Sindloja Caruaru tem nova diretoria eleita

Os lojistas do comércio de Caruaru elegeram a nova diretoria do Sindloja. Manoel Santos, atual diretor financeiro da entidade, foi escolhido para presidir o sindicato na gestão 2018-2021. O processo eleitoral, iniciado no último dia 7, foi finalizado no fim da tarde da terça-feira (12), quando a comissão eleitoral formada por advogados da OAB-Caruaru e Fecomércio-PE apurou todos os votos, sob a presença de representantes jurídicos das duas chapas que estavam na disputa.

A comissão decretou a chapa vencedora “O Sindloja é você”, liderada por Manoel Santos, que obteve 204 votos, contra 135 votos da chapa “Transparência e compromisso”, encabeçada pelo empresário Marcílio Sales. Houve aind​​a ​três​​ votos nulos, um branco e 30 abstenções. A posse da nova diretoria será realizada ainda este mês.

Manoel Santos é executivo de uma empresa de material de construção e assume o cargo maior do Sindloja pela segunda vez. Ele sucede o empresário Alberes Lopes que comandou o Sindloja nos últimos quatro anos e meio, entre 2014 e 2018. Alberes renunciou ao cargo no último dia 7 de junho para seguir campanha eleitoral.

Biografia

Manoel esteve à frente do Sindloja na gestão de 2004 a 2010, sendo o sucessor do primeiro presidente do sindicato, Paulo Casé (1989-2004). Nas gestões seguintes, de Michel Jean (2010-2014) e Alberes Lopes (2014-2018), ele ocupou a função de diretor financeiro, lidando diretamente com a saúde financeira do sindicato.

A trajetória pública de Manoel Santos é marcada pelo movimento associativista, pois ele tem passagens por várias entidades de classe de Caruaru. Ele foi presidente da Comissão Municipal de Emprego da cidade, presidente e vice-presidente da Associação dos Comerciantes de Material de Construção de Caruaru (Acomac) e conselheiro do Senac.

Atualmente é presidente do Movimento Polo Caruaru (MPC), da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados de Caruaru (Apac) e diretor da Fecomércio-PE. Ocupa também a função de conselheiro da Câmara Brasileira de Material de Construção da Confederação Nacional do Comércio (CNC).

Manoel é advogado por formação, tem MBA em administração financeira e é executivo da Cazanova Construção. Ele é caruaruense, casado com a arquiteta Simone Santos e pai de Adolfo, Arthur e Manoela.

Copa do Mundo deve movimentar mais de R$ 20 bilhões no país

Agência Brasil

Uma pesquisa realizada nas capitais brasileiras pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) projeta que cerca de 60 milhões de consumidores brasileiros devem gastar com produtos ou serviços relacionados à Copa do Mundo. Apenas 25% dos entrevistados na pesquisa não devem consumir produtos ligados ao Mundial. Segundo o estudo, os jogos do Mundial devem movimentar cerca de R$ 20,3 bilhões nos setores de comércio e serviços em todo o país.

A pesquisa ouviu 1.061 consumidores de ambos os gêneros, de todas as classes sociais, acima de 18 anos e em todas as capitais para detectar o percentual de quem vai assistir e acompanhar a Copa do Mundo. Depois, a pesquisa se aprofundou a partir de 843 entrevistados que pretendem acompanhar ao evento. Os entrevistados poderiam optar por mais de uma resposta.

Segundo a projeção, o foco da maior parcela de gastos está ligado ao consumo de alimentos e bebidas para o acompanhamento das partidas nas próprias residências dos torcedores, como tira-gostos (56%), pipocas (37%), salgados (39%), cerveja (74%), refrigerantes (72%), água (69%) e itens para churrasco (49%). Esses gastos representam 91% dos entrevistados.

Outros serviços que serão fonte de gasto dos torcedores na Copa serão as idas em bares e restaurantes para assistir as transmissões da Copa – um total de 62% dos entrevistados. As compras de adereços, decoração e acessórios representam, respectivamente, 61%, 54% e 48% do foco de consumo, segundo o levantamento realizado. A pesquisa indica ainda que 46% dos consumidores participarão de bolões, 38% irão adquirir serviços de internet para smartphone e 21% pretendem contratar pacotes de TV.

Apesar de toda essa movimentação financeira, metade dos consumidores entrevistados não pretendem realizar as compras nos horários de transmissão dos jogos.

Arrecadação projetada
Segundo o levantamento, os principais locais de compra serão os supermercados (68%), lojas de rua (35%) e camelôs (28%).

A média de gastos para quem vai acompanhar as partidas na casa de amigos ou parentes (44%) será de R$ 119, enquanto os que pretendem ir à bares ou restaurantes (22%) terão uma média de R$ 128. Para 35% dos entrevistados, a prioridade na escolha do estabelecimento está relacionada principalmente ao preço acessível das bebidas, e atrás estão questões como ‘qualidade do serviço’ (30%), ‘presença de amigos ou familiares (27%), e o ‘tamanho do telão’ em que os jogos serão exibidos (27%).

Folgas
Em 17% dos casos, a empresa onde o entrevistado trabalha pretende liberar os funcionários durante os jogos da seleção brasileira. Os trabalhadores que garantem ter um horário flexível de trabalho ou que irão fazer uma pausa no expediente durante as partidas, ambos representam a parcela de 14%. Apenas 6% disseram que os funcionários irão trabalhar regularmente e sem pausa durante as partidas.

Programa de Prevenção de Acidentes

O SEST SENAT em seus 25 anos de atuação continua e está cada vez mais presente na vida do trabalhador do setor do transporte. O Sest/Senat são entidades civis sem fins lucrativos que conhecem os desafios diários de quem atua no setor de transporte e trânsito e tem como objetivo, promover um transporte com mais segurança, qualidade e eficiência, articulando ações de desenvolvimento profissional e promoção social, com práticas educativas, utilizando de ferramentas e tecnologias destinadas ao conhecimento e a qualificação e com isso, contribuir para o crescimento da produtividade e do fortalecimento do setor.

Juntamente com a Confederação Nacional do Transporte (CNT), foi desenvolvido o Programa CNT SEST SENAT de “Prevenção de Acidentes”. Essa grande iniciativa visa melhorar a conscientização aos motoristas na prevenção de acidentes, indo de encontro a esses profissionais do transporte – onde quer que estejam de Caruaru e de todo o país, já que estão presente em todos os estados brasileiros.

No Brasil, acontecem aproximadamente 40 mil mortes em acidentes de trânsito todos os anos. Através de um estudo desenvolvido pela Confederação Nacional do Transporte, os principais fatores que causam a grande maioria desses acidentes estão voltados a infra-estrutura, aos veículos e a fatores humanos.

Por meio da promoção de uma melhor qualidade de vida, qualificação e desenvolvimento profissional e cuidados com a saúde, o Sest/Senat oferece serviços médicos, lazer, esportes e cursos de aperfeiçoamento voltados ao público dessa área e seus dependentes, principalmente e de forma gratuita. Além disso, a comunidade em geral, pode usufruir também dos serviços médicos oferecidos pelo Sest (serviço social do transporte). Basta fazer um cadastro para ser usuário e utilizar os serviços oferecidos, pagando taxas (pelas consultas, atendimentos e serviços), bem abaixo do comum e sem perder a qualidade dos serviços e atendimentos – já que o Sest/Senat preza pelo atendimento humanizado e de qualidade aos seus usuários, visando sempre o respeito, comprometimento e responsabilidade socioambiental.

O Programa CNT SEST SENAT de “Prevenção de Acidentes”, é um projeto itinerante que leva informações por meio de mobilizações socioeducativas, de saúde e qualidade de vida, com a intenção de sensibilizar e conscientizar os trabalhadores (empregados de empresas de transporte, motoristas de transporte alternativo e coletivo, caminhoneiros autônomos, taxistas e mototaxistas autônomos e/ou de cooperativas), sobre a prevenção de acidentes, contribuindo na redução de acidentes nas estradas e no trânsito.

O Programa que se estende durante nove meses a contar deste mês de junho, passará por várias empresas e pontos estratégicos de Caruaru e cidades circunvizinhas, levando aos trabalhadores, as informações tanto da entidade (Sest/Senat) e seus serviços, quanto sobre a Prevenção de Acidentes, através de panfletos e flyer de divulgação, banners e brindes promocionais. As pessoas abordadas pelos integrantes do programa, poderão realizar um pré-cadastro para se tornarem usuários do sistema, caso ainda não sejam e depois levar somente os documentos necessários à unidade de Caruaru e finalizar o cadastro de usuário.

Caruaru Shopping irá transmitir todos os jogos da Copa da Rússia

Assistir aos jogos da Copa da Rússia 2018 em um ambiente confortável e seguro. Esta é a proposta do Caruaru Shopping, que estará transmitindo, através de telões, não só os confrontos da Seleção Brasileira, mas de todas as equipes que estarão participando do mundial. A competição inicia nesta quinta-feira (14) e segue até o dia 15 de julho, quando ocorre a final.

Os jogos serão transmitidos nas três praças de alimentação, que oferecem várias opções de gastronomia. “Além disso, o centro de compras e convivência conta com estacionamento com capacidade para cerca de 3 mil veículos, para que o torcedor possa assistir à Copa com tranquilidade”, afirmou Walace Carvalho, gerente de Marketing do Caruaru Shopping.

Para a competição de futebol mais esperada do planeta, o centro de compras e convivência também oferece a “Arena do Colecionador”, para que adultos e crianças possam interagir e trocar figurinhas. O espaço fica localizado no corredor do hipermercado e funciona no horário do centro de compras. Próximo ao local também tem um quiosque com venda de figurinhas e de álbum.

“A ideia de criar a ‘Arena do Colecionador’ foi de possibilitar um espaço para os colecionadores e amantes do futebol. Nesse local é possível trocar figurinhas para preencher os álbuns, além de bater aquele papo sobre futebol e a Copa do Mundo. O uso do ambiente é totalmente gratuito”, informou Walace.

O Caruaru Shopping fica localizado na Avenida Adjar da Silva Casé, 800, no Bairro Indianópolis.
[11:59, 13/6/2018] Wagner Gil: Caruaru Shopping estará com horário especial durante os jogos do Brasil

O Caruaru Shopping estará com horário especial durante os jogos da Seleção Brasileira na Copa da Rússia 2018. Nesses dias, as lojas poderão de forma facultativa, fechar até 30 minutos antes do jogo e reabrirão até 30 minutos depois do final das partidas. Já as operações das praças de alimentação funcionarão normalmente, atendendo os torcedores, pois estarão transmitindo os jogos através de telões.

O primeiro jogo do Brasil será realizado no próximo domingo (17), às 15h, e tem como adversário a Suíça. A segunda partida acontecerá na sexta-feira (22), às 9h, contra a Costa Rica. Já terceira será no dia 27, às 15h, contra a Sérvia. Os demais jogos serão marcados, de acordo com o possível avanço da Seleção na competição.

O Caruaru Shopping fica localizado na Avenida Adjar da Silva Casé, 800, no Bairro Indianópolis.

Bodega do Zezo completa 8 anos no São João de Caruaru

Começa neste fim de semana a maratona de forró na Bodega do Zezo no melhor e maior São João do mundo, este ano com o tema “O São João de Caruaru é uma alegria só”. Todos os anos, a cidade recebe turistas de todo o Brasil e de várias partes do mundo, animados com a festa mais tradicional do Nordeste. E para os fanáticos dos festejos juninos, a Bodega do Zezo 2018 vem para mais uma edição comemorar o São João na terra do forró. O evento chega ao seu 8º ano, no Alto do Moura, onde se concentra a comunidade de artistas e restaurantes da região. São quatro dias de festa, começando neste sábado (16), além das datas subsequentes 17, 23 e 24 de junho, com open bar premium de cerveja, uísque, caipirosca, caipirinha, refrigerante e água, além de open food com as delícias típicas da época, incluindo almoço e jantar regional.

A festa traz, a cada dia, artistas da região agitando o público com muito forró para dançar agarradinho. As atrações que vão passar pela Bodega esse ano são Cavalo Selvagem, Pega Pa Kapá com Almir Rouche, Forró do Pistolão, Toque Nordestino, Forrozão Raylux, Forró Neon, Forró Azumares, João Victor, Pikap Turbinada, Xamegões do Forró, Diego Cabral e Marília Marques. Uma super estrutura a Bodega do Zezo conta com lounge para descanso, fazendinha, quadrilhas juninas da região e muito mais. O espaço também oferece, acessibilidade, segurança especializada, palco e banheiros para dar mais comodidade ao público.

Para quem mora no Recife, a Bodega do Zezo também oferece translado, saindo da Zona Sul do Recife, às 8h30 será servido um café da manhã e em seguida o grupo segue em direção à Capital do Forró. O responsável pela casa é Zezo Equipadora, considerado um dos mais bem-sucedidos empresários do segmento de evento no Estado de Pernambuco. Para ele, poder participar do São João de Caruaru é uma realização. “É muito satisfatório contribuir para o engrandecimento dessa festa e de proporcionar a grupos da Capital pernambucana essa oportunidade de curtir os festejos juninos mais famosos do Brasil”, comenta Zezo.

Capital do Forró receberá mais uma Ação de Cidadania do Programa Governo Presente

Além dos diversos serviços ofertados, como emissão de carteira de identidade, segunda via das certidões de nascimento, casamento ou óbito, serviços de saúde e beleza, o mutirão, que acontecerá no bairro do Vassoural, em Caruaru, contará com a participação da unidade móvel do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), realizando sessões de mediação e conciliação, atendimento ao consumidor superendividado, divulgação dos serviços de justiça e cidadania oferecidos pelo NUPEMEC e orientação jurídica e de cidadania. A ação será realizada próximo sábado (16), das 8h às 12h, na Escola de Referência Dom Miguel de Lima Valverde com estes e outros serviços, totalmente de graça para a população.

Ganhando cada vez mais força e atraindo grandes parceiros, como o caso do TJPE, o Governo Presente vai se consolidando como uma estratégia eficaz na prestação de serviços e prevenção social à população. “É de extrema relevância construir estratégias de aproximação entre os órgãos, dentro da lógica da prevenção social, garantia de direitos e fomento ao protagonismo juvenil”, destaca o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Cloves Benevides.

Inscrições de jovens em cursos profissionalizantes, orientações e elaboração de currículos, atendimento comercial e resolução de pendências com as contas de luz e água, mamografia, avaliações nutricionais, plantão de orientações sobre o imposto de renda, consultas com o Detran, apresentações culturais e acesso de outros serviços do Governo do Estado e parceiros também estão na programação.

A Ação é ofertada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, por meio da Executiva de Articulação Social (Seart), envolvendo secretarias estaduais, Prefeitura de Caruaru, além de instituições privadas, e faz parte das atuações do Programa Governo Presente, prioritário na gestão do Governador, Paulo Câmara.

Caruaru adota sistema pioneiro de TI para educação na rede municipal

A Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria de Educação, lança, nesta quinta-feira (14/06), para todos os gestores das escolas municipais, o projeto “Aprova Caruaru”,que tem como principal objetivo articular e estimular melhorias da qualidade da aprendizagem dos alunos por meio de ferramentas de tecnologia. O encontro será no Auditório da UNIFAVIP –Wyden, a partir das 8h.

O encontro com os gestores faz parte da primeira parte do projeto que é o de Mobilização do Programa Aprova Caruaru quando será apresentado o software GDA, desenvolvido pela empresa Mídias Educativas. O GDA – Sistema de Gestão de Desempenho e Avaliação, monitora a aprendizagem e oferece aos seus usuários (os gestores), relatórios completos que poderão ser impressos ou online. Também fornece relatórios dos pontos fortes e fracos, o que facilita a tomada de decisões com mais clareza e assertividade. O sistema fornece ainda melhorias relativas à medição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica no Brasil (Ideb) permitindo que sejam feitas quatro avaliações por ano.

“Nossa cidade larga na frente na implementação do programa Aprova Caruaru que tem como finalidade avaliar, de forma padronizada e em tempo real, todos os mais 42 mil estudantes da nossa rede, proporcionando aos professores identificar o rendimento escolar de forma personalizada a partir dos seus resultados”, explica Rubenildo Moura, Secretário de Educação de Caruaru. Ainda segundo ele, o sistema utiliza plataformas digitais de alta tecnologia e foi desenvolvido com exclusividade atendendo à realidade do município.

“O GDA possibilita o desenvolvimento de estratégias de apoio pedagógico para aqueles alunos que apresentaram dificuldades de aprendizagem durante o ano letivo. Particularmente, serão beneficiados mais de 2.300 professores que serão capacitados em avaliação educacional, em elaboração de itens de avaliação e em acompanhamento pedagógico”, completa o secretário.

O Aprova Caruaru, que utiliza a ferramenta GDA, faz parte das ações do projeto Juntos pela Educação, lançado em junho de 2017, com envolvimento de toda a sociedade e que visa melhorar a qualidade de ensino em Caruaru.

“O software foi desenvolvido para ajudar a melhorar os índices educacionais e monitorar a atuação de todos os atores que compõem o sistema educacional. Do alunoao professor, passando pelos gestores e a própria secretaria de educação. Ele foi feito para contribuir na análise e avaliação dessas informações. Mais ainda, com esses dados ficam claros os pontos fortes e fracos de cada escola permitido que se tome as ações necessárias para melhorar o desempenho”, explica Lais Xavier, diretora da Mídia Educativas. A empresa pernambucana, fundada em 2008, é especializada em tecnologia educacional, atende clientes em todo o País e tem reconhecimento de prêmios nacionais. Caruaru é a primeira grande cidade do país a utilizar a ferramenta GDA nas escolas da rede pública.

Programação

1º MOMENTO 8:00h ás 10:00h

Recepção e credenciamento Entrega dos materiais do evento.

Tema da palestra: Avaliação

Diagnóstico municipal

Apresentação dos dados sobre a Educação Municipal

2º MOMENTO

10:00h ás 12:00h

Apresentação O Programa Aprova Caruaru/PE

Pactuação e encerramento das atividades

Vantagens do Sistema GDA

4 avaliações por ano

Possibilita melhoras no Ideb

Tomada de decisões com mais clareza, velocidade e assertividade.

Gestor terá informações confiáveis sobre a sua rede.

Relatório completos impressos ou online

São João de Caruaru terá “Espaço da Copa” em dias de jogos do Brasil

O São João de Caruaru também dá de goleada quando o assunto é Copa do Mundo. Nos dias de jogos da Seleção brasileira, será montada uma estrutura no Polo Juarez Santiago, na Estação Ferroviária, para receber os torcedores da canarinha. Dois telões serão instalados para a transmissão, uma parceria entre a Fundação de Cultura e Turismo e TV Asa Branca.

Uma hora antes dos jogos, um trio pé de serra já estará no local animando a torcida. O trio também tocará no intervalo e no final dos jogos. Os 14 food trucks do local estarão funcionando para atender a todos.

Neste domingo (17), quando o jogo de estreia da seleção brasileira será exibido às 15h, os portões de acesso ao Pátio do Forró serão abertos logo após o término da partida, às 17h. Os polos do Repente, Casa do Forró, Infantil, das Quadrilhas e o próprio Juarez Santiago funcionarão após o jogo.

Confira abaixo a programação:

Dia 17/06 – 15h – Brasil X Suíça – Trio Santa Rosa

Dia 22/06 – 9h – Brasil X Costa Rica – Trio Fole de Ouro

Dia 27/06 – 15h – Brasil X Sérvia – Trio Fole de Ouro

Sebrae participa da maior feira de alimentação

Ao longo desta semana, acontece em São Paulo a Fispal Food Service, maior feira do ramo de alimentação. A diretora técnica no exercício da presidência do Sebrae, Heloisa Menezes, fará palestra sobre “Os Desafios e Oportunidades de Negócio na Cadeia de Alimentos e Bebidas”, nesta quinta, 14 de junho, às 16h50. Na oportunidade ela lançará os resultados da pesquisa inédita sobre os gargalos da cadeia de alimentos e bebidas.

Durante o evento, o Sebrae promove uma competição inédita. Batizada de Desafio Sebrae Like a Chef, a competição propõe colocar 19 startups diante de especialistas, empresários, formadores de opinião e investidores, que avaliarão o quão inovadora e aderente é a ideia de cada uma.

Todas as startups competidoras apresentarão ideias que unem tecnologia e ferramentas de gestão para inovar algum aspecto deste tipo de negócio da cadeia de alimentos e bebidas. As inovações vão desde uma plataforma que conectam restaurantes e empresas até tecnologias que buscam assegurar a qualidade do leite.

Três startups serão consagradas vencedoras e receberão diversos prêmios, entre os quais um stand gratuito na próxima Fispal e participação na final do Desafio Sebrae Like a Boss na CASE, o maior evento de startups da América Latina. O melhor prêmio, porém, todas receberão: a oportunidade de estar frente a frente com potenciais clientes, investidores e realizar negócios.

Sebrae na Fispal- A 34ª edição da Fispal, que acontece no Expo Center Norte, terá, pela primeira vez, pequenas e médias empresas fornecedoras de produtos e ingredientes regionais exibindo uma série de itens para aprimorar os cardápios, como alho negro, carnes gourmet, cebola frita, sobremesas individuais, queijos, vinhos, cafés e cervejas artesanais. O evento também tem como foco demonstrar como os negócios de alimentação fora do lar podem agregar a nova era digital em suas empresas, por meio de aplicativos de reserva em restaurantes, mesa com telas touch interativas para pedidos do cardápio, e interação nas redes sociais.

O Sebrae conta ainda com um estande com uma cafeteria onde as pessoas poderão vivenciar uma experiência gastronômica diferenciada, com uma abordagem digital e compartilhada. Os pratos serão harmonizados e feitos por um chef renomado com cafés e sorvetes. As empresas também farão pitch de 5 minutos sobre as ações que estão realizando no segmento de alimentos.

Sessenta milhões de brasileiros devem ter gastos relacionados à Copa do Mundo

Faltando poucos dias para a estreia da seleção brasileira nos gramados da Rússia, a Copa do Mundo começa a despertar o interesse dos brasileiros. Uma pesquisa realizada em todas as capitais pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) projeta que aproximadamente 60 milhões de consumidores devem realizar gastos com produtos ou serviços relacionados à Copa do Mundo. O dado corresponde a 51% dos consumidores que acompanharão aos jogos do campeonato. Os que não devem consumir produtos ligados à Copa formam 25% dos torcedores entrevistados.

Entre os que devem gastar para acompanhar as partidas, o consumo de alimentos na casa de amigos ou parentes (91%) e de bebidas na comemoração dos jogos (87%) serão os mais comuns. No caso das comidas, os tira-gostos (56%), itens para churrasco (49%), pipocas (37%) e salgados (31%) se posicionam entre os primeiros do ranking. Já para as bebidas, a preferência é por cerveja (74%), refrigerantes (72%) e água (69%).

De acordo com a pesquisa, outros tipos de engajamento que devem fazer o torcedor brasileiro desembolsar durante a Copa do Mundo são idas a bares e restaurantes para assistir as transmissões dos jogos (62%), compras de camisetas, uniformes e itens da seleção (61%), decoração verde e amarela (54%) e compra de acessórios, como bonés, maquiagem, cornetas e vuvuzelas (48%). Há ainda 46% de consumidores que vão participar de bolões, 38% que irão adquirir serviços de dados de internet para smartphone e 21% que compraram ou planejam adquirir uma TV nova para assistir as partidas.

Por outro lado, 50% pretendem evitar fazer algum tipo de compra durante o período em que o mundial será disputado, principalmente para poder acompanhar aos jogos pela TV (38%).

“Para o comércio e o setor de serviços, a Copa do Mundo vai além da competição em campo. O torneio representa um ótimo momento para incrementar as vendas de artigos de vestuário, eletroeletrônicos, alimentos, bebidas, decoração, entre outros itens, sobretudo em um momento de tímida recuperação econômica como o atual. Mesmo quem não acompanha futebol no dia a dia acaba se contagiando com a atmosfera proporcionada pela Copa, que é mais do que um evento esportivo. É um grande acontecimento geopolítico, cultural e também econômico”, analisa o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior.

Copa deve injetar 20,3 bilhões no comércio e serviços; supermercados e loja de rua são as preferidas para adquirir itens ligados ao mundial

Para os torcedores que vão se reunir na própria casa (81%) ou na casa de amigos e parentes (44%) para assistir aos jogos da Copa, a média de gasto por encontro gira em torno de R$ 119, ao passo que, entre os que pretendem ir a bares ou restaurantes (22%), a média aumenta para pouco mais de R$ 128. De modo geral, o evento esportivo tem um potencial de movimentar aproximadamente R$ 20,3 bilhões na economia brasileira, considerando os setores de comércio e serviços.

Ao escolher um bar ou restaurante para assistir aos jogos da Copa, os torcedores priorizam, principalmente, o preço acessível das bebidas (35%), a qualidade do que é servido (30%), a preferência dos amigos ou familiares (27%) e o tamanho do telão em que os jogos serão exibidos (27%). “Historicamente, sabe-se que há uma tradição, entre os torcedores brasileiros, de acompanhar as partidas em espaços públicos ou privados que favoreçam o encontro e a convivência entre os torcedores, sejam bares, praças ou outros locais. Para os empresários desse segmento, é uma grande oportunidade para oferecer uma experiência diferenciada”, afirma o presidente Roque Pellizzaro Junior.

De acordo com a pesquisa, os locais de compras que mais devem ser frequentados para aquisição dos produtos ligados à Copa são supermercados (68%), lojas de rua (35%) e camelôs (28%). Os preços (58%) e as promoções (51%) serão os fatores mais levados em conta pelos consumidores antes de entrarem no estabelecimento.

Assim como costuma acontecer em outros eventos esportivos, é grande a chance de que produtos falsificados estejam à venda no Brasil durante os jogos. Sobre esse tema, a pesquisa revela que 34% dos potenciais compradores estão propensos a comprar apenas produtos oficiais, enquanto 64% pensam que a escolha depende do tipo de produto e 1% declaram abertamente a intenção de adquirir produtos falsificados. Entre os que cogitam comprar um item pirateado, mais de um terço (34%) argumenta não ter condições financeiras, enquanto 22% não se importam com a origem do produto e 15% compram o que for mais barato. Em contrapartida, dentre os que pretendem comprar produtos oficiais, a maioria (55%) considera que a qualidade é a principal vantagem.

Maioria vai pagar despesas da Copa à vista, mas 37% não farão um planejamento financeiro

De acordo com a pesquisa, a maioria dos torcedores que terão gastos com o mundial vai pagar à vista, seja em dinheiro (68%) ou no cartão de débito (35%). O cartão de crédito também será bastante utilizado, por 25% dos entrevistados em parcela única e por 18% em mais de duas prestações.

Um dado que inspira preocupação é que entre os que terão gastos com o evento, 37% não pretendem analisar as condições do orçamento antes de assumir essas despesas – os que vão estipular um valor fixo para gastar no período somam 63% da amostra. “Embora o ânimo que o evento traz sobre os torcedores os levem a gastar mais com as festividades, é importante que os gastos não fujam ao controle do orçamento, já que o evento passa e ficam as dívidas”, orienta a economista Marcela Kawauti.

17% devem ser liberados durante partidas, enquanto 14% vão acompanhar no local de trabalho; para 41% são altas as chances de o Brasil ser hexa

O interesse natural em acompanhar as partidas do Brasil na Copa do Mundo faz com que em muitas empresas sejam adotados esquemas especiais de bancos de horas, horários alternativos ou dispensas e compensações. De acordo com a pesquisa, em 17% dos casos, a empresa onde o entrevistado trabalha pretende liberar os funcionários durante os jogos da seleção brasileira. Outros 14% garantem ter um horário de trabalho flexível, enquanto o mesmo percentual de 14% informa que os funcionários vão dar uma pausa para assistir aos jogos dentro do próprio ambiente de trabalho. Apenas 6% disseram que os funcionários trabalharão normalmente e sem pausa durante as partidas.

De modo geral, 78% dos consumidores brasileiros pretendem assistir aos jogos da Copa do Mundo e 72% ficam empolgados com a competição, sendo que em alguns casos (10%), esse sentimento atrapalha a concentração em suas tarefas no dia a dia. Apenas 14% dos entrevistados disseram que vão seguir a rotina normalmente durante os jogos da Copa e 7% ainda não sabem. Em cada dez entrevistados, quatro (41%) consideram altas as chances de o Brasil ser hexacampeão, ao passo que 45% classificam a possibilidade como média e apenas 10% avaliam como pequena.

Metodologia

A pesquisa ouviu 1.061 consumidores de ambos os gêneros, todas as classes sociais, acima de 18 anos e em todas as capitais para detectar o percentual de quem vai assistir e acompanhar a Copa do Mundo. Posteriormente, a pesquisa se aprofundou a partir de 843 entrevistados que pretendem acompanhar ao evento. As margens de erro são de 3,0 e 3,4 pontos percentuais, respectivamente, a uma margem de confiança de 95%. Baixa a íntegra da pesquisa em https://www.spcbrasil.org.br/pesquisas