Caruaru Shopping realiza Encontro de Príncipes e Princesas

O Caruaru Shopping vai se transformar em um verdadeiro castelo encantado no dia 11 de outubro, das 16h às 18h, com o Encontro de Príncipes e Princesas. A Nova Praça de Eventos será o cenário de uma tarde mágica, repleta de fantasia, interação e diversão.

Durante o evento, as crianças poderão participar de um desfile, assistir a apresentações teatrais e, para finalizar com um toque especial, dançar uma grande valsa real. Será uma experiência única, capaz de transportar o público para um verdadeiro conto de fadas.

E para tornar o momento ainda mais inesquecível, haverá uma sessão de fotos com os personagens, permitindo que os pequenos registrem esse encontro mágico ao lado dos seus príncipes e princesas favoritos.

“Convidamos todas as crianças a virem fantasiadas, para viverem intensamente a magia de um dia real e encantado”, disse o gerente de Marketing do Caruaru Shopping, Walace Carvalho.

A entrada é gratuita, e a programação é aberta a crianças de todas as idades. “Venha viver essa experiência mágica no Encontro de Príncipes e Princesas!”, concluiu Walace Carvalho.

O Caruaru Shopping fica localizado na Avenida Adjar da Silva Casé, 800, Bairro Indianópolis.

Dia das Crianças deve aumentar em até 7% as vendas no comércio varejista de Caruaru

Uma data comemorativa afetiva e social, o Dia das Crianças deve aumentar em até 7% as vendas no comércio varejista de Caruaru, no Agreste de Pernambuco. As informações são da CDL Caruaru, que também aponta entre os itens que mais devem ser procurados pelo consumidor roupas, calçados e brinquedos. Já entre a forma de pagamento, a mais usada deve ser o cartão de crédito, seguindo uma tendência habitual.

O presidente da CDL Caruaru, Rossini Batista, destaca as compras de última hora como uma mola propulsora para aquecer ainda mais o segmento, no período que antecede o Dia das Crianças, celebrado em 12/10. “O sábado (11/10) é sempre um dia de intenso movimento no comércio local, quer por costume, quer por falta de tempo dos clientes durante a semana”, detalha.

Cenário Nacional – A data comemorativa deve levar cerca de 70% dos consumidores ao comércio varejista brasileiro, o que deve movimentar 16,7 bilhões no setor. A pesquisa de Intenção de Compras 2025 foi realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas.

O levantamento indica ainda um gasto médio de R$ 297. Já o principal motivo para a compra, para 32% dos entrevistados, está no prazer em ver as crianças felizes. Outros 22% mantêm o hábito de presentear pessoas queridas. Mais outros 18% consideram a data um gesto importante e outros 18% entendem que a criança merece ser lembrada.

Roupas e calçados lideram a preferência, com 43% das intenções de compra; bonecas e bonecos vêm em seguida, com 36%; bem como pjogos educativos/tabuleiro são a escolha de 26% dos consumidores. Enquanto os brinquedos clássicos como carrinhos/aviões e bolas dividem a preferência com chocolates/doces, todos com 17%.

Em relação às formas de pagamento, o pagamento à vista deve predominar (85%), sendo o PIX a forma mais utilizada (50%). Apesar disso, 40% planejam parcelar suas compras, majoritariamente com o cartão de crédito (34%), com uma média de 5 prestações.

CDL Caruaru – Instituição associativa de caráter civil, que congrega vários e representativos segmentos do comércio lojista, atuando nos termos das normas estatutárias em vigor, tendo ao longo da sua existência prestado relevantes serviços aos empresários lojistas e contribuído com o desenvolvimento da cidade de Caruaru e do Estado de Pernambuco. Como instituição que representa a classe empresarial local, possui centenas de filiados com os quais mantém uma relação de cunho associativista da mais profícua, até mesmo porque é a entidade mantenedora do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Mais informações sobre os serviços prestados à população podem ser obtidas pelo número de telefone (81) 3101-2900.

Rodrigo Pinheiro visita prefeito de Camocim e mostra força no Agreste

O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSD), segue ampliando sua presença política no Agreste pernambucano. Na tarde desta sexta-feira (19), ele esteve em Camocim de São Félix, onde foi recebido pelo prefeito Sóstenes Rubano (PSD). A visita reforça a articulação regional de Rodrigo, que destacou a importância da união entre cidades vizinhas em torno de pautas comuns e do apoio à governadora Raquel Lyra.

Sóstenes fez questão de enaltecer a parceria, afirmando que a aproximação entre Camocim e Caruaru fortalece não apenas os municípios, mas todo o estado. “Para que Camocim continue avançando, você é sempre bem-vindo aqui, Rodrigo, e eu tenho certeza que a parceria Camocim-Caruaru vai dar certo e a gente vai continuar avançando, não só em Camocim e Caruaru, mas também em Pernambuco, junto com a nossa governadora Raquel Lyra”, disse o prefeito, ao lado de Rivaldo, seu vice-prefeito.

Na ocasião, Rodrigo retribuiu com palavras de agradecimento e reconhecimento ao trabalho de Raquel Lyra. “É sempre tempo de agradecer a parceria que temos com prefeitos vizinhos, e Camocim não é diferente. Nossa governadora Raquel vem transformando a vida das pessoas em todo o estado, do Sertão à Região Metropolitana, com seriedade e transparência. Tenho certeza de que, em 2026, será reeleita para que Pernambuco continue no rumo certo”, afirmou.

PT Caruaru empossa nova direção neste sábado

O Partido dos Trabalhadores de Caruaru dará posse aos seus novos dirigentes neste sábado a partir das 17h no salão nobre da Câmara de Vereadores de Caruaru e contará com a presença de diversas autoridades políticas do estado de Pernambuco.

Em um processo disputado o atual presidente Leo Bulhões foi reeleito e sua chapa “Por um PT Coletivo e Militante” também obteve maioria dos votos dos filiados no Processo de Eleições Internas do PT, com isso Bulhões ficará a frente do PT pelos próximos anos e será o natural coordenador da campanha eleitoral do partido em Caruaru no ano que vem onde teremos eleições para deputados estaduais, federais, para o senado, além da eleição para o governo do estado e presidência da república.

Com um processo de ocupação dos espaços na direção de forma proporcional, o grupo liderado por Bulhões terá quinze membros e a chapa derrotada contará com treze, além do próprio presidente eleito separadamente e do líder do PT na câmara, o vereador Edilson do MST.

Após a cerimônia de posse e ato contra as PEC da Blindagem e de Anistia. Após a atividade na Câmara os petistas e demais autoridades terão um momento festivo na Casa do PT Caruaru, na avenida Dom Bosco, 174.

Para Bulhões “É momento de celebrar com a militância e com os aliados políticos a força e vitalidade do PT. O Brasil passa por graves ameaças feitas por uma nação estrangeira com o apoio de um dos filhos do ex-presidente Bolsonaro e vamos defender o povo brasileiro e nossa soberania. Além de buscar fortalecer o Partido em Caruaru num amplo diálogo com o meio político e a população que mais precisa de políticas públicas. O PT segue vivo, atuante e se fortalecendo ano após ano”, afirmou o Presidente reeleito. E reforça: “A posse é aberta e todos e todas serão muito bem-vindos!”.

STF forma maioria para condenar Bolsonaro por crime de organização criminosa em ação por tentativa de golpe

Brazilian President Jair Bolsonaro gestures during the Marechal Rondon Communications Award ceremony at the Planalto Palace in Brasilia, on September 14, 2021. (Photo by EVARISTO SA / AFP)

Por Ricardo Brito/do UOL

BRASÍLIA (Reuters) – A ministra Cármen Lúcia deu nesta quinta-feira o voto decisivo na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) para formar maioria para condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro pelo crime de organização criminosa no processo por tentativa de golpe de Estado.

Cármen deu o terceiro voto a favor da condenação, acompanhando o relator da ação, Alexandre de Moraes, e o colega Flávio Dino para punir o ex-presidente. Até o momento, apenas o ministro Luiz Fux votou para absolver Bolsonaro.

Bolsonaro e os demais sete réus foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por cinco crimes: tentativa de golpe de Estado, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

Cármen Lúcia ainda votará a respeito dos outros crimes.

Depois dela, ainda votará o presidente da Primeira Turma, Cristiano Zanin.

Se condenado por todos os crimes, Bolsonaro poderá pegar até 43 anos de prisão, se considerados agravantes para os crimes.

O ex-presidente, que está em prisão domiciliar, nega todas as acusações. Ele afirma que, embora tenha tido conversas sobre a possível decretação de Estado de Sítio, jamais deu qualquer ordem nesse sentido. Alega também que estava nos Estados Unidos quando aconteceram os ataques às sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023.

Agrestina celebra 97 anos de emancipação política com programação cultural e festiva

O município de Agrestina comemora seus 97 anos de emancipação política com uma programação diversificada que une tradição, civismo e cultura. As celebrações começam no dia 9 de setembro e seguem até o dia 11 de setembro, reunindo momentos oficiais, desfiles e grandes atrações musicais gratuitas, como os shows de Nathalia Calasans e Zé Vaqueiro.

A programação tem início nesta terça-feira (9), às 14h, com o tradicional Desfile Cívico na Rua Coronel Manoel Alves. Na quarta-feira (10), às 19h, acontece a Missa em Ação de Graças, na Matriz de Santo Antônio.

Na quinta-feira (11), as comemorações terão início às 6h com a Alvorada, que percorrerá as principais ruas da cidade. Às 8h, na sede do Poder Executivo, acontece o Hasteamento das Bandeiras, com a presença de autoridades e comunidade em geral, seguido pelo tradicional corte do bolo.

À tarde, às 14h, a Rua Coronel Manoel Alves volta a receber o Desfile Cívico, reunindo escolas, instituições e bandas marciais da região. Encerrando as celebrações, a Praça Padre Cícero será palco dos shows de Nathalia Calasans e Zé Vaqueiro, a partir das 22h.

Para o secretário Municipal de Cultura e Turismo, Josenildo Santos, celebrar a emancipação política é reafirmar a identidade e o crescimento de Agrestina. “As comemorações refletem a força do povo agrestinense. Cada desfile, cada ato oficial e cada apresentação cultural reforçam nosso compromisso em preservar a história, valorizar nossas tradições, fortalecer o turismo e impulsionar o desenvolvimento do município”, disse.

A secretária Municipal de Educação, Joelma Leite, ressaltou a importância da participação da comunidade escolar no evento. “Ver nossos estudantes e profissionais da educação integrados a esse momento tão especial é motivo de grande orgulho. O desfile mostra que a escola vai além da sala de aula, formando cidadãos, fortalecendo o sentimento de pertencimento e reafirmando nossa identidade cultural”, finalizou.

Programação Oficial – 97 anos de Emancipação Política

09/09 – Terça-feira
14h – Desfile Cívico (Rua Cel. Manoel Alves).

10/09 – Quarta-feira
19h – Missa em Ação de Graças (Matriz de Santo Antônio).

11/09 – Quinta-feira
6h – Alvorada.
8h – Hasteamento das Bandeiras e Corte de Bolo (Sede do Poder Executivo).
14h – Desfile Cívico (Rua Cel. Manoel Alves).
22h – Shows com Nathalia Calasans e Zé Vaqueiro (Praça Padre Cícero).

Construção civil aquece economia e movimenta geração de empregos em Caruaru

O setor da construção civil segue sendo um dos protagonistas no desenvolvimento econômico de Caruaru. De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o município registrou a criação de 2.167 novos empregos formais no primeiro semestre de 2025, com destaque para os setores de serviços, indústria e construção civil. Do total de vagas preenchidas, 417 foram ocupadas apenas pelo segmento da construção, que também apresentou um crescimento de 9,26% no número de trabalhadores empregados em relação ao início do ano.

Esse aquecimento é reflexo direto da chegada de novos investimentos e da consolidação da cidade como principal polo econômico da região. O cenário positivo também acompanha a tendência nacional apontada pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), que prevê uma expansão de 2,3% do Produto Interno Bruto (PIB) da construção civil até o final de 2025. Em Caruaru, esse avanço é visível em obras de grande porte que já transformam a paisagem urbana.

Entre os projetos em destaque, está o Nassau Garden, empreendimento da Viana & Moura Construções, que se consolida como referência no mercado imobiliário local. “Um condomínio desse porte traz diversos benefícios para o município, desde o período de obra, com a geração de empregos diretos e indiretos, até a melhoria da urbanidade, com o investimento em infraestrutura. Além do olhar de empresas com serviços de alimentação, educação, saúde e lazer, para atender os novos moradores após a entrega”, ressalta o coordenador de vendas, Lucas Vasconcelos.

Com mais de 70% das unidades comercializadas, o condomínio ainda dispõe das últimas unidades da primeira torre, que já foi verticalizada e será entregue em 2026, além das unidades da tipologia Garden na segunda torre. O Nassau Garden é formado por duas torres residenciais, com infraestrutura moderna, áreas de lazer completas e diferenciais que conectam qualidade de vida e valorização imobiliária. A evolução do projeto reafirma o compromisso da construtora em investir em Caruaru e contribuir para o fortalecimento da economia local por meio do mercado imobiliário.

O coordenador ressalta que os interessados podem financiar até 90% do valor do apartamento e o saldo restante pode ser parcelado em até 100x, contando ainda com oportunidades através do Minha Casa, Minha Vida (MCMV), que recentemente criou a Faixa 4 do programa, beneficiando famílias com renda mensal de até R$ 12 mil. Para mais informações, o empreendimento conta com dois pontos de atendimento presencial: o estande com o apartamento decorado, na Avenida Portugal, e o contêiner de vendas na esquina da obra, na Avenida Brasil. Além disso, é possível entrar em contato pelo atendimento on-line, através do número (81) 9.9407-2655.

TRAMA MODA PERNAMBUCO tem espaços de comercialização de produtos

O TRAMA MODA PERNAMBUCO tem desfiles, palestras, workshops, mas também tem produto pernambucano bom e com preço convidativo. No evento que integra moda, criatividade e negócios, há dois espaços de comercialização com mais de cem marcas, vendendo seus produtos no varejo. Há o Pavilhão da Feira, com a grande maioria de moda industrial, e há o Corredor da Moda Autoral.

Neste espaço, os estandes oferecem roupas, calçados, bolsas e colares. Uma oportunidade de conferir os artigos de perto, já que algumas marcas comercializam apenas virtualmente. O público tem ainda a chance de conversar com os criadores e conhecer as histórias por trás da concepção dos produtos.

A “Coisas d.Thi”, por exemplo, trabalha com upcycling e traz peças de roupas que foram reconstruídas a partir de outras já em desuso. A marca “Simone Andrade” está com acessórios em couro e nasceu a partir de um trabalho de conclusão de curso. A “F.A.G” traz releituras da bandeira de Pernambuco em suas bolsas. A “Lu Pontual” explora as estampas. Só para citar algumas das expositoras do local.

“Aqui nós temos 14 estandes contemplativos de moda autoral, algumas marcas passaram ou estão passando pelo programa de Incubação do NTCPE e, no período de 12 meses, elas têm consultorias em nove eixos que vão desde a área de finanças até a parte de branding por exemplo” explicou Fernando Simões, gerente de Inovação do NTCPE.

Já o Pavilhão da Feira reúne do micro e pequeno ao grande empreendedor. São empresários tradicionais no mercado e alguns que começam a dar os primeiros passos no setor. A “Memória Kids”, por exemplo, é nova, começou efetivamente em março deste ano e viu no TRAMA MODA PERNAMBUCO a oportunidade de expor o seu produto que é moda infantil. “Ela nasce de uma vontade de colorir o mundo infantil, de deixar criança ser criança, fazer com que ela viva em um mundo lúdico em toda a sua fase”, disse Mikely Lincolins, criadora da marca.

Tem empresas consolidadas também. A “Joggofi” está há décadas no mercado de confecção masculina, no atacado, em Santa Cruz do Capibaribe. A experiência com o varejo está sendo no TRAMA MODA PERNAMBUCO, que trouxe vantagens para os clientes. “Aqui, estamos vendendo no varejo, pelo preço de atacado que promovemos lá em Santa Cruz. Tudo em respeito ao nosso cliente”, afirmou José Gomes Filho, proprietário da marca.

A marca “Clubi TShrit” fez um caminho inverso: em nove anos de existência, sempre vendeu no varejo e decidiu começar a atuar com atacado. “Estamos aqui no TRAMA MODA PERNAMBUCO em busca de parceiros lojistas para vender nossos produtos. Trouxemos peças pilotos com 16 estampas só para venda no atacado”, disse a expositora Manu Nogueira.

Quem visita os dois espaços consegue fazer compras para toda a família porque tem moda feminina, masculina e infantil. Até para o bebê que vai chegar tem estande com enxoval completo. Home wear, moda praia, roupa íntima, calçados. Tem loja que já começou com preços bem acessíveis, com peças a partir de R$29,00.

Ao adquirir o ingresso que custa R$ 10,00, tanto na recepção do evento quanto no site oficial www.tramamoda.com.br, o participante tem acesso às atividades e aos espaços de comercialização de produtos em qualquer um dos dias da programação que segue até quarta-feira, dia 10, das 14h às 21h.

O TRAMA MODA PERNAMBUCO é uma realização do NTCPE (Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções em PE), dentro do programa do Marco Pernambucano da Moda, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Governo do Estado. Conta com o apoio da ADEPE (Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco), SEBRAE-PE e Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE e tem parcerias da FIEPE (Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco), Sindivest (Sindicato das Indústrias do Vestuário do Estado de Pernambuco), Sinditêxtil (Sindicato da Indústria de Fiação e Tecelagem em Geral em Pernambuco) e FACEP (Federação das Associações Comerciais de Pernambuco).

Serviço: TRAMA MODA PERNAMBUCO
Data: até quarta-feira, 10 de setembro
Local: Recife Expo Center (Cais de Santa Rita, 156, São José – Recife)
Ingressos: R$ 10,00 (preço único)
Informações: www.tramamoda.com.br ou pelo Instagram (@tramamodapernambuco)
Realização: NTCPE, Marco Pernambucano da Moda, ADEPE, Sec. Desenvolvimento Econômico de PE e Governo de Pernambuco
Parceria: Sebrae Moda e Senac
Apoio: FIEPE, Sindivest-PE, Sinditêxtil Pernambuco e Facep

Prefeitura de Garanhuns prepara inauguração de Cozinha Comunitária na Cohab III

A Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, informa que a reforma do prédio onde será instalada a segunda Cozinha Comunitária de Garanhuns está na fase final, para que a secretaria possa ocupar com os equipamentos e mobiliário. A nova cozinha comunitária está sendo instalada na Cohab III, o espaço foi definido no começo do ano, e foi preciso um tempo para desocupação, trâmites administrativos e reformas estruturais, com previsão de inauguração no próximo mês de outubro.

O prefeito Sivaldo Albino já informou que levará novas cozinhas comunitárias para outros bairros, com a sinalização do apoio do Governo do Estado, iniciando a busca por novos locais e questões administrativas tão logo a Cozinha da Cohab III seja inaugurada.

Os investimentos para implantação e custeio da nova Cozinha Comunitária estão previstos conforme dados abaixo:

Governo do Estado:
R$ 50.000,00 (cota única, para implantação, já depositada em conta)
R$ 20,000,00 (Valor de custeio mensal, a partir da inauguração)

Prefeitura de Garanhuns:
(Previsão mensal, podendo ter variação)
Folha de pagamento: R$ 16.350,00
Aluguel: R$ 3.415,12
alimentos: R$ 26.000,00
Celpe: R$ 800,00
Compesa : R$ 300,00
Higiene e limpeza; R$ 2.000,00
Água mineral: R$ 400,00
Gás: R$ 1.200,00

Total de despesa: R$ 50.465,12 – variável, podendo chegar a R$ 52.000,00/mês.
O município arca com os valores que ultrapassarem a contrapartida dos R$ 20.000,00 do Governo do Estado, portanto, dentro de uma previsão de R$ 32.000,00 mensais.

O mais importante é oferecer mais um equipamento que visa atender a população mais vulnerável do município, com alimentação de qualidade, com supervisão de nutricionistas e da equipe multiprofissional da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos.

Vale ressaltar que a Cohab III vem recebendo o maior conjunto de investimentos de sua história, com escolas, creche, UBS, pavimentações, 100% lâmpadas LEDs, e vem aí o Hospital de Amor, referência nacional no tratamento de câncer, e o maior Compaz construído fora do Recife, equipamento de grande impacto e integração social para a comunidade.

Lula reafirma soberania e diz que Brasil não aceitará ofensas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lidera nesta terça-feira (26) a segunda reunião ministerial de 2025. Ao citar a atual política dos Estados Unidos, de elevar as tarifas contra parceiros comerciais, ele afirmou que o Brasil não aceitará “desaforo, ofensas e petulância de ninguém”. Lula orientou seus ministros a defenderem a soberania do país em seus discursos públicos.

Para ele, as decisões do presidente estadunidense, Donald Trump, são descabidas. Ainda assim, o governo brasileiro segue à disposição para negociar as questões comerciais.

“Estamos dispostos a sentar na mesa em igualdade de condições. O que não estamos dispostos é sermos tratados como se fossemos subalternos. Isso nós não aceitamos de ninguém. É importante saber que o nosso compromisso é com o povo brasileiro”, disse Lula.

“É importante que cada ministro, nas falas que fizerem daqui para frente, façam questão de retratar a soberania desse país. Nós aceitamos relações cordiais com o mundo inteiro, mas não aceitamos desaforo e ofensas, petulância de ninguém. Se a gente gostasse de imperador, o Brasil ainda seria monarquia. A gente não quer mais. A gente quer esse país democrático e soberano, republicano”, acrescentou.

A fala inicial do presidente foi transmitida ao vivo pelo Canal Gov e pelas redes sociais, seguida de um balanço das ações do governo, apresentado pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa.

Exportações
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, que está à frente das negociações sobre o tarifaço, também apresentou números atualizados sobre o impacto das medidas no comércio brasileiro. Segundo ele, 35,6% de tudo que é exportado pelo Brasil ao país norte-americano estão sob uma tarifa de 50%.

O tarifaço imposto ao Brasil faz parte da nova política da Casa Branca, inaugurada pelo presidente Donald Trump, de elevar as tarifas contra parceiros comerciais na tentativa de reverter a relativa perda de competitividade da economia dos Estados Unidos para a China nas últimas décadas. No dia 2 de abril, Trump impôs barreiras alfandegárias a países de acordo com o tamanho do déficit que os Estados Unidos têm com cada nação. Como os EUA têm superávit com o Brasil, na ocasião, foi imposta a taxa mais baixa, de 10%.

Porém, em 6 de agosto, Trump aplicou uma tarifa adicional de 40% contra o Brasil em retaliação a decisões que, segundo ele, prejudicariam as big techs estadunidenses e em resposta ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, acusado de liderar uma tentativa de golpe de Estado após perder as eleições de 2022.

Além disso, Alckmin explicou que 23,2% das exportações ao país norte-americano são taxados de acordo com a Seção 232 da Lei de Expansão Comercial norte-americana, que é aplicada a todos os países, com exceção do Reino Unido. Para aço, alumínio e cobre, por exemplo, a tarifa é de 50%; automóveis e autopeças são taxados em 25%.

O restante dos 41,3% de produtos exportados aos EUA tem uma tarifa de 10%.