Aulão de Dança Pré-Carnaval promove saúde, bem-estar e alegria em Caruaru nesta terça (10)

Praticar atividade física é essencial para a promoção da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida. Além de contribuir para o condicionamento físico, o exercício também favorece a saúde mental, reduz o estresse e estimula a socialização. Quando aliado à música, especialmente aos ritmos do Carnaval, o movimento se torna ainda mais prazeroso, acessível e motivador, transformando o cuidado com o corpo em um momento de alegria, celebração e integração coletiva.

Com essa proposta, a Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria Executiva de Esportes, realiza, nesta terça-feira (10) o Aulão de Dança Pré-Carnaval, um encontro que une exercício físico e a energia contagiante das músicas carnavalescas. A atividade começa a partir das 19h30, na Estação Ferroviária de Caruaru. A entrada será solidária, mediante a doação de 1kg de alimento não perecível, que será destinado ao Transforma Caruaru.

O aulão contará com a participação dos professores Marcos Mercury, Belarmino Júnior, Nido Silva, Hilka Nogueira, Eveline Lins e Jonatan Flores, que irão conduzir o público em uma programação dinâmica, com coreografias animadas, voltadas para os ritmos carnavalescos e acessíveis para diferentes níveis de condicionamento físico.

De acordo com o secretário executivo de Esportes, Adson Leonel, a iniciativa reforça o papel do esporte como ferramenta de transformação social. “A dança é uma forma democrática de atividade física, que promove saúde, inclusão e bem-estar. Utilizar o clima do Carnaval para estimular o movimento e a ocupação dos espaços públicos é uma estratégia importante para aproximar a população das políticas esportivas e incentivar hábitos mais saudáveis”, destacou.

Casos de pancreatite ligados a medicamentos para emagrecimento reforçam necessidade de supervisão médica

Diante do crescente uso de medicamentos injetáveis para tratamento da obesidade e do sobrepeso, popularmente conhecidos como “canetas emagrecedoras”, especialistas em saúde alertam para a importância do acompanhamento médico rigoroso. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) divulgou recentemente um alerta sobre um aumento no número de notificações de casos suspeitos de pancreatite aguda relacionados ao uso desses medicamentos, incluindo relatos de seis mortes investigadas no Brasil. 

Os medicamentos da classe dos agonistas de GLP-1 – como semaglutida, liraglutida, tirzepatida e outros – são aprovados para uso sob orientação médica em casos específicos de diabetes tipo 2 e obesidade. Eles agem auxiliando na redução do apetite e na melhora metabólica, mas também podem causar efeitos adversos, como pancreatite, que consiste na inflamação do pâncreas e pode ser grave. De janeiro de 2020 a dezembro de 2025, a ANVISA recebeu mais de 145 notificações suspeitas de pancreatite associadas ao uso desses medicamentos, com um aumento contínuo ao longo dos anos e um pico de 45 notificações em 2025. Seis desses casos tiveram desfecho com morte suspeita, conforme registros do sistema de farmacovigilância VigiMed. 

Importante frisar que, segundo a agência reguladora, os dados referem-se a suspeitas notificadas espontaneamente e não comprovam relação causal direta entre o medicamento e os eventos adversos. Mesmo assim, a elevação dos relatos acende um sinal de alerta sobre o uso desses fármacos fora das indicações e sem supervisão adequada. 

Para o Dr. Diego Rodrigues, médico especialista em emagrecimento, a mensagem principal é de conscientização e cautela:

“O alerta emitido pela ANVISA não deve ser interpretado como motivo de pânico. Ele reforça, sobretudo, que o uso de canetas emagrecedoras deve estar estritamente indicado e monitorado por um profissional de saúde qualificado”, afirma Dr. Diego Rodrigues.

O especialista ressalta ainda que riscos adicionais podem surgir quando esses medicamentos são utilizados sem receita ou adquiridos por vias não regulamentadas:

“É essencial evitar o uso de medicação fraudulenta, contrabandeada ou sem prescrição. Isso representa um risco elevado à saúde, inclusive potencializando efeitos adversos graves”, destaca Dr. Rodrigues.

A orientação médica individualizada é também fundamental para avaliação de fatores de risco, histórico clínico e necessidade real do paciente. O tratamento da obesidade e do sobrepeso, seja por meio de mudanças no estilo de vida, acompanhamento nutricional, atividade física ou uso de medicamentos, deve ser sempre personalizado e guiado por profissionais de saúde.

Pacientes em uso de medicamentos para emagrecimento que apresentarem sintomas como dor abdominal intensa, dor que irradia para as costas, náuseas persistentes ou vômitos devem procurar atendimento médico imediato.

Primeiro hotel de bandeira internacional é inaugurado em Caruaru

Caruaru acaba de ganhar um símbolo do seu próprio crescimento. Na última sexta (06), aconteceu a entrega do Ibis Caruaru, primeiro hotel de bandeira internacional da cidade, resultado da parceria entre a CP Construção e a Accor, grupo líder mundial em hospitalidade. Com investimento aproximado de R$ 31 milhões, a chegada do empreendimento coloca a Capital do Agreste em um novo patamar de conexão com o turismo e os negócios, acompanhando o ritmo de transformação que já faz parte da realidade local.

A solenidade de entrega reuniu autoridades estaduais e municipais, entre elas o prefeito de Caruaru Rodrigo Pinheiro e a governadora de Pernambuco Raquel Lyra, que destacaram a importância de novos investimentos para o fortalecimento econômico da cidade. O prefeito reforçou o compromisso de seguir apoiando iniciativas que estimulam o potencial de Caruaru e contribuem diretamente para o desenvolvimento urbano e a geração de oportunidades. Já a governadora ressaltou a relevância do empreendimento para o interior pernambucano e evidenciou a qualidade construtiva que marca os projetos assinados pela CP.

Com 120 apartamentos, o hotel vem suprir um déficit da rede hoteleira da cidade, que fica ainda mais evidente em grandes eventos, a exemplo do São João. A operação do hotel está prevista para iniciar na Semana Santa, ampliando a capacidade de leitos para um dos períodos de maior fluxo do calendário regional.

Para o sócio-diretor da CP Construção, Cláuston Pacas, o empreendimento representa um avanço que vai além da hotelaria. “Esse é um equipamento que contribui diretamente para o fortalecimento da economia local, estimulando o turismo, gerando emprego, renda e novas oportunidades para Caruaru e toda a região.”

A arquitetura também carrega identidade. Para o arquiteto Ângelo Porto, sócio-diretor da CP Construção e responsável pelo projeto da fachada, a inspiração veio de um dos elementos mais afetivos da cultura local. “Buscamos uma arquitetura que conversasse com Caruaru. As formas e cores fazem referência às bandeiras juninas, tão presentes na memória da cidade, criando uma ligação entre tradição e contemporaneidade.”

Localizado no bairro Maurício de Nassau, em uma área central e estratégica, o Ibis Caruaru representa um passo simbólico na história recente do município. Um sinal de maturidade, de confiança no futuro e de reconhecimento da força que o interior tem quando cresce com planejamento. Mais do que receber visitantes, o hotel fortalece a economia, gera oportunidades e amplia a presença da cidade no mapa de destinos preparados para crescer.

Câmara de Caruaru inicia planejamento para novo concurso público

A Câmara Municipal de Caruaru começou os estudos técnicos para a realização de um concurso público previsto no orçamento de 2026. A primeira reunião sobre o tema reuniu representantes do Legislativo, do Executivo municipal e do IBAM, instituição especializada em gestão pública.

O encontro contou com a presença do presidente da Câmara, vereador Bruno Lambreta (PSDB), da superintendente geral do IBAM, Cláudia Ferraz, do secretário executivo de Administração da Prefeitura, Osmarino Lamartine, além de servidores da Controladoria e da Superintendência Administrativa da Casa Legislativa.

Neste momento, o trabalho está concentrado no levantamento das demandas internas dos setores da Câmara. A expectativa é que o concurso seja direcionado às funções de apoio às atividades legislativas, com vagas para técnico legislativo, de nível médio, e analista legislativo, de nível superior. O número de vagas ainda será definido.

Governo de Pernambuco e Porto Digital abrem inscrições para programas de fomento ao empreendedorismo e internacionalização

O Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-PE), em parceria estratégica com o Porto Digital, o principal distrito de inovação da América Latina, anuncia a abertura de chamadas públicas que compõem a jornada de empreendedorismo: Pré-Incubação, Incubação, Pré-Aceleração e Internacionalização. São 120 vagas distribuídas entre os programas, que têm como foco o desenvolvimento de negócios em todo estado de Pernambuco e a atração de empresas e startups para o ecossistema de inovação pernambucano.

A iniciativa visa impulsionar startups e negócios de base tecnológica em todos os estágios de desenvolvimento, desde a validação de ideias até a expansão para mercados internacionais. Esta ação reforça o compromisso de Pernambuco de fortalecer o ecossistema de inovação, gerar empregos qualificados e projetar talentos para o cenário global.

Cada programa desta jornada foi desenhado para atender às necessidades específicas de negócios em diferentes níveis de maturidade, garantindo suporte estratégico, técnico e operacional.

Pré-Incubação
Foca em transformar ideias em Produto Mínimo Viável (MVP) e negócios estruturados. É destinada a empreendedores e negócios em fase de ideação ou validação, e não exige CNPJ constituído. O programa tem duração de 14 (quatorze) semanas em formato híbrido e oferece 50 vagas. As inscrições vão de 4 de fevereiro até 4 de março.

Incubação
Para impulsionar o crescimento de startups com produto validado ou na fase final de validação, estruturar vendas e iniciar tração no mercado, o programa de Incubação é voltado para negócios de base tecnológica já formalizados com CNPJ ativo. Com duração de 14 (quatorze) semanas em formato híbrido, também possui 50 vagas. As inscrições acontecem entre 4 de fevereiro e 4 de março.

Pré-Aceleração
É voltado para startups que já superaram a fase de ideação, com MVP funcional ou produto validado e um claro foco em escalabilidade e tecnologia como parte central da sua proposta de valor. A jornada de 12 (doze) semanas é oferecida em formato híbrido (100% online síncrono, culminando em um Demoday presencial de Rodada de Negócios) e possui 10 vagas. As inscrições vão até 20 de março.

Internacionalização
A segunda edição do programa de Internacionalização em parceria com a SECTI-PE visa impulsionar a expansão de startups e empresas de base tecnológica pernambucanas para o mercado europeu, com destino a Aveiro, Portugal (Hub Cais do Porto). Este programa de 10 meses (4 online e 6 presenciais) selecionará até 10 empresas com CNPJ constituído em Pernambuco, receita anual recorrente igual ou superior a R$ 1 milhão e equipe dedicada à internacionalização. As inscrições ocorrem até o dia 20 de março.

A jornada de internacionalização será guiada por um acompanhamento contínuo e personalizado, fundamentado em uma metodologia exclusiva que inclui:
– Suporte estratégico: desenvolvimento de eixos essenciais para atuação no mercado europeu.
– Adaptação de produtos e serviços: adequação às exigências regulatórias e culturais locais.
– Apoio regulatório e legal: orientação sobre conformidade e aspectos legais de internacionalização.
– Estratégias de mercado: definição de abordagens comerciais e de marketing alinhadas às realidades europeias.

“A presença do Porto Digital no cenário internacional por meio de iniciativas como essas é um testemunho do nosso compromisso em projetar a inovação pernambucana para o mundo. A segunda edição do Programa de Internacionalização, ancorada em Aveiro pelo Cais do Porto, não apenas abre portas estratégicas para o mercado europeu, mas fortalece laços, criando um ecossistema tecnológico robusto e interconectado”, afirma Pierre Lucena, presidente do Porto Digital e do Cais do Porto.

O sucesso da jornada de internacionalização é assegurado por uma metodologia robusta e um acompanhamento contínuo, elementos cruciais para a adaptação e fortalecimento dos negócios inovadores em novos mercados.

“A iniciativa tem como objetivo fortalecer negócios inovadores, apoiando sua adaptação a novos mercados e promovendo uma transição estratégica e bem-sucedida para o ambiente internacional”, explica Marcela Valença, Country Operations Manager do Cais do Porto, hub de internacionalização do Porto Digital.

“Essas chamadas públicas materializam nosso compromisso com uma jornada empreendedora integrada e contínua. Atuamos desde a Pré-Incubação, transformando ideias em negócios estruturados, avançamos pela Incubação e Pré-Aceleração para impulsionar crescimento e tração, e culminamos na Internacionalização, conectando startups ao mercado europeu. Nosso objetivo é desenvolver negócios, qualificar talentos e fortalecer Pernambuco como um polo de inovação capaz de gerar empregos e criar soluções com impacto global”, pontua Karol Brasileiro, Gerente Corporativa de Empreendedorismo do Porto Digital.

Benefícios oferecidos e taxas
Os participantes selecionados nos programas de Pré-Incubação, Incubação e Pré-Aceleração terão acesso a benefícios como infraestrutura nas instalações do Porto Digital em Recife e Caruaru, networking exclusivo com a comunidade Porto Digital Startups e hubs parceiros, além de prioridade de exposição na Arena de Negócios do festival REC’n’Play 2026.

Os programas são viabilizados e apoiados pelo Governo de Pernambuco e contam com contrapartida dos participantes. Um subsídio de 50% será concedido em alguns dos programas a empreendedores de grupos minoritários, residentes do Agreste e Sertão de Pernambuco, ou com renda familiar de até dois salários-mínimos.

Já a jornada de internacionalização é uma imersão completa no Cais do Porto, na cidade de Aveiro, em Portugal. A unidade é a base para expansão internacional de negócios brasileiros de todos os tamanhos.

Como participar
Os interessados devem consultar os editais e submeter suas propostas exclusivamente por meio de formulários online.

Pré-Incubação, Incubação: inscrições de 4 de fevereiro a 4 de março
Pré-Aceleração e Internacionalização: inscrições de 4 de fevereiro a 20 de março

Para acessar o regulamento completo de cada programa e realizar a inscrição, é necessário acessar o portal do Porto Digital em www.portodigital.org. Dúvidas devem ser encaminhadas para o e-mail: empreendedorismo@portodigital.org.

Sobre o Porto Digital 
O Porto Digital é o principal distrito de inovação da América Latina há 25 anos, com ecossistemas colaborativos que visam transformar o entorno com novas tecnologias, economia criativa e ferramentas que melhoram a vida em sociedade. Localizado na área histórica da cidade do Recife, sua atuação abrange os setores de produção de software, serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Economia Criativa. Atualmente, o parque conta com mais de 21 mil colaboradores distribuídos em mais de 475 empresas, gerando um faturamento anual de R$ 6,2 bilhões. Além disso, expandiu sua presença para Caruaru, Goiás e Portugal.

Para acompanhar notícias em tempo real sobre o Porto Digital acesse: https://jornaldigital.recife.br/

Sobre a SECTI
A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (SECTI) é responsável pela formulação e coordenação das políticas públicas de ciência, tecnologia, inovação e transformação digital no estado, atuando no fortalecimento do ecossistema de inovação, na internacionalização de empresas e na promoção do desenvolvimento econômico sustentável.

Sobre o Cais do Porto
O Cais do Porto é o hub de internacionalização de empresas de tecnologia brasileiras em Portugal, uma iniciativa do Porto Digital que conecta ecossistemas, acelera negócios e fomenta a inovação entre Brasil e Europa. O espaço, localizado em Aveiro, atua como ponto de encontro entre empreendedores, instituições e investidores interessados em fortalecer a cooperação tecnológica entre os dois países.

Vereador Jorge Quintino apresenta dois projetos integrados voltados à causa autista em Caruaru

O vereador Jorge Quintino apresentou e voltou a reiterar, na Câmara Municipal de Caruaru, dois projetos complementares voltados à inclusão de pessoas autistas e neuroatípicas em Caruaru. As iniciativas atuam em áreas diferentes, mas com um objetivo comum: garantir ambientes mais acolhedores, seguros e adequados às necessidades sensoriais.

O primeiro anteprojeto institui as “Sessões Azuis” em cinemas, teatros e eventos culturais do município, com adaptações de som, luz e ambiente, além da capacitação das equipes e divulgação acessível. A proposta amplia o acesso à cultura e ao lazer para pessoas com hipersensibilidade sensorial.

Já o segundo requerimento solicita a criação das “Salas de Silêncio (Salas Azuis)” nas escolas da rede municipal, destinadas à autorregulação sensorial e emocional de alunos autistas e neuroatípicos, contribuindo para o bem-estar, a aprendizagem e a permanência desses estudantes no ambiente escolar.

Segundo Jorge Quintino, as propostas se complementam e representam um avanço concreto na inclusão, “Estamos falando de garantir dignidade, respeito e igualdade de oportunidades, tanto na escola quanto nos espaços de cultura e lazer. Inclusão precisa ser prática, não apenas discurso”, destacou o vereador.

Experiências já adotadas em cidades como Garanhuns, Recife e Petrolina, onde existem Salas Azuis em escolas, aeroportos e espaços culturais, comprovam a eficácia das medidas e reforçam a importância de Caruaru seguir o mesmo caminho.

Operação de drones no Pré-Carnaval Multicultural de Caruaru

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Segurança Municipal (SSM), informa que a operação de drones durante o Pré-Carnaval Multicultural de Caruaru, nos dias 6 e 7 de fevereiro, será permitida exclusivamente a pilotos e aeronaves previamente cadastrados dentro do prazo estabelecido.

O cadastramento foi realizado junto à Defesa Civil até o dia 26 de janeiro. Drones que não atenderam a esse prazo não estarão autorizados a operar durante o evento. A medida visa garantir a segurança do público, dos profissionais envolvidos e das forças de atuação.

Ressalta-se que todas as solicitações deferidas foram encaminhadas ao Cindacta III, etapa necessária para a emissão das autorizações junto ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea).

CPMI do INSS adia votação da quebra de sigilo do Banco Master

A CPMI do INSS adiou nesta quinta-feira (5) a votação do requerimento de quebra de sigilo bancário do Banco Master dos últimos dez anos.

A decisão foi um consenso entre líderes da oposição e do governo, conforme declarou o presidente do colegiado, senador Carlos Viana (Podemos-MG).

O líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (PT-AP), afirmou que o adiamento foi concedido para que os parlamentares atualizem o período das informações solicitadas.

Por consenso, a votação do requerimento que pede informações à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) sobre empresa de aviação de que o dono o Master é sócio-fundador também foi adiada.

Os requerimentos referentes ao Caso Master devem retornar à pauta em 26 de fevereiro, quando o dono da instituição, Daniel Vorcaro, prestará depoimento no colegiado.

Vorcaro

A convocação do dono do Master foi aprovada pela CPMI em 4 de dezembro de 2025, quando o colegiado também determinou a quebra de sigilo do empresário. O depoimento aconteceria na quarta-feira (3), mas foi adiado para o dia 26.

Poucos dias depois de decretada a quebra de sigilo bancário, o ministro do STF Dias Toffoli retirou o acesso da comissão aos dados e entregou à Presidência do Senado.

Também durante a sessão desta quinta-feira (5), o presidente da CPMI afirmou que se reuniu com Toffoli para tratar da retirada de documentos sigilosos das investigações sobre o Banco Master.

O ministro prometeu, segundo Viana, que devolverá os documentos assim que a Polícia Federal concluir a análise e incorporar os dados ao inquérito.

Vorcaro foi preso na primeira fase da Operação Compliance Zero, deflagrada pela Polícia Federal com autorização do STF, em novembro de 2025.

As investigações apontam fraude financeira no Banco Master de cerca de R$ 12 bilhões. Hoje, o empresário está sendo monitorado com tornozeleira eletrônica, após decisão do Tribunal Regional Federal (TRF) que revogou sua prisão preventiva.

Sefaz Caruaru prorroga prazo do IPTU 2026 com 30% de desconto

A Secretaria da Fazenda de Caruaru (Sefaz) prorrogou o prazo para pagamento do IPTU 2026 em cota única com 30% de desconto. Os contribuintes agora têm até o dia 13 de fevereiro para garantir o maior abatimento.

De acordo com a secretária executiva tributária, Lara Lira, a medida busca ampliar o acesso ao benefício. “A prorrogação permite que mais contribuintes tenham tempo para se organizar e aproveitem o desconto máximo oferecido pelo Município”, destacou.

Após esse prazo, seguem os descontos progressivos para pagamento em cota única: 20% até 27 de fevereiro e 10% até 31 de março.

Os boletos podem ser emitidos pelo Portal do Contribuinte, no endereço
http://caruaru.tributosmunicipais.com.br/gestor/views/publico/portaldocontribuinte/publico/imobiliario/iptuetaxas.xhtml ou presencialmente na sede da Sefaz, na Rua Mestre Pedro, nº 74, bairro Nossa Senhora das Dores, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Dino manda suspender pagamento de penduricalhos nos Três Poderes

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quinta-feira (5) a suspensão do pagamento dos chamados “penduricalhos”, benefícios que são concedidos a servidores públicos e que não cumprem o teto remuneratório constitucional, de R$ 46,3 mil. A suspensão vale para os Três Poderes.

Pela decisão, os Três Poderes têm prazo de 60 dias para revisar e suspender pagamento das verbas indenizatórias sem base legal.

Na decisão, Flávio Dino afirmou que há um “fenômeno da multiplicação anômala” de verbas indenizatórias incompatíveis com a Constituição. Ele cita o pagamento de “auxílio-peru” e “auxílio-panetone” (benefícios extras de fim de ano) como exemplos de ilegalidade.

“Destaco que, seguramente, tal amplo rol de ‘indenizações’, gerando supersalários, não possui precedentes no direito brasileiro, tampouco no direito comparado, nem mesmo nos países mais ricos do planeta”, argumentou.

A suspensão deve ser cumprida em todo o país e vale para o Judiciário, Executivo e Legislativo federais e estaduais.

Império dos penduricalhos
Flávio Dino também defendeu que o Congresso aprove uma lei para deixar claro quais as verbas indenizatórias podem ser admissíveis como exceção ao teto constitucional, que é equivalente ao salário dos ministros do Supremo.

“Por este caminho, certamente será mais eficaz e rápido o fim do império dos penduricalhos, com efetiva justiça remuneratória, tão necessária para a valorização dos servidores públicos e para a eficiência e dignidade do serviço público”, ressaltou.

A suspensão dos penduricalhos foi decidida em um processo no qual Dino negou o pagamento de auxílio-alimentação retroativo a um juiz de Minas Gerais.