170 famílias beneficiadas pelo Morar Bem PE e Minha Casa, Minha Vida receberão chaves da casa própria nesta sexta-feira (05), em Igarassu

A Viana e Moura Construções, em parceria com o Governo do Estado de Pernambuco, a Prefeitura de Igarassu e a Caixa Econômica Federal, irá realizar, nesta sexta-feira (05), a partir das 14h, a entrega do condomínio Jardim Monjope, em Igarassu. O empreendimento, com investimento de R$55 milhões, conta com subsídios do programa Morar Bem PE e Minha Casa, Minha Vida (MCMV) e irá beneficiar, no total, 431 famílias. Também estarão presentes no evento representantes da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), da Companhia Pernambucana de Gás (Copergás), da Neoenergia e do Cartório de Registro de Imóveis do município.

O Jardim Monjope é o primeiro condomínio de casas lançado pela Viana e Moura na Região Metropolitana. O diretor de vendas e incorporação imobiliária da construtora, Leonardo Queiroz, ressalta que o empreendimento representa um passo importante para o crescimento de Igarassu. “Estamos entregando um empreendimento que vai transformar a vida de cerca de 2 mil pessoas, oferecendo moradia de qualidade, lazer e segurança. Além disso, a iniciativa ainda vem impulsionar o desenvolvimento do entorno e fortalecer a infraestrutura urbana da região”, ressalta.

Na ocasião, 170 famílias beneficiadas receberão as chaves das suas casas, que fazem parte da primeira etapa do empreendimento. Ao unir o padrão de qualidade das residências populares à estrutura e segurança de um condomínio, a infraestrutura foi construída para proporcionar maior conforto e bem-estar aos moradores por meio de recursos como: guarita 24 horas, garagem, áreas de convivência e espaços de lazer com quadras esportivas, churrasqueiras, piscina e salão de festas.

Com uma área de 71.924,65m², o espaço também irá dispor do Caminho Pipa, projeto dedicado à primeira infância, com playground e mini campos. “Esse é apenas o primeiro passo, estamos desenvolvendo novos condomínios no mesmo padrão nos municípios de São Lourenço da Mata e Jaboatão dos Guararapes, ampliando ainda mais nosso compromisso com a Região Metropolitana do Recife (RMR) e com as famílias que sonham em conquistar a casa própria”, conclui Leonardo Queiroz.

Aeroporto de Garanhuns será administrado pela mesma concessionária do Aeroporto de Guarulhos

Boa notícia para Garanhuns! O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a B3 realizaram, na última quinta-feira (27/11), pela manhã, o leilão da primeira rodada do Programa AmpliAR, iniciativa que prevê investimentos privados para a modernização de 19 aeroportos regionais na Amazônia Legal e no Nordeste.

A boa notícia para Garanhuns é que o aeroporto da cidade estava na lista e deu tudo certo, a concessão vai para a mesma concessionária administradora do Aeroporto de Guarulhos – São Paulo. O Aeroporto de Garanhuns receberá investimentos na ordem de R$ 22,1 milhões, que inclui obras de ampliação do pátio de aeronaves e do terminal de passageiros, além da construção de RESA. Além de Garanhuns, os aeroportos de Araripina e Serra Talhada, em Pernambuco, também estavam na lista desta rodada do leilão, o total de investimentos, somando os três aeroportos, ultrapassa os R$ 80 milhões.

Para o prefeito Sivaldo Albino, a iniciativa mostra mais uma vez a prioridade que o Governo Federal dá a Garanhuns. “Temos certeza que a iniciativa privada administrando nosso aeroporto trará mais investimentos e desenvolvimento regional para o Agreste. Agradecemos ao Presidente Lula e ao Ministro Sílvio Costa Filho por possibilitar mais esta grande iniciativa que contempla Garanhuns e região”, afirmou o prefeito.

O Ministro Sílvio Costa Filho afirmou no evento: “Hoje, celebramos um marco importante para o desenvolvimento do nosso estado. Com a concessão dos aeroportos de Araripina, Serra Talhada e Garanhuns vamos ampliar as conexões, os negócios e o turismo, gerando emprego e renda para os pernambucanos. Esses investimentos são fundamentais para o desenvolvimento do Agreste e Sertão de Pernambuco”.

SAIBA MAIS

O AmpliAR integra o conjunto de ações federais voltadas ao fortalecimento da aviação regional e prevê, ao longo das próximas fases, a modernização de até 100 aeroportos em todo o País. Nesta etapa inicial, foram ofertados 19 aeroportos por meio de um modelo simplificado de concessão, com mecanismos de reequilíbrio contratual que visam atrair investimentos e garantir sustentabilidade operacional. Os contratos terão duração de 30 anos.

COMPESA RETOMA TESTES DA INVERSÃO DA ADUTORA DE JUCAZINHO

A Compesa retomou nesta sexta-feira (28), os testes da inversão da adutora de Jucazinho para levar água do Rio São Francisco para os municípios de Riacho das Almas, Cumaru Passira e zona rural de Caruaru. Essa etpa havia sido suspensa, na última terça-feira (25), após um vazamento em trecho da tubulação na Rua Clara Nunes, no bairro São João da Escócia, em Caruaru, por onde passa a adutora.

A meta da Compesa é que essa primeira fase de testes até Riacho das Almas tenha andamento pelos próximos 15 dias. Na sequência, entrará em testes o trecho Cumaru-Passira. A obra da inversão da adutora de Jucazinho foi a solução técnica encontrada pela Compesa para garantir o abastecimento dos municípios de Riacho das Almas, Cumaru, Passira e zona rural de Caruaru diante do colapso iminente da barragem, que está com apenas 1,11% de sua capacidade total.

A Compesa investiu R$ 4 milhões na obra. Foram trocados 1.100 metros de tubulações antigas da adutora de Jucazinho nas ruas San Marino e Clara Nunes, em Caruaru, além da implantação de uma elevatória (sistema de bombeamento) na ETA Salgado, em Caruaru, para bombear a água do Rio São Francisco até Riacho das Almas. Além disso, foram instalados seis dispositivos e 13 ventosas para controlar melhor as pressões da água e ainda foi implantado uma válvula de retenção para dar uma segurança adicional ao sistema.

Em Congresso Nacional de Vereadores, Rodrigo Pinheiro defende ampliação da presença feminina nos espaços de poder

O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, participou, na manhã desta sexta-feira (28), da abertura do 1° Congresso Nacional de Vereadoras, Vereadores e Agentes Públicos, realizado no auditório da Secretaria de Educação. O evento, promovido pela Associação Nacional dos Vereadores (ANV), reúne representantes de vários estados e marca a criação de uma nova associação voltada ao fortalecimento do legislativo municipal.

Em seu discurso, Rodrigo defendeu o aumento da presença feminina nos espaços de poder. Ele lembrou que, em Caruaru, metade do primeiro escalão é composto por mulheres e cerca de 75% do quadro da Prefeitura é feminino. “As mulheres precisam estar presentes, de fato, no Legislativo, no Judiciário, no Executivo e em todos os poderes. Aqui, fazemos esse compromisso valer na prática”, disse.

Rodrigo mencionou ainda a importância de discutir regras do sistema proporcional e temas ligados à representatividade. “Só com debate franco conseguimos melhorar o sistema e valorizar ainda mais o trabalho dos vereadores e vereadoras”, pontuou. Ao final, desejou um bom evento aos participantes. “Que seja um grande congresso, com medidas assertivas e resultados melhores para a população. Que a democracia sempre vença”, concluiu.

Pré-candidato a estadual, Anderson Luiz já conta com o apoio da metade dos vereadores de Caruaru

Pedro Augusto/Blog Capital

Prestes a ingressar no PSD, seguindo os caminhos de seus líderes políticos Raquel Lyra e Rodrigo Pinheiro, o atual secretário municipal de Articulação Política e pré-candidato a deputado estadual, Anderson Luiz, contará com o apoio de peso para chegar até ao mandato na Alepe.

Além do apoio da governadora e do prefeito de Caruaru, o pré-candidato já firmou aliança com 11 vereadores da Câmara Municipal de Vereadores, devendo  ampliar ainda mais o grupo de apoio até a disputa eleitoral.

Pedirão votos para Anderson, durante a campanha nas Eleições 2026: Bruno Lambreta, Galego de Lajes, Hugo Leonardo Chaves, Jorge Quintino, João Neto, Raminho Xavier, Carlinhos da Ceaca, Aline Nascimento, Edmilson do Salgado, Edilson do MST e Lula Torres e Paulinho.

A soma representa quase a metade do quadro atual de parlamentares que compõem a Casa. Em paralelo, também já declararam apoio à candidatura de Anderson Luiz, os ex-vereadores Ranilson Enfermeiro e Izaac da Saúde, assim como o suplente de vereador Bafo.

Anderson, conforme já é sabido, fará dobradinha com o pré-candidato a federal Fernando Monteiro e com a atual deputada estadual Rosa Amorim, que no próximo ano, disputará a vaga para Câmara Federal.

Confira a programação completa da 4ª Seresta Natalina de Caruaru

Nos dias 5 e 6 de dezembro, a Estação Ferroviária de Caruaru será palco da 4ª Seresta Natalina. Promovido pela Prefeitura de Caruaru, por meio da Fundação de Cultura, o evento, que já está marcado no calendário da cidade, reunirá atrações que celebram a identidade regional com uma programação perfeita para toda a família.

Na sexta-feira (5), o evento terá início às 20h, com shows da banda Os Veteranos, que retorna após o sucesso da última edição, e da tradicional banda de brega Labaredas, eternizada na música pernambucana com sucessos como “Garotinha Linda”.

No sábado (6), a programação terá início às 19h, com os shows Didi canta Saudade, Gilliard e o espetáculo Natal Oxente, reunindo artistas como Fabiana Pimentinha, Nerilson Buscapé, Renilda Cardoso, Benil Ramos, João Carlos Baiano, Seu Januário e Kaká Cantarelli.

Confira a programação completa:

* Sexta-feira (5)
Os Veteranos
Labaredas

* Sábado (6)
Didi Canta Saudade
Gilliard
Natal Oxente

Congresso rejeita 52 vetos ao PL do licenciamento ambiental

O Congresso Nacional derrubou, nesta quinta-feira (27), 52 vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao projeto de lei (PL) que elimina ou flexibiliza regras para o licenciamento ambiental no Brasil. O texto foi apelidado pelos críticos de “PL da Devastação”. No total, foram analisados 59 vetos.

Os parlamentares apreciaram ainda 28 destaques apresentados pelo PT e PSOL, como forma de tentar manter os vetos presidenciais. Na Câmara dos Deputados, os destaques foram rejeitados por 295 votos a 167. No Senado, foram 52 a 15 pela derrubada.

O governo conseguiu, por outro lado, adiar a análise de sete dos vetos referentes ao Licenciamento Ambiental Especial (LAE), nova modalidade criada que previa o licenciamento de forma simplificada e com “fase única” para obras consideradas “estratégicas”.

Ao vetar o dispositivo da LAE, o Executivo editou a Medida Provisória (MP) 1308 de 2025, mantendo a previsão desse instrumento ambiental. Porém, em vez de licenciamento em fase única, a MP editada pelo governo prevê equipes exclusivas destinadas para dar celeridade aos licenciamentos de obras consideradas estratégicas, mantendo todas as fases hoje previstas para liberação de empreendimentos.

O relator da MP 1308 na Câmara é o deputado Zé Vitor (PL-MG). A medida precisa ser analisada até o dia 5 de dezembro para não perder a validade. A comissão que analisa a MP é presidida pela senadora Tereza Cristina (PP-MS), importante liderança da bancada ruralista no Parlamento.

Apoiado pelo agronegócio e setores empresariais, o PL do Licenciamento Ambiental vem sendo denunciado como grave retrocesso por organizações ambientalistas e pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Com a derrubada dos vetos, são retomados dispositivos como o que autoriza o autolicenciamento para obras de porte médio, chamado de Licença por Adesão e Compromisso (LAC). Essa modalidade requer apenas um compromisso dos empreendedores para liberação das obras, sem os estudos ambientais exigidos atualmente.

A derrubada dos vetos permite ainda transferir a definição dos parâmetros ambientais do licenciamento da União para estados e Distrito Federal (DF); retira atribuições de órgãos ambientais como Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) e limita a consulta aos povos indígenas e comunidades quilombolas afetados pelos empreendimentos.

O Legislativo ainda derrubou o veto do governo que impediu retirar a Mata Atlântica do regime de proteção especial para supressão de floresta nativa. A derrubada do veto reduz as exigências para desmatar o bioma que mantém atualmente cerca de 24% da vegetação original.

O Observatório do Clima, que reúne 161 organizações sociais e ambientais, afirma que a derrubada desses vetos é o maior retrocesso ambiental da história do país, e logo após a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém (PA).

“Manter os vetos de Lula é crucial para impedir o esvaziamento do licenciamento ambiental, o principal instrumento de prevenção de danos ambientais do país, criado há mais de quatro décadas pela Política Nacional do Meio Ambiente, de 1981”, disse o Observatório, em nota.

Alcolumbre pauta tema após COP30
Deputados e senadores favoráveis aos vetos do presidente Lula criticaram o presidente do Congresso, o senador Davi Alcolumbre (União-AP), por pautar o tema após a COP30, enquanto há muitos outros vetos na fila para serem apreciados.

Alcolumbre argumentou que a votação do licenciamento ambiental era necessária para destravar o processo legislativo.

“Há regiões inteiras aguardando que o Congresso finalize essa discussão para que grandes projetos saiam do papel, gerando empregos, renda e crescimento econômico — sempre com responsabilidade ambiental”, disse o presidente do Senado.

O deputado federal Nilto Tatto (PT-SP), falando como líder do PT, destacou que a votação do tema após a COP30 reflete uma decisão política de setores privados que querem flexibilizar as regras ambientais no Brasil.

“O momento em que se está trazendo para votar, logo depois da Conferência do Clima, tem uma posição política de setores que desnortearam o debate do licenciamento ambiental para defender interesses menores e não interesses do país, não interesses da sociedade brasileira”, disse.

Debate
A senadora Eliziane Gama (PSD-MA) avaliou que a derrubada dos vetos vai aumentar o desmatamento ao transferir para os estados e o Distrito Federal a responsabilidade por definir parâmetros e critérios para o licenciamento ambiental.

“Vai se criar uma verdadeira guerra ambiental na tentativa de levar algum tipo de empreendimento sem o devido rigor e, portanto, [sem] a proteção dos nossos biomas e do nosso meio ambiente”, afirmou.

O deputado José Vitor (PL-MG) argumentou, por outro lado, que o projeto aprovado respeita o meio ambiente e que o atual modelo de licenciamento no Brasil impede a realização de obras. Ele ainda defendeu a exclusão do Ibama dos processos de liberação de obras.

“Nenhum de nós aqui está abrindo mão para qualquer flexibilização ou qualquer ponto que coloque em risco o meio ambiente. Depois de um órgão ambiental, como uma secretaria de estado de meio ambiente, fazer toda a análise técnica e conceder uma autorização, que, mesmo assim, precisava do carimbo do Ibama, um carimbo que, de fato, não protege nada”, afirmou.

O líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), defendeu que o Brasil explore suas riquezas.

“[O governo] quer colocar travas no agronegócio, que é a única coisa que ainda está dando certo, economicamente, no Brasil. Aí querem colocar aqui o veto no licenciamento ambiental votado por essas duas Casas. O verdadeiro Brasil que nós temos é o Brasil que explora as suas riquezas do agro”, afirmou.

Por sua vez, o deputado federal Túlio Gadêlha (Rede-PE) argumentou que os atrasos que, eventualmente ocorrem, no processo de licenciamento ambiental é resultado do desmonte praticado contra os órgãos ambientais ao longo dos anos.

“Se existe morosidade hoje é por conta do desmantelamento do governo anterior com relação à pauta ambiental, que retirou salários, diárias, combustível e instrumentos para que esses servidores pudessem agir”, comentou.

Gadêlha também criticou que órgãos ambientais como Ibama, Funai, Iphan e outros passam a ter um caráter de “observador” sem que os seus pareces tenham “caráter vinculante” nos processos de licenciamento.

“Pernambuco pode dizer que tem governadora”, afirmou Raquel Lyra ao fazer entregas do Juntos pela Educação e PE na Estrada em Santa Maria da Boa Vista

Dando continuidade às agendas no Sertão do São Francisco, nesta quinta-feira (27), a governadora Raquel Lyra esteve no município de Santa Maria da Boa Vista. Na cidade, a gestora estadual entregou dois novos ônibus escolares e assinou a autorização para início das obras de restauração de estradas vicinais. Pela manhã, a gestora esteve em Afrânio e Dormentes.

“Em Santa Maria da Boa Vista, estamos construindo duas creches e entregando mais dois ônibus escolares hoje. Pegamos as estradas de Pernambuco muito deterioradas, abandonadas, sem investimento de manutenção há muito tempo, mas aqui, a partir desta semana, chega a patrulha mecanizada para recuperar as estradas vicinais. Estamos perfurando poços e construindo barreiros. Temos trabalhado com responsabilidade, anunciando as obras somente quando os recursos estão assegurados, para que possam começar e ser concluídas, e para não cair nos erros do passado, de quem prometeu muita coisa e não entregou. Pernambuco pode dizer que tem governadora”, afirmou Raquel Lyra.

Equipados com ar-condicionado, acessibilidade e modelos 4×4, os novos veículos foram os sextos entregues pelo Executivo estadual nesta quinta-feira no Sertão do São Francisco. Pela manhã, as cidades de Afrânio e Dormentes, na mesma região, receberam dois veículos cada em mais uma ação do Juntos pela Educação.

A governadora também vistoriou a reforma da Escola de Referência em Ensino Medio Professora Edite Matos, que terá uma nova cozinha, novos banheiros e a parte hidráulica e elétrica reestruturada.

PE na Estrada – No evento, também foi assinada a autorização para início das obras de manutenção, conservação e recuperação das estradas vicinais no município. A ação contará com a utilização de 10 máquinas e vai melhorar o acesso às comunidades rurais, facilitar o escoamento da produção local e garantir mais qualidade de vida para a população.

Para o prefeito de Santa Maria da Boa Vista, George Duarte, as entregas mostram o apoio dado pelo Governo do Estado à cidade. “Temos uma parceria muito próxima, mostrando sempre as nossas demandas em busca de soluções. Os ônibus entregues hoje chegam para reforçar a frota, construindo o futuro da nossa educação”, declarou.

Estiveram presentes no evento os secretários Túlio Vilaça (Casa Civil); André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura); Natanael Silva (executivo de Educação); e os prefeitos Catharina Garziera (Lagoa Grande), Xicão Tavares (Verdejante), Riva Bezerra (Cedro), Galego de Nanai (Cabrobó), Calby Carvalho (Belém de São Francisco) e Múcio Angelim (Parnamirim), além de outras lideranças políticas da região.

Prefeito Rodrigo Pinheiro oficializa apoio à reeleição do senador Humberto Costa

Pedro Augusto

Reeleito prefeito de Caruaru ainda no 1º turno das Eleições 2024 com mais de 100 mil votos computados, Rodrigo Pinheiro atuará como um dos cabos eleitorais mais expressivos do interior do Estado, durante a campanha eleitoral do próximo ano, e já tem pré-candidato ao Senado.

Na legenda do vídeo divulgado nas suas redes sociais, nesta quinta-feira (27), o prefeito oficializou o apoio à reeleição do senador Humberto Costa, do PT. “Agradecemos o olhar diferenciado que o senador Humberto Costa tem tido com Caruaru e Pernambuco. Vamos continuar juntos debatendo o futuro da nossa cidade e buscando novos investimentos”.

Com destinações de emendas para execuções de obras e serviços importantes para Caruaru nas áreas da saúde, da agricultura e da infraestrutura, decorrente da parceria solidificada junto ao governo municipal atual, Humberto foi confirmado como pré-candidato de Rodrigo Pinheiro de forma natural.

Durante agenda junto ao prefeito, vereadores de Caruaru, a deputada estadual por Pernambuco, Rosa Amorim e ao secretário municipal Anderson Luiz, em Brasília, Humberto Costa reforçou o alinhamento expandido com o governo Rodrigo Pinheiro.

“Pensamos aqui alternativas de emendas para Caruaru, em 2026, e mais uma vez me coloquei à disposição de Rodrigo, embora ele já tenha todos os caminhos abertos junto ao governo do presidente Lula. Motivo de muita satisfação em recebê-lo, mais uma vez, por aqui”.

Além de Humberto, o prefeito já havia anunciado oficialmente os apoios às pré-candidaturas, respectivamente para estadual e federal, de Anderson Luiz e de Fernando Monteiro. Aliado também de primeira hora de Raquel Lyra, Rodrigo pedirá votos para reeleição da governadora de Pernambuco.

Comércio varejista de Caruaru deve ter fim de ano de boas vendas

A expectativa de vendas é positiva, no comércio varejista de Caruaru, para a temporada de Natal e fim de ano de 2025, de acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas. O volume de vendas deve superar 2024 em aproximadamente 1,7%, somente no período de Black Friday, acompanhando a projeção da Fecomércio-PE (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco), por meio do Hub de Dados do Comércio.

A pesquisa intitulada “Intenção de Compras para o Natal 2025”, realizada pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), em parceria com a Offerwise Pesquisas, destaca que 7 em cada 10 consumidores (70%) afirmam que vão aproveitar a Black Friday para comprar os presentes de Natal.

Ainda segundo a pesquisa, 31% dos entrevistados afirmam gastar menos no Natal por anteciparem as compras na Black Friday, 23% mantêm o mesmo nível de gastos, enquanto 21% acabam gastando mais, estimulados pelas ofertas. Fica evidente, desta forma, que cada vez mais as estratégias para o mês de novembro definem o desempenho do mês de dezembro. Assim, a Black Friday se consolidada como pontapé oficial do Natal, no varejo.

A CDL Caruaru acrescenta que, entre os produtos que costumam ser mais procurados pelos consumidores, estão os nos segmentos de decoração, vestuário, calçados, perfumaria, brinquedos e eletrônicos. O presidente da CDL Caruaru, Rossini Batista, acredita que o foco no Natal, de forma antecipada, representa um ponto primordial para alavancar os números. 

Por sua vez, o ponto negativo, também segundo o presidente, é o atual cenário de alta dos juros e, por conseguinte, de endividamento das famílias. “Nos antecipando a isso, adotamos estratégias com o maior foco no Natal, já neste período de Black Friday, buscando margens de lucro mais altas e uma maior confiança dos consumidores”, destaca.

CDL Caruaru – Instituição associativa de caráter civil, que congrega vários e representativos segmentos do comércio lojista, atuando nos termos das normas estatutárias em vigor, tendo ao longo da sua existência prestado relevantes serviços aos empresários lojistas e contribuído com o desenvolvimento da cidade de Caruaru e do Estado de Pernambuco. Como instituição que representa a classe empresarial local, possui centenas de filiados com os quais mantém uma relação de cunho associativista da mais profícua, até mesmo porque é a entidade mantenedora do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Mais informações sobre os serviços prestados à população podem ser obtidas pelo número de telefone (81) 3101-2900.