“A solução para a economia está nos municípios, junto aos pequenos negócios”, afirma presidente do Sebrae

Reforçar o processo de inclusão do povo brasileiro passa pelos pequenos negócios. Essas foram as palavras de ordem durante a abertura do encontro Transformar Juntos, realizado pelo Sebrae, em Brasília, a partir desta quarta-feira (23). Mais de 2,5 mil gestores públicos, agentes de desenvolvimento e atores de prefeituras e governos estaduais estão reunidos para discutir desenvolvimento territorial, sustentabilidade e inovação, além de debater e trocar experiências sobre políticas públicas voltadas para os territórios e municípios.

Durante a abertura do evento, o presidente do Sebrae, Décio Lima, ressaltou a necessidade de integração entre os diversos atores que atuam nos municípios para promover o desenvolvimento local e a inclusão por meio do apoio aos pequenos negócios. Uma das ferramentas é a Plataforma Contrata + Brasil, do governo federal, que cadastra microempreendedores individuais (MEI) para executarem pequenos serviços nas administrações públicas. “A solução das questões econômicas está no município. Está neste contexto de fazer com que as pessoas que produzem possam vender para as prefeituras e órgãos públicos”, apontou Décio Lima.

Até o momento, a ferramenta já possui mais de 700 órgãos inseridos, incluindo prefeituras municipais, cadastrados para ofertar oportunidades locais. Entre os serviços mais oferecidos estão os de instalação e manutenção de ar-condicionado, eletricista, pintor e encanador. Além de explorar as oportunidades disponíveis navegando pelo Contrata+Brasil, os microempreendedores individuais inscritos na ferramenta recebem, caso concordem, notificações automáticas pelo WhatsApp sempre que surgir uma oportunidade de trabalho no seu município.

Durante o seu discurso, Décio Lima exaltou ainda a importância de reunir os protagonistas do desenvolvimento territorial de todo o país no evento. “O Transformar Juntos é um resultado fantástico de um conceito em que eu acredito, que é saber organizar os setores produtivos nas cidades. É o povo brasileiro se unindo, transformando a vida das pessoas com renda e com dignidade”, ressaltou. “Somos a porta dos sonhos de milhões de brasileiros. Estamos aqui nos próximos dias, junto com todos vocês, para construir a obra mais importante: modificar a vida das pessoas”, incentivou Décio.

A inclusão proposta pelo estímulo ao empreendedorismo também foi destacada pela ministra substituta da Secretaria Geral da Presidência da República, Kelli Mafort. Ela enalteceu o papel desenvolvido pelo Sebrae nos territórios. “Sebrae é sinônimo de transformação, um processo de transformação cotidiana. Pensar o território é pensar em todos os agentes locais. O Sebrae estimula a cooperação, a participação social. E é dessa forma que transformamos a vida das pessoas”, disse.

Celso Sabino, ministro do Turismo, destacou também a participação da entidade no sucesso que o setor do Turismo tem atingido recentemente. “No turismo, mais de 90% das empresas são pequenos negócios. Todo sucesso alcançado tem o braço e apoio do Sebrae Nacional”, afirmou. “O que faz brilhar os nossos olhos são os números de empregos.

Caruaru e mais sete municípios terão novas instalações do Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco vai ganhar um importante reforço para sua atuação no interior. O Governo do Estado vai construir uma seção para a corporação em Pesqueira, no Agreste Central. O edital de licitação para contratação de empresa que ficará responsável pelas obras foi publicado na edição desta quarta-feira (23) do Diário Oficial do Estado. O município é o 8º que será contemplado com novas instalações, o que representa um investimento de aproximadamente R$ 60,4 milhões.

A gestão estadual vai investir R$ 10,6 milhões no grupamento de Olinda (Região Metropolitana do Recife), R$ 10,2 milhões no grupamento de Vitória de Santo Antão (Zona da Mata Sul), R$ 9,2 milhões no grupamento de Araripina (Sertão) e R$ 9 milhões no grupamento de Caruaru (Agreste), além de R$ 5,7 milhões na seção de Belo Jardim (Agreste), R$ 5,1 milhões na seção de Bom Conselho e R$ 4,8 milhões na seção de Bezerros (Agreste). Essas sete novas unidades estão, atualmente, em fase de licitação. Para a seção de Pesqueira, serão investidos R$ 5,8 milhões.

O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, destaca a importância da descentralização dos serviços do Corpo de Bombeiros. “A nova sede da Seção do Corpo de Bombeiros Militar, na cidade de Pesqueira, representa um significativo avanço para a segurança e reforça o compromisso da governadora Raquel Lyra com a população do Agreste pernambucano. Mais uma ação que reflete a dimensão do investimento do Governo do Estado em estrutura, pessoal e presença no interior para garantir que todos os pernambucanos — do litoral ao Sertão — tenham acesso a serviços públicos de qualidade, com mais segurança e dignidade”, afirma.

A seção em Pesqueira terá 679 m² de área construída, em um terreno de pouco mais de 4 mil m² localizado às margens da BR-232. O projeto foi desenvolvido pela Secretaria de Projetos Estratégicos (Sepe). “Este é um equipamento importante não apenas para o município de Pesqueira, mas também para todo o Agreste do Estado. Com ele, a governadora Raquel Lyra dá mais um passo no sentido de fortalecer as forças de segurança de Pernambuco, ampliando a atuação do Corpo de Bombeiros no interior”, comemora o titular da pasta, Rodrigo Ribeiro.

A obra será executada pela Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab). O prazo é de seis meses, a partir da assinatura da ordem de serviço. “Um edifício construído para abrigar uma unidade do Corpo de Bombeiros Militar possui características específicas que visam atender a todas suas funções”, pontua o diretor-presidente da Cehab, Paulo Lira. “E a Cehab está ali, em todas as áreas do Governo de Pernambuco, monitorando e fiscalizando para que as obras, quando prontas, supram as necessidades de cada uma de suas aplicações”, afirma.

Casal suspeito de estelionato é preso no Sertão

Um homem e uma mulher suspeitos de praticar estelionato foram presos, na noite de quarta-feira (23), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). O casal estava fugindo no momento em que foi abordado, na BR 116, em Salgueiro, no Sertão pernambucano.

Policiais realizavam uma fiscalização no Km 25 da rodovia, quando abordaram um Gol com placas do Mercosul. Ao consultar a documentação do casal, foi descoberta uma queixa prestada na Polícia Civil de Patos, na Paraíba, no mesmo dia da abordagem.

Dentro do carro, foram encontradas R$1,6 mil dentro de envelopes e três bolsas. A passageira admitiu que uma bolsa pertencia a uma das vítimas do estelionato.

O casal foi encaminhado junto com as bolsas e o dinheiro à Delegacia de Polícia Civil de Salgueiro.

Caruaru Shopping reúne a criançada com a oficina “Turminha da Brincadeira”

O Caruaru Shopping realizará, no dia 25 de julho, uma tarde repleta de nostalgia e diversão com a oficina “Turminha da Brincadeira”. O evento, que é gratuito, acontecerá no corredor do supermercado e é aberto para crianças a partir dos três anos de idade.

A atividade trará de volta brincadeiras clássicas, como pescaria, amarelinha e laça-laça. “É a oportunidade perfeita para as crianças se divertirem longe das telas, usando o corpo, a imaginação e o riso como principais ferramentas”, afirmou o gerente de Marketing do Caruaru Shopping, Walace Carvalho.

O espaço onde será a oficina estará preparado para garantir segurança e muita alegria e também haverá monitores acompanhando cada brincadeira.

O Caruaru Shopping fica localizado na Avenida Adjar da Silva Casé, 800, Bairro Indianópolis.

Polícia Civil de Pernambuco deflagra Operação Dinamarca em Caruaru

A Polícia Civil de Pernambuco, por meio da 90ª Delegacia de Caruaru (90ª Circunscrição/14ª DESEC/ DINTER 1), deflagrou na manhã desta quinta-feira (24) a Operação de Polícia Judiciária – OPJ DINAMARCA. O objetivo é o combate ao crime organizado, com foco nos delitos de estelionato, tráfico de drogas e lavagem de capitais.

Foram cumpridos os quatro mandados de busca e apreensão domiciliar e determinada a suspensão e bloqueio de valores, totalizando R$ 18 milhões, pertencentes a investigados suspeitos de envolvimento em um esquema criminoso de estelionato. O principal investigado é acusado de desviar R$ 54 milhões de uma empresa brasileira, além de utilizar os valores ilícitos para outras práticas criminosas, como tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

A ação foi coordenada pelos delegados Allysson Christopher e Frederico Marcelo, ambos da 90ª Delegacia de Caruaru, em parceria com o delegado Cristian Nimoi, titular da Delegacia de Crimes Cibernéticos do Estado de São Paulo (PCSP). As investigações tiveram início em 2022, em Caruaru, e em São Paulo em 2024, e levaram a deflagração da operação nesta quinta-feira.

As ações da operação Dinamarca ocorreram em Caruaru, com o objetivo de apreender provas, recolher bens e interromper a atividade delituosa do grupo investigado.

A operação contou ainda com o apoio do Departamento Estadual de Investigações Criminais de São Paulo (DEIC-SP) e mobilizou 20 policiais civis de Pernambuco, composta por agentes, delegado e escrivães.

A ação representa um esforço conjunto e estratégico das polícias civis de Pernambuco e São Paulo no combate à criminalidade de alto impacto financeiro e social. Este é um passo importante na repressão a crimes que extrapolam os limites estaduais e que exigem uma atuação coordenada entre as forças de segurança pública.

O trabalho investigativo continua para garantir a responsabilização dos envolvidos.

Moraes decide não prender Bolsonaro por descumprimento de cautelar

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse nesta quinta-feira (24) não ter dúvida de que o ex-presidente Jair Bolsonaro violou a proibição de utilizar as redes sociais, mas que o episódio foi pontual e não seria o bastante para decretar a prisão preventiva.

Moraes apontou para publicação do deputado licenciado Eduardo Bolsonaro na rede social Facebook, feita momentos depois de uma ida do ex-presidente ao Congresso, onde Bolsonaro mostrou a tornozeleira eletrônica que foi obrigado a usar e deu declarações à imprensa.

“Na presente hipótese, na veiculação pelas redes sociais de discurso proferido por JAIR MESSIAS BOLSONARO na Câmara do Deputado por seu filho, também investigado, momentos após o acontecimento, constata-se a tentativa de burlar a medida cautelar”, escreveu Moraes.

O ministro reiterou que “não há dúvidas de que houve descumprimento da medida cautelar imposta, uma vez que, as redes sociais do investigado EDUARDO NANTES BOLSONARO foram utilizadas à favor de JAIR MESSIAS BOLSONARO dentro do ilícito modus operandi já descrito”.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

No entanto, Moraes afirmou que a violação foi “isolada”, sem notícias de outros descumprimentos. Ele também disse ter levado em consideração as explicações da defesa de Bolsonaro. Os advogados negaram qualquer intenção do ex-presidente de violar medidas cautelares e afirmou que ele “vem observando rigorosamente as regras de recolhimento impostas”.

“1000 Pelo Parque” celebra aniversário da Serra dos Cavalos com plantio de mudas e atividades educativas

Em comemoração ao 42° aniversário do Parque Natural Municipal Professor João Vasconcelos Sobrinho (PNMPJVS), conhecido como Serra dos Cavalos, será realizado o evento “1000 Pelo Parque” no próximo sábado (26), com uma programação especial voltada à preservação ambiental e ao envolvimento da comunidade.

A atividade é promovida pela Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Sustentabilidade e Bem-Estar Animal (SSB), e terá início às 8h, com café da manhã coletivo e solenidade de abertura. Em seguida, será realizado o plantio de 1000 mudas nativas, com o objetivo de recuperar uma área degradada dentro do parque.

Além do plantio, o evento contará com ações de educação ambiental para crianças, palestras sobre sustentabilidade, trilha interpretativa guiada por condutores ambientais, soltura de animais silvestres e uma mostra expositiva promovida pela Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma), reforçando a importância da conservação da biodiversidade local.

*Serra dos Cavalos preserva biodiversidade*

Situado na divisa entre os municípios de Caruaru e Altinho, o Parque Natural Municipal João Vasconcelos Sobrinho é uma das principais Unidades de Conservação de Pernambuco. Com 359 hectares de Mata Atlântica montana, o parque está localizado em um brejo de altitude do Planalto da Borborema, entre 820 e 950 metros, o que garante clima ameno e vegetação exuberante em meio ao semiárido da Caatinga.

Criado por lei municipal em 1983, o parque homenageia o ambientalista João Vasconcelos Sobrinho, pioneiro nos estudos ambientais no Brasil e um dos fundadores da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Desde então, o espaço se consolidou como referência em pesquisa científica, educação ambiental e conservação da biodiversidade.

A unidade abriga áreas de floresta em diferentes estágios de preservação, com trechos em regeneração e outros mais isolados, com árvores de grande porte, copa fechada e fauna diversificada. É também responsável pela proteção de nascentes que abastecem dois açudes, garantindo água para comunidades do entorno.

Por suas características únicas, o Parque Serra dos Cavalos é considerado um refúgio pleistocênico — expressão usada para designar locais que abrigam espécies de plantas e animais remanescentes do período do Pleistoceno. A vegetação típica da Mata Atlântica convive, ali, com espécies que também são encontradas na Floresta Amazônica e no Sudeste do país, o que confere ao local grande valor ecológico.

Além da importância ambiental, o parque é uma opção de lazer e ecoturismo. A estrutura conta com trilhas ecológicas guiadas e, no entorno do parque, restaurante, área de camping e espaços para atividades educativas. Escolas, grupos de visitantes e pesquisadores encontram no local uma oportunidade de vivenciar a natureza e compreender os desafios da conservação.

Nestas quinta e sexta (24 e 25), Yerma Atemporal leva aos palcos de Caruaru uma potente reflexão sobre maternidade, desejo e o papel da mulher na sociedade

Caruaru recebe o espetáculo Yerma Atemporal, adaptação da tragédia moderna de Federico García Lorca com tradução e livre adaptação da atriz, diretora e pesquisadora Simone Figueiredo. Com forte influência da cultura popular nordestina, a montagem mergulha nas angústias da protagonista que deseja, acima de tudo, ser mãe — desejo este que serve de fio condutor para tensionar os papeis impostos à mulher na sociedade contemporânea. A peça será encenada nos dias 24 e 25 de julho, no Teatro Rui Limeira Rosal – Sesc Caruaru, às 19h. Os ingressos custam R$10 (meia) e R$20 (inteira), com venda através do Sympla (https://www.sympla.com.br/evento/lgc/2990207) e na bilheteria do local duas horas antes do início de cada apresentação. Há uma cota de ingressos gratuitos destinados a mulheres pretas, mulheres vítimas de violência, portadores de PCD, professores e alunos da Rede Pública de Ensino disponível nas bilheterias.

Na sexta (25), haverá intérprete de libras. Ainda nesta data, será realizada ao fim da encenação uma roda de diálogo sobre “O Papel da Mulher na Sociedade Contemporânea”, ampliando a experiência artística com uma discussão sobre as múltiplas faces do que significa ser mulher na atualidade e com a presença de convidadas. A atividade é aberta ao público presente. Ainda este ano, a dramatização circula pelo Nordeste e São Paulo, com incentivo da Lei Rouanet.

Dirigida por Simone Figueiredo em parceria com o ator e encenador Paulo de Pontes, Yerma Atemporal transporta a narrativa original de Lorca para um contexto enraizado no Brasil, especialmente no Nordeste. A encenação aposta em uma rica dramaturgia sonora composta por canto, percussão, metáforas e sonoridades, além de uma intensa fisicalidade do elenco — composto por oito atrizes e atores — que valoriza as expressões não verbais e aproxima o universo lorquiano das manifestações culturais nordestinas.

A trilha sonora ao vivo, com direção musical de Douglas Duan, é executada por três músicos em cena: Douglas Duan, Arnaldo do Monte e Paulinho Folha. Um dos destaques é a canção-tema original Yerma, poema escrito especialmente para o espetáculo por Newton Moreno. A proposta estética se completa com direção de arte e cenografia de Séphora Silva, iluminação de Luciana Rapôso e figurinos de José Rosa. A coreografia e a direção de movimento são de Sandra Rino.

Mais que uma encenação, Yerma Atemporal é resultado de um mergulho acadêmico e artístico: a adaptação partiu da monografia “Yerma, de Federico García Lorca: o imaginário trágico da mulher na tradição espanhola”, escrita por Simone Figueiredo ao longo de dois anos como trabalho de conclusão do curso de Letras Espanhol na UFPE.

Quase nove décadas após sua criação, o texto de Lorca permanece atual ao questionar normas patriarcais, o silêncio em torno dos desejos femininos e a opressão histórica sobre o corpo e o destino das mulheres. A montagem reafirma esse olhar crítico, com uma equipe majoritariamente feminina e foco na potência do feminino como forma de resistência e transformação.
O projeto de circulação estadual de Yerma Atemporal é uma produção de Simone Figueiredo e Paulo de Castro, e conta com incentivo do Funcultura, por meio da Fundarpe e Secretaria de Cultura do Governo de Pernambuco, e apoio do Sesc Pernambuco.
Serviço
Yerma Atemporal
24 e 25 de julho (quinta e sexta), às 19h
Teatro Rui Limeira Rosal – Sesc Caruaru (R. Rui Limeira Rosal, s/n – Petrópolis)

Ingressos
R$10 (meia) e R$20 (inteira), com venda através do Sympla (https://www.sympla.com.br/evento/lgc/2990207) e na bilheteria do local duas horas antes do início de cada apresentação

Elenco
Célia Regina
Fernanda Spíndola
José Barbosa
Kadydja Erlen
Lucas Oliveira
Luciana Cavalcanti
Luciana Lemos
Tarcísio Vieira
Vanise Souza

Músicos
Douglas Duan
Arnaldo do Monte
Paulinho Folha
Ficha Técnica
Tradução e Adaptação: Simone Figueiredo
Direção: Simone Figueiredo e Paulo de Pontes
Dramaturgia sonora e direção musical: Douglas Duan
Direção de Arte e Cenografia: Séphora Silva
Iluminação: Luciana Rapôso
Figurinos e Adereços: José Rosa
Coreografia e Direção de Corpo: Sandra Rino
Canção original “Yerma”: Newton Moreno
Fotos Divulgação: Shanti Sai Moreno Brooks e Franklin Almeida
Comunicação: Nuvon Branding
Assessoria de Imprensa: Roberta Meireles
Produção Executiva: Simone Figueiredo Produções e Paulo de Castro

Câncer de intestino: conheça os principais sintomas da doença que matou Preta Gil

A morte da cantora Preta Gil, aos 50 anos, trouxe à tona um alerta importante sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de intestino, também conhecido como câncer colorretal. A doença é uma das que mais mata no Brasil, mas tem grandes chances de cura quando identificada nas fases iniciais.

Segundo o Dr. Silas Xavier, médico gastroenterologista do Intensiva Day Hospital, os sinais de alerta nem sempre são evidentes. “O câncer de intestino pode começar silencioso, mas alguns sintomas merecem atenção: sangue nas fezes, dor abdominal persistente, alteração no hábito intestinal — como diarreia ou constipação frequentes —, além de perda de peso e anemia sem causa aparente”, explica o especialista.

O médico reforça ainda a importância dos exames preventivos. “A colonoscopia é o principal exame para detectar precocemente alterações no intestino. A partir dos 45 anos, todas as pessoas devem procurar um gastroenterologista para avaliar a necessidade do exame, mesmo sem sintomas. Se houver histórico familiar, essa avaliação deve começar mais cedo”, orienta o Dr. Silas.

No Intensiva Day Hospital, os exames de colonoscopia e outros procedimentos gastrointestinais contam com estrutura moderna, atendimento humanizado e a presença de anestesista para mais segurança e conforto dos pacientes.

Quando procurar ajuda médica?

Qualquer alteração intestinal persistente deve ser investigada. O câncer de intestino, se detectado precocemente, tem mais de 90% de chances de cura. Não ignore os sinais do seu corpo.

Intensiva Day Hospital – O Intensiva Day Hospital, primeiro hospital-dia do interior de Pernambuco, tem se destacado por oferecer atendimento humanizado, seguro e ágil para procedimentos de baixa e média complexidade. Funcionando no modelo de hospital-dia, o local realiza cirurgias com alta em até 24h, proporcionando mais conforto ao paciente, redução do risco de infecção hospitalar e menor tempo de permanência na unidade.

Está localizado no segundo piso do Caruaru Shopping, ao lado do Coworking Realiza. Aceita diversos planos de saúde, particular e SUS, através de encaminhamento do programa Cuida PE.

SENAI Caruaru abre inscrições para curso de Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Pernambuco (SENAI-PE) está com inscrições abertas para o curso de Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, que será realizado de forma presencial na unidade de Caruaru. A capacitação, que tem início previsto para o dia 25 de agosto, possui carga horária de 200h e será realizada de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h.

O principal objetivo é preparar profissionais para a instalação de circuitos e equipamentos elétricos em edificações, montagem de redes de baixa tensão e desenvolvimento de projetos e documentos técnicos específicos, seguindo as normas técnicas de qualidade e segurança previstas na legislação brasileira. O treinamento é aberto a todos os públicos e não exige formação técnica inicial, é exigido apenas conhecimento equivalente ao ensino fundamental completo, boas condições de saúde e idade mínima de 16 anos.

O investimento é de 10x de R$ 189,50 e os interessados podem realizar a matrícula de forma presencial no Senai Caruaru, localizado na Rua João Gomes de Pontes, no bairro Kennedy, n° 166, pelo número (81) 99283-3536 ou através do site www.futuro.digital/pe.

Serviço
Curso Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão
Local: Senai Caruaru, localizado na Rua João Gomes de Pontes, no bairro Kennedy, n° 166
Início: 25 de agosto
Horário: das 18h às 22h