Central intensifica montagem do elenco

Pedro Augusto

Reformulado. Essa é a palavra que poderia definir bem o novo momento do Central. Fora das quatro linhas, o clube vem se fortalecendo com a união de alguns torcedores em prol do mandato do novo presidente-executivo Jandoval Bezerra. Dentro delas, o elenco que está se formando para a disputa da Série D 2015, promete ser bastante diferente daquele que alcançou a quarta colocação no último Pernambucano. Para se ter ideia, dos atletas que formaram o plantel na competição local, apenas 10 deverão vestir a camisa alvinegra na 4ª Divisão. São eles: os goleiros Juninho e Murilo; os zagueiros Sinval e Everton, o lateral direito Fabinho, os volantes Nathan e Luiz Fernando bem como os atacantes William, Roger e Candinho.

Tido como um dos principais jogadores da Patativa nos últimos anos, Juninho se mostrou otimista quanto a sua participação na Série D. “Todo mundo sabe que passei um longo período fora dos gramados por conta da minha contusão, mas graças a Deus consegui retornar no Pernambucano. Estou muito feliz pela minha recuperação e animado para ajudar o clube nesta próxima competição. Espero retomar bem aos trabalhos, já a partir desta segunda-feira (8), quando haverá a apresentação do plantel”. Além de velhos conhecidos, na data, algumas caras novas poderão ser vistas pelas bandas do Lacerdão.

Esse é o caso do meio-campista Luquinha, que tem os direitos federativos presos ao Porto, e teve a sua transferência acertada para o arquirrival por empréstimo. “É claro que existe certa rivalidade entre o Central e o Porto, mas não estou pensando nisso. Pelo contrário. Fiquei muito contente por esse interesse da Patativa sobre o meu futebol e agora retribuir toda essa confiança dentro de campo”, comentou. Além de Luquinha, outro atleta do Gavião que irá atuar pelo alvinegro caruaruense será o meia-atacante Jefinho. Mas as contratações do Central para a 4ª Divisão não pararam por aí.

Também farão parte do elenco centralino os zagueiros Betão (ex-Pesqueira) e Cris (ex-Noroeste), o volantes Isaías (ex-Ypiranga-RS) e Felipe Araripina (ex-CSE), o meia Dunga (ex-Pesqueira) e o atacante Reinaldo Alagoano (ex-CSA). De acordo com o gerente de futebol, Adriano Coelho, a tendência é de que outros jogadores sejam anunciados até este fim de semana. “Na medida em que estiver tudo acertado conosco divulgaremos os nomes deles. A torcida pode ficar tranqüila, pois estamos fazendo uma equipe competitiva para a Série D”, ressaltou.

De volta à Patativa, assim como Adriano, o técnico Celso Teixeira espera fazer bonito na competição apesar das limitações financeiras do clube. “Sabemos que a situação atual do Central encontra-se complicada, mas na nossa carreira nunca tivemos facilidades. Mesmo assim, graças a Deus, sempre conseguimos obter bons resultados e não será diferente aqui. É claro que hoje existem equipes mais bem preparadas do que a gente, porque mantiveram os seus plantéis, porém não podemos desanimar. Se não tivéssemos o objetivo de subir de divisão, não teríamos aceitado o convite de virmos para cá”, comentou.

Com a desistência do Jacuipense, que alegou problemas financeiros, o alvinegro caruaruense fará a sua estréia na competição diante do Serrano-BA. O jogo entre as duas equipes ocorrerá no próximo dia 12 de julho, em Porto Seguro. Embora o primeiro adversário tenha sido confirmado de última hora, o técnico do Central não espera vida fácil. “Não é porque o elenco deles está sendo montado às pressas que iremos vencer. O Serrano deve vir com uma base do estadual e pode não ter rendido por lá, mas agora é outra competição e outro momento”. No outro duelo do grupo A4, o Estanciano-SE irá medir forças com o Treze, em Aracaju.

Dia dos Namorados: Lojistas locais esperam superar projeção nacional

Pedro Augusto

Além de influenciar as vendas durante todo o período junino, a crise financeira do país também deverá afetar o desempenho do comércio local no Dia dos Namorados (12 de junho). A CDL de Caruaru não arriscou apontar uma estimativa para a data, mas se o baseamento corresponder à projeção da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), os lojistas da rua 15 de Novembro, no Centro, não terão muito que comemorar. No âmbito nacional, a expectativa é de que neste ano o comércio varejista registre uma queda nas vendas de 0,1% em relação ao mesmo período do ano passado.

Se a tendência se confirmar será o pior resultado do setor dos últimos 11 anos. Querendo manter o otimismo provocado pelo São João, os lojistas de Caruaru esperam não comprovar o cálculo nacional. “O mês só está começando e a expectativa é de que o movimento melhore com a proximidade do Dia dos Namorados, até porque o brasileiro deixa tudo para a última hora. Da forma mínima que seja, esperamos superar o faturamento do ano passado. Apesar da crise, precisamos manter o otimismo”, destacou a gerente da Beijamim Confecções, Gisele Alves.

Tradicionalmente bastante impulsionadas na data, as lojas de aparelho celular também vêm sentindo os efeitos da crise, contudo prometem ir de encontro com a projeção da CNC. “Este ano não tem sido um dos melhores para o comércio de Caruaru, mas nossa expectativa é vender igual ao último Dia dos Namorados. Agora a loja está cheia de clientes, o que nos deixa animados, mas nos últimos meses ela esteve vazia por diversos dias. Mas o problema da queda no fluxo dos clientes não tem sido apenas nosso. Todo o setor está sentindo a crise”, comentou a gerente da Claro, Marclébia Iane.

De acordo com o economista Maurício Assuero, se nem o Dia dos Namorados impulsionar as vendas no período junino, a tendência é de que haja queimas de estoque já no intervalo. “Geralmente elas ocorrem somente em julho, mas se até o próximo dia 15 o volume de vendas não estiver satisfatório, deveremos verificar queimas no comércio local, não com aquelas promoções loucas, mas sim com descontos gradativos”, avaliou.

A esperança agora é o São João

Pedro Augusto

O aporte no calendário do Maior e Melhor São João Mundo não estava sendo aguardado ansiosamente apenas pelos forrozeiros de plantão. Nem de longe. A contagem regressiva para o início do evento mais popular do Nordeste também foi realizada com bastante atenção pelos lojistas da rua 15 de Novembro, no centro de Caruaru. Não só pela lucratividade alta que tradicionalmente é observada nesta época nas lojas – considerada na cidade a segunda melhor do ano em termos de vendas -, mas ainda pelo impacto alentador que deverá provocar nos cofres dessas empresas na difícil temporada de 2015. Se nos últimos cinco meses, o clima foi de fim de festa no comércio do município, agora a expectativa é de dias melhores no segmento.

E neste ano os comerciantes não se encontram nem tão exigentes quanto aos desempenhos de vendas para o período junino. Se após a queima da última fogueira, no Dia de São Pedro (29), eles tiverem conseguido ao menos registrar faturamento semelhante ao de 2014, já estará de bom tamanho. Foi o que ressaltou a supervisora da Parceria Premium, Marilu Beltrão. “Sentimos um acréscimo no fluxo de consumidores desde a última quinzena de maio, mas, diante dessa crise financeira, não sabemos se iremos superar o desempenho do ano passado. Se conseguirmos ao menos empatar, já ficaremos satisfeitos, até porque 2015 está sendo muito difícil para todo o comércio.”

Com discurso similar ao da supervisora, o gerente da Essencial, Erisvan Silva, espera confirmar o otimismo somente nas próximas semanas. “A festa começou no último fim de semana, mas até agora, infelizmente, nos encontramos no vermelho. Torcemos para que o movimento melhore nos próximos dias, até porque investimos bastante para a época. Contratamos mais mão de obra, bem como adquirimos novos produtos. Com essa crise, se alcançarmos resultado semelhante ao do São João do ano passado, já será positivo.” Por conta dela, a rede de calçados acabou contratando 10% menos em relação ao mesmo período de 2014.

Apesar da queda na assimilação de mais mão de obra, a Essencial poderia ser considerada como uma exceção na regra diante do atual cenário do setor. “Fazendo um comparativo com os cinco primeiros meses de 2015 e o mesmo intervalo de 2014, observamos que houve uma queda brusca nas vendas. Consequentemente, o desemprego aumentou e o número de contratações diminuiu. Para se ter ideia, atualmente o volume de desemprego no comércio e na indústria local encontra-se 20% maior em relação a 2014. As lojas que decidiram manter o mesmo quadro de funcionários é porque investiram em capacitações e não querem perder a mão de obra qualificada”, explicou o presidente da CDL de Caruaru, Márcio Porto.

Assim como os lojistas, ele aguarda que o São João impulsione as vendas do comércio. “O momento atual do país é de recessão, a economia vem passando por uma crise, mas com a chegada do período junino, há a expectativa de um habitual crescimento na demanda. Em termos gerais, não contamos com uma estimativa oficial, mas se o volume de vendas 2015 ficar no mesmo patamar do de 2014 poderemos afirmar que alcançamos um bom resultado”, finalizou Márcio.

Exposição de Mesas Juninas ocorre na terça

Já está tudo pronto para realização da 13ª Exposição de Mesas Juninas promovida pela primeira dama do município, Carminha Queiroz. O evento acontecerá nesta terça-feira (9), às 20h, no Museu do Barro, que terá muito forró e arrasta-pé. Este ano, serão expostas 11 mesas preparadas pelos principais bufet’s, restaurantes e decoradores de Caruaru, além da apresentação das réplicas das comidas gigantes que abrilhantam o São João.

“É muito satisfatório realizar mais uma edição da festa que já é tradicional no calendário junino e também poder ressaltar nossas tradições. A sensação é de alegria e orgulho”, destacou a primeira-dama de Caruaru, Carminha Queiroz. As homenageadas da festa serão dona Maria da Tapioca, Renilda Cardoso e Marlene do Forró.

Portal de e-commerce repassa dinheiro pós-compra

Pedro Augusto

O diretor-executivo da Marka Fidelização e Relacionamento, Marcelo Gonçalves, esteve visitando a redação do Jornal VANGUARDA, nesta semana, com o objetivo de divulgar o seu novo serviço. Trata-se do portal Sempre Exclusivo, nada mais nada menos do que mais uma excelente opção em termos de e-commerce. A principal diferença em relação aos demais se refere aos benefícios que são repassados para o consumidor após a compra virtual. Assim que ela é realizada, um crédito em dinheiro acaba sendo repassado para a conta cadastral do comprador. Essa quantia pode ser utilizada na aquisição de novos produtos ou até mesmo resgatada para outros fins.

“O cadastro é gratuito e, ao fazer a compra na loja conveniada, ele tem a escolha de jogar o dinheiro na sua conta corrente ou usá-lo posteriormente em mais aquisições. Ressaltando que se optar por essa última, o consumidor poderá realizar o procedimento tanto no site como nos espaços físicos das conveniadas. Neles, basta o cliente apresentar o RG e o CPF. O caixa verificará o seu saldo e autorizará a compra”, explicou Marcelo Gonçalves. Lançado na Capital do Agreste há pouco mais de um mês, o Sempre Exclusivo vem tendo uma boa aceitação no mercado local.

“Dentre as empresas da terra que já firmaram parceria conosco estão o supermercado Ideal, o consultório Ludmila Freitas, a loja Pra Piloto e a Usina Fit. Também estamos em negociações finais com o Lojão das Portas, a Cazanova Construção e algumas farmácias. Lembrando ainda que quase 100 marcas de renome nacional se encontram atualmente conveniadas ao Sempre Exclusivo. Destaques para as Casas Bahia, Lojas Americanas, Livraria Saraiva, Centauro, C&A, Natura e Colombo. Assim como ocorre com o consumidor, a empresa interessada não paga nada para firmar parceria com o nosso grupo de consumo”, acrescentou Gonçalves.

Também presente na visita, o franqueado do Sempre Exclusivo, Evandro dos Santos, apontou as vantagens de aderir ao serviço. “Em época de crise financeira, essa ferramenta vem muito a calhar para os comerciantes, na medida em que acaba atraindo novos consumidores as suas lojas. E o melhor é que eles não pagam nada para se conveniar, ou seja, se não houver demanda por parte dos nossos clientes não têm custo nenhum. Do contrário, terão de repassar uma pequena comissão pela indicação. Essa última varia de acordo com cada segmento. O risco é zero e eles só precisarão efetuar o pagamento, após a realização da compra do consumidor.”

Após a chegada a Caruaru, a expectativa é de que o Sempre Exclusivo também seja lançado em outras cidades do país. “Ele será oferecido em breve em Brasília (DF), Curitiba (PR) e Florianópolis (SC). Como irá operar em todas as regiões do Brasil, se, por exemplo, um cliente de Caruaru fizer uma compra numa loja física e conveniada de São Paulo, ele poderá utilizar posteriormente o crédito adquirido na sua cidade. Quem quiser conhecer um pouco mais sobre o serviço deverá acessar o site www.sempreexclusivo.com.br. Caso queira se cadastrar é necessário indicação”, finalizou Evandro. Mais informações pelos telefones (81) 99518-2064 e 99372-6107.

II Encontro da Astur-PE será em Bom Jardim, no Agreste

Dando continuidade às propostas apresentadas para fomentar o trade turístico local, a Astur-PE promoverá nos próximos dias 9 e 10 de junho o II Encontro de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo de 2015. A programação começa na terça-feira, na cidade de Bom Jardim, no Agreste pernambucano.

Em estrutura montada no Centro Educacional e Cultural Marineide Braz, centro da cidade, serão realizadas palestras e minicursos, em parceria com o Sebrae, que buscam orientar os envolvidos nos serviços que atendem a turistas e visitantes. Durante a noite, está planejada uma reunião administrativa entre os associados em jantar promovido pelo município anfitrião no Restaurante Dama de Ouro. Já na quarta-feira, todos seguem para uma visita técnica ao Projeto Musical Levino Ferreira e um breve passeio pelos principais pontos turísticos da cidade.

O evento se encerra com visita ao Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Lourdes e degustação do tradicional ‘Pão Cabeludo’, produzido exclusivamente pelos moradores da comunidade do Distrito de Umari. Apenas a reunião é de acesso exclusivo a membros da Astur, o restante da programação é gratuita e toda a população está convidada.

Dia: 09/06/ 2015 – terça-feira

13:00h às 14:00h – Credenciamento

14:00h às 14:30h – Abertura

14:30h às 15:15h – Palestra “TURISMO: CRISE E DESAFIOS”. Palestrante: Juvenal Valério, analista do SEBRAE Pernambuco.

15:30h às 17:00h – Minicursos: CAMA E CAFÉ (Pousada Domiciliar) e PRODUÇÃO E GESTÃO DE EVENTOS.

17:00h às 17:30h – Encerramento

19:00h às 20:00h – Reunião Administrativa

20:00h – Jantar oferecido pelo Município Anfitrião – Restaurante Dama de Ouro PE 90

Dia: 10/06/ 2015 – quarta-feira 

7:30h às 8:30h – Café da manhã

8:30h – Visita técnica – Roteiro da Visita Técnica – Projeto Musical Levino Ferreira – “O Mestre Vivo”; Igreja Matriz de Sant’Ana e o centro histórico da cidade; Pedra do Navio (cartão-postal); jazida de minérios Granito Marrom Imperial; Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Lourdes (Distrito de Umari) com degustação do tradicional Pão Cabeludo produzido exclusivamente pelos moradores da localidade.

12:00h – Encerramento

North Shopping oferece opções de presentes para o Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados, que é comemorado em 12 de junho, está chegando e, pensando nisto, o North Shopping Caruaru lançou campanha que une todas as diferentes formas de paixão, tornando-se o local ideal para presentear o seu amor.

São mais de 200 operações, além de contar com todo o conforto na hora das compras. “Em diversas lojas, os clientes vão encontrar também grandes promoções para a escolha do presente certo”, afirmou o gerente de Marketing do North Shopping Caruaru, Walace Carvalho.

O centro de compras ainda dispõe de vários atrativos de diversão para comemorar a data, a exemplo da excelente praça de alimentação, do cinema e do boliche.

Alergo Imuno abre no Empresarial Difusora

A Clínica Alergo Imuno, que há 70 anos atua no Recife e já tem uma filial na cidade do Cabo de Santo Agostinho, abrirá dia 18 de junho sua nova unidade em Caruaru. A Alergo Imuno vai funcionar no Empresarial Difusora com os mesmos serviços oferecidos pela unidade do Recife para o diagnóstico e tratamento das doenças alérgicas. A clínica é do médico alergologista Waldermir Antunes, que também é diretor da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia Clínica – ASBAI-PE.

Chlorophylla lança campanha para o Dia dos Namorados

A Chlorophylla está com promoções que prometem tornar o Dia dos Namorados, comemorado em 12 de junho, ainda mais romântico. Para celebrar a data, a marca lançou a campanha “Amor, seja como for” e está oferecendo ótimas sugestões de presentes. Além de produtos avulsos, a Chlorophylla tem kits femininos e ma

Entre as opções para agradar as mulheres estão o Kit Hot Chic, que vem com deocolônia e uma linda necessaire dourada, o Kit Te Amo, com a deocolônia e um sabonete líquido Te Amo. O primeiro conjunto custa R$ 114,40 e o segundo está com desconto: de R$ 110,60 por R$ 95,08.

Já a linha Frutas está com duas opções de kits e preços especiais. Um dos conjuntos vem com body splash, hidratante e necessaire (de R$ 76,70 por R$ 70,10) e o outro, com body splash e hidratante (de R$ 54,80 por R$ 48,83). Entre os produtos avulsos os destaques são a deocolônia Hero (de R$ 84,10 por R$ 75,70) e a deocolônia Hot Chic (R$ 75,60).

As sugestões de presentes para os homens também são variadas, entre elas o Kit Segredos, com deocolônia e desodorante, que está com 20% de desconto (de R$ 100,10 por R$ 85,84), e o Kit Black, com deocolônia e desodorante (de R$ 108,00 por R$ 92,16). Outra opção de Kit é o Crao, com deocolônia e desodorante, por R$ 91,50. Nas opções de produtos avulsos estão as deocolônias Prumo (de R$ 97,30 por R4 87,57) e Acaso (de R$ 83,40 por R$ 75,06).

A Chlorophylla é uma empresa que tem como base a sustentabilidade empresarial, rígidos controles de qualidade e busca constante por novas tendências e tecnologias. Em cada produto que leva a assinatura Chlorophylla estão componentes fungíveis aos olhos humanos, mas que podem ser sentidos no toque, no cheiro e na preocupação constante de desenvolver os indivíduos envolvidos no negócio. O objetivo da marca é transformar pequenos momentos do dia a dia em experiências sensoriais únicas.

Arraial do Idoso deve reunir cerca de 4 mil pessoas

O São João mais democrático do mundo também tem espaço para que a terceira idade caia no arrasta-pé. Dando continuidade às comemorações do São João, a Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria da Criança, do Adolescente e de Políticas Sociais, promoverá o 16º Arraial do Idoso, uma festa voltada para os idosos da cidade e região.

O Arraial do Idoso tem data marcada, o próximo dia 13 de junho, das 13h às 18h. Anteriormente, a festa fazia parte da programação do São João de Rua de Caruaru; atualmente, devido à parceria com a Fundação de Cultura, é realizado no Polo das Quadrilhas, na Estação Ferroviária.

A expectativa é superar o recorde atingido no ano passado de 3.000 idosos participantes. Mais de 80 ônibus turístico estão confirmados de diversas partes do Grande Recife e do Agreste. Para a realização do evento, a Secretaria da Criança, do Adolescente e de Políticas Sociais conta com o suporte do 4° BPM, da DESTRA e do Comando Civil GBCM (Grupo Bombeiro Civil Militar) para garantir a segurança do local, além do apoio da Secretaria de Saúde para a prevenção da saúde dos forrozeiros da terceira idade.

De acordo com Maria Eunice de Albuquerque, o Arraial do Idoso garante a participação efetiva da terceira idade na vida cultural da cidade. “O objetivo é assegurar a participação dos idosos nos festejos juninos do Maior e Melhor São João do Mundo, e os idosos agradecem esse reconhecimento”. A animação da festa ficará por conta de Kinho Ramalho e Banda.