Ações de requalificação avançam no Parque 18 de Maio

Wagner Gil

A Feira de Caruaru, em todos os segmentos, é considerada Patrimônio Imaterial do povo Brasileiro, desde 2007, quando, o até então ministro da Cultura Gilberto Gil, esteve na cidade para entregar o título ortogado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o IPHAN. A feira e o surgimento da Capital do Agreste se confundem, pois antes de ser uma cidade, muitas pessoas se aglomeravam nas proximidades da sede da Fazenda Caruaru, hoje, Marco Zero, para trocar e vender suas mercadorias.

Isso deu a Caruaru uma vocação incrível para o comércio e sua feira, ganhou fama e o mundo. Com o crescimento do município e o passar de várias décadas, a tão famosa e falada Feira de Caruaru, passou a atrapalhar o desenvolvimento da cidade, foi quando o ex-prefeito João Lyra Neto fez a transferência da mesma do Centro para o Parque 18 de Maio. No novo local, ela ganhou mais espaço, praças de alimentação, mercados públicos de açougue e farinha, além de mais acessibilidade.
Agora, décadas depois após a transferência da feira, o Parque 18 de Maio voltou a receber investimentos maciços por parte do poder público. Atualmente, o principal destaque está nos investimentos de acessibilidade. Praticamente todo Parque ganhou novas calçadas, sinalização e rampas em locais estratégicos para o bom tráfego de portadores de necessidades especiais.

A meta da Prefeitura é de também concluir reformas amplas no Mercado de Carne, Mercado de Farinha e na Casa Rosa. Os locais estão sendo totalmente requalificados, com melhorias total em suas estruturas, contemplando coberta, piso, tarimbas, parte elétrica e hidráulica. Um dos destaques desta fase de obras está na construção de três baterias de banheiros e intervenção nas calçadas. “Aqui, tudo está sendo transformado trazendo mais qualidade de vida e de trabalho, tanto para quem vende quanto para quem compra”, pontuou o secretário Extraordinário das Feiras, José Pereira de Souza.

Com toda a requalificação que está sendo realizada nas três áreas e as obras que já se encontram em andamento, os investimentos no Parque 18 de Maio se aproximam dos R$ 10 milhões. “Não estamos trazendo aqui obras que irão acontecer, mas sim, obras que já estão acontecendo. Estamos trazendo as melhorias que precisam. São novos banheiros, pisos, melhoramento no esgotamento sanitário, água adequada e tudo que este patrimônio histórico da nossa cidade necessita”, destacou a prefeita Raquel Lyra.

Cada bateria sanitária possui uma área superior a 40 metros quadrados, com banheiros masculinos, femininos, acessível e depósito para material de limpeza. “Os banheiros possuem divisórias e bancadas em mármore branco, portas em alumínio, boa iluminação e ventilação. Todas as baterias contemplam a acessibilidade aos seus usuários”, disse o secretário municipal de Obras, Rodrigo Miranda.

Outras áreas estão com obras em fase de conclusão. “Os estacionamentos da Viúva, Feira de Milho e Brasilit estão em fase de finalização. Nós estamos apenas aguardando as ligações de água, esgoto e energia elétrica, que já foram solicitadas”, disse Rodrigo Miranda.

Rodrigo destacou ainda que as obras em andamento estão sendo realizadas, através de várias frentes, com destaque para as calçadas. “Hoje, o valor atualizado do contrato de calçadas é de R$ 1.970.223,69. Os serviços de requalificação foram realizados, inicialmente, no trecho da Ponte do Colégio Sagrado Coração e já se encontram, atualmente, nas redondezas da área territorial do Mercado de Carne. A meta é finalizarmos o paisagismo dos canteiros e as redondezas do Mercado de Carne nos próximos dias”, acrescentou o secretário. “São mais de 13.000 metros quadrados de calçadas, que estão sendo requalificadas. Todos os trechos contemplam a acessibilidade”, finalizou o secretário.

PESQUISA

Na semana passada, o Blog do Wagner Gil trouxe com exclusividade pesquisa de intenção de votos para prefeito de Caruaru, mas também um questionário para saber se a população de Caruaru prefere a Feira de Caruaru, no Parque 18 de Maio. Nele, mais de 60% dos entrevistados disseram que ela deve permanecer onde está, ou seja, no Centro.

Em entrevista ao VANGUARDA, o presidente da Associação dos Sulanqueiros de Caruaru, Pedro Moura, comentou sobre esse resultado, já que muitas pessoas defendem a idéia de transferência da Sulanca para outra área. “Esse resultado de quase 65% das pessoas entrevistadas preferindo a feira no Centro representa o reflexo nas melhorias que o poder público vem proporcionando. Nessa atual gestão, a Feira da Sulanca ganhou outro parâmetro de organização e segurança”, comentou. “Nos últimos dois anos e meio, a nossa Sulanca ganhou calçadas mais espaçosas, melhorou a sua iluminação e a requalificação da antiga área da Fundac. Isso refletiu de forma direta na pesquisa”, acrescentou Moura.

Segundo ainda ele, as melhorias no Parque 18 Maio estão possibilitando ainda o aumento nos negócios. “Acredito que quando as obras no Parque 18 de Maio forem concluídas, ganharemos mais ainda”, ressaltou Pedro Moura.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *