Dayse Silva reforça infraestrutura rural com entrega de nova retroescavadeira

A prefeita em exercício, Dayse Silva, realizou a entrega oficial de uma retroescavadeira adquirida por meio de convênio com o Governo Federal na manhã desta segunda-feira (21), na Secretaria de Desenvolvimento Rural. O novo equipamento irá reforçar as ações de manutenção e revitalização das estradas rurais do município, promovendo mais mobilidade, segurança e qualidade de vida para as comunidades do campo.

A projeção é de que a nova máquina otimize em até 20% os atendimentos realizados nessas vias, principalmente no período pós-chuvas, quando os danos são mais intensos. Essa conquista representa um passo importante na execução do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural, que tem como diretriz o fortalecimento da agricultura familiar e o incentivo ao escoamento da produção local com mais eficiência.

Para Dayse Silva, essa entrega simboliza mais do que um novo equipamento. “É um compromisso que se transforma em ação concreta. Essa retroescavadeira representa autonomia para o município e, acima de tudo, respeito às pessoas que vivem e produzem na zona rural. Seguimos trabalhando com responsabilidade para garantir dignidade e desenvolvimento para o campo”, finalizou.

MPPE entrega certificado a prefeituras que informaram gastos com festas juninas

Gestores de todas as 184 prefeituras do estado e do Distrito de Fernando de Noronha foram convidados pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para receberem, nesta  segunda-feira (21), o certificado pelo repasse voluntário de informações ao Painel de Transparência dos Festejos Juninos 2025. A solenidade será a partir das 15h, no auditório principal da Escola Judicial de Pernambuco (ESMAPE), na Ilha Joana Bezerra, área central do Recife.

Até as 9h desta segunda-feira (21), o painel contabilizava R$306,3 milhões na contratação de 3.498 artistas para a realização de 6.215 apresentações em 179 municípios. Em 2024 foram investidos R$203,5 milhões em 5.272 shows de 2.657 atrações. Das 179 prefeituras que promoveram festas juninas com recursos próprios ou de origem estadual, 131 informaram ter custeado a programação só com o apoio financeiro do governo do estado. A plataforma ficará aberta até o final de julho, para que os gestores possam acrescentar informações.

ADESÃO DE 100% – Na sua segunda edição, o Painel de Festejos Juninos do MPPE manteve a adesão total. “A colaboração voluntária das prefeituras, repassando informações, demonstra que estamos alcançando o nosso objetivo de estimular a transparência, dando a oportunidade para que a população e os gestores tenham um panorama dos eventos, artistas contratados, investimento e arrecadação”, avalia o Procurador-Geral de Justiça do MPPE, José Paulo Xavier.

O coordenador do Centro de Apoio Operacional em Defesa do Patrimônio Público e do Terceiro Setor, Promotor de Justiça Hodir Flavio Guerra de Melo, explica que os dados sobre arrecadação foram incorporados ao painel nesta segunda edição. “Há necessidade de os municípios estruturarem a administração tributária e, nesse sentido, o MPPE articula um fórum permanente que possa auxiliá-los”.

O Painel  tem apoio do Tribunal de Contas do Estado, do Ministério Público de Contas e da Associação Municipalista de Pernambuco. Os dados detalhados fornecidos pelas prefeituras estão disponíveis em: https://portal.mppe.mp.br/web/festejos-juninos.

Seguem abertas as inscrições para concurso de servidores(as) do TJPE: o anterior teve 2480 nomeações

Na última semana, o Tribunal de Justiça de Pernambuco lançou o Edital 01/2025, que regulamenta o concurso público para provimento de cargos de novos(as) servidores(as) da instituição. As inscrições seguem abertas até o dia 5 de agosto e podem ser realizadas pelo endereço eletrônico www.ibfc.org.br. Para isenção do valor da inscrição acesse o edital.

As provas serão aplicadas no dia 21 de setembro(nível médio) e dia 28 de setembro (nível superior). As vagas são para cadastro de reserva dos seguintes cargos: Analista Judiciário – APJ, Função Judiciária; Analista Judiciário – APJ, Apoio Especializado/Analista de Sistemas; Oficial de Justiça – OPJ; Técnico Judiciário – TPJ, Função Judiciária; e Técnico Judiciário – TPJ Apoio Especializado/Programador de Computador, para atuação em sete polos no Estado.

No último concurso de servidores(as) do TJPE, em 2017, foram nomeadas 2480 pessoas. Para mais informações, acesse o Edital 01/2025 na íntegra e acompanhe os canais oficiais de comunicação do TJPE.

Dia dos avós estimula vendas no comércio de Caruaru

O Dia dos Avós – celebrado em 26 de julho – tem se popularizado e ganhado força no comércio de varejo brasileiro como uma data comemorativa com forte apelo emocional, a exemplo do Dia das Mães e do Dia dos Pais. Aliado a isso, a chamada Economia Prateada (mercado em crescimento, voltado às demandas dos idosos, pelo envelhecimento da população e aumento da expectativa de vida) tem cada vez mais tornado acessível produtos para o público sênior.

Segundo o presidente da CDL Caruaru, Rossini Batista, em datas como essa, geralmente se busca presentear com itens que transmitam atenção, carinho e afeto. “A exemplo dos de perfumaria e cuidados pessoais, confecções, artigos religiosos, livros, além dos personalizados. Apesar de não ter o mesmo impacto de outras datas sazonais no calendário varejista, esta é uma ótima oportunidade para estimular o aumento das vendas através de estratégias para atrair o consumidor”, destaca.

O crescimento da população idosa no país reforça a importância da data. Em 2023, o Brasil contava com aproximadamente 33 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, de acordo com o IBGE. O número deve dobrar até 2050, segundo a projeção. O fator tem impulsionado uma nova geração de consumidores. “Por isso, o comércio de varejo está cada vez mais atento a este nicho, estimulando campanhas e fortalecendo as oportunidades de vendas”, complementa Rossini Batista.

CDL Caruaru – Instituição associativa de caráter civil, que congrega vários e representativos segmentos do comércio lojista, atuando nos termos das normas estatutárias em vigor, tendo ao longo da sua existência prestado relevantes serviços aos empresários lojistas e contribuído com o desenvolvimento da cidade de Caruaru e do Estado de Pernambuco. Como instituição que representa a classe empresarial local, possui centenas de filiados com os quais mantém uma relação de cunho associativista da mais profícua, até mesmo porque é a entidade mantenedora do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Mais informações sobre os serviços prestados à população podem ser obtidas pelo número de telefone (81) 3101-2900.

Finais da Copa Caruaru começam nesta terça-feira (22) com entrada gratuita no Ginásio Municipal

Após semanas de competição intensa e grandes jogos, a Copa Caruaru chega à sua reta final. As decisões das quatro modalidades participantes começam nesta terça-feira (22) e seguem até a sexta-feira (25), sempre no Ginásio Municipal Poliesportivo Prof. Erlandsen Rodrigues da Silva, localizado no Complexo Olímpico Rei Pelé, na Rua Visconde de Inhaúma, Maurício de Nassau. A entrada é gratuita para o público.

A competição, promovida pela Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria Executiva de Esportes, reuniu 786 atletas e dirigentes, distribuídos em 63 equipes de futsal, handebol, vôlei e basquete. Além do incentivo ao esporte, a Copa também gerou um importante legado social: cada equipe participante doou uma cesta básica no ato da inscrição, arrecadando mais de uma tonelada de alimentos para o São João Solidário, iniciativa do Transforma Caruaru.

“A Copa Caruaru é uma grande vitrine para nossos talentos esportivos e um estímulo à prática esportiva na cidade. Além disso, temos a alegria de unir o esporte à solidariedade, beneficiando quem mais precisa. Venham participar das grandes finais e torcer pelas equipes participantes”, destacou Adson Leonel, secretário executivo de Esportes de Caruaru.

*Confira a programação das finais:*

Terça-feira (22): Final de Futsal – 19h30/20h30

Quarta-feira (23): Final de Basquete – 19h30/20h30

Quinta-feira (24): Final de Handebol – 19h30/20h30

Sexta-feira (25): Final de Voleibol – 19h30/20h30

Secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco participa de reunião da Diretoria da Acic

A Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) recebeu, nesta quinta-feira (17), o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Guilherme Cavalcanti, como convidado da sua reunião semanal de Diretoria. Representando o Governo do Estado, o gestor respondeu a perguntas dos empresários sobre os distritos industriais, incluindo o quarto distrito, que é voltado para o setor têxtil, e sobre as obras de requalificação do Aeroporto Oscar Laranjeira.

O presidente da Acic, Cláuston Pacas, destacou a contribuição do setor produtivo para o desenvolvimento do interior do estado e a importância do fortalecimento das relações institucionais para a melhoria do ambiente de negócios. “Ficamos felizes em receber o secretário estadual Guilherme Cavalcanti, que foi bastante objetivo e transparente em suas respostas. Por vir do setor privado, ele demonstra sensibilidade e compreensão das demandas da classe empresarial, e isso faz muita diferença para que as pautas avancem”, afirmou.

Cavalcanti ressaltou o empenho da gestão estadual em desburocratizar processos e incentivar a autonomia dos setores produtivos. “Temos retomado obras importantes e projetos de grande porte, mas, acima de tudo, estamos transferindo o poder de realização para a ponta, fortalecendo parcerias com associações locais e apoiando o setor empresarial. Nosso foco é eliminar entraves, melhorar o serviço público e facilitar a ação de quem realmente faz a economia girar”, disse.

O conselheiro da Acic, Andrerson Porto, questionou o secretário sobre o andamento do projeto para a criação de um Distrito Regional entre as cidades de Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe e Toritama. “Foi anunciada, recentemente, a criação de um novo distrito industrial, porém voltado exclusivamente ao setor têxtil. Considerando a importância desse tipo de equipamento, como vemos com os três distritos industriais já existentes na cidade, que geram milhões em empregos, deixo registrado o apelo para que seja estudada a viabilidade de um novo espaço, diante da escassez de terrenos”, pontuou.

O secretário informou que os estudos para a implantação de um novo distrito ao longo da BR-104 estão em andamento e reforçou: “O Distrito 3 ainda possui áreas disponíveis, e seu desenvolvimento deve ser impulsionado com a ativação do Aeroporto Oscar Laranjeira, que está recebendo investimentos significativos. Cabe ao Estado preparar a infraestrutura e garantir uma nova área de grande porte para atender essa futura demanda”, explicou.

Sobre o aeroporto, o vice-presidente da Acic, Ascânio França, abordou a relevância do equipamento para a economia do Agreste e questionou sobre os resultados esperados após as obras. “A ausência de um aeroporto em funcionamento tem sido um empecilho para o desenvolvimento de Caruaru. A ponte aérea Caruaru-Recife representa um desperdício de energia e logística. Além disso, a falta dessa estrutura dificulta a realização de eventos, a atração de empresários e o fortalecimento do centro logístico local”, destacou.

Cavalcanti respondeu que o Aeroporto Oscar Laranjeira deve seguir o modelo de aeroportos regionais. “Para entender o que será o aeroporto de Caruaru, basta observar o exemplo de outras cidades do Sul e Sudeste, que têm aeroportos regionais próximos às capitais e conectados a grandes hubs, como São Paulo. Assim também será aqui. Os estudos preveem voos regulares que facilitem o transporte de cargas e passageiros. Além da mobilidade, há potencial para centrais logísticas de entregas rápidas e integração com setores”, explicou.

O diretor da Acic, Paulo César Valeriano, comentou ainda sobre a criação do quarto Distrito Industrial, voltado ao setor têxtil, e ressaltou a relevância econômica do segmento para Pernambuco, que supera os setores de alimentos e farmacêutico em movimentação. O secretário concluiu: “reconhecemos plenamente a importância do projeto, embora não esteja sendo conduzido diretamente pelo Governo do Estado. Ele é de grande relevância para o desenvolvimento regional, está sendo liderado pelo município e já se encontra na fase de elaboração”, finalizou.

Reitor da UFPE celebra investimento do governo Lula no Hospital das Clínicas: “Mais de 80 milhões de reais”

O ministro da Educação, Camilo Santana, esteve em Recife recentemente. Ele visitou as obras do Hospital das Clínicas, na Cidade Universitária, que passa por uma grande reforma em sua estrutura. A obra já recebeu o investimento de mais de 50 milhões de reais, recursos oriundos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (o Novo PAC).

Segundo o ministro, até o final dos serviços o investimento totalizará mais de 80 milhões de reais.

Em entrevista concedida a equipe de reportagem do Blog do Alberes Xavier e a Rede Pernambuco de Rádios o reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Alfredo Gomes, falou da importância dos recursos aplicados nas obras do Hospital das Clínicas. “São recursos muito importantes, que vêm do PAC na ordem de aproximadamente 80 milhões de reais. Investimento necessário para a reforma geral, ampla desse hospital, que tem décadas e que não recebia tanta atenção do governo federal, quanto tem recebido agora, do presidente Lula”.

Golpes no INSS: advogado lança livro com alertas e dicas práticas para proteger aposentados

Aposentados e pensionistas do INSS estão sendo vítimas frequentes de golpes cada vez mais sofisticados, que causam prejuízos financeiros e emocionais profundos. Em resposta a essa realidade alarmante, o advogado pernambucano Rômulo Saraiva decidiu transformar sua experiência na área previdenciária em um livro-denúncia. “Fraudes no INSS” reúne mais de 400 casos reais de estelionato envolvendo benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social e será lançado na próxima quinta-feira (24), no Recife.

A obra revela como criminosos se aproveitam da vulnerabilidade de idosos e da fragilidade dos sistemas de controle para aplicar fraudes de diversas naturezas. Entre os casos relatados está o golpe da cesta básica, em que estelionatários usam uma simples foto tirada durante a “entrega” de alimentos para abrir contas digitais e contratar empréstimos indevidos. Outro esquema recorrente é o da falsa portabilidade, onde golpistas convencem aposentados a realizar transferências sob falsas promessas de vantagens, mas acabam gerando novas dívidas em nome da vítima.

O livro também alerta sobre o chamado “idoso de aluguel”, quando documentos são emprestados a terceiros para fraudes em benefícios assistenciais; o uso do cartão de beneficiário falecido para saques ilegais e a fabricação de laudos médicos comprados para fraudes por incapacidade. Cada capítulo é acompanhado de orientações práticas sobre como identificar e evitar esse tipo de golpe — informações que interessam não só aos aposentados, mas também a familiares e cuidadores.

Além da publicação, o lançamento contará com uma palestra gratuita do autor, voltada especialmente para o público idoso, com dicas para prevenir fraudes e orientar juridicamente quem já foi lesado. “Meu objetivo é empoderar os aposentados com informação clara e acessível. Eles têm direito à segurança, ao respeito e à proteção do seu sustento”, afirma Rômulo Saraiva, mestre em Direito Previdenciário pela PUC/SP e colunista da Folha de S. Paulo.

O evento será também um momento de aproximação entre o especialista e o público. Após a palestra, haverá uma sessão de autógrafos. A entrada é gratuita e aberta ao público, com destaque para instituições que atuam com o público da terceira idade e profissionais da área jurídica e da saúde.

SERVIÇO — LANÇAMENTO DO LIVRO “FRAUDES NO INSS”

📘 Autor: Rômulo Saraiva, advogado e especialista em Direito Previdenciário

📅 Data: Quinta-feira, 24 de julho

🕡 Horário: 18h30

📍 Local: Livraria Jaqueira – Unidade Recife Antigo (ao lado do Paço Alfândega)

🎟️ Entrada gratuita

Hospital Mestre Vitalino abre seleção exclusiva para pessoas com deficiência

O Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru, está com processo seletivo aberto exclusivamente para pessoas com deficiência (PCDs). O edital nº 34/2025 contempla vagas imediatas para os cargos de assistente administrativo, auxiliar de farmácia, auxiliar de serviços gerais, auxiliar de almoxarifado, maqueiro e porteiro.

As inscrições seguem até o dia 22 de julho e devem ser feitas via e-mail, com envio de currículo e documentação comprobatória para o endereço: processoseletivo@hospitalmestrevitalino.com.br, informando no assunto o nome completo e o cargo pretendido.

O processo seletivo será composto por três etapas: análise curricular, prova de conhecimentos gerais com redação e entrevista técnica comportamental. A divulgação do resultado final está prevista para o dia 31 de julho no site oficial da unidade.

Mais informações, cronograma completo e requisitos para cada cargo estão disponíveis no edital, por meio do site: www.hospitalmestrevitalino.com.br.

Turismo em alta: Pernambuco bate recordes e avança no cenário nacional, segundo dados do IBGE

O turismo de Pernambuco segue em ritmo acelerado em 2025, e os números não deixam dúvidas. Segundo dados oficiais divulgados pelo IBGE, por meio da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), compilada pelo Observatório do Turismo de Pernambuco, setor da Secretaria de Turismo e Lazer e Empetur, o estado registrou um crescimento de 9,5% na receita das atividades turísticas entre janeiro e maio deste ano, em comparação com o mesmo período de 2024. O volume de serviços prestados no setor também aumentou 2,6%, reafirmando a retomada sólida da cadeia produtiva do turismo em todo o território pernambucano.

Mas o destaque não para por aí: quando o recorte é mais amplo, comparando com os índices de 2019, antes do impacto da pandemia, os resultados impressionam ainda mais. O volume de serviços turísticos cresceu 8,6% e a receita nominal saltou 51,2%, evidenciando não apenas a recuperação, mas o avanço significativo da atividade turística no estado.

“O turismo está se consolidando como uma das principais engrenagens do desenvolvimento econômico de Pernambuco. Esse desempenho é fruto de planejamento, investimento e valorização da nossa cultura, da nossa gente e dos nossos atrativos. Sob a liderança da governadora Raquel Lyra, temos trabalhado para fazer do nosso estado um destino cada vez mais competitivo, acessível e estruturado”, comemora o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Kaio Maniçoba.

De acordo com o levantamento, Pernambuco aparece em 2º lugar entre os estados do Nordeste com melhor desempenho no volume de atividades turísticas, ficando atrás apenas da Bahia. O índice considera ajustes sazonais, ou seja, desconta os efeitos típicos de cada época do ano, como feriados e sazonalidades de mercado, o que reforça a consistência dos resultados.

Na prática, isso significa hotéis e restaurantes cheios, eventos com maior circulação de visitantes, mais renda girando nos municípios e mais pernambucanos com oportunidade de trabalho.

“Esses dados fortalecem ainda mais o nosso compromisso com o setor. Vamos seguir ampliando a conectividade aérea, investindo na qualificação da mão de obra, apoiando os municípios e promovendo o destino Pernambuco no Brasil e no mundo. O turismo é presente e também é futuro”, reforça Maniçoba.