Abertura oficial da Rio 2016 será nesta sexta

Pedro Augusto
Com agências

A abertura das Olimpíadas do Rio de Janeiro 2016 será realizada nesta sexta-feira (05), no Estádio do Maracanã. Antes disso, mais precisamente na quarta-feira (03) e quinta-feira (04), os amantes dos esportes poderão acompanhar respectivamente aos confrontos válidos pelos torneios de futebol feminino e masculino. Esta será a primeira vez que os Jogos serão sediados na América do Sul. Ao todo, 10.500 atletas de 206 nações estarão participando do evento que contará com 28 modalidades – duas a mais (rúgbi e golfe) em relação às Olimpíadas de Londres, em 2012.
Ainda no que diz respeito aos números dos Jogos do Rio serão disputadas 306 provas sendo 161 masculinas, 136 femininas e nove mistas. Elas ocorrerão em 32 locais de competição distribuídos em quatro regiões da Cidade Maravilhosa: zona Barra; zona Deodoro, zona Maracanã e zona Copacabana. Quanto às medalhas – principais objetos de desejo dos competidores – elas foram confeccionadas especialmente para esta edição realçando o aspecto da sustentabilidade. Ou seja, as de ouro encontram-se totalmente livres de mercúrio enquanto as de prata e de bronze possuem, em sua composição metálica, 30% de material de origem reciclável.

Ao todo, a delegação brasileira contará com 462 atletas sendo 209 mulheres e 253 homens. O número é o recorde do país em uma edição dos Jogos Olímpicos. A melhor marca até então tinha sido alcançada em Pequim 2008, quando o Brasil competiu com 277 atletas sendo 132 mulheres e 145 homens. As modalidades com o maior número de atletas brasileiros participantes nesta edição 2016 serão atletismo, com 67 representantes, futebol com 36, natação (33), handebol (28) e polo aquático, com 26 atletas. Em paralelo, o país sede fará a sua estreia em cinco modalidades: badminton; ginástica de trampolim, golfe, hóquei sobre grama e rúgbi.

Além disso, disputará pela primeira vez as seguintes competições: canoagem velocidade feminino; polo aquático feminino, ginástica artística masculina por equipes, conjunto de nado sincronizado e saltos ornamentais sincronizado. Por ser sede da competição, o Brasil tem direito a pelo menos uma vaga em cada modalidade esportiva, desde que cumpra certos requisitos técnicos estipulados pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). A atleta mais jovem da delegação brasileira é a paulista Bruna Takahashi, que com 16 anos de idade, buscará uma medalha no tênis de mesa. Em contrapartida, a mais velha é Janice Gil Teixeira, com 54 anos, que disputará na modalidade de tiro esportivo.

Entre os atletas confirmados que vão representar o Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, 142 são militares. De acordo com a Marinha, as Forças Armadas começaram a investir no programa Olímpico de atletas de alto rendimento em 2011, quando o Brasil recebeu a quinta edição dos Jogos Mundiais Militares e terminou em primeiro lugar no quadro de medalhas.
Abertura
O tema da abertura das Olimpíadas será a formação da sociedade brasileira e a festa deve reunir 30 mil voluntários. Segundo Fernando Meirelles, Daniela Thomas e Andrucha Waddginton, diretores responsáveis, a ideia é transformar o Estádio do Maracanã em um grande teatro, já que serão usados 14 km de cabos, 2 mil canhões de luz e 3 mil kg de fogos de artifício.

Até o momento, o comitê organizador da Rio 2016 já confirmou os shows dos cantores Gilberto Gil, Caetano Veloso, Wesley Safadão, Elza Soares, Anitta e Ludmilla. A primeira parte da cerimônia, prevista para iniciar às 20h, vai contar com apresentações artísticas com shows e danças representando a cultura brasileira e deve durar uma hora.

Em seguida, começará o desfile dos atletas e depois haverá os discursos, no campo, do presidente do Comitê Organizador, Carlos Arthur Nuzman, e do presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), Thomaz Bach. Em seguida, o presidente interino do Brasil, Michel Temer, declarará abertos os Jogos. A festa de abertura acabará com o revezamento da tocha e o acendimento da pira olímpica. Já o encerramento do evento ocorrerá no próximo dia 21.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *