Câmara de Vereadores de Caruaru comemora 21 anos do ICIA

Na sessão ordinária desta quinta-feira (19), as vereadoras e os vereadores celebraram, na Câmara Municipal, o aniversário de 21 anos do ICIA e debateram questões sobre inclusão social e o papel do parlamentar.

O presidente da Casa, Bruno Lambreta (PSDB), iniciou sua fala parabenizando o ICIA pelos 21 anos de atuação em Pernambuco. O parlamentar enfatizou sua felicidade por celebrar a existência da instituição e a honra em ter contribuído, por meio de requerimentos feitos em parceria com o vereador Anderson Correia (PP), com a realização do credenciamento da entidade junto ao governo estadual, bem como a pavimentação de calçamento que possibilita acesso ao instituto.

Cozinhas comunitárias

A vereadora Aline Nascimento (PP) celebrou a entrega, que acontecerá nesta sexta-feira (19), das cozinhas comunitárias à Caruaru, por parte do governo estadual. A parlamentar destacou seu entusiasmo com a demanda, que foi pauta de uma indicação sua ao governo estadual, em 2023. “Infelizmente, ainda têm pessoas que estão em situação de vulnerabilidade, que precisam desse suporte, e a gente parabeniza a governadora”, concluiu Aline.

Mulheres históricas

A vereadora Perpétua Dantas ressaltou a participação de figuras femininas importantes para a história de Caruaru, destacando a senhora Lucy Tertulina Alves Lima, que prestou serviços ao município na área de inclusão social. Perpétua afirmou que sua trajetória na luta pelos direitos da pessoa com deficiência visual, em sua gestão na Associação Caruaruense de Cegos – Acace, é de valor inestimável. Por essa razão, a parlamentar propôs a entrega de título de cidadã à servidora.

Atuação Legislativa

O vereador Ranilson Enfermeiro (PSDB) usou a tribuna para reforçar seu compromisso com Caruaru e particularmente com a comunidade do Alto do Moura. O presidente da Casa comentou a fala de Ranilson, reconhecendo a representação do trabalho realizado pelo colega parlamentar no bairro Alto do Moura.

O decano da Casa, Leonardo Chaves (PSDB), também debateu seu trabalho legislativo, destacando sua atuação e compromisso pela zona rural de Caruaru.

A próxima Sessão Ordinária será na terça-feira (24).

Vereador Jorge Quintino pede isenção de IPTU para imóveis de pessoas com fibromialgia

Em mais uma ação voltada à ampliação dos direitos das pessoas que convivem com fibromialgia, o vereador Jorge Quintino apresentou um projeto de lei que propõe a isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para imóveis usados exclusivamente como residência por quem sofre da condição. A iniciativa, apresentada na sessão legislativa desta terça-feira, 19 de setembro, visa proporcionar mais dignidade e alívio financeiro a essas pessoas, que frequentemente enfrentam altos custos com tratamentos médicos e medicamentos.

O vereador, que já teve uma importante vitória ao garantir a criação da carteirinha de fibromialgia, permitindo que essas pessoas tenham atendimento prioritário em estabelecimentos públicos e privados, reforça seu compromisso em continuar defendendo os direitos de quem mais precisa. “A isenção do IPTU para quem vive com fibromialgia é uma questão de justiça social. Essas pessoas lidam diariamente com dores crônicas que afetam sua qualidade de vida. Ao isentá-las desse imposto, estaremos ajudando a reduzir o peso financeiro que a doença impõe”, destacou Quintino durante a apresentação do projeto.

Reconhecido como pioneiro na defesa dos direitos de grupos que necessitam de políticas públicas diferenciadas, como os autistas, o vereador reafirma seu compromisso em cuidar de quem mais precisa. O projeto de isenção segue agora para análise nas comissões pertinentes da Câmara de Vereadores e, se aprovado, beneficiará um grande número de cidadãos com fibromialgia na cidade.

“Professor é que tem de me agradecer”, afirma Zé Queiroz

Chamado de Inimigo Nº1 da Educação, o candidato à Prefeitura de Caruaru nas eleições municipais 2024, Zé Queiroz (PDT), afirmou à Rádio Cultura do Nordeste, nesta quinta-feira (19), que os professores locais deveriam agradecê-lo: “Os professores são que têm de me agradecer. Aqui, ali, um ajuste ou outro não tira e não desconfigura o meu apreço pelo professor”.

“A educação é a mãe de todos os sonhos”. Zé Queiroz já havia iniciado o seu programa eleitoral 2024 com esta frase ao conversar com uma família que relembrou seu passado na Prefeitura, afirmando que “os professores faziam parte da vida e da família” dos alunos e que “a merenda era muito boa”. Mas, segundo os professores, essa é uma realidade que só existe nas propagandas e que pouco se relaciona com a verdade vivenciada por eles, durante as gestões de Queiroz.

As reportagens da época trazem um retrato diferente: “Em 2009, ele tirou a gratificação de difícil acesso. Em 2011, ele cortou metade da regência. Em 2013, com o PCC novo, ele integralizou essa gratificação ao salário. Inicialmente, não houve prejuízo, mas já era um prejuízo anunciado porque, com isso, ele tá alegando hoje que paga mais do que o piso. Mas essa integralização ele só poderia fazer até dezembro de 2009, então ele fez isso fora da Lei, burlando a legislação. E hoje os professores querem o reajuste de 8%, que foi passado para todo o Brasil”, relatou o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Caruaru (SISMUC), Eduardo Mendonça, em entrevista à TV Asa Branca.

Com isso, o resultado foi uma greve com duração de 83 dias, que chegou a ser tema de pronunciamento na Câmara Federal, por parte do deputado Paulo Rubem Santiago (PDT), integrante do mesmo partido de Zé Queiroz. “Há, no Tribunal de Justiça de Pernambuco, uma arguição de inconstitucionalidade do PCC aprovado pela Câmara Municipal de Caruaru, já que foram desrespeitados todos os princípios e normas do regimento interno da Câmara do município para convocação, análise e aprovação do Projeto de Lei”, relatou.

Na época, o então prefeito, que era acusado, em protestos, de ser “inimigo da Educação” e “inimigo dos trabalhadores”, desmereceu a importância do movimento e a motivação dos professores. “Não tem motivo para greve, isso é balela dos professores”, afirmou.

Em 2015, Zé Queiroz também foi tema de um inquérito no Ministério Público Federal (MPF) por irregularidades na merenda escolar, a partir de uma auditoria da Controladoria Geral da União (CGU), que apontava “precárias situações alimentares nas escolas municipais de Caruaru”. As denúncias foram fortalecidas pelo Conselho Municipal de Alimentação Escolar de Caruaru (COMAE).

Caruaru Shopping recebe a campanha “De Olho nos Olhinhos”

O Caruaru Shopping estará recebendo, no dia 21 de setembro, a campanha “De Olho nos Olhinhos”. Na ocasião, estará sendo realizada uma triagem, com o objetivo de prevenir o câncer na retina, conhecido como retinoblastoma.

A ação, que tem à frente o Instituto do Câncer Infantil do Agreste (Icia), acontecerá nas proximidades do cinema, durante o horário de funcionamento do centro de compras e convivência, isto é, das 10h às 22h.

O evento contará com atividades para as crianças presentes, ao mesmo tempo em que os médicos especialistas estarão disponíveis para explicar aos pais o que é a doença e quais são os principais sinais.

“Para passar pela avaliação, a criança precisa ter até quatro anos e estar acompanhada dos pais ou responsáveis”, adiantou o gerente do Caruaru Shopping, Walace Carvalho.

O Caruaru Shopping fica localizado na Avenida Adjar da Silva Casé, 800, Bairro Indianópolis.

Em Taquaritinga do Norte, governadora Raquel Lyra inaugura 160º cozinha comunitária e alcança marca de 32 mil refeições entregues diariamente à população em situação de vulnerabilidade do Estado

O Governo de Pernambuco alcançou a marca de 160 cozinhas comunitárias. Nesta quarta-feira (18), a governadora Raquel Lyra inaugurou mais um equipamento deste tipo no município de Taquaritinga do Norte, no Agreste Setentrional, reforçando o combate à fome no Estado. A Cozinha Comunitária Deolinda Cordeiro de Arruda Holanda é a segunda da cidade, a 66ª inaugurada em 2024 e a 105ª entregue pela atual gestão. Ofertando 200 refeições todos os dias, de segunda a sexta, os espaços atendem a população em situação de insegurança alimentar e nutricional cadastrada nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

Raquel conheceu a unidade, conversou com beneficiários, profissionais e descerrou a placa de inauguração. “Pernambuco já conta com 160 cozinhas comunitárias e isso representa comida na mesa de quem mais precisa. Com esse investimento, nós chegamos a mais de 7 milhões de refeições distribuídas desde o início do nosso governo. E além do combate à fome, também contribuímos com oportunidades de trabalho para a região, já que as cozinheiras e outros profissionais envolvidos são daqui de Taquaritinga. Tudo isso representa um grande avanço na superação da pobreza e na melhoria da qualidade de vida dos pernambucanos e pernambucanas”, ressaltou a governadora.

A cozinha é fruto da parceria entre a Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS) e os municípios. Com essa entrega, Pernambuco passa a oferecer cerca de 700 mil refeições mensais através das suas cozinhas comunitárias. Desde o início de 2024, foram servidas cerca de 4.524.800 refeições, e o total acumulado entre 2023 e setembro de 2024 chega a 7.689.800 refeições.

O secretário de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas, Carlos Braga, comentou sobre a ampliação da rede de cozinhas comunitárias em todo o Estado. “Desde o início da gestão, a governadora Raquel Lyra tem focado no combate à fome e à insegurança alimentar. Em 2023 havia apenas 55 equipamentos como esse no Estado, mas com investimento e determinação já chegamos a mais de 100 municípios e inauguramos 105 cozinhas”, apontou.

Para a dona de casa Valdirene Maria Honorato, de 47 anos, esta segunda cozinha comunitária de Taquaritinga do Norte representa a melhora na qualidade de vida para sua família. “Eu e meu marido fazemos bico e já pagamos aluguel, remédios. Nem sempre sobra dinheiro para comprar carne e lanche para nossos filhos. Mas, a partir de agora, minha família vai ter as refeições completas garantidas todos os dias”, comemorou.

A cozinha comunitária recebe o nome de Deolinda Cordeiro de Arruda Holanda, filha de Severino Cordeiro de Arruda, chefe político local por 25 anos, e de Anália Cordeiro de Arruda. Deolinda construiu uma trajetória marcante ao lado de seu esposo, José Holanda Filho, ex-prefeito da cidade. Ela transformou sua casa em um ponto de acolhimento para os mais vulneráveis.

O filho da homenageada, Fernando Holanda, agradeceu pela lembrança. “Essa cozinha dá continuidade ao trabalho feito por minha mãe, que dedicou a sua vida aos mais necessitados de Taquaritinga, do seu dever de cristã. Agradeço à governadora Raquel Lyra por esta linda homenagem”, comentou.

Participando do evento, o deputado estadual Diogo Moraes apontou que o Programa Bom Prato tem transformado a vida dos pernambucanos. “Esse é um dos programas mais importantes que o Governo do Estado tem fomentado e ampliado. Sabemos da necessidade daqueles que precisam de um prato de comida e essa é uma política que chega na ponta, melhorando a vida daqueles mais vulneráveis”, disse.

As cozinhas comunitárias fazem parte do Programa Bom Prato, um dos módulos do Pernambuco Sem Fome, sendo monitoradas e apoiadas tecnicamente pela Secretaria Executiva de Combate à Fome (SECOF) para garantir a excelência na execução.

Além do almoço diário, o cardápio, elaborado por uma nutricionista, varia semanalmente, garantindo uma alimentação balanceada e nutritiva para os beneficiados. A equipe da cozinha é composta por uma cozinheira, dois auxiliares, uma profissional de serviços gerais e uma nutricionista, que juntos asseguram a qualidade e eficiência no preparo e distribuição das refeições.

Participaram do evento o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Hercílio Mamede, e o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), André Teixeira Filho.

Zé Queiroz sofre novo revés na Justiça Eleitoral

O candidato à Prefeitura de Caruaru, Zé Queiroz (PDT), vem acumulando derrotas constantes na Justiça Eleitoral e, esta semana, mais um revés foi registrado na sua disputa das eleições municipais 2024.

Desta vez, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco indeferiu de forma liminar o pedido feito por Queiroz para suspensão da veiculação do programa do atual prefeito e candidato à reeleição Rodrigo Pinheiro (PSDB), no qual uma professora o chamava de “Inimigo número 1 da educação”.

Apesar das alegações de Zé Queiroz, que entrou com mandado de segurança, o TRE entendeu que as críticas apontadas no programa de Rodrigo estavam dentro dos limites permitidos pela liberdade de expressão, especialmente em um contexto eleitoral.

A decisão foi mais um revés para Queiroz, que perdeu a tentativa de barrar a campanha de Rodrigo Pinheiro, demonstrando a importância da liberdade de expressão no debate democrático, especialmente em período eleitoral.

Pesquisa aponta vitória de Rodrigo Pinheiro já no 1º turno das eleições em Caruaru

Marcada por apresentações de proposituras de forma limpa, transparente e pautada pela verdade, a campanha do prefeito e candidato à reeleição em Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB), nestas eleições municipais 2024, vem dando demonstrações que está sendo apoiada pela grande maioria do eleitorado caruaruense. Além da adesão gigantesca sentida nas ruas, o mais novo reflexo disso foi o resultado da pesquisa de intenções de votos para Prefeitura de Caruaru, que foi divulgada, nesta quarta-feira (18), pelo Instituto de Pesquisas de Opinião DataTrends.

O levantamento realizado, nos últimos dias 11 e 12, na Capital do Agreste, apontou que Rodrigo Pinheiro se encontra bastante próximo de renovar o seu mandato à frente da Prefeitura, já no dia 6 de outubro, quando ocorrerá o 1º turno, em todo o país. Ele lidera com 50% do total de votos válidos, ou seja, apenas 1% para atingir o percentual necessário para vencer já na primeira etapa, bem como em todos os cenários pesquisados, com exceção do quesito rejeição.

Na estimulada, Rodrigo lidera com 45% das intenções de votos, enquanto que na espontânea, com 41%, estando à frente do segundo colocado, Zé Queiroz (PDT), respectivamente, com 8 e 11 pontos de diferença. De acordo ainda com a pesquisa DataTrends, o atual prefeito possui uma aprovação de governo de 59%, bem como uma expectativa de vitória nas eleições, de 53%. Já no quesito rejeição, Rodrigo ocupa a última posição no ranking com 39%.

O levantamento está registrado no TSE com o Nº 03366-2024. Ao todo, foram pesquisadas 600 pessoas, com um grau de confiança de 95% e uma margem de erro de 4%.

Vereador Edmilson do Salgado destaca balanço positivo em calçamento de ruas em Caruaru

O vereador Edmilson do Salgado é autor de 359 requerimentos para calçamentos de ruas em Caruaru, sendo elas distribuídas por vários bairros como, bairro do Salgado, São João da Escócia e Rendeiras. Suas ações podem ser conferidas através do portal de transparência da Câmara de Vereadores de Caruaru, Sistema de apoio ao Processo Legislativo (SAPL).

Edmilson é membro da Comissão Executiva, ocupando a 4ª secretaria e se encontra na função de presidente da Comissão de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos. Com isso, o vereador trabalha junto ao poder executivo na construção de políticas públicas para o desenvolvimento da cidade como um todo, tendo seu destaque na infraestrutura, lutando pela garantia de maior dignidade e bem estar da população.

Dentre as ruas calçadas, podemos destacar: Rua Adelmo Fontoura, no São João da Escócia; Rua José Francisco, Salgado; Rua Severino Félix, São João da Escócia; Rua R-6, no bairro das Rendeiras; Rua Dário da Silva, Salgado; Travessa Dalas, São João da Escócia e é autor do requerimento para a requalificação da avenida Brasil.

“Chegar com o cuidado para a população, como é no caso de saneamento e calçamento de rua, é garantir maior dignidade para os caruaruenses, assim como maior qualidade de vida. Promove também o desenvolvimento das comunidades mais afastadas, principalmente os moradores da zona rural. Nosso trabalho visa olhar para toda a cidade de Caruaru, junto aos seus distritos”, afirmou o vereador Edmilson do Salgado.

Vereador Edmilson do Salgado destaca balanço positivo em calçamento de ruas em Caruaru

O vereador Edmilson do Salgado é autor de 359 requerimentos para calçamentos de ruas em Caruaru, sendo elas distribuídas por vários bairros como, bairro do Salgado, São João da Escócia e Rendeiras. Suas ações podem ser conferidas através do portal de transparência da Câmara de Vereadores de Caruaru, Sistema de apoio ao Processo Legislativo (SAPL).

Edmilson é membro da Comissão Executiva, ocupando a 4ª secretaria e se encontra na função de presidente da Comissão de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos. Com isso, o vereador trabalha junto ao poder executivo na construção de políticas públicas para o desenvolvimento da cidade como um todo, tendo seu destaque na infraestrutura, lutando pela garantia de maior dignidade e bem estar da população.

Dentre as ruas calçadas, podemos destacar: Rua Adelmo Fontoura, no São João da Escócia; Rua José Francisco, Salgado; Rua Severino Félix, São João da Escócia; Rua R-6, no bairro das Rendeiras; Rua Dário da Silva, Salgado; Travessa Dalas, São João da Escócia e é autor do requerimento para a requalificação da avenida Brasil.

“Chegar com o cuidado para a população, como é no caso de saneamento e calçamento de rua, é garantir maior dignidade para os caruaruenses, assim como maior qualidade de vida. Promove também o desenvolvimento das comunidades mais afastadas, principalmente os moradores da zona rural. Nosso trabalho visa olhar para toda a cidade de Caruaru, junto aos seus distritos”, afirmou o vereador Edmilson do Salgado.

Gravatá é reconhecida oficialmente pelo Mistério do Turismo como “Município Turístico”

Gravatá (PE) recebeu recentemente o reconhecimento do Ministério do Turismo como “Município Turístico” na categorização do novo Plano Nacional de Turismo 2024-2027. Em Pernambuco, apenas nove dos 44 municípios presentes no Mapa do Turismo Brasileiro até o início de setembro receberam esta distinção.

A designação destaca Gravatá por seu alto fluxo de visitantes e por oferecer atrativos e serviços turísticos variados, que garantem uma infraestrutura de qualidade para receber bem os visitantes. Ao longo do ano, a cidade vive uma efervescência motivada também pelo calendário de eventos. Depois da alta estação de junho e julho, marcada pelo inverno, o São João e as férias, a cidade se prepara para as celebrações natalinas, outra época marcada pelo incremento de visitantes.

Distante aproximadamente 80 km do Recife, Gravatá é considerado polo natalino de Pernambuco, com uma festa marcada por paradas, cantatas, apresentações musicais e um já tradicional espetáculo aéreo, que atrai uma multidão para o Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar no mês de dezembro. Todos os grupos de dança e artistas da cidade já se mobilizam para a festa, que integra o calendário turístico do Estado.

Em 2024, a programação se inicia já a partir do final de novembro, com um desfile natalino e a inauguração da decoração especial no Tardes no Polo. O evento mensal movimenta o Polo Moveleiro e entra totalmente no clima de fim de ano com personagens, casa do Papai Noel e barracas oferecendo o melhor da gastronomia da cidade e artigos temáticos.

OUTROS ATRATIVOS

Além das festividades natalinas, Gravatá oferece uma experiência completa para quem a visita. O município é um centro cultural vibrante, com atrativos que vão desde shows de forró gratuitos no Mercado Cultural a uma variada produção artesanal, exibida no Estação do Artesão. O Polo Moveleiro, com sua arquitetura diferenciada, as famosas lojas de móveis, artesanato e o melhor da moda local, é outro ponto de visita obrigatória para os que chegam à cidade.

Gravatá é destaque ainda como polo gastronômico de Pernambuco. Os visitantes podem degustar desde pratos típicos da culinária regional, como galinha à cabidela e bode guisado, a iguarias da culinária internacional, a exemplo de fondues, servidos em casas especializadas na cozinha suíça. A cidade conta também com dezenas de cafeterias, que servem desde o café coado aos melhores cafés especiais e deliciosos chocolates quentes. O clima ameno na maior parte do ano é um convite a sentar nas mesas na calçada e ver a vida passar curtindo uma bela xícara de café.

Para os amantes da natureza e da aventura, Gravatá também é um paraíso. O destino é famoso por suas trilhas, passeios de balão e a Rota das Cachoeiras, que inclui locais como a Cachoeira das Palmeiras e a Cachoeira do Tio.

Passeios pelo Alto do Caboclo e a Pedra da Lua, com seus mirantes, além de tranquilas cavalgadas pela zona rural encantam a todos os que adoram curtir a natureza.

Gravatá é ainda polo para o turismo religioso, com a Capela de São Miguel Arcanjo, ponto de peregrinação dos devotos de Frei Damião por ter sido lá que o religioso celebrou a primeira missa no Brasil. A Caminhada de Frei Damião, realizada em maio, atrai devotos para uma romaria em homenagem ao frade capuchinho. O mirante do Cruzeiro e o Santuário da Canção Nova são outros pontos de visitação.

Para outras informações e para planejar a sua visita a Gravatá, consulte o www.visitegavata.com.br.