Prefeitura de Caruaru divulga funcionamento dos serviços durante o feriado do dia do trabalhador

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Administração (SAD), informa que em virtude do feriado do dia do trabalhador, na próxima sexta-feira (1), não haverá expediente nas repartições publicas, exceto nos serviços considerados essenciais.

Confira o funcionamento dos serviços:

UPAs, SAMU, Maternidade Municipal de Caruaru Santa Dulce dos Pobres e Hospital Manoel Afonso funcionam normalmente.

Os Centros de Atendimento ao Turista (CATs) não terá funcionamento no Alto do Moura. Já no Monte Bom Jesus segue normalmente.

A Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome manterá o plantão do auxílio funeral, que poderá ser acionado pelos números (81) 98384-2410 e (81) 98384-3756. O serviço de pernoite para a população em situação de rua funcionará normalmente, na Rua Souza Lima, s/nº, no bairro Nossa Senhora das Dores. Além disso, a equipe de abordagem social estará em atividade.

Na área da educação, não haverá aula na rede municipal de ensino.

Os museus e biblioteca, estarão fechados no dia 1°.

O Centro de Referência da Mulher Maria Neuma funcionará em regime de plantão 24 horas, com atendimento pelo telefone (81) 98384-4310.

Feira da Moda de Caruaru funcionará normalmente.

A Feira do bairro São Francisco acontecerá na sexta-feira em horário normal.

A Central de Abastecimento de Caruaru (CEACA) estará fechada durante o dia, voltando a funcionar a partir das 18h.

O AME Animal funcionará em regime de plantão, garantindo o atendimento emergencial.

Os parques municipais e a Via Parque funcionarão normalmente.

A coleta de lixo será realizada normalmente.

OPINIÃO — 7.601 votos a menos para Zé Queiroz nas Eleições 2026!

Pedro Augusto/Blog Capital

O número estampado na manchete representa o somatório das votações obtidas por Fagner dos Animais, Wagner do Santa Rosa e Edjailson da Caru Forró nas Eleições Municipais de 2024. Em uma verdadeira tacada de mestre, o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, atraiu para o seu grupo político os três, agora ex-cabos eleitorais de Zé Queiroz na disputa das Eleições 2026, enfraquecendo ainda mais o projeto do ex-prefeito de retornar à Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Derrotado para a Alepe nas Eleições de 2022, quando ainda fazia parte do PDT, o hoje emedebista Zé Queiroz não só terá de redobrar esforços em suas movimentações eleitorais para tentar voltar a ocupar um cargo eletivo, como também precisará conter o avanço de Anderson Luiz em seu projeto de representar Caruaru na Assembleia. Isso porque o aliado de Rodrigo Pinheiro ganhou ainda mais musculatura em torno de sua candidatura com a chegada de Fagner, Wagner e Edjailson à base governista.

Sim, os três pedirão votos para Anderson Luiz na disputa do próximo pleito, que já conta também com o apoio de quase metade do atual quadro de vereadores que compõem a Casa Jornalista José Carlos Florêncio. Declararam apoio a Anderson para as Eleições 2026 os vereadores Bruno Lambreta, Galego de Lajes, Hugo Leonardo Chaves, Jorge Quintino, João Neto, Raminho Xavier, Carlinhos da Ceaca, Edmilson do Salgado, Edilson do MST, Lula Torres e Paulinho.

Em paralelo, também já declararam apoio à candidatura de Anderson Luiz os ex-vereadores Ranilson Enfermeiro e Izaac da Saúde, além do suplente de vereador Bafo.

Se já estava difícil com eles, agora, sem Fagner dos Animais, Wagner do Santa Rosa e Edjailson da Caru Forró em seu palanque, ficou ainda mais complicada a tentativa de Zé Queiroz e de seu bloco — cada vez mais esvaziado na Capital do Agreste — de triunfar nas urnas no dia 4 de outubro, data do primeiro turno.

Péssimo para Zé Queiroz, excelente para Rodrigo Pinheiro, que demonstrou estar com a articulação política em dia. De quebra, ainda elevou as chances de Anderson Luiz se eleger deputado estadual.

Fernando Monteiro recebe Renata Senna e articula homenagem aos 40 anos da Abracen

O deputado federal Fernando Monteiro recebeu, nesta quarta-feira (29), em seu gabinete em Brasília, Renata Senna, que esteve na capital federal para se apresentar oficialmente como nova presidente da Abracen, entidade que representa as Centrais de Abastecimento (Ceasas) de todo o país e está completando 40 anos de atuação.

Renata entra para a história como a primeira mulher a presidir a Abracen em quatro décadas de existência. Além da liderança nacional, ela também preside a CEACA, reforçando o protagonismo de Caruaru no setor de abastecimento e logística alimentar na gestão do prefeito Rodrigo Pinheiro. Também participaram do encontro Jaelson Porto, vice-presidente da CEACA, e Orlando Alves, consultor técnico da CEACA e membro do Conselho Fiscal da Abracen.

Durante a reunião, ficou acertada com Fernando Monteiro a apresentação de uma proposição para realização de uma sessão solene na Câmara dos Deputados em homenagem aos 40 anos da Abracen. “A Abracen presta um serviço estratégico ao Brasil, fortalecendo o abastecimento, gerando oportunidades e ajudando a garantir alimento na mesa dos brasileiros. Será uma honra reconhecer essa trajetória na Câmara”, destacou o parlamentar.

Governadora Raquel Lyra assina concessão parcial da Compesa para impulsionar o maior investimento em saneamento da história de Pernambuco

Em mais um passo histórico para a população pernambucana, a governadora Raquel Lyra assinou, nesta quarta-feira (29), no Palácio do Campo das Princesas, o contrato de concessão parcial dos serviços da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), consolidando um dos principais avanços estruturantes da política de saneamento no Estado. A iniciativa, resultado de articulação do Governo de Pernambuco, garante a atuação do consórcio entre as empresas Acciona e BRK em 151 municípios da Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata, Agreste e parte do Sertão, com foco na ampliação do abastecimento de água e da coleta e tratamento de esgoto. A vice-governadora Priscila Krause acompanhou a assinatura.

“Hoje é um dia histórico e de prosperidade para o povo pernambucano. Essa assinatura é uma das obras mais importantes da nossa história. Agradeço a iniciativa privada que entendeu que o nosso Estado é um bom lugar para se investir, através de um contrato que construímos de forma sólida e correta. A proposta do nosso Governo sempre foi trabalhar para universalização dos serviços de água e esgoto no nosso Estado. Com a assinatura, asseguramos isso. Estamos olhando para todos os pernambucanos, seja na Região Metropolitana ou no interior, garantindo um direito básico para nossa população”, enfatizou a governadora Raquel Lyra.

Com a concessão, o consórcio ficará responsável pelos serviços de distribuição de água e esgotamento sanitário, enquanto a Compesa segue atuando na produção e armazenamento de água. O contrato prevê investimentos de R$ 17,4 bilhões ao longo dos próximos anos, além do pagamento de uma outorga de R$ 4 bilhões, sendo R$ 2,4 bilhões já repassados no ato da assinatura. Desse valor, R$ 1,3 bilhão será destinado aos municípios beneficiados, sendo R$ 770 milhões também no ato da assinatura. Os 40% restantes da outorga serão divididos em dois pagamentos: 20% após o período de seis meses de transição e 20% dois anos após o início da operação.

De acordo com o secretário de Recursos Hídricos e Saneamento, Almir Cirilo, o modelo adotado busca acelerar o cumprimento das metas estabelecidas pelo Marco Legal do Saneamento, que prevê a universalização do acesso à água potável e ao esgotamento sanitário até 2033. “Hoje se faz um novo tempo. O futuro já começou. Ao longo de anos, através de muito trabalho, conseguimos captar recursos importantes que levaram, por exemplo, as águas do Rio São Francisco para o Agreste. Nossa missão agora é acompanhar as ações das empresas privadas, priorizando as demandas do Estado, para que possamos alcançar o Marco do Saneamento. A partir de hoje, estamos deixando para trás uma página difícil da história de Pernambuco”, destacou o titular da pasta.

A secretária de Projetos Estratégicos, Simone Nunes, destacou o impacto desse contrato para a qualidade de vida da população. “A assinatura deste contrato representa um marco histórico para o Estado. O avanço concreto na universalização do acesso à água e ao esgotamento sanitário impacta diretamente na qualidade de vida de milhões de pernambucanos. Ao garantir investimentos estruturantes em 151 municípios, a governadora Raquel Lyra reafirma seu compromisso com a redução das desigualdades regionais. Este é um passo decisivo para levar dignidade e oportunidades a quem mais precisa”, ressaltou.

A medida também fortalece a capacidade de investimento do Estado e amplia a escala das intervenções em regiões historicamente afetadas pela escassez hídrica e pela ausência de infraestrutura adequada. No início deste mês, foi assinado em Petrolina, no Sertão do São Francisco, o contrato com a Vita Sertão, concessionária que ficará responsável pelos serviços em 24 municípios que formam a microrregião do Sertão. O consórcio entre Acciona e BRK ficará responsável pelos serviços na microrregião RMR-Pajeú, formada pelos demais municípios pernambucanos.

Presente no evento, o diretor-Presidente da Acciona, José Manuel Entrecanales, destacou o momento histórico. “Assim como Pernambuco é um Estado revolucionário, estamos revolucionando o setor com essa parceria”, pontuou. Já o diretor-presidente da BRK, Alexandre Thiollier, enfatizou a força da parceria. “Hoje estamos aumentando nossa parceria com o Governo de Pernambuco. Vamos trabalhar arduamente para a evolução dos serviços ofertados”, disse.

Além do impacto direto nos serviços, o contrato também prevê repasses financeiros aos municípios, fortalecendo a capacidade de investimento local e ampliando a parceria entre Estado e prefeituras na execução das políticas públicas. Representando os prefeitos beneficiados, o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros agradeceu ao Governo de Pernambuco. “Agradeço ao Governo do Estado por essa assinatura, que é um gesto de coragem. Essa ação beneficia diretamente todos os municípios pernambucanos, sendo um grande marco da atual gestão”, afirmou o gestor.

A concessão integra uma estratégia ampla do Governo de Pernambuco para garantir segurança hídrica e reduzir desigualdades regionais, combinando grandes obras estruturantes com ações complementares em todo o território. A expectativa é de que milhões de pernambucanos sejam beneficiados com a ampliação dos serviços e a melhoria na qualidade de vida.

Também presente na solenidade, o deputado estadual Renato Antunes destacou que o Governo do Estado está trazendo dignidade ao povo pernambucano. “O Governo de Pernambuco está garantindo ações que eram necessárias e não ficando apenas no discurso. Esse Governo está dando novamente esperança para todos os pernambucanos”, frisou. Já o deputado estadual Antônio Moraes destacou o compromisso da gestão estadual. “Parabenizo o Governo de Pernambuco pelo grande compromisso com a questão hídrica. Temos uma gestão com coragem e determinação para enfrentar um problema tão sério em nosso Estado”, destacou o parlamentar.

Acompanharam a assinatura os secretários de Estado Túlio Vilaça (Casa Civil) e Rodrigo Ribeiro (Mobilidade e Infraestrutura); os deputados estaduais Socorro Pimentel, João de Nadegi, Edson Vieira e Jarbas Filho. Os prefeitos, Orlando Jorge (Limoeiro), Maria Izalta (Ibirajuba), Catharina Garziera (Lagoa Grande), Elias Meu Fii (Pombos), Simão Durando (Petrolina), Helbinha Rodrigues (Trindade), Joel Gonzaga (Feira Nova), Dra. Cátia (Jataúba) e Prof. Ronaldo (Tupanatinga); além do vice-prefeito de Olinda, Chiquinho, e outras lideranças municipais. Também estiveram presentes os presidentes de órgãos, Carlos Porto Filho (Arpe), Suzana Montenegro (Apac) e Douglas Nóbrega (Compesa).

Anderson Luiz amplia base em Caruaru com apoio de vereador e ex-vereador ligados ao PDT

O pré-candidato a deputado estadual Anderson Luiz (PSD) ampliou sua base política em Caruaru, em movimento anunciado nesta quarta-feira (29), ao receber o apoio de duas importantes lideranças ligadas ao PDT e próximas ao grupo do ex-prefeito José Queiroz. Declararam adesão ao projeto o vereador Wagner do Santa Rosa e o ex-vereador Edjailson da Caruforró, fortalecendo a articulação em torno da pré-candidatura.

Na última eleição municipal, Wagner do Santa Rosa conquistou 2.364 votos, enquanto Edjailson da Caruforró obteve 1.490 votos, números que demonstram capilaridade eleitoral e presença consolidada em importantes bases da cidade. A chegada das duas lideranças é vista como estratégica para Anderson Luiz, que passa a agregar nomes com histórico de votação expressiva e forte atuação popular.

“Recebo esse apoio com muita alegria e senso de responsabilidade. Wagner e Edjailson são lideranças reconhecidas, que conhecem de perto a realidade de Caruaru e têm serviços prestados à população. Essa união fortalece ainda mais nosso compromisso de trabalhar por Pernambuco e por uma Caruaru cada vez mais forte, ao lado do nosso prefeito Rodrigo Pinheiro e da governadora Raquel Lyra”, afirmou Anderson Luiz.

FERIADO — Confira as lojas que irão abrir no Dia do Trabalhador em Caruaru

O Sindicato dos Lojistas do Comércio de Caruaru (Sindloja) informa que as lojas situadas no Parque 18 de Maio poderão praticar jornada de trabalho no feriado do Dia do Trabalhador, que coincidirá com o funcionamento da tradicional Feira da Moda. A decisão foi tomada em nota técnica assinada em acordo entre o Sindloja e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Caruaru (Sindecc), com o entendimento de garantir o equilíbrio entre a atividade econômica e a proteção dos direitos trabalhistas.

A jornada de trabalho para as empresas estabelecidas no Parque 18 de Maio ocorrerá exclusivamente no mesmo horário autorizado para funcionamento da Feira da Moda, das 4h às 13h, mediante cumprimento integral das condições previstas na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2025/2026.

Entre as normas previstas estão o pagamento de ajuda de custo no valor de R$ 75 por empregado convocado; a concessão de uma folga compensatória, a ser usufruída em até 30 dias após o feriado; o fornecimento do vale-transporte correspondente ao dia trabalhado, quando devido; e a concessão de intervalo intrajornada para repouso e alimentação, caso a jornada ultrapasse o limite legal (caso a empresa conceda apenas uma hora de intervalo, deverá custear a alimentação do empregado convocado).

As empresas interessadas deverão encaminhar ao Sindloja, por meio da plataforma E-Sind, até esta quarta-feira, 29 de abril, o comunicado formal contendo a lista dos empregados convocados, respectivos horários de trabalho e datas das folgas compensatórias.

Ressalta-se que a presente autorização possui caráter excepcional, específico e restrito às empresas estabelecidas no Parque 18 de Maio (Ruas São Sebastião, Luiz Paes, Limeira Rosal, Lourival José da Silva, Gregório de Matos, Capitão Zezé, Samuel Campelo, Paulino Câmara, Alzira Vidal, Miguel de Sena, João de Barros, Azevedo Coutinho, Raul Leone Boa Ventura, Capitão Lima dos Reis), em razão do funcionamento da Feira da Moda de Caruaru, não se estendendo automaticamente a outras empresas, bairros ou localidades.

Sobre a jornada no comércio tradicional e centros de compras

O Sindloja Caruaru informa que as lojas do comércio tradicional não poderão praticar jornada de trabalho no dia 1° de maio. Já as empresas estabelecidas em centros comerciais de vendas (shoppings, Polo Caruaru, Fábrica da Moda e outros), que desejarem funcionar no feriado de 1° de maio, deverão realizar a solicitação de autorização de funcionamento por meio da plataforma E-Sind. A solicitação deve cumprir o prazo de cinco dias de antecedência ao feriado para empresas não associadas e dois dias de antecedência para associados.

Jorge Quintino pede inclusão da Semana do Hip Hop no calendário oficial de Caruaru

O vereador Professor Jorge Quintino (PODE) apresentou requerimento na Câmara Municipal de Caruaru solicitando ao Poder Executivo a implementação efetiva da lei que institui a Semana Municipal da Cultura do Hip Hop no município.

A proposta busca garantir o cumprimento da legislação, que prevê a realização do evento no mês de novembro e sua inclusão no calendário oficial da cidade, com foco na valorização, difusão e desenvolvimento da cultura Hip Hop como ferramenta educacional, cultural e de inclusão social.

Apesar de estar em vigor há anos, o parlamentar aponta que a norma ainda não vem sendo executada de forma contínua, o que compromete seus objetivos e limita o reconhecimento de um movimento cultural significativo, especialmente entre a juventude.

O requerimento também ressalta o papel do Hip Hop na formação social, incentivando a expressão artística, a cidadania e a criação de oportunidades, além de contribuir para o fortalecimento de políticas públicas voltadas à cultura e à inclusão.

“A Semana Municipal do Hip Hop é uma conquista importante para a cultura de Caruaru e precisa sair do papel. Estamos falando de um movimento que transforma vidas, especialmente de jovens, por meio da arte, da educação e da inclusão. Garantir essa política pública é valorizar nossos artistas e fortalecer a cultura popular da cidade”, afirmou Jorge Quintino.

O projeto segue para a análise.

“A Direita não tem dono!”, afirma Gilson Machado Filho

O vereador do Recife e pré-candidato a deputado estadual, Gilson Machado Filho, vem se mostrando uma voz de força e ampliação da direita em Pernambuco.

“A direita não tem dono, tem referência em ser um governo que não é corrupto. Não há um nome dos Bolsonaros na lista dos escândalos de corrupção. A população não aguenta mais escândalos como o roubo dos velhinhos do INSS, do Banco Master. As pesquisas que apontam Flávio Bolsonaro na frente só reforçam isso”, disse Gilson Machado Filho em entrevista na Rádio Caruaru FM, nesta terça-feira, 28/04.

No último fim de semana, o parlamentar esteve em agenda nos municípios de Caruaru, Taquaritinga do Norte, Toritama e Carpina, ao lado do pai, o ex-ministro do Turismo e da Cultura do governo Bolsonaro e pré-candidato a deputado federal, Gilson Machado Neto.

Questionado sobre a atuação do PL Pernambuco, ele disse que a saída do partido para o Podemos só fortalece a direita no estado, furando a bolha e trazendo outros partidos para apoiarem o pré-candidato a presidente da República, Flávio Bolsonaro. “Não havia mais espaço para mim num partido que não honrou a indicação do líder maior do PL, Jair Bolsonaro, do meu pai como senador em Pernambuco. Um partido que tirou meu pai do diretório do PL Recife enquanto ele estava preso injustamente. Atitudes como essas falam muito sobre o outro, e não me sinto identificado com isso”, reforçou Gilson.

Gilson Machado Filho falou da atuação como vereador do Recife, destacando as ações que ajudaram a armar parte da Guarda Municipal. Falou da Policlínica Arnaldo Marques, no Ibura, que também é maternidade, onde faltavam macas, colchões e ar-condicionado. “Fiz requerimentos e, um mês depois, voltei para ver como estava, e todos esses problemas estavam sanados. Fiscalizar não é só denunciar, é acompanhar resultados”, destacou.

Judô Inclusivo – Projeto da Prefeitura de Caruaru promove graduação de faixa e reforça políticas de inclusão

Atletas com deficiência atendidos pelo Projeto Judô Inclusivo participaram, no sábado (25), da IV graduação de faixa, realizada na Escola Municipal Santos Anjos, em Caruaru. A ação marcou a evolução técnica dos judocas, com avaliação e entrega de faixas, além de reunir familiares em um momento de celebração e reconhecimento.

Criado em 2021, o projeto atende, em média, 50 alunos e promove o desenvolvimento físico, social e emocional das pessoas com deficiência por meio do esporte, fortalecendo a autonomia e a inclusão.

Para as famílias, o evento tem grande importância. “É um projeto muito importante na minha vida e na vida da minha filha. Quando a pessoa com deficiência é abraçada por pessoas que realizam esses projetos, elas se sentem à vontade para mostrar o que sabem fazer. Esses eventos são importantes para que a sociedade veja que eles são capazes. É grandioso demais”, destacou Valdjane Ana, mãe de uma das atletas.

A ação é realizada pela Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome (SAS), em parceria com a Secretaria de Educação, reforçando as políticas públicas de inclusão no município.

Grávida de 8 meses é detida com 2 Kg de cocaína em Salgueiro

Uma mulher que estava com oito meses de gravidez foi detida, na noite de segunda-feira (27), pelo transporte de 2,2 Kg de cocaína, na BR 116, em Salgueiro, no Sertão pernambucano. Ela era passageira de um ônibus que havia saído de Belém, no Pará, em direção a Maceió, em Alagoas.

Durante a abordagem a um ônibus interestadual, uma equipe da PRF realizava a conscientização sobre o uso do cinto de segurança, quando identificou uma passageira grávida no coletivo. Em conversa, a mulher entrou em contradição sobre o motivo da viagem e chamou a atenção dos policiais.

Ao verificar a bagagem que ela transportava, foram encontrados os dois tabletes da droga. A equipe realizou o teste com um reagente e constatou que se tratava de cloridrato de cocaína.

A mulher admitiu que havia sido contratada para transportar o entorpecente. Ela foi encaminhada à Delegacia de Polícia Judiciária de Salgueiro e poderá responder por tráfico de drogas.