Nunes Marques vai relatar ação de Bolsonaro para anular pena

Brasília (DF), 30/04/2026 - Ministro do TSE, Kassio Nunes Marques durante sessão.
Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE

O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi escolhido nesta segunda-feira (11) para relatar o pedido de revisão criminal no qual o ex-presidente Jair Bolsonaro pretende anular a condenação a 27 anos e três meses de prisão no processo da trama golpista.

O sorteio foi feito de forma eletrônica.

Conforme determina o regimento interno do Supremo, a revisão criminal foi enviada para a Segunda Turma da Corte.

Além de Nunes Marques, o colegiado é composto por André Mendonça, Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Luiz Fux.

No ano passado, Bolsonaro foi condenado pela Primeira Turma, formada pelos ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Cristiano Zanin e Cármen Lúcia.

A data do julgamento ainda não foi definida.

Recurso
De acordo com os advogados, a condenação do ex-presidente deve ser revista porque houve “erro judiciário”.

No recurso, a defesa contestou a tramitação do processo que condenou Bolsonaro. Para os advogados, por estar na condição de ex-presidente, Bolsonaro deveria ter sido julgado pelo plenário da Corte, e não pela Primeira Turma.

Os advogados também afirmaram que a delação do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid,não foi voluntária e deve ser anulada. A falta de acesso integral às provas da investigação também é suscitada.

Desenrola 2.0 renegocia quase R$ 1 bilhão em dívidas, diz Durigan

Brasília, DF 04/05/2026- O ministro da Fazenda, Dário Durigan durante assinatura da Medida Provisória referente ao Novo Desenrola Brasil. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O programa Desenrola 2.0, lançado pelo governo federal para renegociação de dívidas bancárias, está perto de atingir R$ 1 bilhão em débitos renegociados, disse nesta segunda-feira (11) o ministro da Fazenda, Dario Durigan.

De acordo com o ministro, cerca de 200 mil pedidos de renegociação foram enviados aos bancos participantes do programa. Desse total, aproximadamente 100 mil operações estão praticamente concluídas.

O programa é voltado para pessoas com renda mensal de até cinco salários mínimos, o equivalente hoje a R$ 8.105.

Durigan informou que o governo também prepara a ampliação do programa para estudantes inadimplentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Segundo o ministro, a modalidade deve estar “totalmente operativa” ainda nesta semana.

Prêmio a adimplentes
O ministro também afirmou que o governo prepara uma versão do programa voltada para consumidores que mantiveram suas contas em dia.

Segundo Durigan, a ideia é criar uma espécie de estímulo ou “prêmio” para os adimplentes, mas a medida será anunciada em um segundo momento.

De acordo com ele, neste primeiro momento o foco está nos consumidores inadimplentes, que enfrentam maiores dificuldades financeiras.

Como funciona
O Desenrola 2.0 permite que consumidores renegociem dívidas atrasadas com bancos em condições mais favoráveis.

Podem entrar no programa dívidas:

Contratadas até 31 de janeiro de 2026;
Atrasadas entre 90 dias e dois anos;
Ligadas a cartão de crédito, cheque especial e crédito pessoal.
A proposta do governo é que os bancos concedam um novo empréstimo para quitar a dívida antiga, com desconto e juros menores.

Condições oferecidas
As renegociações podem incluir:

Descontos entre 30% e 90%
Juros máximos de 1,99% ao mês
Prazo de até 48 meses para pagamento
Primeira parcela em até 35 dias
Limite de R$ 15 mil renegociados por pessoa em cada banco
Desconto varia conforme o tipo da dívida e o tempo de atraso
Uso do FGTS
O programa também permite que trabalhadores utilizem parte do saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para pagar dívidas.

Será possível usar até 20% do saldo do FGTS ou até R$ 1 mil, prevalecendo o maior valor.

A medida busca reduzir o endividamento das famílias e evitar que consumidores recorram a linhas de crédito mais caras.

Quatro frentes
O Novo Desenrola Brasil foi dividido em quatro modalidades:

Desenrola Famílias;
Desenrola Fies;
Desenrola Empresas;
Desenrola Rural.
O governo pretende realizar uma mobilização nacional de 90 dias para estimular renegociações e reduzir a inadimplência no país.

Fies liberado
Em relação ao Fies, as condições variam conforme o perfil do estudante e o tempo de atraso da dívida.

Para débitos vencidos há mais de 360 dias:

estudantes fora do CadÚnico poderão ter desconto de até 77%;
estudantes inscritos no CadÚnico poderão obter abatimento de até 99% da dívida.
Em alguns casos, haverá possibilidade de parcelamento em até 150 vezes.

O governo estima beneficiar mais de 1 milhão de estudantes com a renegociação.

Cenário econômico
O lançamento do programa ocorre em meio ao elevado endividamento das famílias brasileiras.

Dados do Banco Central mostram que boa parte da renda dos consumidores segue comprometida com dívidas, especialmente em modalidades com juros altos, como cartão de crédito e cheque especial.

Segundo o Ministério da Fazenda, a expectativa é renegociar até R$ 42 bilhões em dívidas ao longo do programa.

Bolsa cai 1,19%, e dólar fecha estável com tensão no Oriente Médio

O dólar fechou praticamente estável, e a bolsa brasileira encerrou em queda nesta segunda-feira (11), em um pregão marcado pela cautela dos investidores diante do agravamento das tensões entre Estados Unidos e Irã. A moeda estadunidense resistiu e manteve-se abaixo de R$ 4,90, mas o Ibovespa foi pressionado pelo avanço do petróleo e pelo aumento das preocupações com inflação e juros.

O índice Ibovespa, da B3, caiu 1,19%, aos 181.908 pontos, registrando o menor fechamento desde 27 de março. O índice foi pressionado principalmente por ações sensíveis aos juros, diante do temor de que a alta do petróleo possa dificultar cortes na taxa Selic.

O mercado também acompanhou a temporada de balanços corporativos, mas nem resultados considerados robustos impediram perdas em papéis de grandes empresas. Investidores seguem atentos à saída de recursos estrangeiros da bolsa brasileira nos primeiros pregões de maio.

A piora nas perspectivas inflacionárias reduziu o otimismo com o mercado acionário local. A continuidade da guerra no Oriente Médio e a possibilidade de manutenção de juros elevados nos Estados Unidos também contribuíram para o movimento de aversão ao risco.

Câmbio cauteloso
O dólar à vista encerrou o dia cotado a R$ 4,891, com leve baixa de 0,10%, no menor valor desde 15 janeiro de 2024. Apesar da estabilidade no mercado doméstico, a moeda estadunidense sustentou ganhos frente a outras divisas emergentes no exterior após os Estados Unidos rejeitarem a proposta iraniana para encerrar a guerra no Oriente Médio.

Durante a sessão, o câmbio oscilou em faixa estreita. A moeda chegou à máxima de R$ 4,9059 pela manhã e à mínima de R$ 4,8858 antes de voltar para perto da estabilidade. O dólar futuro para junho fechou praticamente estável na B3.

A reação moderada do mercado brasileiro foi atribuída ao diferencial de juros entre Brasil e Estados Unidos, que continua favorecendo a entrada de capital estrangeiro. O Boletim Focus , pesquisa semanal do Banco Central com instituições financeiras, mostrou redução da projeção para o dólar no fim do ano, de R$ 5,25 para R$ 5,20.

Analistas também destacaram a baixa liquidez do pregão e a ausência de apostas mais fortes em meio à incerteza geopolítica. No exterior, o índice DXY, que mede o desempenho do dólar frente a uma cesta de moedas fortes, operou próximo da estabilidade.

Petróleo sobe
Com o impasse diplomático, o petróleo voltou a subir no mercado internacional. O barril do Brent, referência para a Petrobras, avançou 2,88% e fechou cotado a US$ 104,21. O WTI, do Texas, subiu 2,78%, para US$ 98,07.

A valorização do petróleo reforçou a percepção de pressão inflacionária global e ampliou as dúvidas sobre o ritmo de cortes de juros em diversos países, incluindo o Brasil.

Guerra no radar
As tensões internacionais voltaram ao centro das atenções após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, classificar como “totalmente inaceitável” a proposta apresentada pelo Irã para encerrar o conflito.

Trump afirmou ainda que o cessar-fogo está “respirando por aparelhos”, enquanto autoridades iranianas disseram que o país está preparado para responder a novos ataques.

O cenário aumentou as preocupações com inflação global e possíveis impactos sobre a economia mundial.

Rússia lidera venda de diesel ao Brasil durante guerra no Irã

Diesel, bomba de combustível

O Brasil ampliou fortemente as compras de diesel da Rússia desde o início da guerra no Oriente Médio, após a suspensão das importações vindas da região. Dados do sistema Comex Stat, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), mostram que Rússia e Estados Unidos passaram a liderar o fornecimento do combustível ao país nos últimos meses.

Em março e em abril, o Brasil importou US$ 1,76 bilhão em diesel. Desse total, US$ 1,43 bilhão tiveram origem na Rússia, equivalente a 81,25% das compras externas do produto. Os Estados Unidos aparecem na segunda posição, com US$ 112,92 milhões, ou 6,42% do total.

Apenas em abril, a dependência do diesel russo aumentou ainda mais. O país comprou US$ 924 milhões do combustível da Rússia, o que correspondeu a 89,84% das importações no mês. Os Estados Unidos responderam por 10,98% das compras, enquanto o Reino Unido teve participação residual.

Principais números

US$ 1,76 bilhão em diesel importado em março e abril
81,25% do total vieram da Rússia
US$ 924 milhões importados da Rússia apenas em abril
89,84% de participação russa nas compras de abril
Antes do conflito, o Brasil ainda mantinha parte das importações vindas do Oriente Médio. Em março, o país recebeu carregamentos enviados antes do agravamento da guerra, incluindo compras dos Emirados Árabes Unidos e da Arábia Saudita.

Os números mostram uma rápida escalada das compras russas. Em fevereiro, o Brasil importou US$ 433,22 milhões em diesel da Rússia. O valor subiu para US$ 505,86 milhões em março e se aproximou de US$ 1 bilhão em abril.

Medidas
Para conter os impactos da alta do diesel sobre consumidores e transportadores, o governo federal anunciou uma série de medidas de compensação.

Em março, uma medida provisória liberou R$ 10 bilhões em subsídios para importação e comercialização do combustível. Paralelamente, decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva zerou as alíquotas do Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) sobre o diesel.

Segundo o governo, a desoneração tributária deve reduzir o preço em R$ 0,32 por litro nas refinarias. O subsídio adicional a produtores e importadores pode gerar nova queda de R$ 0,32 por litro.

A equipe econômica afirma que a perda de arrecadação foi compensada pelo aumento das receitas com royalties do petróleo, impulsionadas pela valorização internacional do barril.

Corte do ICMS
Em abril, o governo federal lançou um programa para incentivar os estados a reduzirem o ICMS sobre o diesel importado. O custo da medida é dividido entre União e governos estaduais.

A redução estimada é de R$ 1,20 por litro nas bombas, com custo total de R$ 4 bilhões em dois meses. Apenas Rondônia não aderiu ao acordo.

O governo também anunciou uma subvenção extra de R$ 0,80 por litro para o diesel produzido no Brasil, com impacto estimado de R$ 3 bilhões por mês.

Empresas beneficiadas precisarão comprovar o repasse da redução ao consumidor final.

Óleo diesel cai pela 4ª vez em cinco semanas e acumula recuo de 4,5%

 Postos do DF começam a ajustar os preços do diesel com a redução de R$ 0,46.

O preço do óleo diesel no país registrou o quarto recuo em um período de cinco semanas. Nesse intervalo de tempo, o combustível usado majoritariamente por caminhões e ônibus acumula queda de 4,5%.

No entanto, ainda está 18,9% acima do período pré-guerra no Irã, iniciada em 28 de fevereiro.

Os dados fazem parte do monitoramento de preços da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), órgão do governo que regula o setor no país.

De acordo com o painel de preços de revenda da agência, na semana de 3 a 9 de maio o litro do diesel S10 teve preço médio de revenda de R$ 7,24.

O preço do diesel é acompanhado com atenção por autoridades e pelo setor produtivo, pois, por ser o principal combustível da frota de caminhões, está diretamente ligado ao valor do frete, que se reflete no custo dos alimentos transportados.

Nas últimas cinco semanas, a ANP identificou uma semana sem variação e quatro com queda no preço médio.

O preço médio do diesel S10 em cada fim de semana de pesquisa:

28/03: R$ 7,57
04/04: R$ 7,58
11/04: R$ 7,58
18/04: R$ 7,51
25/04: R$ 7,38
02/05: R$ 7,28
09/05: R$ 7,24

Pré-guerra
Apesar da trajetória recente de queda, o litro do diesel ainda reflete a escalada de preços provocada pelos ataques americanos e israelenses ao Irã. Na semana terminada em 28 de fevereiro, dia do primeiro ataque, o combustível era vendido por R$ 6,09, em média.

Desde então, foram cinco semanas até alcançar o pico de R$ 7,58 na semana terminada em 11 de abril.

Em relação ao diesel S500, a trajetória é semelhante ao S10 nas últimas cinco semanas, saindo de R$ 7,45 o litro para R$ 7,05, regressão de 5,37%. Na comparação com o pré-guerra, o aumento está em 17%.

A diferença entre o S10 e o S500 é o nível de emissão de poluentes. O S500 emite 10 partes por milhão (ppm) de enxofre, 50 vezes mais que o S10.

O S10 é o mais utilizado no país, respondendo por cerca de 70% do consumo nacional, de acordo com a ANP. Os veículos leves e pesados produzidos a partir de 2012 foram preparados para rodar com o S10.

Guerra e preço
A guerra no Irã teve reflexos como ataques a países vizinhos do Irã também produtores de petróleo e o fechamento do Estreito de Ormuz, no sul do Irã, que liga os golfos Pérsico e de Omã. Por lá, passavam antes da guerra cerca de 20% da produção mundial de petróleo e gás natural.

Com a cadeia logística em turbulência, a oferta do óleo cru e seus derivados diminuiu no mundo, levando à escalada dos preços. O barril do Brent, referência internacional de preços, saltou de US$ 70 para mais de US$ 100, atingindo picos ao redor de US$ 120.

O petróleo é uma commodity, isto é, mercadoria negociada a preços internacionais. Isso fez com que o encarecimento fosse sentido também no Brasil, mesmo sendo país produtor.

No caso do diesel, especificamente, o país não é autossuficiente, e precisa importar cerca de 30% do que consome.

Subvenção
A tendência de queda no preço do diesel nas últimas cinco semanas coincide com o início da subvenção do governo aos produtores e importadores de diesel. A medida é uma das ações para conter a alta de preço.

Desde 1º de abril, o governo passou a oferecer uma espécie de desembolso para produtores e importadores.

Com a subvenção, o diesel produzido no país pode receber até R$ 1,12/litro de subsídio. O importado, até R$ 1,52/litro. Os agentes econômicos só recebem o benefício se repassarem o desconto à cadeia de consumo.

Outra medida para segurar o preço na bomba foi a zeragem das alíquotas do PIS e da Cofins, os dois tributos federais que incidem sobre o óleo.

Motivos
O pesquisador Iago Montalvão, do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis Zé Eduardo Dutra (Ineep), explicou à Agência Brasil que as medidas do governo e a atuação da Petrobras estão por trás da trajetória de queda recente do diesel.

Ele avalia que, em um primeiro momento, com o choque de preços provocado pela guerra, houve uma tentativa de as empresas reajustarem seus balanços, aumentando preços para evitar uma perda na sua margem de lucro em função do aumento dos custos, nesse caso, o preço do petróleo.

A própria Petrobras reajustou o diesel em R$ 0,38 duas semanas após o início da guerra.

No entanto, ele assinala que a forte presença da Petrobras no mercado de derivados possibilitou que a estatal não aumentasse os preços na mesma proporção do choque do petróleo.

“Foi essencial para segurar o repasse dessa alta para os postos e forçar outras refinarias a não aumentarem tanto os preços também”, disse o pesquisador do Ineep, um centro de pesquisas ligado à Federação Única dos Petroleiros (FUP).

De acordo com a ANP, a participação da estatal como fornecedora do diesel combustível de 2023 a 2025 variou de 75,74% a 78,23%.

Outro ponto para o recuo no preço do combustível, acrescenta Montalvão, foram as desonerações de tributos e subvenções.

“Medidas fiscais [relativa a gastos do governo] ajudaram a conter a alta na etapa final, de distribuição e revenda”, constata.

“Essas medidas têm sido muito importantes para [conter] inflação como um todo na economia”, complementa.

Iago Montalvão lembra que o Brent ainda está em patamar “bem elevado” e que não há expectativa de final do conflito.

“Mas os agentes já conseguiram se ajustar a essa nova realidade, por isso os aumentos desaceleraram, e até em alguns casos o preço reduziu”, analisa Montalvão.

Na tarde desta segunda-feira (11), o barril estava sendo negociado na casa de US$ 104.

Semana S do Comércio 2026 realiza ações gratuitas, em Caruaru

O maior evento integrado do Sistema Comércio brasileiro volta a mobilizar o país em 2026 com uma ampla programação voltada ao desenvolvimento econômico, à qualificação profissional e à promoção da cidadania. Em Pernambuco, a Semana S do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, idealizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), será realizada pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE e pelos sindicatos empresariais, entre os dias 15 e 17 de maio. Em Caruaru, as atividades acontecerão no dia 15 de maio, com programação recreativa, esportiva, social, educativa e de empreendedorismo.

O evento evidencia a força do comércio brasileiro, responsável por cerca de um quarto do Produto Interno Bruto (PIB) do país. “A Semana S se consolida como um momento importante para mostrar à população o alcance das ações do Sesc e do Senac, que diariamente promovem educação, cultura, saúde e qualificação profissional em todo o estado. É também uma oportunidade de evidenciar como o investimento dos empresários do comércio contribui para transformar vidas e fortalecer o desenvolvimento econômico e social de Pernambuco”, destaca Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE.

Em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, as atividades do Sesc começam às 8h, na unidade, com a ação “Bora Acordar – Aulões Esportivos”. Nela, o público participa de dinâmicas e exercícios físicos. O objetivo é estimular a prática de hábitos saudáveis para melhorar a qualidade de vida. Às 10h e às 14h, as crianças terão a oportunidade de se divertir na “Estação Brincar”, com jogos e brincadeiras, em um espaço dedicado à interação, socialização e a valorização do brincar.

Às 14h, no Teatro Rui Limeira Rosal, localizado no Sesc Caruaru, o projeto “Banco Vermelho de Combate ao Feminicídio”, realizará em parceria com a Secretaria Municipal da Mulher, uma palestra com o tema “Não é só Trend: a reinvenção das violências de gênero nas redes sociais”. O objetivo é chamar a atenção do público para a violência letal contra as mulheres, estimulando a reflexão coletiva e a responsabilização social, promovendo um diálogo sobre o compromisso com a proteção e a igualdade de gênero.

O Sesc e o Senac, em parceria com a prefeitura de Caruaru, oferecem das 9h às 15h, no Marco Zero, atendimentos gratuitos nas áreas de beleza, gastronomia, saúde e bem-estar, como corte de cabelo masculino, Quickmassagem e Auriculoterapia, ponto de vacinação, aferição de pressão e orientações sobre cuidados com a saúde para a população.

O público também poderá participar de experiências voltadas à inovação e à educação, através de atividades com óculos de realidade virtual e iniciativas do projeto PRINTS, com iniciativas lúdicas e games, além de um campeonato de cubo mágico. Na área de Gastronomia, haverá exposição de food trucks, com produtos e marcas de alunos dos cursos do Senac, e uma oficina de Elaboração de Drinks.

As atividades têm vagas limitadas e os interessados em participar devem se inscrever por meio do site https://cncsemanasbrasil.facedoor.events/pe

Governadora Raquel Lyra inaugura terceira Cozinha Comunitária e novo Centro de Referência da Mulher de Condado

“Sou mãe solo, preciso muito, e sei que não vou mais passar fome graças a essa refeição do Programa Bom Prato”. Foi com essas palavras que a dona de casa Iraci Gonçalves comemorou a inauguração da terceira Cozinha Comunitária do município de Condado, na Mata Norte do Estado. Neste sábado (9), além deste equipamento, a governadora Raquel Lyra entregou o novo Centro de Referência da Mulher (CRM) da cidade, ampliando as ações do Governo de Pernambuco nas áreas de combate à fome e proteção às mulheres em situação de violência.

“Estamos aqui em Condado para inaugurar o Centro de Referência para acolhimento da mulher vítima de violência. Temos convênio para 30 municípios, já entregamos dez e até o dia 30 de maio vamos inaugurar os 20 restantes. Além disso, também inauguramos mais uma cozinha comunitária, a de número 286 no nosso Estado. Estamos fazendo política de um jeito sério, decente, respeitando o direito das pessoas”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

A nova Cozinha Comunitária funciona na Rua Vicente Borges, nº 74, no Centro de Condado, das 6h às 14h, com oferta de 200 marmitas de almoço por dia. O equipamento foi batizado em homenagem a Tereza Cecília, conhecida pelas campanhas de arrecadação de alimentos, pelo cuidado com famílias em situação de vulnerabilidade e pela proximidade com a comunidade.

“O combate à fome é prioridade na gestão. Este é um equipamento que não traz só o alívio à fome, mas também dignidade para essas famílias, a segurança de que elas vão ter uma alimentação saudável e constante. Todos os insumos são de qualidade e é uma parceria grande do Governo do Estado com os municípios para que a gente possa alcançar toda a população pernambucana”, explicou a secretária de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas, Andreza Pacheco.

A unidade conta com uma equipe formada por um cozinheiro, três auxiliares, um nutricionista e um coordenador, responsáveis pelo preparo, organização e acompanhamento das refeições. Para implantação das cozinhas comunitárias, o Governo de Pernambuco investe R$ 50 mil no início da operação, além de R$ 20 mil mensais para manutenção.

Com a nova unidade em Condado, Pernambuco passa a contar com 286 cozinhas comunitárias em funcionamento. Desde 2023, 231 cozinhas foram implantadas no Estado, que já serviram mais de 25,8 milhões de refeições.

O prefeito de Condado, Albino Silva, destacou a importância da parceria entre município e Estado. “Ao todo, teremos 900 refeições entregues no município de Condado todos os dias. É com essa parceria com o Governo do Estado que pensamos no melhor para o povo pernambucano”, disse.

CENTRO DE REFERÊNCIA DA MULHER – Além da cozinha, a governadora também inaugurou o Centro de Referência da Mulher (CRM) Malba Lúcia Rabelo de Sousa, equipamento voltado ao acolhimento e atendimento especializado de mulheres em situação de violência. O espaço oferecerá acompanhamento psicológico, social e orientação jurídica, além de ações de prevenção, fortalecimento da autonomia e articulação com a rede de proteção do município.

O novo CRM integra a política estadual de expansão da rede de atendimento às mulheres. Pernambuco contava anteriormente com 30 centros de referência e, com a política de cofinanciamento implementada pelo Governo do Estado, esse número está sendo ampliado para 61 unidades em todo o território pernambucano. O programa prevê repasse mensal de R$ 15 mil durante 18 meses, além da entrega de kit de mobília para estruturação dos equipamentos.

A unidade de Condado recebeu o nome de Malba Lúcia Rabelo de Sousa, empreendedora vítima de feminicídio em 1995. O equipamento funcionará articulado com os serviços de saúde, assistência social, segurança pública e sistema de justiça, garantindo atendimento humanizado e contínuo às mulheres do município.

Presente na cerimônia, o deputado estadual Antônio Moraes destacou as ações da gestão na Mata Norte. “Nós temos feito muitas entregas com o Governo de Pernambuco na Mata Norte e a cidade de Condado é prova disso. Essa cozinha comunitária e o CRM mostram isso. A PE-062, que foi requalificada, também. Esse é um governo que se preocupa com quem mais precisa”, afirmou.

O deputado federal Túlio Gadelha foi outro parlamentar que também elogiou as ações que estão sendo desenvolvidas pela gestão estadual. “Agora temos um governo em Pernambuco que gosta de gente, de andar na rua. Precisamos ter alguém no Estado que cuide da mulher, e é isso que o Centro de Referência da Mulher faz: cuida e acompanha”, disse.

O deputado federal Eduardo da Fonte, por sua vez, ressaltou a importância da política de combate à fome. “Pela segurança alimentar de quem sente fome, o Governo de Pernambuco tirou do papel e colocou as cozinhas comunitárias nos quatro cantos do Estado”, afirmou. Já o deputado federal Lula da Fonte destacou as entregas direcionadas às mulheres. “O Centro de Referência da Mulher e a cozinha comunitária inaugurados certamente vão servir grandemente à população de Condado. Duas das muitas ações que o Governo de Pernambuco tem entregue em todas as regiões do Estado”, acrescentou.

Também estiveram presentes na inauguração o secretário estadual Túlio Vilaça (Casa Civil) e outras lideranças locais.

ELEIÇÕES 2026 — Eleitor pode se inscrever para ser mesário voluntário

Os tribunais regionais eleitorais (TREs) estão com inscrições abertas para ampliar e renovar o banco de mesários voluntários que atuarão nas eleições gerais de 2026, em outubro.

O cadastro pode ser feito de forma permanente na justiça eleitoral. Cabe ao mesário fiscalizar o processo nas zonas eleitorais.

Campanha
Desde março, uma campanha do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) convoca colaboradores para atuarem como mesários.

O conteúdo veiculado em emissoras de rádio e televisão foca no recrutamento de novos colaboradores e foi adaptado para as redes sociais (Instagram, TikTok e Linkedin) para atingir o público jovem.

Quem pode ser mesário
Todo eleitor com mais de 18 anos pode se inscrever, desde que esteja em situação regular com a Justiça eleitoral.

Não pode ser mesário quem concorre a um cargo elegível nesta eleição, nem parentes de até segundo grau de candidatos, além de membros de diretórios de partidos políticos que exerçam função executiva.

Autoridades policiais também estão impedidas de serem convocadas, pois participam do processo eleitoral de outras formas, como na segurança dos locais de votação e no transporte de urnas.

Como se voluntariar
O cadastro é feito online, preferencialmente, pelo aplicativo e-Título, ou nos sites dos tribunais regionais eleitorais.

O candidato a mesário também pode entrar em contato com o cartório eleitoral por meio do de telefone ou WhatsApp local, disponibilizado nos sites dos TREs.

Convocação
O cadastro voluntário não significa convocação imediata para a função de mesário. Se não tiver vaga, o cadastro fica guardado para futuras eleições.

Caso seja selecionado, a confirmação será formalizada por meio de uma carta convocatória oficial da Justiça eleitoral. O documento detalha informações como a função a ser desempenhada, além das datas e locais tanto do treinamento quanto do pleito.

Muitos tribunais enviam a convocação de forma digital (via WhatsApp oficial ou e-Título), além da carta física.

No dia da eleição, a ausência não justificada do mesário pode gerar penalidade. Em caso de impedimento para o trabalho, o convocado deve apresentar uma justificativa, como um atestado médico, que será analisado.

Se a justificativa não for aceita, a penalidade poderá ser uma suspensão.

Capacitação
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) orienta os mesários a realizarem o treinamento preparatório pelo aplicativo Mesário, disponível para download.

Convocados terá acesso também a treinamentos eleitorais específicos e orientações de técnicos da justiça eleitoral, sobre atuação como mesário, secretário ou presidente de mesa no dia das eleições.

Pelo aplicativo, as aulas são organizadas em blocos de assunto. Cada etapa concluída desbloqueia as fases seguintes do treinamento.

Como atuam
Toda seção eleitoral conta com quatro mesários, e cada um deles tem uma função específica: presidente, primeiro mesário, segundo mesário e secretário.

Entre as principais atribuições dos mesários estão:

organizar a fila de eleitores e observar as prioridades;
inspecionar urnas eletrônicas e cabines de votação;
controlar a entrada e a movimentação de pessoas na seção eleitoral;
localizar o nome do eleitor no caderno de votação;
colher a assinatura ou a impressão digital do eleitor;
entregar o comprovante de votação no fim do processo, entre outras atribuições.
Benefícios
Quem trabalha como mesário (convocado ou voluntário) não recebe remuneração, apenas o auxílio-alimentação no valor de R$ 65 por turno trabalhado, (conforme a Portaria TSE nº 86/2025).

Outros benefícios previstos em lei e regulamentados pelo TSE são:

dois dias de folga para cada dia trabalhado nas eleições e para cada dia de treinamento;
caso previsto em edital, o trabalho como mesário pode ser critério de desempate em concursos públicos;
mesários podem validar o serviço eleitoral como atividade extracurricular em faculdades ou universidades que têm acordo com o TRE.
Os dias de folga devem ser acordados com a empresa, órgão ou instituição em que o mesário trabalha.

Eleições de 2026
Em outubro, mais de 150 milhões de brasileiras e brasileiros vão escolher o presidente da República, governadores e senadores, bem como deputados federais, estaduais e distritais.

O primeiro turno das eleições gerais ocorrerá em 4 de outubro. Se houver necessidade, um eventual segundo turno para definir presidente e governadores está marcado para 25 de outubro.

Este ano também marca os 30 anos da urna eletrônica nas eleições do Brasil. O equipamento informatizado para registrar o voto foi usado pela primeira vez em 1996.

Nestas três décadas, o Brasil se consolidou como o país com a maior eleição informatizada do mundo.

Antonio Coelho visita 5º BPM, destaca novos investimentos e os avanços no efetivo policial da região

O deputado estadual Antonio Coelho realizou uma visita institucional ao 5º Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco, em Petrolina, onde foi recebido pelo comandante da unidade, o tenente-coronel Vieira. O encontro teve como foco o fortalecimento das ações de segurança pública no Sertão do São Francisco e a melhoria das condições de trabalho da tropa.

Durante a visita, Antonio Coelho reafirmou o compromisso do seu mandato com o fortalecimento das forças de segurança da região. O parlamentar destacou que já destinou emendas parlamentares para o 5º BPM e anunciou que novos recursos deverão ser encaminhados nos próximos meses, com o objetivo de contribuir para melhorias na infraestrutura da unidade.

“O trabalho desenvolvido pelo 5º BPM é fundamental para garantir mais tranquilidade à população de Petrolina e de toda a região. Nosso mandato seguirá sendo parceiro da segurança pública, apoiando investimentos que ajudem a melhorar a estrutura e as condições de atuação dos policiais”, ressaltou o deputado.

Antonio Coelho também destacou o reforço anunciado pelo Governo de Pernambuco para a segurança pública do Sertão. Segundo o parlamentar, até o fim deste semestre, Petrolina e região deverão receber mais 100 novos policiais militares, dentro de um compromisso assumido pela governadora Raquel Lyra.

A chegada do novo efetivo deverá ampliar a capacidade operacional das forças de segurança, reforçando o policiamento ostensivo e contribuindo para ações de combate à criminalidade em Petrolina e municípios vizinhos.

Irã envia resposta à proposta de paz dos EUA

Embarcações no Estreito de Hormuz, Musandam, Omã
8 de maio de 2026
REUTERS/Stringer/ PROIBIDA REPRODUÇÃO.

O Irã afirmou, neste domingo (10), que enviou resposta a uma proposta dos Estados Unidos para iniciar negociações de paz para acabar com a guerra. As informações são da agência Reuters com base na mídia estatal iraniana.

A resposta se concentrou no fim da guerra em todas as frentes, especialmente no Líbano, e na segurança da navegação pelo Estreito de Ormuz, sem indicar como ou quando poderia ser reaberto.

A comunicação iraniana responde a uma proposta dos EUA para acabar com os combates antes de iniciar negociações sobre questões mais controversas, incluindo o programa nuclear do Irã.

O Paquistão, que vem mediando as negociações sobre a guerra, encaminhou a resposta iraniana aos EUA.

Pela rede Truth Social, o presidente dos EUA, Donald Trump publicou que a proposta é “totalmente inaceitável”.

“Acabei de ler a resposta dos chamados “Representantes” do Irã. Não gostei — TOTALMENTE INACEITÁVEL! Agradeço a sua atenção a este assunto”, diz a publicação.

Cessar-fogo e bloqueio
Apesar do cessar-fogo de um mês no conflito e após cerca de 48 horas de relativa calma depois de confrontos esporádicos na semana passada, drones hostis foram detectados sobre vários países do Golfo Pérsico neste domingo, destacando a ameaça que a região ainda enfrenta.

Apesar do bloqueio, duas embarcações foram autorizadas a passar pelo Estreito de Ormuz. Uma delas, um navio graneleiro com bandeira do Panamá com destino ao Brasil, que havia tentado passar pelo estreito em 4 de maio.

A embarcação passou usando uma rota designada pelas Forças Armadas do Irã, conforme informou a agência de notícias Tasnim neste domingo.

* Com informações da agência Reuters