Por baixo da ponte: fiscalização mostra obra milionária com falhas estruturais no Recife

O vereador do Recife Eduardo Moura (NOVO) realizou, nesta quarta-feira (14), uma fiscalização inédita na Ponte Giratória, no Centro da cidade. O parlamentar alugou uma embarcação do tipo baiteira, no Cais do Marco Zero, e seguiu até a ponte para vistoriar a estrutura pela parte inferior, área que não é visível para pedestres e motoristas. Em muitos trechos foram identificados ferragens expostas, rachaduras, infiltrações, vazamentos e ausência de escoamento de água.

Durante uma transmissão ao vivo, através das redes sociais, Moura percorreu toda a extensão da ponte. Ao tocar em uma fenda com ferragem exposta, um pedaço do concreto se desprendeu e caiu na mão do vereador. “Eu fiscalizei a ponte no dia 31 de dezembro e constatamos várias irregularidades que comprovam que tudo foi entregue às pressas. Essa foi a obra porca que a prefeitura fez. A gestão de João Campos vai ter que se explicar. Disseram que a ponte estava para cair e pelo jeito o risco continua. Observando aqui debaixo, olha o absurdo que está. Só passei a mão no concreto e o pedaço soltou”, criticou Moura.

O líder do NOVO na Câmara registrou imagens de diversos pontos da estrutura com problemas visíveis, e criticou o que classificou como tentativa de ocultar falhas com intervenções superficiais de tinta emborrachada e cimento. “Gastaram bem mais do que o previsto e não tiveram a capacidade de entregar a obra pronta. Vejam a maquiagem colocando cimento, mas olha a quantidade de vazamentos. Não tem como esconder as inúmeras vigas expostas”, lamentou o vereador.

Eduardo Moura também destacou a ausência de um sistema adequado de drenagem, mesmo a ponte passando por cima de um rio, onde uma drenagem direta da água da chuva seria o mais lógico. “Na primeira fiscalização que fizemos, eu mostrei que não havia nenhum sistema para escoamento da água. Você vai sobrecarregar o saneamento na área. Isso é coisa de gente incompetente”.

A obra teve início em 2023 e deveria ter sido concluída em fevereiro de 2024, mas só foi entregue no último dia 23 de dezembro. O orçamento inicial de R$ 9,4 milhões, sofreu aditivos e chegou a aproximadamente R$ 14 milhões. O parlamentar voltou a cobrar do prefeito as explicações para o flagrante.

“João Campos isso aqui também é oportunismo eleitoral? A melhor forma de lidar com um mentiroso é simplesmente mostrar o fato. Quando ele inaugurou a ponte, juntou um monte de babões, e disse que a obra foi entregue. Usaram o nosso dinheiro pra fazer isso? João Campos acabou a sua folga. Você pode tentar me barrar de fiscalizar, mas não vai conseguir”, finalizou Moura.

Restauração da PE-180 é iniciada após articulação de Débora Almeida e Mendonça Filho

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, deu início nesta segunda-feira (12 de janeiro de 2026) às obras de restauração da rodovia PE-180, no trecho que liga os municípios de São Bento do Una e Belo Jardim, no Agreste do Estado.

A intervenção atende a uma solicitação da deputada estadual Débora Almeida, apresentada em parceria com o deputado federal Mendonça Filho, que encaminharam o pedido ao Governo do Estado diante da importância estratégica da via para a região. A demanda foi prontamente acolhida pela governadora, e os serviços já estão em execução.

Com investimento superior a R$ 19 milhões, a obra contempla a recuperação completa de um dos principais corredores viários do Agreste, utilizado diariamente por trabalhadores, estudantes e produtores rurais. A expectativa é de que a restauração traga mais segurança, conforto e fluidez ao tráfego, além de fortalecer o escoamento da produção local e impulsionar o desenvolvimento econômico da região.

“A população de São Bento do Una e Belo Jardim comemora o início dos trabalhos, que atendem a uma reivindicação antiga e representam um avanço significativo na infraestrutura rodoviária estadual!”, ressalta a deputada estadual, Debora Almeida. “Mais uma ação estruturante do governo Raquel Lyra. A PE-180 é a estrada da integração do Polo de avicultura. Esta restauração é uma obra extremamente importante do ponto de vista econômico e social”, complementou o deputado federal, Mendonça Filho.

FIQUE ATENTO – CNH passa a ser renovada automaticamente para bons condutores

Motoristas com bom histórico no trânsito já podem contar com a renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O benefício integra o Programa Bom Condutor, que entrou em operação contínua na última sexta-feira (9), com atualizações diárias pelo aplicativo CNH Brasil.

Criada em dezembro de 2025, a medida começou a produzir efeitos práticos em janeiro de 2026, valendo apenas para condutores cuja CNH venceu a partir deste mês. A expectativa do governo é beneficiar mais de 10 milhões de motoristas, com economia estimada em R$ 120 milhões em taxas e procedimentos.

Segundo o ministro dos Transportes, Renan Filho, a iniciativa estimula a regularização. “Quando a renovação é simples e automática para quem cumpre as regras, as pessoas permanecem dentro do sistema”, afirmou.

A renovação é feita automaticamente pela Senatran e a nova CNH fica disponível no aplicativo, sem necessidade de exames, ida ao Detran ou pagamento de taxas. O motorista ainda recebe um selo de Bom Condutor como reconhecimento.

Têm direito ao benefício condutores sem infrações nos últimos 12 meses e cadastrados no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC).

Ficam fora do programa motoristas com mais de 70 anos, condutores acima de 50 anos após uma renovação automática, pessoas com restrições médicas e quem está com a CNH vencida há mais de 30 dias.

Festival de Férias proporciona lazer e diversão para a criançada de Agrestina

Nesta terça-feira (13), a comunidade de Cruz de Água Branca foi o ponto de partida da temporada 2026 do Festival de Férias em Agrestina. A iniciativa, promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, é voltada para garantir momentos de lazer, diversão e convivência para as crianças e adolescentes do município durante o período de férias escolares.

A programação segue até o dia 29 de janeiro e contempla comunidades da zona urbana e da zona rural, ampliando o acesso às atividades e reforçando o compromisso da gestão municipal com o cuidado e o desenvolvimento da infância e da juventude. O Festival tem como objetivo proporcionar benefícios à criançada, estimulando o brincar, a socialização e o bem-estar.

Durante a ação, crianças e adolescentes participam de um dia cheio de jogos, brincadeiras e atividades recreativas, como torneio de futsal, corrida de saco, circuito funcional, pintura, queimada, entre outros momentos pensados para garantir movimento, integração e diversão.

De acordo com o secretário de Esportes e Lazer, José Edeildo, o Festival de Férias foi planejado para alcançar o maior número possível de participantes. “Nosso objetivo é garantir que as crianças e adolescentes de Agrestina, tanto da cidade quanto da zona rural, tenham acesso a momentos de lazer, alegria e convivência durante as férias. É uma programação feita com carinho, pensando no bem-estar e na inclusão”, destacou.

O Festival de Férias é gratuito e não necessita de inscrição prévia para participar. Basta chegar ao local no dia da programação e aproveitar as atividades. As ações acontecem sempre no período da tarde, a partir das 14h até às 17h, conforme o cronograma definido pela Secretaria de Esportes e Lazer.

Cronograma do Festival de Férias

14/01 – Barra do Chata (Quadra Barra do Chata)

15/01 – Santa Tereza/Saquinho (Quadra de Santa Tereza)

20/01 – Pé de Serra dos Mendes (Quadra da Escola Vereador João Lourenço)

21/01 – Barra do Jardim (Quadra do Colégio Marcionila Maria dos Santos)

22/01 – José Maurício (Quadra do PET)

27/01 – Josué Alves (Quadra do Matadouro)

28/01 – Izídio Marques (Quadra do Ipiranga)

29/01 – CT Andorinhas

Projeto “Meu Amigão”: saiba como adotar cão e gato em Caruaru

A Prefeitura de Caruaru realiza nesta quarta (14) e quinta (15) a primeira edição de 2026 do projeto “Meu Amigão”, com campanha de adoção responsável de cães e gatos resgatados pela AME Animal. A ação acontece das 8h às 14h, no Marco Zero de Caruaru, e é realizada pela AME Animal e coordenada pela Secretaria de Sustentabilidade e Bem-Estar Animal (SSB).

Para adotar, é necessário ter mais de 18 anos, apresentar documento pessoal e comprovante de residência, além de assinar um termo de responsabilidade. Os filhotes e adultos disponibilizados para adoção passam por avaliação clínica, estão vacinados e vermifugados

Os cães e gatos adotados também têm a castração garantida, assim que atingirem a idade adequada para a realização do procedimento. Quem não puder comparecer ao evento pode adotar diretamente na AME Animal, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e está localizada na Avenida Rádio Cultura do Nordeste, nº 1.000, bairro Indianópolis.

Prefeituras e produtores: saibam como solicitarem ligações provisórias para o Carnaval à Neoenergia

Brasília – O consumo de energia elétrica no país fechou os primeiros três meses do ano com queda acumulada de 4,2% em relação ao mesmo período do ano passado (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

As prévias de carnaval já começaram em muitas cidades pernambucanas. Para a maioria dessas festas são necessárias ligações provisórias de energia elétrica com o objetivo de abastecer a iluminação cênica, barracas, tendas, palcos, avenidas pelas quais os trios elétricos passam e áreas de dispersão do público. A Neoenergia Pernambuco lembra que encerra nos próximos dias o prazo para prefeituras e organizadores de eventos informarem à distribuidora detalhes importantes como altura de trios elétricos e demanda de carga que vai ser necessária para realizar as festas, desde que não seja necessário a realização de obras na rede elétrica. No caso das prefeituras, a distribuidora já enviou cartas reforçando esse pedido desde o início de janeiro.

“Todas as ligações provisórias exigem atenção e só devem ser feitas por profissionais da Neoenergia Pernambuco. Além disso, elas dependem de uma avaliação técnica minuciosa e isso requer que os prazos estabelecidos pelos órgãos de controle sejam seguidos à risca”, destaca o supervisor comercial da Neoenergia Pernambuco, Romulo Barbosa.

O fornecimento provisório de energia elétrica atende eventos e festividades de duração inferior a 30 dias. Para atendimento da ligação provisória, faz-se necessário realizar a solicitação através de um formulário, que deverá ser preenchido com antecedência mínima de dez dias úteis, sendo o atendimento condicionado à disponibilidade de energia e potência. Não é permitido um período de ligação provisória superior a 30 dias.

O envio das informações e o pedido de ligação provisória pode ser feito diretamente no Portal de Clientes Corporativos da Neoenergia Pernambuco ou pelo WhatsApp (81- 3217-6990).

RECOMENDAÇÕES NEOENERGIA

Com o intuito de evitar problemas com a rede elétrica, a Neoenergia Pernambuco destaca abaixo algumas recomendações que devem ser seguidas em todo o período que antecede as festividades carnavalescas durantes os dias de folia:

– Evitar solicitar ligação provisória fora do prazo mínimo ao atendimento. O pedido deve ser para locais onde já exista rede elétrica, com pelo menos 10 dias de antecedência. O mesmo prazo se repete para recebimento da relação contendo os dados dos comerciantes (nome/CPF/telefone) devidamente autorizados através de ofício, encaminhado pelo município;

– Caso haja necessidade de reforço e/ou construção (extensão) de rede de distribuição de energia elétrica para o atendimento, o prazo de solicitação deve ser de no mínimo 30 dias.

Como solicitar

1) Preencha os dados solicitados no formulário;

2) Anexe os documentos necessários:

Se a ligação provisória se destinar à palanques e shows, será necessário o envio da Anotação de Responsabilidade Técnica – ART de execução quitada e assinada pelo profissional e contratante, com descrição da atividade técnica correspondente.

3) Leia e confirme o termo de aceite;

Portal Clientes Corporativos – Ligação Provisória

Após o envio da solicitação, será gerado um número de protocolo.

A resposta desta solicitação será enviada para o e-mail cadastrado em seu usuário.

Fique atento

• São de responsabilidade do consumidor as despesas com a instalação e retirada de rede e ramais de caráter provisório, os custos dos serviços de ligação e de desligamento, bem como os reforços e melhoramentos necessários na rede elétrica;

• O cliente é responsável pela instalação e manutenção do padrão de entrada de energia elétrica;

• O fornecimento de energia elétrica é em baixa tensão, quando a unidade consumidora tiver carga instalada igual ou inferior a 75kW;

•  A carga instalada informada deverá corresponder à carga real instalada na unidade consumidora;

• Cargas especiais devem ser declaradas, tais como: fornos elétricos a arco, fornos elétricos de indução com compensação através de capacitores, motores com potência igual ou superior a 30 CV (síncronos e assíncronos), soldas elétricas, entre outras cargas.

Wellington Lima e Silva é o novo ministro da Justiça

O advogado Wellington César Lima e Silva é o novo ministro da Justiça e Segurança Pública. Ele foi convidado para assumir o cargo em encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta terça-feira (13), segundo nota do Palácio do Planalto.

A nomeação de Wellington Silva será publicada em edição extra, ainda hoje, no Diário Oficial da União. Ele irá substituir Ricardo Lewandowski.

Wellington Silva estava como advogado-geral da Petrobras. É a segunda vez que ocupa o cargo de ministro da Justiça, pois já chefiou a pasta durante a gestão de Dilma Rousseff.

Ele também foi secretário especial para Assuntos Jurídicos da Presidência da República na atual gestão. Em sua trajetória, já ocupou os cargos de procurador-geral da Justiça da Bahia e procurador-geral de Justiça adjunto para Assuntos Jurídicos.

No último dia 8, Ricardo Lewandowski entregou uma carta com pedido de demissão ao presidente Lula. Magistrado aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), ele havia assumido a pasta em fevereiro de 2024 e deixou o cargo com quase dois anos de gestão, justificando que questões pessoais e familiares o levaram a tomar a decisão.

Moraes barra recurso de Bolsonaro e mantém condenação de 27 anos

Brasília (DF), 03/05/2023 – Polícia Federal faz busca e apreensão na casa do ex-presidente Jair Bolsonaro. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes rejeitou, nesta terça-feira (13), o recurso da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro que pedia levar ao Plenário do STF a discussão sobre embargos infringentes contra a condenação de 27 anos e 3 meses de prisão imposta pela Primeira Turma. Segundo Moraes, o pedido é juridicamente incabível por ter sido apresentado após o trânsito em julgado e o início do cumprimento da pena.

Relator do caso, o ministro destacou que a condenação foi concluída em novembro de 2025, quando os embargos de declaração foram rejeitados e o trânsito em julgado declarado. A execução da pena foi determinada na sequência e confirmada pela Primeira Turma. Em dezembro, Moraes já havia negado os embargos infringentes por falta de votos suficientes pela absolvição, já que apenas o ministro Luiz Fux divergiu.

O novo recurso, um agravo regimental protocolado em janeiro, foi considerado prejudicado. Moraes afirmou que não há possibilidade de reabrir a discussão na própria ação penal, encerrada definitivamente. A defesa sustentava que decisões das Turmas do STF não exigiriam número mínimo de votos divergentes para embargos infringentes e pedia a prevalência do voto vencido, tese que não foi analisada.

Banco Central desiste de recurso contra inspeção do TCU no caso Master

O Banco Central (BC) desistiu nesta terça-feira (13) dos embargos de declaração apresentados contra a decisão do ministro Jhonatan de Jesus, do Tribunal de Contas da União (TCU), que autorizou a inspeção de documentos relacionados à liquidação do Banco Master.

Com a retirada do recurso, a análise técnica do caso poderá ser realizada diretamente, sem necessidade de apreciação pelo plenário da Corte de Contas.

A desistência foi formalizada no sistema de consultas públicas do TCU um dia após reunião entre o presidente da Corte de Contas, Vital do Rêgo, o ministro relator Jhonatan de Jesus e o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, além de representantes dos dois órgãos.

No encontro, ficou acordado que a inspeção será feita pelo corpo técnico do tribunal, com respeito ao sigilo bancário e às competências constitucionais do BC.

Acordo
Segundo interlocutores, o entendimento firmado afastou as divergências que vinham causando tensão institucional nos últimos dias. O Banco Central havia recorrido ao TCU sob o argumento de que a inspeção não poderia ser determinada de forma monocrática por um ministro, mas dependeria de decisão colegiada.

Após a reunião, no entanto, o BC avaliou que houve clareza quanto ao escopo da fiscalização. A inspeção ficará restrita à análise da documentação que embasou o processo de liquidação do Banco Master, decretada em novembro de 2025, sem interferência nas decisões técnicas da autoridade monetária.

Sigilo bancário
“O TCU vai ter acesso aos documentos do Banco Central que serviram de base para o processo de liquidação. Só quem podia liquidar o banco era o Banco Central, e isso nunca esteve em discussão”, afirmou Vital do Rêgo após o encontro. Segundo ele, caberá ao tribunal analisar os documentos, sem revisar o mérito da decisão.

Um dos pontos mais sensíveis do despacho inicial de Jhonatan de Jesus era a menção à possibilidade de reavaliação da liquidação, o que gerou reação do mercado e preocupação com a autonomia do BC. Após o acordo, a hipótese foi afastada.

Próximos passos
Com a desistência do recurso, volta a valer a decisão original que autoriza a inspeção. As diligências devem ser realizadas na sede do Banco Central, em Brasília, por técnicos da área especializada do TCU, conhecida como AudBancos. Segundo o presidente da Corte de Contas, o trabalho deve ser concluído em até 30 dias.

A iniciativa busca dar segurança jurídica ao processo e encerrar o impasse entre os dois órgãos, preservando tanto o papel fiscalizador do TCU quanto a independência técnica do Banco Central.

Butantan recruta idosos para ensaio clínico da vacina da dengue

O Instituto Butantan está recrutando, a partir desta terça-feira (13), 767 voluntários de 60 a 79 anos para ensaios clínicos com a sua vacina da dengue, a Butantan-D. Os testes serão realizados ao longo do ano em quatro centros de pesquisa em Porto Alegre e Pelotas (RS) e um em Curitiba (PR). Participam ainda, 230 adultos de 40 a 59 anos como grupo controle em cinco centros de pesquisa no RS e PR.

Os 997 participantes do sexo masculino ou feminino, precisam estar saudáveis ou com comorbidades controladas. Será feito um sorteio entre os idosos para receber a vacina (690 participantes) ou o placebo (77 participantes), enquanto os 230 adultos (de 40 a 59 anos) receberão a vacina, sem sorteio para grupo placebo.

Segundo o Instituto Butantan, o objetivo dessa fase do estudo é avaliar a segurança e comparar a resposta imunológica por meio de testes laboratoriais para entender se a produção de anticorpos dos participantes idosos é semelhante à do grupo adulto já acompanhado nos estudos anteriores da Butantan-DV.

O recrutamento começa no Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre (RS) e os interessados em participar podem se inscrever ao preencher um questionário. Em seguida, as inscrições ocorrerão nos outros quatro centros: o Hospital Moinhos de Vento e o Núcleo de Pesquisa Clínica do Rio Grande do Sul (PUCRS), ambos na capital gaúcha; o Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HEUFPEL/Ebserh), em Pelotas (RS); e o Serviço de Infectologia e Controle de Infecção Hospitalar de Curitiba (PR).

“A faixa etária de maiores de 60 anos está entre as mais impactadas pela morbidade da dengue, por isso consideramos de suma importância que tal faixa etária tenha a oportunidade de se proteger através da vacinação. Este é o objetivo primordial deste estudo: garantir a segurança para que pessoas entre 60 e 79 anos possam receber a Butantan-DV”, afirmou a diretora médica do Butantan, Fernanda Boulos.

De acordo com o gestor médico de desenvolvimento clínico do Butantan Érique Miranda, a maioria dos participantes da pesquisa terá que fazer apenas quatro visitas ao centro durante o estudo. A ideia é fazer um estudo ‘enxuto’ para facilitar a participação das pessoas.

“A primeira visita já para tomar a vacina, com retorno em 22 dias; depois em 42 dias; e um ano depois da vacinação para coleta de sangue. Inicialmente 56 idosos terão que fazer mais visitas para coleta de exames de viremia. É um estudo enxuto para facilitar a participação das pessoas”, explicou.

Miranda destacou que o Paraná e o Rio Grande do Sul foram escolhidos para o teste por serem centros de baixa prevalência de casos de dengue, com 5 a 10% de casos e que teria uma soroprevalência de até 20%, sendo um bom controle. Também foram avaliadas as possibilidades de incluir regiões com grande parte da população já expostas à dengue, como Recife (PE), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ) e Natal (RN). Entretanto, os resultados poderiam influenciar os resultados pela presença de anticorpos da doença no sangue.

A vacina
A Butantan-DV foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 26 de novembro de 2025 para ser utilizada na população brasileira de 12 a 59 anos. Com dose única, o imunizante foi incorporado ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) e o Ministério da Saúde já adquiriu as primeiras 1,3 milhão de doses fabricadas pelo Butantan. Elas serão destinadas a agentes de saúde e a pessoas com 59 anos, com expansão gradual para as demais faixas etárias até chegar ao público de 15 anos.

Uma parte dessas doses será aplicada pelo SUS, a partir de 17 de janeiro, nas cidades de Maranguape (CE) e Nova Lima (MG), e Botucatu (SP), na população entre 15 e 59 anos. A estratégia visa avaliar os resultados da vacinação em massa da população desses municípios. O objetivo é vacinar pelo menos 50% dos moradores.

“Vários estudiosos apontam a possibilidade de uma alta capacidade de controle da infecção e do quadro epidêmico da dengue se a gente chegar entre 40% e 50% da população vacinada. Vamos começar a vacinação nessas cidades para acompanhar o impacto que isso tem nessas cidades. Vamos acompanhar isso por um período de anos para avaliar aquilo que pode ser uma parte importante da estratégia do resultado da aceleração da vacinação no país”, explicou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante cerimônia de assinatura de contrato para compra de vacina da dengue do Butantan, em dezembro do ano passado.

Os ensaios clínicos da Butantan-DV foram encerrados em junho de 2024, quando o último participante completou 5 anos de acompanhamento e os dados mostram 79,6% de eficácia geral para prevenir casos de dengue sintomática. Os resultados mostram uma proteção de 89% contra dengue grave e dengue com sinais de alarme. A vacina mostrou 74,7% de eficácia geral e 91,6% de eficácia contra dengue grave e com sinais de alarme no público de 12 a 59 anos.

Dengue
A dengue é uma doença causada por um vírus que é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Os sintomas mais comuns da doença são febre alta, dor atrás dos olhos, dor no corpo, manchas avermelhadas na pele, coceira, náuseas e dores musculares e articulares. Uma das principais formas de prevenção da doença é o combate ao mosquito transmissor. Isso pode ser feito eliminando água parada ou objetos que acumulem água como pratos de plantas ou pneus usados.