Secretaria de Saúde de Caruaru leva dentistas para realizar tratamento bucal

Ação de Saúde Bucal - Foto Jorge Farias

Foi realizada, nesta terça-feira (03), uma ação de saúde bucal nas escolas municipais Mestre Vitalino, no Alto do Moura, e Maria de Lourdes Pepeu, em Taquara, Zona Rural de Caruaru.

A ação faz parte do “Aprender com Saúde”, um programa integrado entre a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Educação do município, que visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde e tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças, jovens e adultos da rede municipal de ensino.

“A ação de hoje foi iniciada pela Coordenação de Saúde Bucal ontem, com a calibração de todos os profissionais dentistas das unidades básicas de saúde com o professor doutor da Universidade Metodista de São Paulo, Júlio Bassi, sobre um procedimento restaurador de mínima intervenção e desconforto aos pacientes capaz de controlar a doença cárie, muito indicado nos casos de dentes decíduos (dentes de leite), procedimento esse que não necessita da cadeira odontológica para acontecer”, explicou a Coordenadora do Programa Aprender com Saúde, Carina Toscano.

Foram atendidos, aproximadamente, 120 alunos, de três a sete anos de idade, que foram previamente diagnosticados com lesões de cárie, em um evento anterior chamado de “Um sorriso do tamanho do Brasil”. 40 dentistas participaram da ação de hoje, utilizando material disponibilizado pela empresa parceira de materiais odontológicos, SDI.

Para a coordenadora da Escola Maria de Lourdes Pepeu, Amanda Nascimento, a ação de saúde bucal dentro da escola é de fundamental importância para a higiene e cuidados com a boca. “É um trabalho de conscientização, de cuidado com a saúde bucal tanto para as crianças quanto para os pais, pois a ideia é que eles deem continuidade dentro de casa também e cuidem melhor da boca e dos dentes”, comentou.

Algumas mães estiveram presentes durante o evento, entre elas, a dona de casa Maria Josefa da Silva, que era só agradecimento pela Secretaria de Saúde levar o tratamento dentário para dentro da escola. “Estou adorando esta ação, ela é muito importante, pois nem sempre temos condições de levar nossos filhos para fazer o tratamento. E ele vindo até a escola, ajuda e muito a manter nossas crianças saudáveis. Só tenho a agradecer”, reconheceu emocionada.

O objetivo da gestão é sanar as lesões para que a continuidade do cuidado seja voltada para higiene adequada e hábitos saudáveis, o que poderá resultar numa dentição permanente livre de cáries. A partir dessa ação cada dentista deverá desenvolver o método nas escolas de seus respectivos territórios.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *