Secretaria de Desenvolvimento Rural incentiva criadores de bovinos

A técnica de inseminação artificial em bovinos possibilita aos criadores um melhoramento genético e, consequentemente, melhora a produtividade do rebanho leiteiro. Em Caruaru, esse serviço é gratuito e oferecido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, em parceria com o Governo do Estado. O Programa de Melhoramento Genético em Bovinos consiste na aplicação de material genético do touro no útero da fêmea. Em média, 400 doses de sêmen das raças Rubia Galega e Holandesa estão disponíveis para os criadores.

Além do melhoramento do rebanho, a inseminação artificial evita cruzamentos entre raças, auxilia no controle de doenças, previne acidentes com as vacas e auxilia no controle zootécnico dos bovinos. O secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, Eraldo Barboza, destaca que essa técnica permite selecionar os melhores animais para a reprodução. “Em função do período de estiagem, a criação de bovinos no Estado tem sofrido redução considerável. Realizar a inseminação artificial garante o aumento da reprodução de raças leiteiras. Esse serviço ainda é pouco procurado pelos criadores e precisamos incentivá-lo”, comenta o secretário.

O processo para a inseminação artificial é bem simples. O criador pode acionar a Secretaria de Desenvolvimento Rural para informar que deseja receber a equipe que realiza o procedimento. Em seguida, é preciso escolher no rebanho as fêmeas que estejam aptas à reprodução e com bom aspecto corporal. É necessário observar com atenção os sinais de cio do animal, que aparece a cada 21 dias. Geralmente, a fêmea diminui a ingestão de alimentos, urina e muge com frequência e se deixa montar ou monta em outras fêmeas. Assim que o criador observar um desses indicativos precisa avisar imediatamente à Secretaria.

Plínio Rogério, produtor rural residente na comunidade de Serra dos Cavalos, participou de todo esse processo recentemente e obteve bons resultados. “Solicitei a inseminação artificial na Secretaria de Desenvolvimento Rural e estou aguardando o nascimento do bezerro, previsto para o mês de agosto. Além de ter mais um animal no rebanho, a fase leiteira da fêmea auxiliará na fabricação de bolos, diminuindo meu custo de produção. Meus vizinhos não conheciam essa técnica. Agora todos estão interessados em participar também”, afirmou.

Para solicitar a inseminação artificial de bovinos, basta entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, através do telefone 3701-1463 ou ir ao Bloco C, que funciona na rua Dr. Rafael Cavalcante, S/N, no bairro Pinheirópolis. O atendimento acontece das 7h às 13h, de segunda à sexta.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *