Programa do Detran-PE está servindo como referência

O diretor presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – Detran-PE, Charles Ribeiro, recebeu hoje (15), acompanhado do seu diretor Geral, Sebastião Marinho, em seu gabinete, o diretor presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas – Detran-AL, e vice-presidente da Associação Nacional dos Detrans – AND, Antônio Carlos Gouveia, para conhecer os programas de Educação no Trânsito que vêm sendo desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Autarquia pernambucana, a exemplo do Pedala PE, que é desenvolvido em parceira entre a Secretaria Estadual das Cidades, por meio do Detran-PE e os instrutores credenciados pelo órgão.

Ribeiro explicou que, a partir do próximo dia 17, o pátio de exames práticos do órgão contará com bicicleta para que os candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) possam ser avaliados com relação aos cuidados que deverão ter com ciclista, a exemplo da preservação da distância regulamentar de 1,5 m exigida pela legislação de trânsito.

Segundo Gouveia, o objetivo da visita, que foi a primeira da sua gestão, foi aprofundar o conhecimento a cerca dos programas desenvolvidos pelo órgão, além de discutir ações que o Detran-PE vem desenvolvendo em relação as cinquentinhas. Já quanto os ciclomotores, Ribeiro destacou que por determinação do governador Paulo Câmara, o Detran-PE vem trabalhando unindo fiscalização e educação. Para se ter uma ideia, em 2014 foram 45.916 acidentes de trânsito em Pernambuco, sendo 34.288 com motos (75%).

“O Detran-PE vai reforçar o investimento em educação de trânsito, pois acredito que motorista bem educado, é motorista consciente e responsável pela sua vida e a do outro. Não adianta só autuar ou apreender veículos, temos que partir para o trabalho educando os futuros condutores, nas escolas, capacitando professores, que serão nossos multiplicadores da educação no trânsito”.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *