Guarda Municipal recupera duas motocicletas roubadas em Caruaru no mesmo dia

A atuação rápida da Guarda Municipal de Caruaru resultou, na quarta-feira (3), na recuperação de duas motocicletas com restrição de furto ou roubo em diferentes bairros da cidade. As ações foram realizadas pela Patrulha Rural.

A primeira ocorrência aconteceu por volta das 9h, na Rua José Vicente de Lacerda, no bairro Maurício de Nassau. A equipe encontrou uma motocicleta abandonada em um terreno baldio. O veículo estava com registro de furto/roubo há sete dias, na cidade de Bezerros.

Mais tarde, por volta das 11h, outra motocicleta foi localizada pela mesma equipe, desta vez em um loteamento nas proximidades da Rua Diamante, no bairro Kennedy. O veículo também possuía registro ativo de furto/roubo.

Nas duas situações, a Patrulha Rural conduziu os veículos à Delegacia de Plantão, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.

Câmara aprova isenção de IPVA para veículos com mais de 20 anos

A Câmara dos Deputados aprovou proposta de emenda à Constituição (PEC) que isenta do pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) os veículos terrestres com 20 anos ou mais de fabricação. O texto, do Senado, foi aprovado em dois turnos nessa terça-feira (2) e segue para promulgação.

No primeiro turno, foram 412 votos a favor e 4 contrários. No segundo, 397 votos a favor e 3 contra.

A PEC 72/23 prevê a isenção para carros de passeio, caminhonetes e veículos mistos com mais de 20 anos. Na prática, a mudança proíbe a cobrança do imposto nesses casos, concedendo a chamada imunidade tributária. A medida não se aplica a micro-ônibus, ônibus, reboques e semirreboques.

Segundo o relator na comissão especial que analisou a proposta, deputado Euclydes Pettersen (Republicanos-MG), a PEC harmoniza a legislação nacional com a prática de estados que já não cobram IPVA de veículos antigos.

“A proposta uniformiza a isenção do IPVA para carros antigos, que já é adotada por vários estados, evitando diferenças na cobrança do imposto”, disse Pettersen.

A medida deve impactar principalmente estados que ainda não oferecem o benefício, como Minas Gerais, Pernambuco, Tocantins, Alagoas e Santa Catarina.

Reforma tributária

As imunidades tributárias do IPVA não existiam na Constituição Federal antes da aprovação da última reforma tributária (Emenda Constitucional 132, de 2023).

Com a reforma, a cobrança do IPVA foi ampliada para alcançar veículos aéreos e aquáticos, mas alguns deles ganharam imunidade tributária.

Atualmente, a Constituição Federal isenta de IPVA:

aeronaves agrícolas e de operadores certificados para serviços aéreos a terceiros;

embarcações de empresas autorizadas para transporte aquaviário;

pessoas ou empresas que praticam pesca industrial, artesanal, científica ou de subsistência;

plataformas móveis em águas territoriais e zonas econômicas exclusivas com fins econômicos (petróleo e gás); e

tratores e máquinas agrícolas.

Debate em plenário

Durante o debate em plenário, o relator da proposta, deputado Euclydes Pettersen, defendeu federalizar a isenção do IPVA.

“Estamos retirando esse tributo para as pessoas que já pagaram outro carro por meio do imposto”, disse ele, ao citar o cálculo do pagamento do IPVA ao longo de duas décadas.

O deputado Hildo Rocha (MDB-MA) lembrou que muitos estados já garantem a isenção. “O Maranhão mesmo beneficia vários automóveis utilizados por pequenos produtores rurais, como as caminhonetes D20 e C10”, afirmou.

Para o deputado Domingos Sávio (PL-MG), o projeto beneficia cidadãos mais humildes e sem condições de comprar carros novos. “Se não pagar o IPVA, sobra dinheiro para manter o carro em todas as condições de funcionar bem”, disse.

Caruaru é destaque em encontro do Selo UNICEF em Cachoeirinha

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome (SAS), participou, nesta quarta-feira (03), do Fórum Comunitário do Selo UNICEF em Cachoeirinha-PE. O município foi convidado como experiência destaque na área da infância e adolescência, compartilhando metodologias e resultados que têm fortalecido a garantia de direitos e o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes em Caruaru.

Durante o encontro, Eduardo Santos, coordenador do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) apresentou a palestra “Infância e Adolescência no Centro das Políticas Públicas”, demonstrando como o trabalho intersetorial e participativo tem consolidado Caruaru como referência regional. Foram abordados avanços, estratégias e impactos positivos das ações desenvolvidas pela SAS.

A presença de Caruaru também foi marcada por representantes do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) e do SCFV, que participaram da programação com apresentações culturais e artísticas. Os adolescentes do NUCA ainda realizaram a leitura de uma carta destinada aos jovens de Cachoeirinha, incentivando o protagonismo juvenil, a participação social e a construção coletiva de políticas públicas.

Para Aryanni Ellen, adolescente participante do NUCA de Caruaru, estar presente nessa vivência foi extremamente importante. “Conhecer outros adolescentes que, assim como a gente, estão engajados nas ações de nossa cidade é muito motivador”, afirmou.

A participação no fórum reforça o compromisso da Prefeitura de Caruaru em qualificar continuamente suas políticas públicas para a infância e adolescência, alinhadas às diretrizes de proteção integral e ao fortalecimento do trabalho em rede.

Governadora Raquel Lyra inicia formação de quase 500 alunos da Polícia Civil de Pernambuco

A governadora Raquel Lyra comandou, nesta quarta-feira (3), a aula inaugural da segunda e última turma do Curso de Formação Profissional da Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) do concurso realizado em 2023, reunindo 476 novos alunos no Recife. Na ocasião, a gestora anunciou que o Governo do Estado prepara novo certame para ser lançado no ano que vem. A ação marca mais uma etapa da recomposição das forças de segurança do Estado e reafirma o compromisso da gestão com o fortalecimento das instituições e o reforço do efetivo em todas as regiões de Pernambuco.

“Formamos a primeira turma no mês passado e, com a turma de hoje, completamos os 7 mil agentes de segurança pública que nos comprometemos a fazer concurso e nomear. Já estamos estudando novo concurso para lançarmos o mais breve possível, para que não haja lacunas como houve durante esses últimos anos em Pernambuco. Segurança pública não se faz sem prioridade: é construindo equipamentos, garantindo eficiência, e sobretudo, investindo em gente”, declarou a governadora Raquel Lyra.

A nova turma é composta por 268 agentes, 157 escrivães e 51 delegados. De acordo com o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, o início desta etapa concluiu o cronograma de convocações previsto nos concursos lançados em 2023 para as operativas da segurança pública, contemplando Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Científica.

“Vivemos a menor taxa de homicídios que o Estado já teve e daqui para frente é só progredir, porque foram muitos investimentos, que continuam, mas agora o mais importante: capital humano. São novos homens e mulheres para tornar cada dia mais a nossa vida mais segura”, afirmou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

Com 900 horas-aula, o curso é coordenado pela Escola Superior de Polícia Civil e pela Academia Integrada de Defesa Social (Acides) e inclui conteúdos técnicos, éticos e operacionais.

O delegado-geral da Polícia Civil, Felipe Monteiro, destacou a velocidade da convocação de nova turma e afirmou que a formação garante mais eficiência no atendimento à população. “São pessoas novas que entram para oxigenar a instituição. Passam seis meses vendo tudo o que precisam para, no dia a dia, estarem o mais prontos possível para exercer suas funções servindo bem a população e a instituição”, afirmou o delegado.

Entre os alunos, entusiasmo é o sentimento em comum. Para Gabriela Cavalcanti, de 30 anos, o curso é um degrau para conquistar o sonho de ser escrivã. “Estou muito feliz, ansiosa também. A preparação foi de muito estudo, muitas etapas. Para chegar até aqui, nós tivemos que passar pelo TAF, então, foi muito além do estudo: também teve muito exercício físico”, contou Gabriela.

Somente na primeira turma do concurso, encerrada em 10 de novembro, o Estado já formou 231 agentes, 141 escrivães e 51 delegados, que já estão em atuação. Para o deputado estadual Joel da Harpa, os números são reflexo dos investimentos feitos pela gestão. “Não se faz segurança pública sem efetivo. Agora vemos novos policiais, novos concursos, e também a questão dos equipamentos que têm chegado, com tecnologias que nunca haviam chegado em Pernambuco”, acrescentou o parlamentar.

Também estavam presentes na solenidade o secretário estadual Daniel Coelho (Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha); o comandante-geral da PMPE, Coronel Ivanildo Torres; o gerente-geral da Polícia Científica, Wagner Bezerra; o comandante do Corpo de Bombeiros de Pernambuco, Coronel Francisco Cantarelli; além do presidente da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), João Baltar Freire; e os vereadores Davi Muniz (Recife) e Sargento Almeida (Cabo de Santo Agostinho).

Vale Luz bate recorde e garante R$ 95 mil em descontos na conta de energia dos pernambucanos, em outubro

Os pernambucanos nunca receberam tanto desconto na conta de energia em troca de materiais recicláveis como no último mês de outubro, quando a Neoenergia Pernambuco concedeu mais de R$ 95 mil em benefício na fatura. O número é o maior da história do Projeto Vale Luz, que faz parte do Programa de Eficiência Energética da distribuidora, regulado pela Aneel. Esse valor só foi possível porque a quantidade de resíduos entregues pelo cerca de seis mil participantes também foi recorde, ultrapassando a marca de 118 toneladas. A título de comparação, no mesmo mês do último ano, o desconto foi de R$ 51 mil e a quantidade de material arrecadado foi de 87 toneladas.

O aumento de 86% no desconto e de 35% nos materiais foi resultado de um crescimento que tem sido identificado desde o início do ano, em Pernambuco. Quando comparamos os 10 primeiros meses de 2024 com o mesmo período de 2025, o crescimento foi constante. Em 2024 foram concedidos R$ 474 mil em descontos e arrecadados 892 toneladas. Neste ano, já foram mais de R$ 665 mil em benefícios, 40% a mais que o período anterior, e 924 toneladas, crescimento de 3%.

“O crescimento no valor do desconto foi muito superior ao crescimento da quantidade de resíduos porque nós promovemos o reajuste de todos os resíduos aceitos no Vale Luz. Hoje, temos famílias que não pagam a conta há anos apenas participando do projeto. É uma grande oportunidade para preservar o meio ambiente com o benefício do desconto. É meio ambiente, economia e eficiência energética caminhando lado a lado durante todo o processo”, afirmou o analista de Eficiência Energética da Neoenergia Pernambuco, Douglas Travassos.

Atualmente, o Vale Luz está presente em cerca de 30 comunidades no Recife e Região Metropolitana. Também realiza o recolhimento em mais de 100 condomínios, com caminhões próprios, 6 centros de compras, com as máquinas de autoatendimento, e 10 pontos fixos. Todos os endereços e a programação mensal pode ser encontrado neste site: https://www.neoenergia.com/eficiencia-energetica/vale-luz.

Todos os pernambucanos podem participar do Vale Luz. Para isso, basta reunir os resíduos e entregar em algum dos pontos citados acima. Para o cadastro inicial, basta uma conta de energia paga e um documento com foto. O cliente não pode possuir débitos com a distribuidora. O desconto é concedido na mesma hora e é imputado na próxima conta de energia.

As empresas que desejarem participar do Projeto devem entrar em contato com a Neoenergia por meio do formulário existente no endereço eletrônico acima.

PDT de Pernambuco deixa de ser comandado pelos Queiroz

O PDT em Pernambuco atravessa uma das alterações mais significativas de sua estrutura partidária nas últimas décadas. O presidente nacional da legenda, Carlos Lupi, decidiu destituir o então presidente estadual, Zé Queiroz, e o vice-presidente, o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, além de dissolver toda a composição do diretório estadual. A decisão, oficializada na semana passada, encerra um ciclo de mais de 30 anos de influência da família Queiroz no comando do partido no estado.

Lupi nomeou uma comissão provisória para conduzir o PDT-PE e assumiu ele próprio a presidência estadual interina. A nova estrutura reúne quadros alinhados à direção nacional e deve permanecer até novas deliberações previstas para esta sexta-feira (5) e sábado (6), no Rio de Janeiro, quando serão avaliados diretórios provisórios de diferentes estados.

A intervenção foi confirmada dias depois, em 25 de novembro de 2025, quando o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) homologou a nova composição do diretório estadual. A lista oficial surpreendeu pela ausência de Zé e Wolney Queiroz. Em seus lugares, Lupi designou novos integrantes, entre eles André Roberto Menegotto, como secretário, e Daniel Etur Martins Pereira, como tesoureiro, além de outros membros e uma consultora jurídica.

Contexto político e histórico

A família Queiroz exercia papel central no PDT pernambucano desde os anos 1990. Zé Queiroz, ex-prefeito de Caruaru e figura histórica da legenda, ocupava a presidência estadual havia décadas, com intervalos pontuais. Em 2023, ele voltou ao comando após Wolney Queiroz deixar o cargo para assumir o Ministério da Previdência no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva — posto que havia sido anteriormente ocupado pelo próprio Carlos Lupi.

Mesmo fora da presidência, Wolney permaneceu como vice e manteve influência sobre a organização do partido. Pai e filho atuavam diretamente em articulações internas, especialmente em estratégias para as eleições municipais de 2024 e projeções para o pleito de 2026.

A destituição simultânea dos dois, somada à dissolução do diretório estadual, é considerada por lideranças internas uma das intervenções mais profundas já realizadas pela direção nacional no PDT de Pernambuco.

Novo panorama e possíveis impactos

Com Lupi no comando interino e uma nova equipe registrada no TSE, o PDT entra em fase de reorganização às vésperas das eleições de 2026. A saída da família Queiroz do núcleo dirigente abre espaço para reconfigurações de alianças e candidaturas, além de possíveis mudanças na estratégia eleitoral do partido no estado.

Ainda não há definição sobre a permanência da comissão provisória ou sobre a convocação de um novo diretório eleito, tema que deve ser discutido nas reuniões programadas pela executiva nacional. A expectativa é de que a legenda busque estabilizar sua estrutura interna antes de iniciar o processo formal de preparação para o próximo ciclo eleitoral.

Governo destina R$ 30 milhões à formação de estoques do PAA com apoio da Conab

Cooperativas da agricultura familiar exportadoras de mel e castanhas ganharão fôlego financeiro adicional com a abertura de um apoio emergencial na modalidade Apoio à Formação de Estoques (AFE) do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) destinou até R$ 30 milhões para a iniciativa, que será operacionalizada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a fim de atender produtos afetados por tarifas adicionais aplicadas às exportações brasileiras.

O aporte é direcionado a organizações que enfrentam dificuldades de escoar a produção para o mercado externo, especialmente para os Estados Unidos, e que nem sempre conseguem redirecionar integralmente os volumes para o mercado interno ou para outros destinos. No âmbito desta iniciativa, cooperativas poderão formalizar operações de formação de estoques com castanha-do-brasil, castanha-de-caju, castanha-de-baru e mel, mantendo os produtos armazenados por até seis meses, com posterior devolução dos recursos sem cobrança de juros ou correção monetária.

Cada projeto poderá acessar até R$ 1,5 milhão em recursos, observados os critérios da modalidade Apoio à Formação de Estoques. Para organizações que ingressarem pela primeira vez na AFE, o limite será de R$ 500 mil.

As organizações interessadas deverão apresentar propostas dentro do prazo estabelecido no comunicado específico, que traz as regras detalhadas, os procedimentos para apresentação da documentação e as condições para contratação das operações junto à Conab. O comunicado está publicado na página oficial de execução do PAA, disponível no Portal da Conab, onde também constam orientações complementares para cooperativas exportadoras de mel e castanhas afetadas pelas tarifas adicionais.

“Água deve ser sinônimo de benção”, destacou a governadora Raquel Lyra ao lado do presidente Lula na inauguração da Barragem Panelas II, após mais de 10 anos de espera

Após mais de 10 anos de espera, a população da Zona da Mata Sul viu a governadora Raquel Lyra e o presidente Lula inaugurarem a Barragem Panelas II, no município de Cupira, no Agreste, nesta terça-feira (2). A obra para contenção de enchentes teve seus serviços iniciados em 2012, paralisados em 2014 e, após articulação da chefe do Executivo estadual, o empreendimento foi entregue com recursos do governo federal através do Novo Pac e execução do Governo do Estado. Durante o evento, os gestores também assinaram a autorização para o início de obras da Barragem Igarapeba, em São Benedito do Sul, que também faz parte do sistema de controle de cheias da Mata Sul.

“A entrega da Barragem Panelas II representa mais segurança e dignidade para o povo pernambucano. Enquanto a água não for sinônimo de bênção e sim de medo, nós não iremos descansar. Hoje, ao lado do presidente Lula, entregamos uma obra que protege vidas e reforça o abastecimento no Agreste e na Mata Sul, e seguimos avançando com a Barragem Igarapeba. Obrigada pela parceria e por acreditar, presidente”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, defendeu a necessidade de iniciativas no Nordeste. “As pessoas nunca levaram em conta cuidar do Nordeste brasileiro. O Nordeste era conhecido como a região com mais desnutrição, mais desemprego e menos universidades. Aqui em Pernambuco, o Novo PAC tem um investimento de R$ 45,9 bilhões. Temos muitas obras em execução e teremos muitas mais. São investimentos em diversas áreas, garantindo dignidade para o povo pernambucano e para todo o Brasil”, frisou o presidente.

A Barragem Panelas II é fundamental para a contenção das cheias que historicamente atingem cidades como Belém de Maria, Catende, Palmares, Água Preta e Barreiros – municípios seriamente impactados nas grandes enchentes de 2000, 2010 e 2017. Além disso, o empreendimento reforçará o abastecimento de água de Panelas, Cupira e Lagoa dos Gatos, beneficiando cerca de 184 mil pessoas. Para isso, o projeto está sendo revisado e um edital de licitação será lançado. A iniciativa inclui ainda ações ambientais, como o plantio de 83 mil mudas nativas em 120 hectares e o monitoramento da fauna local.

O morador de Belém de Maria Marcelo José da Silva, 42 anos, celebrou a entrega, após ver sua família perder os pertences com as enchentes. “Na época das enchentes, foi muita tragédia. Minha irmã perdeu as coisas dela e eu também. Para conquistar de novo foi muito trabalho. Graças a Deus, com essa barragem pronta, vai ajudar muito”, contou.

A obra é feita em parceria com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). “Aqui, onde existiam ruínas agora tem segurança e um futuro que o povo da Mata Sul veja a chuva como benção e não mais como um motivo de desespero”, disse o ministro do MIDR, Waldez Góes. O ministro da Casa Civil, Rui Costa, explicou sobre a parceria. “A maioria das obras do PAC são de execução dos prefeitos e dos governadores, que, quando dão prioridade e colocam uma equipe técnica capaz, fazem as obras andarem. Eu quero parabenizar os funcionários da Secretaria de Recursos Hídricos, que se dedicaram para que essa barragem pudesse ser entregue hoje”, pontuou.

Com investimento de R$ 103,2 milhões, Panelas Il tem capacidade de acumulação de 16,9 milhões de mª de água, altura de 52 metros e extensão de 318,5 metros. A barragem é a segunda infraestrutura a ser entregue do Sistema de Controle de Enchentes da Mata Sul – conjunto formado pelas barragens Panelas II, Gatos, Igarapeba, Barra de Guabiraba e Serro Azul.

Para o secretário e Recursos Hídricos e Saneamento de Pernambuco, Almir Cirilo, as barragens vão garantir segurança hídrica para o povo pernambucano. “Estamos concluindo obras que ficaram abandonadas por anos e retomando outras que são essenciais para proteger vidas”, disse o titular da pasta. Presente na cerimônia, o prefeito de Cupira, Eduardo da Fonseca Lira, ressaltou a importância das obras para a região. “Não tem projeto maior do que transformar as vidas das pessoas. Hoje, essa obra traz esperança ao povo pernambucano”, disse.

IGARAPEBA – Iniciada em 2013 e paralisada em 2015, a Barragem Igarapeba terá sua segunda etapa concluída com investimento de R$ 236,7 milhões. Com capacidade de acumulação de 46,6 milhões de m° de água, 58 metros de altura e 355,7 metros de extensão, o equipamento protegerá de inundações diretamente os municípios de São Benedito do Sul, Jaqueira, Maraial e Catende, além de contribuir para a segurança de Palmares, Água Preta e Barreiros. A obra beneficiará 186 mil habitantes, reforçará o abastecimento local e possibilitará usos múltiplos para atividades agrícolas. Também estão previstos o plantio de 124 mil mudas e monitoramento ambiental em área de 209 hectares.

OUTRAS BARRAGENS – Com a conclusão de Panelas II, a retomada agora da Barragem Igarapeba, o andamento da Barragem Gatos, que teve obras retomadas em fevereiro deste ano, e, posteriormente, a retomada das obras da Barragem Barra de Guabiraba (atualmente, em fase de conclusão da atualização de seu projeto) – somadas à já entregue Barragem de Serro Azul – o Governo de Pernambuco completa a implantação integral do Sistema de Controle de Enchentes das Bacias dos Rios Una e Sirinhaém, beneficiando uma das regiões mais vulneráveis a eventos climáticos extremos no Estado, que é a Mata Sul.

Acompanharam a agenda os secretários estaduais João Salles (Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais), Túlio Vilaça (Casa Civil), André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura), Kaio Maniçoba (Turismo e Lazer), Coronel Hercílio Mamede (Chefe da Casa Militar) e Manuca (Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo). Também estiveram presentes o senador Humberto Costa; os ministros Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), Wolney Queiroz (Previdência Social) e Alexandre Silveira (Minas e Energia); assim como o presidente da Sudene, Francisco Alexandre; além de deputados federais e estaduais, prefeitos e lideranças locais.

Cia Olhares de Dança e Teatro e um grande elenco apresentam o espetáculo “Espelho-Espelho-Meu” em sessão especial para crianças que nunca assistiram uma peça de teatro

A Cia Olhares de Dança e Teatro, em parceria com os atores Marcos Mendes, Arthur Moreno e grande elenco, realiza no próximo 7 de dezembro, primeiro domingo de dezembro, às 19h, na quadra do Colégio Sagrado Coração, em Caruaru, a apresentação única do espetáculo “Espelho-Espelho-Meu”, uma produção emocionante que revisita personagens icônicos dos contos de fadas da Disney, trazendo um toque de nostalgia e encantamento para públicos de todas as idades.

Com direção e texto original de Benício Júnior, em colaboração com Ivanildo Sales, a montagem propõe uma experiência sensorial que une dança, teatro e narrativa fantástica. As coreografias são assinadas por Sheila Tavares, Laiz Shelle, Eliane Maria, Benício Júnior e Edson Araújo, criando um universo mágico que dialoga tanto com o imaginário infantil quanto com memórias afetivas dos adultos.

Em uma iniciativa especial, esta sessão também será voltada para crianças e jovens que terão seu primeiro contato com o teatro, vindos de instituições como IMOA, Apae e Iteac. A proposta é democratizar o acesso à arte, proporcionando a esse público uma vivência cultural única, acolhedora e transformadora.

Mas a peça também será aberta ao público, com classificação livre. O ingresso antecipado custa R$ 20 (vinte reais) e pode ser adquirido pelo site do Sympla (https://www.sympla.com.br/evento/espelho-espelho-meu/3230012).

“Voltar aos palcos após dois anos já é uma alegria enorme, mas fazê-lo com um espetáculo tão pedido pelo público e inspirado na magia da Disney torna tudo ainda mais especial. Esta montagem toca profundamente nosso senso de solidariedade, pois nos permite levar encanto e arte a crianças que raramente têm acesso a esse tipo de experiência”, comenta o ator e idealizador do Solidariedade Transforma, Marcos Mendes.

Sinopse

Quando o Espelho Mágico se quebra, o equilíbrio dos contos de fadas é destruído. Heroínas revelam seu lado sombrio, vilões questionam sua própria maldade e mundos antes separados passam a se misturar. A Rainha Má reúne aliados para acabar com todos os finais felizes, enquanto princesas enfrentam versões distorcidas de si mesmas. Entre alianças improváveis, sacrifícios e traições, apenas um ato de coragem será capaz de restaurar a magia antes que ela desapareça para sempre.

Hospital Regional do Agreste recebe duas novas ambulâncias de UTI móvel

O Hospital Regional do Agreste (HRA) acaba de reforçar sua estrutura de atendimento com a chegada de duas novas ambulâncias do tipo UTI móvel (Tipo D), entregues pela governadora Raquel Lyra nessa segunda-feira (1º). Os veículos fazem parte do conjunto de dez novas ambulâncias destinadas a oito unidades da rede estadual de saúde, ampliando a capacidade de remoções internas, externas e inter-hospitalares com mais segurança e agilidade.

Equipadas com unidade de suporte avançado, as ambulâncias garantem condições completas para o transporte de pacientes em estado grave, fortalecendo a assistência prestada pelo HRA à população do Agreste e de regiões vizinhas. O investimento envolve um custo mensal superior a R$ 35 mil por veículo, referente à locação e à manutenção dos equipamentos. O contrato também prevê condutores em regime de dedicação exclusiva, assegurando disponibilidade plena para as demandas da rotina hospitalar.

“A incorporação dessas duas ambulâncias representa mais segurança, agilidade e qualidade no cuidado aos nossos pacientes. O HRA é referência para toda a região e esse reforço é fundamental para garantirmos um atendimento cada vez mais eficiente, especialmente nos casos de maior complexidade”, celebrou a diretora-geral do HRA, Ítala Gomes.

Com as novas UTIs móveis, o HRA amplia sua capacidade de resposta e reafirma seu compromisso com a melhoria contínua da assistência em saúde no Agreste pernambucano.