Fernando de Noronha realiza II Festival Literário Cultural e Artístico com foco em literatura, arte e sustentabilidade

Entre os dias 4 e 7 de junho, a Administração de Fernando de Noronha, por meio da Superintendência de Turismo, Cultura e Esportes, realiza a segunda edição do Festival Literário, Cultural e Artístico (Literarte 2026). Com o tema “Literatura: pontes que conectam mundos”, o evento reúne escritores, artistas, apresentações culturais e ações ambientais em uma programação gratuita voltada para moradores e visitantes.

O administrador de Fernando de Noronha, Virgílio Oliveira, destacou a importância do festival para o fortalecimento da cultura local.

“O Literarte já se consolida como uma importante atração do calendário cultural de Fernando de Noronha, promovendo incentivo à leitura, valorização da identidade local e fortalecimento do turismo cultural na ilha. O festival também cria um espaço de encontro entre moradores, artistas e visitantes, unindo arte, educação e cultura em uma experiência coletiva de troca e valorização do nosso território”, afirmou.

Já o superintendente de Turismo, Cultura e Esportes de Fernando de Noronha, Islian Pereira, ressaltou que o Literarte amplia o olhar sobre a ilha para além do turismo de natureza.

“Estamos construindo um festival que reúne literatura, música, arte, educação e sustentabilidade em uma programação que valoriza tanto a produção cultural local quanto a nacional, fortalecendo também o diálogo entre cultura e preservação ambiental”, afirmou.

Entre os convidados confirmados, estão Luna Vitrolira, que participa de uma das mesas e será a apresentadora oficial do evento, Leonardo Piana, Monique Malcher, Clarice Freire, Agnes Souza, Alan Barros, Márcia Feodrippe, Preta Letrada e Lucas Barros, além da participação internacional do jornalista português, Luís da Silva Marques.

Além dos debates literários e encontros com autores, o festival contará com programação infantil, apresentações musicais, intervenções artísticas e uma feirinha sustentável com instituições parceiras ligadas ao meio ambiente, como ICMBio, Projeto Tamar, Projeto Golfinho Rotador, Eco Noronha, Noronharte, Neoenergia e Ambipar.

A programação também celebra o aniversário da Área de Proteção Ambiental (APA) de Fernando de Noronha, reforçando a conexão entre cultura, educação ambiental e preservação do patrimônio natural da ilha.

Para Hayrton Almeida, presidente do Fernando de Noronha Convention & Visitors Bureau (Visite Noronha), o festival reforça a vocação da ilha para experiências que vão além do turismo de natureza.

“Fernando de Noronha já é reconhecida mundialmente por sua beleza natural, mas eventos como o Literarte mostram que a ilha também é um território de cultura, conhecimento e troca de experiências. O turismo contemporâneo busca vivências autênticas, e a cultura tem um papel fundamental na construção desse olhar sobre o destino.”

Cepe Editora – Com estande próprio, a Cepe Editora levará ao festival o seu catálogo de livros premiados e edições das revistas Continente Multicultural e Pernambuco em condições especiais. Na programação oficial, garante atividades para o público infantil com contações das histórias dos livros S.O.S Bichos Brasil, de Frederico Brito e Thais Evangelista, com ilustrações da artista visual Luci Sacoleira, e O caminho para as águas, de Carla Dawidman (texto) e Faw Carvalho (ilustrações).

O primeiro trata de um tema de grande preocupação, que é risco de extinção de animais de várias regiões do país enquanto o segundo, aborda questões como o respeito às diferenças a partir da relação de amizade entre um menino e um elefante.

Para o público adulto, o bate-papo “Literatura e Afetos: Narrativas que curam e conectam, reunirá as escritoras Clarice Freire, Agnes Souza e Edilene Francisca com mediação de Edna Moura. A conversa propõe uma reflexão sobre o poder da literatura como espaço de encontro humano e escuta sensível.

“A realização, pelo segundo ano, do Literarte representa mais do que um evento artístico. Ele é a consolidação de um espaço de encontro entre a produção cultural e a formação de leitores. Em Noronha, esse impacto ganha uma dimensão especial ao unir cultura, patrimônio e sustentabilidade”, destaca o presidente da Cepe, João Baltar Freire.

O Literarte 2026 conta com parceria da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), Atalaia Noronha, Visite Fernando de Noronha Convention & Visitor Bureau e Azul Linhas Aéreas.

PROGRAMAÇÃO GRATUITA

Quinta-feira – 04/06

19h – Maracatu Nação Noronha
19h30 – Solenidade de abertura
20h – Mesa “Literatura e Transformação Social”
21h – Show com Ravel e Luizinho de Serra

Sexta-feira – 05/06

19h – Mesa “Literatura, Território e Identidade”
20h – Momento comemorativo da APA e exibição de documentário
21h – Mesa “Literatura e Juventude: Comunicação na Era Digital”
22h – Show com Raí di Serra

Sábado – 06/06

15h às 17h – Contação da história do livro infantil S.O.S Bichos Brasil (Cepe Editora)
19h – Mesa “Vozes Negras Femininas: Resistência e Ancestralidade”
21h – Mesa “Literatura e Afetos: Narrativas que Curam e Conectam” (Cepe Editora)
22h – Show com Rock Oceânico

Domingo – 07/06

15h às 16h – Contação da história do livro infantil O caminho para as águas (Cepe Editora)
17h – Contação de história “Caminhos para as Águas”
17h30 – Mesa “Conectando Mundos por meio da Arte e da Literatura”
18h30 – Mesa “Arte, Cultura e Literatura”
20h – Shows com Sony Bass e Chico Balla

SERVIÇO

II Festival Literário Cultural e Artístico de Fernando de Noronha – Literarte 2026
Tema: Literatura: pontes que conectam mundos
Data: 4 a 7 de junho
Local: Praça São Miguel – Vila dos Remédios – Fernando de Noronha

Secretaria de Educação de Caruaru divulga novas vagas para CMEIs municipais

A Secretaria de Educação de Caruaru, por meio do site oficial “Creche Fácil”, divulgou uma nova convocação de crianças contempladas com vagas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). O resultado já está disponível através do endereço eletrônico: https://crechefacil.caruaru.pe.gov.br e pode ser consultado pelos responsáveis dos menores.

Os responsáveis devem efetivar as matrículas das crianças presencialmente na unidade contemplada, desta a última segunda-feira (25) até 2 de junho. No ato, é necessário apresentar os seguintes documentos:

Do estudante (cópia):
1. Certidão de nascimento e/ou RG;
2. CPF;
3. Cartão do SUS;
4. Cartão de vacinação da criança atualizado;
5. Cartão do Bolsa Família (caso seja beneficiário);
6. Comprovante de tipagem sanguínea – Fator RH;
7. 2 fotos 3×4;
8. Laudo médico para estudantes com Deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades ou Superdotação.

Pais ou responsáveis (cópia):
1. RG;
2. CPF;
3. Comprovante de residência com CEP.

Governadora Raquel Lyra nomeia Clodoaldo Battista de Sousa como novo Defensor Público-Geral para o biênio 2026-2028

A governadora Raquel Lyra nomeou o novo defensor público-geral da Defensoria Pública do Estado de Pernambuco, para o biênio 2026-2028. O defensor público Clodoaldo Battista de Sousa Teixeira foi escolhido a partir da lista tríplice divulgada pela Defensoria no dia 20 de maio. A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (26).

Clodoaldo Battista de Sousa Teixeira é formado em Direito pela Universidade Federal da Paraíba e mestre em Direito Público. O novo defensor público-geral tem 20 anos de trabalho na Defensoria Pública do Estado e exerceu o cargo de presidente da Associação de Defensores Públicos do Estado de Pernambuco (Adepepe). Ele também já lecionou disciplinas de Direito em universidades e faculdades de Pernambuco, Bahia e Ceará.

AMC anuncia grande esquema de interdições no São João de Caruaru; veja ruas bloqueadas e mudanças no trânsito

Com o objetivo de garantir fluidez no trânsito e segurança viária para condutores e pedestres a Autarquia de Mobilidade de Caruaru (AMC) informa que, algumas ruas e avenidas no entorno do Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, Estação Ferroviária e Polo Azulão serão interditadas nos dias de evento, das 17h às 5h e, no Alto do Moura, das 9h às 19h.

As interdições acontecerão nas seguintes vias:

Polo Azulão:

Rua Armando da Fonte;
Av. Rui Barbosa, cruzamento com a Rua Felipe Camarão;
Rua Felipe Camarão;
Rua Visconde de Inhaúma, cruzamento com a Avenida Oswaldo Cruz;
Rua São José Da Laje.

Estação Ferroviária:

Rua Frei Caneca;
Rua João Tibúrcio;
Rua Dom Sebastião Leme;
Rua Silva Filho, cruzamento com a Rua Silva Jardim;
Rua Mestre Pedro (acesso liberado para ônibus);
Rua Cleto Campelo;
Rua Capitão João Velho, cruzamento com a Av. Cel. Limeira;
Rua Cleto Campelo.

Pátio de Eventos:

Rua João Tavares;
Rua Evaristo da Veiga;
Rua Filemon Bastos De Oliveira;
2ª Travessa Filemon Bastos;
Rua Manoel Surubim;
Rua Agnelo Dias Vidal;
Rua Berlim;
Rua Paris;
Tv. Manoel Surubim;
Rua Pedro Gonçalves Filho;
Rua do Agreste;
Rua Araguary;
Rua Professora Maria Auxiliadora Teixeira Lins;
Rua São Vicente De Paula;
Rua Antônio Satu;
Rua Jornalista Aníbal Fernandes;
Travessa Jornalista Aníbal Fernandes;
Rua Dr. Júlio De Melo;
Rua Erasmo Braga;
Praça Pedro de Souza;
Rua Martins Jr.

A Rua Dr. José Mariano, a partir da praça Pedro de Souza, terá sentido invertido no trânsito durante os dias de evento, passando a ser Subúrbio/Centro da Cidade no horário das 17h às 5 h do dia seguinte.

A Avenida Leão Dourado será interditada para circulação de veículos, nos dias de eventos no Alto do Moura, a partir do cruzamento com a Avenida Walmir Aragão, continuando a interdição na Rua Mestre Vitalino, até o cruzamento com a Travessa Mestre Vitalino.

Transporte nas proximidades do Pátio de Eventos de Caruaru:

As Avenida Rio Branco (nos dois sentidos), Major Manoel de Freitas (sentido centro/subúrbio) e Coronel Limeira e as Ruas Belmiro Pereira e Capitão João Velho terão pontos para transporte por aplicativo;

As Ruas Belmiro Pereira, Jornalista Aníbal Fernandes, Capitão João Velho, Visconde de Inhaúma, Filemon Bastos de Oliveira e Avenida Major Manoel de Freitas terão pontos de táxi;

As Ruas Filemon Bastos de Oliveira, Jornalista Aníbal Fernandes e Avenida Major Manoel de Freitas terão pontos de mototáxi.

PrefTV divulga novidades na programação e escala time para o São João de Caruaru

Na expectativa para o início das festividades do São João de Caruaru na zona urbana da cidade, a PrefTV, emissora afiliada da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), anuncia novidades na programação. O time da PrefTV se prepara para a maior cobertura da história da festa, em parceria com o Sua Música e com participações especiais no Arraiá Brasil, da TV Brasil.

Durante o mês de junho, os jornalistas Gabriela Luna e Artur Lucena comandam a transmissão da PrefTV no estúdio que fica nos bastidores da festa, entrevistando os artistas e mostrando a movimentação exclusiva. Uma das novidades deste ano é o studio glass, que ficará em frente ao palco do Pátio de Eventos e vai contar com Rebeca Nunes no comando da apresentação junto aos apresentadores do Sua Música. Além disso, Thiago Lagos mostra com exclusividade e conversa nos camarins com as grandes atrações que vão passar pela festa.

O comando da transmissão dos shows do Alto do Moura fica sob a responsabilidade do jornalista e apresentador Remir Freire. O repórter Robson Nielson mostra toda a movimentação das ruas desse polo, que é um dos mais movimentados da festa durante o mês de junho e fica no maior centro de artes figurativas da Américas.

Durante o período, o jornalista Everton Freitas estará todas as noites na equipe de transmissão do maior e melhor São João do mundo, diretamente do Pátio de Eventos Luiz Gonzaga. O jornalista Eliaquim Oliveira agora faz parte do time da emissora e, durante o mês de junho, vai estar à frente da apresentação do 6h em Pauta, de segunda a sexta, às 18h05.

Jailma Barbosa, repórter do 6h em Pauta, também estará durante o período junino na equipe de transmissão da festa. A repórter Nayara Cavalcanti estará na equipe de reportagem do telejornal, de segunda a sexta, durante este período.

“A PrefTV se prepara para fazer a maior transmissão da história do São João de Caruaru. As novidades chegam para reforçar o time e garantir que o nosso telespectador tenha o melhor da informação e do entretenimento durante o período junino”, destacou Thiago Azevedo, secretário de Comunicação de Caruaru.

Acordo prevê regra de transição de 60 dias para fim da escala 6×1

O governo e a Câmara fecharam um acordo nesta segunda-feira (25) que estabelece o prazo de 60 dias para o fim da escala 6×1 após a promulgação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC). Com a mudança, o trabalhador passará a folgar dois dias por semana já no início da transição. Também neste prazo, a jornada será reduzida de 44 para 42 horas semanais. No prazo de 12 meses após a promulgação, a jornada deve cair para as 40 horas semanais. A medida agora segue para análise dos parlamentares na Câmara e no Senado.

A decisão foi anunciada pelo presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), acompanhado dos ministros do Trabalho, Luiz Marinho, e das Relações Institucionais, José Guimarães.

“A transição se dará dentro de um ano, não mais do que isso. Nós faremos a redução de 44 horas para 40 em um ano, após essa primeira redução de duas horas. Isso atende um apelo da classe trabalhadora, também escuta o setor produtivo. Dá um tempo para que os setores possam se organizar”, afirmou Motta.

O relator da PEC, deputado Leo Prates (Republicanos-BA), deve apresentar o texto no final da tarde desta segunda-feira, na sessão da Comissão Especial que analisa o tema. A votação está prevista para quarta-feira (27) na Comissão e na quinta-feira (28) no Plenário da Casa.

“Para o que mais interessa para o povo brasileiro, que foi o que mais motivou [o povo], que foi o fim da escala 6×1, não há transição, são 60 dias a partir da promulgação”, destacou Prates.

Em 60 dias:
início da escala de 5 dias de trabalho com 2 dias de descanso
jornada reduzida de 44 horas semanais para 42 horas

Em 1 ano:
jornada deve cair de 42 horas para 40 horas semanais
Com isso, o trabalhador que hoje faz 44 horas em seis dias de trabalho terá o direito de fazer 42 horas em, no máximo, cinco dias de trabalho, após os 60 dias da promulgação. Após 12 meses, a jornada será reduzida para 40 horas semanais, o que dá 8 horas por dia em cinco dias de trabalho, e dois de descanso (5×2).

Governo
O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, disse que esse acordo é resultado do diálogo entre o governo e o Parlamento e da luta dos trabalhadores brasileiros. Ele pediu ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), que dê celeridade à proposta após aprovação da Câmara.

“Quero cumprimentar a juventude brasileira e a mulher trabalhadora brasileira, que é quem mais gritou, pedindo socorro. ‘Nós estamos adoecendo, nós não estamos aguentando mais. Nós precisamos de pelo menos duas folgas na semana’. Esse foi o grito da classe trabalhadora”, disse o ministro.

O ministro responsável pela articulação política do governo com o Parlamento, José Guimarães, agradeceu ao deputado Hugo Motta pelo acordo costurado para a PEC do fim da escala 6×1.

“País hoje vai comemorar, talvez, uma das medidas mais importantes para o mundo do trabalho, especialmente para os trabalhadores e trabalhadoras brasileiras”, disse Guimarães.

Novas regras para MEIs
O presidente da Câmara, Hugo Motta, antecipou ainda uma proposta para que os microempreendedores individuais (MEIs) sejam autorizados a contratar mais empregados, aumentando ainda o valor do faturamento. Atualmente, os MEIs só podem contratar um trabalhador e devem ter um faturamento bruto de até R$ 81 mil por ano para se enquadrar nessa categoria.

“A ideia nossa é poder avançar, permitindo que esses empreendedores possam contratar mais pessoas, já que estamos reduzindo a jornada de trabalho. Isso irá trazer um avanço significativo, principalmente para buscarmos a formalidade do trabalho”, disse Motta.

A mudança para os MEIs e possíveis alterações para categorias específicas devem ser tratadas depois da aprovação da PEC, em projeto de lei com urgência constitucional enviado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Posteriormente à promulgação da PEC, possamos tratar das excepcionalizações que possam ser feitas de acordo com o projeto de lei, com a particularidade de cada setor, porque nós não queremos que essa medida venha, de certa forma, a trazer nenhuma dificuldade naquilo que é uma questão operacional para serviços que têm cada um a sua especificidade”, completou Hugo Motta.

*Texto ampliado às 14h11 e alterado às 16h21 para ajuste na redação do primeiro parágrafo

Antonio Coelho conduz audiência pública sobre papel estratégico do IFSertão e do IFPE em Pernambuco

O deputado Antonio Coelho conduziu, na manhã desta terça (19), uma audiência pública para debater o papel estratégico do IFSertãoPE e do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) no desenvolvimento técnico e sustentável do estado. Realizado no âmbito da Comissão de Finanças, Orçamento e Tributação (CFOT) da Assembleia Legislativa, o encontro reuniu os reitores das instituições, Jean Carlos Alencar e José Carlos de Sá, respectivamente, além de representantes das instituições de ensino de diversas cidades pernambucanas.

Durante a audiência, foram apresentados os trabalhos desenvolvidos pelos IFSertãoPE e pelo IFPE para a formação de mão de obra qualificada, para o incentivo à pesquisa e o fomento à inovação.

Presidente da CFOT, o deputado Antonio Coelho destacou a relevância dos institutos federais para a formação e o aprimoramento do capital humano pernambucano. Na avaliação do parlamentar, as instituições exercem um papel singular não apenas na educação, mas também na pesquisa, no fortalecimento do homem do campo e na promoção do empreendedorismo. “Os institutos federais ajudam a transformar realidades. São espaços que promovem conhecimento, inovação e oportunidades, sobretudo no interior do estado”, ressaltou.

O parlamentar também lembrou a contribuição histórica do antigo Cefet, atual IFSertãoPE, para o desenvolvimento de Petrolina e do Sertão do São Francisco. “Petrolina, hoje reconhecida pela sua pujança econômica, teve no Instituto Federal um importante aliado na formação de muitos professores e profissionais. Isso, certamente, contribuiu para o dinamismo da fruticultura irrigada, da caprinovinocultura e outras atividades que impulsionam a economia regional”, destacou.

Ao longo da audiência pública, os representantes das instituições reforçaram a importância da parceria entre os institutos federais e o poder público a fim de ampliar oportunidades, estimular a inovação e fortalecer o desenvolvimento de Pernambuco.

SOBRE o IFSertãoPE – O instituto tem como missão promover educação profissional, científica e tecnológica de qualidade, integrada à pesquisa e à extensão. Área que contribuem diretamente para o desenvolvimento social, econômico e sustentável do Semiárido e do Sertão pernambucanos. Atualmente, possui unidades em Petrolina, Floresta, Ouricuri, Salgueiro, Serra Talhada e Santa Maria da Boa Vista, além de novos campi em fase de implantação em Araripina e Águas Belas.

Projeto de Jorge Quintino que garante gratuidade no transporte a pessoas com fibromialgia é aprovado em Caruaru

O anteprojeto de lei de autoria do vereador Jorge Quintino (PODE), que prevê a gratuidade no transporte público municipal para pessoas diagnosticadas com fibromialgia, será transformado em projeto de lei em Caruaru. A confirmação foi feita pelo vereador e pelo prefeito Rodrigo Pinheiro (PSD).

A proposta tem como objetivo ampliar o acesso ao transporte, garantindo mais dignidade e facilitando o deslocamento de pacientes para consultas, tratamentos e atividades essenciais, considerando as limitações causadas pela fibromialgia.

O vereador Jorge Quintino destacou o impacto social da medida e a sensibilidade do governo Rodrigo Pinheiro, ”Estamos falando de uma política pública que reconhece as dificuldades enfrentadas por essas pessoas e busca garantir mais respeito, acesso à saúde e qualidade de vida. Agradeço a gestão municipal e em especial ao prefeito Rodrigo Pinheiro pela iniciativa e por ter tamanha sensibilidade em acolher nosso projeto , disse.

O prefeito Rodrigo Pinheiro também comentou a iniciativa, ”Vamos enviar para a câmara esse projeto de lei que eu tenho certeza que será aprovado, para darmos a gratuidade para os ônibus municipais pra quem tem fibromialgia, dando dignidade e enxergando os invisíveis”, disse ele.

O projeto segue para ser analisado e votado na Câmara Municipal de Caruaru e, em seguida, para sanção do prefeito. Após essas etapas, passará a vigorar e valer em toda a cidade.

Governadora Raquel Lyra anuncia pacote de obras de mobilidade e saneamento e entrega novo Centro de Referência da Mulher em Caruaru

A governadora Raquel Lyra anunciou, nesta segunda-feira (25), um pacote de investimentos para ampliar a infraestrutura urbana, fortalecer o saneamento básico e melhorar a mobilidade em Caruaru, no Agreste Central. As ações incluem autorização de obras de pavimentação e recapeamento asfáltico de ruas, entrega de títulos de regularização fundiária e de um novo Centro de Referência da Mulher (CRM). Durante a manhã, a gestora ainda comandou a abertura da quarta e última etapa do Circuito Literário de Pernambuco (Clipe).

“Começamos o dia hoje na última etapa do Clipe, para dar acesso à política pública de educação e de cultura. Aqui em Caruaru, entregamos mais de 500 novas escrituras públicas, 65% delas na mão de mulheres. Além disso, assinamos autorização de início de obras, autorizações de licitação e de elaboração de projetos para pavimentação e asfalto em Caruaru. E ainda a ampliação do sistema de tratamento de água do bairro de Salgado, ampliando também na zona rural. São investimentos para melhorar a qualidade de vida da população. Ninguém segura o nosso Agreste”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Famílias dos núcleos habitacionais Cedro I e II, no bairro de Rendeiras, foram beneficiadas com a entrega de 534 títulos de regularização fundiária, garantindo mais segurança jurídica e dignidade para os moradores da região. A agenda também contou com a inauguração do 17º Centro de Referência da Mulher do Estado, entregue na atual gestão. O equipamento, voltado ao acolhimento e proteção das mulheres do Agreste, recebeu investimento de R$ 305 mil.

Na área de infraestrutura viária, a gestora autorizou licitações que somam R$ 21,2 milhões para obras de capeamento, recapeamento asfáltico, pavimentação e sinalização em dezenas de ruas da cidade. O pacote inclui R$ 5,4 milhões para intervenções em 16 vias que interligam corredores importantes de mobilidade urbana e atendem trajetos do transporte público. Também foram anunciadas licitações para obras de pavimentação em 46 ruas de diferentes bairros do município, com investimento estimado em R$ 15,8 milhões. Além das obras imediatas, a gestão estadual autorizou a elaboração de dois projetos de pavimentação que irão contemplar 64 vias em Caruaru, preparando novos investimentos estruturadores para os próximos anos.

“Somente nesta Semana do Solo Seguro, estamos entregando mais de três mil títulos em Pernambuco. Também assinamos a autorização de licitação e autorização de projeto para 126 ruas no município. São vias em diversos bairros, que fazem toda a diferença na infraestrutura do município”, explicou o diretor-presidente da Cehab, Paulo Lira.

Para melhorar o saneamento e abastecimento da cidade, o programa Águas de Pernambuco garantirá R$ 34,4 milhões em investimentos para o município. Entre as ações estão o início das obras de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) Rendeiras, implantação do Coletor 24 e construção da Estação Elevatória de Esgoto B24, com aporte de R$ 12,4 milhões. A obra beneficiará cerca de 28 mil pessoas e prevê a instalação de mais de 11 quilômetros de redes coletoras.

“Hoje estamos dando um passo importante. São ações que vão mudar com certeza o panorama da dificuldade de abastecimento não só de Caruaru, mas também das cidades vizinhas”, explicou o secretário de Recursos Hídricos e Abastecimento, Almir Cirilo.

O pacote de investimentos também contempla a melhoria da Estação de Tratamento de Água (ETA) Salgado, com investimento de R$ 5,2 milhões, beneficiando aproximadamente 150 mil pessoas. Além disso, foi autorizada a licitação do Sistema de Abastecimento de Água da zona rural de Caruaru e de Riacho das Almas, obra de R$ 16,8 milhões que vai ampliar o acesso à água tratada para cerca de 8 mil moradores.

O prefeito do município, Rodrigo Pinheiro, celebrou as conquistas da parceria com a gestão. “Estamos juntos comemorando os avanços que Pernambuco vem tendo, principalmente Caruaru. Aqui vemos o sonho de anos da população sendo realizado”, afirmou.

CLIPE – Ainda na manhã desta segunda (25), também em Caruaru, a governadora comandou a abertura da quarta e última etapa do Circuito Literário de Pernambuco (Clipe) 2026. A iniciativa, realizada por meio da Secretaria de Educação (SEE), deve reunir cerca de 8,7 mil profissionais da educação da rede estadual, além de estudantes e visitantes de diversas regiões do Agreste pernambucano até o próximo sábado (30)

Presente no evento, o deputado federal Fernando Monteiro, classificou o dia como simbólico. “Esses investimentos vão fazer diferença na vida de muita gente. É um gesto completo de enxergar os invisíveis, transformando Pernambuco do Sertão ao Litoral”, pontuou. O deputado estadual Edson Vieira complementou. “Isso é olhar para todos os cantos do Estado, sem discriminar ninguém. Por onde passamos, é obra por todo lugar”, acrescentou. Por fim, o deputado estadual Joãozinho Tenório acrescentou. “Desconheço qualquer outro Estado da federação que tenha recebido tanto investimento como Pernambuco”, finalizou o parlamentar.

Também acompanharam o evento os secretários estaduais Ana Maraíza (Administração) e Coronel Hercílio Mamede (chefe da Casa Militar); os prefeitos Silvestre (Passira), Dió Filho (Riacho das Almas), Fátima Borba (Cortês) e Dona Graça (Catende), além de vereadores e outras lideranças locais.

Vereador Jorge Quintino propõe criação do Programa “Professor Inovador” em Caruaru

O vereador Professor Jorge Quintino (PODE) apresentou um anteprojeto de lei propondo a criação do Programa “Professor Inovador”, em Caruaru. A iniciativa busca incentivar, reconhecer e premiar professores da rede pública municipal que desenvolvam práticas pedagógicas inovadoras, projetos tecnológicos e ações de impacto social voltadas à melhoria da educação.

A proposta prevê a participação de professores efetivos, contratados e integrantes de programas educacionais ligados à rede municipal. Os projetos poderão concorrer em categorias como desenvolvimento de aplicativos educacionais, inclusão digital, sustentabilidade, combate à evasão escolar, criação de métodos pedagógicos inovadores e projetos científicos aplicados à educação.

Segundo Jorge Quintino, a proposta busca reconhecer experiências já desenvolvidas por educadores da rede municipal e incentivar novas iniciativas dentro das escolas.

“Caruaru possui professores que desenvolvem projetos importantes nas áreas de tecnologia, ciência, inclusão e inovação pedagógica. O Programa Professor Inovador surge para valorizar esses profissionais e estimular ainda mais iniciativas que contribuam para a melhoria da educação municipal”, destacou o vereador.

O texto também autoriza o Poder Executivo a firmar parcerias com universidades, empresas ou instituições de pesquisa para viabilizar a execução do programa.

A proposta segue para análise na Câmara Municipal de Caruaru.