Reunião pública destaca ações de infraestrutura e combate a mosquito

3e7714a3-617b-4173-b3c4-49d6c7380986

Os vereadores analisaram e aprovaram as proposituras colocadas em votação na 2ª reunião pública ordinária desta 4ª sessão, realizada na manhã desta quinta-feira (04), na Câmara Municipal de Caruaru. A maioria dos requerimentos referia-se a ações de infraestrutura, como calçamento, saneamento, construção de ponte, de PSF, de creche e de escola de tempo integral, além de terraplanagem de estradas na zona rural.

Entre os destaques, o requerimento para implantação de dez núcleos do Programa Esporte e Lazer da Cidade – PELC urbano, de autoria do vereador Carlos Santos (PRB); o do vereador Edjailson da Caru Forró (PTdoB), demandando realização de audiência pública para discutir o sistema de iluminação pública em Caruaru; o do vereador Alecrim, solicitando intensificação do combate ao mosquito Aedes aegypti com o apoio da Polícia Militar; e o do vereador Eduardo Cantarelli (SD), lembrando a prefeitura do pagamento do adicional de insalubridade aos agentes de saúde e endemias.

Além da aprovação das proposituras, os vereadores usaram a tribuna para tecer críticas. O vereador Rodrigues da Ceaca (PRTB) mostrou a multa que recebeu da Destra (autarquia de trânsito municipal) assim que chegou para trabalhar. “Os vereadores têm tanto direito a isenção de estacionamento quanto o prefeito, seus secretários e diretores. Na prefeitura, tem estacionamento privativo e aqui na Câmara temos apenas três vagas nos fundos do prédio, enquanto somos vinte e três, fora os servidores”, reclamou o parlamentar. O presidente da Casa, vereador Leonardo Chaves (PSD), disse que a situação está insustentável e os vereadores vão se mobilizar para revertê-la. Até o começo do ano, a Câmara dispunha de uma área reservada para estacionamento em serviço na Rua XV de Novembro, parceria firmada com os administradores do espaço, mas que foi cancelada quando a prefeitura, inopinadamente, resolveu assumir o local e estabelecer a chamada Zona Azul. “Como podemos pagar 3 reais e vinte centavos a cada duas horas para trabalhar? Ao final do mês, teremos pago mais de 170 reais só de estacionamento para vir ao trabalho”, questionou um servidor, que pediu para não ser identificado.

Já o vereador Gilberto de Dora (PSB) reclamou do mau atendimento pelo 190, número de emergência da Polícia Militar. “Testemunhei a agressão covarde a uma mulher em uma rua da cidade e liguei de imediato para o 190. Quando atendeu, tocou uma mensagem gravada, falando sobre chikungunya, dengue e zika vírus por mais de 45 minutos e não consegui ser atendido. Um vizinho foi que ligou para um policial amigo, que mandou a viatura e atendeu à demanda”, reclamou o edil. Rozael do Divinópolis ajuntou: “Não adianta de nada realizar audiência, conversar com comandante, mandar ofício, pois nada é resolvido”.

Ao final da reunião, o presidente Leonardo Chaves convocou a próxima reunião pública ordinária para a terça-feira, dia 16. O expediente na Câmara Municipal de Caruaru vai ser normal na quinta e sexta após a Quarta-Feira de Cinzas (10).

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *