PIB agropecuário deve crescer 2,5% em 2020, estima IPEA

Mesmo com o país diante da pandemia do coronavírus, o PIB do setor agropecuário brasileiro deve registrar crescimento de 2,5% neste ano. A previsão é do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), com base em dados de safra do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Quando a doença chegou ao Brasil, alguns importantes mercados consumidores internacionais, como o chinês, estavam em processo de reabertura e normalização. O setor foi favorecido pela maior demanda do país asiático por alimentos. Segundo o IPEA, as exportações de produtos agropecuários tiveram aumento de 7% de janeiro a abril de 2020, na comparação com o mesmo período do ano passado.

“Do lado da oferta, lavouras importantes, como a soja, que pesa bastante na produção agropecuária, tem um calendário de colheita muito concentrado no primeiro trimestre. O arroz também. São lavouras que, pelo período da colheita, conseguiu que se tivesse um excelente desempenho antes mesmo da pandemia chegar ao Brasil”, avalia o economista e pesquisador do IPEA, Fábio Servo.

A safra da soja 2019/2020, segundo o IPEA, já foi colhida e se mantém como principal componente do PIB agropecuário brasileiro.

O IPEA apontou também possíveis impactos da Covid-19 sobre a demanda por produtos agropecuários em 2020. No cenário menos favorável, apesar da possibilidade de recuo da demanda, o PIB agropecuário cresce, ainda que em menor escala: 1,3%.

Sustentado pelas produções de soja e café – 6,7% e 1,5%, respectivamente – a lavoura apresenta perspectiva de crescimento de 2,8%. A cana-de-açúcar é a cultura que pode sofrer maior impacto em virtude da crise do coronavírus e da redução do preço internacional do petróleo. Diante disso, pode ter queda de 1,9% na produção.

“A cana-de-açúçar é uma produção muito importante para o Brasil. A queda no preço do petróleo acabou impactando no preço do etanol. Uma parte da produção de cana-de-açúcar vai para produção de etanol. Estamos observando de perto preocupados com um risco financeiro maior caso o preço do etanol não recupere a tempo”, destaca Fábio Servo.

Pecuária

A falta de demanda do mercado externo devido à pandemia também trouxe prejuízos para o setor de proteínas animais. Segundo os pesquisadores do IPEA, no primeiro trimestre, houve interrupção de compradores internacionais.

Na pecuária, o cenário de possível impacto do coronavírus pode apresentar risco de recuo de 2%. Mesmo assim, há perspectiva de crescimento para o setor em 2020 de 1,5%.

“Deve haver uma recuperação muito grande da exportação de bovinos para a China. Há um crescimento muito forte também de outras proteínas animais, como suínos, frangos, não só para a China, mas também para a Arábia Saudita. O mercado internacional tende a auxiliar bastante na recuperação da produção da pecuária brasileira”, opina Servo.

O pesquisador do Ipea Fábio Servo pondera ainda que o distanciamento social imposto pela pandemia promoveu uma mudança nos padrões de consumo da população. Picos de demanda impulsionaram os preços de alguns produtos do setor agropecuário.

“Verificamos queda nos food services e preferência por cortes de carne de menor valor. Os cortes mais caros têm sido postergados pelos frigoríficos em linha com a mudança do padrão de consumo em decorrência do que vivemos. Ainda assim, a produção da lavoura sustentou o resultado positivo do setor agropecuário”, avalia.

Governo de PE conclui montagem de 20 mil kits alimentares em 45 municípios

O Governo de Pernambuco, por meio do Programa Compra Local, fecha a semana alcançando a marca de 20 mil kits alimentares montados. Assim, foi possível chegar a 45 municípios, contribuindo para escoamento da produção e geração de receita para os pequenos produtores, e destinando kits a grupos em situação de vulnerabilidade social, como pescadores, quilombolas e indígenas. À Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper) coube à missão de comprar, por meio de chamamento público, gêneros alimentícios in natura e processados de cooperativas e associações de 20 municípios de todas as regiões de Pernambuco, por meio de 530 famílias de produtores rurais, e coordenar a operação com apoio de diversos parceiros.

O investimento na aquisição dos alimentos foi de R$ 1 milhão. O Compra Local foi lançado em 14 de abril pela AD Diper, empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado. A execução propriamente dita da iniciativa durou um mês e foi concluída nesta sexta-feira (29/5). Entre os itens comprados e doados a estão mel, leite de cabra, queijo coalho, abacaxi, alface, banana, farinha de mandioca, goiaba, manga, goma de tapioca, batata doce, ovo de galinha, ovo de cordorna e jerimum, etc., a depender da disponibilidade da safra.

“Essa ação ajudou a minimizar o impacto da pandemia na vida e no negócio de diversos pequenos produtores rurais. Rodando por Pernambuco e em contato com as cooperativas e associações percebemos o bem que o programa fez. Esses comerciantes não estavam conseguindo escovar sua produção em mercados e feiras livres e o Compra Local veio para mudar esse cenário”, detalha Roberto Abreu e Lima, diretor presidente da AD Diper.

Nos Sertões Central, do São Francisco e do Araripe os moradores de Salgueiro, Petrolina e Araripina foram contemplados. Os kits chegaram a Arcoverde, Betânia, Custódia, Ibimirim, Inajá e Sertânia no Sertão do Moxotó. Já no Sertão do Pajeú os alimentos foram para Carnaíba e Serra Talhada.

No Agreste Central, os municípios atendidos foram Belo Jardim, Bonito, Cachoeirinha, Caruaru, Lagoa dos Gatos e São Caitano. Já nos Agrestes Meridional e Setentrional, as cidades de Venturosa e de Frei Miguelinho e Limoeiro, respectivamente, foram contempladas.

Na Mata Norte, os municípios de Aliança, Carpina, Chã de Alegria, Itaquitinga, Lagoa do Carro e Nazaré da Mata receberam os kits. Já na Mata Sul, os produtos chegaram para famílias de Barreiros, Pombos, Rio Formoso, São José da Coroa Grande, Sirinhaém, Tamandaré e Vitória de Santo Antão. Na Região Metropolitana do Recife, as entregas aconteceram em Abreu e Lima, Araçoiaba, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Goiana, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Recife e São Lourenço da Mata.

A logística da entrega dos kits passou por uma organizada sequência de etapas envolvendo, inicialmente, a Secretaria de Desenvolvimento Agrário por meio do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), que captou os alimentos diretamente com os fornecedores. Em seguida, as mercadorias passaram pela triagem do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, com o apoio das equipes no Recife e Arcoverde, que auxiliaram no armazenamento e na organização dos kits, por meio do Banco de Alimentos do Sesc PE.

“O Sistema Fecomércio têm contribuído para minimizar os impactos dessa crise em Pernambuco e a entrega dos kits foi mais uma ação neste sentido. Os kits foram montados, organizados e distribuídos por meio do Banco de Alimentos, que já realiza do trabalho de coleta e repasse de doações de insumos e, agora, por causa da pandemia, também tem trabalhado com produtos de limpeza e higiene”, diz o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, Bernardo Peixoto.

Depois dessa etapa de coleta e organização dos gêneros alimentícios, foi feito o repasse para a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude viabilizar a chegada às Prefeituras que, por sua vez, entregaram os kits diretamente às famílias. A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade também se envolveu por conta do repasse a colônias de famílias pescadoras e marisqueiras das Matas Norte e Sul e do Grande Recife, afetadas pela crise do óleo em praias do litoral brasileiro. A Cervejaria Ambev doou 10 toneladas de goma de mandioca que incrementaram parte dos kits fornecidos à população.

A classificação das famílias contempladas foi realizada seguindo parâmetros como: municípios com 11 casos ou mais confirmados da Covid-19; municípios com casos de óbito causado pela Covid-19 e municípios onde o número de famílias que não recebem o Bolsa Família está acima da média estadual de acordo com o porte populacional.

Caruaru Shopping aberto com três operações

O Caruaru Shopping, nesta época de pandemia devido ao coronavírus, está com apenas algumas operações funcionando. São elas: Big Bompreço, Lojas Americanas e agência da Caixa Econômica Federal.

O Big Bompreço está aberto todos os dias, das 8h às 20h. A Lojas Americanas funciona de segunda-feira a sábado, das 9h às 20h, e domingos e feriados, das 12h às 20h. Já a Caixa recebe os clientes de segunda a sexta, das 9h às 14h.

“A entrada para quem deseja utilizar um desses serviços é diferenciada. Para ter acesso ao Big Bompreço, o centro e compras e convivência disponibiliza dois acessos exclusivos. Um é pelo corredor da entrada social próxima a academia e o outro acesso é pela lateral do hipermercado.Dispondo também de hig contam com entradas identificadas na parte posterior do shopping. Em caso de dúvidas o shopping dispõe de seguranças e porteiros próximo as estes espaços para orientar os clientes. “, explicou Walace Carvalho, gerente de Marketing do centro de compras e convivência.

O Caruaru Shopping está localizado na Avenida Adjar da Silva Casé, 800, Bairro Indianópolis.

Caruaru: mais seis óbitos por Covid-19 confirmados

A Secretaria de Saúde de Caruaru, informa que nesta sexta-feira (29), foram realizados até o momento, 1936 testes, sendo 561 confirmamos para o Covid 19, incluindo seis óbitos. São eles: Homem, 71 anos, sem comorbidades; falecido em 23 de maio; homem, 57 anos, com comorbidades; homem, 65 anos, com comorbidades; homem, 87 anos, sem comorbidades; falecidos em 25 de maio; mulher, 81 anos, com comorbidades, falecida em 26 de maio e uma mulher, 64 anos, sem comorbidades, falecida em 28 de maio.

Em investigação estão 235 casos e 1140 já foram descartados. 4455 casos foram registrados com síndrome gripal, dos quais 1298 foram orientados a ficar em isolamento domiciliar.

A secretaria informa também que 400 pacientes já foram recuperados do novo coronavírus.

Serasa renova site para facilitar navegação e oferece experiência personalizada

A Serasa, startup e braço B2C da Serasa Experian, acaba de reformular sua plataforma online, para facilitar a vida do consumidor e dar ainda mais conhecimento e possibilidades para sua vida financeira no ambiente digital.

Com o objetivo de oferecer uma experiência única, mais prática, simples e transparente para o consumidor, o novo site entrou no ar dia 26 de maio oferecendo a ideia de gamficação.

Os consumidores têm o “desafio” de alcançar seis conquistas – uma proposta de para ajudar com que as pessoas entendam com clareza sua saúde financeira, competindo com si mesmas, que é a forma de instigar para que melhorem sua relação com o dinheiro e absorvam quais os serviços que estão disponíveis na Serasa para ajudá-lo.

“A ideia é descomplicar o que muitos consideram complicado. Somos uma empresa que detém informações financeiras das pessoas e que oferece muitas possibilidades de educação, negociação e outros serviços. Mas, entendemos que sempre é possível simplificar a usabilidade e o acesso para que um número maior de consumidores possa utilizar nosso ecossistema, agora, com as novas plataformas, de modo mais leve e divertido”, explica Giresse Contini, diretor de marketing e canais digitais.

Navegação personalizada

As novas plataformas foram pensadas para oferecer uma experiência personalizada a cada usuário usuários, com ofertas de acordo com seu perfil financeiro, acordos e transações dentro do ambiente digital. Mas, com a preocupação de deixar o consumidor ver o que precisa, quando e onde ele quiser. Há agora um algoritmo que ajuda a customizar o espaço privativo de cada um, com inúmeras possibilidades de perfis que podem ser desenhados de acordo com a necessidade de cada usuário.

Como está meu CPF?

Outra novidade surgiu em decorrência do momento atual. Muito se falou em status do CPF, em torno do qual toda nossa vida financeira é construída. Na Serasa também é possível consultar seu status na Receita Federal gratuitamente. Esta funcionalidade é cada vez mais necessária para os consumidores, quando uma parcela significativa da população está buscando auxílios emergenciais e precisa saber a situação de seu cadastro de forma rápida, fácil e sem custos.

As informações positivas

O cadastro positivo já é uma realidade no país e é uma informação que beneficia quem procura crédito e tem a vida financeira organizada; portanto, pode e deve ser usada. Tendo um bom Serasa Score, o consumidor pode ter vantagens como juros menores, caso precise contratar um empréstimo ou fazer um financiamento. E a Serasa ajuda os usuários, por meio do novo site, a entender os seus dados para conseguir benefícios.

“A Serasa integrou todos os seus produtos e serviços no novo ambiente digital, ajudando o consumidor a proteger seu CPF, a conseguir crédito nos momentos em que ele mais precisa e, aos que têm dívidas, oferecendo opções de negociação que chegam a 90% de desconto e com possibilidades de parcelamento. Além, claro, do consistente trabalho de educação financeira”, finaliza Contini.

Serasa Limpa Nome

São mais de 40 parceiros da Serasa com ofertas de até 90% de descontos para quitar a dívida com opções de parcelamento. Estas condições variam de empresa para empresa, mas, é sempre uma ótima oportunidade para o consumidor pagar seus débitos e limpar o nome, tudo de forma online, prática e segura. Tudo isso sem precisar sair de casa.

Serasa eCred

A plataforma de comparação de empréstimos e cartões de crédito permite inúmeras simulações, sem cobrar nada e sem impactar sua pontuação no Serasa Score. As opções são para crédito pessoal, crédito com garantia (de imóvel, por exemplo), cartão de crédito e pré-pago, junto a mais de 25 empresas parceiras.

Serasa Score

A pontuação que define o status do consumidor no mercado vem com uma novidade na plataforma: além de consultar e conseguir acompanhar todo o seu histórico financeiro, é possível receber alertas no celular toda vez que o score subir ou descer, em tempo real.

Serasa Antifraude

O Serasa Antifraude pode ajudar a monitorar dados em todo o mundo, alertando se informações pessoais on-line foram comprometidas. No momento em que o golpe é descoberto, o usuário poderá reagir rapidamente, tomando algumas medidas de segurança para se proteger:

– Acompanhar seu extrato bancário, ficando atento a transações desconhecidas;

– Evitar compartilhar dados pessoais por e-mail: nome, CPF e conta bancária;

– Substituir as senhas atuais por outras mais eficientes, exclusivas e seguras;

– Cancelar rapidamente cartões bancários, fazer um boletim de ocorrência e ativar o alerta de documentos no Serasa;

– Atenção à e-mails de origem desconhecida;

– Evitar compartilhamento de dados pessoais por e-mail e/ou rede sociais;

– Desconfiar de ligações que solicitem a confirmação de dados pessoais.

Serasa

Desde 2012, a Serasa é o braço da Serasa Experian e responsável por estreitar o relacionamento entre a empresa e o consumidor. Em 2017 passou por uma reformulação, se tornou startup e lançou diversos serviços digitais voltados para melhoria da saúde financeira do consumidor como Serasa Score, Serasa eCred, Serasa Antifraude, Serasa Ensina e Novo Serasa Limpa Nome. A intenção de ter todos esses produtos é estar presente em toda a jornada financeira das pessoas, descomplicando o acesso ao conhecimento e democratizando o crédito para os brasileiros de uma forma rápida, prática e justa.

Saiba como Projeto de Lei que muda regras da recuperação judicial pode ajudar empresas durante a pandemia

O Projeto de Lei 1397/20, de autoria do deputado Hugo Leal (PSD-RJ), tem como objetivo a alteração de regras relacionadas à Recuperação Judicial e renegociação de dívidas. Tratam-se de regras emergenciais e transitórias para as empresas em situação de inadimplência devido à pandemia. O projeto cria o chamado “Sistema de Prevenção à Insolvência” e, se aprovado, terá vigência até 31 de dezembro de 2020.

O diretor jurídico do escritório Andrade Silva Advogados, Rodrigo Macedo é especialista em recuperação de empresas. Para ele, a aprovação da lei é fundamental para preservar a saúde das empresas e os empregos, principalmente diante da crise. “Essas alterações temporárias da legislação vêm de forma muito oportuna para as empresas que buscam interromper as medidas de execução opostas pelos seus credores, visando uma negociação eficaz à sobrevivência do negócio.”

A nova legislação levará em conta situações ocorridas a partir de 20 de março de 2020, data do decreto de calamidade pública devido à COVID-19. Uma das principais mudanças previstas no texto é a suspensão, por 30 dias, de execuções de garantias, ações judiciais, decretações de falência, rescisões unilaterais, ações de revisão de contratos e cobranças de multas de mora previstas em contratos em geral ou decorrentes do não pagamento de tributos.

Rodrigo explica que a nova lei amplia a possibilidade de negociações entre devedores e credores. “A empresa inadimplente que comprovar, perante o juízo empresarial, redução de pelo menos 30% de seu faturamento poderá realizar a negociação preventiva após os primeiros 30 dias de suspensão”, explica o especialista, que destaca também como as empresas que já têm planos de recuperação homologados serão afetadas. “Há a possibilidade do devedor não cumprir as medidas previstas nesses planos por 120 dias ou mesmo apresentar nova proposta aos credores, suspendendo as medidas de execução por esse mesmo prazo.”

A lei também apresenta novas regras para os decretos de falência, que não poderão ocorrer até o fim da validade do decreto sobre calamidade pública, ou seja, 31 de dezembro de 2020. Além disso, haverá um aumento do valor mínimo de débitos em atraso para o pedido, de 40 salários mínimos (cerca de R$ 40 mil) para R$ 100 mil. “Para as empresas, a aprovação da lei é uma chance real de sobrevida durante a crise, pois elas ganham tempo para organizarem seus orçamentos e planejarem uma retomada”, opina Rodrigo.

Prefeitura de Caruaru busca parcerias para fomentar a economia da cidade

A Prefeitura de Caruaru, junto com a Associação Comercial e Empresarial de Caruaru – ACIC, firmou uma parceria com o banco Santander, com o objetivo de fomentar a economia local neste período de pandemia. Neste primeiro momento, através do projeto Heróis Usam Máscaras, o Santander vai comprar 500 mil unidades de máscaras do Polo de Confecções da cidade. Além de gerar renda para os fabricos da região, as máscaras serão doadas para a própria população.

De acordo com a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, o projeto chega em um momento fundamental para o município. “Diante do cenário econômico que estamos vivendo por conta da Covid-19, muitos segmentos tiveram que se adaptar. Um deles foi o de confecções, que é tão forte em nossa região. Estamos incentivando e orientando as fábricas e pequenas empresas a produzirem EPIs, seguindo normas internacionais. Ainda não é possível utilizar em ambiente hospitalar, mas estamos trabalhando para chegar nesse padrão”, explica Raquel.

O projeto Heróis Usam Máscaras selecionou várias empresas de Caruaru e todas elas terão o suporte da Secretaria Desenvolvimento Econômico e Economia Criativa. Esta ação promovida pelo Santander reforça a ideia de que o EPI é capaz de proteger a população do novo coronavírus e, a partir da solidariedade, a distribuição de máscaras pode ajudar bastante no combate à disseminação da doença.

Para reforçar caixa na crise, empresas podem vender suas frotas sem abrir mão dos veículos

Com a crise da Covid-19 abatendo o caixa das empresas, muitas vezes é preciso se desfazer de alguns ativos – entre os quais podem estar os seus veículos. Para ajudar nessa recuperação financeira, a Marbor Frotas Corporativas está lançando o Plano Marbor de Liquidez (PML), que funciona da seguinte forma: a locadora compra a frota do cliente, mas este continua utilizando os mesmos carros ou caminhões, pagando um aluguel.

“Na prática, o cliente recebe um valor à vista pelos seus ativos, auxiliando assim o seu caixa, e passa a pagar parcelas de locação, e utilizando os bens da mesma forma que sempre os utilizou”, explica Renato Vaz, diretor da Marbor.

Ele aponta outras vantagens do Plano Marbor de Liquidez. “O cliente não precisa interromper sua operação, já que o bem não é substituído. Além disso, tem um comprador garantido, em um momento em que as vendas no mercado estão mais difíceis. E, por fim, não precisa obter crédito para comprar outros ativos, já que continuará utilizando sua frota”.

A Marbor compra os veículos pelo valor de mercado, levando em conta o estado de conservação. Já o valor da locação depende do prazo do contrato e do pacote de serviços oferecidos pela locadora, como manutenção, seguro e rastreamento, entre outros.

O executivo lembra que o PML pode ser utilizado por empresas que tenham interesse de vender carros leves, caminhões ou mesmo empilhadeiras. Não há um número mínimo de veículos para este tipo de contrato.

Conta em Foco

Além do PML, a Marbor também lançou recentemente uma ferramenta que permite comparar os custos da locação e da frota própria: o “Conta em Foco”, desenvolvido por professores de Economia da USP, exclusivamente para a Marbor.
Após contato com a locadora, o interessado recebe um link para fazer a simulação. Basta preencher um formulário com os dados dos veículos que possui ou pretende comprar, como valor de aquisição, custo financeiro, custos com impostos, licenciamento, seguro e custos administrativos. A partir daí a planilha gera automaticamente todo o fluxo de caixa da operação, calculando o Valor Presente Líquido (VPL), e demonstra qual a melhor opção para aquela empresa, se locação ou compra do veículo.
Para ter acesso à a ferramenta “Conta em Foco”, basta enviar um e-mail para atendimento@grupomarbor.com.br.
Sobre a Marbor

Fundada há 31 anos, em Mogi das Cruzes (SP), a Marbor Frotas Corporativas duplicou seu volume de veículos nos últimos dois anos. O crescimento faz parte da estratégia de posicionar a empresa como um player relevante no mercado de locação.

A Marbor também atua na terceirização de caminhões e empilhadeiras, tanto para transportadoras e operadores logísticos quanto para os próprios embarcadores de cargas (no comércio e na indústria).
Para a Marbor, o diferencial no mercado de locação é o relacionamento com o cliente. Uma pesquisa realizada em janeiro deste ano, pela SK Cia. da Informação, apontou um índice de satisfação dos clientes superior a 95%, medidos pela metodologia NPS (Net Promoter Score).

A Marbor Frotas Corporativas integra um grupo fundado pelo empresário Marcos Borenstein, com negócios também nos ramos imobiliário e de hotelaria.
Desde 2013, o Grupo Marbor, vem passando por um processo de reestruturação. Os filhos do fundador (Tatiana, Helio e Larissa), que atuam na companhia, adotaram um modelo de profissionalização, contratando também executivos de mercado, para suportar o crescimento previsto e dar musculatura à gestão.

Mais informações: www.marborfrotascorporativas.com.br

Noite violenta em Caruaru com dois homicídios registrados

Daniel, de 20 anos, foi assassinado a tiros na 3ª Travessa da Sé. Foto: Blog do Adielson Galvão

Pedro Augusto

A Polícia Civil de Pernambuco computou mais dois crimes de morte praticados, neste ano, em Caruaru. As vítimas foram identificadas como David Kauan da Silva Sena, de 17 anos, e Daniel Davi da Silva Lima, de 20. Os jovens foram assassinados durante a última quinta-feira (28), em bairros distintos da cidade.

No início da noite, David Kauan foi morto à bala, na Rua Várzea do Cedro, no Bairro São João Escócia. De acordo com as primeiras informações levantadas sobre o caso, o adolescente encontrava-se na via, quando foi assassinado com vários disparos de arma de fogo.

Segundo familiares, Davi era envolvido na prática de assaltos, bem como ainda tinha envolvimento com o tráfico de drogas.

Poucas horas depois, Daniel Davi acabou sendo morto a tiros, na 3ª Travessa da Sé, no Monte do Bom Jesus, entre os bairros Centenário e São Francisco.

De acordo com as investigações iniciais da Civil, Daniel teria sido assassinado devido a uma disputa de território entre dois grupos criminosos. Ele também teria envolvimento na prática de diversos crimes.

Após os levantamentos cadavéricos do Instituto de Criminalística, os corpos das vítimas foram encaminhados ao IML de Caruaru.

SESI-PE lança vídeos educativos para trabalhadores se exercitarem em casa

Com o fechamento de academias e parques em virtude da epidemia do coronavírus, a população tem encontrado um novo desafio nesses tempos de quarentena: fazer atividade física dentro de casa. Pensando em ajudar quem está trabalhando em regime de home office a não deixar a saúde de lado, o SESI-PE criou pacotes de vídeos educativos com dicas de exercícios para as empresas de pequeno, médio e grande porte sensibilizarem seus trabalhadores sobre a importância da adoção de um estilo de vida mais saudável e equilibrado.

A iniciativa, pensada e desenvolvida para este momento de pandemia, tem como objetivo prevenir o adoecimento em decorrência de hábitos inadequados, como a inatividade física, estimulando o fortalecimento do sistema imunológico.”Esperamos que as indústrias se atentem quanto a seriedade de estimular mudanças de comportamento nos trabalhadores sedentários, pois a prática da atividade física aumenta a imunidade do organismo e reduz as chances de desenvolver doenças como hipertensão, diabetes e obesidade”, comentou a diretora de Saúde e Segurança na Indústria do SESI-PE, Fernanda Guerra.

A duração dos vídeos varia de um minuto a dois minutos. Cada um oferece dicas de três a cinco exercícios físicos que são indicados para pessoas sem limitação musculoesquelética e/ou contraindicação médica. Os treinos são orientados por profissionais de Educação Física do SESI-PE registrados no Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região de Pernambuco (CREF 12/PE). As empresas interessadas podem adquirir pacotes com cinco, 10 ou 15 vídeos, por meio do telefone 0800 600 9606.