Dólar aproxima-se de R$ 5,19 com exterior e novas metas fiscais

Dólar

Num dia de tensões domésticas e externas no mercado financeiro, o dólar aproximou-se de R$ 5,19 e fechou no maior nível em mais de um ano. A bolsa de valores caiu quase 0,5% e teve o quarto recuo consecutivo.

O dólar comercial encerrou esta segunda-feira (15) vendido a R$ 5,185, com alta de R$ 0,064 (+1,24%). A cotação operou em alta ao longo de toda a sessão. Na máxima do dia, por volta das 14h30, aproximou-se de R$ 5,21.

A cotação está no maior valor desde 27 de março do ano passado, quando tinha sido vendida a R$ 5,20. Em 2024, o dólar sobe 6,85%.

O dia também foi tenso no mercado de ações. O índice Ibovespa, da B3, fechou aos 125.334 pontos, com queda de 0,49%. Com queda de 6,6% no ano, o indicador está no menor nível desde 17 de novembro de 2023.

Tanto fatores domésticos como internacionais afetaram o mercado financeiro nesta segunda-feira. No cenário interno, a mudança da meta fiscal para 2025, com a manutenção do déficit primário zero em vez de superávit primário de 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB) para o próximo ano, foi mal recebida pelos investidores.

Os principais fatores que provocaram turbulências, no entanto, são externos. O agravamento das tensões entre Irã e Israel e o aquecimento da economia norte-americana fizeram o dólar subir em todo o planeta. As vendas no varejo nos Estados Unidos subiram acima do previsto em março, o que diminui as chances de o Federal Reserve (Fed, Banco Central norte-americano) começar a reduzir os juros em julho.

Taxas altas em economias avançadas estimulam a fuga de capitais de países emergentes, como o Brasil. Em relação ao petróleo, a cotação do barril do tipo Brent, usado nas negociações internacionais, caiu 0,21% para US$ 90,21, apesar do bombardeio iraniano a Israel.

Governo propõe salário mínimo de R$ 1.502 em 2025

O salário mínimo em 2025 será de R$ 1.502, com aumento nominal de 6,39%. O reajuste consta do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2025, enviado nesta segunda-feira (15) ao Congresso Nacional.

O reajuste segue a projeção de 3,25% para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) para os 12 meses terminados em novembro mais o crescimento de 2,9% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2023. A estimativa também consta do PLDO.

O valor do mínimo tinha sido confirmado mais cedo pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em entrevista à emissora de televisão GloboNews. No entanto, o Ministério do Planejamento confirmou a estimativa somente após a divulgação do PLDO.

O projeto também apresentou previsões de R$ 1.582 para o salário mínimo em 2026, de R$ 1.676 para 2027 e de R$ 1.772 para 2028. As projeções são preliminares e serão revistas no PLDO dos próximos anos.

No ano passado, o salário mínimo voltou a ser corrigido pelo INPC do ano anterior mais o crescimento do PIB, soma das riquezas produzidas pelo país, de dois anos antes. Essa fórmula vigorou de 2006 a 2019.

Segundo o Planejamento, cada aumento de R$ 1 no salário mínimo tem impacto de aproximadamente R$ 370 milhões no Orçamento. Isso porque os benefícios da Previdência Social, o abono salarial, o seguro-desemprego, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e diversos gastos são atrelados à variação do mínimo. Na Previdência Social, a conta considera uma alta de R$ 66,7 bilhões nas despesas e ganhos de R$ 63,1 bilhões na arrecadação.

O valor do salário mínimo para o próximo ano ainda pode ser alterado, dependendo do valor efetivo do INPC neste ano e da nova política de reajuste. Pela legislação, o presidente da República é obrigado a publicar uma medida provisória até o último dia do ano com o valor do piso para o ano seguinte.

Em 2024, o salário mínimo está em R$ 1.412, com ganho real de 3% em relação a 2023. O valor de R$ 1.412 corresponde ao INPC acumulado nos 12 meses terminados em novembro de 2023, que totalizou 3,85%, mais o crescimento de 3% do PIB em 2022.

Empresário Jaime Anselmo Filho reforça time de Rodrigo Pinheiro

O empresário do setor imobiliário, Jaime Anselmo Filho (41), vai assumir o cargo de secretário executivo de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Economia Criativa, em Caruaru. O convite foi feito pelo prefeito Rodrigo Pinheiro, na manhã desta segunda-feira (15).

“Jaime é um amigo que tenho há vários anos, companheiro na Acic e uma pessoa muito competente. Vale lembrar que ele sempre foi dedicado ao desenvolvimento de nossa cidade em suas empresas e nas entidades que faz parte. Agora terá oportunidade de se dedicar também ao Poder Público e ajudar no desenvolvimento da nossa cidade”, destacou o chefe do Executivo municipal.

Graduado em Direito e em Administração pela Univafip Devry, Jaime Anselmo tem pós-graduação em Gestão de Pessoas pela UPE. Atualmente, é vice-presidente para Assuntos Institucionais da Associação Comercial e Industrial de Caruaru (Acic), além de ser membro do Rotary Club Caruaru.

“É um desafio enorme, mas estou preparado para ajudar o prefeito Rodrigo Pinheiro nessa missão de desenvolver cada vez mais a nossa cidade”, argumentou.

A posse acontece na manhã desta terça-feira (16), no Palácio Jaime Nejaym, sede do Poder Executivo.

Digi&Tal realiza encontro para debater marketing digital e empreendedorismo

No dia 27 de abril, os apaixonados por marketing digital e empreendedorismo terão um encontro marcado para discutir os temas e aperfeiçoar as técnicas com mais um Encontro Digi&Tal.

Será uma manhã inteira de conteúdos inspiradores e Pitchs de vendas, além de um happy hour com o objetivo de promover conexões, trocas e novas parcerias. O evento será realizado no Armazém da Criatividade, no Polo Caruaru, na BR 104, a partir das 8h. As inscrições custam R$ 80 e podem ser realizadas na internet, no site do Sympla (https://www.sympla.com.br/evento/encontro-digi-tal/2398963?_gl=1*g345ae*_ga*MTc5MjMxOTU4MC4xNzExNDc0ODE0*_ga_KXH10SQTZF*MTcxMTQ4NDM4Ni4zLjEuMTcxMTQ4NjQyOC40MS4wLjExNTYzMjQyOTU ).

A programação inclui um debate sobre o uso da inteligência artificial no empreender. O objetivo é detalhar como as tarefas do dia a dia podem ser otimizadas com a ferramenta. O bate papo será com o Diretor na K2k Filmes, Antonio Vasconcelos e o Empresário, Fundador e CEO da FBR Digital e diretor da ACIC, Ascânio França.

Já o publicitária de formação, com 10 anos de repertório com produção de conteúdo e Experiência como Community Manager atendendo marcas nacionais como Rock in Rio, Hevelly Cavalcante traz a palestra sobre a cobertura de eventos em real time. Nesse momento, os participantes poderão emergir em um mundo de estratégias para produção de conteúdo em eventos e festivais.

Finalizando o dia, a publicitária com foco em estratégias de marketing, planejamento, atendimento e producão de conteúdo, Iandra Félix, o fundador e responsável pelo Negro Brownie, Jonathan Liandro e os responsáveis pelo Cãoruaru, Luan e Jessé vão realizar um bate que tem o tema “Inovar, Engajar e Prosperar no Digital: aprenda a transformar o Instagram do seu negócio em um canal de vendas”. Todos são empreendedores da região e a partir de suas vivências vão trazer diversos insights.

Outras informações sobre o evento podem ser acessadas na página do Digi&Tal Content no Instagram, no @digietalcontent .

Serviço:
O que: Encontro Digi&Tal
Quando: 27 de abril
Onde: Armazém da Criatividade – Polo Caruaru – BR 104
Quanto: R$ 80
Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/encontro-digi-tal/2398963?_gl=1*g345ae*_ga*MTc5MjMxOTU4MC4xNzExNDc0ODE0*_ga_KXH10SQTZF*MTcxMTQ4NDM4Ni4zLjEuMTcxMTQ4NjQyOC40MS4wLjExNTYzMjQyOTU

Acic promove nova edição do Mulheres que Inspiram, um Papo de Empreendedora

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, os núcleos especiais Acic Mulher e Acic Jovem e a Câmara Setorial dos Corretores de Imóveis (Casecoi) da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) irão promover, no dia 16 de abril, a nova edição do Mulheres que Inspiram, Um Papo de Empreendedora. O evento, que acontecerá às 19h, no The Garden Gastrobar, tem como objetivo incentivar o empreendedorismo feminino, através da partilha de experiências entre mulheres. As palestrantes deste ano serão: Susiany Liberato, Kerlany Andrada, Francismeire Melo e Christianny Magalhães.

A presidente da Acic Mulher, Carolina Miranda, ressalta a importância da iniciativa para a região. “O evento está consolidado e já faz parte do calendário da Acic. A cada ano, temos a expectativa de que ele seja ainda mais proveitoso para as participantes, porque sempre convidamos mulheres com histórias fortes, que possam ser exemplo para as outras e encorajá-las. Este ano, estamos trazendo quatro mulheres, inclusive duas delas vão falar sobre o empreendedorismo social, que ainda não abordamos no evento, então vai ser uma novidade”.

Newton Montenegro, presidente da Acic, acredita que a junção dos núcleos e da Casecoi tem feito a diferença para o projeto. “Desde 2023, o evento recebeu o reforço da Acic Jovem e da Câmara dos Corretores de Imóveis, através do presidente Diogo Alves e da coordenadora Michelly Oliveira. Essa união de esforços fez com a ação se tornasse ainda maior e mais abrangente e foi um sucesso de público. Tenho certeza que a nona edição será ainda mais potente na vida das mulheres”.

Michelly Oliveira também celebra a parceria entre os núcleos e a Casecoi . “Em uma câmara prioritariamente masculina, na qual sou a primeira coordenadora em mais de 18 anos, ter essa representatividade traz todas as mulheres do imobiliário para esse momento, que, com certeza, vai ser um sucesso. Nós mulheres vamos mostrar nossa força, ampliar nosso networking, adquirir e compartilhar mais conhecimento”, comemorou.

Para Diogo Alves, é uma oportunidade valiosa para mulheres se conectarem e ouvirem histórias de sucesso do empreendedorismo feminino. “Cada uma com a sua dificuldade, cada uma com a sua história e a Acic trazendo esses relatos para outras mulheres. É um evento de contribuição, que proporciona insights e ajuda na tomada de decisão que todos nós precisamos ter para mudar nossas trajetórias”, finalizou.

O Mulheres que Inspiram, Um Papo de Empreendedora é patrocinado por Cristal Móveis e Joalheria, Home Office Premium e A&C Empreendimentos. As inscrições custam R$ 25 para a associada Acic e R$ 35 para os demais. Os interessados devem realizar suas inscrições através do endereço evento.blinket.com.br/ mulheresinspirampapoempreendedora24.

Sobre as palestrantes

Susiany Liberato Ramalho é advogada formada em Direito pela Asces, corretora de Imóveis há 22 anos, empresária, sócia-diretora da Imobiliária Liberato, sócia da empresa Liberato e Ramalho Empreendimentos, pós-graduada em gestão de pessoas e negócios pela Fafica, integrante da Câmara dos Corretores de Imóveis e da Acic Mulher, casada com Bruno Ramalho, mãe de Guilherme e de Rafael.

Kerlany Andrada é CEO do Grupo Cristal de Serra Talhada, composto pelas lojas Cristal Móveis, Exclusiva e Cristal Joias. Nascida em 19 de novembro de 1973, ela iniciou no mundo do empreendedorismo ainda na juventude, vendendo joias que eram, e ainda são, uma de suas paixões. Aos 21 anos, abriu sua primeira joalheria e, aos 23, ingressou no mercado moveleiro, com uma nova abordagem de vendas que envolvia sua consultoria exclusiva para os clientes.

Francismeire Silva Melo tem 45 anos, é mãe de três filhos e é empreendedora. Nascida em São Paulo, veio para Caruaru aos seis anos de idade. Foi moradora de rua e teve que trabalhar muito para hoje ser dona da marca Três Sentidos por Fran, que criou, inicialmente, para ter uma renda extra, mas se tornou sua maior fonte de renda e inspiração. Hoje, o sonho dela é proporcionar para outras mulheres experiências e oportunidades e, por isso, fundou a Associação de Mulheres Empreendedoras de Caruaru – AMEC, onde é presidente.

Christianny Magalhães é formada em Licenciatura Plena em História pela Fafica e em Empreendedorismo Social pelo Porto Social. Ela já trabalhou nos colégios Exato, Sagrado Coração, Atual, Dimensão e no curso Projovem Urbano, além de cursinhos e escolas municipais e estaduais. Atualmente, faz parte da Coordenação de Direitos Humanos da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e também está na Coordenação Administrativa e na Gerência do Transforma Caruaru.

Prefeitura de Caruaru promove ações para população em situação de rua

Foto: Felipe Correia

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), reforça seu compromisso com a população em situação de rua, realizando mais uma ação de prestação de serviço no viaduto da Boa Vista, na última sexta-feira (12), em parceria com o Ministério Público, Secretaria de Saúde, Secretaria da Mulher, Ordem dos Advogados do Brasil, Defensoria Pública do Estado de Pernambuco e Conselho Municipal de Assistência Social.

Essa iniciativa faz parte do calendário de ações planejadas pelos diversos setores envolvidos na rede de atendimento da Política Nacional para População em Situação de Rua. O objetivo principal é fortalecer a atenção, o cuidado e a garantia de direitos para essas pessoas.

Durante a ação, foram oferecidos diversos serviços, incluindo atendimento de saúde, cadastro único, emissão de documentação, assistência jurídica e outros serviços essenciais. O foco tem sido alcançar, especialmente, aqueles que não aderem aos serviços oferecidos pelo município, garantindo que nenhum cidadão seja deixado para trás.

Desta forma, a Prefeitura de Caruaru, por meio destas ações, está comprometida em oferecer apoio e recursos para convencer a população em situação de rua a buscar uma vida fora das ruas, proporcionando oportunidades de acesso a serviços essenciais e programas de assistência. No entanto, é fundamental destacar que essa abordagem é realizada de forma respeitosa e sensível às escolhas individuais de cada pessoa.

“Através dessas estratégias, buscamos não apenas oferecer serviços, mas também promover a inclusão e o respeito à dignidade de todos os cidadãos, independentemente de sua situação social”, destacou a Secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Katiuska Lopes.

CDL Caruaru discute sobre como lidar com resíduos de forma eficaz e sustentável

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Caruaru) promove o “Encontro Lixo Zero – A sua chance de Fazer a Diferença: Junte-se a nós e aprenda como lidar com resíduos de forma eficaz e sustentável”. O evento acontece no Auditório Fernando Souto, da CDL Caruaru, das 9h às 12h desta terça-feira (16/04). Na ocasião, o biólogo Alexandre Nunes, professor e apresentador do quadro Biodicas (do ABTV 1, da TV Asa Branca), vai falar sobre o tema com os presentes. O evento é gratuito e aberto ao público lojista, colaboradores que atuam na função de reposição de mercadorias, além de outros interessados na discussão. As inscrições podem ser feitas pelo 81 9 9491-3256.

O biólogo Alexandre Nunes destaca que um os maiores problemas da sociedade atual são os resíduos sólidos. “O combate ao lixo é um trabalho que requer esforços conjuntos de toda a sociedade, do poder público e do setor privado. Todos precisam se engajar nesse desafio. Com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei 12.305, sancionada em 2 de agosto de 2010, dispomos do arcabouço legal necessário. Além disso, possuímos conhecimento e tecnologia para resolver essa questão e transformá-la em oportunidade de geração de receita”.

O professor argumenta que, na realidade, o que está ocorrendo é que os municípios estão enfrentando um aumento nos gastos. “A quantidade excessiva de resíduos que estamos gerando está causando danos ao meio ambiente, à saúde pública e, por consequência, afetando a economia. Portanto, é uma questão que requer a participação de todos e que possui soluções viáveis”. O bate-papo também vai reunir a coordenadora de Sustentabilidade da Secretaria de Serviços Públicos e Sustentabilidade de Caruaru (SESP), Sanderlayne Anália, a coordenadora do Departamento de Limpeza Urbana da SESP, Jane Fábia Galvão, além da Fiscal Técnica da SESP, Thaís Alessandra.

CDL Caruaru – Instituição associativa de caráter civil, congrega vários e representativos segmentos do comércio lojista, atuando nos termos das normas estatutárias em vigor, tendo ao longo da sua existência prestado relevantes serviços aos empresários lojistas e contribuído com o desenvolvimento de nossa cidade e do Estado de Pernambuco. Como instituição que representa a classe empresarial de nossa cidade, possui centenas de filiados com os quais mantém uma relação de cunho associativista das mais profícuas, até mesmo porque é a entidade mantenedora do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Mais informações sobre os serviços prestados à população podem ser obtidas pelo número de telefone (81) 3101-2900.

Prefeitura de Caruaru abre consulta pública para reunir as demandas referentes à Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Fundação de Cultura, abriu, nesta segunda-feira (15), uma consulta pública para reunir as demandas e também entender quais são as necessidades da sociedade civil para a Execução da Lei 14.339/2022, referente à Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).

Caruaru deverá receber em torno de R$ 2.5 milhões, que serão executados a partir do lançamento de editais, chamadas públicas, prêmios, aquisição de bens e de serviços relacionados ao setor cultural e outros instrumentos.

Desta forma, esta chamada pública faz parte do processo de construção com a sociedade civil. A consulta ficará aberta até o dia 3 de maio de 2024, por meio do seguinte endereço eletrônico: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdtIhmfP6pHO_RZhfPTNGU-g1r_v7zCqU5eUdorm-wRb9B9lA/viewform. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail projetos.fcc@caruaru.pe.gov.br.

O que é a PNAB?

De acordo com o governo federal, a PNAB é uma oportunidade de estruturar o sistema federativo de financiamento à cultura mediante os repasses da União aos Estados, Distrito Federal e Municípios de forma continuada. Por meio dessa política, será possível investir regularmente em projetos e programas, não só de modo emergencial, como foi na Lei Aldir Blanc 1 e na Lei Paulo Gustavo.

SPM Caruaru abre vagas para oficina de fotografia com celular

A Secretaria de Políticas para Mulheres, por meio do Centro de Qualificação Profissional para Mulheres (CQP), está com inscrições abertas para a oficina de fotografia com celular: venda com imagens, que terá início na próxima quarta-feira (17), na sede do CQP.

Com duração de 8 horas/aula, a oficina é destinada ao público feminino e, no final, todas as alunas receberão certificado de conclusão reconhecido pelo Programa Profissionaliza +.

As aulas serão realizadas no período da tarde nos dois dias de oficina, sempre das 13h às 17h. Para realizar as inscrições, as interessadas devem acessar o link abaixo e realizar todo o procedimento necessário.

https://profissionalizamais.caruaru.pe.gov.br/course/fotografia-com-celular-venda-com-imagens

O Centro de Qualificação Profissional está localizado na Rua Padre Félix Barreto, 71, Maurício de Nassau, em frente a FIEPE.

Caixa libera abono do PIS/Pasep para nascidos em março e abril

Cerca de 3,8 milhões de trabalhadores com carteira assinada nascidos em março e abril podem sacar, a partir desta segunda-feira (15), o valor do abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) em 2024. A quantia está disponível no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital e no Portal Gov.br.

Ao todo, a Caixa Econômica Federal liberará R$ 4 bilhões neste mês. Aprovado no fim do ano passado, o calendário de liberações segue o mês de nascimento do trabalhador, no caso do PIS, ou o número final de inscrição do Pasep. Os pagamentos ocorrem de 15 de fevereiro a 15 de agosto.

Neste ano, cerca de R$ 27 bilhões poderão ser sacados. Segundo o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), o abono salarial de 2024 será pago a 24,87 milhões de trabalhadores em todo o país. Desse total, 21,98 milhões trabalham na iniciativa privada e receberão o abono do PIS e 2,89 milhões de servidores públicos, empregados de estatais e militares têm direito ao Pasep.

O PIS é pago pela Caixa Econômica Federal e o Pasep, pelo Banco do Brasil. Como ocorre tradicionalmente, os pagamentos serão divididos em seis lotes. O saque poderá ser feito desde o dia de liberação do lote até 27 de dezembro de 2024. Após esse prazo, será necessário aguardar convocação especial do Ministério do Trabalho e Previdência.

Quem tem direito
Tem direito ao benefício o trabalhador inscrito no PIS/Pasep há, pelo menos, cinco anos, e que tenha trabalhado formalmente por, no mínimo, 30 dias no ano-base considerado para a apuração, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos. Também é necessário que os dados tenham sido informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

O valor do abono é proporcional ao período em que o empregado trabalhou com carteira assinada em 2022. Cada mês trabalhado equivale a um benefício de R$ 117,67, com períodos iguais ou superiores a 15 dias contados como mês cheio. Quem trabalhou 12 meses com carteira assinada receberá o salário mínimo cheio, de R$ 1.412.

Pagamento
Trabalhadores da iniciativa privada com conta corrente ou poupança na Caixa receberão o crédito automaticamente no banco, de acordo com o mês de seu nascimento.

Os demais beneficiários receberão os valores por meio da poupança social digital, que pode ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem. Caso não seja possível a abertura da conta digital, o saque poderá ser realizado com o Cartão do Cidadão e senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, Caixa Aqui ou agências, também de acordo com o calendário de pagamento escalonado por mês de nascimento.

O pagamento do abono do Pasep ocorre por meio de crédito em conta para quem é correntista ou tem poupança no Banco do Brasil. O trabalhador que não é correntista do BB pode fazer a transferência por TED para conta de sua titularidade nos terminais de autoatendimento, no portal ou no guichê de caixa das agências, mediante apresentação de documento oficial de identidade.

Até 2020, o abono salarial do ano anterior era pago de julho do ano corrente a junho do ano seguinte. No início de 2021, o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) atendeu recomendação da Controladoria-Geral da União (CGU) e passou a depositar o dinheiro somente dois anos após o trabalho com carteira assinada.