefícios concedidos de forma fraudulenta. Há indícios de que ele inseriu dados falsos no sistema informatizado da Caixa e liberou cartões de débito, ao menos em cinco ocasiões distintas, em benefício à organização criminosa.

As apurações indicam a existência de uma estrutura criminosa composta por funcionários e ex-funcionários públicos, falsificadores de documentos e operadores responsáveis pelo saque, repasse e distribuição dos valores obtidos ilegalmente. A Operação Recupera contou com o apoio da Caixa e do Ministério Público Federal.

Após prestar depoimento, o homem foi encaminhado ao sistema prisional do estado, onde ficará à disposição da Justiça Federal. Ele responderá pela prática dos crimes de organização criminosa e peculato eletrônico.

Em nota, a Caixa esclarece que, quando identificados indícios de ilícitos, atua conjuntamente com os órgãos de segurança pública nas investigações e operações que combatem essas ocorrências. Segundo o banco, as informações relativas a tais casos são consideradas sigilosas e repassadas exclusivamente à Polícia Federal e demais órgãos competentes para análise e investigação.

Trama golpista: Moraes pede data para julgamento de Bolsonaro e mais 7

Brasília (DF) 01/08/2025 - Ministro Alexandre de Moraes durante sessão de abertura do segundo semestre judiciário no Supremo Tribunal Federal (STF).  Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu nesta quinta-feira (14) o agendamento do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete aliados na ação penal da trama golpista.

O pedido foi feito ao presidente da Primeira Turma, ministro Cristiano Zanin, colegiado responsável pela análise da ação.

A expectativa é que o julgamento ocorra na segunda quinzena de setembro.

Ontem (13), terminou o prazo processual de 15 dias para que as defesas dos réus do Núcleo 1 da trama golpista entregassem suas alegações finais, última etapa antes do julgamento.

>> Saiba o que dizem os réus nas alegações finais.

Além de Alexandre de Moraes, relator do caso, a Primeira Turma é formada pelos ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Luiz Fux.

Os réus respondem pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.

Em caso de condenação, as penas podem passar de 30 anos de prisão.

Veja os réus do Núcleo 1:

Jair Bolsonaro – ex-presidente da República;
Alexandre Ramagem – ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin);
Almir Garnier – ex-comandante da Marinha;
Anderson Torres – ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança do Distrito Federal;
Augusto Heleno – ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional;
Paulo Sérgio Nogueira (general), ex-ministro da Defesa;
Walter Braga Netto – ex-ministro de Bolsonaro e candidato a vice na chapa de 2022.
Mauro Cid (tenente-coronel), ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro.

Lula desmente Trump sobre Brasil ser um mau parceiro comercial

Donald Trump e Lula. Photo by Reuter/Yuri Gripas e Marcelo Camargo/Agência Brasil
Luiz Inácio Lula da Silva

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva definiu, nesta quinta (14), como “mentira” uma declaração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de que o Brasil seria um mau parceiro comercial.

“Ele resolveu contar algumas mentiras sobre o Brasil. E nós estamos desmentindo. Ele disse que tinha prejuízo no comércio com o Brasil. Ele só tem lucro”.

Lula discursou sobre o tema em evento no Recife, onde entregava títulos de terra no bairro periférico de Brasília Teimosa. Ele exemplificou que, em 15 anos, os Estados Unidos tiveram um lucro no comércio de US$ 410 bilhões.

“É mentira quando o presidente norte-americano diz que o Brasil é um mau parceiro comercial. Eu quero dizer, para as pessoas mais pobres desse país, que a gente continua com vontade de negociar”.

“Parceiro horrível”, disse Trump
Mais cedo, Trump disse que o Brasil “tem sido um parceiro comercial horrível em termos de tarifas”. Segundo a Agência Reuters, o presidente dos Estados Unidos criticou a relação de tarifas entre os países.

“Como vocês sabem, eles nos cobram tarifas tremendas, muito mais do que nós cobrávamos deles. Não estávamos cobrando nada, essencialmente”, disse Trump.

Além do aspecto comercial, Lula, no evento no Recife, também criticou o posicionamento de Trump de que o Brasil não seguiria o rito legal adequadamente em função do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro por parte do STF.

De acordo com a Reuters, Trump apontou que Bolsonaro seria vítima de “uma execução política”. O presidente americano justificou, mais uma vez, as tarifas comerciais de 50% sobre os produtos brasileiros em função do que ele chamou de “perseguição política”.

“Agora eles estão sendo cobrados em 50% de tarifas, e eles não estão felizes, mas é assim que as coisas são”, disse Trump.

Em Salgueiro e Floresta, no Sertão, governadora Raquel Lyra dá continuidade à agenda do Ouvir Para Mudar

Dando continuidade à rodada do Ouvir para Mudar no Sertão pernambucano, a governadora Raquel Lyra cumpre agenda nos municípios de Salgueiro, no Sertão Central, e Floresta, no Sertão de Itaparica.

No evento, moradores vão poder votar nas iniciativas e obras que serão prioridades para o Estado no próximo ano. Além disso, também será feito um balanço das ações realizadas pela gestão.

AGENDA DA GOVERNADORA RAQUEL LYRA | Sexta-feira, 15 de agosto de 2025

9h – Ouvir para Mudar em Salgueiro
Local: Escola Técnica Estadual (ETE) Prof. Urbano Gomes de Sá – Rua Valdemar Menezes, 940 – Nossa Sra. Aparecida, Salgueiro

15h – Ouvir para Mudar em Floresta
Local: Escola Técnica Estadual (ETE) Deputado Afonso Ferraz – Avenida Audomar Ferraz, 99 – Centro, Floresta

Ouvir para Mudar: em Ouricuri, governadora Raquel Lyra destina mais de R$ 100 milhões em investimentos para estradas, segurança e recursos hídricos

Durante a segunda plenária do processo de escuta popular Ouvir para Mudar 2025, realizada nesta quinta-feira (14), no município de Ouricuri, no Sertão do Araripe, a governadora Raquel Lyra fez anúncios e assinaturas importantes para a região. Com investimentos no valor de mais de R$ 100 milhões, foram autorizadas as ordens de serviço de restauração da PE-630 e PE-555; a assinatura da licitação para construção de uma nova delegacia em Exu; e anunciados recursos voltados a melhorias hídricas no Araripe.

“Estamos em mais uma plenária do Ouvir para Mudar, quando construímos junto com a população a nossa Lei Orçamentária Anual. Isso garante que tudo o que formos executar esteja alinhado com o sentimento e a necessidade de cada região. Viemos ao Araripe reafirmar nosso compromisso com o Sertão de Pernambuco, garantindo infraestrutura, estradas, mais acesso à água, segurança, educação e saúde. Esse trabalho é feito em parceria com prefeitos, deputados e toda a população. Esse momento que estamos vivendo é de grande oportunidade para que as pessoas que nunca foram vistas, possam ser enxergadas pelo Governo de Pernambuco”, destacou a governadora Raquel Lyra.

O secretário de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional, Fabrício Marques, reforçou a importância do evento. “Estamos prestando conta daquilo que foi demandado pela população em 2023. Parte significativa já foi executada, a outra está em execução. Além disso, temos a oportunidade de ouvir a população para atualizar as prioridades”, frisou.

PE na Estrada – Aguardada há 40 anos pela população, a PE-630, rodovia entre o município de Trindade e o Distrito de Barra de São Pedro, em Ouricuri, recebeu ordem de serviço para execução das obras remanescentes de restauração. Com investimentos de R$ 25,6 milhões, a iniciativa contempla 13 quilômetros da rodovia, com entrega prevista para julho de 2026.

Já a PE-555, que liga Parnamirim a Urimamã, passará por obras de restauração em seus 55,3 km, com investimento de R$ 62,3 milhões e previsão de conclusão em outubro de 2026. Os serviços incluem reciclagem do pavimento, melhorias na drenagem, novo asfalto e sinalização.

“Pernambuco vive um momento diferenciado de investimento em estradas, realizando o sonho da população de poder ir e vir com segurança”, ressaltou o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, André Teixeira Filho.

O prefeito de Ouricuri, Victor Coelho, agradeceu a atenção do Estado com o município. “Nos últimos 20 anos nunca se viu tanto investimento para a nossa cidade. Não tem outra palavra que defina a não ser gratidão”, celebrou.

Por sua vez, a prefeita de Trindade, Helbinha Rodrigues, enalteceu o compromisso da gestão estadual com a região do Araripe. “Por muitos anos nossa região foi esquecida. Hoje, vivemos um novo momento. Sabemos que vocês vieram para ouvir e para realmente mudar”, enfatizou.

Edna Maria, de 60 anos, moradora do distrito de Barra de São Pedro, em Ouricuri, participou da plenária para pedir a restauração da PE-630. “Faz mais de 40 anos que a população está tentando ver se consegue essa pista. Agora, finalmente ela vai sair”, disse.

Águas de Pernambuco – Na área de recursos hídricos, a chefe do Executivo estadual divulgou importantes avanços. Foi assinada, por exemplo, ordem de serviço para substituição de um trecho do Sistema Adutor do Oeste, com investimento de R$ 3,7 milhões e previsão de beneficiar 149 mil pessoas das cidades de Araripina, Ipubi, Trindade e distritos vizinhos. Outra ação confirmada foi a substituição de 2,5 quilômetros de adutora da ETA Luiz Gonzaga para Exu, no valor de R$ 3 milhões, beneficiando 90 mil habitantes de Bodocó, Exu, Granito e Moreilândia.

Também foi autorizada a licitação para obras complementares de ampliação da ETA Voluntários da Pátria, em Ouricuri, com aporte de R$ 3,7 milhões. A intervenção beneficiará cerca de 250 mil moradores. “Nosso principal objetivo é entregar a água tratada, porque muitas dessas comunidades não podiam receber água pelo fato dela não receber o devido tratamento. Com essas ações, as ETAs finalmente vão poder levar a água tratada para as cidades, inclusive para a população rural”, detalhou o secretário de Recursos Hídricos e Saneamento, Almir Cirilo.

Juntos pela Segurança – A governadora deu a autorização de licitação para construção de nova delegacia de Exu, com aporte R$ 1,7 milhão. Ainda para esta região, o Governo do Estado já havia anunciado anteriormente a construção do Complexo da Polícia Científica, em Ouricuri. “Uma demanda muito antiga da população, que precisava se deslocar para Petrolina, seja para fazer um exame de lesão corporal ou a liberação do corpo de um ente querido que precisa ser velado”, explicou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

“É uma satisfação a gente poder participar de um evento que é transformador na vida das pessoas. Este é um governo que tem cuidado do seu povo”, frisou a deputada estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Socorro Pimentel.

Estiveram presentes no evento os secretários estaduais Carlos Braga (Assistência Social, Combate à Fome e Políticas Sobre Drogas), Joanna Figueirêdo (Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência), Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico), Kennys Bonati (Ciência, Tecnologia e Inovação – em exercício), Juliana Gouveia (Mulher), Erika Lacet (Controladoria Geral), Paulo Paes (Administração Penitenciária e Ressocialização), Ana Maraiza (Administração), Túlio Vilaça (Casa Civil), Kaio Maniçoba (Turismo e Lazer), João Salles (Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais), Ivete Lacerda (Esportes), Rodrigo Ribeiro (Projetos Estratégicos) e Cacau de Paula (Cultura). Também participaram o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Francisco Cantarelli; o comandante-geral da PMPE, Ivanildo Torres; e o delegado-geral da Polícia Civil, Renato Rocha; e outros integrantes do governo estadual. Os prefeitos Teto Teixeira (Moreilândia), Júnior Pinto (Exu), Múcio Angelim (Parnamirim) e João Marcos Siqueira (Ipubi) também participaram do Ouvir para Mudar no Araripe.

Foto: Miva Filho/Secom

Em Petrolina, governadora Raquel Lyra autoriza mais de R$ 60 milhões em obras hídricas e anuncia nova instalação do Porto Digital durante o Ouvir para Mudar

Dando início ao Ouvir para Mudar 2025, a governadora Raquel Lyra autorizou, nesta quinta-feira (14), mais de R$ 60 milhões em obras hídricas no município de Petrolina, no Sertão do São Francisco, com a ampliação de sistema produtor e a instalação de Estação de Tratamento de Água. Nesta primeira rodada de escuta popular, a gestora apresentou um balanço das ações que já foram executadas pelo Governo de Pernambuco nos últimos anos na região e abriu espaço para a população elencar as iniciativas que serão prioridades para o Estado em 2026. Ainda foi firmado um protocolo de intenções com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) para implantação de um HUB de inovação que será gerido pelo Porto Digital em Petrolina.

“O Governo de Pernambuco tem investido muito no fortalecimento da saúde pública de Pernambuco, descentralizando os serviços, trabalhando para trazer mais água, estradas, saúde e segurança. Hoje, viemos ao município de Petrolina para fazer um balanço das entregas feitas nos últimos anos e assinamos ordens de serviço que dialogam com o acesso à água, irão atender a escolas da Rede Estadual de Ensino e permitir a instalação do Porto Digital no município. Entregaremos a LOA no início de setembro e, a cada semana, faremos esta escuta qualificada para direcionar os recursos estaduais para onde é necessário”, destacou Raquel Lyra.

Entre as obras hídricas autorizadas, esteve a autorização de licitação da obra de ampliação da produção do Sistema de Abastecimento de Água (SAA Petrolina). Com investimento de R$ 42 milhões, a obra irá beneficiar 350 mil habitantes. Ainda foi autorizada a aquisição e instalação da Estação de Tratamento de Água de 50 litros por segundo, em Lagoa Grande e no distrito de Izacolândia, em Petrolina. Com investimento de R$ 9,3 milhões, a obra irá beneficiar 23 mil habitantes.

“Foram dadas importantes ordens de serviço para início de licitações, que devem acontecer no máximo em um mês, num total de mais de R$ 60 milhões. Complementando com as ações que já estão em andamento, essas ações são fundamentais para o aumento da produção de água tratada. Ela vai aumentar em 40%. Vamos não só melhorar a eficiência das estações de tratamento existentes como também já está em construção uma nova estação”, explicou o secretário de Recursos Hídricos e Saneamento, Almir Cirilo.

Na educação, foram autorizadas as construções de quatro quadras em escolas da Rede Estadual de Ensino, com o investimento de R$ 3,1 milhões. Na área de Ciência, Tecnologia e Inovação, a gestora firmou um protocolo de intenções com a Univasf para implantação do Porto Digital, no município de Petrolina. Ainda durante a manhã, a governadora visitou as instalações da universidade. A expectativa é atrair startups, empresas, pesquisadores e empreendedores, ampliando a geração de negócios e fortalecendo a presença do ecossistema de inovação no Sertão.

“Estamos aqui, neste momento, para somar forças. Para dar as mãos em prol da população. Esse é o espírito público: ouvir as pessoas, agir com responsabilidade e trabalhar verdadeiramente pelo povo. Petrolina está às margens do Rio São Francisco e sempre precisou de investimentos significativos na expansão da água tratada e saneamento para que esses serviços cheguem a quem mais precisa”, comentou o prefeito de Petrolina, Simão Durando.

OUVIR PARA MUDAR – Cidadãos acima de 16 anos e com CPF regularizado poderão escolher a proposta de sua preferência através da plataforma ouvirparamudar.pe.gov.br, que ficará disponível até o final deste mês. No dia 15, às 8h, a ação do governo vai aportar em Salgueiro, na Escola Técnica Estadual (ETE) Professor Urbano Gomes de Sá. Na mesma data, às 14h, Floresta vai receber a estrutura na ETE Deputado Afonso Ferraz. O Ouvir para Mudar vai passar ainda pela Região Metropolitana do Recife (RMR), pelas Zonas da Mata Norte e Sul, pelos Agrestes Central, Meridional e Setentrional, e pelos Sertões do Moxotó e do Pajeú, com datas e locais a serem definidos pelo Governo.

“Em 2023, no primeiro ano da nossa gestão, fizemos uma grande rodada do Ouvir para Mudar, que teve mais de 20 mil participações nas 12 regiões de desenvolvimento. Nesse segundo momento, o Governo de Pernambuco está trazendo algo inovador, que é prestar conta das prioridades que foram demandadas em 2023. Aquelas prioridades se transformaram em programas, alguns exemplos são o PE na Estrada, o Água de Pernambuco e o Juntos pela Educação”, comentou o secretário de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional, Fabrício Marques.

Durante o evento, foram autorizadas as seguintes iniciativas:

– Assinada a Autorização de Licitação da Obra de Ampliação da Produção do SAA Petrolina, com investimento de R$ 42 milhões, beneficiando 350 mil habitantes;

– Assinada a autorização de aquisição e instalação da ETA de 50 litros em Lagoa Grande e Distrito de Izacolândia, em Petrolina, com investimento de R$ 9,3 milhões, beneficiando 23 mil habitantes;

– Assinada a autorização de licitação da obra de Ampliação do Sistema Produtor da ETA 2 em Petrolina, com investimento de R$ 6 milhões, beneficiando 32 mil habitantes;

– Assinada a ordem de serviço da ampliação e adequação do Sistema Produtor de Lagoa Grande e Distrito de Izacolândia, em Petrolina, com investimento de R$ 4,9 milhões, beneficiando 23 mil habitantes;

– Assinada a Ordem de Serviço da implantação de subadutoras ao longo da BR 407 (DNIT), em Petrolina, com investimento de R$ 3,1 milhões, beneficiando 45 mil;

– Assinada a Ordem de Serviço para construção de quatro quadras escolares em Petrolina, com investimento de R$ 3,1 milhões, beneficiando: Escola Malaquias Mendes da Silva; o Centro Estadual Supletivo João Barracão; a Escola Núcleo de Moradores; e a Escola Doutor Diego Barros, alcançando 2.244 estudantes;

– Assinado protocolo de intenções com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) para implantação do Porto Digital, no município de Petrolina.

Participaram do evento os secretários Carlos Braga (Assistência Social, Combate à Fome e Políticas Sobre Drogas), Joanna Figueirêdo (Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência), Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico), Kennys Bonati (Ciência, Tecnologia e Inovação – em exercício), Juliana Gouveia (Mulher), Erika Lacet (Controladoria Geral), André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura), Paulo Paes (Administração Penitenciária e Ressocialização), Ana Maraíza (Administração), Alessandro Carvalho (Defesa Social), Túlio Vilaça (Casa Civil), Kaio Maniçoba (Turismo e Lazer), João Salles (Assessoria Especial e Relações Internacionais), Ivete Lacerda (Esportes) e Rodrigo Ribeiro (Projetos Estratégicos).

Ainda estiveram presentes o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Francisco Cantarell; o comandante-geral da PMPE, Ivanildo Torres; e o delegado geral da Polícia Civil, Renato Rocha. Os prefeitos Corrinha (Dormentes); Clóvis Ramos (Afrânio); Catharina Garziera (Lagoa Grande); Galego de Nanai (Cabrobó) e Ismael (Orocó) também compareceram.

Foto: Janaína Pepeu/Secom

CDL Caruaru participa de Audiência Pública para discutir políticas para o comércio local

A CDL Caruaru participa, a partir das 9h desta sexta-feira (15/08), de uma Audiência Pública na Câmara Municipal para a discussão de políticas para o comércio local. A propositura, do vereador Anderson Correia (PP), surgiu após reunião do parlamentar com a diretoria da CDL Caruaru.

A discussão visa debater questões estruturais, sociais e econômicas que afetam o centro da cidade, a fim de buscar soluções. Segundo o vereador, o objetivo é envolver autoridades, instituições públicas e privadas, além da sociedade civil, na construção de políticas públicas voltadas para a melhoria do setor.

Durante a Audiência Pública serão reunidas ideias de cidadãos e entidades que possam contribuir para o levantamento de políticas voltadas para o comércio local. “Nossas preocupações são relacionadas à mobilidade urbana, trânsito/zona azul, infraestrutura, limpeza, segurança e meio ambiente do comércio de Caruaru”, detalha o presidente da CDL Caruaru, Rossini Batista.

O presidente da CDL Caruaru acrescenta ainda outras questões, como: “criação de vagas de estacionamento e paradas regulares para embarque e desembarque, tanto para transporte público (a exemplo de aplicativos) quanto para particulares; reversão de áreas destinadas aos ambulantes; bem como estacionamentos, pois essas áreas não estão cumprindo a destinação que lhes foi dada”.

O vereador Anderson Correia esteve, no último mês, na CDL Caruaru, sendo recepcionado pelo presidente da CDL, Rossini Batista, e pelo 3° vice-presidente, Almir Bezerra. “A propositura da audiência pública surgiu a partir do.encontro, durante o qual eu tive a oportunidade de ouvir atentamente as demandas apresentadas pelos representantes do setor”, destacou o vereador.

CDL Caruaru – Instituição associativa de caráter civil, que congrega vários e representativos segmentos do comércio lojista, atuando nos termos das normas estatutárias em vigor, tendo ao longo da sua existência prestado relevantes serviços aos empresários lojistas e contribuído com o desenvolvimento da cidade de Caruaru e do Estado de Pernambuco. Como instituição que representa a classe empresarial local, possui centenas de filiados com os quais mantém uma relação de cunho associativista da mais profícua, até mesmo porque é a entidade mantenedora do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Mais informações sobre os serviços prestados à população podem ser obtidas pelo número de telefone (81) 3101-2900.

Candidatos que se inscreveram nos cursos gratuitos da TI Criativa precisam habilitar a inscrição para não perder a vaga

Termina nesta sexta-feira (15) o prazo de habilitação para os cursos T.I Criativa. Os candidatos precisam cumprir essa etapa para garantir a participação no curso em que já realizaram a inscrição. Todas as orientações necessárias foram encaminhadas por e-mail. A TI Criativa é uma ação fruto da parceria entre o Senac Pernambuco, o Porto Digital e o Governo de Pernambuco, que está oferecendo 500 vagas gratuitas de qualificação profissional nas áreas de Tecnologia da Informação (TI) e Economia Criativa em Caruaru.

Para garantir a vaga nas formações, o candidato tem que passar por três etapas. A primeira foi a de inscrição. Os alunos que foram classificados receberam um e-mail com orientações para as fases seguintes. A próxima, que termina dia 15 de agosto, é a de habilitação. No e-mail constam as informações sobre os cursos em que o candidato classificado terá que fazer a matrícula e quem não habilitar a inscrição perderá sua inscrição e a vaga será ocupada por alguém que está na lista de espera.

Os cursos serão realizados presencialmente em Caruaru, com turmas pela manhã (8h às 12h), à tarde (14h às 18h) e à noite (18h às 22h). As formações são de Programação Full Stack, Análise de Dados, Design de Games e Edição de Vídeo. Os participantes serão estimulados a desenvolver competências técnicas (hard skills) e habilidades socioemocionais (soft skills), como comunicação, criatividade e pensamento crítico. Também terão acesso a mentorias, visitas técnicas e interações com empresas.

Matrícula – A partir do dia 18 de agosto, o candidato que foi classificado e habilitou a inscrição poderá realizar a matrícula. Neste caso, ela tem que ser realizada presencialmente no Senac Caruaru, na Av. Maria José Lyra, 140, no bairro Indianópolis. É necessário levar documentos pessoais, como CPF, RG, comprovante de residência e escolaridade. A previsão para começar as aulas é dia 1° de setembro de 2025. Em caso de dificuldade, é indicado entrar em contato no e-mail: jump@portodigital.org ou nos telefones: (81) 3727.8259 / 8260.

Estudantes da primeira turma de Psicologia da Asces-Unita realizam Cerimônia do Código de Ética

Foto: Carla Nogueira

O Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) realizou, na noite desta terça-feira (12), a Cerimônia do Código de Ética e a Aula Magna para os estudantes do sexto período do curso de Psicologia.

O evento marcou uma nova etapa na formação acadêmica da turma, que, a partir de agora, poderá iniciar estágios na área, aplicando na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. A coordenadora do curso de Psicologia, Danila Aciole, destacou a importância desse momento: “A partir de agora os estudantes passarão a ter um contato mais intenso com as práticas profissionais do psicólogo e da psicóloga. Esse evento é para marcar, ser simbólico, chamar as famílias para comemorar com eles, além de ser um momento para refletir sobre a importância do código de ética na formação e dentro dessa prática profissional”.

A noite foi marcada por emoção e surpresas, incluindo a presença dos familiares, que parabenizaram os estudantes pela conquista e celebraram junto esse momento especial.

Durante a cerimônia, os alunos realizaram o juramento da categoria e, acompanhados dos familiares, receberam uma cópia do Código de Ética da Psicologia. A estudante do sexto período, Catarina, relatou a experiência: “Foi lindo, foi muito acolhedor. Eu estou muito feliz em fazer parte da Asces. A gente se sente como uma turma de colégio, se sente muito amado, muito acolhido e muito ‘pronto’ para o que vai acontecer. É muito bom ter essa segurança de pessoas que nos acolhem e que nos impulsionam para o que a gente sonhou”.

A solenidade também teve um significado especial para a instituição, pois esta é a primeira turma de Psicologia da Asces-Unita, curso iniciado em 2023, a participar da Cerimônia do Código de Ética.

HRA registra alta de 74,75% em cirurgias no primeiro semestre de 2025

O Hospital Regional do Agreste (HRA), localizado em Caruaru, Agreste pernambucano, registrou um avanço significativo no volume de cirurgias ao comparar o primeiro semestre de 2025 com o mesmo período de 2024. Segundo relatório interno, o número total de procedimentos cirúrgicos cresceu 74,75%, resultado direto de melhorias na gestão do centro cirúrgico, na infraestrutura e no engajamento das equipes assistenciais.

Entre as especialidades com maior evolução, destaca-se a cirurgia vascular, com uma alta de 632,14% de procedimentos, impulsionada pelo aumento do número de plantonistas, reorganização do mapa cirúrgico e consolidação do “bate-mapa”, checagem multidisciplinar que confirma, na véspera, as condições para as cirurgias do dia seguinte.

As cirurgias de trauma bucomaxilofacial apresentaram um aumento de 84,71%; já nas de ortopedia/traumatologia, áreas em que o HRA é referência em todo o interior do estado, a alta foi de 70,52%, apoiada por investimentos em tecnologia — aquisição de dois novos arcos cirúrgicos (o parque passou de dois para quatro equipamentos) e nove perfuradores ósseos elétricos, eliminando a dependência de cilindros de gás. A cirurgia geral, beneficiada pela centralização do mapa e checagem preventiva diária, registrou ampliação de 59,03%.

O relatório evidencia o impacto de ações estruturantes no aumento do número de cirurgias, reforçando a eficiência operacional e a capacidade do HRA em responder às demandas da população. “Entre as iniciativas que sustentaram o crescimento, o HRA consolidou um único mapa cirúrgico para melhor alocação de salas e horários, implantou o ‘bate-mapa’ e reforçou a atuação de coordenações e chefias”, explica Frank Lima, diretor médico da unidade.

“Os resultados refletem o comprometimento das equipes e a capacidade do hospital de ampliar o acesso com segurança e qualidade. Manteremos o monitoramento de indicadores, a capacitação dos profissionais e a otimização de recursos para sustentar essa trajetória de crescimento”, afirma Ítala Gomes, diretora-geral do HRA.