Novo bispo faz visita à Capital do Agreste

Jaciara Fernandes

Nesta semana, a Capital do Agreste recebeu o novo bispo da Diocese de Caruaru, Dom José Ruy Gonçalves Lopes. A primeira visita foi extraoficial e fez parte do processo de transição, uma vez que ele substituirá Dom Bernardino Marchió, Dom Dino, que renunciou ao cargo devido à idade, 75 anos, seguindo à uma determinação da Igreja Católica. Durante três dias, o religioso conheceu a infraestrutura de evangelização da Diocese e alguns pontos turísticos. Em todos os lugares em que esteve, a palavra que mais repetiu foi: ‘fé’.

O recém-bispo nomeado chegou a Caruaru na última segunda-feira (15), tendo permanecido até a quarta (17), e foi recebido pelo administrador apostólico Dom Dino. Segundo ele, tempo suficiente para visitar a sede da cúria diocesana, o Centro Pastoral Jesus Mestre e o Seminário Diocesano Nossa Senhora das Dores, além do Convento dos Capuchinhos, tendo ainda participado de uma reunião para tratar da transição do governo diocesano, em Caruaru. Também fizeram parte do roteiro, o Monte Bom Jesus e o Alto do Moura e ainda o Palácio Episcopal, o conhecido Palácio do Bispo. A impressão do primeiro contato com a cidade foi positiva. “Aqui, encontrei uma infraestrutura muito boa, fruto do trabalho dos quatro bispos que me antecederam e a contribuição da comunidade católica”, observou.

Sobre o primeiro ponto turístico citado, o Monte, Dom José Ruy, disse que esteve com o seu irmão de episcopado, Dom Dino, e o irmão de sangue, que lhe acompanhou na viagem. “Pude perceber e contemplar toda a cidade lá do alto e lembramos da passagem do Evangelho quando Jesus foi tentado no monte”, comentou o religioso. Quanto ao Alto do Moura, ele disse ter feito visita a um ateliê e, poeticamente, no sentido abstrato, disse que gostaria de poder construir uma ponte de barro que ligasse Caruaru ao céu. “Precisamos aumentar a nossa fé e sermos humildes. Não se admirem se me encontrarem caminhando pelas ruas vestido de hábito franciscano”, avisou.

Dom José Ruy será o primeiro bispo da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, conhecida como Ordem Franciscana, aprovada como um ramo da primeira Ordem de São Francisco de Assis, sinônimo de humildade, da alegria e da pobreza. Questionado sobre sua nova casa, o Palácio do Bispo, o religioso mostrou toda a sua simplicidade. “Embora um pouco constrangido de um franciscano morar num palácio, mas eu vou superar essa dificuldade. Mas, não se pode esquecer quando o Papa Francisco diz: não sejam príncipes da igreja”, comentou sem esconder humildade

O novo bispo tem 52 anos, é baiano de Feira de Santana e há sete anos assumiu a Diocese de Jequié, no mesmo Estado. À frente da Diocese de Caruaru ele será responsável por 75 padres que atuam em 44 paróquias espalhadas por 19 municípios do Agreste. Ainda contará com a colaboração de 25 seminaristas. “Sei que é um desafio, mas tenho certeza que contarei com a colaboração de todos, uma vez que a população daqui é o dobro da de Jequié. Embora o território baiano da diocese seja três vezes maior do que o de Caruaru. Caminharemos juntos”, planejou entusiasmado.

Dom José Ruy retornará para a Capital do Agreste na manhã do dia 21 de setembro, data em que será celebrada missa e solenidade de posse. “Embora bispo eleito, eu ainda não fui empossado e vejo algumas demandas sobre as quais ainda não posso encaminhar nem decidir. Então, é muito prudente e sensato que o meu retorno seja realmente no dia 21 de setembro”, finalizou.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *