Ponte Anastácio Rodrigues, entre a Rendeiras e o José Liberato, será entregue à população

A Prefeitura de Caruaru realizará, neste sábado (8), às 16h30, a inauguração da Ponte Anastácio Rodrigues, que liga os bairros Rendeiras e Deputado José Antônio Liberato. Com investimento de R$ 8,3 milhões, o equipamento representa um marco na mobilidade entre os dois bairros e, claro, entre outras comunidades circunvizinhas.

Isso porque o equipamento está substituindo uma antiga passagem molhada, que causava transtornos para pedestres e motoristas com certa frequência. A ponte tem 60 m de comprimento e 14 m de largura (incluindo a área destinada ao passeio público), também contempla a implantação de um sistema de iluminação e um pórtico.

A estrutura já tem beneficiado pessoas que a utilizam diariamente. É o caso do maqueiro Marcelo Nascimento: “Quem mora aqui na Rendeiras sabe a diferença que a ponte fez e continua fazendo. Só a gente sabe como era difícil atravessar a antiga passagem molhada: a insegurança, o medo de cair. Fora que as ruas do outro lado não eram calçadas, era muita dificuldade. Agora, a gente não precisa mais ficar com medo de atravessar. A ponte tá aí, pronta! Ficou bonita, segura e vai ajudar muita gente no dia a dia. As ruas são calçadas, iluminação, é bom ver o bairro recebendo atenção assim, somos muito gratos”, indica.

O equipamento alcança, diretamente, a população de sete bairros. E, indiretamente, claro, pessoas de diferentes comunidades que utilizarão o equipamento para chegar mais rápido ao destino.

“Um grande marco nos investimentos em infraestrutura e no combate a problemas históricos que a cidade sofreu no passado. A antiga passagem molhada gerava transtornos anualmente e as manutenções eram recorrentes. Era imprescindível um investimento desse porte, não só aqui, como nas diversas localidades da cidade onde a infraestrutura vem chegando e transformando cada lugar. Com projetos robustos, assim como essa nova ponte, moderna, seguiremos trabalhando por toda Caruaru”, destaca o secretário de Infraestrutura Urbana e Obras, Andrews Melo.

SÉRIE DE INVESTIMENTOS – Os bairros Rendeiras e José Liberato vêm recebendo um forte investimento no município. Na Rendeiras, somente nos últimos quatro anos, foram pavimentadas 27 ruas. Enquanto que, no José Liberato, foram recapeadas sete vias – as principais que são rotas de ônibus – e foi finalizada a pavimentação das ruas Manoel Bandeira e Tenente Hipólito, no último mês. E não para por aqui. Está em execução o calçamento de mais 10 ruas. Entre elas, a Avenida Berna.

HOMENAGEM – O equipamento recebe o nome do ex-prefeito de Caruaru, Anastácio Rodrigues, que governou a cidade entre 1969 e 1973 e faleceu em 2023. Entre as suas marcas, o engajamento com as pautas culturais. Ele foi responsável, por exemplo, pela construção da Casa de Cultura José Condé, no Parque 18 de Maio, inaugurada em 1973, a segunda desse tipo erguida no Brasil.

Shopping Difusora inicia período natalino com o tema “Um Natal Para Recordar” e chegada do Papai Noel

Neste final de semana o Shopping Difusora inicia oficialmente um dos períodos mais aguardados do ano: a temporada de Natal. A partir deste domingo (09), às 16h, o centro de compras entra no clima de fim de ano e convida o público à celebração com a abertura da decoração natalina, o acionamento da iluminação decorativa de fachada e a chegada do Papai Noel, na área externa do shopping.

Este ano, o tema das comemorações de fim de ano é “Um Natal Para Recordar”, com inspiração nos anos 80 e 90, e a proposta de inspirar nos visitantes um sentimento de nostalgia e encantamento a partir das lembranças.

Para os pequenos, o Papai Noel estará presente todas as quintas, sextas, sábados e domingos, das 16h às 20h. O bom velhinho terá a companhia de outros personagens em cortejos temáticos e apresentações teatrais que acontecerão na praça de alimentação.

Além do valor simbólico, o Natal é o momento mais aguardado do ano no setor do varejo. Pensando em proporcionar a melhor experiência para os clientes, a programação foi pensada de forma estratégica: “Essa é a época em que as famílias aproveitam o fim de semana para passear e comprar presentes, então queremos garantir que a vinda do Difusora seja uma experiência única, mágica, tanto para os adultos com a nostalgia, quanto para as crianças”, destaca Talita Passos, gerente de marketing do mall.

“Nesse período natalino a expectativa é que o fluxo de clientes aumente cerca de 20% em comparação ao ano passado, gerando um aumento nas vendas em torno de 10%.” Completa a gerente.

O Shopping Difusora funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 22h; aos sábados, das 10h às 21h; e aos domingos e feriados, das 11h às 20h. Mais informações no site shoppingdifusora.com.br ou no Instagram @shoppingdifusora.

Serviço
Inauguração do Natal do Shopping Difusora – “Um Natal para Recordar”
Data: Domingo, 09 de novembro
Horário: 16h
Local: Área externa do Shopping Difusora – Av. Agamenon Magalhães, 444 – Maurício de Nassau, Caruaru
Entrada: Gratuita

Lula lamenta morte de Paulo Frateschi, fundador do PT morto pelo filho

O presidente Lula lamentou a morte do ex-deputado estadual Paulo Frateschi, um dos fundadores do PT, que foi esfaqueado pelo próprio filho em São Paulo. Frateschi tinha 75 anos e chegou a ser socorrido ao Hospital das Clínicas, mas não resistiu aos ferimentos. As informações são do Congresso em Foco.

Em uma publicação nas redes sociais nessa quinta-feira (6), Lula disse estar “com o coração partido” e afirmou que o ex-parlamentar “fará muita falta”.

Histórico de militância e resistência

Militante histórico da esquerda brasileira, Paulo Frateschi participou da Ação Libertadora Nacional (ALN), grupo de resistência à ditadura militar. Em 1969, foi preso e torturado por agentes do regime. Sua libertação, ocorrida no saguão do jornal Folha de S. Paulo, tornou-se um símbolo da repressão e da luta pela redemocratização do país.

No PT, Frateschi teve papel de destaque desde a fundação do partido, no início dos anos 1980. Foi presidente do diretório estadual paulista, deputado estadual e secretário de Relações Governamentais nas gestões petistas de Marta Suplicy (2001-2004) e Fernando Haddad (2014) na Prefeitura de São Paulo.

A bancada do PT na Câmara dos Deputados divulgou nota oficial lamentando a morte do ex-dirigente: “A Bancada do PT na Câmara dos Deputados manifesta seu profundo pesar pelo falecimento do companheiro Paulo Frateschi (…). Professor, Frateschi teve uma trajetória marcada pela resistência à ditadura militar e pela incansável defesa de um Brasil soberano, mais justo e democrático”.

Tragédias pessoais e o crime

A vida de Frateschi também foi marcada por tragédias familiares. Nos anos 2000, ele perdeu dois filhos em acidentes de trânsito. Em 2002, o filho mais novo, Pedro, de 7 anos, morreu na Rodovia Carvalho Pinto. Um ano depois, em 2003, o adolescente Júlio, de 16 anos, morreu após um acidente na Rio-Santos, em Paraty (RJ).

Na quinta-feira, o ex-deputado foi atacado dentro de casa, na Lapa, zona oeste da capital paulista. Segundo a Polícia Militar, o filho de 34 anos teve um surto psicótico e golpeou o pai com uma faca, atingindo-o na cabeça e no braço. A mãe e a irmã, que tentaram intervir, sofreram ferimentos leves. O agressor foi detido e levado ao 91º Distrito Policial, onde o caso é investigado.

Em nota, o Partido dos Trabalhadores também lamentou a morte do ex-presidente do diretório paulista: “Durante toda a sua trajetória, nosso companheiro demonstrou coragem, integridade e compromisso com o PT e com a busca por um país mais justo. Paulo Frateschi deixa um legado marcado pela luta pela justiça e pela inclusão. Ele permanecerá vivo em nossos corações e nas ações que ajudou a inspirar.”

Líderes petistas e ex-companheiros de militância manifestaram pesar nas redes sociais, destacando a dedicação do ex-deputado à construção do partido e sua atuação pela democracia e pelos direitos sociais. O corpo de Paulo Frateschi será velado nesta sexta-feira na Assembleia Legislativa de São Paulo.

STF começa a julgar recursos de Bolsonaro e aliados contra condenação

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) inicia nesta sexta-feira (7), em Brasília, o julgamento dos recursos do ex-presidente Jair Bolsonaro e mais seis réus contra a condenação na ação penal do Núcleo 1 da trama golpista.

O julgamento será realizado de forma virtual e terá início às 11h. A votação ficará aberta até as 23h59 da próxima sexta-feira (14).

Estão em julgamento os chamados embargos de declaração, recurso que visa esclarecer omissões e contradições no texto final do julgamento, que foi realizado no dia 11 de setembro e terminou com a condenação de Bolsonaro e seus aliados na trama.

Esse tipo de recurso não tem poder para rever o resultado do julgamento e costuma ser rejeitado.

O primeiro voto será proferido pelo relator, ministro Alexandre de Moraes. Em seguida, os demais ministros ficam liberados para inserir os votos no sistema eletrônico. Estão aptos a votar os ministros Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Flávio Dino.

O ministro Luiz Fux não deve participar do julgamento. No mês passado, Fux mudou para a Segunda Turma da Corte após votar pela absolvição de Bolsonaro. Dessa forma, somente quatro ministros vão julgar os recursos.

Prisão
Atualmente, o ex-presidente Bolsonaro está em prisão cautelar em função das investigações do inquérito sobre o tarifaço dos Estados Unidos contra o Brasil.

Se o recurso for rejeitado, a prisão de Bolsonaro e dos demais acusados poderá ser decretada.

O ex-presidente pode cumprir a pena definitiva na ação penal do golpe no Presídio da Papuda, em Brasília, ou em uma sala especial na Polícia Federal. A decisão final será de Alexandre de Moraes.

Os demais condenados são militares e delegados da Polícia Federal e poderão cumprir as penas em quartéis das Forças Armadas ou em alas especiais da própria Papuda.

Diante do estado de saúde de Bolsonaro, a defesa também poderá solicitar que o ex-presidente seja mantido em prisão domiciliar, como ocorreu com o ex-presidente Fernando Collor.

Condenado pelo Supremo em um dos processos da Operação Lava Jato, Collor foi mandado para um presídio em Maceió, mas ganhou o direito de cumprir a pena em casa, sob monitoramento de tornozeleira eletrônica, por motivos de saúde.

Confira as penas definidas para os condenados
– Jair Bolsonaro – ex-presidente da República: 27 anos e três meses;

– Walter Braga Netto – ex-ministro de Bolsonaro e candidato a vice-presidente na chapa de 2022: 26 anos;

– Almir Garnier – ex-comandante da Marinha: 24 anos;

– Anderson Torres – ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança do Distrito Federal: 24 anos;

– Augusto Heleno – ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI): 21 anos;

– Paulo Sérgio Nogueira – ex-ministro da Defesa: 19 anos;

– Alexandre Ramagem – ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin): 16 anos, um mês e 15 dias.

Ramagem foi condenado somente pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado.

Ele é deputado federal e teve parte das acusações suspensas. A medida vale para os crimes de dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União, e com considerável prejuízo para a vítima e deterioração de patrimônio tombado, ambos relacionados aos atos golpistas de 8 de janeiro.

– Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, assinou delação premiada durante as investigações e não recorreu da condenação. Ele já cumpre a pena em regime aberto e tirou a tornozeleira eletrônica.

Vereador Jorge Quintino propõe ações de prevenção e combate aos riscos das apostas online em Caruaru

O vereador Jorge Quintino (PODE) apresentou um requerimento na Câmara Municipal solicitando que a Prefeitura de Caruaru e a Secretaria Municipal de Saúde adotem medidas práticas e imediatas para prevenir e combater os efeitos das apostas online, conhecidas como bets, e da ludopatia — o vício em jogos. A iniciativa tem como foco principal proteger crianças, adolescentes e jovens, especialmente os da rede municipal de ensino, além do público em geral mais vulnerável a esse tipo de risco.

A proposta está em sintonia com as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), que já reconhece o vício em jogos como uma doença mental, capaz de gerar problemas emocionais, financeiros e familiares, além de comprometer o desempenho escolar e o convívio social.

O requerimento apresentado pelo vereador propõe a realização de campanhas educativas nas escolas, orientação às famílias, capacitação de profissionais da saúde e da educação e atendimento psicológico especializado para pessoas afetadas pelo problema.

“As apostas online se tornaram uma preocupação de saúde pública. Muitos jovens estão sendo atraídos por promessas de ganhos fáceis e acabam se endividando e adoecendo. Precisamos agir desde cedo, com informação e prevenção”, destacou o vereador.

A proposta segue agora para análise e votação no plenário e poderá evoluir para um projeto de lei municipal.

1º Festival Literário e Artístico de Fernando de Noronha – Literarte promete transformar a ilha no paraíso das letras

Entre os dias 14 e 16 de novembro de 2025, a Ilha de Fernando de Noronha será transformada em um polo de literatura, cultura e arte com a realização do 1º Festival Literário e Artístico de Fernando de Noronha, o Literarte, cujo tema é “Entre mares e palavras: a literatura no oceano da imaginação”.

A abertura acontece às 14h, na Praça São Miguel (Mãezinha), com a presença de autoridades, inauguração dos pontos de acesso a livros e o lançamento de publicações. Na ocasiãp, uma edição especial da Revista Continente sobre Fernando de Noronha será apresentada, além do lançamento da segunda edição da coletânea de xilogravuras e cordéis, escrita por alunos da Escola Arquipélago, idealizada e organizada pelo Memorial Noronhense Marieta Borges, em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Durante três dias, escritores de diferentes gerações, músicos, artistas noronhenses, de Pernambuco e de outras partes do país, vão se encontrar em um dos cenários mais paradisíacos do Brasil, reforçando a vocação de Noronha como um espaço não apenas de belezas naturais, mas também de expressões culturais. Todas as atividades vão acontecer na Praça São Miguel, na Vila dos Remédios.

O homenageado desta primeira edição é o escritor pernambucano Raimundo Carrero, um dos autores mais influentes e premiados da literatura brasileira, que, neste ano, comemora os 50 anos da publicação do seu romance de estreia, “A história de Bernarda Soledade – a tigre do Sertão”, publicado em 1975. Carrero também participa da programação na abertura do evento, quando lançará “A vida é traição”, sua mais recente obra, publicada pela editora Record.

De acordo com o superintendente de Turismo, Cultura e Esportes, Paulo Henrique Guerra, o Literarte é fruto de uma conversa com o trade turístico da ilha, com o presidente da Associação dos Donos de Pousadas e do Conselho de Turismo (Contur), Ailton Flor, para levar algo diferente para Noronha no aspecto cultural. Paulo acredita que o evento vai ficar no calendário oficial de Noronha. “Eu não tenho dúvida que a população vai consumir esse festival e ter o sentimento de pertencimento. E também os turistas que estarão na ilha na ocasião do festival. Eles irão ver uma coisa diferente. Vai ser uma surpresa muito agradável e que realmente fará a diferença na história e no calendário cultural do arquipélago.”

A curadoria do festival é do jornalista, escritor e crítico literário, Ney Anderson, que também faz parte da Assessoria de Comunicação do distrito. A coordenação do evento é assinada por Regina Piechocki e Edmar Fernandes, ambos da Superintendência de Turismo, Cultura e Esportes de Fernando de Noronha.

Para Ney Anderson, o Literarte representa a concretização de um sonho antigo. Na ocasião, ele lançará o seu mais recente livro de contos, “Apocalipse Todo Dia”. “O Literarte tem o objetivo de transformar Fernando de Noronha, por três dias, na ilha das letras e da arte. O clima bucólico do local, de cenários paradisíacos, combina demais com leitura e a troca de ideias. Tenho certeza de que será um evento lindo. Está sendo um prazer fazer a curadoria, pois será algo que vai marcar positivamente a história da ilha”, disse.

A programação reúne nomes de destaque da cena literária, como Aline Bei, fenômeno de vendas e uma das autoras mais lidas da nova geração; Santiago Nazarian, romancista e tradutor; Mailson Furtado, poeta cearense vencedor do Jabuti de Livro do Ano em 2018, e Cida Pedrosa, pernambucana que também já foi agraciada com o Jabuti de Livro do Ano, sendo a primeira mulher nordestina a receber tal honraria.

Outro nome de destaque na programação é Cícero Belmar, autor com sólida trajetória na literatura, na dramaturgia e no jornalismo pernambucano. Tem também Klester Cavalcanti, autor de livros reportagens adaptados para o cinema, que vai lançar na ilha a obra “Matou uma, matou todas”, sobre feminicídio no Brasil, em uma painel de debate com Wanessa Moura, que acabou de publicar o livro “Entre falésias e feridas – um olhar sobre a saúde mental em Fernando de Noronha”. A poeta Mariane Bigio, referência em literatura de cordel e infantil, também compõe o Literarte, assim como Luna Vitrolira, poeta e performer. O influenciador literário Lucas Barros, que tem milhares de seguidores nas redes sociais, vai fazer algumas intervenções literárias durante o evento.

O Literarte valoriza fortemente os talentos de Fernando de Noronha, destacando escritores e escritoras noronhenses, como Graziele Rodrigues, Ikaro Silvester, Elda Paz, Thania Brito, entre outros, que darão voz às histórias e lendas da ilha em alguns debates na programação. Um painel especial vai colocar os professores das escolas do arquipélago falando sobre a literatura e os livros como necessários para a transformação na educação.

Música, oficinas e outras artes

O Literarte vai além da literatura. A programação inclui debate do cantor Cannibal e show da banda Café Preto; apresentações musicais de Amandi Cortez, Joelson Santos, Marina do Mar e dança flamenca. Recitais de poesia com autores noronhenses e microfone aberto, para estimular a participação do público com leituras de poesia, contos, crônicas e textos autorais. Ainda haverá oficinas da Galeria Reciclada, no espaço Tenda Criativa, promovida pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), que alia arte e sustentabilidade, com o mestre Júlio Gonçalves. No mesmo espaço, também vai ser feita oficina de cordel e xilogravura, voltada para crianças e as famílias. O projeto Criando Asas, já tradicional na ilha, com contação de histórias e brincadeiras cantadas, compõe a grade de programação da Tenda Criativa, com as contadoras Érica Montenegro e Chirlene Grangeiro se apresentando.

Outro destaque é o lançamento da Revista Continente, com edição especial dedicada inteiramente a Fernando de Noronha, além da publicação do Folheto de Cordel com os vencedores do 2º Concurso de Escrita Criativa da Cepe.

O festival é promovido pela Administração Distrital, através da Superintendência de Turismo, Cultura e Esportes. A Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) é apoiadora do evento e também a livraria oficial, que fará ainda a doação de livros para as bibliotecas da ilha. Outros parceiros do Literarte são a Associação dos Donos de Pousadas e do Conselho de Turismo (Contur) e o Convention & Visitors Bureau.

SERVIÇO

Evento: Literarte – I Festival Literário e Artístico de Fernando de Noronha.
Tema: Entre mares e palavras: a literatura no oceano da imaginação
Datas: 14 a 16 de novembro de 2025
Locais: Praça São Miguel (Mãezinha)
Entrada: Gratuita

PROGRAMAÇÃO LITERARTE 2025

PALCO

14 de novembro – Sexta-feira | 14h às 20h

14h – Show de abertura com Maracatu Nação Noronha
14h30 – Solenidade de abertura
15h – Ação de doação de livros para as bibliotecas da ilha
15h30 – Lançamento da Revista Continente – Edição Especial Fernando de Noronha
16h15 – Lançamento da coletânea de xilogravuras e cordéis
17h – Painel de abertura: Raimundo Carrero fala sobre o romance “A vida é traição” e os cinquenta anos de literatura — mediação de Ney Anderson
18h – Recital poético com Luna Vitrolira
19h – Aline Bei e Ney Anderson: conversam sobre o romance “Uma delicada coleção de ausências”
20h – Show de encerramento com Amandi Cortez

15 de novembro – Sábado | 15h às 21h

15h – Roda de conversa: Luna Vitrolira, Elda Paz (poeta da ilha) e Cida Pedrosa — O fazer poético — mediação de Pedro Ribeiro
15h45 – Ney Anderson fala sobre o livro “Apocalipse Todo Dia” — mediação de Thania Brito
16h30 – Cláudia Prosini e Márcia Hazin apresentam Telma Buia e o Patrimônio Cultural de Fernando de Noronha — mediação de Pedro Ribeiro
17h15 – Apresentação artística com Marina do Mar
17h45 – Klester Cavalcanti e Wanessa Moura debatem sobre “Matou uma, matou todas” e “Entre falésias e feridas – um olhar sobre a saúde mental em Fernando de Noronha” — mediação de Lucas Barros
18h30 – Grazielle Rodrigues, Ikaro Silvester e Thania Brito: As lendas e histórias de Noronha
19h15 – Cícero Belmar e Santiago Nazarian: A urbanidade nas obras e os personagens em confronto com o mundo — mediação de Lucas Barros
20h – Cannibal e Mailson Furtado: A importância da arte para os jovens da periferia das grandes e pequenas cidades — mediação de Ney Anderson
20h45 – Apresentação artística com Joelson Santos

16 de novembro – Domingo | 15h às 19h

14h – Apresentação de abertura – dança flamenca
14h30 – Lançamento do livro “As aventuras de um arco-íris”, produzudo pelas crianças do projeto social Casa da Infância Plena
15h30 – Mariane Bigio: bate-papo sobre literatura infantil e cordel — mediação de Wanessa Moura
16h15 – Professores de Literatura de Noronha: Os livros como transformação na educação — mediação de Andrea Vasconcelos
17h – Roda de conversa com autores e escritores da ilha
18h – Show de encerramento com Café Preto

TENDA CRIATIVA

14 de novembro – Sexta-feira

15h às 17h – Oficina do Projeto Galeria Reciclada, com mestre Júlio Gonçalves e equipe
17h às 18h – Projeto Criando Asas, com Érica Montenegro e Chirlene Grangeiro

15 de novembro – Sábado

15h às 17h – Oficina Galeria Reciclada – Cepe, com mestre Júlio Gonçalves e equipe
17h às 18h – Projeto Criando Asas, com Érica Montenegro e Chirlene Grangeiro

16 de novembro – Domingo

15h às 17h – Oficina Galeria Reciclada – Cepe, com mestre Júlio Gonçalves e equipe
17h às 18h – Oficina de cordel e xilogravura, com Mariane Bigio

Caruaru realiza Dia de Campo sobre Melhoramento Genético de Pequenos Ruminantes

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), realiza no dia 8 de novembro, das 9h às 12h, o Dia de Campo de Melhoramento Genético de Pequenos Ruminantes, no Haras e Rebanho HCN, no Sítio Lagoa do Paulista (zona rural). O evento conta com o apoio do Sebrae, Banco do Nordeste, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Haras e Dorper HCN.

Com foco no melhoramento genético e nas biotecnologias aplicadas à reprodução animal, a ação integra o Plano Municipal de Desenvolvimento Rural (PMDR) e busca capacitar produtores e técnicos sobre inseminação artificial e transferência de embriões, técnicas que aumentam a produtividade e reduzem custos.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Weslley Nascimento, destacou que a iniciativa fortalece a pecuária de pequeno porte. “Estamos promovendo conhecimento, inovação e acesso a tecnologias que podem transformar a realidade dos criadores locais, tornando a produção mais eficiente e sustentável”, afirmou.

*Programação:*

Abertura institucional

Palestra técnica sobre manejo reprodutivo

Demonstração prática de transferência de embrião

Encerramento

*Serviço:*

_Dia de Campo sobre Melhoramento Genético de Pequenos Ruminantes_

Local: Haras e Rebanho HCN – Sítio Lagoa do Paulista (Zona Rural de Caruaru)

Data: 8 de novembro de 2025 (sábado)

Horário: 9h às 12h

Encantos do Natal abre temporada de desfiles com noite especial na Avenida Rui Barbosa

No domingo (02), a Avenida Rui Barbosa se transformou em um verdadeiro corredor de luz e encantamento com o início da temporada de desfiles natalinos do Encantos do Natal. Famílias inteiras e muitas crianças ocuparam a avenida para acompanhar a abertura oficial dos tradicionais desfiles, que começaram por volta das 19h, logo após as apresentações da Ave Maria, interpretada pela cantora Tamires Lima, e do Pai Nosso, na voz de Claudemar Soares.

Com mais de 300 participantes, o desfile apresentou carros alegóricos e alas temáticas que retratam o espírito natalino e o nascimento do Menino Jesus. O público acompanhou o percurso pela Avenida Rui Barbosa enquanto contemplava também a decoração instalada na avenida e no Relógio das Flores, que compõem o cenário do evento.

Ao longo do trajeto, o público pôde conferir apresentações de estudantes da Rede Municipal de Ensino e dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos; além de bailarinos profissionais e pernaltas. Nesta edição, o tema Circo Encantado do Noel trouxe ainda mais fantasia ao espetáculo, com palhaços, malabaristas, mágicos, pirofagistas, artistas em pernas de pau e carros alegóricos inspirados no universo circense. O momento mais esperado era o surgimento do carro do Papai Noel. O bom velhinho acenou para o público, posou para fotos e garantiu sorrisos especialmente entre as crianças, que lotaram a avenida.

A programação dos desfiles natalinos segue acontecendo aos sábados e domingos. Aos sábados, o público pode prestigiar o desfile na Avenida Santo Antônio, a partir das 18h30min. Já aos domingos, o espetáculo retorna à Avenida Rui Barbosa, a partir das 19h. As apresentações ocorrem sempre após as interpretações da Ave Maria e do Pai Nosso, realizadas às 18h, na sede da Prefeitura. A temporada segue até o dia 11 de janeiro de 2026.

Prefeitura de Caruaru participa do Encontro Nacional do Congemas em Brasília

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome (SAS), participa do Encontro Nacional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (CONGEMAS), realizado entre os dias 5 e 7 de novembro, em Brasília. O evento reúne representantes de todo o país e do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), que ministra oficinas e formações voltadas ao fortalecimento da política de assistência social.

Representando a SAS, participam a secretária Katiuska Lopes, a secretária executiva Tassiana Lima, a gerente da Proteção Social Básica, Jenniffer Estepliane e a gerente da Proteção Social Especial, Mayara Morgana.

Com o tema “Consolidando o SUAS pelo Brasil: novos rumos e desafios decenais”, o encontro aborda pautas essenciais, como o cofinanciamento da Política de Assistência Social e a execução de Programas, Projetos, Serviços e Benefícios. O evento é promovido anualmente pelo CONGEMAS, em articulação com os Colegiados Estaduais (COEGEMAS), e se consolida como um espaço de diálogo e construção coletiva para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social em todo o território nacional.

“A participação no CONGEMAS reforça o compromisso da gestão municipal com a consolidação do Sistema Único de Assistência Social. A garantia dos direitos socioassistenciais é a tônica da gestão do Prefeito Rodrigo Pinheiro e da vice-prefeita Dayse Silva, que não medem esforços para cumprir o que está preconizado na Política Pública de Assistência Social”, destacou Katiuska Lopes, secretária da SAS.

Prazo para contestar descontos indevidos do INSS ​termina dia 14

Aposentados e pensionistas que tiveram descontos indevidos diretamente nos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm até sexta-feira da próxima semana (14) para contestar os débitos não autorizados.

O Ministério da Previdência Social (MPS) explica que a contestação é o primeiro passo para garantir o ressarcimento dos valores pelo governo federal.

Onde contestar

Os beneficiários podem contestar os valores descontados  de três formas, por meio de canais oficiais do INSS

·         – No aplicativo ou site Meu INSS, com Cadastro de Pessoa Física (CPF) e senha da plataforma Gov.br.

·         – Pelo telefone da Central 135: ligação gratuita, de segunda a sábado, das 7h às 22h

·         – Nos Correios: mais de 5 mil agências oferecem atendimento assistido e gratuito.

Processo

Ao entrar no aplicativo ou site Meu INSS, o cidadão deve acessar o serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”.

No aplicativo, ao clicar em “Não autorizei o desconto”, o beneficiário registra a contestação, e a entidade associativa que procedeu o desconto tem até 15 dias úteis para responder.

Caso não apresente uma resposta, o sistema do INSS abre automaticamente a opção para os aposentados e pensionistas fazerem a adesão ao acordo de ressarcimento.

Como aceitar o acordo pelo aplicativo Meu INSS

A adesão é gratuita e dispensa o envio de documentos adicionais.

Decorrido o prazo de 15 dias úteis, o aposentado ou pensionista deve clicar no aplicativo ou site Meu INSS, no campo “Consultar Pedidos” e avançar para “Cumprir Exigência” em cada pedido (se houver mais de um).

O internauta deve rolar a tela, por exemplo, do celular ou do notebook até o último comentário e, no campo “Aceito receber”, selecionar “Sim”.

Por fim, deve enviar a aceitação do acordo.

Devolução dos valores

Depois da adesão, os valores serão devolvidos pelo governo federal e depositados automaticamente na conta onde o beneficiário já recebe o benefício previdenciário.

O valor será corrigido pela inflação oficial do Brasil, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, no período do desconto não autorizado das mensalidades associativas.

O Ministério da Previdência Social (MPS) esclarece que não há necessidade de ação judicial.

Mesmo após o encerramento do prazo para contestar os descontos, em 14 de novembro, a adesão ao acordo de ressarcimento continuará aberta e pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS ou presencialmente nas agências dos Correios.

Balanço

Desde a abertura do sistema, em maio, 5,9 milhões de contestações já foram registradas por beneficiários que não reconheceram os descontos feitos pelas entidades associativas.

O governo do Brasil já devolveu R$ 2,4 bilhões a 3,6 milhões de aposentados e pensionistas, o que representa 75,3% do total de beneficiários que estão aptos a aderir ao acordo de ressarcimento (4,7 milhões no total).

Mensalidades associativas

Os descontos de mensalidades de entidades associativas devem ser voluntários, ou seja, o débito é legalmente permitido somente se o aposentado ou pensionista decidir, de livre e espontânea vontade, associar-se a uma entidade, como um sindicato ou associação de classe.

Ainda é preciso assinar um termo de autorização para que a mensalidade seja debitada de seu pagamento mensal do INSS. Porém, quase 98% dos beneficiários do INSS não autorizaram os descontos.

Senado

No Congresso Nacional, a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS apura as fraudes envolvendo descontos irregulares em benefícios de aposentados e pensionistas da autarquia federal.