Prefeitura do Recife atualiza balanço das chuvas

O Recife registrou das 22h do domingo (29) até às 10h desta segunda-feira (30), 235 milímetros de chuvas. Em apenas seis horas, entre 1h e 7h da manhã, choveu 200 mm, o equivalente a cerca de 20 dias de chuvas, considerando a média histórica do mês de maio, que é de 328 mm, com um acumulado maior entre 5h e 6h desta manhã, quando choveu 80 milímetros em apenas 1 hora.

A Prefeitura do Recife está totalmente mobilizada para a realização de ações de prevenção e redução de riscos e transtornos causados pela precipitação. O prefeito Geraldo Júlio está desde o início da manhã reunido em seu gabinete com uma equipe de monitoramento integrado das secretarias municipais, montado especialmente para dar atenção aos danos provenientes do período de alerta.

Vias que amanheceram alagadas, dificultando a passagem de pedestres e veículos, já estão liberadas, como o Túnel do Pina, as avenidas Conde da Boa Vista, Antônio de Góes, Domingos Ferreira, Mascarenhas de Moraes, Abdias de Carvalho, Cruz Cabugá, Mário Melo, Praça Maciel Pinheiro, Reitoria da UFPE, e as ruas Gastão Vidigal, do Espinheiro, Gervásio Pires, Aurora, do Hospício, Manoel Borba, Real da Torre, entre outras.

Um total de 1.200 servidores está mobilizado para trabalhos diretamente ligados às chuvas. Envolvendo as secretarias de Governo e Participação Social, Saneamento, Saúde, Infraestrutura e Serviços Urbanos, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Mobilidade e Controle Urbano, além da Emlurb, URB, CTTU e Guarda Municipal. Nas primeiras horas da manhã, a Defesa Civil do Recife emitiu dois alertas solicitando a saída imediata de moradores que vivem em áreas de risco, através de SMS, para 15 mil moradores destas áreas. Para informações sobre pontos de risco de desabamento ou alagamentos, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil do Recife através do telefone 0800 081 3400.

Durante a manhã e tarde desta segunda-feira, a Defesa Civil registrou 201 entradas de ocorrências, destas 144 foram pedidos de vistorias. Foram identificados 97 deslizamento de terra e 67 lonas plásticas foram colocadas – totalizando 14 mil m² de lona. Foi registrado o óbito de uma criança de quatro anos em um deslizamento no bairro de Passarinho, resultado de uma obra sem orientação técnica. Três imóveis no entorno do local do acidente foram interditados com risco de desabamento. Uma equipe da Secretaria de Saúde foi enviada até o bairro para dar assistência à família da criança vítima do deslizamento.

TRÂNSITO – A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) atua para minimizar os danos causados pelas chuvas que caem nesta segunda-feira (30). Equipes formadas por cerca de 160 agentes e 348 orientadores de trânsito, que, diariamente, estão nos principais corredores viários da cidade, hoje priorizam as áreas que foram afetadas por queda de árvores ou alagamentos. Além disso, 5 equipes técnicas trabalham com o intuito de realizar os ajustes necessários na rede semafórica da cidade. A Central de Operações de Trânsito (COT) da CTTU, que funciona 24 horas por dia, também realiza o trabalho de monitoramento das vias, identificando os pontos mais críticos, através de 112 câmeras.

Seis guinchos estão em pontos estratégicos para facilitar a desobstrução das vias e podem ser acionados em casos de acidentes ou outros transtornos. De meia noite até as 11h, seis acidentes foram registrados. No entanto, nenhum deles teve vítima. Até as 11h, apenas 5 semáforos apresentaram problemas, dos quais dois já foram ajustados e três estão passando por manutenção através da Central de Monitoramento. No total, Recife conta com 641 semáforos, sendo 451 com nobreaks, que permitem o funcionamento de cerca de 4h ao equipamento em caso de falta de energia. Até o momento, dois semáforos tiveram o nobreak acionado.

ASSISTÊNCIA SOCIAL – A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Recife informa que 70 pessoas moradoras das margens do Rio Beberibe, próximo ao bairro de Linha do Tiro, foram removidas para a Escola Municipal Paulo VI, onde estão abrigadas e receberam alimentação. A SDSDH também enviou 80 cestas básicas para Secretaria Executiva de Defesa Civil, que abrigou 30 pessoas num imóvel na Vila Felicidade. Em relação à família da criança vítima do deslizamento no bairro de Passarinho, a Secretaria vai disponibilizar um ônibus para a família, parentes e amigos irem ao velório, que acontecerá nesta terça-feira (31).

SAÚDE – A Secretaria de Saúde enviou, nesta tarde, equipe para avaliar a situação de saúde dos desalojados da área de inundação do Rio Morno. Nesta terça-feira, equipe médica avaliará a necessidade de atualização do cartão de vacinas, especialmente tétano.

MANUTENÇÃO E LIMPEZA – A Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) informa que está trabalhando para diminuir os pontos de alagamento causados pelas chuvas. Desde a madrugada, as equipes do órgão estão realizando intervenções para minimizar os efeitos da chuva, vistoriando os principais pontos de alagamento e intensificando as ações nas partes mais baixas da cidade. Para executar os serviços de drenagem e remoção de árvores caídas, cerca de 500 profissionais estão mobilizados e contam com o suporte de caminhões equipados com jatos de sucção, além de carros e motos para fiscalização.

Até o momento, foram registradas sete ocorrências com árvores. Dessas, cinco foram solucionadas: Rua Faustino Porto, em Boa Viagem; Avenida da Saudade, Santo Amaro; Rua Diogo Vasconcelos, Várzea, BR-101, próximo ao Colégio Militar; e Rua Conselheiro Nabuco, em Casa Amarela. As outras duas notificações foram na Avenida Santos Dumont, nos Aflitos; e na Rua Rio Botafogo, na Guabiraba. Qualquer solicitação pode ser realizada pela Central 156.

Os serviços no sistema de drenagem contam com a desobstrução das galerias e, quando necessários, com o suporte de jatos de sucção. Nesta segunda-feira (30), os trabalhos estão acontecendo em diversos pontos da cidade, a exemplo da Avenida Agamenon Magalhães; do entorno da Estação Joana Bezerra, Rua Epaminondas Cristóvão de Oliveira, Torrões; Rua Fernando de Noronha, Várzea, entre outras. As equipes de limpeza urbana também reforçam os serviços nos pontos mais baixos da cidade, para evitar que o lixo vá para o sistema de drenagem.

SAMU – O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência recebeu 33 chamados no Recife através do telefone 192. Uma equipe da Secretaria de Saúde foi enviada até o bairro de Dois Unidos para dar assistência à família da criança vítima do deslizamento.

TRANSFORMA RECIFE – Como solidariedade é sempre bem-vinda, o Transforma Recife lançou hoje uma campanha na plataforma para arrecadação de água, alimentos não perecíveis, utensílios domésticos, colchões, roupas e calçados para as comunidades atingidas pelas chuvas. As doações podem ser feitas através das seguintes ONGS cadastradas no Transforma Recife.

Comunidade Coqueiral

ONG Centro Educacional Social  e Cultural

Rua Coripos 327 coqueiral

Elizabeth – 3254-10 68

Comunidades Vila Boa Vista, Correio do Curió e Chagas Ferreira

ONG Amor e Esperança

AV. Otacilio de Azevedo em frente a Fábrica de pipocas kinitos. Perto do Campo do Fluminense – Brejo de Beberibe

Nadjane – 99930-2643

Comunidade Planeta dos Macacos e Rio Tejipió

ONG Cores do Amanha

Rua Garota de Ipanema box 2

Jouse – 98876-3593

Comunidade Jardim Brasil II e Pontezinha

ONG AMAR

Rua Almirante Nelson Fernandes Boa Viagem. Dentro do Centro Esportivo Santos Dumont

Pollyana – 98448-8710

Comunidade Ribeirinha do Riacho do Bisol

ONG Gabriela Feliz

Rua Dr. Antonio Hermenegildo de Castro Neto, 23 Novo Caxangá

Claudia – 98893-1803

Relator já admite pena mais branda para Cunha

O relator do processo contra Eduardo Cunha (PMDB-RJ) no Conselho de Ética, Marcos Rogério (PDT-RO), já admite uma punição mais branda para o peemedebista.

Ele tem recebido apelos de aliados de Cunha para uma solução na qual o atual presidente afastado perca seu cargo, mas não o mandato.

A esses emissários, Rogério tem dado sinais positivos.

Ele diz que, evitando a cassação e suspendendo o direito de Cunha exercer cargo na Mesa, será mais fácil aprovar seu relatório.

Destra envia balanço da “Operação Sinergia”

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Durante coletiva realizada na tarde desta segunda (30) foram apresentados os números da operação denominada “Sinergia”, uma alusão a união das forças de segurança no município. A operação foi desencadeada ontem (29), no Parque 18 de Maio e contou com a presença da PRF, Polícia Civil, Detran, Destra e 4º BPM.

Ao todo, a Destra disponibilizou 10 veículos de fiscalização, sendo duas viaturas de coordenação, cinco operacionais, duas motos e um guincho. No efetivo, participaram 10 guardas municipais, oito agentes de trânsito, dois coordenadores, dois funcionários da gerência de fiscalização e dois do departamento de multas, infrações e consultas, totalizando 24 integrantes da Autarquia.

Foram efetuadas 45 notificações e 25 recolhimentos de veículos. Os agentes utilizaram um drone para captar imagens da área. Após a conclusão da operação, as equipes seguiram intensificando a fiscalização nos bairros, e por volta das 19h30, localizaram uma moto Yamaha placa PFW 6694 nas proximidades do Pátio de Eventos. O veículo foi entregue à Delegacia de Plantão, localizada no Monte Bom Jesus.

Em números gerais, a Operação Sinergia autuou 95 veículos, e removeu 35, além de 15 CRLVs e uma CNH. Ao todo foram 820 veículos fiscalizados e cerca de 2.900 pessoas abordadas.

Número de empresas criadas no país bate recorde desde 2010, diz Serasa

De janeiro a março deste ano, surgiram no país 5l6.201 empresas, o que representa 7,5% acima do registrado em igual período de 2015, quando foram criadas 480.364 novos empreendimentos. Esse é o maior número de empresas já registrado no primeiro trimestre, desde 2010, quando teve início a pesquisa em torno do Indicador Serasa Experian de Nascimento de Empresas. O recorde anterior foi registrado no mesmo período do ano passado.

Os economistas da Serasa Experian afirmaram, no entanto, que esse aumento não significa uma retomada do crescimento econômico e, sim, um meio que pessoas desempregadas buscam para gerar uma renda. “O aumento de novas empresas no primeiro trimestre foi puxado pelo surgimento de microempreendedores individuais. Este movimento tem sido determinado, principalmente, pela perda de postos formais no mercado de trabalho, por causa da recessão econômica, impulsionando trabalhadores desempregados a buscarem, de forma autônoma e formalizada, alternativas econômicas para a geração de renda”, diz nota da Serasa.

O número de microempreendedores individuais (MEIs) apresentou expansão de 14% com a formalização de 413.555 novos negócios. No mesmo período, houve queda de 13,8% na abertura de empresas individuais, com um total de 38.553 companhias criadas ante 44.718 no mesmo trimestre do ano passado.Também houve redução de 16,7% no caso das Sociedades Limitadas, com um total de 39.994 ante 48.012. Já o surgimento de empresas de outras naturezas teve queda de 2,9%, atingindo um total de 24.099.

Mais da metade dos novos empreendedores (63%) buscaram o setor de serviços (324.984), segmento que mais cresce nos últimos seis anos. O segundo maior interesse é o setor do comércio, com a abertura de 146.830 empresas, mas cuja participação recuou de 35% para 28,4% do total. Na área industrial, foram abertas 43.163 empresas (8,4% do total), número que representa uma estabilidade.

Ocorreram altas nas regiões Sudeste (6,8%) e Sul (4,4%), ao mesmo tempo em que houve queda nas demais: Nordeste (- 3,9%); Centro Oeste (-3,5%) e no Norte (-0,6%). Dos 27 estados brasileiros, 19 apresentaram avanços com destaque para o Amapá, com alta de 38,6% (1.239 novas empresas).

Em seguida, está o Rio de Janeiro, com elevação de 18,8% ((54.641 novas empresas). Em terceiro, Santa Catarina, com alta de 14,6% (22.072 novas empresas).

Em número, São Paulo lidera com a criação de 145.324 empresas, seguida de Minas Gerais com 58.271; do Rio de Janeiro ( 54.641); Paraná (33.274) e Rio Grande do Sul (30.764).

Com Geraldo, população do Recife é refém das chuvas, diz Silvio

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O Recife acordou na manhã desta segunda-feira (30), mais uma vez, com a instalação do caos que virou rotina para a população nos últimos anos. Com as chuvas registradas nas últimas horas, as vias foram tomadas pelas águas e pelo lixo, além de prejuízos de diversas ordens, como pessoas desalojadas por deslizamento de terra, fechamento do comércio por causa dos alagamentos, o trânsito ainda mais complicado e os serviços indisponíveis pela falta de profissionais, além de órgãos públicos sem atendimento e da suspensão de aulas em diversas instituições escolares.

Para o deputado Silvio Costa Filho (PRB), líder da Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), os transtornos são consequência direta da irresponsabilidade da atual gestão no que se refere às ações estruturadoras no município. “Infelizmente, o que observamos é a absoluta falta de planejamento e de manutenção da cidade. O prefeito Geraldo Júlio, em vez de priorizar iniciativas como conservação de galerias, limpeza dos canais e canaletas e a construção de sistemas para a contenção de alagamentos, como os adotados em São Paulo e no Rio de Janeiro, prefere prometer grandes obras que não são executadas. Enquanto a Prefeitura gastou mais de R$ 80 milhões em publicidade, bem menos da metade disso foi empregado em intervenções para a contenção de alagamentos e cuidados nos mais de três mil pontos de risco nos morros”, compara.

O parlamentar destaca que o que está acontecendo no Recife nos últimos três anos e meio é reflexo da gestão de um prefeito que não cuida da cidade. “Com todas as tecnologias preventivas já existentes no Brasil e no mundo, o Recife não pode ficar refém de questões climáticas. Quando candidato, o prefeito Geraldo Júlio comprometeu-se a acabar com 32 pontos críticos de alagamento no município, mas pelo que foi registrado diante das recentes chuvas, do pouco que alega ter feito, nada surtiu o efeito prometido”, destaca.

Silvio enfatiza a necessidade de ações proativas no Recife. “É inadmissível que a população fique à mercê de uma gestão com viés exclusivamente reativo. A cidade precisa de iniciativas concretas que evitem os problemas e não de gabinetes de maquiagem, que só funcionam esteticamente e apenas enxugando gelo, sem dar aos seus cidadãos as melhorias necessárias. Precisamos de saneamento integrado, drenagem e microdrenagem eficientes, contenção de encostas, moradias dignas, limpeza periódica de rios, canais, galerias e canaletas, acessibilidade assegurada e, principalmente, respeito à vida de toda à população”, detalha.

Oportunidades de emprego em empresas associadas à Acic

A Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) abriu seleção para oportunidades de emprego em empresas associadas. As vagas disponíveis são de vendedor externo, assistente comercial e funcionário do setor de cobrança. Os interessados devem enviar currículo para o e-mail: rh@acic-caruaru.com.br. Os currículos que não forem selecionados ficarão no banco de dados da Entidade.

Para a vaga de vendedor externo, podem se candidatar homens e mulheres que estejam cursando o ensino superior e comprovem experiência na função. O emprego de assistente comercial exige do candidato o ensino médio completo e experiência no cargo. Pessoas de ambos os sexos podem concorrer à oportunidade. Homens que estejam cursando o ensino superior e tenham experiência de trabalho no setor de cobrança podem participar da seleção na área.

O departamento solicita que a vaga almejada esteja especificada no assunto do e-mail. Para mais informações, entre em contato pelo telefone: (81) 3721-2725. O atendimento ocorre de segunda a quinta-feira, das 8h às 19h, e na sexta-feira, das 8h às 18h. A Acic fica na Rua Armando da Fonte, nº 15, no bairro Maurício de Nassau.

Caruaru recebe lançamento exclusivo para tratamento capilar

A L’Oréal Professional estará em Caruaru apresentando a nova linha de produtos voltados para reparação capilar com efeito prolongado, o Pro Fiber. A linha é resultado de 15 anos de pesquisa da marca, foi lançada há pouco mais de um mês e o Karluxe Cabeleireiros será o primeiro salão do interior de Pernambuco a receber o “Pro Fiber Day” – um dia para clientes, blogueiras e formadores de opinião conhecerem os produtos.

O “Pro Fiber Day” será realizado na próxima quarta-feira (01), das 14h às 18h, no Salão Karluxe, no Caruaru Shopping. Durante o evento, os convidados passarão por um diagnóstico capilar para avaliar o grau de danificação do fio e definir qual o produto será utilizado. Além disso, eles poderão fazer o tratamento e finalizar com uma escova, além de um buffet especialmente preparado para recebê-los.

Sobre a linha Pro Fiber – A Pro Fiber é uma linha de tratamento que começa no salão, o efeito dura até seis semanas e pode dar continuidade a manutenção em casa. Tudo é definido através de um diagnóstico feito pelo profissional do salão de beleza que fará uma avaliação através de um aplicativo exclusivo da linha Pro Fiber. “É muito importante essa fase do diagnóstico pois é o início do processo. Isso faz com que cada cliente tenha um tratamento personalizado pelo sistema de forma que ele define que tipo de tratamento será feito no salão e o tipo de manutenção vai levar pra casa”, disse Carlos Lima, educador L’Oréal Professionnel.

CPI das Faculdades Irregulares apresenta relatório final nesta terça-feira

O relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Faculdades Irregulares, que investigou o drama de milhares de estudantes no Estado, será apresentado na próxima amanhã (31), às 11h30, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), durante uma coletiva de imprensa. Estarão presentes o presidente da CPI Rodrigo Novaes (PSD), o vice Miguel Coelho (PSB), relatora Teresa Leitão (PT) e demais membros.

Durante ocasião, serão anunciados os nomes das instituições envolvidas, os crimes investigados e a participação de cada suspeito no esquema. Ao longo de nove meses de investigação, foram ouvidas 151 pessoas nas 21 reuniões realizadas nesta CPI. Entre elas, estavam alunos, representantes de órgãos fiscalizadores e das instituições de ensino .

Para Rodrigo Novaes a conclusão da CPI certifica a vulnerabilidade dos cidadãos que sonham com o diploma e acabam sendo alvo de criminosos: “Os responsáveis deverão responder pelos crimes e estas instituições sofrerão as sanções para não voltarem a lesar os pernambucanos”, completou o parlamentar.

Novaes ressaltou ainda que será necessária a forte atuação do Ministério Público para que todo o processo continue avançando. “Mesmo depois de finalizarmos os trabalhos, daremos prosseguimento aos esforços para que os alunos tenham uma alternativa e não percam o dinheiro gasto com os seus estudos”, concluiu.

Comitê de Segurança do São João 2016 se reuniu hoje (30

No fim da manhã de hoje, 30, a presidente da Fundação de Cultura e Turismo, Lucia Lima, recebeu representantes do Comitê de Segurança do São João 2016, para juntos traçarem as estratégias a fim de garantir o sucesso das festividades que ocorrerão em Caruaru a partir do próximo sábado, 04, até o dia 29 de junho. Este é o terceiro encontro do comitê este ano. Planejamento e prevenção são as palavras de ordem.

Além de questões estruturais que serão oferecidas aos órgãos de segurança como, por exemplo, o Centro de Operações Integradas – COI, fechamento de vias, planejamento estratégico para os dias classificados como de alto grau de complexidade também foram discutidas e terão execução integrada durante os festejos.

“No ano passado já conseguimos ter números bem positivos no quesito segurança e o nosso planejamento é justamente para alcançarmos resultados ainda mais expressivos. O São João de Caruaru é grandioso, mas não só em atrações, em cultura popular, somos grandiosos em planejamento de segurança, o que nos tem trazido grandes conquistas. O visitante e o caruaruense ano a ano tem notado melhorias significativas e de grande importância”, pontuou a presidente da Fundação de Cultura e Turismo, Lucia Lima.

Estiveram presentes representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Juizado do Forró, Ministério Público, Corpo de Bombeiros, Destra, Polícia Científica e Detran.

Praças de Caruaru recebem manutenção

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A Empresa de Urbanismo e Planejamento de Caruaru (URB) realizou a manutenção de sete praças no último final de semana, além de ações no Terminal Leste. Três dessas áreas verdes foram no bairro São Francisco, que também conta com um parque ambiental, que hoje está em manutenção.

As outras praças são Dom Bosco, Altair Porto e a Academia da Saúde, no São João da Escócia, e o Marco Zero. Foram realizadas reparos na pintura, gradil, limpeza e jardinagem. “São 85 praças que existem hoje em Caruaru, a nossa equipe tem realizado um trabalho de vistorias em pontos diferentes da cidade para que a população possa se sentir bem assistida”, destaca o superintendente de Meio Ambiente, Guilherme Guerra.

As praças seguem um cronograma de manutenção para que as praças se mantenham bonitas e limpas, mas a população precisa colaborar e pode ligar para a URB, através do telefone 3721-3640, e fazer solicitações.