Guarda Municipal de Caruaru recupera três motocicletas e amplia combate aos crimes patrimoniais

A Guarda Municipal de Caruaru realizou, nesta segunda-feira (12), três ocorrências distintas que resultaram na recuperação de motocicletas em situação irregular em diferentes pontos de Caruaru, reforçando a política municipal de prevenção e enfrentamento aos crimes patrimoniais.

Durante a manhã, uma motocicleta com restrição de furto/roubo foi localizada abandonada em área urbana, apresentando sinais de depredação e registro de roubo ocorrido no dia anterior. Já no bairro do Xique-Xique, no início da tarde, outra motocicleta foi encontrada sem placa e com chassi e motor adulterados, evidenciando prática criminosa ligada à receptação e clonagem de veículos.

Ainda no mesmo bairro, por volta das 14h, uma terceira motocicleta com restrição de roubo/furto foi recuperada após informações repassadas às equipes, sendo localizada juntamente com o proprietário.

Em todas as ocorrências, os veículos foram encaminhados à Delegacia de Plantão para os procedimentos legais. As ações demonstram a atuação permanente da Guarda Municipal, alinhada às diretrizes da gestão pública, com foco na presença territorial, resposta rápida e fortalecimento da segurança da população.

Lanchonete Vovó Helena deseja Feliz Natal aos pernambucanos

Um Natal de paz, magia, amor e alegria. É o que deseja toda direção e equipe da Lanchonete Vovó Helena, uma das mais tradicionais do interior de Pernambuco.

Fundada por Maria Helena Bezerra Barbosa e seu esposo, José Moura, o local é referência gastronômica quando o assunto é lanche rápido. Na Lanchonete Vovó Helena são servido os melhores sanduíches ‘misto’ e ‘americano’ do Interior de Pernambuco.

Tudo é feito com produtos fresquinhos e a tradição do alto padrão de qualidade. Sucos, café expresso, croassaint, bolos, doces, chocolates e muito mais, são servidos diariamente.

A lanchonete fica localizada no bairro Maurício de Nassau, ao lado da antiga Casa de Saúde Bom Jesus

Neste Natal, toda equipe da Lanchonete Vovó Helena deseja que a cidade continue sendo a Princesinha do Agreste, líder em desenvolvimento e na geração de empregos.

Paz, saúde e um anovo cheio de prosperidade para todos, são os votos de

Henrique, Glayce Barbosa e toda equipe da Lanchonete Vovó Helena

Mensagem de Natal do vereador Professor Jorge Quintino

 

Você já parou para pensar que, às vezes, tudo que a gente precisa é de um momento para respirar fundo e renovar a fé?!

Neste Natal, desejo que o espírito natalino renove a esperança, fortaleça os laços de união e nos inspire a construir uma cidade cada vez mais justa, solidária e humana.

O ano de 2025 foi marcado por muito trabalho e compromisso com o bem-estar da nossa gente. Atuamos em importantes pautas, ouvidas populares e audiências públicas, como as voltadas para o autismo e da fibromialgia.

Também avançamos em pautas modernas e transformadoras, como a inovação, o apoio às startups, a inclusão social por meio de bolsas de estudo para jovens em situação de vulnerabilidade e a proposta de inserir a Inteligência Artificial na educação municipal.

Que o nascimento de Cristo traga paz aos nossos corações, renove as forças das famílias e ilumine os caminhos da nossa cidade.

Feliz Natal e um Ano Novo repleto de saúde, conquistas e esperança para todos.

São os votos do vereador Professor Jorge Quintino

Mensagem de Natal da Deputada Estadual Débora Almeida

“Queridos ouvintes da Rádio Caruaru FM e leitores do Blog do Wagner Gil, é com imensa alegria que venho desejar um Natal abençoado a cada um de vocês. Este é um tempo de renovação, de reflexão e de agradecimento. Um tempo em que nossos corações se enchem de esperança e reencontros, e em que fortalecemos a fé que nos guia durante todo o ano.

Quero aproveitar este momento especial para agradecer a acolhida e o carinho que sempre recebo do povo de Caruaru e de toda a região. Agradeço também ao querido comunicador Wagner Gil, que diariamente leva informação responsável, diálogo e credibilidade para milhares de lares.

Que neste Natal, as famílias possam se reunir com amor, partilhar gestos de solidariedade e celebrar o dom da vida. Que a luz do Menino Jesus ilumine nossos caminhos, trazendo serenidade, saúde e novas oportunidades.

Desejo também que o ano que se aproxima seja marcado por união, mais conquistas e ainda mais força para seguirmos trabalhando com dedicação e compromisso por Pernambuco.

Um feliz Natal e um 2026 de paz, prosperidade e muitas bênçãos!

Com carinho,

Deputada Débora Almeida.”

Mensagem de Natal do vereador Professor Jorge Quintino

 

Você já parou para pensar que, às vezes, tudo que a gente precisa é de um momento para respirar fundo e renovar a fé?!

Neste Natal, desejo que o espírito natalino renove a esperança, fortaleça os laços de união e nos inspire a construir uma cidade cada vez mais justa, solidária e humana.

O ano de 2025 foi marcado por muito trabalho e compromisso com o bem-estar da nossa gente. Atuamos em importantes pautas, ouvidas populares e audiências públicas, como as voltadas para o autismo e da fibromialgia.

Também avançamos em pautas modernas e transformadoras, como a inovação, o apoio às startups, a inclusão social por meio de bolsas de estudo para jovens em situação de vulnerabilidade e a proposta de inserir a Inteligência Artificial na educação municipal.

Que o nascimento de Cristo traga paz aos nossos corações, renove as forças das famílias e ilumine os caminhos da nossa cidade.

Feliz Natal e um Ano Novo repleto de saúde, conquistas e esperança para todos.

São os votos do vereador Professor Jorge Quintino

Mensagem de Natal da Deputada Estadual Débora Almeida

“Queridos ouvintes da Rádio Caruaru FM e leitores do Blog do Wagner Gil, é com imensa alegria que venho desejar um Natal abençoado a cada um de vocês. Este é um tempo de renovação, de reflexão e de agradecimento. Um tempo em que nossos corações se enchem de esperança e reencontros, e em que fortalecemos a fé que nos guia durante todo o ano.

Quero aproveitar este momento especial para agradecer a acolhida e o carinho que sempre recebo do povo de Caruaru e de toda a região. Agradeço também ao querido comunicador Wagner Gil, que diariamente leva informação responsável, diálogo e credibilidade para milhares de lares.

Que neste Natal, as famílias possam se reunir com amor, partilhar gestos de solidariedade e celebrar o dom da vida. Que a luz do Menino Jesus ilumine nossos caminhos, trazendo serenidade, saúde e novas oportunidades.

Desejo também que o ano que se aproxima seja marcado por união, mais conquistas e ainda mais força para seguirmos trabalhando com dedicação e compromisso por Pernambuco.

Um feliz Natal e um 2026 de paz, prosperidade e muitas bênçãos!

Com carinho,

Deputada Débora Almeida.”

Lanchonete Vovó Helena deseja Feliz Natal aos pernambucanos

Um Natal de paz, magia, amor e alegria. É o que deseja toda direção e equipe da Lanchonete Vovó Helena, uma das mais tradicionais do interior de Pernambuco.

Fundada por Maria Helena Bezerra Barbosa e seu esposo, José Moura, o local é referência gastronômica quando o assunto é lanche rápido. Na Lanchonete Vovó Helena são servido os melhores sanduíches ‘misto’ e ‘americano’ do Interior de Pernambuco.

Tudo é feito com produtos fresquinhos e a tradição do alto padrão de qualidade. Sucos, café expresso, croassaint, bolos, doces, chocolates e muito mais, são servidos diariamente.

A lanchonete fica localizada no bairro Maurício de Nassau, ao lado da antiga Casa de Saúde Bom Jesus

Neste Natal, toda equipe da Lanchonete Vovó Helena deseja que a cidade continue sendo a Princesinha do Agreste, líder em desenvolvimento e na geração de empregos.

Paz, saúde e um anovo cheio de prosperidade para todos, são os votos de

Henrique, Glayce Barbosa e toda equipe da Lanchonete Vovó Helena

Jair Bolsonaro é internado para ser submetido a cirurgia nesta quinta

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi internado, na manhã desta quarta-feira (24), no Hospital DF Star, em Brasília, onde passará por uma cirurgia para tratar uma hérnia inguinal. O procedimento ocorrerá na quinta-feira (25), após indicação de médicos particulares e peritos da Polícia Federal (PF).

Bolsonaro cumpre pena de 27 anos e três meses de prisão após condenação pela trama golpista e foi autorizado a se submeter ao procedimento pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Conduzido pela Polícia Federal no trajeto entre a sala da Superintendência da Polícia Federal, na capital federal, e o hospital, o ex-presidente foi internado por volta das 9h30 da manhã, acompanhado da ex-primeira dama, Michelle Bolsonaro.

Durante o dia, Bolsonaro deverá realizar os exames pré-operatórios, conforme manifestação apresentada pelos advogados de defesa.

Ao longo da internação, a vigilância será de 24 horas por dia, com manutenção de dois agentes na porta do quarto, além de outras equipes dentro e fora do hospital, conforme determinação do ministro do STF.

Jovens de 15 a 19 anos podem se vacinar contra HPV até junho de 2026

Os jovens de 15 a 19 anos que ainda não tomaram a vacina contra o HPV ganharam mais 6 meses para se imunizarem. O Ministério da Saúde prorrogou até o primeiro semestre de 2026 a estratégia de resgate vacinal (retomada da cobertura vacinal) para essa faixa etária.

O prazo para a imunização acabaria agora em dezembro. Segundo o Ministério da Saúde, a medida tem como objetivo reforçar a proteção desse público em todo o país.

A estratégia seguirá vigente até a próxima Campanha de Vacinação nas Escolas, permitindo que adolescentes e jovens que perderam a oportunidade de vacinar-se dos 9 aos 14 anos ainda possam garantir a imunização.

Meta
Segundo o Ministério da Saúde, a estimativa é alcançar cerca de 7 milhões de jovens nessa faixa etária que ainda não foram vacinados contra o papilomavírus humano (HPV).

Até dezembro deste ano, a estratégia de resgate aplicou 208,7 mil doses da vacina, dos quais 91 mil em meninas e 117,7 mil em meninos. De acordo com o ministério, a ampliação do prazo possibilita que adolescentes e jovens garantam a proteção individual e contribuam para reduzir a circulação do vírus na população.

Onde se vacinar
A vacina contra o HPV está disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e pode ser encontrada:

     nas Unidades Básicas de Saúde (UBS);
     em ações externas, como vacinação em escolas, universidades, ginásios esportivos e shoppings
As ações têm o apoio de estados e municípios para ampliar o alcance e facilitar o acesso do público-alvo.

A vacina é considerada segura e é fundamental na prevenção de diversos tipos de câncer associados ao HPV, como:

     câncer do colo do útero;
     câncer de vulva;
     câncer de pênis;
     câncer de garganta e pescoço.
A estratégia de resgate vale para todos os 5.569 municípios brasileiros e busca reduzir os impactos do vírus a longo prazo.

Esquema vacinal
A vacinação contra o HPV faz parte do calendário nacional de imunização para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos. Desde 2024, o Brasil passou a adotar o esquema de dose única, substituindo o modelo anterior de duas doses e facilitando o acesso à vacina.

Atenção a exceções
Para alguns grupos, o esquema continua sendo de três doses, como:

     pessoas imunocomprometidas (vivendo com HIV/Aids, pacientes oncológicos e transplantados);
     usuários de PrEP de 15 a 45 anos;
     vítimas de violência sexual a partir dos 15 anos.
Em caso de dúvida, a orientação é procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para avaliação e atualização da carteira de vacinação.

Consumidor pagará menos na conta de luz em janeiro

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta terça-feira (23) que o ano de 2026 começará sem custo extra na conta de energia para a população. Em janeiro, será aplicada a bandeira tarifária verde.

A agência reguladora destacou que apesar de o período chuvoso ter iniciado com chuvas abaixo da média histórica, em novembro e dezembro houve no país, de um modo geral, a manutenção do volume de chuvas e do nível dos reservatórios das usinas.

“Em janeiro de 2026 não será necessário despachar as usinas termelétricas na mesma quantidade do mês anterior, o que evita a cobrança de custos adicionais na conta de energia do consumidor”, explicou a Aneel.

Neste mês de dezembro já houve a redução na bandeira tarifária vermelha no patamar 1 para amarela.A medida reduziu em R$ 4,46 a cada 100 quilowatts-hora (KW/h) consumidos e passou a R$ 1,885.

De acordo com o Ministério de Minas e Energia, a adoção da bandeira verde reflete um cenário de segurança energética, no qual não há necessidade de acionamento intensivo de usinas termelétricas. Essas unidades, além de apresentarem custo de geração mais elevado, utilizam combustíveis fósseis e contribuem para a emissão de gases de efeito estufa.

“Apesar da crescente participação de fontes renováveis como solar e eólica na matriz energética brasileira, a geração hidrelétrica segue como base do sistema elétrico nacional. A capacidade de produção das usinas depende diretamente do volume de chuvas que incide sobre as principais bacias hidrográficas, fator que tem se mostrado”, lembra a pasta.

Custos extras
Criado em 2015 pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias reflete os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em cores, as bandeiras indicam quanto está custando para o Sistema Interligado Nacional (SIN) gerar a energia usada nas residências, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias.

Quando a conta de luz é calculada pela bandeira verde, não há nenhum acréscimo. Quando são aplicadas as bandeiras vermelha ou amarela, a conta sofre acréscimo a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumido.