Congresso perde prazo e Novo Código Eleitoral não valerá para 2026

Brasília – 22.05.2023 – Foto da Fachada do Congresso Nacional, em Brasília. Foto: Antônio Cruz/ Agência Brasil

O Congresso Nacional perdeu o prazo para aprovar e sancionar o Novo Código Eleitoral, que deveria ter sido concluído até 4 de outubro para valer já nas próximas eleições. O texto, relatado pelo senador Marcelo Castro (MDB-PI) e aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, ficou parado por falta de acordo político e não chegou ao plenário. Com isso, o pleito de 2026 seguirá regido pelas regras atuais, incluindo as recentes alterações da Lei da Ficha Limpa. Pela legislação, a mudança nas regras precisa ser aprovada um ano antes da eleição.

O projeto, com cerca de 900 artigos, foi aprovado na CCJ em 20 de agosto, mas o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), não o pautou para votação. A tramitação emperrou após divergências entre governistas, oposição e bancada feminina sobre temas como o voto impresso, a participação de mulheres nas eleições e o prazo de inelegibilidade da Ficha Limpa.

Segundo interlocutores do Senado, líderes partidários chegaram a considerar a derrubada do voto impresso em plenário, mas não houve tempo hábil para costurar o acordo antes do prazo eleitoral.

Veja o relatório aprovado pela CCJ.

Voto impresso reacende disputa política

O ponto mais controverso do texto foi a aprovação de uma emenda do senador Esperidião Amin (PP-SC), que obriga a urna eletrônica a imprimir um comprovante do voto, depositado automaticamente em compartimento lacrado.

A medida foi celebrada por aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que desde 2018 questionam, sem provas, a segurança das urnas eletrônicas.

“É preciso pacificar o país. Se a população confia mais vendo o voto no papel, temos que dar essa resposta”, defendeu o snador Carlos Portinho (PL-RJ).

O relator Marcelo Castro e senadores governistas reagiram, lembrando que não há registro de fraude comprovada em quase 30 anos de urnas eletrônicas. O STF já considerou o voto impresso inconstitucional por violar o sigilo do voto.

“Na eleição de 2024, foram mais de 400 mil candidatos e não há uma única ação judicial alegando fraude. O sistema é seguro”, rebateu Castro.

Ficha Limpa e quarentena reduzida

Outra mudança polêmica do projeto é a alteração na Lei da Ficha Limpa, que redefine o marco da inelegibilidade. O prazo de oito anos passaria a contar a partir da condenação em órgão colegiado, e não mais após o cumprimento da pena, o que, na prática, encurta o tempo de inelegibilidade.

Críticos afirmam que a mudança enfraquece um dos principais instrumentos de combate à corrupção aprovados por iniciativa popular em 2010.

O texto também reduz a quarentena eleitoral para juízes, promotores, policiais e militares que desejem disputar eleições: o afastamento obrigatório cairia de dois para um ano.

Participação feminina dividiu o Senado

A bancada feminina conseguiu incluir, por destaque, a obrigatoriedade de 30% das candidaturas proporcionais para mulheres e a reserva de 20% das cadeiras legislativas para o público feminino pelos próximos 20 anos.

A proposta foi defendida pela senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO), mas gerou divergências internas.

“Congelar o percentual por duas décadas é um erro. A participação feminina deve aumentar, não ficar limitada”, criticou a senadora Zenaide Maia (PSD-RN).

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, já se manifestou contra a reserva de vagas como mecanismo de inclusão, o que também contribuiu para travar o debate.

Fake news e financiamento de campanhas

O novo código reduz as penas para divulgação de fake news em campanhas eleitorais: de reclusão de 1 a 4 anos para detenção de 2 meses a 1 ano, além de multa.

O relator afirmou que buscou “evitar criminalizar críticas” e afastar riscos de censura. Plataformas digitais seriam obrigadas a publicar suas regras de moderação até junho do ano eleitoral.

Outra mudança permite que candidatos usem recursos próprios até 100% do teto de gastos, e não apenas 10%, como atualmente.

Críticas e alertas de retrocesso

Entidades como o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e a Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF) divulgaram nota criticando o projeto.

Entre os pontos mais sensíveis, as entidades destacam:

Esvaziamento da Ficha Limpa, ao permitir candidaturas de condenados ainda cumprindo pena;
Maior dificuldade para punir compra de votos, com exigência de prova de nexo causal entre crime e resultado eleitoral;
Risco de enfraquecimento das cotas de gênero, ao permitir uso flexível dos recursos destinados às mulheres.
“Há um retrocesso democrático evidente. O texto reduz mecanismos de controle e transparência do processo eleitoral”, diz o documento.
Para que o texto possa valer para as eleições de 2028, o texto precisa ser votado pelo Plenário do Senado e, posteriormente, pela Câmara.

Pilotos e dirigentes do automobilismo nacional fazem visita ao autódromo de Caruaru e elogiam projeto

O prefeito Rodrigo Pinheiro recebeu, na tarde desta quarta-feira (8), na sede da Prefeitura Municipal, representantes da Federação Pernambucana de Automobilismo (FPEA), Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), Associação Brasileira de Pilotos (ABPA) e Confederação Brasileira de Motovelocidade (CBM), além de pilotos e ex-pilotos.

Durante a reunião, o prefeito Rodrigo Pinheiro e o Secretário de Projetos Estratégicos de Caruaru (SEPE), Pedro Augusto, apresentaram detalhes do projeto de requalificação do autódromo internacional Ayrton Senna e receberam elogios dos pilotos e dirigentes presentes, que saíram felizes do encontro. Após a reunião, a comitiva junto com o prefeito, secretários e vereadores seguiram em direção ao autódromo, para uma visita técnica ao equipamento.

Estiveram presentes Roberto Araújo (Presidente da FPEA/CBA), Carlos Texeira (Vice Presidente da FPEA/CBA), o ex-piloto e ex-dirigente Zeca Monteiro, o piloto Beto Monteiro (Associação Brasileira de Pilotos e representante da comissão de pilotos da FIA), além dos pilotos Sérgio Ramalho, Fernando Baiano, Ricardo Heráclito, Arthur Guilherme, Manoel Medeiros, e o piloto de motovelocidade Thiago Fonseca.

De Caruaru, participaram do encontro, além do Prefeito Rodrigo Pinheiro e do Secretário Pedro augusto, o secretário de Governo e Relações Institucionais,
Gilvan Calado, o Procurador Geral Dimitri Bezerra, o Secretário de Articulação Política, Anderson Luiz, o Secretário Executivo de Esportes, Adson Leonel, o Secretário de Serviços Públicos, Vital Florêncio, o Secretário de Comunicação, Thiago Azevedo, e o representante da Secretaria de Projetos Estratégicos do Governo de Pernambuco,
Dário Carlos, além do vereador e presidente da Câmara Municipal de Caruaru, Bruno Lambreta e do vereador Cabo Cardoso.

Para o Prefeito Rodrigo Pinheiro, foi um dia importante para Caruaru receber os representantes do automobilismo nacional e regional e receber a validação do projeto dos que fazem o segundo esporte mais popular do mundo. “Hoje foi mais um marco na história do automobilismo. Recebemos dirigentes, pilotos e ex-pilotos, nesse momento importante para Caruaru. Apresentamos o andamento do projeto, que está sendo construído à várias mãos, em parceria com o Governo do Estado”, ressaltou.

O secretário Pedro Augusto apresentou detalhes do projeto, documentações, levantamento da área, escopo do projeto arquitetônico e levantamento topográfico e ambiental, por exemplo, além de detalhes do acesso viário e projeto da adutora para distribuição de água e subestação para eletricidade. “Quero agradecer a presença de todos os representantes do automobilismo e dizer que estamos trabalhando para entregar um equipamento multiuso moderno e completo. Quero agradecer o empenho do Prefeito Rodrigo Pinheiro e destacar também o empenho de todos que fazem o Governo do Estado”, ressaltou Pedro Augusto.

Representando a Associação Brasileira de Pilotos, Beto Monteiro, que foi quatro vezes campeão brasileiro de Fórmula Truck e Campeão Brasileiro de Kart elogiou o projeto. “Como piloto pernambucano, e criado esportivamente em Caruaru, estou muito feliz. Aqui representando os pilotos de todo o Brasil quero parabenizar o projeto, muito cobrado pelas equipes, categorias e patrocinadores, pois todos querem o autódromo de Caruaru, e o projeto está ficando lindíssimo. Quero dizer que o automobilismo está à disposição para o que precisar”, disse Monteiro.

O ex-piloto Zeca Monteiro rasgou elogios ao prefeito Rodrigo Pinheiro. “É uma felicidade pra gente voltar a ter Caruaru como protagonista nacional e internacional no automobilismo. Obrigado prefeito Rodrigo Pinheiro pelo seu empenho e pela homenagem”, disse Zeca Monteiro, que recebeu em primeira mão a notícia do prefeito Rodrigo Pinheiro da homenagem que seu nome receberá na torre de controle, deixando-o emocionado.

Já o Presidente da FPAE/CBA, Roberto Araújo, parabenizou o prefeito e o secretário e se colocou àdisposição. “Quero aqui agradecer o prefeito Rodrigo Pinheiro e o secretário Pedro Augusto pelo empenho para que tudo dê certo no autódromo. Coloco a federação à disposição para o que precisar”, finalizou.

Caruaru Shopping realiza Encontro de Príncipes e Princesas

O Caruaru Shopping vai se transformar em um verdadeiro castelo encantado no dia 11 de outubro, das 16h às 18h, com o Encontro de Príncipes e Princesas. A Nova Praça de Eventos será o cenário de uma tarde mágica, repleta de fantasia, interação e diversão.

Durante o evento, as crianças poderão participar de um desfile, assistir a apresentações teatrais e, para finalizar com um toque especial, dançar uma grande valsa real. Será uma experiência única, capaz de transportar o público para um verdadeiro conto de fadas.

E para tornar o momento ainda mais inesquecível, haverá uma sessão de fotos com os personagens, permitindo que os pequenos registrem esse encontro mágico ao lado dos seus príncipes e princesas favoritos.

“Convidamos todas as crianças a virem fantasiadas, para viverem intensamente a magia de um dia real e encantado”, disse o gerente de Marketing do Caruaru Shopping, Walace Carvalho.

A entrada é gratuita, e a programação é aberta a crianças de todas as idades. “Venha viver essa experiência mágica no Encontro de Príncipes e Princesas!”, concluiu Walace Carvalho.

O Caruaru Shopping fica localizado na Avenida Adjar da Silva Casé, 800, Bairro Indianópolis.

Dia das Crianças deve aumentar em até 7% as vendas no comércio varejista de Caruaru

Uma data comemorativa afetiva e social, o Dia das Crianças deve aumentar em até 7% as vendas no comércio varejista de Caruaru, no Agreste de Pernambuco. As informações são da CDL Caruaru, que também aponta entre os itens que mais devem ser procurados pelo consumidor roupas, calçados e brinquedos. Já entre a forma de pagamento, a mais usada deve ser o cartão de crédito, seguindo uma tendência habitual.

O presidente da CDL Caruaru, Rossini Batista, destaca as compras de última hora como uma mola propulsora para aquecer ainda mais o segmento, no período que antecede o Dia das Crianças, celebrado em 12/10. “O sábado (11/10) é sempre um dia de intenso movimento no comércio local, quer por costume, quer por falta de tempo dos clientes durante a semana”, detalha.

Cenário Nacional – A data comemorativa deve levar cerca de 70% dos consumidores ao comércio varejista brasileiro, o que deve movimentar 16,7 bilhões no setor. A pesquisa de Intenção de Compras 2025 foi realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas.

O levantamento indica ainda um gasto médio de R$ 297. Já o principal motivo para a compra, para 32% dos entrevistados, está no prazer em ver as crianças felizes. Outros 22% mantêm o hábito de presentear pessoas queridas. Mais outros 18% consideram a data um gesto importante e outros 18% entendem que a criança merece ser lembrada.

Roupas e calçados lideram a preferência, com 43% das intenções de compra; bonecas e bonecos vêm em seguida, com 36%; bem como pjogos educativos/tabuleiro são a escolha de 26% dos consumidores. Enquanto os brinquedos clássicos como carrinhos/aviões e bolas dividem a preferência com chocolates/doces, todos com 17%.

Em relação às formas de pagamento, o pagamento à vista deve predominar (85%), sendo o PIX a forma mais utilizada (50%). Apesar disso, 40% planejam parcelar suas compras, majoritariamente com o cartão de crédito (34%), com uma média de 5 prestações.

CDL Caruaru – Instituição associativa de caráter civil, que congrega vários e representativos segmentos do comércio lojista, atuando nos termos das normas estatutárias em vigor, tendo ao longo da sua existência prestado relevantes serviços aos empresários lojistas e contribuído com o desenvolvimento da cidade de Caruaru e do Estado de Pernambuco. Como instituição que representa a classe empresarial local, possui centenas de filiados com os quais mantém uma relação de cunho associativista da mais profícua, até mesmo porque é a entidade mantenedora do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Mais informações sobre os serviços prestados à população podem ser obtidas pelo número de telefone (81) 3101-2900.

Rodrigo Pinheiro visita prefeito de Camocim e mostra força no Agreste

O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSD), segue ampliando sua presença política no Agreste pernambucano. Na tarde desta sexta-feira (19), ele esteve em Camocim de São Félix, onde foi recebido pelo prefeito Sóstenes Rubano (PSD). A visita reforça a articulação regional de Rodrigo, que destacou a importância da união entre cidades vizinhas em torno de pautas comuns e do apoio à governadora Raquel Lyra.

Sóstenes fez questão de enaltecer a parceria, afirmando que a aproximação entre Camocim e Caruaru fortalece não apenas os municípios, mas todo o estado. “Para que Camocim continue avançando, você é sempre bem-vindo aqui, Rodrigo, e eu tenho certeza que a parceria Camocim-Caruaru vai dar certo e a gente vai continuar avançando, não só em Camocim e Caruaru, mas também em Pernambuco, junto com a nossa governadora Raquel Lyra”, disse o prefeito, ao lado de Rivaldo, seu vice-prefeito.

Na ocasião, Rodrigo retribuiu com palavras de agradecimento e reconhecimento ao trabalho de Raquel Lyra. “É sempre tempo de agradecer a parceria que temos com prefeitos vizinhos, e Camocim não é diferente. Nossa governadora Raquel vem transformando a vida das pessoas em todo o estado, do Sertão à Região Metropolitana, com seriedade e transparência. Tenho certeza de que, em 2026, será reeleita para que Pernambuco continue no rumo certo”, afirmou.

PT Caruaru empossa nova direção neste sábado

O Partido dos Trabalhadores de Caruaru dará posse aos seus novos dirigentes neste sábado a partir das 17h no salão nobre da Câmara de Vereadores de Caruaru e contará com a presença de diversas autoridades políticas do estado de Pernambuco.

Em um processo disputado o atual presidente Leo Bulhões foi reeleito e sua chapa “Por um PT Coletivo e Militante” também obteve maioria dos votos dos filiados no Processo de Eleições Internas do PT, com isso Bulhões ficará a frente do PT pelos próximos anos e será o natural coordenador da campanha eleitoral do partido em Caruaru no ano que vem onde teremos eleições para deputados estaduais, federais, para o senado, além da eleição para o governo do estado e presidência da república.

Com um processo de ocupação dos espaços na direção de forma proporcional, o grupo liderado por Bulhões terá quinze membros e a chapa derrotada contará com treze, além do próprio presidente eleito separadamente e do líder do PT na câmara, o vereador Edilson do MST.

Após a cerimônia de posse e ato contra as PEC da Blindagem e de Anistia. Após a atividade na Câmara os petistas e demais autoridades terão um momento festivo na Casa do PT Caruaru, na avenida Dom Bosco, 174.

Para Bulhões “É momento de celebrar com a militância e com os aliados políticos a força e vitalidade do PT. O Brasil passa por graves ameaças feitas por uma nação estrangeira com o apoio de um dos filhos do ex-presidente Bolsonaro e vamos defender o povo brasileiro e nossa soberania. Além de buscar fortalecer o Partido em Caruaru num amplo diálogo com o meio político e a população que mais precisa de políticas públicas. O PT segue vivo, atuante e se fortalecendo ano após ano”, afirmou o Presidente reeleito. E reforça: “A posse é aberta e todos e todas serão muito bem-vindos!”.

STF forma maioria para condenar Bolsonaro por crime de organização criminosa em ação por tentativa de golpe

Brazilian President Jair Bolsonaro gestures during the Marechal Rondon Communications Award ceremony at the Planalto Palace in Brasilia, on September 14, 2021. (Photo by EVARISTO SA / AFP)

Por Ricardo Brito/do UOL

BRASÍLIA (Reuters) – A ministra Cármen Lúcia deu nesta quinta-feira o voto decisivo na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) para formar maioria para condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro pelo crime de organização criminosa no processo por tentativa de golpe de Estado.

Cármen deu o terceiro voto a favor da condenação, acompanhando o relator da ação, Alexandre de Moraes, e o colega Flávio Dino para punir o ex-presidente. Até o momento, apenas o ministro Luiz Fux votou para absolver Bolsonaro.

Bolsonaro e os demais sete réus foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por cinco crimes: tentativa de golpe de Estado, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

Cármen Lúcia ainda votará a respeito dos outros crimes.

Depois dela, ainda votará o presidente da Primeira Turma, Cristiano Zanin.

Se condenado por todos os crimes, Bolsonaro poderá pegar até 43 anos de prisão, se considerados agravantes para os crimes.

O ex-presidente, que está em prisão domiciliar, nega todas as acusações. Ele afirma que, embora tenha tido conversas sobre a possível decretação de Estado de Sítio, jamais deu qualquer ordem nesse sentido. Alega também que estava nos Estados Unidos quando aconteceram os ataques às sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023.

Agrestina celebra 97 anos de emancipação política com programação cultural e festiva

O município de Agrestina comemora seus 97 anos de emancipação política com uma programação diversificada que une tradição, civismo e cultura. As celebrações começam no dia 9 de setembro e seguem até o dia 11 de setembro, reunindo momentos oficiais, desfiles e grandes atrações musicais gratuitas, como os shows de Nathalia Calasans e Zé Vaqueiro.

A programação tem início nesta terça-feira (9), às 14h, com o tradicional Desfile Cívico na Rua Coronel Manoel Alves. Na quarta-feira (10), às 19h, acontece a Missa em Ação de Graças, na Matriz de Santo Antônio.

Na quinta-feira (11), as comemorações terão início às 6h com a Alvorada, que percorrerá as principais ruas da cidade. Às 8h, na sede do Poder Executivo, acontece o Hasteamento das Bandeiras, com a presença de autoridades e comunidade em geral, seguido pelo tradicional corte do bolo.

À tarde, às 14h, a Rua Coronel Manoel Alves volta a receber o Desfile Cívico, reunindo escolas, instituições e bandas marciais da região. Encerrando as celebrações, a Praça Padre Cícero será palco dos shows de Nathalia Calasans e Zé Vaqueiro, a partir das 22h.

Para o secretário Municipal de Cultura e Turismo, Josenildo Santos, celebrar a emancipação política é reafirmar a identidade e o crescimento de Agrestina. “As comemorações refletem a força do povo agrestinense. Cada desfile, cada ato oficial e cada apresentação cultural reforçam nosso compromisso em preservar a história, valorizar nossas tradições, fortalecer o turismo e impulsionar o desenvolvimento do município”, disse.

A secretária Municipal de Educação, Joelma Leite, ressaltou a importância da participação da comunidade escolar no evento. “Ver nossos estudantes e profissionais da educação integrados a esse momento tão especial é motivo de grande orgulho. O desfile mostra que a escola vai além da sala de aula, formando cidadãos, fortalecendo o sentimento de pertencimento e reafirmando nossa identidade cultural”, finalizou.

Programação Oficial – 97 anos de Emancipação Política

09/09 – Terça-feira
14h – Desfile Cívico (Rua Cel. Manoel Alves).

10/09 – Quarta-feira
19h – Missa em Ação de Graças (Matriz de Santo Antônio).

11/09 – Quinta-feira
6h – Alvorada.
8h – Hasteamento das Bandeiras e Corte de Bolo (Sede do Poder Executivo).
14h – Desfile Cívico (Rua Cel. Manoel Alves).
22h – Shows com Nathalia Calasans e Zé Vaqueiro (Praça Padre Cícero).

Construção civil aquece economia e movimenta geração de empregos em Caruaru

O setor da construção civil segue sendo um dos protagonistas no desenvolvimento econômico de Caruaru. De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o município registrou a criação de 2.167 novos empregos formais no primeiro semestre de 2025, com destaque para os setores de serviços, indústria e construção civil. Do total de vagas preenchidas, 417 foram ocupadas apenas pelo segmento da construção, que também apresentou um crescimento de 9,26% no número de trabalhadores empregados em relação ao início do ano.

Esse aquecimento é reflexo direto da chegada de novos investimentos e da consolidação da cidade como principal polo econômico da região. O cenário positivo também acompanha a tendência nacional apontada pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), que prevê uma expansão de 2,3% do Produto Interno Bruto (PIB) da construção civil até o final de 2025. Em Caruaru, esse avanço é visível em obras de grande porte que já transformam a paisagem urbana.

Entre os projetos em destaque, está o Nassau Garden, empreendimento da Viana & Moura Construções, que se consolida como referência no mercado imobiliário local. “Um condomínio desse porte traz diversos benefícios para o município, desde o período de obra, com a geração de empregos diretos e indiretos, até a melhoria da urbanidade, com o investimento em infraestrutura. Além do olhar de empresas com serviços de alimentação, educação, saúde e lazer, para atender os novos moradores após a entrega”, ressalta o coordenador de vendas, Lucas Vasconcelos.

Com mais de 70% das unidades comercializadas, o condomínio ainda dispõe das últimas unidades da primeira torre, que já foi verticalizada e será entregue em 2026, além das unidades da tipologia Garden na segunda torre. O Nassau Garden é formado por duas torres residenciais, com infraestrutura moderna, áreas de lazer completas e diferenciais que conectam qualidade de vida e valorização imobiliária. A evolução do projeto reafirma o compromisso da construtora em investir em Caruaru e contribuir para o fortalecimento da economia local por meio do mercado imobiliário.

O coordenador ressalta que os interessados podem financiar até 90% do valor do apartamento e o saldo restante pode ser parcelado em até 100x, contando ainda com oportunidades através do Minha Casa, Minha Vida (MCMV), que recentemente criou a Faixa 4 do programa, beneficiando famílias com renda mensal de até R$ 12 mil. Para mais informações, o empreendimento conta com dois pontos de atendimento presencial: o estande com o apartamento decorado, na Avenida Portugal, e o contêiner de vendas na esquina da obra, na Avenida Brasil. Além disso, é possível entrar em contato pelo atendimento on-line, através do número (81) 9.9407-2655.

TRAMA MODA PERNAMBUCO tem espaços de comercialização de produtos

O TRAMA MODA PERNAMBUCO tem desfiles, palestras, workshops, mas também tem produto pernambucano bom e com preço convidativo. No evento que integra moda, criatividade e negócios, há dois espaços de comercialização com mais de cem marcas, vendendo seus produtos no varejo. Há o Pavilhão da Feira, com a grande maioria de moda industrial, e há o Corredor da Moda Autoral.

Neste espaço, os estandes oferecem roupas, calçados, bolsas e colares. Uma oportunidade de conferir os artigos de perto, já que algumas marcas comercializam apenas virtualmente. O público tem ainda a chance de conversar com os criadores e conhecer as histórias por trás da concepção dos produtos.

A “Coisas d.Thi”, por exemplo, trabalha com upcycling e traz peças de roupas que foram reconstruídas a partir de outras já em desuso. A marca “Simone Andrade” está com acessórios em couro e nasceu a partir de um trabalho de conclusão de curso. A “F.A.G” traz releituras da bandeira de Pernambuco em suas bolsas. A “Lu Pontual” explora as estampas. Só para citar algumas das expositoras do local.

“Aqui nós temos 14 estandes contemplativos de moda autoral, algumas marcas passaram ou estão passando pelo programa de Incubação do NTCPE e, no período de 12 meses, elas têm consultorias em nove eixos que vão desde a área de finanças até a parte de branding por exemplo” explicou Fernando Simões, gerente de Inovação do NTCPE.

Já o Pavilhão da Feira reúne do micro e pequeno ao grande empreendedor. São empresários tradicionais no mercado e alguns que começam a dar os primeiros passos no setor. A “Memória Kids”, por exemplo, é nova, começou efetivamente em março deste ano e viu no TRAMA MODA PERNAMBUCO a oportunidade de expor o seu produto que é moda infantil. “Ela nasce de uma vontade de colorir o mundo infantil, de deixar criança ser criança, fazer com que ela viva em um mundo lúdico em toda a sua fase”, disse Mikely Lincolins, criadora da marca.

Tem empresas consolidadas também. A “Joggofi” está há décadas no mercado de confecção masculina, no atacado, em Santa Cruz do Capibaribe. A experiência com o varejo está sendo no TRAMA MODA PERNAMBUCO, que trouxe vantagens para os clientes. “Aqui, estamos vendendo no varejo, pelo preço de atacado que promovemos lá em Santa Cruz. Tudo em respeito ao nosso cliente”, afirmou José Gomes Filho, proprietário da marca.

A marca “Clubi TShrit” fez um caminho inverso: em nove anos de existência, sempre vendeu no varejo e decidiu começar a atuar com atacado. “Estamos aqui no TRAMA MODA PERNAMBUCO em busca de parceiros lojistas para vender nossos produtos. Trouxemos peças pilotos com 16 estampas só para venda no atacado”, disse a expositora Manu Nogueira.

Quem visita os dois espaços consegue fazer compras para toda a família porque tem moda feminina, masculina e infantil. Até para o bebê que vai chegar tem estande com enxoval completo. Home wear, moda praia, roupa íntima, calçados. Tem loja que já começou com preços bem acessíveis, com peças a partir de R$29,00.

Ao adquirir o ingresso que custa R$ 10,00, tanto na recepção do evento quanto no site oficial www.tramamoda.com.br, o participante tem acesso às atividades e aos espaços de comercialização de produtos em qualquer um dos dias da programação que segue até quarta-feira, dia 10, das 14h às 21h.

O TRAMA MODA PERNAMBUCO é uma realização do NTCPE (Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções em PE), dentro do programa do Marco Pernambucano da Moda, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Governo do Estado. Conta com o apoio da ADEPE (Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco), SEBRAE-PE e Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE e tem parcerias da FIEPE (Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco), Sindivest (Sindicato das Indústrias do Vestuário do Estado de Pernambuco), Sinditêxtil (Sindicato da Indústria de Fiação e Tecelagem em Geral em Pernambuco) e FACEP (Federação das Associações Comerciais de Pernambuco).

Serviço: TRAMA MODA PERNAMBUCO
Data: até quarta-feira, 10 de setembro
Local: Recife Expo Center (Cais de Santa Rita, 156, São José – Recife)
Ingressos: R$ 10,00 (preço único)
Informações: www.tramamoda.com.br ou pelo Instagram (@tramamodapernambuco)
Realização: NTCPE, Marco Pernambucano da Moda, ADEPE, Sec. Desenvolvimento Econômico de PE e Governo de Pernambuco
Parceria: Sebrae Moda e Senac
Apoio: FIEPE, Sindivest-PE, Sinditêxtil Pernambuco e Facep