Sesc Caruaru promove excursão para a região de Piranhas/AL, no feriado da Proclamação da República

Foto: Cânions do Xingó/Reprodução Site Farol Tur

Um dos destinos turísticos mais procurados no Nordeste brasileiro fica no Interior de Alagoas. É a região de Piranhas, localizada próximo aos cânions de Xingó. Esse o roteiro da próxima excursão organizada pelo Sesc Caruaru. A Rota do Cangaço será realizada de 14 a 16 de novembro, durante o feriado da Proclamação da República. Os pacotes de viagem já estão disponíveis na Central de Relacionamento da unidade, com preços especiais para trabalhadores do comércio e seus dependentes.

O início da excursão será na sexta-feira (14), às 5h, da sede do Sesc Caruaru, com previsão de chegada a Piranhas às 12h. Já em solo alagoano, os turistas poderão fazer um tour pela cidade antes do check-in no Hotel Virgulino. No sábado (15), o grupo segue para um passeio pelo cânion de Xingó, onde poderão apreciar as formações rochosas e a famosa Gruta do Talhado. A noite será livre para a diversão no Centro Histórico da cidade.

No domingo (16), o roteiro conta com visita à Usina Hidrelétrica do Xingó, construída no Rio São Francisco, na divisa dos estados de Alagoas e Sergipe. A contemplação do reservatório será no Mirante da Chesf (ingresso sai a R$ 15, não incluso no pacote). Após o passeio, o grupo retorna ao hotel para almoço e check-out e se prepara para a viagem de volta a Caruaru.

O pacote custa R$ 1.488. Trabalhadores do comércio e dependentes, com a Credencial Sesc atualizada, têm desconto e pagam R$ 1.176. Os valores podem ser divididos em até 12 vezes nos cartões de crédito. Crianças de 0 a 4 anos não pagam pela excursão. As de 5 a 11 anos, pagam 50% do preço do adulto. O turista tem direito a transporte, hospedagem com dois cafés da manhã e dois almoços inclusos, guia de turismo e seguro-viagem.

Sesc – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, por meio de 23 unidades fixas, incluindo os hotéis Guadalupe (Sirinhaém), Triunfo e Garanhuns, além do Espaço Sesc no Shopping Boa Vista, no Recife, e o Centro Cultural Sesc Garanhuns. Oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde, inclusive para quem dispõe do Cartão do Empresário da Fecomércio/PE. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação da credencial entre outras funcionalidades. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br.

Serviço: Rota do Cangaço – Excursão para Piranhas/AL
Realização: Sesc Caruaru
Data: de 14 a 16 de novembro
Pacotes de viagem à venda na Central de Relacionamento da unidade (Rua Rui Limeira Rosal, s/n – Petrópolis)
Preço: R$ 1.176 (comerciários e dependentes) e R$ 1.488 (público geral
Valores podem ser divididos em 12x nos cartões de crédito
Crianças de 0 a 4 anos: gratuito
Crianças de 5 a 11 anos: 50% do valor do adulto
Informações: (81) 3721-3967 (Whatsapp) ou (81) 99672-3902 (Whatsapp)

Viver mais e melhor: HospitalMed 2025 contará com evento voltado para o mercado especializado em longevidade no Nordeste

Impulsionado pelo aumento da expectativa de vida, assim como, a década do envelhecimento saudável, estipulada pela ONU, o mercado da saúde passa por um acelerado processo de crescimento e inovação voltado para a longevidade. Em conexão com este cenário, que tem impactado diversos segmentos produtivos da saúde com foco no público 50+, a HospitalMed 2025 contará com a 2ª edição do Vida 60+ Expo, um espaço consolidado como o maior evento de longevidade do Nordeste, direcionado para a “economia prateada”.

O local apresentará ao mercado novidades em produtos e soluções especializadas para os 14 milhões de nordestinos com 50 anos ou mais, reunindo especialistas, personalidades e marcas para debater saúde e bem-estar, segurança financeira e a democratização da tecnologia para o público maduro, além de apresentar novidades em produtos, serviços e soluções para o envelhecimento ativo e saudável. A 13ª edição HM acontece entre os dias 22 e 24 de outubro, no Pernambuco Centro de Convenções.

O Vida60+ Expo será um importante ponto de negócios e networking para investidores, empreendedores e o público maduro que busca conexão com as principais tendências do mercado. “O Vida60+ Expo reforça a longevidade como um dos grandes temas da saúde atualmente, e dá visibilidade para soluções que impactam diretamente na qualidade de vida da população. Termos um espaço dedicado à economia da longevidade é a oportunidade de valorizar o desenvolvimento do mercado voltado ao envelhecimento ativo, consciente e saudável. É estimular a inovação e abrir novas perspectivas de negócios e inspiração para todo o setor”, pontua Rodrigo da Fonte, presidente da HospitalMed.

Ao longo de três dias de evento, a programação vai percorrer temas essenciais para o público sênior. No primeiro dia a atenção estará voltada à saúde e ao bem-estar físico, no segundo para a reinvenção 50+, com ênfase em educação continuada e empreendedorismo como caminhos para a saúde financeira. Já no último dia os conteúdos estarão voltados para a tecnologia e a saúde mental, para uma vida mais saudável e equilibrada.

“O Vida60+ Expo é um espaço para fortalecer conexões e trazer respostas concretas aos desafios do envelhecimento. Queremos valorizar a longevidade como potência econômica e de bem-estar no Norte e Nordeste”, afirma Arine Rodrigues, especialista em longevidade, cofundadora da Silver Hub e correalizadora do evento.

Como novidade, a edição 2025 trará a premiação para pessoas que fazem a diferença na longevidade no Brasil e uma ação inédita de reconhecimento de empreendedores 50+. Mais uma vez, o Hub Longevidade, sob a liderança de Marcia Vieira, será responsável pela coordenação da área de estandes, reunindo soluções e serviços voltados para o público maduro.

“A parceria do Hub Longevidade, o Vida60+ Expo e a HospitalMed demonstra que o cuidado e a silver economy não são apenas um setor de nicho, mas um movimento capaz de transformar o sistema de saúde, a sociedade e a economia regional”, destacou Marcia Vieira, CEO do ecossistema MasterCare, CONACARE e Hub Longevidade.

O Vida60+ Expo contará com a presença de marcas engajadas com o público 50+, como: Banco Mercantil, Instituto de Longevidade MAG, MedSênior, Bigfral, Grand Spa, Neri Care e MasterCare. O Vida 60+ Expo é um espaço integrado à HospitalMed 2025, tendo acesso livre e gratuito aos visitantes da feira.

HOSPITALMED 2025 – Melhor e mais completa feira de saúde, bem-estar e negócios do Norte e Nordeste, a 13ª edição da HospitalMed 2025 acontecerá entre os dias 22 e 24 de outubro de 2025, no Pernambuco Centro de Convenções. Organizada pela Insight Feiras e Negócios, a feira contará com mais de 300 expositores e 400 marcas, atraindo um público de 26 mil visitantes. O evento conta com patrocínio da Ultramega e Fluence Anestesia, além do apoio da Mr. Tech, Diferencial Tributária, Ondunorte, SindHospe, Abimo, Abeclin, Abralimp, FBH e ABDEH.

SERVIÇO HOSPITALMED 2025 | Vida60+ Expo
@hospitalmedbr | www.vida60maisexpo.combr
Data: 22, 23 e 24 de outubro de 2025.
Horário: 14h às 20h.
Local: Centro de Convenções de Pernambuco.

Entrada: R$ 50,00 pessoa física | Gratuito aos profissionais de saúde (CNPJ).
Informações: www.hospitalmed.com.br

Bazar Solidário ICIA e Maranno promete qualidade, conforto e solidariedade na primeira semana de outubro

O Instituto do Câncer Infantil do Agreste (ICIA) realiza, em parceria com a marca Maranno, um Bazar Solidário entre os dias 02 e 08 de outubro (com exceção dos dias 04 e 05), reunindo produtos novos, de grandes marcas e com preços especiais em produtos de cama, mesa e banho. A ação acontece no galpão do ICIA, localizado na Avenida Paulo Santos, 917, sempre das 8h às 16h.

Não é necessário fazer inscrição prévia. Ao chegar ao ICIA, o visitante passa apenas por um processo simples de verificação de identidade na portaria, podendo em seguida entrar, estacionar e se direcionar ao galpão onde o bazar será realizado.

A iniciativa transforma a primeira semana de outubro em um momento de qualidade, conforto e solidariedade, oferecendo ao público a oportunidade de adquirir peças exclusivas e, ao mesmo tempo, contribuir com uma causa nobre. Parte do valor arrecadado será destinada ao tratamento das crianças e adolescentes atendidos pelo ICIA, que há 22 anos oferece cuidado e esperança a pacientes oncológicos e suas famílias.

O ICIA é referência no atendimento a crianças e adolescentes com câncer no Agreste de Pernambuco e depende do apoio da sociedade para manter a maior parte de seus serviços gratuitos. Participar do bazar é uma forma de unir consumo consciente e solidariedade, ajudando a salvar vidas.

Comitiva de Caruaru participa da 5ª Conferência Nacional de Política para Mulheres em Brasília

Uma comitiva de Caruaru participa, a partir desta segunda-feira (29), da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM), em Brasília. Esta é a primeira edição do evento após dez anos e visa ampliar o debate sobre os direitos das mulheres e a construção de diretrizes para as políticas públicas no país, reunindo mais de 4 mil participantes. A Capital do Agreste está representada pela Secretária da Mulher, Luana Marabuco, a Secretária Executiva, Hannah Miranda, a Gerente de Enfrentamento à Violência da Mulher, Morgana Barros, as delegadas da sociedade civil, Nazareth Silva e Yara Maria, e representantes das conferências livres de costureiras e de hip-hop.

A etapa representa uma continuidade das conferências municipais e estaduais, realizadas em todo o país. Em Caruaru, o encontro foi realizado durante o mês de julho, seguindo o tema nacional “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”, e reuniu centenas de participantes para debater propostas em cinco eixos temáticos: poder e participação das mulheres, políticas públicas para as mulheres, enfrentamento das violências, autonomia econômica e direitos, diversidades e interseccionalidades.

“É um momento histórico de retomada das conferências e de construção coletiva: mulheres de diversas interseccionalidades representadas em um momento que reúne mais de 4 mil mulheres de todo o Brasil. Por isso, é tão importante representar Caruaru aqui, pois nossa cidade tem uma gestão que fortalece as políticas pras mulheres”, celebrou a secretária Luana Marabuco.

Durante o evento, Caruaru também será apresentada como um modelo de referência, a partir da instalação da Lavanderia Pública Dona Maria Eunice Albuquerque, a primeira do Brasil a ser equipada com recursos do Ministério das Mulheres. Localizado no Residencial Luiz Bezerra Torres, o equipamento foi inaugurado no mês de junho e recebeu um investimento de mais de R$ 470 mil, com o objetivo de promover mais autonomia para as mulheres, além de receber atividades formativas voltadas para economia e divisão sexual do trabalho.

Além disso, o encerramento, que acontece na quarta-feira (1º), também contará com um momento marcante para a cultura caruaruense: o show da banda As Fulô, a primeira banda de forró formada exclusivamente por mulheres em Caruaru. O grupo foi convidado pela ministra das Mulheres, Márcia Lopes, para realizar a apresentação, homenageando a trajetória de resistência das mulheres na música.

“É uma emoção indescritível. Estamos com a expectativa à flor da pele, com o coração vibrando. Levar a nossa música e a nossa história para esse palco nacional é mais que uma conquista pessoal: é um feito para Caruaru, para Pernambuco e para todas as mulheres que acreditam em seus sonhos”, comemorou a fundadora da banda, Conceição Gadelha.

Edson Fachin assume Presidência do STF; Alexandre Moraes será o vice

Ministro Edson Fachin em sessão do PlenárioFoto: Sophia Santos/STF

O ministro Edson Fachin toma posse nesta segunda-feira (29), às 16h, na Presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em cerimônia transmitida pela TV e Rádio Justiça e pelo canal do STF no YouTube. Ele estará à frente da Corte no biênio 2025-2027, sucedendo o ministro Luís Roberto Barroso. Na mesma solenidade, o ministro Alexandre de Moraes será empossado no cargo de vice-presidente.

Trajetória

Nascido em 8 de fevereiro de 1958 em Rondinha (RS), Fachin graduou-se em direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde também é professor titular de direito civil. É mestre e doutor em direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com pós-doutorado no Canadá. Foi professor visitante da Dickson Poon Law School, do King’s College, em Londres.

Antes de ingressar no Supremo, atuou como advogado, com ênfase em direito civil, agrário e imobiliário, e foi procurador do Estado do Paraná. Nomeado para o STF em 2015 pela presidente Dilma Rousseff, tomou posse em 16 de junho daquele ano, na vaga do ministro aposentado Joaquim Barbosa. Entre fevereiro e agosto de 2022, presidiu o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Casos relevantes

Entre os diversos casos de destaque sob sua relatoria estão os processos relacionados à Operação Lava Jato, cuja condução ele assumiu em fevereiro de 2017, após o falecimento do ministro Teori Zavascki.

Fachin é o relator da ADPF 635, conhecida como “ADPF das Favelas”, processo estrutural que visa reduzir a letalidade policial no Estado do Rio de Janeiro. Relatou ainda o HC 154248, em que se reconheceu o crime de injúria racial como uma forma de racismo e, portanto, imprescritível, e o MI 4733, que enquadrou a homotransfobia como crime de racismo, em julgamento conjunto com a ADO 26, relatada pelo ministro Celso de Mello (aposentado). Também esteve sob sua relatoria a decisão do Plenário que proibiu revistas íntimas vexatórias em visitantes nos presídios (ARE 959620).

Na garantia de direitos sociais, Fachin foi relator da ADI 5357, que validou a obrigatoriedade de escolas particulares admitirem pessoas com deficiência, com adaptações sem custos adicionais nas mensalidades, da ADI 6327, que definiu como marco inicial da licença-maternidade e do salário-maternidade a alta hospitalar da mãe ou do recém-nascido, e proferiu o voto vencedor no julgamento da ADO 20, que reconheceu a omissão legislativa na regulamentação do direito à licença-paternidade.

Quanto ao direito dos povos indígenas, o ministro foi o relator do RE 1017365, em que o Plenário afastou a tese do marco temporal (data da promulgação da Constituição) para a definição da ocupação tradicional da terra por comunidades indígenas, e da ADPF 991, em que se determinou a adoção de medidas de proteção a povos indígenas isolados e de recente contato.

Vice-Presidência

O ministro Alexandre de Moraes nasceu em São Paulo, em 13 de dezembro de 1968. Formado em direito pela Universidade de São Paulo (USP), é doutor e livre-docente em direito do Estado pela mesma instituição, onde também exerce a docência.

Iniciou a carreira como promotor de Justiça no Ministério Público de São Paulo, cargo que ocupou de 1991 a 2002. Foi secretário de Justiça e de Segurança Pública do Estado de São Paulo e ministro da Justiça e Segurança Pública em 2016. Nomeado pelo presidente Michel Temer, tomou posse no Supremo em 22 de março de 2017. Presidiu o TSE entre agosto de 2022 e junho de 2024.

Motoristas com TDAH têm 2 vezes mais chance de se envolver em acidente

Início da Rodovia Raposo Tavares.

Impulsividade, desatenção e agitação são alguns dos sintomas conhecidos do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Apesar de ser comumente detectado na infância, o quadro geralmente acompanha a pessoa ao longo de toda a vida e exige cuidados – inclusive quando o paciente decide pegar o volante.

A Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) alerta que pessoas com TDAH têm duas vezes mais chance de se envolver em sinistros de trânsito, conforme atestam estudos internacionais.

Dados da entidade mostram ainda que, no Brasil, a prevalência de TDAH é estimada em 7,6% em crianças e adolescentes com idade entre 6 e 17 anos; em 5,2% dos jovens com idade entre 18 e 44 anos; e em 6,1% das pessoas maiores de 44 anos.

Durante o 16° Congresso Brasileiro de Medicina do Tráfego, em Salvador, a médica do tráfego Joan Faber citou estudos que associam o TDAH a comportamentos no trânsito que incluem falta de julgamento, tendência em assumir riscos e busca por emoções.

Além disso, segundo ela, há uma percepção superestimada de competência ao volante, o que faz com que o condutor com TDAH mantenha comportamentos de risco.

“A compreensão do quadro e a experiência na direção podem modificar esse risco relativo”, avaliou a médica.

De acordo com Joan, condutores com TDAH apresentam melhor performance quando dirigem por percursos urbanos e com trânsito intenso.

Também foi observado que, quando dirigem automóveis com câmbio manual, que demandam mais atenção, a segurança melhora.

“Condutores com TDAH têm pior desempenho em longas distâncias, em vias pouco movimentadas, na condução monótona – principalmente quando não medicados”, disse.

“Tarefas secundárias, como comer e ingerir líquidos, mudar a estação de rádio ou utilizar o celular pioram substancialmente o desempenho”, concluiu a médica.

*Paula Laboissière* – Repórter da Agência Brasil

A repórter viajou à convite da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet)

“Brasil será soberano pela educação”, diz Lula na corrida MEC 95 anos

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante a participação na Corrida e Caminhada MEC 95 anos, na Esplanada dos Ministérios. Brasília - DF. 

Foto: Ricardo Stuckert / PR

O aniversário de criação do Ministério da Educação (MEC) foi comemorado neste domingo (28), em Brasília, com a participação de 6 mil pessoas na Corrida e Caminhada MEC 95 Anos.

Entre os participantes estava o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que destacou o poder de políticas públicas educacionais fortes para um país.

“Nós temos consciência que é através da educação – da creche à universidade, da alfabetização a um curso de engenharia – que a gente vai tornar o Brasil soberano, para nunca mais ninguém dar palpite sobre o Brasil. Viva a educação brasileira! Viva o MEC!”

A programação – com percursos de 3 quilômetros (km) para caminhada e 5 km e 10 km para corrida – foi um momento de integração entre educadores, servidores, gestores e a comunidade.

A ideia de uma corrida com caminhada foi dos próprios servidores do ministério que, a partir de uma consulta interna, escolheram como celebrar o aniversário da instituição.

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante a participação na Corrida e Caminhada MEC 95 anos, na Esplanada dos Ministérios. Brasília - DF. 

Foto: Ricardo Stuckert / PR
Presidente Lula participa da Corrida e Caminhada MEC 95 anos, na Esplanada dos Ministérios Brasília – Ricardo Stuckert/Presidência da República

A servidora Isleide Barbosa aguardava o início da corrida animada com a festividade que uniu atividade física, lazer e reconhecimento institucional: “Acho que é uma iniciativa muito boa considerando o aniversário de 95 anos do MEC”, disse, segundo publicação em rede social do ministério.

Ao lado do presidente Lula, o ministro da Educação, Camilo Santana, destacou programas que permitiram o avanço das políticas de educação no país, como o Programa Universidade Para Todos (Prouni), o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), o programa de incentivo financeiro-educacional Pé de Meia e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O esporte também reuniu outras autoridades como os ministros da Fazenda, Saúde, Relações Institucionais e Minas e Energia, respectivamente Fernando Haddad, Alexandre Padilha, Gleisi Hoffmann e Alexandre Silveira.

Ao final dos percursos, os três primeiros lugares de cada categoria receberam medalhas especiais conforme a colocação. Os demais participantes também receberam medalhas de participação.

O presidente Lula dedicou as premiações aos profissionais da educação de todo o país.

“Professores e professoras, funcionários das escolas que trabalham dia e noite para que a gente possa sair do analfabetismo que a gente encontrou nesse país, com praticamente 68% da população com o ensino fundamental mal concluído”, destacou.

Pelas redes sociais, o presidente destacou a programação comemorativa e voltou a destacar a importância da educação para soberania brasileira. “

Hoje foi dia de Corrida e Caminhada pelos 95 anos do MEC. Um momento que uniu esporte, saúde e celebração, reafirmando o compromisso com políticas públicas que transformam a educação no Brasil. Uma verdadeira caminhada pela soberania educacional do nosso país!”

História

Criado em 1930, com o nome de Ministério da Educação e Saúde Pública, o órgão desempenhava inicialmente as atividades do extinto Departamento Nacional do Ensino, ligado ao Ministério da Justiça, além de tratar de políticas públicas relacionadas à saúde, esporte e meio ambiente.

Com a força de educadores e intelectuais como Anísio Teixeira e Fernando de Azevedo e o lançamento do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, teve início um processo de reforma da educação no país.

O longo processo teve início com o direito de todos à educação, conforme previsto na Constituição de 1934, e, posteriormente, a criação da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), em 1961, e a reforma universitária, em 1968.

Após quase um século de existência, a política nacional de educação foi aperfeiçoada e o órgão atua na educação em geral com políticas voltadas à educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, ensino superior, educação de jovens e adultos, educação profissional e tecnológica, educação especial e educação a distância.

Silvio Costa Filho e Marília Arraes participam das comemorações aos 30 anos de Tamandaré

No dia em que Tamandaré comemorou 30 anos de emancipação política, o ministro de Lula, Silvio Costa Filho, e a ex-deputada federal, Marília Arraes, estiveram, neste domingo, no município para acompanhar as festividades no município ao lado do prefeito Carrapicho e inaugurar a Casa do Cidadão.

Na ocasião, Costa Filho também recebeu o título de cidadão tamandareense, em cerimônia realizada na Câmara Municipal. A honraria, concedida por unanimidade, é de autoria do vereador Saniel Mendonça e reconhece o trabalho do ministro Silvio pelo desenvolvimento da cidade e da região.

Nos últimos anos, Silvio Costa Filho tem sido um dos principais articuladores de investimentos para Tamandaré. Em parceria com Carrapicho, que faz uma grande gestão, o município vive um ciclo de desenvolvimento econômico e social, com obras estruturantes, melhorias na infraestrutura e apoio a programas sociais.

Para o vereador Saniel Mendonça, autor da proposta, o título é uma justa homenagem pelo grande trabalho de Silvio.

“Silvio Costa Filho tem sido um parceiro incansável de Tamandaré e de toda a região. Seu trabalho, ao lado do prefeito Carrapicho e do presidente Lula, vem garantindo obras, investimentos e oportunidades que transformam a vida do nosso povo”, destacou Saniel.

Durante a solenidade, Silvio agradeceu a homenagem e reforçou seu compromisso com o município.”Receber este título é motivo de orgulho e aumenta minha responsabilidade de continuar trabalhando para que Tamandaré siga avançando, gerando emprego, renda e qualidade de vida para sua população”, afirmou o ministro._

A solenidade contou com a presença de autoridades locais, lideranças políticas e representantes da sociedade civil, que ressaltaram a importância da atuação de Silvio Costa Filho no fortalecimento da região.

O deputado estadual Homero Sales Filho e o pré-candidato a deputado federal Carlos Costa também prestigiaram o evento. “O ministro Silvio é um amigo que construi na vida pública. O conjunto de ações e investimentos que ele vem trazendo para nossa cidade tem sido decisivo para transformar a vida dos tamandareense”, atestou Carrapicho.

CASA DO CIDADÃO

Durante a sua passagem pelo município, o ministro Silvio Costa Filho ainda participou da inauguração da Casa do Cidadão, um espaço destinado a população de Tamandaré para desburocratizar diversos serviços como documentação.

“Fazemos parte de um conjunto que está trabalhando com o objetivo de atrair o maior número de investimentos, benefícios e conquistas para Santa Cruz do Capibaribe”, diz Diogo Moraes

O prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Helinho Aragão, do PSD, assinou nesta semana a ‘ordem de serviço’ para a construção de uma escola em tempo integral. O investimento total será de 8 milhões de reais através do Novo PAC do Governo Federal. Serão 400 novas vagas disponíveis para as crianças e adolescentes da cidade, em um equipamento com 13 salas de aula, laboratório, biblioteca, auditório, quadra poliesportiva e espaços para convivência e recreação.

A nova escola receberá o nome de ‘Professora Marita’, a saudosa avó do deputado estadual Diogo Moraes, do PSDB. Diogo concedeu entrevista ao programa ‘Cidade em Foco’, da Rede Pernambuco de Rádios, e falou sobre a homenagem. “Fiquei muito emocionado com esta homenagem. Minha avó era uma professora apaixonada pelo o que fazia, era apaixonada pela educação, fazia com gosto, educava e formava crianças e jovens. Uma justa homenagem a quem tem um legado pela educação de Santa Cruz do Capibaribe”, disse ele.

Para finalizar, Diogo Moraes exaltou o trabalho que o prefeito Helinho tem feito a frente da Capital das Confecções. “Fazemos parte de um conjunto que está trabalhando com o objetivo de atrair o maior número de investimentos, benefícios e conquistas para Santa Cruz do Capibaribe. Este é o momento de agradecer e exaltar o trabalho do prefeito Helinho, que não tem medido esforços para colocar em prática o maior número de obras, como o novo Hospital Fernando Aragão, o novo matadouro público, a via expressa, o Mirante do Cruzeiro e tantas outras conquistas, que estão transformando nossa cidade”.

Motofest 2025: Última noite de programação no Pátio de Eventos confirma força do rock em Caruaru

O encerramento contou com shows de Ratos de Porão, Imunidade Charlie Brown, Old Pack, Black Bird e Rolê Alternativo

A última noite do Motofest 2025 no Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga chegou com a confirmação da força da cena do rock em Caruaru. O evento, que já está consolidado no calendário da cidade, contou com público expressivo em todos os dias, recebendo atrações locais e nacionais. Neste sábado (27), subiram ao palco as bandas Ratos de Porão, Imunidade Charlie Brown, Old Pack, Black Bird e Rolê Alternativo.

Como representantes da cena local, Old Pack, Black Bird e Rolê Alternativo marcaram a noite com muita animação e energia, mostrando que a Capital do Forró também sabe fazer rock de qualidade. Em seguida, a banda baiana Imunidade Charlie Brown chegou homenageando o legado de Chorão, com sucessos amados pelo público, e a icônica Ratos de Porão trouxe um repertório punk rock, que fez a multidão vibrar.

“O Motofest 2025 foi um verdadeiro sucesso. Foram três dias muito intensos, muito massa, com mais de 90% da grade feita pelos artistas locais, das bandas de rock’n roll. Só tenho a agradecer a todo mundo envolvido e ao prefeito Rodrigo Pinheiro, que fez com que o Motofest esse ano fosse ainda maior. Foi uma festa brilhante, que trouxe um público expressivo pra Caruaru, inclusive com 100% dos hotéis lotados na sexta-feira. Tivemos sucesso também na Casa Rosa e em todos os stands, gerando emprego e renda. Isso é resultado da organização. E já estamos pensando em 2026 pra fazer uma festa ainda maior e melhor”, comemorou o Presidente da Fundação de Cultura, Hérlon Cavalcanti.

A programação será encerrada, oficialmente, neste domingo (28), no Mercado Cultural Casa Rosa, com shows de Nanny Melo e Rockman. O espaço também receberá stand de tatuagens e feira criativa, a partir das 13h.