Oposição sofre 2ª derrota na eleição para a Mesa do Senado

Os senadores finalizaram, na noite desta quarta-feira (4), a eleição dos dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes de secretários da Mesa Diretora que irá comandar a Casa no biênio 2015-2016. A oposição, liderada pelo PSDB e DEM, saiu derrotada da disputa ao não conseguir emplacar nenhum parlamentar para o comando do Senado.

Os tucanos haviam indicado o senador Paulo Bauer (SC) à 1ª Secretaria e os democratas, a senadora Maria do Carmo (SE) à segunda suplência, mas retiraram as duas candidaturas avulsas em protesto contra a chapa fechada por 10 dos 15 líderes partidários. Em protesto, os parlamentares das duas siglas se retiraram do plenário. O mesmo fez o PSB, que havia indicado o senador Antonio Carlos Valadares (SE) para a 2ª secretaria.

O PT, que tem a segunda maior bancada do Senado, manteve dois representantes na Mesa, ocupando os cargos de 1º vice-presidente, com Jorge Viana (AC), e de 4ª secretária, com a senadora Angela Portela (RR). A escolha do presidente já havia ocorrido no último domingo (1º), quando Renan Calheiros (AL) foi reeleito para a função.
O líder do PT na Casa, Humberto Costa (PE), reforçou no plenário, durante as discussões sobre o pleito, que ele foi o primeiro signatário da apresentação da chapa que saiu vitoriosa na eleição da Mesa.

“Fiz a opção política, e o meu partido fez a opção política aqui nesta Casa, de respaldar essa composição. Todos sabem que defendo permanentemente a visão de que o cumprimento estrito da proporcionalidade é o melhor caminho, ainda que no nosso regimento, na constituição se fale em ‘sempre que possível’. E o ‘sempre que possível’ diz respeito exatamente à política”, declarou.

A reunião para definir os cargos da Mesa foi tumultuada e começou com um impasse sobre a aplicação do critério da proporcionalidade em relação à distribuição das vagas. A questão teve de ser submetida à votação no painel eletrônico depois que o líder do DEM, Ronaldo Caiado (GO), manifestou-se contrariamente ao cálculo anunciado por Renan e pediu verificação de votação do recurso apresentado por ele.

De acordo com o presidente da Casa, a conta tem como base o número de efetivos e suplentes na Mesa, o que totaliza 11 cargos. Para a oposição, no entanto, o correto seria usar apenas o número de cargos efetivos (sete) e excluir os quatro suplentes. Assim, mais partidos teriam representatividade na Mesa.

Eleitos para a Mesa Diretora do Senado no biênio 2015-2016:
Jorge Viana (PT-AC), primeiro vice-presidente
Romero Jucá (PMDB-RR), segundo vice-presidente
Vicentinho Alves (PR-TO), 1ª secretaria
Zezé Perrela (PDT-MG), 2ª secretaria
Gladson Cameli (PP-AC), 3ª secretaria
Angela Portela (PT-RR), 4ª secretaria
Sérgio Petecão (PSD-AC), primeiro suplente
Vago, segundo suplente
João Alberto (PMDB-MA), terceiro suplente
Douglas Cintra (PTB-PE), quarto suplente

Nova gerente da Compesa visita secretaria de infraestrutura

Para se apresentar e reafirmar o compromisso de parceria entre a Compesa (Companhia Pernambucana de Saneamento) e prefeitura a nova gerente da companhia, Nyadja Menezes, esteve esta manhã na secretaria de infraestrutura, onde foi recebida pelo secretário, Bruno Lagos, o executivo, Denny Chaves e pela diretora de obras, Sheila Pereira.

Tornar o trabalho mais ágil continua sendo a prioridade, por isso, as Ordens de Serviço (O.S.) estão sendo repassadas para prefeitura todas as manhãs. “Não mudaremos nada do que já foi acordado e me encontro à disposição pelo telefone também para acelerar ainda mais o nosso trabalho, já que o objetivo é atender bem a população”, disse Nyadja.

O trabalho empregado no mês passado vem dando certo e o secretário, Bruno Lagos, pontuou com a nova gerente a importância dessa parceria. “Antes recebíamos a O.S. semanal. Desde que estabelecemos este contato diário não tivemos mais problema. Porque, agora sabemos onde a Compesa está trabalhando diariamente e assim conseguimos priorizar o fechamento das aberturas logo após a Companhia finalizar o serviço”, disse.

Paulo Câmara recebe empresários do Cidade das Compras

IMG-20150204-WA0051APOIO- O governador disse que vai ajudar a acelerar o início das obras no que for possível. O empreendimento está orçado em R$ 300 milhões

Wagner Gil

O governador Paulo Câmara recebeu uma comitiva de empresários que vão construir o empreendimento Cidade das Compras, que ficará localizado às margens da BR 104, no sentido Caruaru Toritama, logo após o Distrito do Rafael. O encontro ocorreu nesta quarta-feira (04), no Palácio do Campo das Princesas e contou com a presença do prefeito de Riacho das Almas, Mário Mota (PSB), do mineiro, Elias Tergilene (Grupo Uai) e Lenílson Torres (Grupo Santa Joana), que vão construir o centro de compras.

Também estavam presentes o professor e historiador, Jorge Quintino (consultor do empreendimento), Paolo Orlando (responsável pelos negócios on line e inclusão digital do Grupo Uai), César Cravanblod (coordenador estadual da Central Unica das favelas em Pernambuco, além das assessorias de comunicação e jurídica, do Cidade das Compras.IMG-20150204-WA0056

Durante o encontro que durou pouco mais de uma hora, Elias fez uma explanação do empreendimento que vai custar em torno de R$ 300 milhões com recursos próprios. O Cidade das Compras que fica localizado geograficamente no município de Riacho das Almas, vai oferecer uma estrutura invejável para os comerciantes de confecções e outros setores.

A ideia é erguer o Cidade das Compras em 18 meses, a partir da data da liberação e aquisição de todas as licenças . “ Vamos fazer o possível para ajudar. Em tempos difíceis temos que procurar pegar todas as oportunidades que surgem. Essa é uma excelente oportunidade para interiorização do desenvolvimento”, disse o governador Paulo Câmara.

O projeto terá uma área de 460 mil m¹² de área locável, com 15 mil boxes de 5m² que serão distribuídos de forma gratuita para os feirantes de Caruaru, Santa Cruz, Toritama e cidades da Região; restaurantes, lojas, estacionamento para mais de 12 mil veículos, incluindo vans e ônibus, centro de convenções, Sebrae, bancos, policlínica, creche, entre outros.

“O centro de compras vai funcionar todos os dias e vai gerar no mínimo 20 mil empregos diretos. Se cada lojista tiver duas pessoas trabalhando, serão mais de 30 mil empregos formais e diretos”, disse Tergilene. “ Nossa ideia é que a Cidade das Compras seja um local de atacado e com distribuição de vários produtos como couro, bijuterias, eletrônicos, entre outros ara todo Nordeste. Esse centro será o primeiro dos seis que iremos construir no Brasil”, completou.

No final do encontro, o governador falou com nossa equipe de reportagem. “ É um projeto muito importante que gera inclusão social, formalização. Um projeto que vai melhorar a renda de nosso povo. É um projeto como esse que temos e vamos apoiar no que for possível. Já demos alguns encaminhamentos, determinei que o secretário Evandro Avelar acompanhe e ajude no que for possível para instalação desse mega empreendimento”, disse Paulo Câmara. O governador também falou da ousadia do projeto. “ Um projeto enorme e em tempos difíceis e de crise, temos que apoiar. É enorme, mas o grupo já tem experiência nesse tipo de empreendimento em todo pais”, disse Câmara.

Compesa realiza reunião com líderes comunitários em Caruaru

Uma das estratégias da nova gerente da  Unidade de Negócios do Agreste Central, com sede em Caruaru, Nyadja Menezes,  será intensificar o relacionamento com as lideranças comunitárias da cidade. O primeiro encontro será na próxima terça-feira (10), às 14h30, na sede da gerência, no bairro do Salgado. Nyadja Meneses está à frente desta regional pela terceira vez.

A sua meta é ampliar o diálogo com as lideranças das comunidades por entender que eles podem dar uma grande contribuição à Compesa para melhorar a prestação dos serviços da companhia. “Já temos um bom relacionamento com as lideranças, mas como estou reassumindo a gerência, quero me colocar à disposição deles para ouvir os seus anseios e receber sugestões”, afirmou a gerente.

Segundo Nyadja Meneses, os encontros com as lideranças comunitárias façam parte da rotina da gerência e deverão ser realizados a cada dois meses.  “Essas lideranças vivem intensamente o cotidiano dos bairros, sabem dos problemas e podem nos ajudar muito a resolver as demandas diárias”, disse.

 Além de ouvir as lideranças, Nyadja também vai explicar sobre a situação de abastecimento da cidade, reparos em tubulação de esgoto, monitoramento dos vazamentos e cadastro da tarifa social. Mas o foco principal é ouvir as demandas para melhor a prestação do serviço oferecido. “Os lideres comunitários atuam como ponte entre comunidade e poder público. Precisamos desses parceiros”, disse Nyadja.

Secretaria de Educação ainda está com matrículas abertas para alunos novatos

Em Riacho das Almas, continuam abertas as matrículas para alunos novatos que quiserem estudar nas escolas municipais. O processo foi iniciado em novembro, e pode ser feito preferencialmente até o início do ano letivo, que está previsto para começar após o carnaval.

Para fazer a matrícula, é necessário que pais ou responsáveis (no caso de alunos menores de idade) compareçam à secretaria da escola mais próxima de casa levando registro de nascimento e, em caso de alunos transferidos de outras escolas, também é necessária uma declaração provisória. Para o procedimento, é preenchido um formulário de matrícula e a partir daí o estudante está apto a frequentar a escola de sua preferência.

Para as escolas do campo e grupos escolares localizados na zona rural, o procedimento é realizado na sede da Secretaria de Educação, localizada na Rua Doutor Manoel Borba, nº 148 no centro de Riacho das Almas. Tanto nas escolas quanto na Secretaria de Educação, o horário de atendimento é das 7h30 às 13h (até o início do ano letivo).

Números – Atualmente, Riacho das Almas conta com aproximadamente quatro mil alunos matriculados na rede municipal, desde o ensino infantil até a Educação de Jovens e Adultos. Eles estão distribuídos nas 24 escolas do município.

Novos gestores do TRT-PE tomam posse nesta quinta (5)

Nesta quinta-feira (5), a partir das 17h, os novos dirigentes do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) tomam posse em cerimônia no Teatro Luiz Mendonça, localizado no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, no Recife (PE). Durante o biênio 2015-2017, a Administração será composta pelos seguintes desembargadores: presidente Gisane Barbosa de Araújo, vice-presidente Virgínia Malta Canavarro e corregedor Ivan de Souza Valença Alves. Os magistrados foram eleitos, por unanimidade, em outubro de 2014, durante sessão extraordinária do Tribunal Pleno.
Desembargadora presidente Gisane Barbosa de Araújo
Tomou posse como juíza do Trabalho substituta em janeiro de 1987, tendo exercido a titularidade das Varas Trabalhistas de Petrolina, Palmares, Escada, Goiana, 2ª de Jaboatão e 9ª, 12ª e 17ª do Recife. Em agosto de 2001, foi promovida, por merecimento, para o cargo de desembargadora. Participou de Comissões de Concurso para o cargo de juiz do Trabalho substituto nos anos de 1995, 1996, 1997, 1998, 2003 e 2009, sendo corregedora do TRT-PE durante o biênio 2011-2013.
Desembargadora vice-presidente Virgínia Malta Canavarro
Ingressou na Justiça do Trabalho em 1973, como oficial de Administração. Em 1980, foi aprovada no concurso público para juiz do Trabalho substituto, sendo nomeada juíza titular em 1986 e exercido a titularidade das Varas do Trabalho de Palmares, Catende, Cabo, Nazaré da Mata e 2ª e 18ª Varas do Recife. Assumiu o cargo de desembargadora do Trabalho em 2002, pelo critério de antiguidade e foi corregedora durante o biênio 2013-2015.
Desembargador corregedor Ivan de Souza Valença Alves 
Juiz do Trabalho substituto, quando tomou posse em janeiro de 1987, exerceu a titularidade das Varas Trabalhistas de Penedo, Escada, Cabo e 8ª, 5ª e 14ª Varas do Recife. Em 2002, foi promovido, por merecimento, a desembargador do TRT-PE. Presidiu a 1ª Turma no período de fevereiro de 2007 a fevereiro de 2009 e integrou a comissão organizadora do XVIII Concurso para o cargo de Juiz do Trabalho Substituto do TRT-PE.

Prefeitura de Caruaru realiza segunda reunião com ambulantes

Aconteceu, na noite desta quarta-feira (4), a reunião com os ambulantes que trabalham no centro da cidade de Caruaru. Promovida pela Secretaria de Participação Social, através da Gerência de Diálogos Sociais, esse foi mais um momento pensado especialmente para ouvir a sociedade civil que está diretamente ligada à questão do reordenamento de algumas vias do Centro. O Diretor de Feiras e Mercados, Felipe Augusto, também esteve presente para esclarecer as dúvidas. “Esse momento de diálogo é importante não apenas pra vocês, como também pra gestão. O reordenamento é para melhorar o fluxo de pessoas e veículos que trafegam na cidade e, por consequência, são clientes de vocês também, já que todos aqui concordam que é necessária uma atenção maior com a organização das ruas e avenidas”, comentou o diretor de Feiras e Mercados, Felipe Augusto.

Também foi abordada na reunião  a importância da regularização do cadastramento dos profissionais e também o esclarecimento da lei municipal, deixando claro que o profissional deste segmento deve circular nas principais ruas e avenidas da cidade, tendo direito assegurado de parada rápida para venda de seu produto e também de uma parada de 15 minutos em alguns locais de fluxo menos intenso para seu momento de descanso.

O ambulante José Genário fez questão de expressar a satisfação dele e dos companheiros de trabalho pela realização daquela reunião. “É importante ter esse espaço para tirar nossas dúvidas, para que ninguém saia com algum mal entendido sobre esse tema tão importante pra nós”, destacou.

A próxima reunião está marcada para o dia 4 de Março, na Casa de Cultura, e vai ter como pauta central o tipo de padronização desses profissionais.

Boliche do North Shopping com novo horário de funcionamento

O Center Bowling, no North Shopping Caruaru, está funcionando em novo horário: de segunda a sexta-feira, das 15h às 22h; nos sábados, das 12h à 0h, e nos domingos e feriados, das 12h às 21h. O boliche também está oferecendo descontos especiais (progressivos).

De segunda a sexta-feira, o preço é R$ 70,00 (1 hora), R$ 110,00 (2 horas) e R$ 150,00 (3 horas). Nos sábados, domingos e feriados: R$ 80,00 (1 hora), R$ 130,00 (2 horas) e R$ 170,00 (3 horas). Lembrando que esses são os preços da pista e jogam até seis pessoas. “Por exemplo, na compra de 1 hora de boliche na sexta-feira a R$ 70,00, cada pessoa paga R$ 11,67 (considerando a lotação da pista)”, explica o gerente do empreendimento, Wanduy Braga.

Além disso, o Center Bowling continua com a promoção ‘Happy Hour’, que acontece sempre às sextas, das 17h às 21h. Na ocasião é oferecido o combo promocional de 1 hora de boliche + 01 petisco + 01 balde de cerveja por apenas R$ 99,00.

O boliche também estará aberto durante o período de Carnaval e promete muita diversão para quem não quer cair na folia. Com o valor promocional de R$ 50,00 a hora, o funcionamento será das 12h às 21h, de 14 a 17 de fevereiro (sábado a terça-feira), e na Quarta-feira de Cinzas (18) estará aberto das 15h às 22h.

Cunha confirma instalação da nova CPI da Petrobras

O novo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), confirmou no final da noite dessa terça-feira (3) a instalação da nova CPI da Petrobras, protocolada na Casa pela oposição com apoio de integrantes da base aliada do governo. “Vou cumprir o regimento. As cinco primeiras CPIs serão instaladas. Não há o que fazer, e isto é regimental”, declarou o peemedebista.

As regras internas da Câmara permitem o funcionamento simultâneo de até cinco comissões parlamentares de inquérito. Assinado por 186 parlamentares, o pedido encabeçado pela oposição foi o terceiro apresentado nesta legislatura, iniciada no último domingo (1º). Para a criação de uma CPI na Casa são necessárias 171 assinaturas. Após a leitura do requerimento em plenário, será aberto prazo para os líderes partidários indicarem os membros da comissão.

Os oposicionistas ainda insistem na criação de nova CPI mista da Petrobras, a ser constituída por deputados e senadores, para apurar as denúncias mais recentes envolvendo empresas, políticos e diretores da estatal.

Segundo o líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio (SP), o Congresso precisa concluir as investigações iniciadas no ano passado. “O povo brasileiro quer saber o nome dos agentes públicos e políticos. É obrigação desta Casa trazer à luz o nome de todos os que se envolveram no assalto à Petrobras”, declarou.

A oposição ainda colhe assinaturas para outras quatro CPIs: para investigar o setor elétrico; os fundos de pensão; os investimentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); e os gastos com o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Para tentar bloquear os pedidos da oposição, o PT propõe outras CPIs: para investigar trabalho infantil, a violência contra a juventude negra e a máfia de próteses. Após a instalação das cinco primeiras comissões, as demais terão de esperar na fila.

Governistas dissidentes

A apresentação de um novo pedido de investigação na Petrobras só foi possível pelo apoio de deputados de partidos da base aliada a Dilma Rousseff. Quinze parlamentares do PDT, dez do PMDB, cinco do PP, sete do PR, 13 do PSD, e um de PRB, Pros, e PTB – todas legendas contempladas com ministérios – garantiram o número previsto no regimento interno. No total, representantes de 17 agremiações partidárias apoiam uma nova investigação sobre as denúncias na Petrobras.

O requerimento pede para que sejam investigadas denúncias de superfaturamento e gestão temerária na construção de refinarias no Brasil, como o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) e a Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, a constituição e a operação irregulares de empresas subsidiárias e sociedades de propósito específico com o fim de praticar atos ilícitos; o superfaturamento e a gestão temerária na construção e afretamento de navios de transporte, navios-plataforma e navios-sonda; as irregularidades na operação da Sete Brasil e as irregularidades na venda de ativos da Petrobras na África.

Após o pedido ser protocolado, a Secretaria-Geral da Mesa vai conferir as assinaturas que estão no requerimento com a base de dados da Câmara. Depois de vencido o processo burocrático, a próxima etapa é a leitura do documento em uma sessão da Casa. Esta fase garante a criação da CPI.

Queiroz cobra andamento da reforma do aeroporto de Caruaru

O prefeito José Queiroz esteve na tarde desta quarta, 05, no Recife, para reunião na superintendência do Banco do Brasil. Queiroz agendou o encontro com o objetivo de saber como anda a questão do aeroporto de Caruaru, cuja reforma ficou sob a responsabilidade do Banco do Brasil, conforme delegou o Governo Federal.

O prefeito foi recebido pela por representantes da superintendente estadual, que explicaram que toda a primeira fase de levantamento técnico foi cumprida pelo Banco do Brasil e que agora estão aguardando o posicionamento do Governo para que possam partir para a segunda etapa, a licitação da obra. “Um aeroporto totalmente renovado e com voos comerciais daria um impulsionamento ainda maior ao crescimento de Caruaru. Como este é um assunto estratégico, estou sempre procurando informações até mesmo para atualizar o povo de Caruaru. O jeito é esperar e torcer que o Governo Federal priorize e toque essas reformas dos aeroportos”, disse o prefeito.