Sesc tem inscrições abertas para Oficina de Experimentação Artística, em Caruaru

O Sesc Caruaru vai realizar uma formação, neste mês de julho, que une diversas linguagens artísticas. A “Oficina de Experimentação Artística”, que vai acontecer do dia 21 ao dia 31, na unidade, pretende promover aos participantes uma imersão em dinâmicas que incluem atividades de teatro, dança, música e artes visuais. As inscrições podem ser feitas na Central de Relacionamento do Sesc, que tem desconto especial para os trabalhadores do comércio e dependentes, com a Credencial Sesc atualizada.

Os instrutores serão os professores Edson Pedro (Música), Moisés Gonçalves (Teatro), Vânia Patrício (Dança) e Iran Sérgio (Artes Visuais), todos do Sesc Caruaru. Trata-se de uma ação pioneira, na qual serão realizados jogos artísticos que farão o grupo conectar as linguagens artísticas, experimentando, ao mesmo tempo, as técnicas que envolvem movimentos cênicos, embalados por sons e melodias. As sensações poderão ser expressadas através de desenhos e pinturas.

As aulas serão no Teatro Rui Limeira Rosal, de segunda a sexta, das 15h às 17h. As inscrições custam R$ 49. Para os trabalhadores do comércio e dependentes, em dia com a Credencial Sesc, a taxa sai por R$ 25. A Central de Relacionamento do Sesc Caruaru fica na Rua Rui Limeira Rosal, s/n, no bairro Petrópolis. O telefone/Whastapp é o (81) 3721-3967.

Sesc – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, por meio de 23 unidades fixas, incluindo os hotéis Guadalupe (Sirinhaém), Triunfo e Garanhuns, além do Espaço Sesc no Shopping Boa Vista, no Recife, e o Centro Cultural Sesc Garanhuns. Oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde, inclusive para quem dispõe do Cartão do Empresário da Fecomércio/PE. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação da credencial entre outras funcionalidades. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br

Expositores celebram saldo positivo da 25ª Fenearte

O cenário é de satisfação para os artesãos e empreendedores que participam da *25ª Fenearte* – Feira Nacional de Negócios do Artesanato. Alguns relatam ter vendido grande parte — ou até a totalidade — de seus produtos, correndo contra o tempo para fazer reposições, além de fechar parcerias com lojistas e grandes marcas de todo o Brasil. O evento é realizado no Pernambuco Centro de Convenções, em Olinda, desde o último dia 9 e termina neste domingo (20). Dados como o impacto econômico do evento serão divulgados pela Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe) em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (21).

No setor internacional, o estande 571, onde fica a Casa do Matrioska, está sempre lotado. O sucesso do espaço reside nos itens da cultura russa, como a tradicional boneca matrioska, além de roupas, objetos decorativos e artigos que remetem à antiga União Soviética. Para o empresário russo Vladislav Yunga, conhecido como Vlad, a Fenearte é a melhor feira de artesanato do mundo. “A gente expõe em uma feira em Milão, na Itália, que é bem conhecida, mas a Fenearte é onde mais vendemos. Acho que este é o nosso quinto ano aqui, e as vendas estão excelentes”, pontua o empresário.

A Fenearte é também uma importante plataforma de negócios. O designer Elismar Santos conta que fechou, nesta edição, um acordo de revenda com a empresa de móveis e decoração Tok&Stok. São luminárias que estão disponíveis no estande dedicado ao estado de Goiás, localizado na rua 7. Entretanto, nem todas estão à venda. “Escolhi peças como teste, e nada melhor que o público pernambucano para verificar a aceitação. Participei de feiras em São Paulo e em Goiás, e elas não se destacam como aqui.” Além do networking, o goiano já lucrou por volta de R$ 30 mil com a venda de suas peças na feira.

Para os expositores pernambucanos, não é diferente. O artesão Aldemir Nascimento, popularmente conhecido como Mito Escultor, do Paulista, na Região Metropolitana do Recife, contou que vendeu todo o seu estoque — cerca de 600 peças — nos três primeiros dias da feira. As esculturas de madeira, pintadas à mão, têm contornos estéticos contemporâneos e também narrativos. Segundo Mito, além das vendas presenciais, ele já realizou diversas transações por meio de seu perfil no Instagram (@mitoescultor) — que ganhou novos seguidores por conta da exposição — e também pela agência dos Correios instalada dentro da Fenearte, que recebe encomendas para envios para todo o Brasil.

“Participo da feira há 14 anos e é sempre um grande sucesso. Durante todo o evento, mantive uma produção intensa de peças no meu ateliê, porque a demanda foi enorme. Enquanto esculpia, minha esposa ficava aqui no estande pintando e vendendo”, relata, ao dizer que dobrou o total de vendas em comparação ao último ano e sairá com encomendas até setembro. Ainda de acordo com o artesão, com estande na rua 2, a experiência adquirida em anos anteriores contribuiu para o aumento das vendas. “Nas outras edições, tive muitos problemas de logística, mas este ano organizamos melhor o fluxo do estande e da produção. Estamos muito felizes.”

Mesmo quem expõe na feira pela primeira vez sente a diferença da valorização e do consumo de artigos de arte e artesanato na Fenearte. Os abridores de letras paraenses Kekel e Barata, do Instituto Letras que Flutuam foram convidados a mostrar seu trabalho no Espaço Janete Costa. Eles pintam, em pedaços de madeira de barcos e palafitas, letreiros em fontes vernaculares, ultracoloridos e ornamentados, tão comuns no Norte do Brasil. Kekel conta que a passagem pela Fenearte superou o lucro esperado, especialmente na estreia, quando vendeu mais de R$ 12 mil em peças num só dia. Para a reposição, ele precisou garimpar pedaços de madeira na praia de Boa Viagem.

Na rua 10, a marca Tânia Bonfim Bolos participa da feira pela primeira vez, no estande 274. São produções de confeitaria quase artísticas, com diversos sabores. A empresa realiza reposição diária dos estoques para atender a alta demanda. No primeiro sábado da feira, foram vendidos 3 mil bolos, por até R$ 24 cada, obrigando-a a uma reposição de mais 2 mil unidades. “O que mais vendemos é o bolo pequeno, mas muitas pessoas estão fazendo encomendas também. Como é a nossa primeira vez na Fenearte, não esperávamos tanta procura. O nosso ateliê está com uma produção gigantesca”, contou Hugo Bonfim, filho da proprietária que dá nome à doceria.

*INVESTIMENTO*

A 25ª edição da Fenearte recebeu um investimento de R$ 15 milhões do Governo de Pernambuco, através da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe). A feira espera renovar ou superar os números de 2024, quando alcançou impacto econômico de R$ 108 milhões, com cerca de 320 mil visitantes e aprovação de 98,6% do público.

*FENEARTE 25 ANOS – “A FEIRA DAS FEIRAS”*

Política pública que já marcou a história do artesanato brasileiro e que continua vibrante e aguardada por mestres, artesãos e toda a gente que reverencia a cultura popular, a *Fenearte — Feira Nacional de Negócios do Artesanato* chega à 25ª edição envolta por uma atmosfera de festa. Neste ano, a Maior Feira de Artesanato da América Latina fará uma celebração à própria memória, com o tema *“A Feira das Feiras”*. Será de 09 a 20 de julho, no Pernambuco Centro de Convenções, em Olinda.

Ao mesmo tempo em que valoriza a própria história, a *25ª Fenearte* fará a sua comemoração evocando as feiras livres de todo o Estado. Foram nelas onde primeiro os artesãos puderam mostrar as suas artes e delas sobreviverem, como os mestres do barro em Caruaru, os loiceiros e os seus utilitários; os artesãos da cestaria em palha, do vestuário em couro e dos brinquedos de madeira e de pano; as rendeiras que resistem na Feira da Renascença de Pesqueira.

Realizada pelo Governo do Estado por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco — Adepe, a *25ª Fenearte* já está com ingressos à venda pelos sites da Fenearte e Adepe e em pontos físicos.

Governadora Raquel Lyra participa da Missa do Vaqueiro e celebra a tradição e a força do povo sertanejo

A governadora Raquel Lyra participou, neste domingo (20), da 55ª edição da Missa do Vaqueiro, no município de Serrita, Sertão Central de Pernambuco. Acompanhada pela vice-governadora Priscila Krause, a gestora prestigiou a celebração religiosa a cavalo, ao lado dos vaqueiros e vaqueiras que anualmente lotam o evento, demonstrando a força do homem e da mulher do Sertão.

“Estamos aqui para reverenciar a memória e o legado dos vaqueiros de Pernambuco, de Raimundo Jacó, além do nosso mestre Luiz Gonzaga. É incentivando e patrocinando eventos como esse que garantimos que a nossa tradição passará de geração para geração. É assim, também, que reafirmamos o nosso compromisso com esse chão, para garantir mais água, mais estrada, fazendo um trabalho sério e comprometido, para que a gente possa chegar na vida de todos”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Em 2025, por meio da Empetur, Secult e Fundarpe, o Governo de Pernambuco investiu R$ 2,4 milhões na Missa do Vaqueiro de Serrita e na Festa de Jacó, que aconteceu entre os dias 17 e 19 de julho com shows de artistas como João Gomes e Wesley Safadão.

Realizada desde 1970, a Missa do Vaqueiro é Patrimônio Imaterial de‬‭ Pernambuco‬‭. A cerimônia foi idealizada por João Câncio, conhecido como o “padre‬‭ vaqueiro”, por usar‬‭ chapéu‬‭, gibão‬‭ e frequentar vaquejadas. A celebração faz uma homenagem anual a Raimundo‬‭ Jacó,‬‭ um‬‭ vaqueiro‬‭ ‭ encontrado‬‭ morto‬‭ no ano de 1954,‬‭ em meio à caatinga, e que nunca teve seu‬‭ assassino‬‭ descoberto. A história foi cantada pelo primo de Jacó, o cantor Luiz Gonzaga, na música ‘A Morte do Vaqueiro’.

O secretário estadual de Turismo e Lazer, Kaio Maniçoba, ressaltou que investimentos na Missa do Vaqueiro são importantes para a manutenção da tradição nordestina. “A Missa do Vaqueiro é uma tradição muito forte que, sem dúvida, se mantém forte atualmente graças à força do Governo do Estado, que se empenha para que ela aconteça. Ela é a cultura viva de Jacó, de Luiz Gonzaga, e projeta o nosso Estado para o mundo”, contou.

“Hoje celebramos a fé, a cultura e a religiosidade dos vaqueiros, que são destemidos e valentes, e que todos os anos participam da missa em homenagem a Raimundo Jacó. É com esse sentimento de gratidão que reafirmamos nosso compromisso de continuar lutando para manter viva a memória do vaqueiro em nossa cidade, no nosso Estado e em todo o Brasil”, observou o prefeito de Serrita, Aleudo Benedito.

O vaqueiro Fabio Emanuel, de 17 anos, saiu de Cabrobó para participar da sua primeira Missa do Vaqueiro, destacando que a tradição vem de berço. “Essa é a primeira vez que eu compareço à missa em Serrita e já vi que é uma celebração muito boa. Ser vaqueiro vem do sangue. Eu tenho 17 anos e desde novo sempre tive interesse em vaquejada”, disse.

*SAÚDE* – Com o foco no cuidado integral dos que passaram pela 55ª edição da Missa do Vaqueiro, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) promoveu uma série de ações para garantir a saúde e a segurança dos milhares de participantes do evento. As equipes estaduais atuaram em frentes como o atendimento de urgência e emergência, promoção da saúde com orientações e distribuição de materiais educativos, além da vigilância sanitária, que assegurou a qualidade dos alimentos e bebidas comercializados no local.

*SEGURANÇA* – Para reforçar a segurança, a Secretaria de Defesa Social (SDS) realizou um total de 432 lançamentos extras no evento. A missa contou com a presença de profissionais da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Científica, além de demais setores da SDS. Além do efetivo extra, a ação do Governo de Pernambuco na segurança contou ainda com o uso de tecnologias como drones, para auxiliar as equipes de campo no monitoramento da área. O evento também contou com uma Delegacia Móvel para atendimento ao público.

Descontos Indevidos do INSS: primeiros ressarcimentos começam em 24 de julho

O Ministério da Previdência Social anunciou que os primeiros pagamentos de ressarcimento a aposentados e pensionistas que sofreram descontos indevidos entre março de 2020 e março de 2025 começam em 24 de julho. Segundo o órgão, os pagamentos serão realizados em lotes de 100 mil pessoas por dia, seguindo a ordem das adesões até 21 de julho.

Para o advogado especialista em Direito Previdenciário Nemézio Vasconcelos, é fundamental que os beneficiários fiquem atentos aos prazos e acompanhem os próximos passos anunciados pelo INSS. “Os pagamentos começarão no dia 24 para quem aderiu entre 11 e 21 de julho. No entanto, isso não impede que novas solicitações sejam feitas após essa data, já que o período de adesão vai até 14 de novembro e pode ser prorrogada, se necessário”, explicou.

Para aderir ao ressarcimento, os beneficiários devem usar exclusivamente o aplicativo Meu INSS ou comparecer às agências dos Correios.

O especialista ainda orienta que “os valores serão depositados automaticamente, em parcela única, na mesma conta onde o beneficiário recebe o benefício previdenciário. O acordo contempla apenas quem contestou os descontos e não obteve resposta dentro do prazo previsto”.

Em caso de persistência dos descontos indevidos ou negativa de devolução, os beneficiários devem registrar reclamação na Ouvidoria do INSS ou procurar um advogado previdenciário para tomar as medidas judiciais cabíveis.

ALERTA CONTRA GOLPES

O INSS não envia mensagens com links nem realiza ligações telefônicas. A comunicação oficial é feita apenas pelo aplicativo Meu INSS ou pelo número 135.

SERVIÇO:

Nemézio Vasconcelos
Advogado especialista em Direito Previdenciário
Instagram: @nemezioadv

Governadora Raquel Lyra participa da Missa do Vaqueiro e celebra a tradição e a força do povo sertanejo

A governadora Raquel Lyra participou, neste domingo (20), da 55ª edição da Missa do Vaqueiro, no município de Serrita, Sertão Central de Pernambuco. Acompanhada pela vice-governadora Priscila Krause, a gestora prestigiou a celebração religiosa a cavalo, ao lado dos vaqueiros e vaqueiras que anualmente lotam o evento, demonstrando a força do homem e da mulher do Sertão.

“Estamos aqui para reverenciar a memória e o legado dos vaqueiros de Pernambuco, de Raimundo Jacó, além do nosso mestre Luiz Gonzaga. É incentivando e patrocinando eventos como esse que garantimos que a nossa tradição passará de geração para geração. É assim, também, que reafirmamos o nosso compromisso com esse chão, para garantir mais água, mais estrada, fazendo um trabalho sério e comprometido, para que a gente possa chegar na vida de todos”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Em 2025, por meio da Empetur, Secult e Fundarpe, o Governo de Pernambuco investiu R$ 2,4 milhões na Missa do Vaqueiro de Serrita e na Festa de Jacó, que aconteceu entre os dias 17 e 19 de julho com shows de artistas como João Gomes e Wesley Safadão.

Realizada desde 1970, a Missa do Vaqueiro é Patrimônio Imaterial de‬‭ Pernambuco‬‭. A cerimônia foi idealizada por João Câncio, conhecido como o “padre‬‭ vaqueiro”, por usar‬‭ chapéu‬‭, gibão‬‭ e frequentar vaquejadas. A celebração faz uma homenagem anual a Raimundo‬‭ Jacó,‬‭ um‬‭ vaqueiro‬‭ ‭ encontrado‬‭ morto‬‭ no ano de 1954,‬‭ em meio à caatinga, e que nunca teve seu‬‭ assassino‬‭ descoberto. A história foi cantada pelo primo de Jacó, o cantor Luiz Gonzaga, na música ‘A Morte do Vaqueiro’.

O secretário estadual de Turismo e Lazer, Kaio Maniçoba, ressaltou que investimentos na Missa do Vaqueiro são importantes para a manutenção da tradição nordestina. “A Missa do Vaqueiro é uma tradição muito forte que, sem dúvida, se mantém forte atualmente graças à força do Governo do Estado, que se empenha para que ela aconteça. Ela é a cultura viva de Jacó, de Luiz Gonzaga, e projeta o nosso Estado para o mundo”, contou.

“Hoje celebramos a fé, a cultura e a religiosidade dos vaqueiros, que são destemidos e valentes, e que todos os anos participam da missa em homenagem a Raimundo Jacó. É com esse sentimento de gratidão que reafirmamos nosso compromisso de continuar lutando para manter viva a memória do vaqueiro em nossa cidade, no nosso Estado e em todo o Brasil”, observou o prefeito de Serrita, Aleudo Benedito.

O vaqueiro Fabio Emanuel, de 17 anos, saiu de Cabrobó para participar da sua primeira Missa do Vaqueiro, destacando que a tradição vem de berço. “Essa é a primeira vez que eu compareço à missa em Serrita e já vi que é uma celebração muito boa. Ser vaqueiro vem do sangue. Eu tenho 17 anos e desde novo sempre tive interesse em vaquejada”, disse.

SAÚDE – Com o foco no cuidado integral dos que passaram pela 55ª edição da Missa do Vaqueiro, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) promoveu uma série de ações para garantir a saúde e a segurança dos milhares de participantes do evento. As equipes estaduais atuaram em frentes como o atendimento de urgência e emergência, promoção da saúde com orientações e distribuição de materiais educativos, além da vigilância sanitária, que assegurou a qualidade dos alimentos e bebidas comercializados no local.

SEGURANÇA – Para reforçar a segurança, a Secretaria de Defesa Social (SDS) realizou um total de 432 lançamentos extras no evento. A missa contou com a presença de profissionais da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Científica, além de demais setores da SDS. Além do efetivo extra, a ação do Governo de Pernambuco na segurança contou ainda com o uso de tecnologias como drones, para auxiliar as equipes de campo no monitoramento da área. O evento também contou com uma Delegacia Móvel para atendimento ao público.

Foto: Janaína Pepeu/Secom

LBV celebra o Dia do Amigo com ações solidárias por todo o país

Data convida à reflexão sobre a importância da amizade e mobiliza a sociedade para ajudar quem mais precisa

Neste 20 de julho, Dia do Amigo, celebramos os laços que nos conectam e reforçamos que a verdadeira amizade também se manifesta por meio de gestos concretos de Solidariedade.

Mais uma vez, a Legião da Boa Vontade (LBV) realiza ações em diversas cidades brasileiras, incentivando doações e engajando a sociedade em uma grande corrente de apoio às famílias em situação de vulnerabilidade social.

Com o lema “Seja um amigo solidário e abrace uma causa que importa”, a campanha ressalta o valor da amizade como ponte para a construção de um mundo mais justo, fraterno e solidário.

Participe do Amigo Solidário da LBV!

– Faça doações on-line: acesse www.lbv.org.br ou via Pix Solidário: doar@lbv.org.br.

– Seja voluntário(a) nas ações sociais da LBV. Inscreva-se: https://www.lbv.org/contato/seja-um-voluntario.

– Compartilhe essa iniciativa solidária! Marque seus amigos nas redes sociais e convide-os a colaborar e marque também o perfil @LBVBrasil no Instagram e no Facebook.

Com ingressos esgotados, o Solidariedade Transforma acontece, neste domingo (20), em Caruaru

O Solidariedade Transforma será realizado, neste domingo (20), no Shopping Difusora e esgotou todos os ingressos on-line para a edição 2025.

Criado pelos atores Marcos Mendes (@marcosmendesreal) e Paloma Bernardi (@palomabernardi), o evento já é considerado um dos maiores movimentos solidários do interior de Pernambuco.

A iniciativa tem se destacado pelo impacto social que promove, reunindo centenas de pessoas em ações voltadas para causas que geram mudanças concretas na sociedade.

Com uma programação que integra moda, arte, cultura e responsabilidade social, o Solidariedade Transforma reafirma seu compromisso com a promoção do bem coletivo.

A iniciativa evidencia que é possível aliar entretenimento e empatia, impactando vidas por meio de ações concretas, amor e propósito.

Quem não conseguiu ingressos, mas quer ajudar de alguma forma, pode doar, qualquer valor, pela Vakinha Solidária, por meio do link: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/doe-solidariedade-transforma

Todo valor arrecadado será destinado à Apae Caruaru (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Caruaru) e ao IMOA (Instituto do Meio Ambiente de Pernambuco).

Artesãos realizam promoções em último dia da 25ª Fenearte; peças de R$ 5 ou com até 50% de desconto

No pavilhão de vendas da *25ª Fenearte* saltam aos olhos as placas anunciando promoções para os últimos instantes da Feira das Feiras, que encerra no Pernambuco Centro de Convenções, neste domingo (20), às 22h. Com a expectativa de grande público, os artesãos e expositores se recusam a voltar para casa com produtos. Entre os destaques, no setor das Prefeituras, das ruas 12 a 16, é possível adquirir desde peças em crochê, renda renascença, redes e mantas até perfumaria artesanal e vinhos por preços ainda mais atrativos, bem como combos que reduzem consideravelmente o preço da unidade.

Na rua 15, o estande 387, do município agrestino de Itaíba, oferece croppeds em crochê com 20% de desconto, de R$ 100 a R$ 80. Na mesma rua, o estande 398, de Toritama, reduziu os valores dos jogos americanos de R$ 90 para R$ 75. São descontos de até 15% para peças com corte e bordado no estilo richelieu. Já na Rua 14, as empreendedoras de Maraial ofertam quatro jogos americanos por R$ 100, com 12 peças cada. O valor final da unidade sai a R$ 2.

Mesmo estandes que superaram as expectativas de vendas para esta edição prepararam uma queima de estoque para o último dia. É o caso de Mere Silva e Neide Almeida (rua 1, estande 41), que trouxeram suas peças em cerâmicas pela quarta vez para a Fenearte. Neste ano foram trazidos 30% a mais de produtos em relação ao ano passado. As artesãs conseguiram vender todas as coleções atuais e, agora, estão escoando peças avulsas do ateliê para finalizar o evento.

A responsável pelo estande 320, ainda na rua 15, do município de Poção, conta já ter superado o faturamento do último ano. “A gente quer voltar com o mínimo de produtos para casa. Já é tradição organizar ofertas ao fim da Fenearte, até para celebrar o nosso sucesso”, explica Rute. Blusas com aplicação em renascença agora custam R$ 50, quase 30% menos que o valor no início da feira.

Na rua 16, a marca Mãe Iraci, da cidade de Venturosa (estande 403), esgotou mais da metade do estoque de bolsas de crochê. É o primeiro ano da marca na Fenearte, mas ela conta que ouviu de outros expositores sobre a tradição de ofertas e resolveu também adicionar 20% de desconto em suas produções. A colcha colorida de crochê para cama king size (3 m x 2,8 m), do município de Macaparana, no estande 407, caiu de R$ 1,8 mil para R$ 1,5 mil. As mantas e redes em algodão cru, do município sertanejo de Ibimirim (rua 14, estande 366), também estão mais baratas.

Nas ruas 9 e 10, dedicadas à produção têxtil, os artesãos e vendedores também não ficaram de fora e disponibilizaram descontos de até 50% em seus produtos. A marca Proa (rua 9, estande 237) reduziu em até 50% o valor de suas peças e apresentou uma nova coleção de camisas e vestidos com 10% de desconto. Enquanto na rua 1, no setor dedicado à cerâmica, os estandes de Leonildo Caruaru e Emanuel Vitalino, 53 e 33 respectivamente, oferecem as tradicionais esculturas em barro da cultura caruaruense a partir de R$ 5.

*Solidariedade*

A marca do projeto social Sempre Viva (rua 21, estande 578) integra o setor de associações e adicionou desconto às bolsas produzidas por costureiras de Dois Unidos e Passarinho, no Recife, a partir de coletes de serviço doados. As peças que estavam custando R$ 35 estão por R$ 30. O valor da venda é revertido para ações assistenciais e socioambientais, que buscam fortalecer o empoderamento feminino e o desenvolvimento de habilidades profissionais entre jovens e adolescentes. Na mesma rua, a AACD oferta ecobags a R$ 20, a unidade.

*FENEARTE 25 ANOS – “A FEIRA DAS FEIRAS”*

Política pública que já marcou a história do artesanato brasileiro e que continua vibrante e aguardada por mestres, artesãos e toda a gente que reverencia a cultura popular, a *Fenearte — Feira Nacional de Negócios do Artesanato* chega à 25ª edição envolta por uma atmosfera de festa. Neste ano, a Maior Feira de Artesanato da América Latina fará uma celebração à própria memória, com o tema *“A Feira das Feiras”*. Será de 09 a 20 de julho, no Pernambuco Centro de Convenções, em Olinda.

Ao mesmo tempo em que valoriza a própria história, a *25ª Fenearte* fará a sua comemoração evocando as feiras livres de todo o Estado. Foram nelas onde primeiro os artesãos puderam mostrar as suas artes e delas sobreviverem, como os mestres do barro em Caruaru, os loiceiros e os seus utilitários; os artesãos da cestaria em palha, do vestuário em couro e dos brinquedos de madeira e de pano; as rendeiras que resistem na Feira da Renascença de Pesqueira.

Realizada pelo Governo do Estado por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco — Adepe, a *25ª Fenearte* já está com ingressos à venda pelos sites da Fenearte e Adepe e em pontos físicos.

*25ª Fenearte — Feira Nacional de Negócios do Artesanato*

*Quando:* 09 a 20 de julho de 2025

*Onde:* Pernambuco Centro de Convenções (Av. Prof. Andrade Bezerra, s/n – Salgadinho, Olinda)

*Horários:*

Segunda a sexta-feira — 14h às 22h

Sábado e domingo — 10h às 22h

*Ingressos:*

Segunda a quinta-feira — R$ 12 (entrada inteira) e R$ 6 (meia-entrada)

Sexta-feira a domingo — R$ 16 (entrada inteira) e R$ 8 (meia-entrada)

À venda pelos sites www.fenearte.pe.gov.br, www.adepe.pe.gov.br e www.evenyx.com/25a-fenearte, além de pontos de venda nos shoppings *Boa Vista* (quiosque Ticket Folia); *Plaza* (loja Crabolando); *RioMar* (quiosque Ingresso Prime) e *Tacaruna* (lojas Club da Miçanga). Além das unidades da *Casa do Pará* (Boa Viagem, Casa Forte, Caxangá, Espinheiro, Imbiribeira, Olinda, Piedade, Pina, Porto de Galinhas e também em João Pessoa) e da *Trois Barbearia* (Boa Viagem, Parnamirim, shoppings Recife e RioMar, além de Caruaru).

A Estátua da Liberdade está envergonhada