Diplomação de vereadores e prefeitos eleitos acontece neste mês em todo o Estado

Com a chegada do mês de dezembro, a Justiça Eleitoral em Pernambuco dá início às cerimônias de diplomação dos eleitos nos cargos de vereador, prefeito e vice-prefeito nas Eleições 2024. O ato encerra o processo eleitoral e habilita os eleitos a tomarem posse, sendo realizada a entrega dos diplomas assinados pelos juízes eleitorais de cada cidade.

Este ano o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) promoverá um evento conjunto para os mais de 100 diplomandos do Recife e de Olinda, Paulista e Jaboatão dos Guararapes. A solenidade acontecerá no próximo dia 16 de dezembro, a partir das 16h, no Teatro Guararapes (Centro de Convenções de Pernambuco, Av. Prof. Andrade Bezerra, s/n, Salgadinho, Olinda).

A cerimônia será aberta ao público e serão disponibilizados 600 lugares no interior do teatro, além de um telão montado do lado externo para garantir que todos os presentes possam acompanhar a cerimônia. As demais vagas estarão reservadas para os diplomandos, convidados e autoridades.

Nas demais cidades, a cerimônia é organizada pela respectiva Zona Eleitoral e não é necessário o credenciamento de imprensa. As datas, horários e locais já estão disponíveis. Consulte aqui. Nos municípios-sede dos Polos Eleitorais, as diplomações acontecerão nos seguintes dias e lugares:

– Vitória de Santo Antão (18ª ZE): 18 de dezembro, às 9h, no Auditório do Ministério Público Estadual

– Carpina (20ª ZE): 13 de dezembro, às 14h30, no Salão do Júri do Fórum da Comarca de Carpina

– Limoeiro (24ª ZE): 17 de dezembro, às 9h, na Sala do Júri do Fórum do Tribunal de Justiça da Comarca de Limoeiro

– Palmares (37ª ZE): 16 de dezembro, às 10h, no Centro Municipal de Formação Profissional Professor Douglas Miranda Marques

– Surubim (34ª ZE): 19 de dezembro, às 10h, na Câmara de Vereadores do Município de Surubim

– Belo Jardim (45ª ZE): 11 de dezembro, às 10h, no Hotel Lacazzona

– Arcoverde (57ª ZE): 19 de dezembro, às 19h30, no Esporte Clube de Arcoverde

– Afogados da Ingazeira (66ª ZE): 6 de dezembro, às 15h, no Salão do Júri do Fórum Leandro Laurindo Ramos

– Petrolândia (70ª ZE): 11 de dezembro, às 9h, na Câmara de Vereadores de Petrolândia

– Serra Talhada (71ª ZE): 17 de dezembro, às 19h, no Auditório da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

– Salgueiro (75ª ZE): 18 de dezembro, às 9h, em local a ser definido

– Ouricuri (82ª ZE): 19 de dezembro, às 16h, no Auditório do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE)

– Petrolina (83ª ZE): 17 de dezembro, às 10h, em local a ser definido

– Igarassu (85ª ZE): 17 de dezembro, às 16h, na Câmara Municipal de Igarassu

– Garanhuns (92ª ZE): 16 de dezembro, às 9h, no Salão do Júri do Fórum Ministro Eraldo Gueiros Leite

– Caruaru (106ª ZE): 18 de dezembro, às 15h, no Auditório do Colégio Adventista

Diario de Pernambuco

Quadrilha envolvida em extorsão e lavagem de dinheiro é alvo de mandados e bloqueio milionário

A Polícia Civil de Pernambuco deflagrou, nesta terça-feira (3), a operação Chamada Restrita, com o objetivo de desarticular uma associação criminosa voltada à prática dos crimes de extorsão e lavagem de capitais.

Segundo a corporação, o grupo ligava para as vítimas, através de chamadas restritas, as ameaçavam de morte e as coagiam a realizar PIX para contas de terceiros, laranjas também investigados.

A investigação foi iniciada em fevereiro de 2022.

Nessa data, foram cumpridos dois mandados de prisão, cinco de busca e apreensão domiciliar e o bloqueio judicial de ativos financeiros no valor total de R$ 1 milhão. Eles foram cumpridos em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife, e em São Paulo.

Detalhes

Na execução estão sendo empregados 40 (quarenta) Policiais Civis, entre Delegados, Agentes e Escrivães.

As investigações foram assessoradas pela Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco (Dintel) e pelo Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (LAB/LD), contando ainda com o apoio operacional do Comando de Operações e Recursos Especiais (CORE/PCPE).

Diario de PE

Estágio na Caixa: com salários de até R$ 1,1 mil, banco abre processo seletivo

A Caixa, em parceria com a Super Estágios, está com um processo seletivo aberto para estagiários em várias regiões do país, incluindo algumas cidades de Pernambuco.

A seleção é destinada ao preenchimento de vagas de estágio de nível médio, médio técnico e superior, contemplando os cursos de Arquitetura, Engenharia, Direito, Tecnologia da Informação (TI), Ciências Econômicas, Ciências Contábeis e áreas de Projetos Sociais.

O valor da Bolsa Auxílio é de R$ 500 para os níveis médio e técnico, e pode chegar a R$ 1.100 para estagiários do nível superior, variando de acordo com a carga horária. Os estudantes também recebem auxílio-transporte no valor de R$ 130 por mês.

Para participar do processo seletivo, o estudante precisa estar regularmente matriculado em instituições de ensino públicas ou privadas, com frequência efetiva nos cursos de Ensino Médio Regular, Ensino Médio EJA, Técnico e Superior. Também é necessário ter no mínimo 16 anos na data de início do estágio.

As inscrições para o processo são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 13 de dezembro no site da Super Estágios. Os candidatos realizarão prova online e, para as vagas de nível superior, também haverá a etapa de entrevista.

Serão asseguradas 10% das vagas para Pessoas com Deficiência (PcDs), 30% para candidatos que se autodeclararem pretos ou pardos e 3% para candidatos indígenas.

Estágio na Caixa
As vagas para estagiários de ensino médio e de ensino superior são renovadas conforme expiram os contratos vigentes, com prazo de seis meses até dois anos.

O Programa de Estágio CAIXA auxilia na formação profissional de jovens alunos de nível médio e superior, contribuindo para seu aprendizado e entrada no mercado de trabalho. Em troca, esses jovens fortalecem a empresa com ideias criativas e inovadoras que trazem do ambiente acadêmico e escolar, colaborando para a conquista de resultados sustentáveis.

Mais informações sobre a seleção estão disponíveis no site da Super Estágios.

Caruaru zera taxa de transmissão vertical por HIV e recebe selo do Ministério da Saúde

Na última sexta-feira (29.11), a Secretaria de Saúde de Caruaru (SMS) recebeu, em Brasília, duas importantes certificações do Ministério da Saúde (MS). Foram o Selo Prata de Boas Práticas Rumo à Eliminação da Transmissão Vertical do HIV, e o Selo Bronze de Boas Práticas Rumo à Eliminação Vertical da Hepatite B. Em Pernambuco, Caruaru foi o único a conseguir dois selos, sendo o único também a receber a certificação para Hepatite. A transmissão vertical é a transmissão de doenças da mãe para o filho durante a gravidez, parto ou amamentação.

A análise do ministério para o município foi feita com base nos objetivos e aspectos avaliados conforme preconiza o Guia para Certificação da Eliminação da Transmissão Vertical de HIV, Sífilis e Hepatite B, do MS. A equipe nacional de validação sugeriu a aprovação de Caruaru por ter atendido os critérios mínimos para concessão dos selos, baseados em indicadores como o impacto na população, dos serviços de prevenção prestados pelo município, e a taxa de incidência de crianças infectadas pelo HIV/Aids por transmissão vertical (no ventre da mãe), já que essa taxa foi zerada em Caruaru, no ano de 2022.

“Entre os pontos fortes para a conquista dos dois selos para Caruaru, está a articulação bem estabelecida entre os serviços de saúde na nossa rede, que buscou o acompanhamento dos pacientes ao longo da linha de cuidado. Isso resultou em uma rede forte e estruturada, que minimizou as subnotificações e o abandono do tratamento pelos pacientes”, enfatizou o coordenador de Doenças Tropicais e Negligenciadas da SMS de Caruaru, Italo Ramon da Silva, que representou Caruaru no evento, junto com a médica infectologista do SAE Caruaru, Drª Eline Gomes.

O Brasil já cumpre 2 das 3 metas globais da ONU no combate à Aids e até 2025 o país buscará reconhecimento da Opas/OMS como livre da transmissão vertical de HIV no ano que vem, com base nos resultados deste ano. No evento, o Ministério da Saúde entregou 6 certificações a municípios e estados e com isso, o país soma 258 certificações municipais e 10 estaduais.

Presidentes de partido e vereadores eleitos de Caruaru se encontram para tratar da nova mesa diretora

Na noite dessa segunda-feira (2), os presidentes municipais de partidos e vereadores eleitos de Caruaru se reuniram para alinhar estratégias em apoio à reeleição de Bruno Lambreta (PSDB) para a presidência da Câmara Municipal no biênio 2025/2026. O encontro consolidou um número necessário de vereadores para sua recondução, garantindo uma base sólida para o pleito marcado para 1º de janeiro.

Líderes partidários como Pedro Augusto (PSDB), Osmarino Lamartine (PSD), Gilvan Calado (Avante), Anderson Correia (PP) e Anderson Luiz (Podemos) participaram do encontro, que também contou com representantes do PL e outras siglas. Durante a reunião, foi ressaltada a importância do consenso político em torno de Bruno Lambreta, reforçando sua influência no Legislativo e a continuidade de uma gestão alinhada às diretrizes do prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB). O vereador Lula Tôrres não se encontra nas imagens, pois chegou após o registro.

Para Caruaru, expectativas gigantes pela frente!

Por Pedro Augusto

Dezembro aportou no calendário, último mês do ano pela frente e com a sua chegada, as intensificações das expectativas para próxima temporada. Em relação a Caruaru, as projeções, como não poderiam ser diferentes, são as maiores possíveis, ou seja, do tamanho de uma Capital do Agreste, tanto por parte dos caruaruenses como por parte de seus investidores e visitantes.

Escolhido de forma esmagadora nas urnas das eleições 2024 para continuar governando a maior cidade do interior de Pernambuco pelos próximos quatro anos, o prefeito Rodrigo Pinheiro terá a missão gigante de conduzir a locomotiva de Caruaru ainda mais para os trilhos do crescimento, solucionando problemas históricos e propiciando avanços inovadores para o município a sua população.

Se os caruaruenses tomarem como parâmetro o seu desempenho desde que assumiu a cadeira principal da Prefeitura, em meados de março de 2022, o município tem tudo para avançar ainda mais nos seus mais variados setores. Sem pretensões de ser “mágico” ou “salvador da pátria”, mas demonstrando muita vontade e disposição para gerir, Rodrigo vem conseguindo elevar a Capital do Agreste a patamares à altura de uma gigante do Nordeste, com entregas importantes na educação, economia e na infraestrutura.

Com agora não mais dois, mas quatro anos pela frente, o atual prefeito também endossa expectativas gigantes para o futuro de Caruaru, ao cultivar alianças sólidas com lideranças políticas da esfera municipal a federal, que serão imprescindíveis para destravar e executar os investimentos necessários para melhorias aos caruaruenses.

Responsável, juntamente com a sua principal aliada, a agora governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, por elevar o padrão e o nível de exigência em termos de serviços e ações para um munícipio do porte de Caruaru, com as entregas as quais realizou em pouco mais de dois anos, caberá a Rodrigo Pinheiro fazer dela uma Capital do Agreste ainda muito maior e melhor para se viver e se orgulhar!

Se depender de retrospecto, solidez e competência, o avanço vai, sim, continuar em Caruaru!

Dayse Silva representa Rodrigo Pinheiro em reunião com a governadora Raquel Lyra

A vice-prefeita eleita de Caruaru, Dayse Silva (PSDB), representou o prefeito reeleito Rodrigo Pinheiro na primeira reunião promovida pela governadora Raquel Lyra (PSDB) com os prefeitos eleitos e reeleitos de Pernambuco. O evento, realizado na manhã desta segunda (2), no Recife, teve como objetivo apresentar as ações realizadas pelo Governo do Estado, ouvir as demandas municipais e alinhar projetos para os próximos anos. Rodrigo Pinheiro (PSDB), que está em licença médica, foi destacado por Dayse como um gestor comprometido com o fortalecimento de parcerias entre os governos estadual e municipal.

Durante o encontro, Dayse reforçou a importância de manter um diálogo constante com o Governo de Pernambuco para promover melhorias significativas em Caruaru. “O prefeito Rodrigo me confiou a responsabilidade de representá-lo neste momento tão importante, e seguiremos firmes no propósito de consolidar projetos que tragam mais desenvolvimento e qualidade de vida para nossa população e, assim, transformar Caruaru na capital do Nordeste junto com Raquel”, declarou. Entre as prioridades mencionadas por ela estão investimentos em infraestrutura, educação e saúde. Também estavam presentes os gestores municipais Luana Marabuco e Gilvan Calado.

Pagamento de emendas parlamentares é liberado por Flávio Dino, ministro do STF

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), liberou, nesta segunda-feira (2/12), a volta do pagamento das emendas parlamentares.

O pagamento de emendas estava paralisado desde agosto, quando o ministro decidiu que o Legislativo precisava atender aos requisitos constitucionais da transparência e rastreabilidade.

A liberação das emendas deve destravar votações no Congresso Nacional. Os parlamentares esperavam que Dino liberasse a modalidade até sexta-feira (29/11). Para eles, a retomada dos recursos é crucial para dar prosseguimento à análise de pautas importantes para o governo.

Bolsonaro pede anistia a Moraes e Lula em troca de pacificação do país

Indiciado pela Policia Federal por abolição violenta do estado democrático de direito, golpe de estado e organização criminosa, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fez um apelo, nessa quinta-feira (28/11), ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes por anistia aos presos pelo 8 de janeiro. Em troca, disse Bolsonaro, haverá a “pacificação” do Brasil.

Bolsonaro sugeriu a Lula e a Moraes para “zerar o jogo daqui para frente”. Ele reafirmou que apenas o perdão aos golpistas de 8 de janeiro pode trazer paz ao país, comparando o momento com a Lei da Anistia de 1979, no fim da ditadura militar. E pôs a maior responsabilidade pela pacificação nas mãos do ministro do Supremo.

“Para nós pacificarmos o Brasil, alguém tem que ceder. Quem tem que ceder? O senhor Alexandre de Moraes. Em 1979 foi anistiada gente que matou, que soltou bomba, que sequestrou, que roubou, que sequestrou avião. Vamos pacificar, zera o jogo daqui para frente’. Agora, se tivesse uma palavra do Lula ou do Alexandre de Moraes no tocante à anistia, estava tudo resolvido. Não querem pacificar? Pacifica”, ressaltou o ex-presidente.

Metrópoles

De licença médica, governador de Sergipe é flagrado na final da Libertadores

O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), gravou um vídeo justificando sua viagem para assistir a final da Copa Libertadores, em Buenos Aires, na Argentina. Ele se afastou do cargo para terminar de tratar uma pneumonia, mas foi flagrado na arquibancada, durante uma transmissão ao vivo do jogo (imagem em destaque).

“Hoje é um dia feliz, Botafogo campeão, mas estou passando aqui porque houve uma polêmica nas redes sociais por conta da minha viagem. (…). Viajei com autorização médica, porque tinha afastado sete dias por recomendação médica”, explicou o governador na gravação.

Ele disse ainda que não estava “de atestado” e que viajou em meio a uma licença não-remunerada e com recursos próprios.