Consumidores da América Latina estão menos fiéis às marcas

Os consumidores América Latina estão menos fiéis às marcas do que em 2012. De acordo com estudo bienal realizado pela consultoria global Bain & Company, 68% dos executivos entrevistados durante 2014 acredita que seus consumidores não se atêm mais a uma determinada marca na hora da escolha. O número subiu em relação aos 63% registrados há dois anos.

Ao todo, o estudo “Management Tools & Trends 2015” da Bain & Company ouviu 1.067 executivos do mundo todo, incluindo Brasil e México, para saber quais as maiores preocupações atuais dos gestores e oferecer sugestões de ação de acordo com as dificuldades.

No Brasil, em especial, o dado apurado pelo estudo ajuda a constituir um cenário desafiador para as marcas. Por conta da crise, muitos consumidores, principalmente na classe C, estão desacelerando seus gastos, tendendo a dar preferência ao preço do que ao nome nas etiquetas. “Em épocas de consumo mais retraído, ‘provocar’ o cliente passa a ser mais importante”, comenta Alfredo Pinto, sócio da Bain & Company. O especialista ainda reitera que, mesmo com o período turbulento, a estratégia deve ser sempre focada em crescimento. “Deve-se sempre pensar: estou maximizando as vendas ao máximo? O que mais posso fazer? Crescer precisa ser prioridade”, afirma.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

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