STF começa a julgar recursos de Bolsonaro e aliados contra condenação

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) inicia nesta sexta-feira (7), em Brasília, o julgamento dos recursos do ex-presidente Jair Bolsonaro e mais seis réus contra a condenação na ação penal do Núcleo 1 da trama golpista.

O julgamento será realizado de forma virtual e terá início às 11h. A votação ficará aberta até as 23h59 da próxima sexta-feira (14).

Estão em julgamento os chamados embargos de declaração, recurso que visa esclarecer omissões e contradições no texto final do julgamento, que foi realizado no dia 11 de setembro e terminou com a condenação de Bolsonaro e seus aliados na trama.

Esse tipo de recurso não tem poder para rever o resultado do julgamento e costuma ser rejeitado.

O primeiro voto será proferido pelo relator, ministro Alexandre de Moraes. Em seguida, os demais ministros ficam liberados para inserir os votos no sistema eletrônico. Estão aptos a votar os ministros Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Flávio Dino.

O ministro Luiz Fux não deve participar do julgamento. No mês passado, Fux mudou para a Segunda Turma da Corte após votar pela absolvição de Bolsonaro. Dessa forma, somente quatro ministros vão julgar os recursos.

Prisão
Atualmente, o ex-presidente Bolsonaro está em prisão cautelar em função das investigações do inquérito sobre o tarifaço dos Estados Unidos contra o Brasil.

Se o recurso for rejeitado, a prisão de Bolsonaro e dos demais acusados poderá ser decretada.

O ex-presidente pode cumprir a pena definitiva na ação penal do golpe no Presídio da Papuda, em Brasília, ou em uma sala especial na Polícia Federal. A decisão final será de Alexandre de Moraes.

Os demais condenados são militares e delegados da Polícia Federal e poderão cumprir as penas em quartéis das Forças Armadas ou em alas especiais da própria Papuda.

Diante do estado de saúde de Bolsonaro, a defesa também poderá solicitar que o ex-presidente seja mantido em prisão domiciliar, como ocorreu com o ex-presidente Fernando Collor.

Condenado pelo Supremo em um dos processos da Operação Lava Jato, Collor foi mandado para um presídio em Maceió, mas ganhou o direito de cumprir a pena em casa, sob monitoramento de tornozeleira eletrônica, por motivos de saúde.

Confira as penas definidas para os condenados
– Jair Bolsonaro – ex-presidente da República: 27 anos e três meses;

– Walter Braga Netto – ex-ministro de Bolsonaro e candidato a vice-presidente na chapa de 2022: 26 anos;

– Almir Garnier – ex-comandante da Marinha: 24 anos;

– Anderson Torres – ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança do Distrito Federal: 24 anos;

– Augusto Heleno – ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI): 21 anos;

– Paulo Sérgio Nogueira – ex-ministro da Defesa: 19 anos;

– Alexandre Ramagem – ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin): 16 anos, um mês e 15 dias.

Ramagem foi condenado somente pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado.

Ele é deputado federal e teve parte das acusações suspensas. A medida vale para os crimes de dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União, e com considerável prejuízo para a vítima e deterioração de patrimônio tombado, ambos relacionados aos atos golpistas de 8 de janeiro.

– Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, assinou delação premiada durante as investigações e não recorreu da condenação. Ele já cumpre a pena em regime aberto e tirou a tornozeleira eletrônica.

Vereador Jorge Quintino propõe ações de prevenção e combate aos riscos das apostas online em Caruaru

O vereador Jorge Quintino (PODE) apresentou um requerimento na Câmara Municipal solicitando que a Prefeitura de Caruaru e a Secretaria Municipal de Saúde adotem medidas práticas e imediatas para prevenir e combater os efeitos das apostas online, conhecidas como bets, e da ludopatia — o vício em jogos. A iniciativa tem como foco principal proteger crianças, adolescentes e jovens, especialmente os da rede municipal de ensino, além do público em geral mais vulnerável a esse tipo de risco.

A proposta está em sintonia com as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), que já reconhece o vício em jogos como uma doença mental, capaz de gerar problemas emocionais, financeiros e familiares, além de comprometer o desempenho escolar e o convívio social.

O requerimento apresentado pelo vereador propõe a realização de campanhas educativas nas escolas, orientação às famílias, capacitação de profissionais da saúde e da educação e atendimento psicológico especializado para pessoas afetadas pelo problema.

“As apostas online se tornaram uma preocupação de saúde pública. Muitos jovens estão sendo atraídos por promessas de ganhos fáceis e acabam se endividando e adoecendo. Precisamos agir desde cedo, com informação e prevenção”, destacou o vereador.

A proposta segue agora para análise e votação no plenário e poderá evoluir para um projeto de lei municipal.

1º Festival Literário e Artístico de Fernando de Noronha – Literarte promete transformar a ilha no paraíso das letras

Entre os dias 14 e 16 de novembro de 2025, a Ilha de Fernando de Noronha será transformada em um polo de literatura, cultura e arte com a realização do 1º Festival Literário e Artístico de Fernando de Noronha, o Literarte, cujo tema é “Entre mares e palavras: a literatura no oceano da imaginação”.

A abertura acontece às 14h, na Praça São Miguel (Mãezinha), com a presença de autoridades, inauguração dos pontos de acesso a livros e o lançamento de publicações. Na ocasiãp, uma edição especial da Revista Continente sobre Fernando de Noronha será apresentada, além do lançamento da segunda edição da coletânea de xilogravuras e cordéis, escrita por alunos da Escola Arquipélago, idealizada e organizada pelo Memorial Noronhense Marieta Borges, em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Durante três dias, escritores de diferentes gerações, músicos, artistas noronhenses, de Pernambuco e de outras partes do país, vão se encontrar em um dos cenários mais paradisíacos do Brasil, reforçando a vocação de Noronha como um espaço não apenas de belezas naturais, mas também de expressões culturais. Todas as atividades vão acontecer na Praça São Miguel, na Vila dos Remédios.

O homenageado desta primeira edição é o escritor pernambucano Raimundo Carrero, um dos autores mais influentes e premiados da literatura brasileira, que, neste ano, comemora os 50 anos da publicação do seu romance de estreia, “A história de Bernarda Soledade – a tigre do Sertão”, publicado em 1975. Carrero também participa da programação na abertura do evento, quando lançará “A vida é traição”, sua mais recente obra, publicada pela editora Record.

De acordo com o superintendente de Turismo, Cultura e Esportes, Paulo Henrique Guerra, o Literarte é fruto de uma conversa com o trade turístico da ilha, com o presidente da Associação dos Donos de Pousadas e do Conselho de Turismo (Contur), Ailton Flor, para levar algo diferente para Noronha no aspecto cultural. Paulo acredita que o evento vai ficar no calendário oficial de Noronha. “Eu não tenho dúvida que a população vai consumir esse festival e ter o sentimento de pertencimento. E também os turistas que estarão na ilha na ocasião do festival. Eles irão ver uma coisa diferente. Vai ser uma surpresa muito agradável e que realmente fará a diferença na história e no calendário cultural do arquipélago.”

A curadoria do festival é do jornalista, escritor e crítico literário, Ney Anderson, que também faz parte da Assessoria de Comunicação do distrito. A coordenação do evento é assinada por Regina Piechocki e Edmar Fernandes, ambos da Superintendência de Turismo, Cultura e Esportes de Fernando de Noronha.

Para Ney Anderson, o Literarte representa a concretização de um sonho antigo. Na ocasião, ele lançará o seu mais recente livro de contos, “Apocalipse Todo Dia”. “O Literarte tem o objetivo de transformar Fernando de Noronha, por três dias, na ilha das letras e da arte. O clima bucólico do local, de cenários paradisíacos, combina demais com leitura e a troca de ideias. Tenho certeza de que será um evento lindo. Está sendo um prazer fazer a curadoria, pois será algo que vai marcar positivamente a história da ilha”, disse.

A programação reúne nomes de destaque da cena literária, como Aline Bei, fenômeno de vendas e uma das autoras mais lidas da nova geração; Santiago Nazarian, romancista e tradutor; Mailson Furtado, poeta cearense vencedor do Jabuti de Livro do Ano em 2018, e Cida Pedrosa, pernambucana que também já foi agraciada com o Jabuti de Livro do Ano, sendo a primeira mulher nordestina a receber tal honraria.

Outro nome de destaque na programação é Cícero Belmar, autor com sólida trajetória na literatura, na dramaturgia e no jornalismo pernambucano. Tem também Klester Cavalcanti, autor de livros reportagens adaptados para o cinema, que vai lançar na ilha a obra “Matou uma, matou todas”, sobre feminicídio no Brasil, em uma painel de debate com Wanessa Moura, que acabou de publicar o livro “Entre falésias e feridas – um olhar sobre a saúde mental em Fernando de Noronha”. A poeta Mariane Bigio, referência em literatura de cordel e infantil, também compõe o Literarte, assim como Luna Vitrolira, poeta e performer. O influenciador literário Lucas Barros, que tem milhares de seguidores nas redes sociais, vai fazer algumas intervenções literárias durante o evento.

O Literarte valoriza fortemente os talentos de Fernando de Noronha, destacando escritores e escritoras noronhenses, como Graziele Rodrigues, Ikaro Silvester, Elda Paz, Thania Brito, entre outros, que darão voz às histórias e lendas da ilha em alguns debates na programação. Um painel especial vai colocar os professores das escolas do arquipélago falando sobre a literatura e os livros como necessários para a transformação na educação.

Música, oficinas e outras artes

O Literarte vai além da literatura. A programação inclui debate do cantor Cannibal e show da banda Café Preto; apresentações musicais de Amandi Cortez, Joelson Santos, Marina do Mar e dança flamenca. Recitais de poesia com autores noronhenses e microfone aberto, para estimular a participação do público com leituras de poesia, contos, crônicas e textos autorais. Ainda haverá oficinas da Galeria Reciclada, no espaço Tenda Criativa, promovida pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), que alia arte e sustentabilidade, com o mestre Júlio Gonçalves. No mesmo espaço, também vai ser feita oficina de cordel e xilogravura, voltada para crianças e as famílias. O projeto Criando Asas, já tradicional na ilha, com contação de histórias e brincadeiras cantadas, compõe a grade de programação da Tenda Criativa, com as contadoras Érica Montenegro e Chirlene Grangeiro se apresentando.

Outro destaque é o lançamento da Revista Continente, com edição especial dedicada inteiramente a Fernando de Noronha, além da publicação do Folheto de Cordel com os vencedores do 2º Concurso de Escrita Criativa da Cepe.

O festival é promovido pela Administração Distrital, através da Superintendência de Turismo, Cultura e Esportes. A Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) é apoiadora do evento e também a livraria oficial, que fará ainda a doação de livros para as bibliotecas da ilha. Outros parceiros do Literarte são a Associação dos Donos de Pousadas e do Conselho de Turismo (Contur) e o Convention & Visitors Bureau.

SERVIÇO

Evento: Literarte – I Festival Literário e Artístico de Fernando de Noronha.
Tema: Entre mares e palavras: a literatura no oceano da imaginação
Datas: 14 a 16 de novembro de 2025
Locais: Praça São Miguel (Mãezinha)
Entrada: Gratuita

PROGRAMAÇÃO LITERARTE 2025

PALCO

14 de novembro – Sexta-feira | 14h às 20h

14h – Show de abertura com Maracatu Nação Noronha
14h30 – Solenidade de abertura
15h – Ação de doação de livros para as bibliotecas da ilha
15h30 – Lançamento da Revista Continente – Edição Especial Fernando de Noronha
16h15 – Lançamento da coletânea de xilogravuras e cordéis
17h – Painel de abertura: Raimundo Carrero fala sobre o romance “A vida é traição” e os cinquenta anos de literatura — mediação de Ney Anderson
18h – Recital poético com Luna Vitrolira
19h – Aline Bei e Ney Anderson: conversam sobre o romance “Uma delicada coleção de ausências”
20h – Show de encerramento com Amandi Cortez

15 de novembro – Sábado | 15h às 21h

15h – Roda de conversa: Luna Vitrolira, Elda Paz (poeta da ilha) e Cida Pedrosa — O fazer poético — mediação de Pedro Ribeiro
15h45 – Ney Anderson fala sobre o livro “Apocalipse Todo Dia” — mediação de Thania Brito
16h30 – Cláudia Prosini e Márcia Hazin apresentam Telma Buia e o Patrimônio Cultural de Fernando de Noronha — mediação de Pedro Ribeiro
17h15 – Apresentação artística com Marina do Mar
17h45 – Klester Cavalcanti e Wanessa Moura debatem sobre “Matou uma, matou todas” e “Entre falésias e feridas – um olhar sobre a saúde mental em Fernando de Noronha” — mediação de Lucas Barros
18h30 – Grazielle Rodrigues, Ikaro Silvester e Thania Brito: As lendas e histórias de Noronha
19h15 – Cícero Belmar e Santiago Nazarian: A urbanidade nas obras e os personagens em confronto com o mundo — mediação de Lucas Barros
20h – Cannibal e Mailson Furtado: A importância da arte para os jovens da periferia das grandes e pequenas cidades — mediação de Ney Anderson
20h45 – Apresentação artística com Joelson Santos

16 de novembro – Domingo | 15h às 19h

14h – Apresentação de abertura – dança flamenca
14h30 – Lançamento do livro “As aventuras de um arco-íris”, produzudo pelas crianças do projeto social Casa da Infância Plena
15h30 – Mariane Bigio: bate-papo sobre literatura infantil e cordel — mediação de Wanessa Moura
16h15 – Professores de Literatura de Noronha: Os livros como transformação na educação — mediação de Andrea Vasconcelos
17h – Roda de conversa com autores e escritores da ilha
18h – Show de encerramento com Café Preto

TENDA CRIATIVA

14 de novembro – Sexta-feira

15h às 17h – Oficina do Projeto Galeria Reciclada, com mestre Júlio Gonçalves e equipe
17h às 18h – Projeto Criando Asas, com Érica Montenegro e Chirlene Grangeiro

15 de novembro – Sábado

15h às 17h – Oficina Galeria Reciclada – Cepe, com mestre Júlio Gonçalves e equipe
17h às 18h – Projeto Criando Asas, com Érica Montenegro e Chirlene Grangeiro

16 de novembro – Domingo

15h às 17h – Oficina Galeria Reciclada – Cepe, com mestre Júlio Gonçalves e equipe
17h às 18h – Oficina de cordel e xilogravura, com Mariane Bigio

Caruaru realiza Dia de Campo sobre Melhoramento Genético de Pequenos Ruminantes

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), realiza no dia 8 de novembro, das 9h às 12h, o Dia de Campo de Melhoramento Genético de Pequenos Ruminantes, no Haras e Rebanho HCN, no Sítio Lagoa do Paulista (zona rural). O evento conta com o apoio do Sebrae, Banco do Nordeste, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Haras e Dorper HCN.

Com foco no melhoramento genético e nas biotecnologias aplicadas à reprodução animal, a ação integra o Plano Municipal de Desenvolvimento Rural (PMDR) e busca capacitar produtores e técnicos sobre inseminação artificial e transferência de embriões, técnicas que aumentam a produtividade e reduzem custos.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Weslley Nascimento, destacou que a iniciativa fortalece a pecuária de pequeno porte. “Estamos promovendo conhecimento, inovação e acesso a tecnologias que podem transformar a realidade dos criadores locais, tornando a produção mais eficiente e sustentável”, afirmou.

*Programação:*

Abertura institucional

Palestra técnica sobre manejo reprodutivo

Demonstração prática de transferência de embrião

Encerramento

*Serviço:*

_Dia de Campo sobre Melhoramento Genético de Pequenos Ruminantes_

Local: Haras e Rebanho HCN – Sítio Lagoa do Paulista (Zona Rural de Caruaru)

Data: 8 de novembro de 2025 (sábado)

Horário: 9h às 12h

Encantos do Natal abre temporada de desfiles com noite especial na Avenida Rui Barbosa

No domingo (02), a Avenida Rui Barbosa se transformou em um verdadeiro corredor de luz e encantamento com o início da temporada de desfiles natalinos do Encantos do Natal. Famílias inteiras e muitas crianças ocuparam a avenida para acompanhar a abertura oficial dos tradicionais desfiles, que começaram por volta das 19h, logo após as apresentações da Ave Maria, interpretada pela cantora Tamires Lima, e do Pai Nosso, na voz de Claudemar Soares.

Com mais de 300 participantes, o desfile apresentou carros alegóricos e alas temáticas que retratam o espírito natalino e o nascimento do Menino Jesus. O público acompanhou o percurso pela Avenida Rui Barbosa enquanto contemplava também a decoração instalada na avenida e no Relógio das Flores, que compõem o cenário do evento.

Ao longo do trajeto, o público pôde conferir apresentações de estudantes da Rede Municipal de Ensino e dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos; além de bailarinos profissionais e pernaltas. Nesta edição, o tema Circo Encantado do Noel trouxe ainda mais fantasia ao espetáculo, com palhaços, malabaristas, mágicos, pirofagistas, artistas em pernas de pau e carros alegóricos inspirados no universo circense. O momento mais esperado era o surgimento do carro do Papai Noel. O bom velhinho acenou para o público, posou para fotos e garantiu sorrisos especialmente entre as crianças, que lotaram a avenida.

A programação dos desfiles natalinos segue acontecendo aos sábados e domingos. Aos sábados, o público pode prestigiar o desfile na Avenida Santo Antônio, a partir das 18h30min. Já aos domingos, o espetáculo retorna à Avenida Rui Barbosa, a partir das 19h. As apresentações ocorrem sempre após as interpretações da Ave Maria e do Pai Nosso, realizadas às 18h, na sede da Prefeitura. A temporada segue até o dia 11 de janeiro de 2026.

Prefeitura de Caruaru participa do Encontro Nacional do Congemas em Brasília

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome (SAS), participa do Encontro Nacional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (CONGEMAS), realizado entre os dias 5 e 7 de novembro, em Brasília. O evento reúne representantes de todo o país e do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), que ministra oficinas e formações voltadas ao fortalecimento da política de assistência social.

Representando a SAS, participam a secretária Katiuska Lopes, a secretária executiva Tassiana Lima, a gerente da Proteção Social Básica, Jenniffer Estepliane e a gerente da Proteção Social Especial, Mayara Morgana.

Com o tema “Consolidando o SUAS pelo Brasil: novos rumos e desafios decenais”, o encontro aborda pautas essenciais, como o cofinanciamento da Política de Assistência Social e a execução de Programas, Projetos, Serviços e Benefícios. O evento é promovido anualmente pelo CONGEMAS, em articulação com os Colegiados Estaduais (COEGEMAS), e se consolida como um espaço de diálogo e construção coletiva para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social em todo o território nacional.

“A participação no CONGEMAS reforça o compromisso da gestão municipal com a consolidação do Sistema Único de Assistência Social. A garantia dos direitos socioassistenciais é a tônica da gestão do Prefeito Rodrigo Pinheiro e da vice-prefeita Dayse Silva, que não medem esforços para cumprir o que está preconizado na Política Pública de Assistência Social”, destacou Katiuska Lopes, secretária da SAS.

Prazo para contestar descontos indevidos do INSS ​termina dia 14

Aposentados e pensionistas que tiveram descontos indevidos diretamente nos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm até sexta-feira da próxima semana (14) para contestar os débitos não autorizados.

O Ministério da Previdência Social (MPS) explica que a contestação é o primeiro passo para garantir o ressarcimento dos valores pelo governo federal.

Onde contestar

Os beneficiários podem contestar os valores descontados  de três formas, por meio de canais oficiais do INSS

·         – No aplicativo ou site Meu INSS, com Cadastro de Pessoa Física (CPF) e senha da plataforma Gov.br.

·         – Pelo telefone da Central 135: ligação gratuita, de segunda a sábado, das 7h às 22h

·         – Nos Correios: mais de 5 mil agências oferecem atendimento assistido e gratuito.

Processo

Ao entrar no aplicativo ou site Meu INSS, o cidadão deve acessar o serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”.

No aplicativo, ao clicar em “Não autorizei o desconto”, o beneficiário registra a contestação, e a entidade associativa que procedeu o desconto tem até 15 dias úteis para responder.

Caso não apresente uma resposta, o sistema do INSS abre automaticamente a opção para os aposentados e pensionistas fazerem a adesão ao acordo de ressarcimento.

Como aceitar o acordo pelo aplicativo Meu INSS

A adesão é gratuita e dispensa o envio de documentos adicionais.

Decorrido o prazo de 15 dias úteis, o aposentado ou pensionista deve clicar no aplicativo ou site Meu INSS, no campo “Consultar Pedidos” e avançar para “Cumprir Exigência” em cada pedido (se houver mais de um).

O internauta deve rolar a tela, por exemplo, do celular ou do notebook até o último comentário e, no campo “Aceito receber”, selecionar “Sim”.

Por fim, deve enviar a aceitação do acordo.

Devolução dos valores

Depois da adesão, os valores serão devolvidos pelo governo federal e depositados automaticamente na conta onde o beneficiário já recebe o benefício previdenciário.

O valor será corrigido pela inflação oficial do Brasil, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, no período do desconto não autorizado das mensalidades associativas.

O Ministério da Previdência Social (MPS) esclarece que não há necessidade de ação judicial.

Mesmo após o encerramento do prazo para contestar os descontos, em 14 de novembro, a adesão ao acordo de ressarcimento continuará aberta e pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS ou presencialmente nas agências dos Correios.

Balanço

Desde a abertura do sistema, em maio, 5,9 milhões de contestações já foram registradas por beneficiários que não reconheceram os descontos feitos pelas entidades associativas.

O governo do Brasil já devolveu R$ 2,4 bilhões a 3,6 milhões de aposentados e pensionistas, o que representa 75,3% do total de beneficiários que estão aptos a aderir ao acordo de ressarcimento (4,7 milhões no total).

Mensalidades associativas

Os descontos de mensalidades de entidades associativas devem ser voluntários, ou seja, o débito é legalmente permitido somente se o aposentado ou pensionista decidir, de livre e espontânea vontade, associar-se a uma entidade, como um sindicato ou associação de classe.

Ainda é preciso assinar um termo de autorização para que a mensalidade seja debitada de seu pagamento mensal do INSS. Porém, quase 98% dos beneficiários do INSS não autorizaram os descontos.

Senado

No Congresso Nacional, a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS apura as fraudes envolvendo descontos irregulares em benefícios de aposentados e pensionistas da autarquia federal.

Secretaria de Articulação Política participa da entrega de 88 óculos para alunos da Vila Rafael, na Zona Rural de Caruaru

A Secretaria de Articulação Política (SAP) participou, nesta terça-feira (21), da entrega de 88 óculos para alunos da rede municipal de ensino da Vila Rafael, na Zona Rural de Caruaru.

O secretário de Articulação Política, Anderson Luiz, esteve presente na ação e reforçou o compromisso da gestão municipal com as comunidades rurais. Segundo ele, a integração entre as secretarias é essencial para garantir que programas como este cheguem a quem mais precisa.

“O que vivemos hoje na comunidade Rafael representa uma mudança concreta na vida das famílias da zona rural. Esta era uma região historicamente esquecida, mas agora recebe investimentos que valorizam as pessoas e asseguram direitos. Iniciativas como o ‘Aprender com Saúde’ demonstram que a gestão municipal está presente, ouvindo e cuidando de quem mais precisa. Seguiremos trabalhando para que cada vez mais ações cheguem às comunidades rurais, fortalecendo a educação, a saúde e a qualidade de vida”, afirmou Anderson Luiz.

Cerca de 1.500 aparelhos celulares devolvidos a vítimas de roubo, furto ou extravio em todo o Estado

Nesta terça-feira (21), a Polícia Civil de Pernambuco realiza um mutirão para a devolução de aproximadamente 1.500 aparelhos recuperados, garantindo que retornem aos seus legítimos proprietários. A iniciativa faz parte do Programa Recupera, que, em conjunto com o Programa Alerta Celular, facilita a identificação e devolução dos dispositivos localizados após ações policiais.

O funcionamento do Programa Recupera é simples: com base no número de IMEI e nas informações registradas nos boletins de ocorrência, a Polícia Civil consegue rastrear onde e por quem o celular está sendo utilizado. Quando o aparelho é identificado, a pessoa que está com ele recebe uma mensagem via WhatsApp, informando que se trata de um produto roubado e orientando a comparecer, de forma espontânea, à delegacia indicada para realizar a devolução.

Dessa forma, as forças de segurança atuam de maneira integrada em duas frentes: a PMPE segue realizando abordagens durante as rondas ostensivas nas ruas, verificando se o celular tem registro de furto ou roubo no Sistema Alerta Celular; e a PCPE faz o cruzamento de dados que possibilita a recuperação dos aparelhos. O foco principal é ampliar o número de devoluções de aparelhos e restringir o comércio ilegal de celulares em Pernambuco.

A Polícia Civil reforça que os contatos realizados no âmbito do Programa Recupera são feitos exclusivamente por meio de mensagens claras, diretas e seguras. O objetivo é apenas orientar sobre a devolução do aparelho, sem qualquer solicitação de dados sigilosos.

“A Polícia Civil, em nenhuma hipótese, solicita dados pessoais, bancários ou informações sigilosas por meio do WhatsApp, redes sociais ou e-mail. Caso receba qualquer mensagem de um suposto policial civil, a orientação é: não forneça dados sensíveis, não realize transações financeiras e não clique em links que redirecionem a sites, aplicativos ou formulários externos. A conduta correta é procurar diretamente a delegacia para regularizar a situação”, reforça a delegada Kelly Luna, diretora adjunta da Diretoria Integrada Metropolitana (DIM/PCPE).

Pela primeira vez, Alunos de Amaraji participam do REC’n’Play em Recife e vivenciam experiências com tecnologia e inovação

Na última sexta-feira (17), a Secretaria Municipal de Educação de Amaraji proporcionou aos alunos selecionados dos nonos anos uma experiência única de aprendizado no REC’n’Play, um dos maiores eventos de tecnologia, inovação e economia criativa do Nordeste, realizado no Recife. A iniciativa foi direcionada aos estudantes que se destacaram nos aulões promovidos aos sábados pela rede municipal de ensino.

O passeio educativo teve como objetivo ampliar o conhecimento dos alunos e aproximá-los das novas tecnologias, estimulando o interesse por áreas como ciência, inovação e empreendedorismo. Os jovens puderam conhecer de perto experiências interativas e palestras sobre o futuro digital, vivenciando na prática o impacto da tecnologia no cotidiano.

“O nosso compromisso é incentivar cada vez mais os estudantes a sonharem alto, a buscarem novos horizontes e acreditarem na força da educação como instrumento de transformação. Ver o brilho nos olhos desses jovens diante de tantas oportunidades é a maior recompensa do nosso trabalho”, afirmou o prefeito Araújo.

“A seleção dos participantes foi feita com base no desempenho e na dedicação dos estudantes durante os aulões de reforço realizados pela Secretaria Municipal de Educação. A ação reforça o compromisso da gestão em valorizar o esforço dos alunos e oferecer experiências que complementem o aprendizado em sala de aula”, frisou a secretária de Educação, Maria Tereza.