Governadora Raquel Lyra assina ordem de serviço para requalificação do Museu do Trem, no Centro do Recife

Em mais uma ação voltada à preservação do patrimônio cultural de Pernambuco, a governadora Raquel Lyra deu ordem de serviço, nesta terça-feira (7), para o início das obras de requalificação do Museu do Trem, localizado no bairro de São José, área central do Recife. Instalado na antiga Estação Central, às margens do rio Capibaribe, o espaço é um importante marco da história ferroviária do Estado. Com investimento de R$ 3,2 milhões, os trabalhos serão executados pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). A vice-governadora Priscila Krause também esteve presente.

“Pernambuco é um estado único, diferente de qualquer outro lugar do Brasil e do mundo, porque tem uma cultura forte e uma história marcante. Este museu está tendo agora a oportunidade de ser restaurado, depois de tantos anos fechado. Essa ação representa o nosso compromisso com a cultura pernambucana, dentro do maior investimento da história do Estado em patrimônio material e imaterial, promovendo novos festivais, fortalecendo a cultura viva e reconhecendo todos aqueles que fazem da nossa arte o grande diferencial de Pernambuco para o mundo”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Com a assinatura da ordem de serviço para as obras no Museu do Trem, que terão duração de 10 meses, o Governo de Pernambuco atinge a marca de R$ 75 milhões investidos em 13 intervenções voltadas à preservação do patrimônio histórico no Estado, com ações que vão desde a Ilha de Fernando de Noronha até o Sertão.

A secretária de Cultura, Cacau de Paula, ressaltou a importância da requalificação e os impactos que a obra trará para o público. “O espaço será devolvido ao público de forma mais interativa, proporcionando uma experiência cultural mais rica e envolvente aos visitantes”, afirmou.

O novo ciclo de obras contemplará serviços como imunização geral contra agentes xilófagos (como cupins), reparos e complementação de telhados, calhas e condutores pluviais, recuperação da cobertura da gare, revisão e modernização das instalações elétricas e hidrossanitárias com melhorias nos banheiros, implantação de sistema de prevenção e combate a incêndio e pânico, restauração de pisos e forros em madeira, instalação de circuito interno de câmeras e sistema de para-raios, além da renovação do sistema de climatização e pintura geral.

“Essa obra retrata a grandeza do patrimônio ferroviário pernambucano. Ao realizar essa ação de preservação, resgatamos uma parte importante da história do nosso Estado e garantimos que as futuras gerações também possam conhecer e usufruir dessas referências do nosso rico patrimônio cultural”, pontuou a presidente da Fundarpe, Renata Borba.

Durante a obra anterior, concluída no final de 2024, foram realizadas intervenções nas esquadrias, portas, janelas, coberta e pintura externa. No entanto, foram identificados danos estruturais adicionais em elementos de madeira causados por infestação de cupins xilófagos, atingindo forros, pisos e cobertura – o que demandou esta nova e mais abrangente etapa de restauro.

A requalificação do Museu do Trem faz parte de um conjunto de ações do Governo do Estado para valorizar o patrimônio histórico do Recife. Entre os imóveis já contemplados ou em fase de obra, estão a Igreja Matriz de Santo Antônio, o Liceu de Artes e Ofícios, o Ginásio Pernambucano, a Casa de Capiba e o Cinema São Luiz. A proposta é fomentar o uso social e educativo desses espaços, reforçando sua relevância cultural.

Presente na solenidade, o deputado estadual Antônio Moraes destacou o compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento e a valorização da história de Pernambuco. “Esse é um governo que está resgatando Pernambuco em todas as áreas, da infraestrutura à cultura. Mas esta obra, em especial, tem um significado muito simbólico. Ela representa justamente o esforço de recuperar uma área que é parte essencial da nossa história, o Centro do Recife”, afirmou o parlamentar.

Acompanharam a agenda o secretário da Casa Militar, Hercílio Mamede, e o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Pernambuco (Iphan), Fred Brennand.

Foto: Hesíodo Góes/Secom

Governadora Raquel Lyra autoriza nova fase de obras no Ramal da Arena e reforma de mais uma etapa do Mercado Público de Camaragibe

Em Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, a governadora Raquel Lyra assinou, nesta segunda-feira (6), duas ordens de serviço para dar início às obras remanescentes do Ramal da Arena e à reforma do Bloco 2 do Mercado Público do município. Os investimentos somam mais de R$ 25 milhões. As assinaturas ocorreram durante a solenidade de inauguração do novo Estádio Canetão e da nova Praça do Rachão – equipamentos municipais -, ocasião em que a gestora estadual também realizou a entrega de dez ruas pavimentadas na cidade.

“Nós chegamos aqui em Camaragibe com as mãos recheadas de trabalho. Temos feito muitas parcerias, parte delas já entregues pelo prefeito. Hoje, estamos inaugurando ruas calçadas e pavimentadas a partir da colaboração do Governo de Pernambuco. Também assinamos a segunda etapa do Mercado de Camaragibe. São mais de R$ 10 milhões em investimentos apenas nessa obra. O acesso do Ramal da Arena, por sua vez, já é realidade na vida do município, para quem transita por aqui e esperou por mais de 10 anos pela conclusão dessa intervenção”, destacou a governadora Raquel Lyra.

A assinatura da ordem de serviço do Ramal da Arena dá início às obras do Eixo 5.000 do projeto. Essa é a última fase dos serviços de alargamento da estrada que liga a BR-408, em São Lourenço da Mata, à Avenida Belmino Correia, em Camaragibe — uma obra que deveria ter sido entregue para a Copa de 2014. Ao todo, estão sendo investidos R$ 15.399.979,48.

A secretária estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Simone Nunes, destacou os investimentos realizados pelo Governo de Pernambuco. “Hoje realizamos entregas importantes na cidade de Camaragibe. Ao todo, o Estado está aplicando cerca de R$ 100 milhões em obras aqui na cidade. Com a liderança da governadora Raquel Lyra, a gente assina e entrega obras no tempo certo, desde o calçamento de ruas até a restauração do mercado público”, disse a titular da pasta.

Na ocasião, a governadora também autorizou a reforma do Bloco 2 do Mercado Público de Camaragibe, com investimento de R$ 10.098.242,99. A obra acontece após incêndio ocorrido em 2022, que destruiu 200 boxes do mercado.

Anfitrião do evento, o prefeito de Camaragibe, Diego Cabral, ressaltou os investimentos que já beneficiam a população do município. “Estamos muito felizes em receber a governadora Raquel Lyra, que é uma parceira do município de Camaragibe. Como ela mesma diz: ‘ninguém faz nada sozinho’, e a gente precisa ter parcerias nos níveis estadual e federal”, afirmou o gestor. Presente na agenda, o deputado estadual João de Nadegi destacou o empenho da governadora. “Camaragibe agora entra na rota do desenvolvimento e quem ganha é o povo. São parcerias e investimentos de centenas de milhões de reais apenas em Camaragibe”, afirmou o parlamentar.

Ao lado do prefeito Diego Cabral, a gestora estadual também participou do descerramento da placa da Praça Eraldo Júnior, conhecida como “Praça do Rachão”, e da inauguração do Estádio Canetão, ambos investimentos da gestão municipal.

ENTREGAS – Na ocasião, a gestora estadual também realizou a entrega de dez ruas pavimentadas no município, resultado de convênio com a Prefeitura de Camaragibe, que contou com investimentos de mais de R$ 5 milhões.

Acompanharam a agenda os secretários André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura), Ivete Lacerda (Esportes) e Coronel Hercílio Mamede (Casa Militar); os prefeitos Edmilson Cupertino (Moreno) e Júnior de Irmã Têca (Itapissuma); a vice-prefeita de Camaragibe, Comandante Débora; a ex-prefeita de Camaragibe, Dra. Nadegi; assim como Zé de Irmã Têca, superintendente federal da Pesca em Pernambuco e Henrique Seixas, defensor público-geral de Pernambuco; além de vereadores e lideranças locais.

Foto: Hesíodo Góes/Secom

SENAI-PE oferece 160 vagas para cursos técnicos gratuitos em Caruaru e Belo Jardim

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-PE) está oferecendo 160 vagas para cursos técnicos gratuitos nas modalidades presencial e EAD semipresencial em Caruaru e Belo Jardim, no Agreste pernambucano. São 25 vagas para Belo Jardim e 135 para Caruaru. As inscrições podem ser feitas até o dia 13 de outubro, pelo site https://www.pe.senai.br/editais/, e o resultado dos alunos matriculados será divulgado no dia 14 do mesmo mês.

As vagas são destinadas a pessoas com 16 anos ou mais que estejam cursando ou tenham concluído o Ensino Médio (ou equivalente EJA) e que possuam baixa renda, autodeclarada no ato da inscrição. O preenchimento das vagas será feito por ordem de inscrição. Receberão certificados de conclusão os alunos que obtiverem média final igual ou superior a sete e frequência mínima de 75% do total de horas previstas em cada unidade curricular.

Com duração de até dois anos, os cursos técnicos do SENAI-PE funcionam como uma porta de entrada para o mercado de trabalho, oferecendo conhecimentos práticos exigidos pelas empresas, inclusive na modalidade à distância. “Disponibilizamos aos alunos toda a infraestrutura necessária para que estejam preparados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho. Para aqueles que escolherem o EAD, a participação nos encontros semanais é obrigatória, garantindo a execução correta das atividades práticas”, explica o gerente escolar das unidades do SENAI-PE em Caruaru e Belo Jardim, Daniel Fagundes.

Estão disponíveis 25 vagas para o curso EAD semipresencial de Técnico em Logística em Belo Jardim. Na mesma modalidade, em Caruaru, são 25 vagas para o curso de Técnico em Logística e 20 vagas para o curso de Técnico em Segurança do Trabalho, com aulas presenciais para todos os três cursos acontecendo aos sábados pela manhã. Já na modalidade presencial, no turno da noite, há 20 vagas para Técnico em Vestuário, 20 vagas para Técnico em Eletromecânica, 25 vagas para Técnico em Manutenção Automotiva e 25 vagas para Técnico em Logística, todas em Caruaru.

As matrículas para as turmas gratuitas são efetuadas por meio da inscrição no processo seletivo, sendo necessário anexar cópia de documento de identificação pessoal (RG, CNH, Passaporte ou CTPS), CPF, comprovante de residência atualizado e comprovante de escolaridade, que pode ser a declaração de matrícula no Ensino Médio ou certificado de conclusão. Para candidatos com menos de 18 anos, é preciso enviar documento de identificação com foto e CPF do representante legal, identificado no campo específico do formulário.

Inscrições abertas para 3º Luau de Psicologia realizado nesta terça-feira (07), pela Asces-Unita

O curso de Psicologia do Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) realiza, nesta terça-feira (07), a 3ª edição do Luau Anual de Psicologia, um momento especial de integração, arte e reflexão. Com o tema “Cuidar da saúde mental o ano todo”, o evento convida toda a comunidade acadêmica a repensar o cuidado com a mente como um processo contínuo, que deve acontecer em todos os meses do ano, e não apenas durante o Setembro Amarelo.

O Luau acontecerá na quadra de tênis do Campus II, a partir das 19h, e promete uma noite inspiradora, repleta de música, poesia, oficinas, rodas de conversa, reflexões e apresentações culturais. A ONG Ponto e Vírgula também marcará presença, reforçando a importância do diálogo sobre a valorização da vida. Além de uma vivência acolhedora e transformadora, o evento oferecerá 5 horas complementares aos participantes.

Segundo a coordenadora interina do curso de Psicologia, professora Kenya Tabosa, o luau é um espaço de expressão e cuidado coletivo. “É um momento importante, onde nossos alunos, através de algumas manifestações artísticas, promovem reflexões e tratam da importância do autocuidado e da conscientização sobre a saúde mental”, destaca.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo link: https://forms.gle/6ncKMgq3aKk1TWZ2A. Não perca a oportunidade de viver essa experiência e fortalecer sua conexão com o autocuidado e com o outro.

Serviço:
Evento: Luau Anual de Psicologia
Data: 07/10, às 19h
Local: Campus 2, na antiga quadra de tênis
Link para inscrição gratuita:https://forms.gle/6ncKMgq3aKk1TWZ2A
Aos alunos participantes, o evento contará 5h complementares

Jullie Dutra, primeira vencedora do “Quem Quer Ser um Milionário”, participa de palestra em Caruaru

A jornalista e escritora Jullie Dutra, primeira ganhadora do quadro “Quem Quer Ser um Milionário”, do programa Domingão com Huck, será a convidada especial da UNINASSAU Caruaru para uma palestra sobre empreendedorismo e superação, na próxima quinta-feira (9), às 19h, no auditório da instituição. O evento é gratuito e aberto ao público, incluindo alunos, professores, colaboradores e a comunidade local.

Natural do interior de Pernambuco, Jullie ficou conhecida nacionalmente por sua trajetória inspiradora, marcada pela força da educação em sua vida. Após conquistar o prêmio no programa global, ela fundou sua própria empresa de marketing e hoje viaja o país compartilhando sua experiência com novos empreendedores.

Durante o encontro, Jullie vai contar como transformou desafios em oportunidades, começando um negócio do zero e alcançando destaque no mercado de comunicação. “Jullie tem uma forte identificação com a educação que foi a grande transformadora da sua vida, a mãe dela era professora e sempre a incentivou a estudar, por isso, nós, enquanto casa de educação estamos trazendo esse grande exemplo, para os nossos alunos e a comunidade em geral”, ressalta a diretora da UNINASSAU Caruaru, professora Ana Teresa Marques.

O evento acontecerá na sede da instituição, localizada no entroncamento das BR’s 104 e 232, km 68 – nº 1215. Os interessados em participar devem efetuar a inscrição no link https://forms.office.com/r/ErWEzAwWQK?origin=lpr Link e trazer 1kg de alimento não perecível para ser doado posteriormente, as instituições sociais.

Foto: Tiago Nunes/Divulgação

Operação consumo seguro: Procon-PE notifica depósitos de bebidas no Agreste e na capital durante fiscalização

O Procon Pernambuco deu continuidade, nesta segunda-feira (06), às ações de fiscalização em depósitos de bebidas, com o objetivo de coibir a comercialização de bebidas destiladas adulteradas com metanol. A iniciativa integra as medidas preventivas adotadas pelo órgão para proteger a saúde e garantir a segurança dos consumidores pernambucanos.

Além do Recife, onde as equipes já vinham atuando desde a semana passada, o Procon-PE ampliou a operação para o município de Camaragibe na RMR, além do interior do estado, onde as ações ocorreram nas cidades de Belo Jardim e Lajedo, no Agreste.

Durante as inspeções, foram registradas as seguintes ocorrências: 09 notificações; uma apreensão; e uma autuação, em decorrência de produtos vencidos expostos à venda. As equipes também verificaram a procedência dos rótulos, lacres de segurança e condições de armazenamento das bebidas.

“Uma das determinações da governadora Raquel Lyra é descentralizar as ações. Desta vez, estamos fiscalizando cidades do Agreste, além da capital, e seguiremos para as demais regiões do estado”, destacou o Secretário Executivo de Justiça e Promoção dos Direitos do Consumidor, Anselmo Araújo, ao comentar sobre a operação.

Os estabelecimentos notificados têm cinco dias úteis, a contar da próxima terça-feira (07), para apresentar a documentação exigida.

O Procon-PE reforça a importância da colaboração da população no combate à comercialização de bebidas irregulares. Denúncias podem ser enviadas para o email: denuncia@procon.pe.gov.br.

Foto: Charlles Arthur/Procon-PE

Governadora Raquel Lyra assina ordem de serviço para requalificação e modernização do Museu do Trem, no Recife

Em mais uma iniciativa de preservação do patrimônio cultural de Pernambuco, a governadora Raquel Lyra assina, às 10h, desta terça-feira (7), a ordem de serviço da requalificação do Museu do Trem, localizado na Estação Central Capiba, no bairro de São José, no Recife.

A obra será executada pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e contempla os serviços de restauração de pisos, reparo de telhados, modernização das instalações, entre outros. A Estação Central teve sua construção concluída em 1888 e o museu foi criado em 1972, como um dos marcos da história ferroviária do Estado.

AGENDA DA GOVERNADORA RAQUEL LYRA | Terça-feira, 7 de outubro de 2025

10h – Assinatura da Ordem de Serviço para restauração e modernização do Museu do Trem

Local: Museu do Trem – Rua Floriano Peixoto, s/n°, São José, Recife.

Déficit de 500 mil profissionais de TI no Brasil impulsiona busca por formação especializada 

 

A escassez de profissionais de tecnologia no Brasil tem levado cada vez mais trabalhadores de diferentes setores a buscar uma nova carreira. Segundo a Brasscom, o país iniciou 2025 com déficit de aproximadamente 500 mil profissionais de TI, enquanto o macrossetor de tecnologia da informação e comunicação pode gerar até 147 mil novos empregos formais apenas este ano. Nos últimos dez anos, de acordo com a FecomercioSP, o número de empregos ligados à área tecnológica cresceu 95%, consolidando o setor como um dos mais promissores para quem deseja estabilidade e oportunidades de crescimento.

 

Esse movimento de requalificação vem ganhando espaço principalmente entre pessoas que já possuem graduação em outras áreas, mas enxergam na tecnologia uma possibilidade concreta de ascensão e segurança no mercado de trabalho. Cursos voltados à prática e adaptados às demandas globais têm sido fundamentais para apoiar essa mudança. Um exemplo é a Jala University, instituição norte-americana com sede no Havaí e presença em países como Brasil, México, Argentina, Colômbia e Bolívia.

 

Totalmente online, a universidade já reúne mais de 900 estudantes latino-americanos em seu curso de Engenharia de Software. A formação soma 7.260 horas, inclui inglês aplicado à tecnologia, aulas ao vivo com professores que também atuam no setor e um estágio supervisionado que aproxima os alunos do ambiente corporativo.

 

A estudante brasileira Hadja Costa, formada e mestre em Zootecnia, decidiu buscar uma nova direção. “Eu sou formada e mestre em Zootecnia, e hoje curso minha segunda graduação em Engenharia de Software na Jala University. Minha transição de carreira ganhou ritmo aqui: as aulas funcionam como projetos reais, com feedback direto de professores que também atuam no mercado e uma turma diversa de toda a América Latina. Nesse ambiente, meu código melhora, meu inglês evolui e, principalmente, eu ganho confiança por praticar tecnologia todos os dias”, relata.

 

A experiência de Hadja reflete uma tendência global. O Bureau of Labor Statistics, dos Estados Unidos, projeta que profissões ligadas à ciência da computação e ao desenvolvimento de software devem crescer acima da média das demais ocupações até 2030. Para os especialistas, isso significa que a tecnologia continuará a ser um dos motores da economia mundial e que a formação qualificada será cada vez mais determinante para ingressar nesse mercado.

 

INSCRIÇÕES

No Brasil, a Jala University já abriu inscrições para a sua sétima turma, com início previsto para janeiro de 2026. São 55 bolsas integrais destinadas a candidatos de todas as regiões, em um processo seletivo que avalia perfil vocacional, lógica, desempenho em curso introdutório e participação em entrevistas. A proposta é selecionar estudantes dispostos a enfrentar a rotina intensa de uma formação internacional, com aulas diárias e interação em tempo real com colegas de diferentes países. As inscrições podem ser realizadas pelo link https://jala-u.info/Pt_pre-e26.

Opinião: João aparece com 31 pontos de vantagem sobre Raquel

TJPE promove evento voltado para os direitos garantidos por lei das crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Fortalecer os laços na maternidade atípica, levando informações voltadas para os direitos garantidos por lei das crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Esse é o objetivo do Núcleo de Conciliação (Nupemec), por meio da Casa de Justiça e Cidadania (CJC) do Coque, ao promover um evento, na próxima sexta-feira (10/10), em parceria com o Centro Universitário do Recife (Unipesu), e o Projeto “Afeto e Justiça” com o Instituto Filadélfia. O encontro será realizado no Instituto Filadélfia, localizado na Rua Professor Avertano Rocha, 330, no bairro de San Martin, das 8h às 12h. A iniciativa é a primeira realizada pela CJC do Coque com essa proposta.

A ação tem como público-alvo mães e pais de crianças com TEA, que são atendidos pelo Instituto Filadélfia, e contará com a participação de advogados, psicólogos e nutricionistas. Com os advogados será possível esclarecer sobre acesso jurídico em questões que envolvem diversas áreas como saúde e educação, entre outras. Na área nutricional, poderão ser sanadas dúvidas relacionadas à seletividade alimentar, comuns a crianças diagnosticadas com TEA, por exemplo. A abordagem psicológica terá como função o acolhimento de toda a família e como enfrentar as diversas situações comuns a essa realidade. Para que seja possível realizar o encontro serão promovidas atividades de recreação com as crianças.

TEA – O Transtorno do Espectro Autista é uma condição neurológica que afeta o desenvolvimento social, a comunicação e o comportamento, caracterizando-se por padrões restritivos e repetitivos de interesses ou atividades. A denominação “espectro” se deve à grande variação de sintomas e níveis de intensidade observados em cada indivíduo, que vão desde dificuldades leves até necessidades de suporte mais significativas

O apoio da família e um plano de intervenções personalizadas, que envolvam múltiplos profissionais e estratégias comportamentais altamente estruturadas, são fundamentais para a qualidade de vida da pessoa com TEA.

Casas de Justiça e Cidadania – As CJCs são unidades do TJPE que atuam promovendo ações sociais e serviços jurídicos, psicológicos e sociais gratuitos para a comunidade local, como orientação, conciliação, mediação e encaminhamento a outros órgãos públicos. Localizada na Rua Cabo Eutrópio, nº 178, Ilha Joana Bezerra, a CJC do Coque oferece um suporte multidisciplinar para a comunidade, buscando aproximar o Poder Judiciário dos cidadãos e garantir o acesso a direitos essenciais. Conheça todas a CJCs do TJPE AQUI.

Serviço: 

Evento voltado para os direitos garantidos por lei das crianças diagnosticadas com TEA

Local: Instituto Filadélfia

Endereço: Rua Professor Avertano Rocha, nº 330, no bairro de San Martin

Data: 10 de outubro

Horário: Das 8h às 12h

Para participar: Não é necessário se inscrever

Para mais informações: CJC do Coque:  (81) 3181-9311 das 9h às 15h