O Congresso Mega Brasil de Comunicação chega a sua 21º edição

Entrou no ar esta semana a programação do 21º Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas, que será realizado nos dias 16 e 17 de maio, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, tendo por tema central A comunicação, os negócios e as grandes causas da sociedade. Com recorde de participações em relação aos últimos anos, o evento já conta com quase 200 inscritos de várias regiões e conta com o apoio de sete das principais agências de comunicação do País (CDN, Grupo In Press, Jeffrey Group, Llorente & Cuenca, LVBA, Ogilvy e Textual), todas mentoras e curadoras de conteúdo, levando para o encontro a experiência nacional e internacional de suas estratégias e ações nas diversas atividades da comunicação corporativa.

Dois dias e plenário único – O Congresso tem duas alterações essenciais em seu formato, fruto de exigências do mercado: a redução de três para dois dias e a adoção de plenário único, permitindo aos participantes acompanharem 100% do conteúdo apresentado. Serão, no total, 14 atividades ao longo dos dois dias, entre conferências e mesas-redondas, mais Arena da Inovação, Prêmio Personalidade da Comunicação, Top Mega Brasil e lançamento do Anuário da Comunicação Corporativa. Os debates girarão em torno de temas comoNovas tendências de consumer engagement; Temas tabus e a comunicação como agente transformador;Marcas, representatividade e diversidade; Os profissionais como embaixadores de causas; e A nova Petrobras – O resgate da reputação, dos negócios e da autoestima, entre outros.

Inscrições – As inscrições podem ser feitas até o final de março por R$ 1.700, valor que poderá ser parcelado em até quatro vezes no cartão. Quem quiser se inscrever com 15% de desconto pode fazê-lo inserindo o código promocional “BRAVA” no ato da inscrição pelo seguinte link www.megabrasil.com.br/

Importante: Valor fixo de R$ 1.000,00 por inscrição para delegações com cinco ou mais pessoas, não necessariamente da mesma empresa.

Operação Semana Santa prossegue nas rodovias

PRF

Pedro Augusto

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) está dando sequência às ações da Operação Semana Santa 2018. Iniciada na última sexta-feira (23), nas estradas que cortam o estado de Pernambuco, a ação tem como principais objetivos reduzir os acidentes graves e proporcionar mais segurança para os motoristas que vêm trafegando nas rodovias durante o período de feriadão.

Além de coibir infrações, neste ano a PRF ampliou o policiamento no intuito de intensificar as ações educativas. A fiscalização está tendo como foco as infrações mais graves, como excesso de velocidade, ultrapassagens indevidas, embriaguez ao volante e falta de equipamentos de segurança (capacete, cinto de segurança e cadeirinhas para crianças). Para isso, estão sendo utilizados radares portáteis e bafômetros, nos comandos montados em locais estratégicos das rodovias.

Nesta época do ano, há um aumento na movimentação de veículos, principalmente nas BRs 232 e 104, que levam aos municípios de Gravatá, Bezerros e Caruaru. No ano passado, a estimativa do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), na BR-232, durante a Semana Santa, foi de até 45 mil veículos por dia, um aumento de 50% em relação a dias normais.

Bastante procurado neste período, o espetáculo da Paixão de Cristo, no distrito de Fazenda Nova, em Brejo da Madre de Deus, no Agreste, atrai turistas locais e de outros estados, com uma média de sete mil pessoas por dia. Para chegar até Brejo, onde vem ocorrendo mais uma vez a encenação, o motorista que segue pela BR- 104 pode acessar a PE-145, no Trevo do Lampião, localizado no quilômetro 43 da rodovia federal, em Caruaru.

As ações educativas vêm ocorrendo durante as abordagens aos veículos, em que motoristas e passageiros estão recebendo orientações e assistindo a vídeos impactantes, sobre cuidados para evitar acidentes. Essa iniciativa, intitulada “Cinema Rodoviário”, busca salvar vidas através da mudança de atitudes.

O policiamento da PRF vem contando com o apoio do Núcleo de Operações Especiais e dos Grupos de Motociclistas e de Patrulhamento Tático, especializados no combate ao crime. Já a Base de Operações Aéreas, que atua em conjunto com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), se encontra de prontidão para realizar resgates aeromédicos e acompanhar toda a ação. A operação Semana Santa prossegue até este Domingo de Páscoa (1º).

Dicas

Descanse bem antes de realizar qualquer viagem de automóvel. O sono pode ser tão perigoso quanto a ingestão de bebida alcoólica;

Antes de acessar a rodovia, realize uma revisão nos principais itens do veículo. Calibre os pneus, cheque o sistema de freios e complete os níveis do óleo do motor, do fluido do radiador e da água no limpador de parabrisas;

Confira o sistema de iluminação e utilize o farol baixo ligado, mesmo durante o dia;

Verifique se a documentação pessoal e do veículo estão dentro da validade;

Mantenha a atenção na rodovia, dirija a uma distância segura dos demais veículos, respeite a sinalização e os limites de velocidade de cada trecho.

Comércio pode apresentar crescimento entre 4% e 6%

São positivas as expectativas para Páscoa de 2018. Segundo a avaliação da empresa de tecnologia e inteligência de mercado SEED Digital, o comércio pode esperar um aumento entre 4% e 6% no fluxo de pessoas em relação ao ano passado. Deste aumento, o shopping poderá atingir o pico de 6% e as lojas de rua devem ter impacto um pouco menor.

A análise teve base no histórico das últimas datas com relevância no varejo, como Natal e BlackFriday. No Natal, por exemplo, o movimento nas lojas de shopping foi 56% maior que o das lojas de rua e essa expectativa é esperada para Páscoa deste ano.

Ainda segundo análise da SEED, a estimativa é de que mais de 50% da decisão de compra ocorra no ponto de venda e de última hora. Em consequência do movimento mais intenso, aumenta a responsabilidade do comerciante. “Existe a forte tendência de a data impactar positivamente no fluxo de pessoas no comércio brasileiro e quanto maior o número de visitantes, maior é a intenção de compra, com isso, depende do varejista estar preparado para atender a expectativa do consumidor do ponto de vista de oferta de produtos e preço”, explica Sidnei Raulino, CEO da SEED.

Já para a FECOMÉRCIO, as vendas de chocolates e produtos importados devem ter crescimento de 6% a 8% e a alta dos preços ficará entre 3% e 5%. “A retomada da confiança do consumidor, em voltar a gastar, deve-se a diminuição do desemprego e dos juros na hora da compra”, explica Michel Cutait, especialista em Shopping e Varejo.

Os shoppings estão investindo em estratégias para ampliar as opções de lazer oferecidas aos visitantes e isso também pode impactar positivamente a preferência do consumidor pelo local. “Além disso, o mix de marcas e a busca por mais conforto em virtude de ar condicionado, estacionamento e segurança”, complementa Cutait.

A elevação da intenção de consumo nos últimos três trimestres, o recuo no preço dos chocolates – com queda de 9% registrado pelo IBGE nos últimos 12 meses -, a inflação nos últimos 12 meses na ordem de 2,86%, a estabilidade do dólar, que ajuda a compor a cesta de Páscoa com chocolates importados, azeite e pescados, e a reformulação dos produtos para serem mais acessíveis são fatores que reforçam as premissas para a tendência positiva.

Sobre a SEED Digital
Criada em 2015, a Seed Digital é uma empresa de inteligência e tecnologia de análise de dados, que gera indicadores sobre comportamento e experiência de consumo, com o objetivo de oferecer ao varejo a possibilidade de aprimoramento no desempenho de vendas, gestão das equipes e otimização de campanhas, por meio das análises da equipe de inteligência de mercado. A empresa foi fundada pelo empresário Sidnei Raulino e está presente nos principais varejistas brasileiros, distribuídos em 23 estados e mais de 118 cidades.

Mais de 8 milhões de estabelecimentos entregaram a declaração dentro do prazo

Até o momento, 8,5 milhões de estabelecimentos entregaram a declaração da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) do ano-base 2017. O número está próximo do verificado em 2016. No balanço prévio foram registrados 65 milhões de vínculos empregatícios, 2 milhões a menos em relação ao ano anterior.

Apesar do encerramento do prazo, na última sexta-feira (23), o sistema continua aberto para o recebimento dos documentos, mas os estabelecimentos omissos estão sujeitos à multa que varia de R$ 425,64 a R$ 42.641,00, a depender do tempo e do número de funcionários registrados.

Além da multa por não entregar o documento dentro do prazo legal ou por repassar informações incorretas, o trabalhador ficará prejudicado, podendo ficar sem receber o Abono Salarial enquanto não forem providenciados os devidos acertos na declaração da Rais.

O ministro interino do Trabalho, Helton Yomura, reforça a necessidade de os empregadores prestarem as informações obrigatórias mesmo fora do prazo, para que nenhum trabalhador ou empregador sofra prejuízo com a omissão dos estabelecimentos. “A declaração da Rais é de extrema importância para a sociedade, as empresas e os trabalhadores. Com informações completas e de qualidade sobre a atividade econômica do país e da situação de nossos trabalhadores, o governo pode adotar ações políticas de emprego mais adequadas”, destaca o ministro.

De acordo com o chefe de divisão do Departamento de Normatização do Ministério do Trabalho, Silvano de Jesus, será feito cruzamento dos bancos de dados da Rais 2016 e da Receita Federal, para que empresas públicas ou privadas omissas sejam notificadas à prestarem as informações exigidas.

Formulário – O preenchimento e envio do formulário é obrigatório para todas as pessoas jurídicas com CNPJ ativo na Receita Federal em qualquer período do ano passado, com ou sem empregado, e a todos os estabelecimentos com Cadastro Específico do INSS (CEI) com funcionários. Os microempreendedores individuais (MEI) só precisarão fazer a declaração se tiverem empregado. Caso não tenham funcionário, a declaração é facultativa.

Quem deve declarar – Conforme a Portaria nº 31, publicada no Diário Oficial da União (DOU) em 17 de janeiro deste ano, devem declarar a Rais de 2017 os empregadores urbanos e rurais; filiais, agências, sucursais, representações ou quaisquer outras formas de entidades vinculadas à pessoa jurídica domiciliada no exterior; autônomos ou profissionais liberais que tenham tido empregados no ano-base; órgãos e entidades da administração direta, autárquica e fundacional dos governos federal, estadual, do Distrito Federal e municipal. Também estão obrigados os conselhos profissionais, criados por lei, com atribuições de fiscalização do exercício profissional, e entidades paraestatais. Além destas, condomínios e sociedades civis; cartórios extrajudiciais e consórcios de empresas.

Shopping Difusora conta com programação especial para a Semana Santa

Shopping Difusora_Divulgação

No período da Semana Santa, o Shopping Difusora está com uma programação especial para receber o público, o que inclui também os turistas. Quem passar pelo mall durante o período terá uma pequena amostra da cultura caruaruense, seja pela sua efervescência musical, gastronômica e também artesanal, já que todas elas acabam figurando como sinônimo de Caruaru Brasil a fora.

Nessa época, a cidade figura como rota para uma verdadeira legião de turistas que seguem com destino a Fazenda Nova, para assistirem ao espetáculo da Paixão de Cristo. Pela própria localização privilegiada, o Shopping Difusora acaba entrando no roteiro desses grupos turísticos. Para tanto, uma recepção especial foi preparada para que eles saiam de Caruaru com vontade de voltar.

Todos os dias, uma apresentação especial, com a banda de pífanos Nossa Senhora das Graças, vai receber os turistas e o público em geral com a música que bem caracteriza a cidade. Em outro espaço montado próximo a entrada principal, o público confere apresentação de um trio de forró pé-de-serra, sempre a partir das 14h. Para completar a apresentação bailarinos também integram o cenário.

Ainda dentro da programação da Semana Santa do Difusora, o público vai poder participar de celebrações religiosa, que acontece na capela, localizado no segundo piso, sempre às 18h. “O Shopping Difusora quer que os caruaruenses e turistas se sintam bem acolhido, sobretudo pelas diversas opções de lazer que disponibilizamos por aqui”, diz o gerente de Marketing do Shopping Difusora, Welter Duarte.

Fora isso, o público também conta com a Feirinha Cultural. A atração está localizada no primeiro piso do mall, próximo à entrada principal. Por lá, o público encontra uma pequena amostra do artesanato que ajudou a difundir o nome de Caruaru pelo mundo. São artigos em barro, palha, algodão, louça e muito mais! Vale lembrar que o Shopping Difusora funciona de segunda a sábado, das 10h às 22h e aos domingos e feriados, das 11h às 21h.

Moura é uma excelente empresa para se trabalhar

O Grupo Moura recebeu a certificação internacional Great Place To Work, um dos maiores reconhecimentos mundiais para organizações que valorizam as pessoas. Conduzida no início deste ano, a pesquisa que analisa o ambiente de trabalho contou com participação de 86% do corpo de colaboradores da companhia. O resultado final da avaliação apontou 82% de satisfação, certificando o Grupo Moura como uma excelente empresa para se trabalhar.

O desenvolvimento de pessoas é a base do sucesso do Grupo Moura. O trabalho de atração e formação de talentos ao longo dos 60 anos da companhia foi e tem sido responsável por gerar milhares de histórias de crescimento pessoal e profissional. E os resultados alcançados pela organização só foram possíveis pela excelência de seus colaboradores, pelo trabalho em equipe e pela dedicação, empenho e comprometimento coletivo em superar os desafios.

A metodologia do Great Place To Work Institute consiste na avaliação em cinco dimensões pelos funcionários: credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem.

Tiroteio acaba em criminoso preso

Um tiroteio entre policiais militares e bandidos culminou na prisão de um suspeito, na manhã da última segunda-feira (26), na BR-104, em Agrestina, no Agreste do Estado. De acordo com informações repassadas pela PM, uma quadrilha composta por quatro assaltantes teria roubado, na noite anterior (25), em Caruaru, dois automóveis – uma Frontier e um Celta – e, quando perceberam a presença da viatura na rodovia, receberam a polícia à bala.

Na troca de tiros, o suspeito Sivonaldo Gustavo Paiva, de 19 anos, acabou sendo preso, enquanto que os demais comparsas, de nomes não identificados, conseguiram escapar ao correrem para um matagal. Com o grupo, a PM encontrou os dois carros, além de documentos, uma bolsa e R$ 353 em espécie. Os materiais apreendidos, assim como o suspeito, foram encaminhados para a Delegacia de Agrestina.

Lá, Sivonaldo teria dito à polícia que passou a compor a quadrilha havia poucas semanas. Os demais integrantes seriam do Recife e estariam interessados a cometer mais assaltos em Caruaru e na região, principalmente a compradores que trafegam pela BR-104 em carros de lotação e ônibus com destino até a Feira da Sulanca.

Sivonaldo foi autuado em flagrante pelos crimes de roubo e concurso de pessoas. Ele passou por audiência de custódia no decorrer da semana em Caruaru. Já os demais suspeitos não tinham sido presos até o fechamento desta editoria.

Agenda Internacional da Indústria apresenta 98 ações para ampliar inserção do Brasil no comércio exterior

Negociação de acordos, facilitação e desburocratização do comércio exterior, defesa comercial e apoio às empresas no processo de internacionalização serão os principais focos de atuação internacional da indústria neste ano. Detalhadas em 98 ações prioritárias, medidas compõem a Agenda Internacional da Indústria 2018, lançada na terça-feira (27), pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

A agenda é dividida em dois eixos: influência sobre política comercial e serviços de apoio à internacionalização, cada uma com nove temas. A seleção de prioridades é resultado de ampla consulta a federações, associações, sindicatos patronais, além de empresas de todos os portes. Os resultados da pesquisa Desafios à Competitividade das Exportações Brasileiras, de 2016, também orientaram a escolha de ações prioritárias.

“Uma maior e melhor integração à economia mundial é parte essencial da estratégia para que o Brasil se torne um país mais produtivo, competitivo e desenvolvido. Assim, mesmo em um ano eleitoral, como 2018, não pode servir de justificativa para se deixar de avançar no aperfeiçoamento da política comercial brasileira”, afirma o diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI, Carlos Abijaodi.

A CNI defende avanços em cada um dos eixos prioritários. Em política comercial, a Confederação destaca a importância de concluir o acordo de livre comércio do Mercosul com a União Europeia e ampliar o acordo entre o Brasil e o México. Ao mesmo tempo, com a costura de novas parcerias comerciais, o Brasil precisa fortalecer seu sistema de defesa comercial, como meio de combater práticas desleais.

Além disso, para a indústria é preciso implementar medidas de facilitação e desburocratização, como o Portal Único de Comércio Exterior, e aperfeiçoar outros, a exemplo do programa brasileiro de Operador Econômico Autorizado (OEA). O atraso e a burocracia alfandegários tem um custo equivalente a um imposto de 15% na exportação e 14% na importação brasileira.

APOIO À INTERNACIONALIZAÇÃO – O eixo de serviços de apoio à internacionalização é igualmente relevante, uma vez que a amplicação e qualificação da inserção do Brasil no comércio global requer preparação por parte das empresas nacionais. Entre as recomendações da Agenda Internacional da Indústria, está a consolidação de serviços que apoiem as empresas em seus planos de internacionalização. Um dos exemplos é o Rota Global, programa da CNI financiados com recursos da iniciativa europeia AL-Invest, que está capacitando 450 empresas não exportadores para buscarem oportunidades fora do país.

Outra prioridade é aprimorar a utilização do carnê de admissão temporária – o ATA Carnet. O documento simplifica e desburocratiza o processo de exportação ou importação temporária de bens e permite que produtos circulem por 77 países sem a incidência de impostos de importação. Apesar disso é pouco utilizado pelas empresas e enfrenta desafios operacionais nas aduanas.

CESAR abre inscrições para o Programa Summer Job

O CESAR, centro de inovação sediado em Recife, tem processo seletivo aberto até o dia 31 de março para nova turma do Programa Summer Job. As aulas terão início em 2 de julho e término em 10 de agosto e ocorrerão tanto na sede do CESAR em Recife, como nas regionais em Sorocaba (SP), Curitiba (PR) e Manaus (AM).

Os objetivos do curso são oferecer para as empresas maduras um ambiente de experimentação rápida, e para os alunos uma oportunidade de resolver problemas reais através do processo de inovação do CESAR. A interação intensiva entre alunos e empresas resulta em um efeito colateral importante: a identificação de talentos pelas empresas patrocinadoras. O Programa é voltado para estudantes de qualquer curso, embora cerca de 50% das vagas sejam destinadas aos alunos de Ciência da Computação, Engenharia, Administração, Economia, Design e afins.

Um dos requisitos para a participação no Programa é que o aluno esteja cursando a partir do 4° período e tenha inglês fluente, já que todas as aulas serão ministradas nesse idioma. Nesta edição, o CESAR criará um grupo misto com estudantes estrangeiros e brasileiros, o que favorecerá o compartilhamento de conhecimento e de experiências. O Programa oferece aos alunos uma ajuda de custo no valor de R$ 2 mil, além de passagem para aqueles que optarem por unidades do CESAR diferentes do seu estado de residência.

“O Summer Job é ideal para os estudantes que buscam aprimoramento pessoal e vivência do mercado de trabalho e têm espírito empreendedor. Durante todo o Programa, os participantes serão envolvidos na resolução de um desafio da empresa patrocinadora”. juntamente com uma equipe técnica altamente qualificada”, explicou Eduardo Peixoto, Executivo Chefe de Negócios do CESAR. “Um dos grandes diferenciais é que temos no Programa empresas patrocinadoras que trarão diversos desafios nos quais os estudantes deverão trabalhar, bem como direcionamentos reais de mercado”, reforçou Peixoto.

O executivo também destacou que as vantagens do Programa vão além da capacitação dos estudantes. “As empresas patrocinadoras do Summer Job também se beneficiam, já que os protótipos gerados durante as atividades poderão ser implementados e virarem produtos inovadores”, explicou.

Desde 2012, o CESAR vem realizando edições do Summer Job. Algumas das empresas patrocinadoras das últimas edições foram Fedex Express, Grupo Boticário, Gerdau, Unilever, Globo, Grupo Cornélio Brennand, FCA – Fiat Chrysler Automobiles, entre outras. O Programa já contou com a participação de alunos do ITA, UFPE, Insper (SP), USP (SP), PUC-Rio (RJ), UEA (AM), UFJF (MG), UPE, Universidade Católica de Pernambuco e UFPB, entre outras.

Para inscrição e mais informações, acesse: http://summerjob.cesar.org.br