Raquel Lyra debate com estudantes do IFPE

   A deputada estadual Raquel Lyra (PSDB) participou nesta quarta-feira (30) de debate com a juventude, promovido pelo jovem Vitinho Maia, do IFPE, como projeto de pesquisa e extensão. O Teatro João Lyra Filho ficou lotado de estudantes da rede pública para discutir a importância da juventude na política. O encontro contou com a participação do juiz Brasílio Guerra, que na eleição responderá pela propaganda eleitoral. 
  

“As pessoas tendem a generalizar tudo o que está acontecendo no nosso país, mas a cada quatro anos temos a oportunidade de mudar. É preciso analisar aqueles que têm as melhores propostas e têm história. Existem pessoas qualificadas na política”, disse o magistrado. Raquel Lyra destacou que as pessoas querem, sim, participar das discussões. “Quando as pessoas dizem que não se interessam pela política, elas dizem que não se interessam por esta política que aí está”, disse Raquel. 
 
De acordo com o organizador do encontro, o jovem Vitinho Maia, é preciso incentivar os jovens a participarem da discussão política. “Estamos realizando estes encontros desde maio do ano passado com muito sucesso”, comemora. Os estudantes fizeram perguntas e discutiram temas como educação, segurança e o atual momento da política no país

Fafica tira dúvidas sobre Imposto de Renda

Numa ação conjunta, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru, Fafica, e a Accape, Associação dos Contabilistas de Caruaru e Agreste de Pernambuco, vão realizar uma ação para tirar dúvidas dos contribuintes sobre a Declaração do Imposto de Renda 2016. Profissionais ligados à Associação e alunos e professores do curso de Ciências Contábeis da Fafica estarão a postos em um stand montado no Shopping Difusora para esclarecer as dúvidas das pessoas que ainda não fizeram suas declarações e não estão por dentro das mudanças no IR 2016. 

 O atendimento será das 10h às 22h.É obrigado da declarar todo brasileiro que, em 2015, morava no país e recebeu mais de R$ 28.123,91 de renda tributável no ano (salário, por exemplo); ganhou mais de R$ 40 mil isentos, não tributáveis ou tributados na fonte no ano (como indenização trabalhista); teve ganho com venda de bens (casa, por exemplo); comprou ou vendeu ações em Bolsas; recebeu mais de R$ 140.619,55 em atividade rural (agricultura, por exemplo) ou tem prejuízo rural a ser compensado no ano calendário de 2015 ou nos próximos anos; era dono de bens de mais de R$ 300 mil; vendeu uma casa e comprou outra num prazo de 180 dias, usando isenção de IR no momento da venda. Estrangeiros que estavam morando ou trabalhando no Brasil em 31 de dezembro de 2015 também precisam declarar.

A entrega da Declaração do Imposto de Renda segue até às 23h59min59seg do dia 29 de abril. Quem não cumprir este prazo está sujeito a multas que variam de R$ 165,74 até 20% do imposto devido.

Humberto Costa diz que Governo começou recompor a base

Um dia depois do PMDB anunciar o rompimento com a administração da presidenta Dilma Rousseff, o líder do Governo do Senado, Humberto Costa (PT-PE), declarou que, agora, o Palácio do Planalto tem a oportunidade de repactuar os apoios e recompor a base “com partidos verdadeiramente comprometidos com a governabilidade, com a democracia e com o futuro do Brasil”. 

  

Em discurso na tribuna do Senado nesta quarta-feira (30), o parlamentar garantiu que a saída do PMDB da base em nada esmorece o ânimo do Governo em seguir na defesa da legalidade e na recomposição de sua base parlamentar. “Tanto melhor que o joio tenha tomado a iniciativa de se separar do trigo”, registrou.
Ele disse que não haverá mais diálogo com “os que se encastelaram na estrutura orgânica do partido”, mas que o Governo vai buscar ampliar as conversas com “os que se recusam a ingressar nessa quartelada civil empreendida pela oposição, grandes meios de comunicação do Brasil e por parte do comando do PMDB”. “Faremos esse diálogo seletivo”, pontuou. 

Segundo Humberto, o Governo vai manter diálogo aberto com os vários integrantes do PMDB que, mesmo críticos ao governo e propondo correção de rumos urgentes, “guardam responsabilidade com o país e com a manutenção da ordem democrática, ideais pelos quais o PMDB tanto lutou”. Entre esses integrantes, citou o senador, inserem-se os ministros do partido que decidiram permanecer na Esplanada.

Para Humberto, o caminho para o Governo a partir deste momento é adotar propostas para seguir novos rumos que deem mais representatividade ao conjunto dos aliados. “Felizmente, o cenário de hoje nos mostra ainda mais distantes do projeto que representava o chamado ‘Uma ponte para o futuro’, elaborado pela cúpula do PMDB, que pretendia reinstaurar o neoliberalismo no Brasil”, afirmou. 

Segundo ele, se o plano fosse implantado, iria permitir, por exemplo, que as convenções coletivas de trabalho prevalecessem sobre as normas legais. “Ou seja, seria a destruição da CLT, o retrocesso da aplicação do acordado sobre o legislado”, ressaltou. O líder do Governo declarou ainda que o Palácio do Planalto espera, ansiosamente, que aqueles parlamentares de discursos tão inflamados e extremamente determinados a abandonar o Governo, especialmente na Câmara dos Deputados, passem lá, agora, para devolver os quase 600 cargos de que dispõem na estrutura federal, em coerência com a proposta de não contribuir mais com a administração federal.“Se não o fizerem, certamente o governo será obrigado a fazê-lo. Porque quem renuncia a um governo por discordar dele, renuncia aos cargos que nele ocupa. É uma premissa básica, que o vice-presidente da República deveria levar seriamente em conta”, criticou. 

De acordo com Humberto, o que o Governo precisa é de novas ideias e de trabalho em favor da população, motivo pelo qual o PT tanto lutou para chegar à Presidência da República. “Chegamos pelo voto da maioria dos brasileiros por quatro vezes seguidas, diferentemente dos que ambicionam uma entrada pelas portas laterais para usar o cargo mais alto do país em proveito próprio e pela criação de uma República que o Brasil não deseja mais vivenciar”, concluiu.

Plantão fiscal tem atendimento gratuito para declaração do IR

Para atender pessoas que faturaram até 50 salários mínimos, em 2015, e precisam declarar o imposto de renda, o Unifavip/DeVry, através coordenação de Ciências Contábeis, promove até o dia 22 de abril, o IV Plantão Fiscal, no prédio da instituição, em Caruaru. Alunos e o professor do núcleo vão estar presentes, para tirar dúvidas e realizar a declaração do IR, de forma gratuita.

Para participar do plantão é preciso procurar a coordenação do curso de ciências contábeis, até o dia 15 de abril, no prédio da Unifavip, para entregar a cópia dos documentos necessários (listados abaixo).

Os atendimentos acontecem nas terças, quartas e sextas, das 15 às 18h, por ordem de chegada. É bom lembrar que toda pessoa física residente no Brasil que recebeu, em 2015, rendimentos tributáveis acima de R$ 28.123,91, precisa declarar o imposto de renda. Mais informações: 3377.8080 e e-mail: llima3@unifavip.edu.br.

CÓPIA DOS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS: (do Titular e dos Dependentes) 

·         Telefone e e-mail para contato do Colaborador;

·         Informe de Rendimentos Recebidos por Pessoa Jurídica (empresas nas quais atuou em 2015)

·         Informe de Rendimentos Recebidos por Pessoa Física (caso tenha)
·         Informe de Rendimentos Financeiros (conta corrente, poupança, investimentos ou previdência privada)
·         Comprovante de residência (atual)
·         Última declaração de Imposto de renda 2015 (caso não seja a 1° vez)
·         Xerox de RG, CPF e Título de eleitor (do titular e dos dependentes)
·         Bens (Certificado Regular de Licenciamento de Veículo-CRLV, Escritura de casa, terreno e outros)
·         Extrato habitacional (caso casa seja financiada)
·         Plano de Saúde e Despesas Médicas;

·         Despesas com pensão alimentícia ou alimentados;

·         Despesas com educação;

·         Despesas com Aluguel;

·         Despesas com Doméstica (todos os dados da mesma)
·         Financiamentos e empréstimos (carro, casa, etc.)

Recadastramento de mototaxistas começa segunda em Garanhuns‏

A Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT) inicia, na próxima segunda-feira (04), mais um recadastramento dos mototaxistas que atuam em Garanhuns.

O cronograma de atendimento prevê que, até o dia 27 de abril, todos os 321 permissionários sejam atendidos. Serão 20 atendimentos ao dia – seguindo ordem pré-estabelecida, de acordo com o número da permissão.

Para o recadastro, são exigidas as cópias autenticadas do Certificado de Registro de Veículo (CRV) – com recibo frente e verso –, alvará 2016 e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A ação, que atende solicitação do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran/PE), também acontece em outras regiões do estado.

Confira, abaixo, o cronograma detalhado com as datas:

NÚMERO DA PERMISSÃO

 

DATA

 

do 001 ao 020

04/04/2016

do 021 ao 040

05/04/2016

do 041 ao 060

06/04/2016

do 061 ao 080

07/04/2016

do 081 ao 100

08/04/2016

do 101 ao 120

11/04/2016

do 121 ao 140

12/04/2016

do 141 ao 160

13/04/2016

do 161 ao 180

14/04/2016

do 181 ao 200

15/04/2016

do 201 ao 220

18/04/2016

do 221 ao 240

19/04/2016

do 241 ao 260

20/04/2016

do 261 ao 280

25/04/2016

do 281 ao 300

26/04/2016

do 301 ao 321

27/04/2016

RETARDATÁRIOS

28/04/2016

RETARDATÁRIOS

29/04/2016

 

Parecer de Cintra criando fundo de indenização de caminhoneiros vai à Câmara dos Deputados

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A Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ) aprovou hoje (quarta, 30), por unanimidade, parecer do senador Douglas Cintra (PTB-PE) a projeto de lei que permite a associações e entidades de classe dos caminhoneiros e a cooperativas de transporte criarem fundo próprio para indenizações dos veículos por acidentes e roubos. Como a votação teve caráter terminativo, o projeto seguirá direto da CCJ ao exame da Câmara dos Deputados.

Votado sob aplausos de dirigentes das entidades dos caminhoneiros, o parecer de Cintra acrescentou quatro emendas ao projeto – PLS 356/2012, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS). Uma delas anistia, a partir da vigência da lei, as multas aplicadas pela Susep (Superintendência dos Seguros Privados) às associações de caminhoneiros sob alegação de que as atividades de assistência mútua por elas praticadas configuravam seguros disfarçados.

Cintra justificou seu parecer ao projeto de lei assinalando que a medida eliminará um grande problema dos caminhoneiros autônomos. Segundo ele, os caminhoneiros enfrentam a recusa das seguradoras em dar cobertura a veículos com mais de 15 anos de uso e valores elevados quando fazem o seguro, impraticáveis para os autônomos.

“O maior problema dos caminhoneiros, atualmente, é a insegurança nas estradas. Furtos e roubos de cargas e de caminhões afligem tanto as empresas transportadoras como os caminhoneiros autônomos e suas famílias. É essencial, por isso, facilitar o acesso deles a indenizações”, ressalta o parecer do senador pernambucano.

O líder do DEM, Ronaldo Caiado (GO), destacou, na sessão da CCJ, que o projeto “veio em boa hora”. Segundo ele, “ a segurança dos caminhoneiros nas estradas é zero e os seguros de seus veículos são inacessíveis, pelos valores altamente elevados”.

O PLS 356/2012 altera artigo do Código Civil e é necessário porque a Susep está movendo mais de 30 ações na Justiça contra a criação dos fundos, informou a Federação Nacional das Associações de Caminhoneiros e Transportadores (Fenacat).

 

Vereadores de Brejo da Madre de Deus solicitam apoio de deputado

Os vereadores Hilário Paulo, Josivaldo Lopes e Wagner Assunção (Bolão), de Brejo da Madre de Deus, se reuniram nesta terça-feira (29) com o deputado Diogo Moraes, na Assembleia Legislativa de Pernambuco para tratar de questões importantes para a região. No encontro foram abordadas duas questões: a liberação de recursos para a realização de serviços de enfrentamento à seca, junto à Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária do Estado e a necessidade de ofertar serviços eleitorais no distrito de São Domingos, distante 60km do município.

Durante a reunião, o deputado Diogo Moraes (PSB), informou aos vereadores sobre a liberação de mil horas máquinas para a realização de limpeza de barreiros e pequenos açudes, além das estradas vicinais, com recursos da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco. “A iniciativa é muito importante para Brejo da Madre de Deus, principalmente pela possibilidade de chuvas nos próximos meses. Com a limpeza destes barreiros e pequenos açudes, a captação da água será ampliada e os agricultores terão melhores condições no período de estiagem”, explicou Moraes.

Os vereadores, satisfeitos, declararam que será elaborado um cronograma com a distribuição das mil horas máquinas entre os distritos que necessitam da ação. “Além do trabalho de enfrentamento à seca, também serão feitas melhorias nas estradas, pois o material retirado será colocado em locais críticos, beneficiando o acesso para veículos e facilitando o escoamento da produção”, disse Hilário Paulo. Os trabalhos, quando iniciarem, serão monitorados pela equipe do deputado Diogo Moraes.

A outra pauta do encontro foi especificamente sobre o distrito de São Domingos, distante 60km de Brejo da Madre de Deus. De acordo com os vereadores, os cidadãos que precisam solucionar questões eleitorais, como inscrição, transferência e segunda via de título de eleitor, precisam viajar para a sede. Consciente da necessidade de oferecer o serviço para a população, o deputado agendou, para o mesmo dia, outra reunião com o Desembargador e Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), Antonio Carlos Alves.

No TRE-PE, os representantes do município solicitaram apoio do órgão para implantação do serviços de inscrições, transferências e segunda via de títulos eleitorais para o distrito. Segundo o vereador Hilário, ficou definido que será realizado um estudo para viabilidade de oferta dos serviços em São Domingos. “Nós solicitamos ao presidente do TRE este levantamento técnico para que medidas positivas para nosso povo sejam tomadas”, informou o vereador. “A população do distrito é de 22 mil pessoas, que precisam se deslocar por uma longa distância até Brejo da Madre de Deus. É importante a oferta deste serviço à região para que todos possam exercer a sua cidadania”, declarou Moraes.

Fafica abre seleção para coral da faculdade

Estão abertas as inscrições para o processo que vai selecionar os integrantes do primeiro Coral da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru, Fafica. Os interessados devem se inscrever, exclusivamente, pelo site fafica-pe.edu.br a partir desta quarta-feira, 30 de março, até o dia 13 de abril. Podem participar alunos, ex-alunos e funcionários da Instituição, além de pessoas da comunidade, mesmo que não tenham experiência musical. Estão sendo oferecidas 30 vagas.

Para esta seleção, os candidatos passarão por três etapas: análise dos dados e da documentação, a fim de verificar se possui os requisitos para inscrição; avaliação da afinação, timbre, ritmo e enquadramento da voz no devido naipe (soprano, tenor, contralto ou baixo); avaliação do desempenho vocal. Os resultados de cada etapa serão divulgados através do site e da fan page da Fafica.

O Coral da Fafica é um grupo ligado ao Núcleo de Extensão (Nuext) da Faculdade. Os participantes vão receber um certificado com 40 horas de atividades complementares por semestre. Entre os requisitos, os interessados devem ter disponibilidade para frequentar os ensaios e para participar das apresentações na Faculdade e em outros locais da cidade e região.

Outras informações estão no Edital do processo seletivo disponível no site da Fafica.

 

Asces é a nova parceira do Simpósio Pernambuco de Direito Eleitoral

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A Faculdade Asces é a mais nova parceira do Simpósio Pernambuco de Direito Eleitoral – Eleições 2016. A parceria foi fechada nessa terça-feira (29), entre o coordenador do evento, o advogado eleitoral Bruno Martins, o coordenador do curso de Direito da Asces, Darci Cintra Filho, e o assistente de marketing da instituição, Renato Gouveia.

Diante da importância do evento, a instituição propôs divulgar o evento para os mais de 1.800 alunos do curso de direito sobre a necessidade de estar atualizado sobre as novas regras eleitorais, que já estarão em vigor nas eleições de outubro deste ano. Além disso, haverá um ponto físico para as inscrições dos alunos dentro da Faculdade Asces.

“O Simpósio tem relevante contribuição a dar aos estudantes de direito em razão da promoção de um debate qualificado sobre as eleições, o processo eleitoral e o sistema partidário brasileiro”, frisou o coordenador Darci Cintra.

O Simpósio ocorrerá no Centro de Convenções do Senac Caruaru, no dia 12 de maio, das 8h às 18h30. No evento os participantes poderão saber sobre as novas regras para campanhas eleitorais. Ao final do encontro, os participantes receberão um certificado de participação.

Entre os palestrantes do Simpósio estão a especialista em direito eleitoral e Secretária Judiciária do TRE/PE, Cibele Figueiredo, que abordará o “Registro de candidatura e os impactos da minirreforma eleitoral” e o ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Joelson Dias. Também participam do evento o juiz de direito do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Brasílio Guerra; o professor de direito processual civil e promotor de justiça de Pernambuco, Frederico Oliveira; senador Douglas Cintra (PTB/PE); o procurador geral do Ministério Público de Contas de Pernambuco e professor de cursos preparatórios para concursos, Cristiano Pimentel; o advogado eleitoral e procurador jurídico municipal, Golbery Lopes; e o assessor da Presidência do TRE/PE e professor da Escola Judiciária Eleitoral do TRE/PE, Henrique Melo.

Os interessados podem fazer as inscrições através do link https://www.facebook.com/InstitutoCaruarudeDireitoEleitoral/app/563230527041818/?hc_location=ufi . O investimento é de R$ 140 (profissional) e R$ 70 (estudante), se realizadas até o dia 08 de abril. As vagas são limitadas. O evento é organizado pelo Instituto Caruaru de Direito Eleitoral (ICADE).

Ação de combate à poluição visual é realizada em Caruaru

A Empresa de Urbanismo e Planejamento de Caruaru (URB) realizou, hoje (30), uma ação de combate à poluição visual, retirando outdoors irregulares de alguns pontos da cidade. Existem, em Caruaru, cerca de 300 outdoors autorizados pela prefeitura, mas o departamento de fiscalização da URB realiza vistorias e esclarece a responsabilidade de planejamento na implantação desses painéis. “Os empresários da cidade precisam ter consciência. Eles são responsáveis na colocação de um outdoor que, além de ocasionar poluição visual, também pode gerar um grave acidente, e isso precisa ser avaliado”, enfatiza Júnior Tenório, chefe de fiscalização da URB.

A regularidade de um outdoor atende os seguintes passos: o responsável pela empresa deve dirigir-se à URB portando o título de propriedade da área onde será implantado o painel, junto com a planta do local e a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) feita por um engenheiro ou arquiteto responsável pelo outdoor. Após esses passos serem seguidos e a prefeitura liberar essa implantação é que o empresário pode colocar o painel de mídia exterior.

A URB funciona no prédio da Prefeitura Municipal de Caruaru, localizado na Praça Senador Teotônio Vilela, s/n, Centro, e o telefone para informações é o 3721-3640.