Prazos para adequação das lavanderias começam a contar

A entrega formal dos Termos de Ajustamento de Conduta das lavanderias industriais de Caruaru foi efetuada na manhã de hoje (15), no Ministério Público. Ao todo, foram confeccionados 77 termos com as situações escolhidas por cada empresário. Com a entrega dos TAC’s encerra-se a fase de discussões para as adequações. A partir de agora as empresas deverão cumprir os prazos até a total regularização.

Os empresários puderam escolher entre: permanecer onde hoje estão, porém se adequando a todas as normas legais exigidas para a atividade; mudar para o Distrito Têxtil, onde a Prefeitura vai doar os terrenos adequados para as empresas; mudar para outro lugar, desde que dentro das prerrogativas da lei; ou encerrar as atividades. Dos empresários que receberam os TAC’s hoje, 22 escolheram mudar para o Distrito, 15 ficarão onde estão, 6 mudarão para outro lugar, 13 irão encerrar suas atividades e 21 já estão em processo de fechamento.

Para Gilka Miranda, promotora de justiça que é responsável pelos assuntos ambientais em Caruaru, o tema já foi discutido por muito tempo, agora é momento de cumprir a lei. “É importante que todos os proprietários de lavanderias lembrem que mesmo com esses prazos, que passam a contar a partir de hoje, suas empresas devem, desde já, seguir funcionando dentro das normas técnicas que pede a lei. Nós do Ministério Público e a Prefeitura estamos à disposição para orientar, mas ressalto que as discussões acerca do tema vêm sendo levantado por nós há muitos anos. Todos sabiam que essa hora iria chegar, por isso agora vamos partir para o acompanhamento e a fiscalização. Todo o nosso trabalho é pensado para o bem comum. Não é possível mais aceitar o impacto de uma lavanderia para a comunidade, todas, sem exceção, deverão se regularizar”, destacou.

A expectativa da Associação de Lavanderias de Caruaru é tornar todo o processo justo e apoiar as empresas a cumprir os prazos. “Entendemos nossa responsabilidade e a necessidade de nos adequar. Este processo será muito bom para nosso segmento, vai organizar e regularizar. Acreditamos que os prazos que foram estabelecidos nos Termos de Ajustamento de Conduta são bons e que todos podem se adequar. Agora, nossa maior atenção é para quem escolheu ir para o Distrito Têxtil, pois para que possam cumprir os prazos dependemos dos órgãos que vão oferecer a infraestrutura no local“, informou Joanício de Melo, presidente da Associação.

.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *