Museu da Fábrica de Caroá anuncia reinauguração com novas instalações e recursos de acessibilidade

Após quatro anos de desativação, o Museu da Fábrica de Caroá reabrirá oficialmente suas portas. A solenidade de reinauguração acontecerá no dia 13 de dezembro, a partir das 10h, e marca um novo capítulo na história de um importante marco do legado cultural e industrial de Caruaru. Financiado por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), o processo de requalificação e modernização resultou no lançamento de novas instalações e recursos de acessibilidade que visam ampliar o alcance do espaço.

A intervenção reformulou completamente os ambientes, com instalação de novas divisórias em gesso, nova pintura e a criação de salas pensadas para melhorar a experiência do público e a rotatividade das atividades culturais. Entre as novidades, o museu passa a contar com uma sala destinada a exposições de curta duração e auditório, com capacidade para 36 pessoas, além de copa ampliada, reserva técnica e almoxarifado.

Preservando sua missão original, o museu segue contando a história da antiga Fábrica de Caroá, fundada em 1935 e reconhecida como uma das impulsionadoras do desenvolvimento econômico da cidade. O acervo contempla painéis sobre a trajetória da fábrica e a vida do seu fundador, Coronel José de Vasconcellos, além de expositores que explicam o processo de retirada da fibra do caroá e registros fotográficos da época.

O público também pode conferir o maquinário original da produção têxtil, como metradeira e fiadeira, além do antigo telefone e a máquina de datilografia que integravam a rotina produtiva e de registros dos trabalhadores que integram a história do espaço. Amostras da planta e das fibras completam o acervo, marcando um percurso que combina história, processo fabril e cultura material.

Serviço
Reinauguração do Museu da Fábrica de Caroá

Data: 13 de dezembro (sábado)
Horário: 10h
Local: Praça José de Vasconcelos, Bloco B 100 – Bairro Nossa Senhora das Dores, Caruaru/PE

Prefeitura de Caruaru reforça investimento na educação e saúde com a entrega de 143 óculos para estudantes

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria de Educação e Esportes (SEDUC), realizou, nesta terça-feira (02), mais uma ação estratégica de promoção da saúde visual dos estudantes. A iniciativa aconteceu na Escola Municipal Professor Augusto Tabosa, no bairro São Francisco, beneficiando alunos do Infantil 4 ao 5º ano que passaram por triagem ocular realizada pela UBS São Francisco 2 e 3.

No total, 848 estudantes foram avaliados, 266 seguiram para consulta oftalmológica e 143 apresentaram necessidade de lentes corretivas, que foram entregues agora nesta segunda etapa do programa.

Para muitos estudantes e famílias, o acesso às lentes corretivas representa transformação imediata na rotina. Líliane Moura, mãe da estudante Maria Livia, destacou a importância da ação. “Achei essa iniciativa da Prefeitura de Caruaru muito importante, porque muitas crianças precisam de óculos para ter um melhor aprendizado, mas nem todos os pais têm condições de arcar com esse custo. Receber de forma gratuita ajuda muitas famílias e, principalmente, as crianças. Que esse projeto continue sempre assim”, disse.

A vice-prefeita, Dayse Silva, participou da ação e destacou que a política de cuidado com a visão das crianças segue como prioridade da gestão. “Cada entrega de óculos representa mais que atenção à saúde: representa oportunidade. Estamos garantindo que nossos estudantes tenham as condições necessárias para aprender e avançar. Esse compromisso reafirma nossa responsabilidade com o futuro de Caruaru”, afirmou.

Dayse também ressaltou que Caruaru vem ampliando investimentos na saúde, com reformas de unidades, o projeto de um novo CAPS Infantil e resultados expressivos, como o 1º lugar em Pernambuco no pilar Qualidade na Saúde do Ranking de Competitividade dos Municípios 2025, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), conquista impulsionada pela redução significativa da mortalidade infantil.

Neoenergia trabalha na modernização da rede de distribuição em Caruaru

A Neoenergia Pernambuco segue intensificando os investimentos em infraestrutura elétrica na cidade de Caruaru. Como parte do plano de modernização da rede, a distribuidora inicia nesta semana novas ações que incluem a substituição de equipamentos antigos por tecnologias mais modernas e seguras. O objetivo é ampliar a confiabilidade do sistema e garantir maior qualidade no fornecimento de energia para a população.

Diferentemente das manutenções realizadas com os circuitos energizados, que permitem a continuidade do serviço sem interrupções, desta vez poderá ser necessário o desligamento temporário da energia em alguns pontos da cidade. A medida busca assegurar a proteção das equipes técnicas e dos moradores durante a execução dos trabalhos.

Locais que receberão melhorias:

Bairro Rural

Endereços: Sítio Juá, Sítio Barrinho

Data: 03/12/2025

Horário: 09h30 às 15h30

 Bairro Maurício de Nassau

Endereços: Rua Marcionilo Francisco Silva, Rua Saldanha Marinho, Rua São Bento, Rua Laudelino Rocha, Rua Júlio Pires Ferreira, Rua José Mariano de Lima, Rua Joaquim Gonçalves Ledo, Rua Gouveia de Barros, Rua Francisca Lira Florêncio, Rua Edmilson Pereira

Data: 04/12/2025

Horário: 09h30 às 15h30

Bairro Rural

Endereços: Sítio Xucuru

Data: 05/12/2025

Horário: 09h30 às 15h30

A Neoenergia reforça que essas ações fazem parte de um esforço contínuo para oferecer um serviço cada vez mais confiável e preparado para as demandas do presente e do futuro. Os investimentos em manutenção e modernização são fundamentais para reduzir riscos de falhas e garantir o bem-estar da população.

Governadora Raquel Lyra destaca obras e investimentos que impulsionam novo ciclo de desenvolvimento para Pernambuco

“Pernambuco voltou a crescer, voltou a gerar emprego de carteira assinada”. Foi falando dos avanços do Estado que a governadora Raquel Lyra apresentou, na noite dessa segunda-feira (1º), no seminário Pernambuco em Perspectiva – Estratégia de Longo Prazo, no Recife, um amplo balanço das ações já executadas e em andamento pelo Governo de Pernambuco desde o início da gestão. Durante a exposição, a gestora estadual destacou os investimentos estruturantes que vêm sendo implementados para acelerar a transformação econômica e social do Estado, como o edital para retomada da Transnordestina, os mais de 1,3 mil quilômetros de estradas restauradas e o crescimento no número de cozinhas comunitárias. Em outubro, os dados do Novo Caged mostraram que Pernambuco criou 10.596 novas vagas com carteira assinada no mês, um crescimento de 105% em relação ao mesmo período de 2024. O debate foi promovido pela TGI Consultoria e pela Rede Gestão. 
 
“Pernambuco vive um momento de transformação. Estamos fazendo projetos e executando obras estruturadoras, como a retomada da Transnordestina, aeroportos, a exemplo de Serra Talhada e Salgueiro, Adutora do Agreste, além de atrair investidores para o Estado. Esse conjunto de ações mostra que estamos trabalhando com planejamento, diálogo e responsabilidade para construir um Estado mais justo, competitivo e preparado para o futuro. Momentos como este seminário reforçam a importância de unirmos governo, setor produtivo e sociedade civil na construção de soluções de curto, médio e longo prazo para Pernambuco”, ressaltou a governadora Raquel Lyra. 
 
Ao abordar os desafios e oportunidades do Estado, a governadora também apresentou os avanços em áreas estratégicas, como a reestruturação da segurança pública, com concursos públicos e novos equipamentos, e a requalificação da rede hospitalar, incluindo reformas, reforço das maternidades e ampliação do atendimento.
 
O evento integra um esforço conjunto de especialistas, gestores públicos e representantes da sociedade civil para construir caminhos sólidos e sustentáveis para o futuro de Pernambuco. Para o cofundador da TGI Consultoria e idealizador do projeto, Francisco Cunha, a presença da governadora Raquel Lyra consolida o encerramento do ciclo das palestras. “Foram feitas em torno de 20 palestras sobre temas diferentes e importantes para o desenvolvimento do Estado. Então, é muito importante a participação da governadora para consolidar essa etapa do projeto”, afirmou. 
 
Acompanharam a agenda os secretários estaduais Carlos Braga (Assistência Social, Combate à Fome e Políticas Sobre Drogas), João Salles (Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais), Cícero Moraes (Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca), Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico), Rodrigo Ribeiro (Projetos Estratégicos), Fabrício Marques (Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional), André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura), Rodolfo Costa Pinto (Comunicação) e Alessandro Carvalho (Defesa Social); assim como o ex-governador João Lyra Neto, o ex-senador Armando Monteiro, o presidente da Empresa de Turismo de Pernambuco, Eduardo Loyo, o presidente da Cehab, Paulo Lira, e o presidente da Perpart Investimentos, Francisco Amaral. 

Governo de Pernambuco nomeia mais 100 profissionais e chega a 12.804 novos servidores para a rede estadual de ensino desde 2023

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Educação (SEE), nomeou mais 100 novos profissionais para a rede de ensino do Estado. A lista contempla 75 Assistentes Administrativos Educacionais e 20 Analistas em Gestão Educacional — sendo quinze da área de Pedagogia, três de Direito, um de Serviço Social e um da especialidade Geral — além de cinco profissionais de Música. Com essas nomeações, o Estado já totaliza 2.278 profissionais convocados em 2025 e 12.804 desde 2023 para reforçar a educação pernambucana.

As nomeações foram publicadas no Diário Oficial do Estado no último sábado (29). “Seguimos avançando com o compromisso de fortalecer a educação pública de Pernambuco. A nomeação de mais 100 profissionais garante mais estrutura, mais suporte e uma gestão cada vez mais eficiente nas nossas escolas. Estamos investindo nas pessoas que cuidam diariamente dos nossos estudantes e professores, porque acreditamos que uma rede forte se faz com equipes completas, qualificadas e preparadas para transformar a vida dos pernambucanos”, destacou a governadora Raquel Lyra.

As nomeações reforçam o compromisso do Governo de Pernambuco com o fortalecimento da rede pública de ensino. A ampliação do quadro técnico e administrativo das Gerências Regionais de Educação contribui para melhor apoio às escolas e à rotina pedagógica em todo o Estado.

O secretário estadual de Educação, Gilson Monteiro, apontou que o reforço no quadro funcional consolida um avanço importante para o sistema educacional. “A chegada desses novos profissionais representa mais um passo para fortalecer a rede estadual. Estamos estruturando uma gestão cada vez mais ágil, próxima das escolas e com equipes técnicas preparadas para apoiar estudantes e educadores. Ao ampliar o número de analistas e assistentes, reafirmamos o compromisso do Estado com a valorização do serviço público e com uma educação de qualidade para todos os pernambucanos”, afirmou o titular da pasta.

JUNTOS PELA EDUCAÇÃO – A iniciativa integra o programa Juntos pela Educação, que prevê um investimento superior a R$ 5,5 bilhões na educação pública pernambucana. Entre as ações, está a ampliação e a qualificação do quadro de profissionais da rede estadual, garantindo que as escolas contem com equipes completas e preparadas para atender estudantes e professores.

Desde 2023, Pernambuco vem realizando uma nomeação recorde de profissionais. São 12.804 servidores chamados no período, entre professores da educação básica (9.082), analistas (1.774), assistentes (1.719), profissionais de Música (115) e Educação Especial (209).

CNH sem autoescola é aprovada e aulas deixam de ser obrigatórias

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou, nesta segunda-feira (1º), a resolução que muda o processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A principal mudança é o fim da obrigatoriedade de frequentar aulas de autoescola na preparação para os exames teórico e prático dos departamentos de Trânsito (Detrans).

Com isso, o custo para tirar o documento, que hoje chega a R$ 5 mil, poderá cair em 80%.

Após passar por consulta pública, o texto proposto pelo Ministério dos Transportes foi aprovado por unanimidade pelo Contran e entrará em vigor assim que for publicada no Diário Oficial da União.

De acordo com a pasta, o objetivo das mudanças é modernizar o processo de obtenção da CNH e tornar o documento mais acessível e barato para a população, especialmente nas categorias A (motocicletas) e B (veículos de passeio). Segundo dados da Secretaria Nacional de Trânsito, 20 milhões de brasileiros já dirigem sem habilitação e mais 30 milhões têm idade para ter a CNH mas não possuem o documento.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Além de tornar o trânsito mais seguro, o ministro dos Transportes, Renan Filho, argumenta que a proposta também busca promover a inclusão produtiva.

“O Brasil tem milhões de pessoas que querem dirigir, mas não conseguem pagar. Baratear e desburocratizar a obtenção da CNH é uma política pública de inclusão produtiva, porque habilitação significa trabalho, renda e autonomia. Estamos modernizando o sistema, ampliando o acesso e mantendo toda a segurança necessária”, afirmou, em comunicado.

A resolução prevê que o candidato possa escolher diferentes formas de se preparar para os exames teórico e prático, que continuarão obrigatórios para a emissão da CNH. Ainda segundo Renan Filho, são esses exames que atestam se o condutor está devidamente capacitado para dirigir.

“O novo modelo segue padrões internacionais adotados por países como Estados Unidos, Reino Unido e Canadá, onde o foco é a avaliação, não a quantidade de aulas”, explicou.

O que muda
A abertura do processo para tirar a CNH poderá ser feita diretamente pelo site do Ministério dos Transportes ou por meio da Carteira Digital de Trânsito (CDT). O cidadão ainda precisará comparecer presencialmente a etapas como coleta biométrica e exame médico.

A resolução prevê curso teórico gratuito e digital. O ministério disponibilizará o conteúdo online sem custos para o candidato mas, quem preferir, poderá estudar presencialmente em autoescolas ou instituições credenciadas.

Também haverá flexibilização das aulas práticas e abertura para instrutores credenciados pelos Detrans, aumentando as opções para o cidadão. O novo modelo retira a exigência de 20 horas-aula práticas. Agora, a carga horária mínima será de duas horas.

O candidato poderá escolher como fará sua preparação: contratando um centro de formação de condutores tradicional ou um instrutor autônomo. Nenhum profissional poderá atuar sem credenciamento oficial: todos passarão por fiscalização pelos órgãos estaduais, deverão cumprir requisitos padronizados nacionalmente e serão identificados digitalmente na CDT.

O texto também prevê a facilitação dos processos de obtenção da CNH para as categorias C (veículos de carga, como caminhões), D (transporte de passageiros, como ônibus) e E (carretas e veículos articulados) permitindo mais opções de formação, com o objetivo de tornar o processo mais ágil e menos burocrático.

AMC realiza mais um trabalho educativo no trânsito de Caruaru

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Autarquia de Mobilidade (AMC), promoveu, na tarde desse domingo (30), na Via Parque I (em frente ao INSS) a terceira edição do “Pé na Rua”. O projeto é voltado para crianças da primeira infância (até os seis anos) e tem o objetivo de, por meio do aprendizado sobre o trânsito, resgatar as brincadeiras infantis ao ar livre, utilizando os espaços públicos de maneira saudável, também com o intuito de reduzir o tempo que as crianças passam diante das telas.

Além das atividades para as crianças, o “Pé na Rua” deste domingo contou com ações de conscientização para o público geral sobre a importância de atravessar na faixa de pedestres. Outra importante iniciativa ficou por conta da parceria da AMC com a Secretaria de Sustentabilidade e Bem-Estar Animal, com a doação de mudas, educação ambiental e agendamento de castração pela AME Animal.

“Eu achei interessante. Isso só tem a acrescentar para a gente e para as nossas crianças. Aprendendo mais como funciona o trânsito e, desde pequeno, aprendendo a respeitar o trânsito. A educação no trânsito é sempre fundamental”, elogiou o marceneiro Renê Ragne.

O “Pé na Rua” é mais uma ação da Prefeitura de Caruaru visando a segurança viária no município.

Antonio Coelho destina R$ 300 mil para fortalecer a apicultura no Cabo de Santo Agostinho

O deputado Antonio Coelho (UB) visitou, nesse domingo (30) a Associação dos Apicultores e Meliponicultores do Cabo de Santo Agostinho (AAMC) acompanhado de Daniel Paluca, importante liderança da região. E logo no encontro inicial com os associados, o parlamentar anunciou a destinação de uma emenda de R$ 300 mil para a instituição. O investimento, previsto para o Orçamento de 2026, objetiva fortalecer a produção de mel no município e região. Os recursos serão aplicados na aquisição de kits apícolas para os produtores locais.

Antonio Coelho destacou que irá cobrar do Governo do Estado a execução da emenda e afirmou que retornará à comunidade para realizar a entrega dos equipamentos. “Este foi o primeiro projeto que Daniel nos apresentou: impulsionar a apicultura. A causa do associativismo, de unir pequenos produtores, é algo com que eu me identifico bastante. Já contribuí para a construção de casas de mel em Petrolina, também doamos kits apícolas a outras associações no Estado, e sabemos o quanto o associativismo é um instrumento poderoso para que o pequeno produtor tenha as mesmas oportunidades que o grande”, afirmou o deputado.

O parlamentar ressaltou, ainda, a determinação dos produtores. “Conhecemos a capacidade e a ousadia da nossa gente de trabalhar, produzir e construir uma vida mais digna para suas famílias”, sublinhou.

Durante a visita, Antonio Coelho ouviu os desafios e as necessidades da AAMC e se colocou à disposição para fortalecer ainda mais a atividade no município. A expectativa é de que dezenas de famílias cabenses sejam diretamente beneficiadas com o investimento, além de impulsionar toda a cadeia produtiva do mel na região.

O presidente da Associação, Gil Costa, destacou o momento ímpar em não só receber o deputado Antonio Coelho na sede da instituição, mas, principalmente, o anúncio do encaminhamento da emenda parlamentar. “Um recurso muito importante, que vai contribuir para alavancar as ações realizadas pela associação”, enfatizou o gestor.

Daniel Paluca comemorou o início de uma parceria exitosa e duradoura. “É um pontapé importante para a apicultura, que é uma atividade econômica do segmento agrícola muito importante para a nossa região”, frisou.

Operação Ativos de Carbono vistoria 15 postos em Caruaru e interdita oito em Pernambuco

A segunda fase da Operação Ativos de Carbono resultou na interdição de oito postos de combustíveis em Pernambuco. A ação fiscalizou 36 estabelecimentos em nove municípios do estado, incluindo 15 postos vistoriados somente em Caruaru. Também foram alvo da operação unidades localizadas no Recife, Olinda, Cupira, Petrolina, Agrestina, Brejinho, Glória do Goitá, São José do Egito e Toritama.

Coordenada nacionalmente pelo Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira), a operação envolve 19 estados e o Distrito Federal. Em Pernambuco, a força-tarefa reúne a Secretaria da Fazenda, por meio da Diretoria de Operações Estratégicas, o Procon-PE, o Ipem, além do apoio das Polícias Militar e Civil.

De acordo com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), o valor devido em impostos — o chamado crédito tributário — já ultrapassa R$ 1 milhão desde o início da ação. A expectativa é de que esse montante cresça à medida que as análises forem concluídas. Dos 36 postos mapeados, 24 já tiveram as fiscalizações encerradas; desses, oito foram interditados, o equivalente a um terço dos estabelecimentos com análise finalizada.

O MPPE aponta que há indícios de sonegação fiscal em pelo menos 20 postos vistoriados. Entre as principais irregularidades estão a omissão da entrada de combustíveis, ausência de comprovação da origem do produto, falta de documentação, omissão de notas fiscais e uso de maquininhas de cartão não autorizadas pela Secretaria da Fazenda. Em alguns casos, os estabelecimentos sequer registravam a entrada dos combustíveis posteriormente revendidos.

Sete dos oito postos interditados permanecem fechados. Um deles conseguiu retomar o funcionamento após quitar o débito indicado pelo Cira. Outros dois, localizados no Recife e em Olinda, devem continuar interditados por ao menos um ano, devido à reincidência nas infrações fiscais, conforme informou a Diretoria de Operações Estratégicas da Sefaz.

No total, cerca de 56% dos postos vistoriados apresentaram algum tipo de irregularidade. Na primeira fase da operação, foram ajuizadas ações criminais e execuções fiscais contra contribuintes que somam R$ 53 milhões inscritos na dívida ativa do estado.

Uma terceira etapa já está prevista. Ela deve aprofundar a investigação sobre a propriedade dos estabelecimentos, com o objetivo de identificar empresas criadas exclusivamente para fraudar o fisco e distorcer a concorrência no setor. Essa fase terá foco na recuperação dos valores devidos e pode incluir pedidos de prisão preventiva de devedores contumazes, caso o Ministério Público julgue necessário.

Rodrigo Pinheiro reúne amigos e núcleo político em confraternização e ratifica o apoio ao pré-candidato Anderson Luiz

Em clima de confraternização, um dia após a repercussão positiva da participação do pré-candidato a deputado estadual Anderson Luiz na Rádio Cultura, no programa Mesa Redonda, o prefeito de Caruaru, reuniu, nesse sábado, amigos e seu núcleo político para agradecer pelo trabalho que vem sendo desenvolvido na cidade e celebrar as parcerias que marcaram o primeiro ano de seu mandato após a reeleição em primeiro turno.

Durante o encontro, Rodrigo destacou a importância dos avanços em seu governo que vem transformado Caruaru e reforçou, mais uma vez, seu apoio ao nome de Anderson Luiz para a Assembleia Legislativa de Pernambuco. O prefeito reconheceu o comprometimento do secretário de Articulação Política com as demandas do município e afirmou que sua pré-candidatura representa continuidade, força e responsabilidade com o futuro da cidade.

Anderson Luiz relembrou a trajetória ao lado do prefeito e agradeceu a confiança depositada em seu trabalho ao longo dos anos. Ele afirmou estar preparado para a nova missão e que não medirá esforços para contribuir com o desenvolvimento de Caruaru e região.

Tanto Anderson quanto Rodrigo também reiteraram o alinhamento com a gestão da governadora Raquel Lyra e demonstraram confiança na reeleição da aliada política, destacando que o trabalho conjunto tem trazido importantes resultados para a região.