Serra dos Cavalos participa do “Um Dia no Parque” neste domingo (20)

Neste domingo, 20 de julho, o Parque Natural Municipal Professor João Vasconcelos Sobrinho (PNMPJVS), conhecido como Serra dos Cavalos, será palco da edição 2025 do evento “Um Dia no Parque”, maior ação de mobilização pelas áreas protegidas do Brasil. A programação terá início a partir das 8h e é aberta a toda a comunidade.

Realizado em unidades de conservação de todo o país, o evento convida a população a conhecer de perto os espaços naturais preservados e a importância da conservação ambiental. Em Caruaru, a ação será promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Sustentabilidade e Bem-Estar Animal (SSB).

A programação contará com um momento de alongamento na sede do parque, seguido de visita à área de plantação de mudas. Os participantes também farão um percurso pelas trilhas da Capivara e da Velha Joana, passando pelos açudes Jaime Nejaim e Guilherme de Azevedo.

A proposta do evento é proporcionar uma experiência educativa, de lazer e conexão com a natureza, incentivando o cuidado e o respeito ao meio ambiente. “Participar do ‘Um Dia no Parque’ é uma forma de aproximar a população das nossas riquezas naturais. Serra dos Cavalos é um patrimônio ambiental e cultural, e essa vivência contribui para a conscientização sobre a importância da preservação das nossas unidades de conservação”, destacou o secretário de Sustentabilidade e Bem-Estar Animal, Renato Lyra.

Mercado Cultural Casa Rosa recebe programação musical neste fim de semana

O Mercado Cultural Casa Rosa receberá shows especiais neste fim de semana. No sábado (19), a programação conta com apresentações do Trio Quartinho e da cantora Beth Lee. No domingo (20), sobem ao palco Erivaldo Silva e Aluízio do Acordeon e Banda. O espaço funciona das 12h às 18h.

Além da programação cultural, o Mercado, que está localizado no Parque 18 de Maio, possui espaço infantil e 12 estabelecimentos de serviços variados, como cachaçarias, botecos e petiscarias, com opções de lanche e almoço.

*Confira a programação:*

– *Sábado (19)*

13h – Trio Quartinho

15h – Beth Lee

– *Domingo (20)*

13h – Aluízio do Acordeon e Banda

15h – Erivaldo Silva

Caruaru é contemplada com novos investimentos na Saúde por meio do Novo PAC Seleções 2025

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Captação de Recursos, garantiu mais uma conquista importante por meio do Novo PAC Seleções, do Governo Federal. Na área da Saúde, o município foi contemplado com a construção de mais uma Unidade Básica de Saúde (UBS), 10 combos de equipamentos para UBSs e 1 kit de equipamentos para Teleconsulta, reforçando o compromisso da gestão com a ampliação e qualificação dos serviços oferecidos à população.

O anúncio do Governo Federal inclui R$ 6 bilhões em investimentos para novos equipamentos de saúde em todo o Brasil, com 11.904 propostas selecionadas, abrangendo 5.290 cidades, o que representa 95% dos municípios brasileiros. Entre tantos, Caruaru se destaca como uma das cidades contempladas, demonstrando mais uma vez sua capacidade técnica e força política para garantir investimentos estruturantes.

Esses novos avanços se somam aos já obtidos na etapa anterior do programa, em 2023, quando Caruaru assegurou recursos para a construção de duas UBSs, atualmente em andamento nos bairros São José e Cidade Alta, além de um Centro de Atenção Psicossocial (Caps Infantil) no bairro Indianópolis. Também foram conquistados cerca de R$ 70 milhões para obras de drenagem urbana nos bairros Severino Afonso e Vila Kennedy.

“Esses resultados mostram que Caruaru tem capacidade técnica, planejamento e uma equipe comprometida com o desenvolvimento da cidade. A equipe da Secap trabalha de forma integrada com todas as secretarias, elaborando projetos consistentes e alinhados com as exigências dos programas federais. Além disso, contamos com o empenho do nosso prefeito Rodrigo Pinheiro, que não mede esforços para defender os interesses de Caruaru em Brasília. Seguimos confiantes nos resultados das demais propostas submetidas em áreas como educação, mobilidade e infraestrutura”, destacou a secretária de Captação de Recursos, Mayara Soares.

Juntos pela Segurança: com investimentos de R$ 7,4 milhões, governadora Raquel Lyra entrega novos equipamentos e veículos para as forças de segurança do Estado

Em mais uma ação do programa Juntos pela Segurança, a governadora Raquel Lyra entregou, nesta sexta-feira (18), um novo pacote de R$ 7,4 milhões em equipamentos voltados à modernização das forças de segurança pública de Pernambuco. Durante a solenidade no Palácio do Campo das Princesas, com a participação da vice-governadora Priscila Krause, foram contemplados novos veículos e itens de alta precisão para Polícia Militar, Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros com recursos na ordem de R$ 6,6 milhões. Além desse investimento, foram entregues caminhonetes 4×4 para uso do trabalho operacional da Polícia Militar, com recursos do Tesouro Estadual, no valor de R$ 804,3 mil ao ano.

“Hoje entregamos mais de R$ 7 milhões em investimento para as operativas do Estado. O nosso trabalho é garantir ao nosso policiamento e ao Bombeiro Militar a melhor estrutura para poderem desempenhar o seu serviço. Nós temos a melhor tropa do Brasil e ela tem que estar bem equipada para poder garantir que eles possam trabalhar na sua plenitude. E, logo em agosto, mais 2.400 policiais militares serão nomeados. Tudo isso para que todo mundo possa trabalhar com segurança e prestar o melhor serviço à população”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Com os recursos de R$ 6,6 milhões, foram adquiridos 675 simulacros tipo pistola, 75 miras holográficas e magnificadores óticos, 526 coletes dissimulados, 10 dispositivos móveis multiespectrais para o Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB), cinco micro-ônibus, três para a PMPE e dois para o Corpo de Bombeiros, além de um caminhão-tanque abastecedor de querosene de aviação (QAV) para o Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAEr) que vai reforçar a autonomia da aviação policial. Os valores são oriundos do Tesouro Nacional, do Fundo Nacional de Segurança Pública e de convênio com o Banco Central do Brasil.

“É mais um importante passo para o reaparelhamento das forças de segurança do Estado. São ônibus e viaturas 4×4 para reforçar a patrulha rural, além de equipamentos para a Polícia Civil que facilitam a identificação de impressões digitais deixadas no local de crime, miras para armas longas e simulacros que trazem mais segurança à instrução. Então é mais uma entrega de muitas que virão”, afirmou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Ivanildo Torres, destacou o impacto direto dos novos equipamentos na rotina da Corporação. “São equipamentos de última geração, utilizados por forças especiais no mundo inteiro, e que, para nós, vão proporcionar uma resposta mais eficiente frente à criminalidade. Além disso, há o reforço na frota com viaturas 4×4, fundamentais por permitirem o acesso a áreas rurais e de difícil circulação”, explicou o comandante.

Representando o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, o subcomandante-geral, coronel Iremberg Leal Barros, enfatizou a importância dos micro-ônibus entregues para a mobilidade e logística das operações. “Eles serão direcionados para o nosso Grupamento Marítimo, principalmente no transporte de tropa, que hoje é uma necessidade muito grande. Temos entre 30 e 40 militares que precisam ser transportados diariamente e esses ônibus vão ajudar bastante. Também vão ser utilizados em operações, tanto no período de inverno, quanto no período de verão”, disse o coronel.

Também participaram das entregas o deputado estadual Joel da Harpa, os secretários estaduais Hercílio Mamede (Casa Militar), Daniel Coelho (Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha), Túlio Vilaça (Casa Civil), Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico) e Cícero Moraes (Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca), além do secretário-executivo de Defesa Civil.

Ferreira Costa promove sábado de saúde, lazer e criatividade para toda a família

Neste sábado (18), a Ferreira Costa, localizada na Av. dos Estados, 129 – Nova Caruaru, Caruaru – PE, está com uma programação especial de férias. Com serviços de aferição de pressão, medição de glicose, exposição de carrinhos colecionáveis e oficina de mini pintores, o Home Center se consolida como o lugar perfeito para a família aproveitar essas férias.

Pensando no bem-estar da população, das 8h às 16h, o Grau Técnico vai disponibilizar gratuitamente os serviços de aferição de pressão arterial (PA) e medição de glicose (HGT). O objetivo da ação é incentivar as pessoas a cuidarem da sua saúde e a terem um estilo de vida mais saudável.

No período da tarde, a programação ganha um toque lúdico e nostálgico com atrações voltadas especialmente para o público infantil, mas que encantam todas as idades. A partir das 14h, acontecem simultaneamente: a exposição de carrinhos colecionáveis e a oficina de mini pintores. A primeira, é aberta a todo público e não só para os pequenos. O objetivo é que a família possa se conectar entre si com itens que faziam parte da infância dos pais e agora fazem parte da infância dos filhos.

O evento também atrai colecionadores de todas as partes, já que possui grande variedade de carrinhos. Esta é uma oportunidade única para reviver memórias afetivas, conhecer novos hobbies e interagir com colecionadores experientes que compartilham histórias e curiosidades sobre seus acervos. Para os entusiastas, é também o momento ideal para trocar peças, ampliar coleções ou até encontrar aquele item raro tão desejado. O evento vai até às 18h.

O workshop de mini pintores vai das 14h às 16h e contará com diversas atividades para os pequenos artistas soltarem a imaginação em uma experiência lúdica e educativa que promete encantar crianças e pais.

A oficina será um verdadeiro mergulho no universo das cores, formas e texturas. Nela, as crianças poderão:

Pintar telas e desenhos temáticos com tintas atóxicas e materiais próprios para uso infantil;

Explorar diferentes técnicas de pintura, como esponjado, pinceladas livres e carimbos;

Personalizar aventais e molduras, levando para casa uma lembrança criativa do dia;

Participar de dinâmicas conduzidas por monitores especializados, que estimulam o trabalho em equipe, a coordenação motora e a expressão artística.

Além de proporcionar entretenimento, a oficina tem o objetivo de desenvolver habilidades cognitivas e emocionais por meio da arte. O workshop é gratuito e aberto ao público.

Sobre a Ferreira Costa:

Com 140 anos de história, a Ferreira Costa (@ferreiracosta), maior Home Center do Nordeste, está presente nos estados de Pernambuco, Bahia, Sergipe, Paraíba e Rio Grande do Norte, levando ao consumidor mais de 80 mil itens para casa, construção e decoração. Além de suas nove lojas, a Ferreira Costa também possui o e-commerce www.ferreiracosta.com e o App, com entrega para todo Brasil.

Circuito Fenearte oferece programação gratuita com imersões pelo Recife, em Olinda, Jaboatão, Tracunhaém, Caruaru e na Usina de Arte

Pelo terceiro ano, a Fenearte amplia a experiência do público com o Circuito Fenearte, que neste ano acontece de 05 a 27 de julho, com imersões gratuitas pelo Recife, em Olinda e Jaboatão dos Guararapes (RMR), e também em Tracunhaém (Zona da Mata Norte), na Usina de Arte (Zona da Mata Sul) e em Caruaru (Agreste). A estreia será neste sábado (05/07), com a Imersão Tracunhaém, um roteiro por ateliês da Capital do Artesanato em Cerâmica. Serão disponibilizadas 80 vagas, mediante inscrições abertas até o meio-dia desta quarta (02/07), por formulário online.

Já neste domingo (06), um grupo de pessoas poderá fazer a Imersão Santo Amaro, que propõe um roteiro de design, artes visuais e economia criativa, com visitas ao ateliê do designer de mobiliário Ramsés Marçal e depois à exposição “Brasil”, em cartaz no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam), com a presença do artista Renato Valle, que fará a mediação. De lá, o roteiro segue para a Feira Mercado Capitão. Esta imersão será feita a pé, mas, para participar do grupo, é preciso fazer inscrição via formulário online até o meio-dia desta quarta-feira (02/07).

Lançado em 2023, o *Circuito Fenearte* é uma programação construída em diálogo com a *Fenearte*. Suas ações acontecem em espaços fora da feira, como centros de cultura e de economia criativa, museus e galerias, ateliês e restaurantes.

Até o dia 27 de julho serão realizadas imersões em Caruaru, na Usina de Arte, em Olinda e nos bairros de Santo Antônio, Boa Vista, Boa Viagem, Poço da Panela e Várzea, no Recife. Haverá, ainda, visita a uma casa de farinha em Jaboatão dos Guararapes. Sempre às segundas-feiras serão divulgadas as imersões do fim de semana seguinte, bem como serão abertas as inscrições.

*PROGRAMAÇÃO DO PRIMEIRO FIM DE SEMANA*

*IMERSÃO EM TRACUNHAÉM*

Dia: 05/07 (sábado)

Período: Manhã e tarde

Para 80 pessoas

7h40 – Concentração na Praça do Arsenal da Marinha

8h – Saída para Tracunhaém

10h – Visita guiada a ateliês de Tracunhaém

12h às 14h – Almoço em Tracunhaém

14:30 às 15:30 – Apresentações culturais

16h30 – Retorno para o Recife

*IMERSÃO EM SANTO AMARO*

Dia: 06/07 (domingo)

Período: Manhã

Para 20 pessoas

8h45 – Ponto de encontro no Cinema São Luiz

9h – Visita ao ateliê de Ramsés Marçal

10h – Visita guiada à exposição “Brasil”, no Mamam, com o artista Renato Valle

11h – Chegada à Feira Mercado Capitão

*INSCRIÇÕES*

*Imersão em Tracunhaém*

https://docs.google.com/forms/d/1ZPSTkIFCKW-t4XOavkBVU3y5IYtniqRnMRzcHjf29kA/preview

*Imersão em Santo Amaro – Recife*

https://docs.google.com/forms/d/1r2KTXz7t-gX1mSfWAt6LnwOJj3e-XVdcs22DfKVMSxM/preview

*FENEARTE 25 ANOS – “A FEIRA DAS FEIRAS”*

Política pública que já marcou a história do artesanato brasileiro e que continua vibrante e aguardada por mestres, artesãos e toda a gente que reverencia a cultura popular, a *Fenearte — Feira Nacional de Negócios do Artesanato* chega à 25ª edição envolta por uma atmosfera de festa. Neste ano, a Maior Feira de Artesanato da América Latina fará uma celebração à própria memória, com o tema *“A Feira das Feiras”*. Será de 09 a 20 de julho, no Pernambuco Centro de Convenções, em Olinda.

Ao mesmo tempo em que valoriza a própria história, a *25ª Fenearte* fará a sua comemoração evocando as feiras livres de todo o Estado. Foram nelas onde primeiro os artesãos puderam mostrar as suas artes e delas sobreviverem, como os mestres do barro em Caruaru, os loiceiros e os seus utilitários; os artesãos da cestaria em palha, do vestuário em couro e dos brinquedos de madeira e de pano; as rendeiras que resistem na Feira da Renascença de Pesqueira.

Realizada pelo Governo do Estado por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco — Adepe, a *25ª Fenearte* já está com ingressos à venda pelos sites da Fenearte e Adepe e em pontos físicos.

*Circuito Fenearte*

*Quando:* 05 a 27 de julho de 2025

*Atividades são gratuitas, mediante inscrições.*

Bloqueio momentâneo de ruas para realização 2ª Corrida do Comércio

A Autarquia de Mobilidade de Caruaru (AMC) informa que neste domingo (20), ocorrerá o bloqueio momentâneo de algumas ruas para a realização da 2ª Corrida do Comércio, no bairro São Francisco, com largada em frente à sede da entidade Sindloja. O evento esportivo reúne corrida de 5 km e caminhada de 3 km.

Abaixo as ruas que serão bloqueadas a partir das 6h, retornando à normalidade após a finalização do evento:

Leão Dourado;

Dalton Santos;

Vera Cruz;

13 de Maio;

Djalma Dutra;

Duque de Caxias;

15 de Novembro;

Martins Junior;

Erasmo Braga;

Cel. Limeira;

Cap. João Velho;

Vigario Freire;

Rio Branco.

“Não faremos um bom julgamento se não ouvirmos a realidade dos gestores”, diz presidente do TCE

O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), Valdecir Pascoal, concedeu entrevista na manhã desta quarta-feira, dia 16, ao programa ‘Cidade em Foco’, da Rede Pernambuco de Rádios, que conta com 42 emissoras interligadas em todo o estado. Ele falou sobre ações do Tribunal, que têm influência direta na vida dos cidadãos.

Segundo o presidente, o TCE tem feito um trabalho planejado e estratégico, com foco no exame de contas, mas também com atuação preventiva na análise de licitações e contratos entre órgãos públicos e empresas privadas. “Esse trabalho que tem gerado uma economia vultosa para o estado. Temos amparado e orientado gestores para que possamos evitar que depois eles ‘chorem o leite derramado’”, disse e emendou, “Os próprios gestores preferem que o Tribunal atue de forma preventiva”.

Valdecir Pascoal frisou ainda que o TCE tem se preocupado em cada vez mais conhecer a realidade dos municípios, para a análise mais criteriosa de contas. “Nosso propósito é dialogar com os gestores, compreendendo suas dificuldades, tendo a maior empatia possível com eles, entendo a realidade deles no dia-a-dia. Não faremos um bom julgamento se não ouvirmos a realidade dos gestores”, falou.

Seguem abertas as inscrições para concurso de servidores(as) do TJPE: o anterior teve 2480 nomeações

Na última semana, o Tribunal de Justiça de Pernambuco lançou o Edital 01/2025, que regulamenta o concurso público para provimento de cargos de novos(as) servidores(as) da instituição. As inscrições seguem abertas até o dia 5 de agosto e podem ser realizadas pelo endereço eletrônico www.ibfc.org.br. Para isenção do valor da inscrição acesse o edital.

As provas serão aplicadas no dia 21 de setembro (nível médio) e dia 28 de setembro (nível superior). As vagas são para cadastro de reserva dos seguintes cargos: Analista Judiciário – APJ, Função Judiciária; Analista Judiciário – APJ, Apoio Especializado/Analista de Sistemas; Oficial de Justiça – OPJ; Técnico Judiciário – TPJ, Função Judiciária; e Técnico Judiciário – TPJ Apoio Especializado/Programador de Computador, para atuação em sete polos no Estado.

No último concurso de servidores(as) do TJPE, em 2017, foram nomeadas 2480 pessoas. Para mais informações, acesse o Edital 01/2025 na íntegra e acompanhe os canais oficiais de comunicação do TJPE.

Consulta Pública “Avança Caruaru Itinerante” segue com novas ações nesta sexta (18) e sábado (19)

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, dá continuidade à etapa presencial da consulta pública “Avança Caruaru Itinerante”. Nesta sexta-feira (18), a ação acontecerá no Parque 18 de Maio, e no sábado (19), na Feira do Salgado. Em ambos os dias, a equipe estará disponível das 8h ao meio-dia para ouvir sugestões da população.

A iniciativa teve início no Marco Zero da cidade, no dia 11 de julho, e seguiu no dia 12 com atendimento no Caruaru Shopping. A proposta é ampliar a participação popular no processo de construção das Leis Orçamentárias do município, garantindo que as decisões sobre os investimentos públicos contem com a escuta ativa da população.

As contribuições recebidas vão auxiliar na elaboração do Plano Plurianual 2026–2029 (PPA), da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2026 (LDO) e da Lei Orçamentária Anual de 2026 (LOA). A ação também está disponível de forma virtual, até o dia 31 de julho, por meio do site oficial: https://avanca.caruaru.pe.gov.br.

De acordo com a secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão, Andrezza Ribeiro, a escuta direta da população é um instrumento essencial para a construção de políticas públicas mais eficientes e alinhadas às reais necessidades da cidade.

“O Avança Caruaru é um canal de diálogo direto com a população. Estamos indo aos locais de grande circulação para garantir que todos possam contribuir com as decisões que impactam seu dia a dia. Esse processo fortalece a cidadania e orienta melhor a aplicação dos recursos públicos”, destacou Andrezza Ribeiro.