Danilo Cabral demitido da Sudene: veja nota

*NOTA DE DANILO CABRAL*

Fui comunicado de meu desligamento da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), após dois anos e dois meses de intensa dedicação. Foi uma honra servir ao Brasil, em especial ao povo nordestino, nesse período desafiador e transformador.

Agradeço ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao ministro Waldez Góes pela confiança, e à valorosa equipe da Sudene pelo trabalho conjunto que realizamos.

Deixo o cargo com a convicção do dever cumprido. A SUDENE VOLTOU.

Agradeço também a todas as manifestações de apoio e solidariedade recebidas nos últimos dias. Continuarei atuando em favor do desenvolvimento do Nordeste — especialmente de Pernambuco, minha terra natal — com o olhar firme na superação das desigualdades e na melhoria da qualidade de vida do nosso povo.

A luta por Pernambuco é minha missão de vida. Seguiremos juntos.

Polícia Federal investiga organização criminosa responsável por fraudes de mais de R$ 5 milhões contra a Previdência Social

A Polícia Federal em Pernambuco deflagrou na manhã desta terça-feira (05/08/2025) a Operação Apófis, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada na prática de fraudes contra a Previdência Social, com possível envolvimento de servidores públicos. As investigações tiveram início em 2023, a partir de levantamentos realizados pelo Núcleo Regional de Inteligência da Previdência Social no Estado de Pernambuco, que apontaram a existência de uma suposta articulação criminosa envolvendo um servidor público e terceiros, que teria causado um prejuízo estimado em mais de R$ 5 milhões aos cofres públicos.

O esquema investigado consiste na manipulação dos sistemas informatizados do INSS para viabilizar a contratação fraudulenta de empréstimos consignados em nome de aposentados e pensionistas, sem o conhecimento ou autorização dos mesmos, em geral, por solicitação de instituições financeiras, supostamente em conluio com servidores públicos da autarquia previdenciária.

Na data de hoje, 65 policiais federais e 5 servidores do quadro técnico do Ministério da Previdência Social estão dando cumprimento a 13 (treze) mandados de busca e apreensão nas cidades de Recife, Cabo de Santo Agostinho, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Ponta Grossa. Os mandados foram expedidos pela 4ª Vara da Justiça Federal de Pernambuco, que também determinou o afastamento cautelar do servidor investigado de suas funções e o bloqueio de seu acesso aos sistemas do INSS, além da proibição, para vários investigados, de ingresso em qualquer unidade do INSS e a proibição de contato com servidores, agentes públicos ou prestadores de serviço vinculados ao INSS.

Os crimes investigados incluem corrupção ativa, estelionato, inserção de dados falsos em sistema de informações, violação de sigilo profissional, organização criminosa e lavagem de dinheiro. O nome da operação faz referência à figura mitológica do Egito Antigo, Apófis, considerada a personificação do caos – uma alusão aos danos causados à Previdência Social pelos esquemas fraudulentos identificados.

Governadora Raquel Lyra empossa novos conselheiros estaduais de saúde e reforça compromisso com o SUS em Pernambuco

A governadora Raquel Lyra empossou, nesta segunda-feira (4), os novos membros do Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES-PE), que atuarão no biênio 2025-2027. Ao todo, 64 conselheiros, sendo 32 titulares e 32 suplentes, foram oficialmente nomeados para compor o colegiado, cuja missão é formular estratégias e fiscalizar a execução da política estadual de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros. A vice-governadora Priscila Krause acompanhou a posse.

“Este conselho tem uma representatividade e uma força muito grande, num tema que é sensível e caro ao povo pernambucano. Temos hoje o maior nível de investimento em saúde da nossa história, com foco total na responsabilidade de cuidar de todos que precisam. Estamos com reformas em grandes hospitais, já inauguramos mais de 600 leitos em unidades de saúde, credenciamos novos serviços e seguimos trabalhando pela descentralização da assistência. O conselho tem um papel fundamental para que possamos ser mais eficientes nos gastos e mais rápidos nas respostas”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.

O Conselho Estadual de Saúde é formado por 50% de representantes dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), 25% de trabalhadores da saúde e 25% de gestores e prestadores de serviços. A gestão do CES-PE para o novo biênio foi definida por meio de uma comissão eleitoral instituída com regimento próprio e calendário amplamente divulgado.

Com reuniões mensais ordinárias, o colegiado acompanhará a execução da política estadual de saúde e deliberará sobre os rumos do sistema, inclusive no plano econômico e financeiro. “Este é um momento emocionante e histórico. É a primeira vez que o Governo do Estado dá posse pessoalmente ao Conselho Estadual de Saúde. Hoje é um dia que marca a renovação de um ciclo e também reafirma a importância do controle social para o SUS, uma verdadeira materialização da participação popular e da gestão democrática promovida pelo Governo do Estado”, destacou a secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti.

Presidente eleito do CES-PE, Gutemberg Félix Ferreira, servidor do Estado e militante da área de vigilância em saúde, destacou o compromisso com o SUS. “Não acho que isso seja um espaço de poder, mas de responsabilidade. Nosso dia a dia é o fortalecimento do SUS, não temos outra bandeira”, declarou. Recém-empossada, Roberta Jorgea, diretora geral de Gestão Participativa da SES, disse que o conselho é um instrumento essencial para a construção das políticas públicas. “Não existe SUS sem o controle social. É com muita satisfação que integramos esse espaço, sempre com foco no interesse da coletividade”, afirmou.

Presente no evento, o deputado estadual João Paulo também celebrou o papel do SUS e defendeu ações voltadas à prevenção. “O SUS é muito importante para o povo brasileiro, mas tão importante quanto ele é a saúde preventiva, nas comunidades, nas equipes de saúde da família, fazendo trabalho preventivo”, pontuou.

Também participaram da posse o deputado estadual Joaquim Lira, a secretária de Administração, Ana Maraíza, a promotora de Justiça do Ministério Público de Pernambuco, Helena Capela, e a representante da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde em Pernambuco, Roberta Amorim.

33º FIG divulga balanço com números positivos de movimentação turística e retorno financeiro para Garanhuns

Com o tema “Tradição Viva, Cultura em Movimento”, a 33ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns foi realizada entre os dias 10 e 27 de julho, reunindo quase 500 atrações culturais em 23 polos espalhados pela cidade. Durante os 18 dias de programação, mais de 2 milhões de pessoas passaram por Garanhuns, movimentando a economia local com um impacto estimado em R$ 200 milhões. A rede hoteleira da cidade registrou ocupação superior a 90%.

A Praça Mestre Dominguinhos contou com um bom índice de público durante sua programação, chegando a um público superior a 80 mil pessoas em algumas noites. Já em outros polos como a Lona de Circo Índia Morena, XVIII Virtuosi, Palco Estação, Teatro Adulto, Infantil e Alternativo e Dança houve lotação de público em diversas sessões, além do tradicional cortejo do Boi da Macuca que reuniu milhares de pessoas nas ruas da cidade. Assim, o FIG segue consolidado no calendário de eventos de Pernambuco como um dos mais importantes para o Estado.

“O FIG deste ano foi sem dúvidas o melhor de todos, tivemos a cidade repleta de turistas durante 18 dias. O que movimentou toda uma cadeia produtiva, gerando também mais emprego e renda para todos os garanhuenses. Além disso, tivemos a oportunidade de anunciar mais 15 atrações que estão confirmadas para a 34ª edição do Festival, em 2026”, afirma o prefeito Sivaldo Albino.

“Aproveito ainda para destacar e agradecer a participação importante de diversos órgãos parceiros nesta edição; entre eles a Neoenergia, Corpo de Bombeiros Militares, Bombeiros Civis, Polícia Militar, Polícia Civil, PRF, AMSTT, Sesc e Sebrae. Além de todos os nossos patrocinadores desta edição, entre eles o Governo do Estado, Banco do Nordeste | Governo Federal, Esportes da Sorte e Boticário”, completa.

De acordo com dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Orçamento que realizou uma pesquisa com turistas de 18 estados brasileiros e de dois países, e no geral apresentaram índice de 90,6% de satisfação com o evento, aprovando o FIG 2025. Deste total os munícipes descreveram o evento em: Excelente (37,1%), bom (49,4%), regular (12,4%) e ruim (apenas 1,1%). Já os turistas classificaram o FIG como: Excelente (54,5%), bom (38,7%), regular (6,1%) e ruim (apenas 0,7%).

Outros 59,4% dos turistas confirmaram que estariam presentes mais de três dias no evento, com gastos médios diários que podiam passar de R$ 500 (15,5%), e 30,8% afirmando que estariam dispostos a investir de R$ 200 a R$ 500 durante a o dia do evento. Com boa movimentação, bares e restaurantes tiveram incremento de 30% a 40% no faturamento e o comércio apresentou melhoria no movimento na ordem de 15%.

O FIG 2025 se despediu do público com 15 atrações confirmadas para o próximo ano: Raphaela Santos, Anderson Neiff, Jota Quest, Belo, Hungria, Wesley Safadão, Roupa Nova, Ferrugem, Filipe Ret, Anavitória, Biquíni, Delacruz, Claudia Leitte, Luiza Possi e Cheiro de Amor. O cantor Tarcísio do Acordeon, que já havia sido anunciado anteriormente, também integra a programação do ano que vem.

Homenagem – O Festival homenageou o xilogravurista pernambucano J Borges, e teve a identidade visual desta edição desenvolvida pelo seu filho, Bacaro Borges. J. Borges foi um dos artistas populares mais renomados do país. Nasceu em 1935, no município de Bezerros (PE), e é um dos precursores da xilogravura brasileira.

“O FIG mais uma vez foi bem-sucedido, e tivemos um alto nível artístico em todos os polos. Por esta razão já estamos empenhados em fazer ainda melhor no próximo ano. Além disso, o público de turistas e excursionistas sempre acaba, absorvendo muito mais do que entretenimento. A curadoria entende que a programação do FIG reflete também um pouco da identidade do nosso povo”, destaca a secretária de Cultura e Turismo, Sandra Albino.

A 33ª edição do Festival foi uma realização da Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, com patrocínio da Esportes da Sorte, Banco do Nordeste e Governo de Pernambuco, através da Secretaria Estadual de Cultura e Fundarpe. Conta ainda com o apoio de O Boticário, Sesc e Sebrae.

Pernambuco gera mais de 5 mil empregos em junho

O estado de Pernambuco continua a trajetória de crescimento na geração de empregos formais, registrando um saldo positivo de 5.179 novas vagas com carteira assinada no mês de junho. O resultado, divulgado nesta segunda-feira (4) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio do Novo Caged, é fruto de 52.697 admissões e 47.518 desligamentos, consolidando um semestre positivo para o mercado de trabalho local.

“Os números divulgados nesta segunda-feira pelo governo federal confirmam aquilo que quem está dentro da gestão estadual vê a todo momento: Pernambuco está crescendo novamente, de maneira constante e sustentável. Para mim, como governadora, é de uma satisfação sem tamanho constatar que a nossa gente está voltando a ter a sua carteira assinada, está tendo a sua dignidade devolvida, como nunca deveria ter deixado de ser. E muito mais está por vir, essa é a missão de todo o time do Governo”, declarou a governadora Raquel Lyra.

No acumulado do primeiro semestre de 2025, o desempenho do Estado é ainda mais forte, alcançando a terceira colocação na região com um total de 25.366 empregos gerados. Com este resultado, o total de empregos gerados na atual gestão do Governo do Estado chega a 136.417. Outro indicador de destaque foi o salário médio de admissão, que atingiu R$ 1.937,41 em junho. O valor representa um crescimento real de 1,5% em relação ao mês anterior e de 1% sobre o mesmo período do ano passado, superando também a média regional do Nordeste (R$ 1.933,77).

A liderança feminina na geração de empregos é um dos grandes destaques do ano. No acumulado de janeiro a junho, já são 16.956 postos de trabalho criados para as pernambucanas, o que representa 67% do total de vagas geradas no Estado. Em junho, a tendência se manteve, com 2.677 carteiras assinadas para mulheres, contra 2.502 para homens. “Os números divulgados hoje apontam para uma tendência de crescimento da geração de emprego no Estado. Apenas no mês de junho, foram mais de 5 mil posições geradas com carteira assinada, e no primeiro semestre nós acumulamos mais de 25 mil oportunidades criadas, das quais 67% foram destinadas a pessoas do sexo feminino, mães de família que estão aproveitando esse momento tão positivo para Pernambuco, sobretudo no setor de serviços”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Guilherme Cavalcanti.

Com o desempenho, Pernambuco ficou na quarta posição de geração de empregos no Nordeste em junho, atrás apenas da Bahia, do Ceará e do Maranhão.

“Os números de junho confirmam que Pernambuco está no caminho certo. É extremamente positivo ver o Estado manter um ritmo constante de geração de empregos formais, especialmente com o setor de serviços e a indústria puxando esse crescimento. Em um cenário nacional ainda desafiador, ver Pernambuco criar mais de 5 mil vagas em apenas um mês e ultrapassar 66 mil novos postos no acumulado de 12 meses mostra a força do nosso mercado de trabalho e a eficácia das políticas públicas e dos esforços do setor produtivo. É um resultado que merece ser celebrado”, destacou Manuca, secretário de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo.

O setor de Serviços foi, mais uma vez, o grande motor da economia pernambucana, respondendo pela criação de 2.128 vagas. O resultado foi puxado principalmente pelo dinamismo das áreas de informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas.

A Indústria seguiu como o segundo maior gerador de postos, com um saldo de 1.394 vagas, com forte influência da indústria de transformação e destaque para o fabrico e refino de açúcar. O setor de Comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas também teve um desempenho robusto, com 960 novos postos. A Agropecuária contribuiu com 401 vagas, impulsionada pelo cultivo de uva, enquanto a Construção Civil somou 296 novos empregos formais.

NOVO CAGED – O Novo Caged é um método de geração de estatísticas do emprego formal que capta informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) e do sistema Empregador Web. A partir dos dados reunidos, é possível calcular a subtração entre o número de admissões e o de demissões ocorridas em um determinado período, obtendo-se o saldo (positivo ou negativo) de postos de trabalho formal.

Sesc promove nona edição de Congresso Internacional de Arte/Educação

Foto: Maker Mídia

Com o objetivo de incentivar diálogos e práticas que reconheçam e valorizem culturas, memórias e identidades historicamente invisibilizadas, o Sesc Pernambuco promove, de 27 a 29 de agosto, a nona edição do Congresso Internacional Sesc de Arte/Educação, em correalização com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Recife. A iniciativa, referência para profissionais, pesquisadores e estudantes da área, tem se consolidado como um espaço essencial de reflexão sobre as conexões entre arte e educação, com foco na diversidade cultural, na criatividade e na formação crítica.

A programação terá como tema “Pós-Colonialismo: Arte/Educação como Emancipação”, e conta com mais de 140 atividades. “O Congresso tem se firmado como um espaço importante para a valorização da arte/educação como prática crítica e transformadora. Além das ações desenvolvidas pela área de cultura e pela Rede de Escolas do Sesc, é uma satisfação poder ampliar esses diálogos e promover reflexões fundamentais para nossa sociedade”, diz Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Pernambuco. Ele ainda anuncia iniciativa inédita: os 300 primeiros estudantes universitários de cursos de artes, educação e áreas afins terão gratuidade total nas inscrições, reforçando o papel social da instituição no acesso a esse tipo de formação.

Durante o período, a iniciativa vai reunir nomes de pesquisadores, educadores, mestres da cultura de tradição, docentes e escritores nacionais e internacionais em palestras, mesas de diálogos, cursos, ideathon, lançamento de livros, entre outras atividades, para gestores, artistas, professores, estudantes e demais pessoas interessadas no conteúdo. Já estão confirmadas para esta edição as presenças de Ana Mae Barbosa (SP), Gabriela Augustowsky (Argentina), Ricard Huerta (Espanha) e Hamlet Fernandes (Cuba). Estarão na agenda, ainda, as homenageadas Isabel Marques (SP), pesquisadora e pioneira no estudo do ensino da dança, e Inaldete Pinheiro (PE), escritora, contadora e uma das fundadoras do Movimento Negro de Pernambuco.

A iniciativa acontece desde 2008, a cada dois anos, e espera reunir 1,2 mil participantes presencialmente e mais 2,8 mil de forma online. Os ingressos para ambas as modalidades estão à venda, com valor a partir de R$ 60, no: https://congressoarteeducacao.sescpe.com.br. Na plataforma, além da programação completa e edital para submissão de trabalhos acadêmicos, também estão os valores de descontos para trabalhadores do comércio, estudantes de outras áreas, docentes, empreendedores da cultura, filiados a instituições de classe de cultura e educação e clientes do Cartão do Empresário.

“Chegar à nona edição do Congresso reafirma nosso compromisso com uma arte/educação crítica, plural e transformadora. Ao escolher o Pós-Colonialismo como tema central, queremos provocar reflexões sobre os caminhos que moldam o ensino da arte e fortalecer práticas que respeitam a diversidade, valorizam os saberes originários e promovem justiça social. É um espaço vivo de troca, escuta e construção coletiva”, afirma Rita, Gerente de Cultura do Sesc. Uma das novidades deste ano é o Ideathon, atividade de inovação que vai desafiar os participantes a identificar problemas reais, propor soluções criativas e apresentá-las para uma banca avaliadora, transformando ideias em projetos com impacto social.

PROGRAMAÇÃO – O Congresso começa às 8h30 da quarta-feira (27/8), com solenidade de abertura e apresentação da Cia de Dança de Petrolina. Às 10h, o público pode assistir à conferência “Pós-Colonialismo Hoje!”. Logo após, às 11h45, acontecem simultaneamente as mesas “O que os(as) arte/educadores(as) têm a aprender com Movimento Hip Hop?”, com os palestrantes Jaileila de Araújo Meneses (UFPE), Fagner Cleiton dos Santos (Luther) (MSCCA/PE) e Bárbara Vitória (Barbarize); “O que os(as) arte/educadores(as) têm a aprender com a arte/educação desenvolvida no Sesc?”, com Josimar Dantas (Sesc/PA), Carolina Gomes (Sesc/BA), Carlos Magno Monteiro (Sesc/CE) e Ademildes Filho (Departamento Nacional/RJ); e “O que os(as) arte/educadores(as) têm a aprender com os Povos Indígenas?”, na presença de Juliana Xukuru (MinC/PE), Andeson Cleomar (IFSertão) e Leonardo Moraes, do Departamento Nacional do Sesc. O encerramento do primeiro dia será com a “Mesa de Afetos Inaldete Pinheiro: Fragmentos de um discurso de amor à Arte/Educação”, por Ana Carolina Silva (Sesc/PE), Mariana Andrade (UFPE), Odailta Alves (UFPE) e Everson Melquíades (UFPE).

O segundo dia será iniciado com a apresentação de trabalhos acadêmicos, das 8h30 às 10h30. Entre 10h45 e 12h15 mais três mesas integram a programação: “O que os(as) arte/educadores(as) têm a aprender com os Movimentos da Diversidade?”, com Ricard Huerta (UV/Espanha) e Mitsy Queiroz (PE); “O que os(as) arte/educadores(as) têm a aprender com as Culturas Populares?”, com Manoel Salustiano (AMBS/PE), e Mestre Meia Noite (Daruê Malungo/PE) e Érico José (UnB); e “O que os(as) arte/educadores(as) têm a aprender com Terreiros de Religião de Matriz Africana?”, com o Babalorixá Chacon (Nação do Maracatu Porto Rico/PE), a Ialorixá Beth de Oxum (Centro Cultural Coco de Umbigada/PE) e Gustavo Lira (UFRPE). Às 18h45, Ana Mae Barbosa (USP/Universidade Anhembi Morumbi/SP), Fábio Brazil (Caleidos/SP), Fernanda Sgarbi (EMEF/SP) e Márcia Virgínia (UFPE) vão compor a “Mesa de Afetos Isabel Marques: Fragmentos de um discurso de amor à Arte/Educação”.

A sexta-feira (29) terá atividades a partir das 8h30, com as mesas “Qual o compromisso da Arte/Educação com o meio ambiente?”, com Gilberto Rodrigues (UFPE) e André Brandão (Sesc/PE); “O que os(as) arte/educadores(as) têm a aprender com o Movimento de Memória Social e Patrimônio Cultural desenvolvido pelo Sesc?”, com Wallace Lino (Entidade Maré), Deba Tacana (CAP-UFAC) e Ana Caroline Araújo (Sesc Departamento Nacional/RJ); “O que os(as) arte/educadores(as) têm a aprender com a Economia Criativa?”, discutida por Jéssica Zarina (PE), Dane de Jade (Ong Beatos/CE) e Paula Lourenço (Sesc/PE); e “O que os(as) arte/educadores(as) têm a aprender com as experiências Latino-Americanas?”, com Gabriela Augustowsky (Universidad Nacional de las Artes/Argentina), Hamlet Fernández Díaz (Unipam/MG/Universidad de la Habana/Cuba) e Adriana Fresquet (UFRJ).

Às 10h30, Ana Mae Barbosa marca presença na conferência “Arte e Vida”, com mediação de Fernando Azevedo (UFPE). Às 13h30, a homenageada Inaldete Pinheiro participa de um café com o público, sob mediação de Adalberto Trajano (Sesc/PE). À noite, a nona edição do Congresso será encerrada a partir das 18h30, com lançamento de livros e apresentações artísticas ao vivo.

CURSOS E IDEATHON – Assim como em edições anteriores, o Congresso Internacional Sesc de Arte/Educação dedica as tardes para as ações formativas. Neste ano, são 29 opções de cursos, divididos em pedagogias de música, artes, patrimônio, economia da cultura, performance, circo, cinema, literatura, teatro, dança, artes visuais. Os temas acontecem nos três dias, de forma simultânea, das 14h30 às 18h30. Entre os conteúdos, estão “Curso Trupé”, “Docência em perspectiva pós-Colonial: formação de Professores Pesquisadores como prática emancipatória”, “Experimentar cinema, desaprender o isolamento e reaprender políticas do comum”, “Gestão Social do Patrimônio Cultural e Cultura Popular”, “Quando penso no passado, não esqueço o meu futuro: perspectivas e abordagens de educação patrimonial”, Territórios Negros: Interdisciplinaridade na arte, na cultura e na educação” e “A Escrita no Encontro das Artes: Estímulos para a criação literária e para o ensaio crítico”. No mesmo horário, teremos o Ideathon, que tem como objetivo estimular os participantes a contribuir com ideias tecnológicas e inovadoras no campo da arte/educação, que gerem impacto social sendo aplicadas na resolução de problemas da área, de arranjos produtivos locais e da comunidade em geral. A ação prevê premiação para a solução vencedora.

Sesc – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, por meio de 23 unidades fixas, incluindo os hotéis Guadalupe (Sirinhaém), Triunfo e Garanhuns, além do Espaço Sesc no Shopping Boa Vista, no Recife, e o Centro Cultural Sesc Garanhuns. Oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde, inclusive para quem dispõe do Cartão do Empresário da Fecomércio/PE. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação da credencial entre outras funcionalidades. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br.

Serviço – Congresso Internacional Sesc de Arte/Educação
Data: 27 a 29 de agosto
Local: Universidade Federal de Pernambuco
Programação e inscrição: https://congressoarteeducacao.sescpe.com.br/
Dúvidas: (81) 99805.1668 | seccongresso@sescpe.com.br

OAB Caruaru promove evento gratuito sobre bolsas de estudo no exterior, em parceria com a Asces-Unita

A OAB Caruaru, por meio da Comissão de Relações Internacionais e do Projeto Justiça Internacional e Direitos Humanos (LAPRI / Asces-Unita), promove na sexta-feira (15 de agosto), das 14h às 16h, evento gratuito voltado para quem deseja estudar no exterior. A programação será realizada em formato híbrido, com participação presencial no Auditório da OAB Caruaru e transmissão online via Zoom.

O objetivo do encontro é apresentar oportunidades de bolsas de estudo para cursos de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado) em Direito e áreas afins. O evento contará com a participação de palestrantes brasileiros que já foram contemplados por programas internacionais. Eles irão compartilhar suas experiências, trajetórias e oferecer dicas práticas sobre os processos de candidatura.

Entre os nomes confirmados estão Emerson Francisco de Assis, presidente da Comissão de Relações Internacionais da OAB Caruaru, doutor em Direito e professor da Asces-Unita; Camila Barros, mestra em Migrações e Relações Interculturais pelo Programa Erasmus Mundus e egressa da Asces-Unita; Joice Bernardo, advogada e mestranda em Direito na Universidade de Lisboa, atual presidente do NELB; e Carlos Magno, fellow do Hansen Leadership Institute (EUA), bolsista da Fundación Carolina e mestrando na Universidade de Alicante (Espanha), também egresso da Asces-Unita.

Durante o encontro, os palestrantes trarão dicas sobre quais os percursos utilizados para alcançar a pós-graduação no exterior. “O evento busca ressaltar como os projetos de extensão contribuem para que os estudantes, após a graduação na Asces, possam aprofundar os seus estudos e, principalmente, qual a base que esses projetos trazem e que auxiliam essas pessoas a prosseguir os seus estudos e inclusive com financiamento externo, obtendo bolsa de estudos de governos, como o governo espanhol e também organizações internacionais como a união europeia’, explicou o professor Emerson Assis.

O evento é gratuito, com carga horária de 4 hora-aula e emissão de certificado. As inscrições estão abertas pelo Sympla (https://www.sympla.com.br/evento/bolsas-de-estudo-para-brasileiros-no-exterior-oportunidades-dicas-e-relatos-de-experiencia/3053882). Para os participantes da modalidade online, o link de acesso será disponibilizado no momento da inscrição.

Hospital Mestre Vitalino abre seleção para Auxiliar de Farmácia

O Hospital Mestre Vitalino (HMV) está com inscrições abertas, até o dia 8 de agosto, para o processo seletivo que visa a contratação imediata para o cargo de Auxiliar de Farmácia. A iniciativa integra o Edital nº 36/2025, que dispõe de três vagas para ampla concorrência, com regime celetista e jornada de 44 horas semanais, podendo atuar em plantões diurnos, noturnos ou em horário diarista, conforme a escala da unidade.

Entre os requisitos, os candidatos devem ter ensino médio completo e, preferencialmente, experiência prévia na função. As atribuições do cargo incluem armazenamento, dispensação e controle de medicamentos e produtos para a saúde, além do uso de sistemas informatizados para alimentação de dados.

O processo seletivo será realizado em três etapas: análise curricular, prova escrita e avaliação técnica comportamental, com cronograma já definido no edital. As inscrições devem ser feitas exclusivamente por e-mail, com envio de currículo e documentação comprobatória em formato PDF para o endereço: processoseletivo@hospitalmestrevitalino.com.br, com o nome completo e o cargo pleiteado no assunto.

As etapas do processo, bem como os resultados, serão divulgados no site oficial do hospital: www.hospitalmestrevitalino.com.br, na aba “Trabalhe Conosco”.

NTCPE está com inscrições abertas para os cursos gratuitos do mês de agosto

Foto: Freepic Diller para Freepik

Visando fortalecer a produção do Polo de Confecções de Pernambuco, é fundamental dispor de mecanismos que favoreçam a melhoria dos processos e a capacitação da força de trabalho. Com base nisso, o NTCPE – Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções em Pernambuco, por meio do Marco Pernambucano da Moda e da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, realiza, todos os meses, cursos gratuitos, com a finalidade de fomentar a indústria local de confecções e consolidar os empreendimentos regionais.

No mês de agosto, o ciclo de formações promove cursos em 10 cidades pernambucanas: Olinda, na Região Metropolitana do Recife; Caruaru, Chã Grande, Cupira, João Alfredo, Panelas, Passira, Riacho das Almas, Salgadinho, no Agreste; além de Gameleira, na Zona da Mata. As inscrições são gratuitas. Os detalhes sobre datas, horários e locais das aulas podem ser verificados no site www.ntcpe.org.br ou no perfil oficial do Núcleo no Instagram (@marcopemodantcpe).

Em Olinda, serão oferecidos os cursos “Corte e Costura (Módulo Avançado)”, de 18 a 22, “Criando Estampas que se Encaixam”, no dia 20, e “Modelagem Plana (Moda Praia)”, do dia 25 ao dia 29. Todos serão realizados na unidade do NTCPE, que fica no Mercado Eufrásio Barbosa, no Largo do Varadouro.

Em Caruaru, na sede do NTCPE, no bairro Maurício de Nassau, acontecerão os cursos de “Marketing Digital Descomplicado para Moda – Venda todos os Dias com o Instagram”, nos dias 5 e 6, “Colorimetria para o Varejo de Moda”, no dia 7, “Costura Industrial Polivalente em Tecido Plano (Módulo Básico), de 11 a 22, “Acabamento e Limpeza de Peças de Vestuário na Indústria”, de 12 a 15, e “Modelagem Digital Audaces (Módulo Básico)”, de 25 a 29.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, serão oferecidos os cursos de “Colorimetria para o Varejo de Moda”, no dia 5, e “Acabamento e Limpeza de Peças de Vestuário na Indústria”, de 18 a 21. Já com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, será ofertado o curso de “Corte e Costura (Iniciantes)”, de 20 a 26, no Centro de Qualificação Profissional do Salgado.

O curso “Costura Industrial Polivalente em Malha (Módulo Básico)”, voltado para a população de Chã Grande, será realizado na sede do NTCPE em Caruaru, no período de 11 a 26 de agosto. Em Cupira, haverá o curso de “Manutenção de Máquinas de Costura Industrial (Módulo Básico)”, de 4 a 15, no Centro Vocacional Tecnológico (CVT Cupira).

Em João Alfredo, há vagas para duas turmas de “Costura Industrial Polivalente em Tecido Plano (Módulo Básico e Módulo Avançado, respectivamente)”, de 4 a 15, no Espaço Avança João Alfredo. Panelas contará com o curso de “Costura Industrial em Tecido Plano (Módulo Básico)”, de 6 a 19 de agosto, no espaço Máquinas Que Gira.

Já Passira terá duas turmas do curso de “Costura Industrial Polivalente em Malha (Módulo Básico)”, do dia 18 ao dia 29, no CVT (Centro Vocacional Tecnológico) da cidade. Em Riacho das Almas, o curso que será oferecido é o de “Colorimetria para o Varejo de Moda”, promovido no dia 6, no Centro de Oportunidades. Em Salgadinho, haverá duas turmas do curso de “Costura Industrial em Tecido Plano – Vestido Infantil (Módulo Avançado)”, de 11 a 22, na Cooperativa de Mulheres.

E em Gameleira, serão promovidos os cursos de “Costura Industrial em Tecido Plano (Módulo Básico)” e de “Costura Industrial em Tecido Plano (Módulo Avançado)”, ambos de 4 a 15 de agosto, no Centro de Treinamento de Gameleira.

O diretor-presidente do NTCPE, Pedro Miranda, enfatiza que “as capacitações têm como propósito oferecer desenvolvimento técnico e criativo, por meio de profissionais especializados, promovendo o fortalecimento das marcas locais e estimulando o crescimento do setor da moda em Pernambuco”.

NTCPE – Organização social privada, gestora do Marco Pernambucano da Moda, é um dos mais fortes interlocutores dos setores da moda e da indústria de confecções do Estado. Tem a missão de promover a inovação, cooperação e intercâmbio de informações entre empresas do segmento, poder público, academia e entidades de apoio e fomento. Com apoio de parceiros, como o Governo de Pernambuco, através da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, compartilha e soma iniciativas entre o setor produtivo, universidades e entidades de fomento e suporte para ampliar a inserção do segmento nos mercados nacional e internacional. Há unidades em Olinda (Mercado Eufrásio Barbosa, Largo do Varadouro, s/n, Varadouro) e Caruaru (Rua Visconde de Inhaúma, 107, Maurício de Nassau).

Serviço: Ciclo de Formações do NTCPE – agosto/2025
Onde: Olinda, Caruaru, Chã Grande, Cupira, João Alfredo, Panelas, Passira, Riacho das Almas, Salgadinho e Gameleira
Inscrições gratuitas
Informações gerais: www.ntcpe.org.br ou pelo Instagram (@marcopemodantcpe)

Programação

Olinda – (NTCPE – Mercado Eufrásio Barbosa, Largo do Varadouro, s/n, Varadouro)
Inscrições: ntcpe.org.br ou pelo telefone (81) 3448-0993
— Curso: Corte e Costura (Módulo Avançado)
Data: 18 a 22 de agosto | Horário: 13h às 17h
— Curso: Criando Estampas que se Encaixam
Data: 20 de agosto | Horário: 08h às 17h
— Curso: Modelagem Plana (Moda Praia)
Data: 25 a 29 de agosto | Horário: 13h às 17h

Caruaru – (NTCPE – Rua Visconde de Inhaúma, 107, Maurício de Nassau)
Inscrições: ntcpe.org.br ou pelo telefone (81) 97307-0458
— Curso: Marketing Digital Descomplicado para Moda – Venda todos os Dias com o Instagram
Data: 05 e 06 de agosto | Horário: 08h às 17h
— Curso: Colorimetria para o Varejo de Moda
Data: 07 de agosto | Horário: 08h às 17h
— Curso: Costura Industrial Polivalente em Tecido Plano (Módulo Básico)
Data: 11 a 22 de agosto | Horário: 13h às 17h
— Curso: Acabamento e Limpeza de Peças de Vestuário na Indústria
Data: 12 a 15 de agosto | Horário: 13h às 17h
— Curso: Modelagem Digital Audaces (Módulo Básico)
Data: 25 a 29 de agosto | Horário: 13h às 17h

Caruaru – (Sec. Mun. de Políticas para as Mulheres)
— Curso: Colorimetria para o Varejo de Moda
Data: 05 de agosto | Horário: 08h às 17h
— Curso: Acabamento e Limpeza de Peças de Vestuário na Indústria
Data: 18 a 21 de agosto | Horário: 13h às 17h

Caruaru – (Sec. Mun. de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos – CQP Salgado)
— Curso: Corte e Costura (Iniciantes)
Data: 20 a 26 de agosto | Horário: 08h às 12h

Chã Grande (NTCPE Caruaru)
— Curso: Costura Industrial Polivalente em Malha (Módulo Básico)
Data: 11 a 26 de agosto | Horário: 18h às 22h

Cupira – (CVT Cupira)
— Curso: Manutenção de Máquinas de Costura Industrial (Módulo Básico)
Data: 04 a 15 de agosto | Horário: 18h às 22h

João Alfredo – (Espaço Avança João Alfredo)
— Curso: Costura Industrial em Tecido Plano (Módulo Básico)
Data: 04 a 15 de agosto | Horário: 13h às 17h
— Curso: Costura Industrial em Tecido Plano (Módulo Avançado)
Data: 04 a 15 de agosto | Horário: 08h às 12h

Panelas – (Máquinas Que Gira)
— Curso: Costura Industrial em Tecido Plano (Módulo Básico)
Data: 06 a 19 de agosto | Horário: 13h às 17h e 18h às 22h (Duas Turmas)

Passira – (CVT Passira)
— Curso: Costura Industrial Polivalente em Malha (Módulo Básico)
Data: 18 a 29 de agosto | Horário: 08h às 12h e 13h às 17h (Duas Turmas)

Riacho das Almas – (Centro de Oportunidades)
— Curso: Colorimetria para o Varejo de Moda
Data: 06 de agosto | Horário: 08h às 17h

Salgadinho – (Cooperativa de Mulheres)
— Curso: Costura Industrial em Tecido Plano (Módulo Avançado – Vestido Infantil)
Data: 11 a 22 de agosto | Horário: 13h às 17h e 18h às 22h (Duas Turmas)

Gameleira – (Centro de Treinamento de Gameleira)
— Curso: Costura Industrial em Tecido Plano (Módulo Básico)
Data: 04 a 15 de agosto | Horário: 18h às 22h
— Curso: Costura Industrial em Tecido Plano (Módulo Avançado)
Data: 04 a 15 de agosto | Horário: 13h às 17h

Complexo Senac Caruaru comemora 10 anos com ações gratuitas

O aniversário de dez anos do Complexo Senac em Caruaru foi comemorado com serviços oferecidos para a comunidade gratuitamente. Foram realizadas oficinas nas áreas de Saúde e Bem-estar, Beleza e Gastronomia. O look vencedor do Desafio de Moda Autoral 2025, ocorrido durante a Fenearte, do aluno de pós-graduação do Senac, Nill Barbosa, estava em exposição e chamou a atenção de quem passava pelo local.

Juliana Holanda é gerente de um Hotel Fazenda em Cupira, no Agreste, e participou das oficinas de drinks sem álcool e de morango do amor. “O Senac é de primeira linha na parte de cursos, por isso vim aprimorar as técnicas e sei que saio daqui com mais experiência”, afirmou. Já a cabeleireira Thalita Morgana, de Caruaru, esteve na oficina de penteados. “Sou ex-aluna do centro e, como amo penteados, aproveitei a oportunidade para me aperfeiçoar e amei a experiência”, explicou.

O Senac está em Caruaru desde 1988, mas em julho de 2015 se mudou para o bairro Indianópolis, com uma estrutura maior. A mudança trouxe conforto, espaço e modernidade para seus alunos e colaboradores. O complexo inclui o Centro de Educação Profissional Dr. Luiz Pessoa, com 3.656 m² divididos em 28 ambientes, entre espaços pedagógicos e de convivência; e o Centro de Convenções Empresário Djalma Farias Cintra, que possui mais de 4.000 m², com três auditórios, além de outros dois espaços para eventos. A estrutura é utilizada para cursos de Formação, Ensino Médio Integrado, Educação Profissional Técnica de Nível Médio e de Nível Superior e ações extensivas, como workshops, palestras e congressos.

Para a gerente do Senac em Caruaru, são muitos motivos para comemorar os dez anos de atividade no complexo. “Esse empreendimento trouxe novas oportunidades, novos segmentos para que pudéssemos ampliar a oferta de cursos e fortificar a missão do Senac de proporcionar uma educação transformadora, por meio de uma proposta inovadora e disruptiva, que contribui com o mercado local e da região. O Senac vem, a cada ano, se reinventando, pois é uma instituição que está sempre em busca de inovação e tecnologia para proporcionar o melhor à população”, ressaltou Michelliny Almeida, gerente do Senac Caruaru.

Sustentabilidade – Por ter todos os níveis de ensino e pela estrutura do complexo, Caruaru foi contemplada com a realização de três projetos-piloto do Senac na área de Sustentabilidade. Eles fazem parte do Programa de Inovação e Tecnologia do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE (PRINTS), desenvolvido em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e seu Programa de Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento (PPAD). Para o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE Bernardo Peixoto, uma ação inovadora e pioneira que vai contribuir para o desenvolvimento da região. “O programa fortalece a colaboração entre academia, mercado e tecnologia, criando oportunidades e incentivando o crescimento sustentável. Com suas iniciativas, o PRINTS consolida o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE como um agente de impacto e referência em práticas inovadoras alinhadas à sustentabilidade”, afirmou.

Os três projetos desenvolvidos em Caruaru foram baseados no três pilares da Sustentabilidade 3D – Descarbonização, Digitalização e Descentralização – são eles: o PRINTS-Carb, que desenvolve um modelo de compensação de carbono; PRINTS-Res que foca na implementação de soluções que reduzam desperdícios e promovam a reciclagem no Complexo Senac Caruaru; e o PRINTS-TD que visa digitalizar os processos acadêmicos e administrativos do Senac em Caruaru.

O projeto de gestão de carbono conta com um equipamento desenvolvido pela equipe do Senac, que mede a emissão desse elemento químico, por curso, para que sejam realizadas ações de neutralização ou de redução dos impactos da emissão. Por exemplo, a unidade tem uma usina fotovoltaica, já sendo considerada uma ação de compensação. O plantio de árvores na unidade é outra iniciativa para compensar o que é emitido de carbono. Ação que ultrapassa os muros do complexo, com os colaboradores, alunos e familiares que levam conscientização para casa.