Pela primeira vez, Alunos de Amaraji participam do REC’n’Play em Recife e vivenciam experiências com tecnologia e inovação

Na última sexta-feira (17), a Secretaria Municipal de Educação de Amaraji proporcionou aos alunos selecionados dos nonos anos uma experiência única de aprendizado no REC’n’Play, um dos maiores eventos de tecnologia, inovação e economia criativa do Nordeste, realizado no Recife. A iniciativa foi direcionada aos estudantes que se destacaram nos aulões promovidos aos sábados pela rede municipal de ensino.

O passeio educativo teve como objetivo ampliar o conhecimento dos alunos e aproximá-los das novas tecnologias, estimulando o interesse por áreas como ciência, inovação e empreendedorismo. Os jovens puderam conhecer de perto experiências interativas e palestras sobre o futuro digital, vivenciando na prática o impacto da tecnologia no cotidiano.

“O nosso compromisso é incentivar cada vez mais os estudantes a sonharem alto, a buscarem novos horizontes e acreditarem na força da educação como instrumento de transformação. Ver o brilho nos olhos desses jovens diante de tantas oportunidades é a maior recompensa do nosso trabalho”, afirmou o prefeito Araújo.

“A seleção dos participantes foi feita com base no desempenho e na dedicação dos estudantes durante os aulões de reforço realizados pela Secretaria Municipal de Educação. A ação reforça o compromisso da gestão em valorizar o esforço dos alunos e oferecer experiências que complementem o aprendizado em sala de aula”, frisou a secretária de Educação, Maria Tereza.

Alepe celebra 190 anos com seminário e lançamento do podcast “Sagas Pernambucanas

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) comemora 190 anos de fundação com uma programação especial que une história, cultura e cidadania. O ponto alto das celebrações será o seminário “Alepe 190 Anos: História, Cidadania e Representação na Casa do Povo Pernambucano”, no próximo dia 23, das 8h às 12h30, no Auditório Sérgio Guerra. No mesmo dia, será lançada a nova série do podcast narrativo “Sagas Pernambucanas”, produzido pela Rádio Alepe, que resgata a trajetória de heróis locais e revisita os 200 anos da Confederação do Equador, um dos movimentos mais marcantes da história política brasileira.

Aberto ao público, o evento reunirá historiadores, professores, jornalistas, estudantes, instituições de memória e parlamentares, promovendo um diálogo sobre os caminhos da representação política e o papel do Legislativo na formação da cidadania. A programação contará, ainda, com a mesa redonda “Do Império à República: O Legislativo Pernambucano e os Caminhos da Democracia”, sobre as transformações da Alepe ao longo dos séculos e sua relação com as demandas sociais.

A palestra será proferida pela doutora em História da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Suzana Cavani. O debate será mediado pela doutora em História da Universidade Federal Fluminense, a pesquisadora Lídia Rafaela dos Santos, que também é professora da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

Sagas Pernambucanas
O evento terá como palestrantes o pesquisador George Cabral, doutor em História pela Universidade de Salamanca e professor titular da UFPE; e Marcus Carvalho, professor titular de História do Brasil na UFPE. Também serão palestrantes Dirceu Salviano Marroquim, doutor em História Social pela Universidade de São Paulo e integrante do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco (IAHGP); e Marcelo Casseb, professor adjunto da Faculdade de Direito da Universidade de Pernambuco (UPE) e Doutor e Mestre em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília (UnB).

Para o superintendente de Preservação do Patrimônio Histórico do Legislativo de Pernambuco, Airton Paes, a celebração dos 190 anos da Alepe é mais do que uma data histórica. “É um convite à reflexão sobre o papel do Legislativo na construção da cidadania. Reuniremos vozes que ajudam a contar essa trajetória e a projetar os próximos capítulos da nossa Democracia. Com o podcast Sagas Pernambucanas, revisitaremos episódios marcantes, valorizando os atores locais e fortalecendo o vínculo entre memória, identidade e participação política”, enfatizou Paes.

Podcast
O lançamento do podcast está previsto para às 11h20, seguido de um círculo de conversas sobre a Confederação do Equador e sua implicação para a história política brasileira A primeira temporada do podcast traz episódios decisivos da história do país, com destaque para a atuação de Frei Caneca e Manuel de Carvalho Paes de Andrade, líderes da insurreição de 1824 contra o centralismo do Império de Dom Pedro I.

A produção é o primeiro podcast narrativo criado por uma assembleia legislativa no Brasil. Idealizado pelo jornalista André Zahar, que divide a locução com Clarissa Falbo, o projeto contou com ampla pesquisa realizada na Biblioteca da Alepe e em acervos históricos. “Foi interessante descobrir o quanto os temas de 200 anos atrás seguem em disputa. A Confederação do Equador traz posições avançadas, que iluminam debates atuais sobre desigualdades regionais, defesa da ordem constitucional e repúdio ao autoritarismo”, afirma Zahar.

Para o presidente da Alepe, deputado Alvaro Porto a história de 190 anos da Alepe mostra a responsabilidade da Casa Joaquim Nabuco com o destino dos pernambucanos e pernambucanas. “Sempre trabalhamos para servir a população, levando direitos e garantias. A Assembleia de Pernambuco sempre será uma Casa que, além dos papéis de legislar e fiscalizar, acolherá anseios, assegurará direitos e viabilizará as conquistas da população pernambucana”, destacou.

Segundo o primeiro-secretário da Alepe, deputado Francismar Pontes, “Comemorar os 190 anos da Alepe é um momento oportuno para reafirmar o papel do Legislativo como um dos pilares da democracia. Nesta data, realçamos o compromisso da instituição com a defesa de uma sociedade justa, livre e solidária. Os que passaram pela Casa de Joaquim Nabuco são parlamentares corajosos e que, com bravura, deram vez e voz aos pernambucanos”, ressaltou.

Luta e resistência

A Confederação do Equador foi um marco de resistência ao centralismo imperial e consolidou ideias republicanas e federalistas no Brasil. Mobilizando lideranças locais, intelectuais e militares, o movimento de 1824 reivindicava maior autonomia política e econômica para as províncias, defendendo princípios como constitucionalismo, separação de poderes e liberdade civil. Embora duramente reprimida, a revolta deixou um legado de luta democrática que ecoa até hoje.

Serviço:

Seminário de comemoração dos 190 anos da Alepe

Programação:
Mesa Redonda – Do Império à República: O Legislativo Pernambucano e os Caminhos da Cidadania

Lançamento do podcast e Círculo de Conversa – Sagas Pernambucanas: O Parlamento em Novas Narrativas

Data e horário: 23 de outubro, das 8h às 12h30

Local: Auditório Sérgio Guerra (sede da Alepe), Rua da União, Boa Vista

URB promoverá, na próxima quarta (22), reunião sobre a ‘Lei da Publicidade’

A Autarquia de Urbanização e Meio Ambiente de Caruaru (URB) promoverá, na próxima quarta (22), a partir das 10h, no auditório da Escola de Governo, uma reunião sobre a Lei 6.750, 13 de setembro de 2021, popularmente conhecida como ‘Lei da Publicidade’. O encontro servirá para o esclarecimento de dúvidas e para reforçar a divulgação de informações importantes para empresas que trabalham nesta área.

Em vigor desde 2021, a ‘Lei da Publicidade’ estipulou uma prazo de dois anos para que as empresas se adequassem à determinação. E, desde então, a URB tem orientado às orientado sobre a necessidade de cumprimento da legislação. O presidente da URB, Francisco Batista, destaca que esta é mais uma reunião de diálogo e esclarecimento, para que as empresas possam se adequar.

“O principal objetivo é conscientizar as empresas sobre a necessidade de termos uma cidade menos poluída visualmente. E que isso contribua com a paisagem urbanística da nossa cidade. Na ocasião, serão apresentados, inclusive, exemplos de cidades que adotam esta medida há muitos anos – nas quais o resultado é surpreendente”, destaca o gestor.

Durante a reunião, será divulgado, inclusive, um prazo para que as empresas se adequem a esta lei. O encontro contará com a participação da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic), Sindicato dos Lojistas do Comércio de Caruaru (SindLoja) e da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Caruaru (CDL).

A Escola de Governo da Prefeitura de Caruaru funciona na Rua Silvino Macêdo, 71, no bairro Maurício de Nassau.

Parceria entre Secretaria de Desenvolvimento Rural e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caruaru promove colheita solidária pelo Dia Mundial da Alimentação Saudável

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Gerência de Assistência Técnica e Extensão Rural, realizou, na quinta-feira (16), em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a primeira colheita da horta biofortificada implantada na sede do sindicato, em alusão ao Dia Mundial da Alimentação Saudável.

A ação reforça o compromisso com a segurança alimentar, o incentivo à agricultura urbana e a valorização da agricultura familiar. Todos os alimentos colhidos foram doados a instituições de assistências sociais do município, como o Centro de Formação Popular Irmã Werburga e a Casa dos Pobres de Caruaru.

O projeto da horta biofortificada resulta da parceria entre poder público e sociedade civil, com foco em práticas agroecológicas e no cultivo de alimentos ricos em ferro, zinco e vitamina A.

Para o secretário de Desenvolvimento Rural, Weslley Nascimento, a iniciativa simboliza união e solidariedade. “Essa colheita representa muito mais do que a produção de alimentos. É o resultado de um esforço coletivo para levar comida saudável a quem mais precisa”.

Já o gerente de Assistência Técnica e Extensão Rural, Maciel Tavares, destacou o caráter educativo do projeto. “A horta mostra que é possível produzir de forma sustentável em espaços urbanos e despertar o interesse das pessoas pela alimentação saudável”.

Sábado (18) é Dia D para atualização da caderneta de vacinação em Garanhuns

Brasília – Alunas do Centro de Ensino Fundamental 25, em Ceilândia, são vacinadas contra o papiloma vírus humano – HPV (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Neste sábado (18), a Secretaria de Saúde de Garanhuns promoverá o Dia D da Multivacinação. Todas as Unidades Básicas de Saúde do município, além dos parques Euclides Dourado e Luiz Carlos de Oliveira, estarão de portas abertas das 8h às 16h, com o objetivo de atualizar a caderneta de vacinação de crianças de 0 a 14 anos. Os documentos necessários são o RG e CPF e a caderneta de vacinação.

Além de completar os esquemas de vacinação contra doenças como hepatite, meningite, influenza e HPV, a mobilização é essencial para resgatar crianças que não se vacinaram, evitando o retorno de doenças evitáveis com a vacina. No caso da HPV, além de estar disponível para o público regular, de 9 a 14 anos, jovens de 15 a 19 anos também poderão se vacinar.

“O Dia D é uma mobilização nacional pela vacinação e proteção das nossas crianças e adolescentes. Todos os postos de saúde de Garanhuns estarão abertos, com mais dois pontos de vacinação nos Parques Luiz Carlos de Oliveira e Euclides Dourado, para que a população possa vacinar suas crianças e proteger suas famílias”, diz a coordenadora municipal de Imunização, Hélen Pessoa.

Veja regras para ser instrutor de CNH sem vínculo com autoescola

O Ministério dos Transportes divulgou os requisitos para instrutor autônomo de trânsito. Esses profissionais poderão oferecer serviço de aulas práticas de direção sem vínculo com uma autoescola.

A categoria está prevista nas mudanças para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que estão em fase de consulta pública até 2 de novembro.

Curso

Para se tornar um instrutor, é preciso realizar um curso específico. Essa capacitação incluirá aulas com foco no desenvolvimento de habilidades pedagógicas, no conhecimento técnico das leis de trânsito e na condução responsável. Haverá uma prova de avaliação, e os aprovados irão receber certificado de conclusão.

O instrutor autônomo deve estar apto a garantir que o aluno observe as normas de mobilidade urbana, condições de segurança, reforçar os conceitos abordados nas aulas teóricas durante a prática, monitorar seu comportamento e oferecer feedback construtivo sobre o desempenho.

Autorização

Depois de realizar o curso de formação, o instrutor deverá receber autorização do Detran para exercer a atividade.

A partir daí, o nome será registrado no Ministério dos Transportes, que manterá uma lista dos instrutores habilitados.

Veículo

O veículo (carro ou moto) usado nas aulas poderá ser do aluno ou do instrutor e deverá cumprir as condições de segurança previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), como estar dentro do limite de anos de fabricação permitido para a frota.

É necessário ter uma identificação (como um adesivo, por exemplo) de que o veículo é de ensino.

As aulas ministradas pelo instrutor devem ser informadas ao Detran da região.

Contratação

O modelo permite diferentes opções de contratação para os instrutores.

Aqueles que atuam hoje junto à uma autoescola poderão seguir as atividades e, paralelamente, trabalhar de maneira autônoma.

Os profissionais serão fiscalizados pelo Detran. Durantes as aulas práticas, devem portar CNH, Credencial de Instrutor ou crachá fornecido pelo órgão competente; Licença de Aprendizagem Veicular e Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo.

A Carteira de Identificação Profissional de instrutor autônomo será disponibilizada, de forma gratuita, no site da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), desde que o profissional tenha cumprido todos os requisitos necessários.

Novas regras para a CNH

A proposta do governo federal de mudar o processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que desobriga o candidato de frequentar aulas em autoescola e cria a figura do instrutor autônomo, visa modernizar o processo e tornar o documento mais acessível e barato para a população, especialmente nas categorias A (motocicletas) e B (veículos de passeio).

O governo estima que o custo para tirar o documento, que hoje chega a R$ 3,2 mil, poderá cair em 80%.

Os exames teórico e prático continuarão obrigatórios para a emissão da CNH.

Alepe aprova Lei de combate à falsificação de bebidas alcóolicas e se torna a primeira do País a legislar sobre o tema

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou nessa quarta-feira (15/10) no plenário, em duas discussões, o Projeto de Lei que reúne um conjunto de medidas para combater a falsificação de bebidas alcoólicas. O substitutivo aprovado por unanimidade reúne propostas apresentadas por oito deputados. Por se tratar de temáticas em comum, o deputado Diogo Moraes (PSDB), designado para a relatoria, apresentou um texto substitutivo unificando todas as propostas. O PL segue, ainda hoje, para sanção da governadora em exercício Priscila Krause.

Para o presidente da Alepe”, Álvaro Porto (PSDB), “a Assembleia mostrou agilidade, se mobilizou e mostrou coesão para discutir e aprovar este projeto que combate o uso de metanol em bebidas, evitando novas tragédias, protegendo a saúde e a vida dos consumidores”.

“A aprovação desse projeto fará com que haja medidas mais restritivas ao consumo de bebidas adulteradas em Pernambuco. As fiscalizações serão mais rígidas, as notificações da Polícia Civil mais rápidas e haverá uma maior proteção dos comerciantes através da requisição das notas fiscais sobre a origem dos produtos nacionais e importados. Tudo foi feito para termos uma legislação eficaz que proteja os consumidores”, destacou o deputado Diogo Moraes.

O texto aprovado em plenário define critérios claros para a rastreabilidade das bebidas, determina a obrigatoriedade de laudos laboratoriais que atestem a ausência de substâncias perigosas e impõe obrigações para produtores e comerciantes.

Entre as proibições, destacam-se a adição de metanol na produção artesanal ou industrial e a comercialização de bebidas sem nota fiscal, com lacres violados ou armazenados de forma inadequada.

Além da fiscalização preventiva, a Lei também fortalece o atendimento em saúde. Estabelecimentos públicos e privados serão obrigados a notificar, em até 24 horas, os casos de intoxicação por metanol à Secretaria Estadual de Saúde e à Polícia Civil. O projeto ainda orienta o Poder Executivo a garantir antídotos e criar protocolos clínicos específicos.

O presidente da Comissão de Justiça da Alepe, deputado Alberto Feitosa (PL), falou sobre a importância da aprovação do projeto para o Estado. “Seremos o primeiro Estado da Federação a ter uma lei que regulamenta e pune quem adulterar bebidas com metanol ou outras substâncias que possam levar as pessoas a terem problemas de saúde ou vir a óbito”.

A nova legislação também mexe no Código de Defesa do Consumidor do Estado, reforçando a responsabilização dos fabricantes e distribuidores por danos causados ao consumidor em razão de adulteração ou contaminação das bebidas alcoólicas. Segundo o deputado João Paulo Costa (PCdoB), a aprovação do projeto visa garantir leis mais rigorosas e proteger a saúde dos pernambucanos. “Nosso trabalho é defender o consumidor e evitar que produtos ilegais coloquem vidas em risco”, destacou.

Na avaliação do deputado Luciano Duque (Solidariedade), o projeto aprovado na Alepe é uma medida de proteção à vida. “A gente sabe que a venda de bebidas adulteradas tem causado mortes e sérios problemas de saúde. O que estamos propondo é simples e justo: que o comércio só venda produtos de origem comprovada, com nota fiscal. Quem trabalha direito não tem o que temer. A meta é acabar com o comércio clandestino”, afirmou.

Segundo o deputado Antonio Coelho (União), a aprovação do projeto que visa combater o uso indevido do etanol de forma abrangente mostra que a Alepe está atenta e comprometida com a proteção dos consumidores. “Nosso mandato teve papel ativo nessa construção, que vai garantir mais fiscalização, rastreabilidade e responsabilidade para toda a cadeia produtiva. É uma vitória do bom senso, da segurança e do cidadão pernambucano”.

Cotas raciais

Ainda na sessão plenária desta quarta-feira foi aprovado, em segundo discussão, um Projeto de Lei que determina que os concursos públicos de Pernambuco sejam obrigados a disponibilizar uma reserva de 30% para cotas raciais. O texto prevê os percentuais de 25% para pretos e pardos, 3% para indígenas e 2% para quilombolas. A versão aprovada é de autoria da deputada Dani Portela (PSol) em conjunto com Rosa Amorim (PT) e o deputado João Paulo Costa (PCdoB). O PL seguirá, agora, para sanção do Poder Executivo e valerá de imediato para os concursos e, no prazo de 120 dias, para processos seletivos simplificados. A medida é válida para as administrações direta e indireta, incluindo empresas públicas.

“Não é possível que um Estado que se orgulha de sua história libertária ainda mantenha estruturas públicas tão brancas. Pretos e pardos representam a maioria da população e são minoria absoluta nas vagas públicas. A cada edital publicado sem cotas, o Estado reforça essa exclusão e aprofunda as desigualdades”, disse Dani Portela.

Para o presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto (PSDB), com a aprovação do projeto, a Alepe reforça direitos, garantindo espaço para negros, indígenas e quilombolas, e se alinha ao sentimentos de inclusão e justiça social assimilados e cobrados pela sociedade. “A Alepe fez o seu papel, inclusive contribuindo para que o governo do estado não tenha que suspender e refazer certames públicos”, ressaltou.

“A aprovação desse Projeto de Lei é uma vitória histórica para Pernambuco. Agora vamos poder prosseguir com um projeto mais robusto e que significa um avanço enorme na luta por igualdade racial aqui no Estado”, comemorou Rosa Amorim.

Único parlamentar a se abster na votação, o deputado Renato Antunes (PL) argumentou ser contrário à política de cotas raciais sem que haja metas ou prazos definidos. “Não se tem política social ad aeternum. Temos que oferecer condições para que, aquele que recebe o benefício, tenha dignidade um dia, e que a gente não precise mais das cotas”, externou. O deputado defendeu que as políticas públicas tenham foco na vulnerabilidade socioeconômica, e não na questão racial.

2º Festival de Inovação e Negócios de Garanhuns promete movimentar a cidade com mais ativações, palcos simultâneos e público de 2.500 pessoas

No dia 1º de novembro, o Centro Cultural Sesc Garanhuns será palco da nova edição do Festival de Inovação e Negócios (FING), que se consolida no calendário dos eventos de inovação e empreendedorismo do Agreste pernambucano. Com programação gratuita, o FING 2025 chega ampliado: mais ativações, novos palcos simultâneos e uma curadoria ainda mais diversa para quem busca conhecimento, conexões e experiências transformadoras. O evento é uma realização da Comunidade Sete Colinas, Sebrae/PE e Sesc Garanhuns.

Serão mais de 40 palestrantes e painelistas debatendo temas como empreendedorismo, tecnologia, inovação e economia criativa. A expectativa é reunir 2.500 participantes, superando os números da edição anterior.

Entre os nomes confirmados estão Heraldo Ourem (Diretor de Inovação e Competitividade Empresarial do Porto Digital), Armando Costa (sócio-diretor da Ferreira Costa), Teresa Maciel (Secretária Executiva de Estratégia de CT&I da SECTI-PE), Kleber Araújo (Diretor de Inovação do IMIP), além de talentos criativos como o artista garanhuense Pedro Vinicio.

O público poderá vivenciar experiências imersivas em realidade virtual e aumentada, visitar a exposição de startups e empresas parceiras com soluções inovadoras, e participar de ambientes de networking qualificado, que favorecem a aproximação entre empreendedores, investidores e empresas. Além disso, o evento também contará com espaço gamer com PCs Gamers, Nintendos Switchs, Fliperama e Campeonato de CS2 2×2 com premiação, narrado por Bruno Cobaia (narrador profissional de eSports), que também fará uma palestra sobre o mercado dos jogos.

Segundo a organização, o crescimento do FING reflete o fortalecimento do ecossistema de inovação da região. “Se no ano passado já mostramos a força do Agreste como território criativo e inovador, este ano trazemos ainda mais ativações e oportunidades para quem quer se conectar ao futuro dos negócios”, destaca José Augusto Branco, líder da Comunidade Sete Colinas, grupo responsável pela realização do evento.

A gerente do Sebrae no Agreste Meridional, Amanda Ferreira, ressalta a importância do festival para fortalecer o ecossistema de inovação e empreendedorismo no Agreste. “Estar presente em mais uma edição do FING reforça nosso compromisso em apoiar os pequenos negócios e promover conexões que impulsionam o desenvolvimento econômico da região”, comenta.

“O FING reafirma o Centro Cultural Sesc Garanhuns como um ambiente de conexões, conhecimento e estímulo à criatividade. É uma alegria ver o nosso espaço se transformar em um ponto de encontro entre cultura, tecnologia e novos negócios. Acreditamos que iniciativas como essa fortalecem o território, impulsionam vocações locais e ampliam as possibilidades de desenvolvimento para a região”, acrescenta Eduardo Espinhara, gerente do Centro Cultural Sesc Garanhuns.

Aberto ao público, o FING 2025 se posiciona como um espaço de inovação, inspiração e conexões estratégicas, consolidando Garanhuns como protagonista na cena empreendedora e tecnológica de Pernambuco.

A programação completa e as inscrições estão disponíveis no site: https://fing.net.br e no Instagram oficial do evento: http://instagram.com/fing.festival.

Antonio Coelho defende criação de Hospital Regional Estadual em Petrolina

A construção de um hospital estadual regional em Petrolina, no Sertão do São Francisco, foi o ponto central do pronunciamento do deputado estadual Antonio Coelho (UB), nesta quinta-feira (16), na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Em sua fala na tribuna, o parlamentar destacou que a proposta busca atender a uma necessidade urgente, legítima e inadiável da região, assegurando ao povo sertanejo o acesso a políticas públicas de saúde mais eficientes e próximas de casa — reduzindo, assim, a necessidade de longos deslocamentos até a capital para obter serviços que deveriam estar disponíveis no próprio Sertão.

Petrolina é a terceira cidade mais populosa do estado, com mais de 418 mil habitantes, segundo estimativas do IBGE para 2025. Considerada a capital do São Francisco, a cidade é o polo de uma região que reúne mais de meio milhão de pessoas em sete municípios. Apesar dessa relevância, é a única entre as 12 sedes regionais de saúde de Pernambuco que não conta com um hospital estadual compatível com suas demandas e importância. Entre as regionais que possuem unidades hospitalares de referência estão Garanhuns, Caruaru, Serra Talhada e Ouricuri.

“O município de Petrolina é, na verdade, quem tem arcado sozinho com o grosso da assistência médica e hospitalar destinada aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A Prefeitura opera nove unidades de saúde, mais que o dobro das mantidas pelo governo do Estado. E a disparidade é ainda maior no número de vagas: os serviços municipais superam em mais de quatro vezes a oferta estadual”, destacou Antonio Coelho.

O parlamentar ressaltou, ainda, que os investimentos municipais em saúde, com recursos próprios, superam, por habitante, a soma dos investimentos estaduais e federais. “Só em 2024, segundo o Monitora SUS, o município de Petrolina investiu 20,84% do seu orçamento próprio em saúde — percentual muito acima do mínimo constitucional de 15%”, observou.

O parlamentar também ressaltou que as graves carências na rede de saúde regional são reconhecidas pelo próprio Governo do Estado, conforme o Mapa de Saúde Macrorregional IV de 2024. O documento aponta deficiências em serviços essenciais, como UTIs (neonatal, pediátrica e adulta), cirurgias de alta complexidade, oncologia, radioterapia e exames de imagem avançados. O Hospital Dom Malan, por exemplo, segue superlotado; a única UPA 24h da cidade mantém pacientes graves internados por falta de leitos; e na UPA-E, a espera por exames pode ultrapassar um ano”, denunciou.

“Apesar disso, nenhuma medida efetiva vem sendo tomada para solucionar o problema”, criticou o deputado. “A construção de um Hospital Regional estadual em Petrolina não é um privilégio, é uma necessidade urgente e justa. É um ato de humanidade e equidade com o povo do Sertão. Além de ampliar o acesso à saúde, a nova unidade hospitalar traria eficiência ao sistema, reduzindo custos e melhorando o atendimento regional”, defendeu.

O deputado reforçou, ainda, que a demanda não é um pedido isolado, mas um clamor coletivo. Segundo ele, a proposta já foi abraçada pela Câmara de Vereadores, pelo prefeito Simão Durando e por diversas entidades da sociedade civil organizada. “Cabe agora a esta Casa Legislativa se unir e fazer ecoar esse grito de justiça”, conclamou.

Para Antonio Coelho, não é possível falar em um Pernambuco mais justo e desenvolvido sem olhar para o interior e sem atender à 8ª Região de Saúde. “A construção do Hospital Regional estadual de Petrolina representa um avanço estrutural para o SUS, resultando em uma rede pública mais robusta, equitativa e resolutiva para a região. É também um compromisso com o cuidado, o respeito e a dignidade da população sertaneja”, finalizou o parlamentar.

Confira as atrações nacionais do FIG 2026

Reconhecido como o maior evento multicultural da América Latina, o Festival de Inverno de Garanhuns chega a 2026 reafirmando seu protagonismo. Após retomar a realização integral pela Prefeitura de Garanhuns em 2024, o festival volta a reunir diversas expressões artísticas distribuídas em mais de 20 polos culturais. Entre eles, a Praça Mestre Dominguinhos, que teve sua grade nacional divulgada nesta quinta-feira (16/10).

Com programação totalmente gratuita, o FIG busca fortalecer e valorizar a história do festival, resgatando a essência dos melhores momentos do evento. A Praça Mestre Dominguinhos, palco principal do festival, mais uma vez receberá noites temáticas com ritmos variados (pop, forró, rock, MPB, romântico, reggae, brega, samba, pagode, rap, hip-hop, trap, entre outros) celebrando o ecletismo que sempre marcou o polo.

Entre as atrações que já haviam sido confirmadas estão Wesley Safadão, Roupa Nova, Ferrugem, Filipe Ret, Anavitória, Biquíni, Claudia Leitte, Tarcísio do Acordeon, Jota Quest, Cheiro de Amor, Belo, e Raphaela Santos.

Durante o evento de lançamento da grade completa, realizado no Teatro Reinaldo de Oliveira, no Centro Cultural Sesc Garanhuns, o prefeito Sivaldo Albino destacou a relevância de anunciar parte das atrações com nove meses de antecedência, reforçando o compromisso com o planejamento e a valorização do festival.
“Nós anunciamos, com um ano de antecedência, 16 grandes atrações do FIG deste ano. Foi um passo importante para criar expectativa e valorizar ainda mais o evento. É dessa forma, com responsabilidade, antecedência e planejamento, que temos trabalhado para fortalecer o Festival de Inverno de Garanhuns.”

Serão ao todo, 18 dias de evento, destes 13 dias contarão com apresentações na Praça Mestre Dominguinhos. Assim como nas edições anteriores, o FIG contemplará múltiplas linguagens artísticas, como música, teatro, cultura popular, circo, dança, audiovisual, artes visuais, artesanato, literatura e muito mais.

Edital Convocatório – Para compor a programação, serão lançados dois editais de convocatória (nacional e municipal), no mês de dezembro, abrindo espaço para artistas locais e de todo o país integrarem a grade oficial, incluindo o Polo Mestre Dominguinhos e os demais polos do FIG.

A secretária de Cultura e Turismo, Sandra Albino, ressaltou a importância do festival para o fortalecimento da identidade cultural e o estímulo ao turismo em Garanhuns.
“Divulgar a programação com nove meses de antecedência é uma ação de planejamento. Isso permite que toda a rede turística, gastronômica e comercial da cidade se organize para receber os visitantes, além de preparar a própria população para aproveitar da melhor forma possível. Hoje estamos apresentando a grade nacional da Praça Mestre Dominguinhos, mas é importante lembrar que o FIG conta com mais de 23 polos espalhados por toda a cidade, reunindo diversas linguagens, como teatro, música, dança, circo, literatura, gastronomia e fotografia, que celebram a riqueza cultural de Garanhuns.”

Confira a grade de programação completa do FIG 2026:

Quinta-feira (09/07)
– Atração da Convocatória
– Ciel Rodrigues
– Raphaela Santos
– Zezo

Sexta-feira (10/07)
– Atração da Convocatória
– Joyce Alane
– Luiza Possi
– Alcione
– Paula Fernandes

Sábado (11/07)
– Delacruz
– Anavitória
– Jota Quest
– Luísa Sonza

Domingo (12/07)
– Atração da Convocatória
– Alexandre Pires
– Thiaguinho

Quarta-feira (15/07)
– Atração da Convocatória
– Aduílio Mendes
– Tarcísio do Acordeon
– Wesley Safadão

Quinta-feira (16/07)
– Atração da Convocatória
– Felipe e Rodrigo
– Diego e Victor Hugo
– Matheus e Kauan

Sexta-feira (17/07)
– Atração da Convocatória
– Tribo da Periferia
– Hungria
– Filipe Ret

Sábado (18/07)
– Atração da Convocatória
– Os Paralamas do Sucesso
– Detonautas
– Capital Inicial

Domingo (19/07)
– Atração da Convocatória
– Cheiro de Amor
– Rafa e Pipo Marques
– Claudia Leitte

Quarta-feira (22/07)
– Atração da Convocatória
– Tribo de Jah
– Armandinho
– Edson Gomes

Quinta-feira (23/07)
– Atração da Convocatória
– Neiff
– Mc Daniel
– Felipe Amorim

Sexta-feira (24/07)
– Atração da Convocatória
– Ferrugem
– Belo
– Dilsinho

Sábado (25/07)
– Atração da Convocatória
– Padre Fábio de Melo (Show em Homenagem ao Nordeste)
– Roupa Nova
– Biquini