Pré-Carnaval Multicultural 2026: Secretaria da Fazenda divulga datas e regras para credenciamento de comerciantes

A Secretaria da Fazenda divulgou as datas e orientações para o credenciamento de comerciantes que desejam atuar durante o Pré-Carnaval Multicultural 2026, que acontecerá nos dias 6 e 7 de fevereiro.

O credenciamento será realizado nos dias 21 e 22 de janeiro, na Estação Ferroviária, das 8h às 14h, e acontecerá por ordem de chegada.

Para efetuar o cadastro, os interessados devem apresentar RG, CPF, comprovante de residência e o valor referente à atividade que deseja comercializar. Os valores das taxas serão divulgados oficialmente no Diário Oficial do Município.

De acordo com a gerente de Arrecadação Externa, Nayara Pisetta, as vagas contemplam diferentes perfis de comerciantes. “O credenciamento atende categorias como food truck, comércio estacionário, ambulantes e mulheres empreendedoras, garantindo oportunidade para diversos empreendedores participarem do evento”, destacou.

A iniciativa da Secretaria da Fazenda tem como objetivo garantir organização, segurança e regularidade das atividades comerciais durante o evento, contribuindo para o fortalecimento da economia local e para uma festa estruturada para a população.

Sesc celebra a estação mais quente do ano com ações esportivas e recreativas em Caruaru

Janeiro é um mês marcado por altas temperaturas e pelo período de férias. Para celebrar a alta estação, o Sesc Pernambuco está realizando uma série de atividades esportivas e recreativas, em suas unidades espalhadas pelo estado. Em Caruaru, as ações tiveram início no dia 5, mas serão intensificadas nos dias 24, 25, 29 e 31. A programação é gratuita.

“O projeto Sesc Verão é um convite ao lazer. Desde o início do mês, estamos recebendo nossa clientela e o público geral. Além de se divertirem, eles também conhecem a estrutura da unidade e os serviços que oferecemos, que podem ser usufruídos durante todo o ano”, explica Conceição de Paulo, gerente do Sesc Caruaru.

A programação está disponível em https://sescpe.org.br. No dia 24, das 7h às 12h, tem torneio de futebol society. Das 8h às 9h, acontece o festival de jogos de salão. Às 9h, o público participa da Pool Party, a Festa na Piscina. Das 11h às 14h, as pessoas idosas se divertem no Verão Ativo 60+, com atividades aquáticas. Para participar desta atividade, o Sesc pede a doação de 2kg de alimentos não perecíveis para o programa de combate à fome Sesc Mesa Brasil.

O dia 25 começa com o Game Hyrox, competição que envolve corrida e natação, das 8h às 10. Também às 8h, terá início o torneio de futsal, que segue até as 13h. Das 10h30 às 13h, serão realizados o torneio de pebolim, jogos recreativos e brincadeiras. Às 12h, para animar o público, tem música ao vivo com o grupo Imaginar.

Na sexta-feira, dia 29, das 8h às 9h e das 17h às 18h, tem aulão de hidroginástica em ritmo de Carnaval. E no sábado (31), a programação do Sesc Verão em Caruaru termina com o festival de jogos de salão, das 13h às 16h.

Sesc – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, por meio de 23 unidades fixas, incluindo os hotéis Guadalupe (Sirinhaém), Triunfo e Garanhuns, além do Espaço Sesc no Shopping Boa Vista, no Recife, e o Centro Cultural Sesc Garanhuns. Oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde, inclusive para quem dispõe do Cartão do Empresário da Fecomércio/PE. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação da credencial entre outras funcionalidades, e disponibiliza a plataforma Sesc Digital (https://cursos.sescpe.com.br/todos). Por ela, é possível conhecer o cronograma de cursos e realizar a inscrição de forma online e segura. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br.

Serviço: Programação do projeto Sesc Verão, em Caruaru
Datas: 24, 25, 29 e 31 de janeiro
Programação completa em https://sescpe.org.br
Entrada gratuita
Informações: (81) 3721-3967 (Whatsapp)

Entenda em quanto tempo a energia pode ser cortada em caso de inadimplência

Lâmpadas incandescentes devem ser retiradas do mercado brasileiro até 2016 (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

A Neoenergia Pernambuco inicia o ano de 2026 fazendo um alerta sobre a importância de os clientes manterem o pagamento da conta de energia elétrica em dia. De acordo com a legislação vigente, o fornecimento de energia pode ser suspenso 15 dias após o aviso do débito, caso não haja quitação ou negociação da dívida. O pagamento pontual evita transtornos como a interrupção do serviço e contribui para a organização financeira das famílias.

Para os clientes que estejam passando por dificuldades, a distribuidora está oferecendo o parcelamento do débito em até 21 vezes no cartão de crédito e a possibilidade de dividir em parcelas diretamente na fatura de energia, após análise da dívida e condições ofertadas caso a caso.

Segundo Gustavo Santos, gerente comercial da Neoenergia Pernambuco, o objetivo é oferecer condições acessíveis para que os clientes possam retomar sua adimplência: “Sabemos que imprevistos acontecem e, por isso, criamos opções de parcelamento que cabem no bolso. O mais importante é que o cliente não deixe a conta acumular, pois o corte pode ocorrer em apenas 15 dias após o aviso. Nossa prioridade é apoiar os consumidores para que mantenham o fornecimento de energia sem preocupações.”

A Neoenergia Pernambuco lembra que os canais digitais, aplicativo Neoenergia, site oficial (www.neoenergia.com) e WhatsApp (81.3217.6990) estão disponíveis para facilitar o acesso às opções de negociação, sem necessidade de deslocamento até os pontos de atendimento.

Janeiro exige atenção redobrada de MEIs e pequenos negócios a prazos e ajustes tributários

O início do ano fiscal traz alertas importantes para microempreendedores individuais e pequenos negócios optantes pelo Simples Nacional. Em 2026, além da atualização nos valores do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) pago mensalmente pelos MEIs, os empreendedores precisam redobrar atenção aos prazos e condições para a adesão ou o reingresso no regime tributário e nas demandas e efeitos da implantação gradual da Reforma Tributária.

A contribuição tributária mensal do MEI tem como referência o salário-mínimo, que passou a ser de R$ 1.621,00 no último dia 1º de janeiro. Com o aumento, eles passam a pagar entre R$ 82,05 e R$ 87,05, a depender da atividade exercida. No caso do MEI Caminhoneiro, o valor mínimo é de R$ 195,52. O acréscimo já será aplicado nas guias com vencimento a partir de 20 de fevereiro.

Janeiro também é o mês para as microempresas e empresas de pequeno porte aderirem ao Simples Nacional. Os interessados têm até o dia 30, último dia útil do mês, para solicitar a inclusão no regime tributário, que unifica até oito tributos – entre eles, Cofins, IPI, PIS/Pasep e a Contribuição Patronal Previdenciária (CPP). O regime ainda simplifica a arrecadação, facilita a apuração das obrigações financeiras e contábeis, entre outros benefícios. O prazo também é válido para aqueles pequenos negócios que foram excluídos do Simples, incluindo os microempreendedores individuais.

Segundo Cleto Paixão, especialista em Finanças e Contabilidade no Sebrae/PE, as principais irregularidades que levam à exclusão de um CNPJ do Simples Nacional incluem excesso de faturamento, dívidas tributárias, falta de documentação, parcelamento em aberto e atuação em atividades não permitidas pela legislação. Ele destaca que, em caso de débitos, para o empreendedor ingressar ou voltar a ser enquadrado no regime simplificado, é preciso quitar uma parcela da dívida em janeiro, com possibilidade de dividir o restante do valor conforme as regras do órgão em que a dívida está inscrita.

“Este ano, o período para inclusão ou regularização junto ao Simples Nacional termina no dia 30 de janeiro. A empresa que perder esse prazo só poderá solicitar a adesão no início de 2027”, alerta. Ele acrescenta que, na ocorrência de um desenquadramento, o CNPJ permanece ativo, porém em outro regime de tributação, como Lucro Real ou Lucro Presumido, em que os impostos são recolhidos separadamente.

O especialista reforça a importância de os empreendedores manterem os tributos em dia. “Isso evita situações que impactam diretamente na saúde financeira e na regularidade do negócio. Entre as consequências do descumprimento das obrigações tributárias estão a perda temporária dos direitos previdenciários, cobrança de multas e juros, dificuldade para conseguir crédito, impedimento para emitir nota fiscal e até o desenquadramento do Simples Nacional”, detalha.

Cleto Paixão recomenda que os empreendedores aproveitem o período para analisar o enquadramento tributário da empresa. “O regime determina como será a taxação por parte do governo, então é prioritário avaliar regularmente se ele continua sendo o mais vantajoso. Isso pode evitar custos desnecessários e riscos de autuações, além de contribuir para a manutenção da saúde financeira e o sucesso do negócio”, afirma.

Legislação

De acordo com o Governo Federal, a Reforma Tributária pretende impulsionar o crescimento sustentável da economia brasileira, com geração de emprego e renda. A proposta busca reduzir a complexidade do sistema tributário, aumentar a transparência, promover maior cidadania fiscal e tornar a tributação mais justa, reduzindo desigualdades sociais e regionais.

Entre as principais mudanças está a criação do Imposto sobre Valor Adicionado (IVA) Dual, composto pela CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços), de competência federal, e pelo IBS (Imposto sobre Bens e Serviços), de âmbito estadual e municipal. O novo modelo vai extinguir cinco tributos: Cofins, ICMS, IPI, ISS e PIS.

“Os empreendedores devem estar preparados para compreender os impactos dessas novidades em seus negócios. A implementação será gradual, a partir de 2026, com a fase de calibragem das alíquotas e testes do sistema. A previsão é que a transição esteja concluída até 2033”, enfatiza o especialista em Finanças e Contabilidade no Sebrae/PE, Cleto Paixão.

Em caso de dúvidas e outras orientações, os donos e gestores de pequenos negócios podem contar com o suporte do Sebrae. O telefone da Central de Relacionamento do Sebrae é o 0800.570.0800. O atendimento é gratuito, 24h durante todos os dias, incluindo os fins de semana.

Wesley Safadão e Raquel Lyra anunciam final inédita da Vaquejada BYD na Arena Pernambuco

Pedro Augusto/Blog Capital

A etapa final do Campeonato BYD de Vaquejada será realizada na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, marcando um momento histórico para a competição. Pela primeira vez, a decisão do circuito acontecerá dentro de um estádio de futebol, ampliando a dimensão e a visibilidade do evento no cenário esportivo e cultural do país.

O anúncio foi feito pelo cantor Wesley Safadão, nesta segunda-feira (19), durante uma transmissão ao vivo nas redes sociais. A escolha da Arena Pernambuco simboliza a consolidação da vaquejada como um dos esportes mais populares do Nordeste, agora ocupando um dos principais equipamentos públicos do estado.

O Circuito Nacional BYD de Vaquejada percorre 17 etapas distribuídas em sete estados brasileiros, movimentando atletas, criadores e apaixonados pela modalidade. Ao longo da competição, são distribuídos mais de R$ 10 milhões em premiações, reforçando a relevância econômica e esportiva do campeonato.

A grande final também terá um caráter festivo e inclusivo. Além das disputas esportivas, o evento contará com shows gratuitos, permitindo maior acesso do público e transformando a Arena em um grande polo de entretenimento.

Durante a mesma transmissão, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, participou de forma remota e anunciou que a final da vaquejada receberá uma edição especial do festival Pernambuco Meu País. A iniciativa vai unir esporte e cultura, valorizando as tradições nordestinas e fortalecendo a identidade cultural do estado.

Com a união entre vaquejada, música e manifestações culturais, a decisão do Campeonato BYD promete se tornar um dos maiores eventos do calendário pernambucano, projetando Pernambuco no cenário nacional e reforçando o papel da Arena Pernambuco como espaço multifuncional de grandes eventos.

DF: Polícia prende técnicos de enfermagem suspeitos de matar pacientes

A Polícia Civil do Distrito Federal está investigando a suspeita de que ex-técnicos de enfermagem de um hospital particular mataram ao menos três pacientes, aplicando-lhes uma substância letal.

Dois suspeitos, um homem e uma mulher, foram detidos no último dia 11, quando a Polícia Civil deflagrou a chamada Operação Anúbis – nome alusivo à divindade egípcia representada por uma criatura com corpo de homem e cabeça de chacal e considerada a guia das almas desencarnadas.

Também investigada, uma mulher foi presa na última quinta-feira (15), ocasião em que os policiais apreenderam dispositivos eletrônicos e outros elementos probatórios que poderão auxiliar os investigadores que apuram a denúncia.

Os três óbitos ocorreram nos dias 19 de novembro e 01 de dezembro de 2025 no Hospital Anchieta, em Taguatinga, região administrativa do DF, mas o caso só veio a público nesta segunda-feira (19). A Polícia Civil trata as mortes como homicídios e como o caso tramita em segredo de Justiça, não divulgou os nomes dos investigados e das três vítimas identificadas. A motivação para os crimes também não foi esclarecida.

Durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta segunda-feira (19), o delegado Wisllei Salomão se limitou a informar que as vítimas são uma professora aposentada, de 75 anos; um servidor público de 63 anos e um homem de 33 anos.

“Eles foram mortos pela ação de quem deveria estar cuidando deles”, declarou o delegado.

O delegado disse que as provas reunidas indicam que os três técnicos de enfermagem injetaram um medicamento indevido nas três vítimas. “É um medicamento comum, usado nas UTIs, mas que, se aplicado diretamente na veia [do paciente], como foi o caso, provoca parada cardíaca e a morte”.

Ainda de acordo com o delegado, os investigadores analisaram imagens registradas pelo sistema de câmeras instalado na UTI do Hospital Anchieta, um dos mais tradicionais do Distrito Federal; os prontuários dos pacientes e ouviram a outros funcionários do hospital.

“Constatamos que um técnico de enfermagem aproveitou que o sistema estava aberto, logado em nome de médicos, e, em ao menos duas ocasiões, receitou o medicamento [indevido], foi até a farmácia, pegou o medicamento, o preparou, escondeu a seringa no jaleco e a aplicou em três vítimas”, acrescentou o delegado.

Wisllei Salomão assegurou que as duas técnicas de enfermagem já detidas foram coniventes com a ação. “Uma delas o auxiliou a buscar essa medicação na farmácia e também estava presente no momento em que o medicamento foi ministrado.”

Ainda de acordo com Salomão, em uma das vítimas, o técnico de enfermagem injetou desinfetante, além do medicamente indevido. “Quando o medicamento acabou, ele pegou um desinfetante […] o colocou no copinho plástico, sugou o desinfetante numa seringa e injetou [o conteúdo ] por mais de dez vezes em uma das pacientes.

Circunstâncias atípicas
Em nota, o Hospital Anchieta, informou que demitiu os três auxiliares e acionou a Polícia Civil após um comitê interno ter analisado as “circunstâncias atípicas” em que os três pacientes que estavam internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) morreram.

“Em menos de 20 dias, a investigação célere e rigorosa [do comitê] resultou na identificação de evidências envolvendo os ex-técnicos de enfermagem”, acrescentou o hospital, garantindo que, ao registrar queixa contra os ex-funcionários, compartilhou com a Polícia Civil tudo o que os membros do comitê descobriram.

“O hospital, também vítima da ação destes ex-funcionários, se solidariza com os familiares das vítimas, e informa que está colaborando de forma irrestrita e incondicional com as autoridades públicas, reafirmando seu compromisso permanente com a segurança dos pacientes, com a verdade e a Justiça”, expressou o Anchieta, garantindo ter entrado em contato com parentes das três vítimas, prestando todos os esclarecimentos necessários, respeitado o segredo de justiça.

Suspeitos
De acordo com a Polícia Civil, após ter sido demitido do Hospital Anchieta, o técnico de enfermagem acusado de injetar o medicamento indevido e desinfetante na veia de ao menos três pacientes, continuou trabalhando em uma UTI infantil. Ele tem 24 anos e também é estudante de fisioterapia. As duas técnicas de enfermagem detidas têm 28 e 22 anos. A primeira também já trabalhou em outros hospitais. A segunda, estava em seu primeiro emprego na área.

“A investigação continua. Eles [os investigados] estão presos temporariamente, por 30 dias. A gente vai [procurar] identificar se outras pessoas contribuíram para esse crime. E instalar um novo procedimento para identificar, nos hospitais onde essas pessoas trabalharam, se ocorreram mortes com este mesmo padrão […] Também vamos analisar os aparelhos celulares aprendidos, os computadores dos autores, para ver se conseguimos esclarecer melhor o porquê deles terem praticado esses crimes”, concluiu o delegado Wisllei Salomão.

Consultado pela reportagem da Agência Brasil, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios se limitou a informar que, tão logo receba o procedimento apuratório, avaliará as medidas cabíveis.

Neoenergia retira mais de 340 kg de equipamentos irregulares de internet dos postes, por dia, em 2025

A Neoenergia Pernambuco ampliou significativamente suas ações de ordenamento da rede em 2025, retirando 124,5 toneladas de materiais irregulares dos postes em todo o estado, um aumento de 20% em relação às 104 toneladas de 2024. O avanço revela não apenas o esforço da concessionária, mas também a dimensão do problema causado por empresas provedoras de internet que ocupam a infraestrutura de forma irregular, com equipamentos fora dos padrões de segurança, instalações sem seguir critérios técnicos e muitas vezes sem qualquer autorização da Anatel ou da distribuidora de energia.

Essas redes de telecomunicações, instaladas de forma clandestina ou fora dos padrões técnicos, têm sido responsáveis por centenas de incêndios em Pernambuco. Em 2025, foram registradas 635 ocorrências de incêndio, contra 496 em 2024. Embora o número de eventos tenha crescido, o impacto sobre os consumidores caiu, passando para 79.260 clientes interrompidos em 2025, frente a 171.505 no ano anterior. A redução de 54% nos clientes afetados demonstra uma maior robustez da rede de distribuição de energia e que o trabalho de remoção e fiscalização tem mitigado os efeitos das falhas provocadas pelas redes de telecom.

O esforço operacional também se refletiu no volume de infraestrutura tratada. Foram 32.498 postes trabalhados em 2025, contra 26.166 em 2024. Em paralelo, foram retiradas 2.015 caixas de telecomunicações em 2025, após 3.339 em 2024. Embora o número seja menor que o do ano anterior, ainda representa um volume significativo de caixas instaladas de forma irregular, muitas delas alimentadas por ligações clandestinas para atender redes de telecomunicações.

Essas caixas, que frequentemente abriga roteadores e switches instalados sem padrão técnico, aumentam o risco de incêndios nos postes, uma vez que a energização costuma ocorrer por meio de fraudes ou de forma improvisada a partir da rede do próprio consumidor ou de pontos de iluminação pública. Além de oferecer risco à população, esses dispositivos também colocam em perigo os técnicos das empresas regulares que atuam na manutenção da rede.

Diante de números tão alarmantes, conclui-se que o problema é estrutural. Pernambuco conta hoje com 827 empresas regulares, das quais 319 foram regularizadas em 2025, após ações de ordenamento. No entanto, ainda existem 298 empresas clandestinas com outorga da Anatel, além de outras que atuam sem qualquer formalização. Essas empresas são as principais responsáveis por irregularidades como redes clandestinas, vãos baixos e equipamentos fora de especificação, que aumentam o risco de incêndios e comprometem a segurança da população. Apesar desses problemas não serem exclusividade das clandestinas, tendo sido identificado em várias outras que estão regulares contratualmente com a distribuidora.

“O que os números mostram é que não estamos diante de um problema da rede elétrica, mas sim das redes de telecomunicações instaladas por provedores de internet sem critérios técnicos. Em 2025, trabalhamos mais de 32 mil postes e retiramos 124,5 toneladas de materiais irregulares. Isso é prevenção direta contra incêndios provocados por terceiros. Cada empresa precisa assumir sua responsabilidade, porque não é aceitável que o consumidor pague o preço da negligência dessas redes clandestinas”, afirmou o gerente operacional da Neoenergia Pernambuco, Fábio Barros.

Com pelo menos 10 equipes dedicadas ao ordenamento diariamente em todo o Estado, e atuação contínua em áreas críticas e eventos específicos, como Carnaval e São João, a Neoenergia Pernambuco reforça que o problema não está na energia, mas nas redes de telecomunicações irregulares. A concessionária seguirá ampliando o ordenamento em 2026, cobrando das empresas provedoras de internet o cumprimento das normas da Aneel e da Anatel, para que a infraestrutura urbana seja segura e resiliente.

Fraude no INSS: Beneficiários tem até fevereiro para pedir reembolso

Aposentados e pensionistas do INSS que foram vítimas de descontos indevidos podem solicitar ressarcimento até 14 de fevereiro. O período é destinado à sinalização de participação no acordo proposto pelo Executivo para devolução dos valores com correção monetária.

A contestação pode ser realizada a partir do aplicativo Meu INSS, por contato telefônico na central de número 135 ou atendimento presencial nas agências dos Correios. Para solicitar o reembolso, é necessário verificar a ocorrência de descontos associativos no benefício e, na sequência, confirmar ou negar a autorização para o débito.

Podem aderir ao acordo os beneficiários que:

Contestaram descontos indevidos e não obtiveram resposta da entidade responsável em até 15 dias úteis;
Receberam resposta considerada irregular, como apresentação de assinaturas falsas ou gravações de áudio em substituição a comprovantes válidos;
Sofreram descontos entre março de 2020 e março de 2025;
Possuem processo judicial em andamento, desde que ainda não tenham recebido os valores.

Em caso de processo judicial, ao oficializar o acordo com o INSS, o beneficiário concorda em encerrar a ação e receber o ressarcimento conforme previsto na contestação.

Firmado o pedido, a entidade associativa tem um prazo de até 15 dias úteis para responder o solicitante. Se não houver resposta, o sistema libera automaticamente a opção de adesão ao acordo.

Pedidos de ressarcimento

O INSS estima que 6,2 milhões de pessoas já apresentaram contestações referentes às cobranças. Desse número, 4,2 milhões aderiram ao acordo e receberam a restituição dos valores corrigidos. Outras 850 mil pessoas estão aptas a aderir ao acordo, mas ainda não deram início ao processo.

Cerca de R$ 2,8 bilhões foram desembolsados pelo governo com pedidos de reembolso. Após a adesão, o valor é depositado na conta do segurado em até 3 dias úteis.

Reembolso automático

Para indivíduos com idade superior a 80 anos, indígenas e quilombolas, a etapa de contestação foi isentada. O INSS já iniciou o processo automaticamente. Os beneficiários devem aceitar o acordo por meio do aplicativo ou em agências do Correios. A população ribeirinha recebe atendimento por meio do PrevBarco.

Estado chega a 1,5 mil km de estradas recuperadas

O Governo de Pernambuco alcançou a marca histórica de 1,5 mil quilômetros de rodovias recuperadas em todas as regiões do Estado. As obras integram o programa PE na Estrada, maior iniciativa de recuperação rodoviária da história pernambucana, que já soma R$ 4,6 bilhões em investimentos.

A Região Metropolitana do Recife concentrou o maior volume de recursos, com mais de R$ 1,5 bilhão aplicados, seguida pelo Agreste (R$ 1,2 bilhão), pelas Matas Norte e Sul (quase R$ 1 bilhão) e pelos Sertões, com cerca de R$ 900 milhões investidos. Entre os trechos já entregues estão rodovias na RMR, Zona da Mata, Agreste e Sertão, conectando municípios estratégicos e fortalecendo a mobilidade regional.

Segundo a governadora Raquel Lyra, o programa avança em ritmo acelerado, promovendo desenvolvimento econômico, segurança viária e integração entre as regiões do Estado. O secretário de Mobilidade e Infraestrutura, André Teixeira Filho, destacou que a marca histórica não encerra o programa, que segue com obras estruturantes em andamento, como o Arco Metropolitano.

Lançado em outubro de 2024, o PE na Estrada prevê investimento total de R$ 5,1 bilhões e mantém um conjunto robusto de intervenções em execução, reafirmando a retomada da capacidade do Estado de realizar grandes obras de infraestrutura.

Ações integradas levam serviços e melhorias ao Nina Liberato

Teve início, nesta segunda-feira (19), o “Prefeitura na Porta” no bairro Nina Liberato, em Caruaru, atendendo a uma demanda dos moradores por limpeza, manutenção e zeladoria urbana. Já no primeiro dia, as equipes atuaram em diversos pontos do bairro, promovendo melhorias imediatas nos espaços públicos.

“Essa é a primeira ação desse porte que a Prefeitura está fazendo, tem muito trabalho para se fazer e a gente fica muito feliz de ver a secretaria aqui. A expectativa é gigante. Quando a gente viu os caminhões chegando, foi muito bom, a equipe chegando, o trabalho acontecendo, e hoje é apenas o primeiro dia”, comemorou Aline Costa, moradora do bairro há 8 anos.

Os trabalhos seguem no bairro até a conclusão de todos os serviços previstos, garantindo que as melhorias sejam efetivas. Para isto, é preciso o apoio da população, como explica Adriana Mendes, que mora no Nina Liberato há 11 anos: “Muitas vezes, o próprio morador não colabora, a Prefeitura faz e o pessoal torna a sujar. Mas fico muito feliz de ver os serviços chegando aqui, porque é um bairro distante e carente, que precisa desse cuidado”.