Caruaru não registra aumento de microcefalia

Caruaru não registrou aumento do número de casos de microcefalia. De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde, o município tem um caso confirmado e dois que estão sob investigação, índice que está dentro do esperado, pela série histórica dos últimos dez anos, que varia de 0 a 2 casos confirmados por ano.

As crianças nasceram na Casa de Saúde Bom Jesus no mês de outubro e foram transferidas para o Hospital Oswaldo Cruz que é referência para este tipo de enfermidade.

Todas as unidades de saúde do município que realizam partos, já receberam todas as informações sobre o alerta no Ministério da Saúde e deverão encaminhar as notificações, caso ocorram, ao Departamento de Vigilância em Saúde do Município.
A doença: a microcefalia é uma anomalia congênita caracterizada por comprometimento do desenvolvimento do cérebro durante a gestação. Por isso, ocorre a redução do crânio, que fica abaixo do esperado para a idade.

Magno Martins lança ‘Perto do coração ‘ na Livraria Nobel

 
 O jornalista político Magno Martins estará em Caruaru na noite desta sexta-feira (12), para o lançamento do livro ‘Perto do Coração’, seu quinto trabalho literário. O evento ocorre na Livraria Nobel, que fica localizada no Shopping Caruaru. “ ´É sempre voltar à Caruaru. Uma cidade de representação muito forte na política estadual e nacional”, disse o escritor. Recentemente Magno esteve na Acic mediando um debate político.

Considerado um dos mais importantes jornalistas político do Nordeste Magno chega à sua quinta obra, desta vez fugindo de sua especialidade que é a política e atualidades. “Perto do Coração” resgata por meio de crônicas as origens sertanejas do jornalista, através de mergulhos sentimentais ao cotidiano da cidade de Afogados da Ingazeira, sua terra Natal e ainda hoje residem seus pais e parte de sua família.

Editado pela Carpe Diem, a obra conta com prefácio do escritor e publicitário José Nivaldo Júnior, o mais novo inetgrante da Academia Pernambucana de Letras. Magno Martins já escreveu e lançou outros livros: Reféns da Seca, O Nordeste que deu certo, O lixo do poder e A derrota não anunciada.  

Prefeitura de Agrestina anuncia medidas para enfrentar a crise

unnamed (31)
A retração na economia já atingiu a maior parte das prefeituras do Brasil e em Pernambuco a situação não é diferente. Em Agrestina, o Governo Municipal apostou na redução de custos e adequação de despesas para priorizar o pagamento dos salários de funcionários efetivos, contratados e comissionados. Dessa forma, a Secretaria de Administração pretende evitar o corte de cargos e demissão de servidores.
O secretário da pasta que organiza a folha de pagamento, Marcio Elson, explica que a visão empreendedora do prefeito Thiago Nunes colaborou para que ainda não houvesse cortes, já que o gestor pensou de forma estratégica e a longo prazo para evitar danos maiores. “Essa é a primeira medida que está sendo tomada. Se não for suficiente, poderão acontecer cortes de gratificações e cargos comissionados”, relata.
A situação de diversos municípios do Estado foi exposta nesta segunda-feira (09) durante ato organizado pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). A Prefeitura de Agrestina se mostrou solidária às reivindicações sobre a diminuição no valor dos repasses realizados aos cofres municipais nos últimos meses. Todas as Secretarias (exceto Saúde e Educação) ficaram fechadas durante todo o dia, com faixas explicando aos cidadãos quais os motivos da paralisação enquanto funcionários trabalhavam internamente. O prefeito de Agrestina, Thiago Nunes (PMDB), reiterou o posicionamento participando da caminhada na capital pernambucana, na mesma data, ao lado do vereador de Agrestina, Sonaldo Serafim (PCdoB).
Vale salientar que o cenário apresentado em Agrestina se deve também ao repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que passou de 1,2% para 1,4%, mas por ser em termos percentuais não teve impacto positivo já que a arrecadação federal – na qual o índice se baseia, também diminuiu. “Além disso, tivemos aumento de salários (mínimo e dos professores), bem como dos custos para manter a máquina pública”, detalha o secretário.
Marcio afirma que todos os secretários foram orientados a reduzir as despesas em 20% para manter os serviços funcionando de forma habitual. “Instauramos medidas de economia desde o reaproveitamento e a otimização do material de expediente até o uso racional do combustível, por exemplo”, explica. Sendo assim, mesmo com as adaptações, o pagamento dos funcionários contratados e efetivos foi realizado ainda no dia 30 de outubro e dos comissionados no dia 10 de novembro.

Debate pelo controle da OAB na Rádio Cultura deve ser histórico 

 Não é exagero dizer que depois das eleições municipais onde são escolhidos vereadores, prefeitos e seus vices, o pleito mais acirrado na cidade é a disputa pelo comando da subseccional da Ordem dos Advogados do Brasil. As eleições acontecem na próxima quinta-feira (19), com votação das 9h às 17h. Este ano são dois candidatos: Almério Abílio, que tenta a reeleição e o jovem advogado, Felipe Sampaio, um especialista em Direito Previdenciário que concorre pela primeira vez ao cargo.

Em Caruaru são cerca de 1,8 mil inscritos e pelos menos 1,2 mil aptos a votar. Nas últimas eleições os vencedores sempre conseguiram se reeleger, entre eles, Saulo Amazonas e Margarida Cardoso. Há pelo menos três meses uma campanha intensa é vista nos fóruns, escritórios de advogacia e nos principais churrascarias, onde vários eventos de campanha foram promovidos. 

Comenta-se que os custos de uma campanha para Ordem são altíssimos. Um exemplo disso reflete na instalação dos comitês de campanha, em áreas nobres da cidade. Todos os detalhes logo mais no confroto que promete ser histórico e marcado por muito acirramento e acusações.

O debate acontece a partir das 10h, no Programa Mesa Redonda, o fórum de debate mais tradicional do rádio carueruense. A emissora tem o comando de Júnior Almeida. O debate terá como âncora César Lucena e dois jornalistas convidados: Wagner Gil (Jornal vanguarda) e Ricardo Perrier (Jornal Extra). Os candidatos também responderão perguntas de juízes. 

O ouvinte também poderá participar através dos telefones 3721-1130, 3722-1130 e 3723-1130. Imperdível. A partir das 10h, na Rádio Cultura AM 1.130. 

 

Magia do Natal toma conta do Shopping Costa Dourada

unnamed (33)

A magia do Natal vai tomar conta do Shopping Costa Dourada, a partir deste domingo (15), com a chegada festiva de Papai Noel. A chegada do Bom Velhinho, a partir das 16h30, vai marcar a abertura da campanha de Natal do centro de convivência do Cabo de Santo Agostinho, cujo tema é “Oficina de Brinquedos”. A programação da campanha de Natal vai contar ainda com oficinas para as crianças, apresentações de corais e de orquestra e outras atrações que prometem encantar os visitantes.

A festa para receber o Papai Noel contará com um show musical inspirado no tema “Oficina de Brinquedos”. A apresentação será uma mistura de música e teatro, com os brinquedos ganhando vida e interagindo com o público. Show pirotécnico e muitas surpresas aguardam os participantes, que poderão tirar fotos com Papai Noel.

Além da chegada festiva de Papai Noel, a programação da campanha de Natal do Shopping Costa Dourada trará apresentações da Orquestra Filarmônica do Cabo (nos dias cinco e 20 de dezembro), cantatas com corais de escolas e de igrejas da região, e oficinas divertidas para as crianças.

Para novembro, já estão confirmadas as presenças dos corais do Colégio Cognição (às 19h do dia 21 de novembro) e do Colégio Coração de Maria (às 18h do dia 28). Em dezembro, haverá apresentações dos corais da Escola Bambi (nos dias 12 e 13, às 19h) e de uma igreja evangélica do Cabo de Santo Agostinho (no dia 20, às 16h30). Os shows serão realizados em um palco montado especialmente para as cantatas natalinas.

Outra atração da campanha de Natal do shopping são as oficinas para as crianças, que serão realizadas de 21 de novembro a 20 de dezembro, na Praça de Eventos. Os pequenos poderão se divertir em oficinas para escrever a cartinha do Papai Noel, oficina de Dedoches, e oficina de pingente para árvore. Para participar, basta doar um quilo de alimento não perecível. O objetivo é estimular ainda mais a solidariedade das pessoas nessa época do ano. Os alimentos arrecadados serão doados a uma instituição filantrópica.

A decoração natalina, que será inaugurada no dia 15, já começou a ser instalada no centro de compras e promete tornar o Natal ainda mais bonito para seus clientes. Conheça mais no site: www.shoppingcostadourada.com.br

Nino do Rap promove evento pelo Dia da Consciência Negra

IMG-20151112-WA0018

O vereador Nino do Rap (DEM), promove no próximo dia 20, no Marco Zero de Caruaru, um evento em comemoração pela passagem do Dia da Consciência Negra, festejado no mesmo dia.

Na ocasião, que terá início às 15h, o público poderá conferir apresentações de artistas musicais, artes em grafite, grupo de capoeira e break, além de palestras informativas sobre o assunto.

De acordo com o vereador, o intuito do evento não é só de conscientizar a população da importância da data, mas também mostrar toda a cultura que envolve a comemoração. “Será um dia para que a população conheça tudo que envolve a cultura negra, desde as palestras que irão acontecer, até toda a parte artística,tanto na arte musical até a arte da pintura do grafite”, frisou Nino.

​​Seminário reúne segmentos sociais da RMR

unnamed (32)

Representantes de diversos movimentos sociais ligados às causas LGBT, dos idosos, pessoas com deficiência e de igualdade racial reuniram-se, durante toda esta quinta-feira (12), no Seminário de Segmentos Sociais, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) por meio da Secretaria Executiva de Segmentos Sociais (SESS). O objetivo do encontro, que fez parte da programação oficial do Mês da Consciência Negra, foi construir e formatar os planos estaduais para a população LGBT, de promoção da igualdade racial e de quilombolas.
Esta foi a terceira edição do seminário, que também teve versões anteriores realizadas no final do mês de outubro, nos municípios de Salgueiro, no Sertão, e em Caruaru, no Agreste, reunindo pessoas das duas regiões. O evento desta quinta-feira, realizado no auditório do Centro de Formação e Lazer do Sindsprev-PE
​, no Recife​, agregou lideranças e representantes de movimentos, dirigentes e gestores de prefeituras da Região Metropolitana do Recife e das Zonas da Mata Norte e Sul.

“Este é o pontapé inicial de uma construção coletiva, feita de forma articulada, para definirmos um conjunto de políticas públicas para estes segmentos. Essa mobilização da sociedade é necessária para que possamos garantir direitos”, afirmou o secretário
​da SDSCJ, ​Isaltino Nascimento​,​ ​durante seu discurso de abertura do seminário, que registrou mais de 200 inscrições somente por meio do site da SDSCJ (​www.sdscj.pe.gov.br)

O secretário executivo de Segmentos Sociais, Sérgio Moura, falou da importância do seminário, sobretudo pela responsabilidade que os presentes tinham na construção dos planos estaduais, que, posteriormente, serão apresentados para a apreciação e sanção do governador Paulo Câmara. “As propostas são formuladas de acordo com as demandas dos municípios e segmentos”, explicou.

Sérgio Moura também fez uma apresentação da SESS, criada no início deste ano, na gestão do secretário Isaltino Nascimento, com o objetivo de promover, coordenar e fomentar políticas afirmativas, defesa dos direitos humanos e fazer a interlocução entre os movimentos sociais. Em seguida, os coordenadores da SESS ligados aos idosos, LGBT, igualdade racial e pessoas com deficiência apresentaram as políticas públicas do Estado para estes segmentos.

PLANOS – No segundo momento do seminário, ocorrido à tarde, os participantes dividiram-se em salas temáticas, onde, auxiliados por mediadores, discutiram e contribuíram com a formatação do Plano Estadual de Promoção da Igualdade Racial, Plano Pernambuco Quilombola (PPQ) e o Plano Estadual de Promoção da População LGBT, de acordo com as demandas específicas.

“Essa era uma luta de muitos anos e agora estamos sendo reconhecidos, escutados e chamados a sugerir e apresentar propostas”, comemorou a conselheira dos Direitos do Idoso de Pernambuco (Cedi-PE), Maria do Socorro da Silva. “A criação da SESS e a realização de um seminário como este são a garantia do respeito e apoio à luta pela quebra de barreiras e derrubada de preconceitos”, disse a representante do grupo LGBT Surdo, a transexual Thais Santos.

Desfile Show Kids acontece no Caruaru Shopping

Entre os dias 19 e 22 de novembro, o Caruaru Shopping será sede de um evento inteiramente voltado para a criançada: o Desfile Show Infantil. Coordenado pela promoter Cleide Santos, em parceria com o centro de compras e convivência, o evento vem com a proposta de trazer para o público as tendências e coleções que estão em evidência no mundo da moda infantil. Tudo acontece no corredor da última expansão do Caruaru Shopping, a partir das 15h.

Dentro da programação, diversas marcas estarão desfilando as coleções primavera/verão, com a participação de crianças. No momento também serão apresentadas fantasias de personagens infantis e super-heróis. O público ainda vai poder aproveitar shows musicais e de danças. O Papai Noel marca presença no evento, sorteando brindes. A participação da criançada será de forma gratuita.

De acordo com a idealizadora do desfile, a promoter Cleide Santos, o evento será uma oportunidade para a criançada ficar por dentro da moda e se divertir. “O mercado de vestuário infantil vem ganhando bastante destaque devido a atitude dos pequenos em relação a moda. As principais tendências e hits da estação, vão estar desfilando pela passarela nos dias do evento. Além do mais, o espaço vai ficar bastante movimentado, com programação diversificada, sinônimo de diversão garantida”, destaca.

Raquel Lyra participa de debate na Rádio Folha

Raquel LyraPautas do Congresso Nacional, a passagem do deputado federal Jair Bolsonaro (PP/RJ) por Pernambuco e a presidência do PSB de Caruaru foram alguns dos temas debatidos na Rádio Folha de Pernambuco, na manhã desta quinta (12), com a presença da deputada Raquel Lyra (PSB). A parlamentar, que assumiu recentemente a executiva municipal do seu partido, conversou com os jornalistas Márcio Didier e Jota Ferreira.

Na entrevista, Raquel falou das pautas discutidas recentemente no cenário nacional. “Temas como a flexibilização do Estatuto do Desarmamento e a redução da Maioridade Penal não são os mais relevantes, neste momento, para o Brasil”, expressou. A deputada defendeu recentemente, no plenário da Assembleia Legislativa, que é preciso redefinir, com urgência, no Congresso Nacional, o pacto federativo para aperfeiçoar a distribuição das riquezas arrecadadas com os impostos em beneficio dos municípios brasileiros e da população. Atualmente, 60% dos tributos recolhidos ficam com o Governo Federal, enquanto apenas 23% cabem aos estados e 17% aos municípios.

Em relação à presença do deputado federal Jair Bolsonaro, na Assembleia Legislativa de Pernambuco, na última sexta-feira (06), a parlamentar indagou que o deputado do Partido Progressista do Rio de Janeiro, não seja o tipo de ídolo que a população deve seguir, apesar do respeito que tem pelos seus eleitores. “Antes, homenageávamos grandes líderes políticos, como Miguel Arraes, Pedro Simon, Fernando Lyra, Cristovam Buarque”, exemplificou.

Já sobre o PSB de Caruaru, a nova presidente da executiva municipal falou que vai buscar os companheiros de partido, lideranças locais e os diversos seguimentos da sociedade, tanto urbana, como rural, para discutir um projeto para cidade nos próximos anos. “Quero um projeto que una Caruaru. Quero poder liderar esse processo e foi isso que o PSB me incumbiu”, disse Raquel.

ARTIGO – Sim, é possível usar estratégias de Marketing em pequenas empresas

Por Camila Craveiro

Em consultorias, a principal objeção ao falar em Marketing que ouço é: “minha empresa é pequena, não temos dinheiro para investir em Marketing”. O mais engraçado é que após minutos de conversa é possível perceber que isso é dito inclusive por aqueles que já fazem uso do Marketing, ainda que sem saber.

De acordo com Kotler, o Marketing consiste no planejamento e na execução de estratégias que otimizem as variáveis controláveis de uma organização, sendo elas o Preço, a Praça/Distribuição, o Produto/Serviço e a Promoção (no sentido, de Comunicação). Para que essas variáveis sejam otimizadas, é prioritário conhecer o público-alvo. Mas na condição de pequena empresa, como fazê-lo?

Primeiramente, um banco de dados dos clientes com o maior número de informações possíveis: nome, telefone, endereço, data de nascimento e anotações sobre o que consomem em cada compra (assim, também se consegue medir a frequência de compra). Para consegui-lo, pode-se lançar mão de um sorteio de brindes, em um período mais alto de vendas, com preenchimento desses dados em um cupom, que será depositado em uma urna, por exemplo. Lembre-se apenas de não colocar muitos campos para o cliente preencher, porque hoje em dia ninguém tem paciência para pesquisa nos moldes Censo.

Uma vez com o banco de clientes atualizado, pode-se pensar comunicações específicas para cada público, seja via email marketing, envio de SMS, mala direta etc.,tudo planejado em consonância com o perfil do target.

Muito importante, ainda, é conhecer os concorrentes diretos. Se eu tenho um pet shop em uma região onde existem três concorrentes, eu preciso pesquisá-los. Mas aí logo vem a angústia: “pesquisa é muito caro!”. Nem sempre. Você mesmo pode fazer um cliente oculto nos outros estabelecimentos ou, caso seja conhecido pelos seus concorrentes, elencar o que precisa ser observado e pedir a um amigo que os visite. Nesse momento, é importante analisar o atendimento, o layout das lojas, os produtos disponíveis, os preços praticados, diferenciais como estacionamento, segurança, conveniência.

De posse dos dados dos seus concorrentes, fica muito mais fácil entender quais são seus pontos fortes e onde é preciso melhorar. Isso é o início de uma Análise SWOT (em bom português, FOFA – Forças e Fraquezas, Ameaças e Oportunidades) da sua empresa.

E não podemos nos esquecer do uso de mídias sociais quando seu negócio pede esse tipo de approach com o público. Neste ponto, pessoalmente, já não creio em tentar o “do it yourself”.

Fazer uma boa comunicação depende de um profissional que saiba criar peças bonitas e que funcionem. Mas isso também não vai comprometer seus lucros. Pelo contrário! Quando bem feito, a experiência vai mostrar que investir uma porcentagem do faturamento (seja 3%, 5% ou mais, se houver condições) em Marketing é certeza de sobrevivência em um mercado altamente competitivo (basta ver que a grande maioria das empresas no Brasil é do tipo micro e pequena).