Caruaru sedia encontro do Dia do Fisco Municipal e reúne autoridades do fisco

Com o tema “Estruturação do fisco para vencer os desafios frente à Reforma Tributária”, Caruaru foi a cidade escolhida para sediar, nesta sexta-feira (20), no Teatro Difusora, a edição 2024 da cerimônia do Dia do Fisco Municipal, promovida pela Apefisco (Associação Pernambucana dos Fiscos Municipais), com apoio da Prefeitura Municipal de Caruaru, através da Secretaria da Fazenda.

Bastante prestigiado, o evento contou com a presença do procurador-geral do Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPC-PE), Ricardo Alexandre; do Auditor Tributário do Fisco Municipal de Ipojuca-PE e representando a Fenafisco, Sr.Carlos Cardoso Filho; Diretor Geral da II Região Fiscal da Fazenda de Pernambuco e representando a Governadora Raquel Lyra, Miguel Ângelo Almeida; Representando o Prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, o Procurador Geral do município de Caruaru, Ângelo Dimitre Bezerra; representando a Delegacia da Receita Federal de Caruaru, o Delegado e Auditor-Fiscal Rafael Casimiro Rocha; representando o TJPE, o Juiz Titular da 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Caruaru, Dr. Adelmo Barbosa da Costa Pereira; Representando o Ministerio Publico de Pernambuco (MPPE), o promotor de justiça Dr. Hodir Guerra Leitão de Melo, além do  prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Fábio Aragão.

Representando a Prefeitura Municipal de Caruaru, estiveram presentes, além do Procurador Dimitre Bezerra, a Secretária da Fazenda do Município, Karlla Almeida, a Secretária Municipal de Administração, Michely de Souza Martins, o Controlador Geral da prefeitura de Caruaru, Severino Antônio dos Santos, o Secretário Municipal de Educação e Esportes, Kaio Colaço, a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Katiuska Lopes, e a Presidente do CaruaruPrev, Fernanda Melo.

Abrindo o evento, Carlos Cardoso Filho saudou a todos os presentes e facultou a palavra aos convidados. Representando o prefeito de Caruaru Rodrigo Pinheiro, o Procurador do Município, Dimitre Almeida destacou a responsabilidade fiscal da atual gestão, citando como exemplo o maior concurso público da história de Caruaru. “Estamos aqui reunidos, para tratar de um tema bem relevante, e quero parabenizar a Apefisco por trazer esse tema, a estruturação do fisco para vencer os desafios frente à Reforma Tributária. Por isso nosso prefeito Rodrigo Pinheiro, entusiasta do tema, fez de tudo para que esse evento viesse para Caruaru.

Aqui em Caruaru a gente vivenciou um momento de transição. Assumimos a gestão em 2017, com a atual governadora, à época Prefeita, e nosso atual Prefeito Rodrigo Pinheiro, como vice. Foi quando encontramos um fisco municipal permeado por ocupantes apenas de cargos comissionados e contratos temporários sem nenhuma carreira de estado.

Em 2018 tivemos a iniciativa de criar o primeiro concurso para procuradores municipais. Após a pandemia, o prefeito Rodrigo Pinheiro já à frente do executivo municipal, conseguiu realizar o maior concurso público da história de Caruaru, com 1500 vagas, onde mais de mil servidores efetivos já foram nomeados de um ano pra cá. Nesta seara, foi criada a carreira do técnico e do auditor fazendário, imprimido assim uma governança que propicia ao município uma melhor performance na sua capacidade tributária, além de uma memória permanente da informação, com uma gama de servidores públicos efetivos que vão permanecer no serviço público por décadas”, ressaltou Dimitre Almeida.

Após as falas de abertura, o Professor Doutor Ricardo Alexandre Almeida, Procurador-Geral de Contas de Pernambuco, proferiu a palestra sobre “Estruturação do Fisco para vencer os desafios frente à Reforma Tributária”, sendo bastante aplaudido ao final.

Durante o evento, representantes de prefeituras municipais explanaram sobre a relação direta entre a boa estruturação dos Fiscos e os resultados positivos em arrecadação.

O evento contou ainda com um debate sobre os impactos da Reforma Tributária na organização e funcionamento dos Fiscos, com a participação dos integrantes dos Fiscos: Roberto Albuquerque, do fisco recifense; Gabriel Ulbrik Guerrera, do Fisco estadual; e de Fábio de Társis Gama Cordeiro, do fisco federal.

Ao final, a Secretária Municipal da Fazenda de Caruaru, Karlla Almeida recebeu homenagem especial, através do Troféu “Caboclo que Lança”, e avaliou o resultado desta edição do evento em Caruaru. “Importante para Caruaru sediar o Dia do Fisco, no momento em que estamos estruturando o nosso físco, na busca de uma justiça fiscal e que os recursos sejam utilizados de forma transparente e eficiente em benefício da sociedade.
Esse evento busca fomentar a discussão sobre temas cruciais para o futuro do nosso país e fortalecer a participação da sociedade civil nesses debates. Quero parabenizar a Apefisco e todos os participantes, pelas palestras e debates riquíssimos, com conteúdos atuais e bastante relevantes”, finalizou Karlla.

TROFÉU “CABOCLO QUE LANÇA”

Durante o evento, a Apefisco entregou também o Troféu Caboclo que Lança ao Procurador-geral do MPC-PE, Dr. Ricardo Alexandre Almeida, em homenagem ao seu compromisso com a estruturação e bom funcionamento dos Fiscos municipais em Pernambuco.

CDL Caruaru participa do OmniVarejo 2024, em Santa Catarina

Integrantes da diretoria da CDL Caruaru estão em Balneário Camboriú, no Litoral de Santa Catarina, onde está sendo realizada o “OmniVarejo 2024 – Uma Nova Experiência nas Relações de Consumo”, evento que marca a 57ª Convenção Nacional do Comércio Lojista, promovida pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas).

O presidente Rossini Batista destaca a importância da participação da entidade caruaruense no evento: “É fundamental que os lojistas estejam antenados com o que há de mais atual nas discussões sobre o tema proposto. Ao saírmos daqui, teremos informações muito relevantes para colocarmos em prática em nossos negócios e multiplicaremos os conhecimentos com os demais associados para fazermos o comércio de Caruaru ainda mais forte”.

Fazem parte da comitiva, o vice-presidente da CDL Caruaru, Fernando Souto Júnior, e os diretores Márcio Porto, Arão Leal, Gustavo Melo, Ivan Galvão, Valdir Carvalho e Rogaciano da Paz. Também estão no evento a gerente administrativa e comercial da entidade, Amanda Burégio, e a gerente do SPC Brasil em Casruaru, Cleonice Araújo.

OmniVarejo 2024 – O evento reúne autoridades e lideranças para discutir o fortalecimento do empreendedorismo e a construção de políticas para o futuro do varejo no Brasil, com ênfase nas inovações tecnológicas, novas tendências de consumo e o futuro das relações entre marcas e consumidores.

CDL Caruaru – Instituição associativa de caráter civil, congrega vários e representativos segmentos do comércio lojista, atuando nos termos das normas estatutárias em vigor, tendo ao longo da sua existência prestado relevantes serviços aos empresários lojistas e contribuído com o desenvolvimento de nossa cidade e do Estado de Pernambuco. Como instituição que representa a classe empresarial de nossa cidade, possui centenas de filiados com os quais mantém uma relação de cunho associativista das mais profícuas, até mesmo porque é a entidade mantenedora do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Mais informações sobre os serviços prestados à população podem ser obtidas pelo número de telefone (81) 3101-2900.

Juntos pela Segurança: Governo de Pernambuco lança licitação para conclusão das obras do Complexo de Polícia Científica de Caruaru

O Governo de Pernambuco deu mais um passo para destravar uma importante obra para a população e, em especial, para a região do Agreste. Neste sábado (21), foi publicado no Diário Oficial do Estado o edital de licitação para conclusão das obras remanescentes do Complexo de Polícia Científica de Caruaru. O contrato com a empresa de engenharia vencedora do certame será no valor máximo de R$ 5,7 milhões.

“Desde que lançamos o Juntos pela Segurança temos a meta muito clara de melhorar os índices de criminalidade do Estado, e para que isso se concretize temos realizado uma série de investimentos nas Polícias Militar e Civil, no Corpo de Bombeiros e, também, na Polícia Científica. Com um novo complexo em Caruaru, o interior do Estado poderá realizar investigações mais qualificadas e os profissionais que tanto se dedicam ao nosso povo terão condições muito melhores de trabalho”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Essa é uma obra que estava paralisada e se tornou meta prioritária dentro do Juntos pela Segurança. O projeto inicial precisou passar por revisão para se adequar à atual realidade da Polícia Científica.

“A segurança pública de Pernambuco está sendo reestruturada para combater a criminalidade de forma mais eficaz. Desde 2023, investimentos têm sido feitos em tecnologia, aquisição de viaturas, e novos concursos, entre outras ações. Na Polícia Científica, por exemplo, foram adquiridas duas unidades de tablet forense multiespectral, que permitem identificar vestígios invisíveis a olho nu”, destacou Alessandro Carvalho, secretário de Defesa Social. “A conclusão do Complexo de Polícia Científica de Caruaru representa mais um avanço na qualificação dos serviços e no fortalecimento da segurança pública e da defesa social”, completou.

Dentre os ajustes necessários para lançar o novo edital das obras remanescentes está uma atualização de orçamentos e licenças. O edital completo está disponível no site www.peintegrado.pe.gov.br e as propostas poderão ser entregues até o dia 09 de outubro.

Feirantes relembram Parque 18 de Maio na última gestão de Zé Queiroz: “Entregue às baratas!”

Assaltos, rapas, incêndios, prostituição, tráfico de drogas, imundice e desordenamento foram apenas alguns dos tantos problemas, que foram apontados pelos feirantes que atuavam no Parque 18 de Maio no período em que o ex-prefeito Zé Queiroz esteve responsável pelos destinos de Caruaru, pela última vez – de 2012 a 2016.

Com a condição de não terem os seus respectivos nomes revelados por medo de possíveis represálias, durante a realização da Feira da Sulanca, desta sexta (20), eles relembraram as condições de infraestrutura da época também detonando o conteúdo que foi apresentado pelo atual candidato à Prefeitura, no seu programa eleitoral, que foi exibido na noite dessa quinta-feira (19).

“No guia eleitoral, tudo é muito bonito e perfeito. Mas quem tem memória, recorda muito bem o que era esse Parque 18 de Maio, no último governo de Zé. Resumindo: Entregue às baratas! Um verdadeiro caos, com os feirantes tentando vender na lama, os compradores sendo roubados em plena luz do dia, as gambiarras de energia comendo soltas no setor da Brasilit, adolescentes usando crack à beira do Ipojuca e os veículos um por cima do outro, porque não se havia estacionamento. Quem vivencia de verdade o Parque 18 de Maio não vota em Zé Queiroz!”, criticou uma feirante.

Um sulanqueiro, que também preferiu ficar no anonimato, creditou à gestão Zé Queiroz à queda no faturamento do Parque 18 de Maio. “Quem trabalha por aqui desde aquela época recorda bem que não se havia cumprimento de horário em realização ao funcionamento da Sulanca. Todos faziam o que queriam, porque Zé Queiroz não tinha pulso. Estava apenas preocupado em transferir a feira de local para simplesmente matá-la de vez levando também, de quebra, as lojas do comércio à falência. Resultado: os consumidores passaram a comprar ainda mais em Toritama e Santa Cruz prejudicando o nosso movimento”.

Assim como relataram reportagens da época, outro feirante do Parque 18 de Maio confirmou a infraestrutura precária a que eram submetidos os comerciantes e compradores do Parque. “Pensa que naquela época se havia banheiro disponível para todos fazerem as suas necessidades? Já flagrei muita situação constrangedora a olho nu! Banheiro, estacionamento, segurança, iluminação, horário, limpeza, dignidade? Eram tudo lenda no período Queiroz. Assim como é lenda, o que ele está prometendo agora no seu guia! Cai quem quer, mas eu mesmo não!”.

Com gestão marcada pela valorização às mulheres, Rodrigo Pinheiro anuncia pacote de ações para próximo mandato

“Num tempo passado não existia políticas públicas era só aquele machismo. E a partir da gestão de Rodrigo, aqui, as mulheres têm vez e voz”. O comentário ao lado é de Sandra Moura, que assim como milhares de mulheres da Capital do Agreste, reconheceu a valorização transmitida por Rodrigo Pinheiro para com o público feminino, através das diversas ações em prol das caruaruenses, que foram realizadas durante a sua gestão à frente da Prefeitura de Caruaru, em pouco mais de dois anos.

No seu programa eleitoral, que foi ao ar na noite desta quinta-feira (19), o candidato à reeleição, nestas eleições municipais 2024, anunciou novo pacote de ações que irá beneficiar bastante as mulheres, a ser executado, no seu próximo mandato. “Vamos trazer para Caruaru a Casa da Mulher Brasileira, um centro de atendimento especializado às mulheres vítimas de violência doméstica, bem como ampliaremos o incentivo ao empreendedorismo feminino e fortaleceremos a Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher”.

Defensor e engajado sempre na valorização das mulheres na sociedade, Rodrigo escolheu Dayse Silva para ser sua candidata à vice-prefeita e ainda possui em grande parte do seu atual quadro de servidores municipais, sendo composto por elas. “Rodrigo é um gestor que tem a sensibilidade necessária para continuar cuidando das mulheres da nossa cidade. Eu tenho certeza de que ele seguirá trabalhando para garantir e ampliar os espaços que as mulheres vêm conquistando em Caruaru. Lugar de mulher é onde ela quiser!”, destacou a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra.

Dentre as ações já executadas pela gestão Raquel Lyra/Rodrigo Pinheiro destaques para as criações da Secretaria de Políticas para Mulheres e do Comitê Avança Mulher, além da inauguração do novo Centro de Referência da Mulher, o fortalecimento do programa Mulher Empreendedora e a realização de cursos e oficinas gratuitas no Centro de Qualificação Profissional para Mulheres.

Governadora Raquel Lyra nomeia 141 profissionais de saúde que vão atuar em todo o Estado

A governadora Raquel Lyra nomeou, nesta quinta-feira (19), 141 profissionais de saúde, de várias especialidades, que vão atuar em dez Gerências Regionais de Saúde (Geres). O reforço vai ampliar a capacidade de atendimento na rede pública de saúde do Estado, melhorando os serviços oferecidos à população pernambucana. A nomeação foi publicada no Diário Oficial.

“Os novos profissionais de saúde vão trabalhar com a gente, no Governo de Pernambuco. São médicos, analistas e assistentes de saúde, que vão atuar em diversas gerências regionais, nos ajudando a fazer de Pernambuco um estado que, cada vez mais, cuida da sua gente”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

A I Geres, que contempla 20 municípios, com 15 unidades hospitalares e 13 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), receberá a maior parte dos profissionais – 97 ao total. Os outros serão distribuídos na II Geres (6), III Geres (2), IV Geres (7), V Geres (3), VI geres (2), VII Geres (8), X Geres (3), XI Geres (6) e XII Geres (7).

ENFERMEIROS – Ainda como parte da estratégia de reforçar o atendimento nas unidades públicas de saúde de Pernambuco, foram autorizadas a convocação de 997 enfermeiros, aprovados em Seleção Pública Simplificada, dos quais 559 já foram convocados para compor as escalas de plantão dos hospitais localizados no Recife, Região Metropolitana e Interior.

Os mais de mil novos profissionais atuarão nos hospitais Agamenon Magalhães (HAM), Barão de Lucena (HBL), Getúlio Vargas (HGV), Otávio de Freitas (HOF), Ulysses Pernambucano (HUP), Correia Picanço (HCP), Geral de Areias (HGA), no Recife, além do Jaboatão Prazeres (HPJ), Geral da Mirueira (HGM), em Paulista. No interior de Pernambuco, os enfermeiros atuarão nos hospitais José Fernandes Salsa (Limoeiro), Regional do Agreste (Caruaru), Dom Moura (Garanhuns), Inácio de Sá (Salgueiro) e Belarmino Correia (Goiana).

TJPE empossa novos servidores e novas servidoras

O quadro de servidores e servidoras do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) passou a contar com mais 42 integrantes. Nesta quinta-feira (19/09), foi realizada a cerimônia de posse coletiva no Salão do Pleno do TJPE, localizado no Palácio da Justiça, edifício-sede do Tribunal. Os(as) novos(as) servidores(as) foram aprovados(as) no concurso público realizado em 2017 e ocuparão os cargos de Técnico Judiciário.

Confira AQUI as fotos da solenidade.

A cerimônia de posse teve início com a leitura do termo de juramento, realizada pela servidora Gabriela Gusmão. “Na condição de servidor público, prometo exercer as atribuições do meu cargo com responsabilidade, compromisso, eficiência e ética”, disse a servidora. Em seguida, o secretário de Gestão de Pessoas do Tribunal, Wagner Lucena, leu o termo de compromisso e posse.

Impossibilitado de comparecer devido a compromissos em sua agenda, o chefe do Poder Judiciário estadual, desembargador Ricardo Paes Barreto, foi representado pela assessora especial da Presidência, juíza Mariana Vargas, que deu as boas-vindas aos novos servidores e às novas servidoras.

“Eu queria parabenizá-los por todo o esforço. E sei que vocês e as famílias estão felizes. Mas eu queria dizer que nós do Poder Judiciário de Pernambuco estamos ainda mais por poder recebê-los. Essa força de trabalho nova que se integra à força de trabalho já existente é muito esperada pelos juízes, pelas juízas, e pelos demais servidores e servidoras. E aqui vocês encontrarão um ambiente de acolhimento”, destacou a magistrada.

Lotado na Central Judiciária de Processamento Remoto do 1° Grau, o servidor Sueldon Sales de Lima comemorou a posse. “Esse momento é ímpar. Depois de muito estudo, esforço e de muitas tentativas, nós conseguimos obter o resultado alcançado. Essa representatividade, essa vontade de vencer e saber que cheguei lá. Um dos meus maiores sonhos era integrar o Tribunal de Justiça. Já tinha tentado uma vez, mas não tinha conseguido. Aqui, sem dúvidas, será um dos melhores momentos da minha vida”, celebrou.

Ao final da cerimônia, prestigiada por secretários e servidores(as) do TJPE, familiares e amigos(as), houve a execução do hino de Pernambuco.

A mesa de honra foi integrada pela assessora especial da Presidência do Tribunal de Justiça de Pernambuco, juíza Mariana Vargas; pelo diretor-geral do TJPE, Marcel Lima; pela diretora-geral adjunta do Tribunal, Anna Karolina Costa; pelo secretário de Gestão de Pessoas, Wagner Lucena; e pelo secretário judiciário, Carlos Gonçalves.

Polo Caruaru recebe 1ª edição do Campeonato Brasileiro de Kettlebell Sport

Nos próximos dias 21 e 22 de setembro, o Polo Caruaru irá sediar a primeira edição do Open BR, o Campeonato Brasileiro de Kettlebell Sport, uma modalidade desafiadora e dinâmica que avalia a força e resistência dos atletas.O evento é gratuito e aberto ao público no domingo (22), das 8h às 18h.

O Kettlebell Sport é uma competição onde os atletas, utilizando um ou dois kettlebells (ou “querobel”), realizam o maior número de repetições possíveis em um tempo determinado, normalmente de 10 minutos em provas clássicas. O objetivo é testar a capacidade de resistência e a técnica dos competidores, sendo coroado vencedor aquele que fizer o maior número de repetições no tempo estipulado.

A 1ª edição do Open BR em Caruaru contará com mais de 60 provas ao longo de todo o dia e reunirá atletas de diversas faixas etárias, com idades entre 11 e 70 anos, incluindo atletas cadeirantes, destacando o caráter inclusivo do evento.

Programação do evento:

Dia 21

10:00 às 12:00 – Pesagem e Entrega de kit aos atletas

Dia 22

08:00 – Abertura do Evento

09:00 – Início do Flight’s

11:50 – Premiação TALC, OALC e GERAL

12:30 – Intervalos para Almoço

13:30 – Retorno do Flight’s

17:00 – Fim das provas Clássicas

17:10 – Premiação BIATLHON, SNATCH ONLY, DH SNATCH e GERAL

17:40 – Premiação Equipe Campeã

18:00 – Fim do Evento

Serviço:

1ª edição do Campeonato Brasileiro de Kettlebell Sport é realizado no Polo Caruaru

Data: 22 de setembro de 2024

Horário: 8h às 18h

Local: Polo Caruaru

AMTTC inicia Semana Nacional do Trânsito com reunião da GEST

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Autarquia de Mobilidade, Trânsito e Transporte de Caruaru (AMTTC), realizou, nessa quarta-feira (18), a reunião do Grupo de Estudo de Sinistros de Trânsito (GEST), na sede da autarquia. Estiveram presentes representantes da PRF, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Saúde de Caruaru, SAMU e servidores da AMTTC.

Durante a reunião, foram discutidos planos de ação para minimizar o número de sinistros com lesões graves e fatalidades em Caruaru. Entre as ações destacadas estão as melhorias na sinalização vertical e horizontal, as fiscalizações e, principalmente, a educação para o trânsito. Essas medidas já permitem observar claramente o aprimoramento das vias públicas e, consequentemente, a diminuição dos casos.

O grupo de estudo se reúne quinzenalmente, com o objetivo de analisar as principais causas dos sinistros na cidade. Esses estudos identificam os locais com maior frequência de ocorrências, permitindo que a avaliação da sinalização, as intervenções e as fiscalizações nesses pontos resultem em ajustes que aumentam a segurança para condutores e pedestres, reduzindo o número de casos graves.

A sinalização de trânsito desempenha um papel crucial na redução de sinistros, pois influencia diretamente o comportamento de motoristas e pedestres, contribuindo para a prevenção de acidentes. Outro fator importante para essa redução são as ações educativas que acontecem em Caruaru, alinhadas este ano ao tema “A paz no trânsito começa por você”.

“Essas reuniões voltadas para a diminuição de sinistros de trânsito são fundamentais, pois promovem a troca de informações entre diferentes órgãos ligados ao trânsito da cidade. É uma construção de estratégias para a melhoria da segurança viária. É importante destacarmos que o trânsito é um lugar de todos e que a responsabilidade não é apenas dos órgãos, mas de toda a população, a consciência e a educação no trânsito são fatores primordiais para essa construção de um trânsito mais seguro”, destacou Edson Nóbrega, presidente da AMTTC.

ARTIGO — A falta da referência paterna pode impactar no rendimento profissional

Gabriel Ferraz

A vida nos traz muito aprendizados especialmente em situações negativas, que nos deixa mais fortalecidos e resilientes. O problema é como a pessoa encara esses entraves ao longo de sua existência. Há aprendizados que ao longo da nossa existência só são valorizados depois que quebramos a cara, por isso sempre relembro dos conselhos da minha avó. Com a Dona Linda, aprendi sobre emoções, autoconhecimento e mudanças gradativas, além de ter recebido também bênçãos herdadas geneticamente das mulheres da família Ferraz.

O gerenciamento emocional e o autoconhecimento foram decisivos para que eu não adotasse os mesmos padrões comportamentais que julgava em meu pai, que não cheguei a conhecer, e hoje influi extremamente na minha vida social e principalmente profissional. Estudando Neurociências, aprendi que não existem emoções ruins, o crucial é aceitar e aprender com elas. Como foi ensinado pelos meus professores, Carla Tieppo e Daniel Goleman, mudar não é como um macarrão instantâneo que fica pronto em três minutos e dá trabalho. Podemos também aprender com nossos perrengues pedagógicos.

Como mudanças estruturais são gradativas, o caminho do autoconhecimento nos ajuda a expandir formas de pensar e reavaliar nossos modelos mentais, tornando-nos mais inteligentes sobre nossas escolhas e gerando melhores resultados. Sempre costumo dizer em minhas palestras, que se nossos olhos forem bons, nosso mundo pode ser luz, basta que expandamos nossa maneira de enxergar as coisas.

Quando mudei para São Paulo e fui morar na Zona Leste, vivi experiências árduas no dia-a-dia, que desenvolveram minha inteligência emocional, e colaboraram para moldar meu caráter e buscar meu sustento, enquanto o sucesso não chegava. É importante oferecermos aos outros aquilo que mais desejamos ter recebido.

A especialista em Psicologia Positiva, Renata Guedes, trouxe uma reflexão de progresso para minha vida, que ajudou a ressignificar minhas crenças e a maneira de enxergar o mundo. Ela me perguntou uma vez o quanto de mim há naquilo que odeio. A Lei da Projeção da Psicologia revela que nossos julgamentos refletem nossas próprias questões não resolvidas. Por isso, o autoconhecimento pode salvar as nossas vidas.

A ausência do meu pai biológico, por exemplo, impactou meu relacionamento com o ‘Dia dos Pais’. Percebi que escondia a falta, adotando um papel paterno entre amigos e levei anos para aceitar isso. Um livro decisivo nesse processo foi A coragem de ser imperfeito, de Brené Brown. A obra questiona sobretudo conceitos enraizados, e aprendi com ela sobre o poder do exemplo e da vulnerabilidade como força. Agradeço profundamente a indicação dessa preciosidade a minha namorada, Lorena Marques.

Sobre o exemplo é oportuno identificar que tipo pessoa você gostaria que seu filho se tornasse um dia? O valor real é pegar o que deu certo e contribuir para um impacto edificante quando passar pelos mesmos desafios que passamos. Nosso grande propósito existencial é também o progresso para o benefício de outros ao redor.

A Psicologia Positiva é uma área de conhecimento que tenho debruçado para tirar conhecimentos e aplicá-los no cotidiano. No livro O jeito Harvard de ser feliz, é apresentado um estudo, com 1,6 mil alunos, no qual aparece lições valiosas sobre como devemos tomar cuidado com nossos excessos. Ser um pai presente dependerá da negociação entre seu propósito e prazeres, e gratificações momentâneas.

Há outros vários dilemas e dúvidas que sempre estão batendo na porta de nossa consciência. Uma coisa importante é identificar certas questões centrais como: Será que temos clareza sobre o que realmente nos torna pessoas mais felizes? A ‘esteira hedônica’, termo utilizado por muitos psicólogos quando estamos em busca do prazer excessivo, alerta, por exemplo, sobre os custos negligenciados de se deleitar em excesso. O portador dessa característica é o tipo de pessoa que é ‘inimiga do fim’, seja na comida, na bebida e nas baladas… É alguém essencialmente que não consegue desenvolver uma gestão de si.

O professor da Universidade da Pensilvânia e ex-presidente da Associação Americana de Psicologia, o psicólogo, Martin Seligman, admitiu que estava cometendo um erro que muitos pais praticam devido a muitos projetos e excesso de trabalho. Como ‘Pai da Psicologia Positiva’ teve que encarar um conflito pessoal ao confrontar sua própria rabugice, um traço característico seu apontado por sua filha de 14 anos. O grande dilema era que Martin estava apresentando uma nova abordagem da Psicologia para o mundo, mas não estava sendo presente em sua própria casa.

O bem-estar psicológico colabora para o florescimento humano e ajuda a expandir nossas habilidades e talentos, tornando-nos mais capazes, com autonomia e conexões intencionais. Na ciência da felicidade, na transformação da dor e no trabalho com propósito, podemos criar uma forma de pensar diferente e evitar excessos. Existe um chamado para além do ganho monetário. A presença dos pais é muito importante para o desenvolvimento dos seus filhos e ter um tempo de qualidade com as pessoas que você ama é fundamental.

A Psicologia Positiva nos apresenta formas de pensarmos além do ganha-pão. Martin Seligman também escreveu no livro Florescer que “os sociólogos fazem distinção entre trabalho, carreira e chamado. Você desenvolve um trabalho por dinheiro, e quando ele deixa de vir, você para de trabalhar. Você desenvolve uma carreira pelas promoções, e quando as promoções cessam, depois de chegar ao topo, você desiste ou se torna um cumpridor de horário. Um chamado, ao contrário, é cumprido por ele mesmo. Você o faria de qualquer jeito, mesmo sem pagamento ou promoções. Ninguém pode impedir.”

É preciso entender o que realmente motiva você. Após os meus 30 anos, a ética, moral e valores tornaram-se pilares fundamentais para mim. Antes disso, as vivências na rua foram minha escola, mas a filosofia de vida ganhou um combustível adicional, uma atualização no aplicativo cognitivo através de livros, cursos, certificações e muito investimento em me entender mais e melhor.

Talvez, se eu tivesse tido um pai presente me acompanhando e orientando ao longo da minha vida, muitos obstáculos e perrengues poderiam ter sido evitados. Contudo, será que se não tivesse passado pelo que vivenciei, saberia o que sei hoje? Na verdade, enfrentamos um viés inconsciente que nos impede de mostrar medo, insegurança ou pedir ajuda. Esse é um problema que muitos homens enfrentam.

O ato mais corriqueiro para muitos homens é pedir um copo de cerveja e engolir suas emoções. Já acompanhei diversos casos de homens, pais que destruíram suas carreiras e famílias devido ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas para extravasar e se evadir. Ter um mentor ou uma rede de apoio é fundamental para evitar problemas e estragos maiores como este.

Nossa mente também pode evoluir com a chamada neuroplasticidade. Também conhecida como plasticidade neural ou cerebral, é a capacidade de o cérebro se reorganizar e remodelar as suas conexões neurais. Imagine, então, sua mente como um ringue onde cada desafio é uma oportunidade de aprendizado.

A neuroplasticidade é seu treinador pessoal, permitindo que seu cérebro se adapte, aprenda e se torne mais forte encarando os desafios e obstáculos. Assim como um lutador se aprimora a cada luta, você evolui superando seus próprios obstáculos. Na jornada do autoconhecimento a pessoa pode também contar também com suporte de um facilitador ou mentor.

Sobre a questão do pai presente, a espiritualidade me ajudou a compreender que existia alguém, desde o ventre de minha mãe, cuidando de mim, ajudando-me a curar angústias e tristezas profundas. O que é preciso ter em mente são reflexões de progresso para sua vida. Saber que suas maiores cicatrizes podem se tornar suas melhores histórias. Que é preciso tomar cuidado quando às vezes, tentamos negligenciar nossas emoções. E não é porque você aprendeu apanhando, que precisa ensinar batendo. Tudo aquilo que te desafia, também te transforma.