Deputada Débora Almeida garante 10 ônibus escolares para São Bento do Una e Belo Jardim

A deputada estadual Débora Almeida participou, nesta sexta-feira, da entrega de dez ônibus escolares destinados a fortalecer o transporte de estudantes no Agreste pernambucano. Do total, cinco veículos foram entregues ao município de Belo Jardim e cinco à cidade de São Bento do Una.

Os ônibus foram viabilizados a partir de um pedido apresentado pela parlamentar à governadora Raquel Lyra, durante uma agenda oficial realizada na região ainda no mês de dezembro. A iniciativa integra as ações do Governo do Estado voltadas à melhoria da infraestrutura educacional, especialmente no que diz respeito ao acesso seguro dos estudantes às escolas.

Representando São Bento do Una, participou da entrega Emerson Leandro Almeida Rocha, diretor do Departamento de Transporte Escolar da Secretaria Municipal de Educação. Já o município de Belo Jardim foi representado pelo secretário de Educação, Renato Duarte.

Durante o ato, o secretário executivo da Secretaria de Educação de Pernambuco, professor Natanael Silva, ressaltou que os novos ônibus irão contribuir diretamente para a segurança, a qualidade e a acessibilidade no transporte dos estudantes, dentro do programa Juntos pela Educação, do Governo do Estado.

“Esse trabalho que a governadora Raquel Lyra realiza contribui para o desenvolvimento dos municípios, garantindo um transporte seguro para nossos alunos. Precisamos oferecer as mesmas condições de estudo aos estudantes da zona rural e da área urbana. É por meio da educação que conseguimos transformar a realidade do nosso povo”, destacou Natanael Silva.

O secretário executivo também enfatizou a sensibilidade da gestão estadual ao atender o pleito apresentado pela deputada Débora Almeida, destacando o impacto positivo da ação na vida de crianças e adolescentes.

“A vida dos meninos e meninas é diretamente impactada quando garantimos um transporte seguro, com qualidade e acessibilidade. Assim, asseguramos não apenas a qualidade da educação em sala de aula, mas também no trajeto de ida e volta para casa”, completou.

Para a deputada Debora Almeida, os novos veículos representam uma entrega de grande importância, especialmente para garantir mais segurança e conforto aos alunos, sobretudo aqueles que residem na zona rural.

“Essa parceria entre o Governo do Estado, por meio da sensibilidade da governadora Raquel Lyra e de seu secretariado, com os municípios, tem mudado a realidade de Pernambuco. São ações que fortalecem as políticas públicas educacionais. Essa entrega reforça o compromisso com a redução das desigualdades no acesso ao ensino em nosso estado. É somente por meio da educação que conseguimos mudar a vida do nosso povo”, finalizou a parlamentar.

Em São Paulo, ministro Silvio Costa Filho lança campanha nos aeroportos contra o feminicídio no Brasil

O ministro de Lula, Silvio Costa Filho, lançou, nesta segunda-feira (22), a campanha “Assédio Não Decola, Feminicídio Também Não”, nos aeroportos do país, para somar às ações do Governo Federal de combate à violência contra as mulheres e reforçar a proteção no setor aéreo. A apresentação ocorreu no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e contou com a presença do ministro. A iniciativa marca o início da veiculação de peças de conscientização, prevenção, orientação e informação, envolvendo profissionais da aviação e o público em geral.

A iniciativa faz parte da segunda fase da campanha “Assédio Não Decola”, iniciada em maio deste ano, voltada à conscientização e ao enfrentamento da violência contra as mulheres. A ação, desenvolvida pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) em parceria com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a Associação Brasileira das Concessionárias de Aeroportos (ABR), orienta trabalhadores, empresas, passageiros e usuários sobre prevenção, enfrentamento ao assédio e os canais adequados de denúncia e apoio.

“Estamos lançando, a partir de hoje, essa grande campanha em defesa das mulheres em nosso país. Essa campanha estará nos nossos aeroportos, nos aviões, nas mãos dos profissionais. Todos os dias, infelizmente, mulheres são vítimas do feminicídio no Brasil. Por isso, decidimos fazer uma ampla campanha de sensibilização da sociedade brasileira, para que toda a população tenha uma atenção especial para essa pauta.

Durante o evento, o ministro explicou a importância de usar os aeroportos para ampliar a campanha de combate ao feminicídio, por serem locais com grande movimentação de pessoas. “São locais de grande concentração de sociedade, com passageiros indo e vindo. E é por isso que estamos fazendo esse chamado para que as pessoas denunciem.”

Silvio Costa Filho afirmou ainda que todo o Governo Federal está comprometido com a pauta de proteção às mulheres e que o trabalho será feito de maneira integrada. “Nos aeroportos, contaremos com a fiscalização por meio de câmeras com o trabalho da Polícia Federal para evitar todo tipo de violência e assédio. E conto com as concessionárias para se envolverem na divulgação da campanha, para que possamos, de maneira coletiva, atuar a favor das mulheres do Brasil.”

Feminicídio não Decola
Para a gerente do Programa Mulheres na Aviação, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Ana Mota, a campanha do MPor reforça a importância de usar todos os locais para reforçar o combate à violência contra as mulheres. “Nenhuma forma de violência pode ser naturalizada e nem tolerada em nenhum ambiente. Nós da Anac apoiamos essas iniciativas, que dialogam com ações dos nossos programas “Asas para Todos” e “Mulheres na Aviação”, e contribuem para que a aviação seja um espaço que promove respeito, espaço e dignidade.

Ano Mota destacou ainda que a campanha precisa envolver o poder público, companhias aéreas, concessionárias, profissionais do setor e também dos passageiros. “Porque enfrentar a violência contra a mulher é uma responsabilidade de todos nós. Que essa campanha ajude a salvar vidas, fortaleça redes de apoio e deixe claro que a violência contra a mulher não pode seguir adiante.”

A campanha do MPor vai divulgar vídeos e cartazes pelos terminais reforçando canais de denúncia do Governo Federal, como o Ligue 180, e incentivando à população a procurar os serviços de segurança dos aeroportos, os balcões de informações e os comissários de bordo.

Em 2024, o Brasil atingiu o maior número de feminicídios desde o início da tipificação do crime, em 2015. É o que aponta o novo Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado em julho deste ano. Ao todo, 1.492 mulheres foram vítimas, o que representa uma média de quatro mortes por dia. De acordo com os dados mais recentes, a taxa de feminicídios no país aumentou em 0,7% de 2023 para 2024. Os autores dos crimes são, majoritariamente, companheiros (60,7%) e ex-companheiros (19,1%), que, juntos, somam quase 80% dos casos. Em 97% dos feminicídios com autoria identificada, o agressor era do sexo masculino.

O perfil das vítimas de feminicídio em 2024 é composto, em maioria, por mulheres negras (63,6%), e vítimas entre 18 e 44 anos (70,5%). Houve um aumento significativo de 30,7% nos feminicídios de adolescentes (12 a 17 anos) e um crescimento de 20,7% entre mulheres com 60 anos ou mais. A maior parte dos crimes (64,3%) ocorreu na residência da vítima, sendo a arma branca o principal instrumento utilizado (48,4%).

Último dia: inscrições para a Escola de Eletricistas da Neoenergia Pernambuco encerram nesta terça-feira (23)

Termina nesta terça-feira (23) o prazo de inscrições para as novas turmas da Escola de Eletricistas da Neoenergia Pernambuco, programa gratuito de formação profissional que se consolidou como referência nacional na capacitação para o setor elétrico. Ao todo, estão sendo oferecidas cinco turmas mistas nas cidades de Paulista, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Araripina e Arcoverde, com 27 vagas em cada uma. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site da Neoenergia.

Realizado em parceria com o Senai, o curso oferece formação técnica completa para quem deseja ingressar no setor elétrico. Para participar, é necessário ter mais de 18 anos, ensino médio completo e carteira de habilitação nas categorias B, C ou D. A capacitação possui carga horária total de 540 horas, sendo 164 horas na modalidade online e o restante presencial, com atividades práticas conduzidas por profissionais especializados.

As turmas serão ofertadas em dois formatos. As diurnas têm duração de três meses e contam com auxílio transporte e alimentação. As noturnas duram seis meses e oferecem auxílio transporte. Em Araripina e Arcoverde, as aulas práticas acontecem no período noturno. Já em Caruaru, no Cabo de Santo Agostinho e em Paulista, as turmas funcionam no período diurno.

Desde a implantação da Escola de Eletricistas em Pernambuco, o programa já formou 1.990 profissionais, entre eles 326 mulheres. O índice de empregabilidade também é um dos destaques da iniciativa: 1.660 formados foram contratados pela Neoenergia, incluindo 253 mulheres, reforçando o avanço da participação feminina em um setor historicamente masculino.

Além da qualificação técnica, a Escola de Eletricistas cumpre um papel social relevante ao ampliar o acesso à formação profissional e gerar oportunidades concretas de inserção no mercado de trabalho. A parceria com o Senai assegura a qualidade do ensino, com metodologia atualizada e infraestrutura adequada.

O curso é totalmente gratuito e representa uma oportunidade real de transformação profissional. Interessados devem ficar atentos, pois o prazo para inscrição se encerra nesta terça-feira (23).

Taquaritinga do Norte inaugura segunda unidade da Casa Azul e vira referência nacional no atendimento ao autismo

A Prefeitura de Taquaritinga do Norte deu um passo decisivo na consolidação de sua rede de inclusão, assistência social e saúde no último sábado (20). Com a presença de autoridades federais e estaduais, o prefeito Gena Lins inaugurou a Casa Azul Unidade Pão de Açúcar, o segundo Centro de Especialidades em Reabilitação para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) do município.

A iniciativa coloca a cidade em um patamar de destaque na saúde pública brasileira: Taquaritinga é uma das poucas cidades do interior do Nordeste a manter duas unidades especializadas exclusivas para o público autista. A nova estrutura visa descentralizar o atendimento, beneficiando famílias de Pão de Açúcar e de comunidades vizinhas como Algodão, Vila do Socorro e Mulungu, eliminando a necessidade de deslocamento até a sede.

Durante a solenidade, o prefeito Gena Lins destacou que a obra representa a materialização de uma gestão voltada para “enxergar os invisíveis”. Em apenas sete meses, a primeira unidade da Casa Azul já contabilizou mais de 8,6 mil atendimentos. “Ouvimos o grito em silêncio de cada mãe que clamava por um olhar do poder público. Estamos trazendo dignidade e sensibilidade para onde o povo está”, afirmou o prefeito.

O evento contou com homenagens emocionantes a “mães atípicas” da região e uma apresentação do jovem Euclides Sanderson, de 20 anos, fruto do programa Arena da Inclusão, que reforçou o caráter transformador do equipamento.

O deputado federal Eduardo da Fonte, entusiasta do modelo de acolhimento, classificou Taquaritinga do Norte como uma “referência nacional” que será apresentada ao Ministério da Saúde. “Estamos levando saúde para perto das pessoas. Taquaritinga do Norte agora é modelo para o Brasil de como cuidar do autismo com eficiência e amor”, pontuou o parlamentar.

O secretário de Turismo de Pernambuco e deputado estadual, Kaio Maniçoba, reforçou a importância do planejamento estratégico da gestão. “Não conheço cidade do porte de Taquaritinga que tenha duas Casas Azuis. Isso mostra capacidade de organização e respeito pela dignidade humana”, destacou.

A inauguração serviu também como um marco de prestação de contas do ano de 2025. O prefeito Gena Lins anunciou que, além do avanço na causa autista, o município atingiu a marca de 120 mil atendimentos hospitalares humanizados e confirmou para janeiro a inauguração do Galpão da Juventude, que oferecerá cultura e esporte para 700 jovens.

“Prefeitura na Porta” encerra o ano como referência em zeladoria urbana e vai chegar a novos bairros de Caruaru em 2026

O programa “Prefeitura na Porta” finalizou 2025 com resultados expressivos ao levar, de forma simultânea, um mutirão completo de serviços de zeladoria para os bairros. A estratégia da Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, garante impacto imediato nas localidades, ao chegar com dezenas de máquinas e mais de 200 profissionais a cada edição.

Ao longo do ano, foram 1.480 ruas atendidas, 445 km de capinação e varrição, 158 km de pintura de meio-fio, mais de 12,8 mil toneladas de entulhos removidos e 1.046 toneladas de lixo domiciliar coletado. Também foram realizadas 800 podas de árvores, melhorias na iluminação pública, limpeza de rios e canais, ações de paisagismo, atendimentos no castramóvel e atividades de conscientização ambiental.

A presença contínua das equipes garante resultados visíveis em curto prazo, o que é reconhecido pelos moradores, como Edilson Azevedo, que mora e trabalha na Vila Kennedy e se surpreendeu com tantos serviços ao mesmo tempo no bairro. “Nunca vi isso aqui, é a primeira vez que estou vendo esse tipo de ação pela Prefeitura. Estão de parabéns, esse tipo de serviço ajuda todo mundo, fica um negócio limpo e a cidade fica bonita”.

O secretário de Serviços Públicos, Vital Florêncio, reforçou a aceitação do programa pela população e projetou as ações para o próximo ano. “As equipes do Prefeitura na Porta permanecem nas localidades até que os espaços públicos estejam limpos, organizados e recuperados, os moradores acompanham de perto as melhorias acontecendo. O sucesso de 2025 já nos permite planejar a ampliação do programa em 2026”, afirmou.

Anderson Ferreira anuncia filiação de Raffiê ao PL para disputa de deputado estadual

O presidente estadual do PL e pré-candidato ao senado, Anderson Ferreira, segue avançando nas articulações em prol do fortalecimento da legenda em todas as regiões de Pernambuco. Nesta segunda-feira, dia 22, o caruaruense e pré-candidato a Deputado Estadual, Raffiê Dellon, se filiou ao partido para a disputa do ano que vem.

Raffiê é Administrador, pós-graduado em Gestão Pública, Mestrando em Inovação, Professor Universitário, já foi Diretor da 4 Ciretran em Caruaru, Diretor da Junta Comercial, ambos sendo o mais jovem da história, Assessor de Fundos e Investimentos da Sudene, e está como Secretário-executivo do CONIAPE, o maior consórcio público do nordeste. É aluno formado pelo Renova Brasil, a maior escola de formação política do país, onde foi um dos 150 selecionados entre 16 mil inscritos.

Anderson comemorou a chegada do jovem caruaruense: “Raffiê já comprovou que tem voto e que por onde passou na gestão pública deu sua parcela de contribuição com dinamismo e inovação. O PL se fortalece no agreste com essa liderança estratégica. O PL de Pernambuco só cresce, do sertão ao litoral pernambucano o partido está consolidado e com suas chapas de estadual e federal”. Comentou.

Raffiê agradeceu a recepção e afirmou que está pronto para somar nas fileiras do partido: “Sou muito grato a recepção de Anderson e André Ferreira, depois de muita análise e diálogo, vi que aqui é o melhor caminho. Nosso objetivo é ser a voz de Caruaru na ALEPE, não é aceitável que nossa cidade não tenha um representante naquela casa, e fazermos Anderson Ferreira nosso Senador, ele está pronto”. Finalizou Raffiê. Um grande evento de filiação já está marcado em Caruaru para o início do ano.

Presidente da Câmara, Bruno Lambreta celebra conquista do Selo Diamante

A Câmara Municipal de Caruaru celebra, com grande satisfação e orgulho, a conquista do Selo Diamante, o nível máximo de Transparência Pública no ano de 2025, concedido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

Esse reconhecimento é resultado direto do compromisso permanente com a transparência, da responsabilidade na gestão pública e, sobretudo, da dedicação e do trabalho incansável de todos os servidores e servidoras desta Casa Legislativa. Cada setor, cada profissional, contribuiu para que a Câmara alcançasse um padrão de excelência que fortalece a confiança da sociedade.

A conquista do Selo Diamante reafirma o nosso compromisso em servir à população de Caruaru com ética, clareza e respeito ao cidadão, garantindo o acesso às informações públicas e promovendo uma gestão cada vez mais eficiente e participativa.

Nosso agradecimento a todos que fazem o Poder Legislativo seguir avançando, com seriedade, transparência e compromisso com o interesse público.

Caruaru Shopping divulga horário especial de funcionamento para dezembro, Natal e Ano-novo

O Caruaru Shopping está funcionando em horário especial durante o mês de dezembro, incluindo o período de Natal e Ano-novo, com o objetivo de oferecer mais comodidade aos clientes nas compras de fim de ano e momentos de lazer em família.

Amanhã, dia 23 de dezembro (terça-feira), o shopping abrirá mais cedo, com lojas e operações funcionando das 9h às 23h. Já nas vésperas de Natal e Ano-novo (24 e 31/12), o atendimento será reduzido, com funcionamento das 10h às 18h para lojas e quiosques.

No Natal (25) e no dia 1° de janeiro de 2026, as lojas, quiosques e serviços estarão fechados. As operações de alimentação e lazer funcionarão das 12h às 20h, enquanto o supermercado abrirá das 8h às 20h. A academia não funcionará nesses feriados.

A partir do dia 26 de dezembro, o Caruaru Shopping retoma seu horário normal de funcionamento, incluindo abertura no domingo (28), conforme programação habitual.

Algumas operações contam com funcionamento específico, como o Centerplex, que permanecerá fechado nos dias 24 e 31 de dezembro, e a Loteria Super Sorte, que segue horários diferenciados ao longo do período festivo: 10h às 18h, no dia 24; fechado, no dia
25; das 10h às 18h, no dia 31 de dezembro, e, em
1° de janeiro, fechado.

“O centro de compras e convivência reforça o convite para que o público aproveite o clima natalino, a decoração especial e a variedade de lojas, serviços, gastronomia e lazer disponíveis, sempre com conforto, segurança e praticidade”, afirmou o gerente de Marketing do Caruaru Shopping, Walace Carvalho.

Zanin rejeita ação da oposição a Raquel Lyra e mantém leilão da Compesa

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Cristiano Zanin rejeitou, na última quarta-feira (17), uma ação apresentada pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB) que buscava suspender o leilão da concessão parcial da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), realizado no dia seguinte. O pedido, feito por meio de uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), não havia sido divulgado previamente. Apesar de protocolada pelo PCdoB, a iniciativa contou com a atuação de advogados ligados ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), legenda presidida nacionalmente pelo prefeito do Recife, João Campos.

A movimentação expôs a articulação entre as duas siglas, que mantêm histórico de alinhamento político em Pernambuco. Embora João Campos tenha adotado publicamente uma postura discreta e crítica em relação à concessão, nos bastidores ele atuou para tentar barrar o processo, iniciado ainda na gestão do ex-governador Paulo Câmara, também do PSB. O projeto foi estruturado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e Campos, quando deputado federal, votou contra o marco legal do saneamento.

Além da atuação partidária no STF, a Prefeitura do Recife destinou recursos públicos para reforçar a estratégia jurídica. A gestão municipal contratou, sem licitação, um escritório de advocacia paulista por R$ 650 mil para elaborar um parecer técnico contrário à concessão. O estudo serviu de base tanto para a ação do PCdoB no Supremo quanto para um pedido de medida cautelar junto ao Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), que também acabou sendo negado.

Um dos principais fatores que motivaram a tentativa de suspensão foi o valor da outorga prevista no contrato. A expectativa é que, após a assinatura, o Governo de Pernambuco receba cerca de R$ 1,3 bilhão em 2026, ano eleitoral. Com esse reforço de caixa, a governadora Raquel Lyra (PSD) poderá ampliar investimentos em obras de saneamento e abastecimento de água, o que tende a fortalecer politicamente sua gestão e elevar o grau de risco para os planos eleitorais de João Campos.

Na decisão, Cristiano Zanin destacou que a ação foi apresentada apenas um dia antes do leilão, apesar de o edital estar disponível desde setembro do ano anterior e ter passado por período de consulta pública. O ministro ressaltou ainda que os argumentos levantados tratavam de aspectos técnicos e contratuais da modelagem da concessão, sem apontar violação direta à Constituição, o que inviabilizou o prosseguimento da ADPF no Supremo.

Feitosa acompanha aplicação da emenda para reforma da Câmara de Caruaru

Na agenda de hoje, na cidade de Caruaru, o deputado Coronel Alberto Feitosa fez uma visita na obra do novo prédio que irá sediar a Câmara de Vereadores da cidade.

O parlamentar destinou uma emenda de R$ 200.022,00 para a obra de construção da nova casa legislativa de Caruaru que será localizada na avenida Brasil. A indicação da emenda atendeu um pedido do ex vereador Val Lima. A previsão de conclusão da obra , segundo o presidente da Câmara Municipal, Bruno Lambreta , é no primeiro semestre de 2026.

Coronel Alberto Feitosa costuma acompanhar pessoalmente as aplicações das emendas parlamentares que destina. “Alguns chamam de fiscalizar, eu digo que é me alimentar de saber que meu gabinete faz coisas boas para Pernambuco”, reforçou Feitosa.