Ebit: e-commerce deve faturar R$2,16 bilhões no Dia das Mães em 2018

A Ebit, empresa referência em informações sobre o comércio eletrônico brasileiro, estima vendas de R$2,16 bilhões no Dia das Mães, alta nominal de 15% na comparação com o faturamento de 2017, de R$1,88 bilhão. O número de pedidos deve crescer 8%, para 4,9 milhões, enquanto para o tíquete médio a expansão esperada é de 6% nominal, para R$440.

Para este levantamento, a Ebit considera a previsão de compras entre os dias 28 de abril a 12 de maio. O Dia das Mães é considerado uma das principais datas do calendário do e-commerce, perdendo em faturamento apenas para o Natal e Black Friday. “É a data mais importante para o setor no primeiro semestre. No ano passado, por exemplo, o Dia das Mães concentrou 4% do faturamento anual do e-commerce. Como os sinais da economia permanecem positivos, nossa expectativa é de crescimento”, disse André Dias, diretor executivo da Ebit.

Smartphones e artigos de perfumaria estão entre os itens mais buscados para presentear as mães, mas outros produtos de tíquete médio mais elevado, como geladeira e TVs também estão no ranking.

Atletas do Caruaru City são avaliados por equipe de Educação Física do UniFavip

Caruaru_City

O Grupo de Estudo e Pesquisa em Futebol (GEPFUT), formado por estudantes de Educação Física do UniFavip|Wyden e coordenado pelo professor Bruno Simões, está realizando as avaliações de desempenho físico dos atletas do Caruaru City, equipe de futebol de base que está se profissionalizando. As avaliações, que utilizam recursos tecnológicos presentes em grandes clubes do Brasil, acontecem nesta quinta-feira (26), na Arena Super 7, e na próxima quinta, dia 03 de maio, no Laboratório do Movimento do Centro Universitário, sempre às 14h.

“Nós fazemos uma espécie de assessoria científica para o Caruaru City, através da identificação do que há de atual na literatura para ajustes da prática do clube. Semanalmente, o grupo de estudos se reúne e discute sobre futebol, para que posteriormente, em conjunto com os profissionais do clube, estratégias sejam definidas em relação à preparação física das equipes”, explica o coordenador do curso de Educação Física do UniFavip|Wyden, Pedro Neves.

Como recursos para as avaliações, o Centro Universitário dispõe de equipamentos como sensores para avaliação da velocidade e agilidade, plataforma de força muscular para avaliação de membros inferiores, plataforma de saltos para avaliação da potência muscular, ultrassonografia para avaliação da composição corporal (massa muscular e gordura corporal), lactímetro, que avalia o limiar anaeróbio, eletromiografia, que analisa a ativação muscular, bem como monitoramento da frequência cardíaca e deslocamento durante o jogo através de GPS.

“Para o futuro, estamos montando uma base de apoio para estudo da tática do jogo e genética através do NEGENE – Núcleo de estudos em genética esportiva do Nordeste, que conta com estudantes de Educação Física e Biomedicina”, conclui Pedro Neves.

Feirantes do São João da Escócia participaram de mais uma reunião para melhorias do local

Feirantes, comerciantes e moradores do bairro São João da Escócia foram ouvidos mais uma vez pela comissão para melhorias da feira local. O encontro foi realizado na última quarta-feira (25), na Escola Municipal Josélia Florêncio. Representando a Prefeitura de Caruaru, estavam o secretário de Governo, Rubens Júnior, e o gerente de Feiras e Mercados, André Bezerra. Também fizeram parte da comissão os vereadores representantes do bairro, Edmilson do Salgado e Tafarel.

Após as reivindicações serem ouvidas pela comissão, foi marcada uma nova reunião para o dia 2 de maio, próxima quarta-feira, às 19h, também na Escola Josélia Florêncio. A Prefeitura e representantes do bairro esperam que todos os feirantes participem, além de moradores e comerciantes interessados nas melhorias do local, para que seja definido o projeto e que as obras sejam iniciadas o quanto antes.

Prefeitura de Caruaru promove evento pelo Dia da Empregada Doméstica

Em celebração pelo Dia da Empregada Doméstica, comemorado nesta sexta-feira (27), a Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria de Políticas para Mulheres, irá promover um evento especial sobre o tema, nessa data. A palestra “Direitos da Empregada Doméstica: um debate necessário”, será apresentada às 19h30, na Escola Municipal Professor Kermógenes Dias de Araújo, e terá como alvo as trabalhadoras domésticas, estudantes e sociedade em geral. Será um encontro aberto ao público, com o objetivo de divulgar os direitos dessa classe trabalhadora e contribuir para o empoderamento feminino.

Compaz do Coque revela o Pernambuco de Verdade, denuncia Oposição

Situação Compaz

Uma das principais promessas do governador Paulo Câmara na área da segurança pública em Pernambuco, o Centro Comunitário da Paz do Coque (Compaz), na área central do Recife, está em situação crítica. Com 70% das obras concluídas, o serviço de construção do equipamento, de responsabilidade do governo estadual, foi interrompido e até agora a obra não foi retomada. A condição do local só comprova a falta de prioridade do executivo estadual com um instrumento extremamente importante para a socialização da comunidade do entorno. O que deveria ser um ambiente de ações de inclusão social, fortalecimento da cidadania e atividades educativas, esportivas e culturais está como várias outras obras do governo: esquecidas. Os problemas foram constatados durante visita da bancada de Oposição da Assembleia Legislativa de Pernambuco, nesta quinta-feira (26).

O cenário que se encontra no local é de abandono, a exemplo da piscina com água parada, que se tornou foco do mosquito transmissor da dengue; sujeira em todo terreno, estrutura deteriorada, o que fez o espaço se tornar um ponto de consumo de drogas e prostituição. Durante as eleições de 2014, em seu programa de governo, o governador Paulo Câmara prometeu entregar 20 Compaz em todo o Estado, mas até agora não entregou nenhum, a exemplo da unidade do Coque.

Para o líder da Oposição, Silvio Costa Filho (PRB), a situação do Compaz mostra a realidade que não é vista na propaganda do governo de Pernambuco. “O que se observa é que até agora nada saiu do papel. Já foram gastos milhões no serviço e o equipamento ainda não foi entregue à população. Entendemos que este é um projeto importante para o Coque, mas infelizmente, está abandonado pelo governo Paulo Câmara”, destacou o parlamentar.

Segundo a deputada Socorro Pimentel (PTB), além de comprometer a segurança, o abandono do local tem prejudicado a saúde dos moradores. “Uma obra que deveria estar fortalecendo a comunidade, está comprometendo a saúde dos moradores, já que além dos problemas de abandono, sofre com infiltrações e acumulo de água, se tornando um reservatório do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue”, frisou.

“Ao invés de ser um equipamento que traga tranquilidade e segurança, o local está abandonado dessa forma, com a construção inacabada trazendo problemas para os moradores da comunidade”, destacou a deputada Priscila Krause.

De acordo com a Oposição, o Compaz do Coque revela o Pernambuco de Verdade. São mais de 1,5 mil obras paralisadas no Estado, segundo levantamento do TCE. Além dos deputados oposicionistas Silvio Costa Filho (PRB), Socorro Pimentel (PTB), Priscila Krause (DEM) e Augusto César, o vereador do Recife e líder da Oposição na Câmara Municipal, Rinaldo Junior, integrou a visita ao local. Ele irá, em nome da Oposição da CMR, acompanhar a Oposição nas fiscalizações à obras na capital pernambucana.

Shopping Difusora recebe palestra da III Caruaru Night Run

Nesta quinta-feira (26), a organização da III Caruaru Night Run, corrida noturna programada para acontecer no dia 12 de maio, no Autódromo Ayrton Senna, em Caruaru, traz uma série de atividades voltadas para orientação dos participantes da prova. Tudo acontece a partir das 19h, no Difusora Shopworking, no terceiro piso do Shopping Difusora.

Na ocasião, o público presente vai participar de uma série de palestras gratuitas com diversos profissionais da área de saúde. São eles: a nutricionista Lígia Lima, o fisioterapeuta Eurico Liberalino, o educador físico Marcos Túlio de Sá e o coordenador da ultra maratona, Eduardo Neves. Vale lembrar que todas as palestras serão gratuitas e abertas ao público.

De acordo com o organizador da Caruaru Night Run Eduardo Granja, esse momento se diferencia dos demais eventos esportivos da cidade pelo contexto envolvido. “A palestra vem com o intuito de prestar orientação aos corredores, com a participação de profissionais gabaritados, que vão enriquecer os corredores de informações para que eles pratiquem melhor as atividades físicas no cotidiano”.

A III Caruaru Night Run vai oferecer uma premiação de cerca de R$ 5 mil em premiação na prova de 8 milhas, troféus e brindes na prova de 4 milhas, além de medalha de participação e camisa para todos os corredores inscritos. A inscrição na III CaruaruNight Run, que custa a partir de R$ 60, pode ser feita nos sites www.corre10.com.br ou www.uptempo.com.br.

Prefeitura de Belo Jardim consegue liberação de recursos do Fundeb

A Prefeitura de Belo Jardim conseguiu, após um longo processo judicial, liberar os recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), que estavam bloqueados. O valor está estimado em R$ 24 milhões, e será enviado as contas do município.

De acordo com o procurador geral do município, Uriel Filho, o processo foi instaurado em 2007. “A ação questionava a união que não estava realizando os repasses do fundo ao município. A união queria uma compensação tributária, mas os tribunais não acharam cabível essa compensação de crédito. Nesta quarta-feira (25), o Supremo Tribunal Federal emitiu a certidão de trânsito em julgado. Agora esperamos que a 24ª Vara Federal seja notificada”, detalha.

O procurador explica ainda que não é possível definir a data que o dinheiro será repassado ao município. “Temos que esperar que o STF comunique, de forma oficial, aos tribunais sobre o trânsito em julgado do processo. Após essa notificação, iremos buscar, junto aos tribunais, agilidade no repasse dos recursos. O prefeito Hélio está acompanhando de perto e muito empenhado, junto com toda a equipe jurídica, o andamento do processo. Estamos muito felizes com esse resultado”, explica.

Para o prefeito Hélio dos Terrenos, o fim do processo é uma vitória para a educação do município. “Seguimos fazendo uma gestão transparente e empenhada em buscar o melhor para o nosso povo. Essa decisão irá melhorar a educação da nossa cidade e atende um pedido antigo dos professores, que estão, há anos, sem receber o que tem direito”, finaliza.

UNINASSAU Caruaru participa do AB Cidadania

A Faculdade UNINASSAU Caruaru participa, neste sábado (28), “AB Cidadania”. Esta é a terceira edição do projeto no ano de 2018. Realizado pela Rede Nordeste de Comunicação (que engloba a TV Asa Branca, Rádio Globo FM, entre outros veículos do grupo), tem o objetivo de levar serviços gratuitos para população. Dessa vez, as ações serão realizadas na praça central do bairro José Carlos de Oliveira, das 8h às 13h.

A UNINASSAU Caruaru estará presente com todos os cursos da Instituição de Ensino Superior – IES, e ofertará serviços como aferição de pressão, teste de glicose, avaliação nutricional, emissão de currículos, consultoria contábil, recolhimento de medicamentos vencidos, entre outros. Os moradores do bairro, assim como das comunidades vizinhas, ainda terão a oportunidade de participar de atividades físicas, como do aulão de Zumba.

“Ficamos muito honrados com o convite da TV Asa Branca e demais veículos do grupo em participar desse projeto tão importante para a população dos bairros contemplados. Oferecer dezenas de serviços importantes para essas comunidades nos faz exercer ainda mais o nosso papel de responsabilidade social”, afirma a diretora da UNINASSAU Caruaru, Aislane Belo.

Fernandino e Anastácio farão tarde de autógrafos do livro biografia

Fernandino

O jornalista Fernandino Neto e o ex-prefeito Anastácio Rodrigues participarão de uma tarde de autógrafos do livro “Anastácio: o eterno prefeito”, lançado no mês passado. O evento é promovido pela Bodega João Doutor, no Shopping Difusora, e começará às 16h, nesta sexta (27). Os livros estarão à venda no local e quem passar por lá poderá adquirir os exemplares com dedicatórias.

Muitas personalidades já confirmaram presença na tarde de autógrafos, através das redes sociais. A intenção é reunir pessoas que não puderam participar do lançamento oficial ou que lá estiveram, mas não conseguiram pegar os autógrafos em seus exemplares. “Será uma tarde agradável de encontros, reencontros e confraternização. Esperamos todos que desejem participar. Não é necessário senha nem convite. Basta que a pessoa compareça”, explica Fernandino.

Livro de subsídios para a História política recente de Caruaru, o lançamento de “Anastácio: o eterno prefeito”, em 16 de março, se tornou uma noite histórica para a cidade, por conseguir um feito importante: reunir, num só espaço, as tradicionais lideranças políticas do município. Estiveram lá a prefeita Raquel Lyra, acompanhada por seus familiares, inclusive seu pai, o ex-governador João Lyra Neto (ambos do PSDB); o ex-prefeito José Queiroz (PDT); o deputado estadual Tony Gel e sua esposa, a ex-deputada Miriam Lacerda (PMDB); o ex-vice-prefeito Jorge Gomes e a deputada estadual Laura Gomes (PSB).

Após a cerimônia, o autor do livro, Fernandino Neto, e o ex-prefeito Anastácio fizeram uma concorrida sessão de autógrafos que deveria ter durado até as 22h30, mas se estendeu até a meia-noite, pela grande quantidade de pessoas que queriam uma dedicatória no livro. A obra é um mergulho na História política de Caruaru, desde as primeiras décadas do século XX até os dias atuais. A prefeita Raquel Lyra já informou que vai adotar a publicação nas bibliotecas das escolas municipais e a Assembleia Legislativa de Pernambuco aprovou, em Plenário, um voto de aplausos a Fernandino Neto, requerido pelo deputado Tony Gel, pelo lançamento da obra.

35% dos micro e pequenos empresários utilizam ferramentas de tecnologia para aumentar as vendas, mostra SPC Brasil

Antenadas às mudanças tecnológicas e aos novos modelos de negócio que as plataformas digitais proporcionam, muitas empresas enxergaram a oportunidade de se relacionarem diretamente com seus públicos-alvo e utilizarem estratégias digitais para alavancarem seus negócios. Um levantamento realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostra que 35% dos empresários utilizam algum tipo de tecnologia para aumentar as vendas.

Assim, entre os entrevistados, 10% afirmam que anunciam seus produtos em marketplaces, sites que permitem a negociação online entre lojistas e público final, como Mercado Livre e OLX, e 9% fazem uso de novas tecnologias de pagamento como Paypal e PagSeguro. Já 8% afirmam que disponibilizam catálogos virtuais de informações que ajudam os clientes a conhecerem melhor os produtos, enquanto 8% utilizam softwares de gestão de vendas. Tecnologias mais inovadoras, como ferramentas de inteligência artificial (2%), QR Code (2%) e bot/assistentes virtuais (2%) são menos citadas e aparecem ao final da lista.

“Mecanismos digitais mais sofisticados tendem a exigir maiores investimentos de implantação, operação e suporte. Em um contexto em que os empresários ainda se recuperam dos efeitos de uma recessão, é natural priorizem tecnologias mais simples e de menor custo”, avalia a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.

A pesquisa revela que 49% dos empresários entrevistados também realizam ações ou campanhas de comunicação para aumentar as vendas da empresa e os três canais mais utilizados são digitais: perfil nas redes sociais (60%), mensagens pelo WhatsApp (40%) e internet (27%).

“As campanhas costumam gerar incrementos no faturamento, sobretudo se bem trabalhadas e direcionadas para eventos especiais como datas comemorativas, períodos de alta temporada ou quando se tem um objetivo específico como, por exemplo, uma queima de estoque, em que o empresário liquida produtos da coleção passada a fim de obter capital de giro para renovar seu portfólio de produtos”, comenta Kawauti.

Ações de comunicação nas redes sociais e internet trouxeram mais resultados para vendas que campanhas tradicionais

De acordo com os dados, as campanhas de comunicação em meios digitais foram mais bem-sucedidas em termos de venda, inclusive se comparadas aos meios tradicionais: segundo os empresários que utilizaram cada um dos canais de comunicação, as ações que trouxeram melhores resultados nos últimos seis meses foram nas redes sociais (66%) e internet (59%); ações tradicionais em jornais e o envio de e-mails tiveram participação de 18% e 21%, respectivamente.

Entre os entrevistados que disseram realizar ações pagas na internet, metade (49%) afirma investir mensalmente e 34% não possuem regularidade e investem somente quando necessário. O investimento mensal médio das empresas com internet e tecnologia para promoção de vendas é de R$ 679,72.

Os meios que esses empresários mais costumam investir na internet para aumentar as vendas são anúncios pagos nas redes sociais (59%), anúncios em links patrocinados em sites como Google/Yahoo (24%) e envio de mensagens pagas pelo WhatsApp (16%). Os principais benefícios percebidos com o uso de ações pagas na internet são o aumento do faturamento (52%), funcionar como uma vitrine do negócio (40%) e dar maior visibilidade aos produtos/serviços da empresa (39%).

Aumento das vendas e melhorias no atendimento ao cliente são os principais benefícios do uso de tecnologias

A grande maioria dos entrevistados (91%) concorda que o uso da tecnologia traz benefícios para a empresa, principalmente o aumento das vendas (59%), melhorias no atendimento ao cliente (45%) e maior satisfação do cliente (42%).
Entre os que não utilizam ferramentas de tecnologia especificamente para aumentar as vendas, os principais motivos são: não achar necessário no momento (37%), não ter dinheiro (15%), não saber o que existe e onde buscar informações (15%) e não considerar um bom custo/benefício (15%).

Com o objetivo de utilizar a tecnologia para economizar na rotina do dia a dia da empresa, os principais programas e/ou serviços online utilizados são ligações por WhatsApp, Facetime ou Skype (35%) e a venda de produtos novos/usados em marketplaces/sites de negócio (10%). Outros 47%, no entanto, nunca utilizaram nenhum programa/serviço online com essa finalidade.

Custos e contratação de funcionários capacitados são os desafios para implementação de tecnologias nas micro e pequenas empresas

Entre os principais desafios que as empresas enfrentam para implementação de tecnologias no dia a dia estão os custos (45%), encontrar funcionários capacitados (31%), ter tempo para buscar as novidades (17%) e ter tempo para acompanhar o uso no dia a dia (17%).

“As novas tecnologias abriram uma gama de oportunidades na forma de prospectar clientes, oferecer e vender produtos e fidelizar seus clientes. Em um cenário dinâmico e com um consumidor cada vez mais exigente, acompanhar as mudanças tecnológicas não é mais um diferencial sobre a concorrência; se tornou uma questão de sobrevivência de mercado, inclusive para o pequeno empreendedor”, afirma presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro. “Estas novas estratégias digitais devem estar presentes no planejamento das empresas, sejam micro ou grandes negócios.”

Cerca de 39% das empresas que realizam ações pagas na internet possuem estratégia de marketing digital, que é realizada principalmente pelo próprio empresário (22%), por agentes freelancers (6%), por profissional ou equipe para esta atividade (6%) e por meio de uma agência digital (5%). A maior parte dos que fazem campanhas para aumentar as vendas (52%) mensura os resultados das atividades de marketing.

WhatsApp é o meio mais utilizado para se relacionar com os clientes

De acordo com os entrevistados, os meios de contato mais utilizados para se relacionar com clientes no dia a dia são WhatsApp (71%), redes sociais (60%) e telefone/telemarketing (33%). Entre as empresas que utilizam algum meio de comunicação com esse fim, o tempo médio de retorno para pedidos, reclamações ou sugestões é de 1,3 dias úteis.

Nove em cada dez entrevistados que utilizam o aplicativo consideram o WhatsApp importante ou muito importante como opção de comunicação com os clientes (90%) e as principais maneiras de utilização dessa ferramenta são esclarecimento de dúvidas dos clientes (57%), mostrar novos produtos e serviços (50%) e envio de ofertas promocionais (45%).

“As plataformas online de maneira geral, incluindo os aplicativos de celular e principalmente as redes sociais, já contam com um grande contingente de usuários em todo o país e por isso são um prato cheio para ações comerciais e de relacionamento. Além do poder exponencial de alcance, uma das grandes vantagens do uso dos mecanismos virtuais é a versatilidade de conteúdo a ser trabalhado”, comenta o superintendente do SPC Brasil, Flávio Borges.

Mais da metade dos empresários que usam a ferramenta (56%) enviam mensagens semanalmente pelo WhatsApp e 70% já realizaram vendas pelo app, principalmente por considerarem que é mais fácil e rápido (39%) e porque o cliente gosta da conveniência e agilidade que o aplicativo oferece (37%).

Entre os que não utilizam o WhatsApp, os principais motivos são preferir conversar com os clientes pessoalmente (36%), preferir conversar por telefone (18%) e porque nem todos os clientes possuem o aplicativo (10%).

Facebook e Instagram são as principais redes sociais da micro e pequena empresa

Considerando as empresas que possuem perfil nas redes sociais, 92% possuem Facebook e 50% Instagram. Outras redes como Google Plus, Twitter, YouTube e LinkedIn têm pouca representatividade, todos com menos de 3% de presença nas micro e pequenas empresas.

Em média as empresas postam até 2,5 vezes por semana em suas redes e os tipos de conteúdo publicados são informações sobre produtos e serviços (72%), promoções (54%) e dicas diversas (24%).

Quatro em cada dez (36%) empresários percebem que os clientes interagem com sua empresa com muita frequência nas redes sociais.

Metodologia

Foram entrevistados 555 empresários brasileiros de micro e pequenas empresas, dos ramos de comércio varejista e serviços, de todas regiões do Brasil, capitais e interior, responsáveis pelas definições de divulgações e propaganda da empresa (em rádio, internet, redes sociais, e-mail marketing, WhatsApp, TV etc) ou que não possuem comunicação estruturada. A margem de erro é de no máximo 4,2 pontos percentuais para um intervalo de confiança a 95%.